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Revista CEFAC, Volume: 24, Número: 3, Publicado: 2022
  • Dificuldades comunicativas percebidas por mães de crianças com suspeita de transtorno do espectro do autismo em contexto de distanciamento social Comunicação Breve

    Souza, Lidia Silva de; Balestro, Juliana Izidro; Cáceres-Assenço, Ana Manhani

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: caracterizar a percepção das mães de crianças com risco para Transtorno do Espectro do Autismo acerca das dificuldades comunicativas dos seus filhos, e investigar possíveis mudanças após intervenção baseada em orientação breve via telemonitoramento. Métodos: participaram oito mães de crianças entre 32 e 45 meses com suspeita de Transtorno do Espectro do Autismo e em processo de investigação diagnóstica. Utilizou-se o Questionário sobre Dificuldades Comunicativas, aplicado antes e após intervenção baseada em orientação por telemonitoramento. A análise inferencial utilizou o teste de postos de Wilcoxon, com nível de significância de 5%. Resultados: a comparação entre os dois momentos não indicou diferença estatística. Porém, houve modificações na análise qualitativa. No domínio 1, observou-se mudança na moda em duas questões. No domínio 2 houve moda discordo inicialmente e, após intervenção, passou a concordo acerca da sensação de outras pessoas evitarem/zombarem seus filhos. No domínio 3, a questão “Pego todos os objetos que meu filho aponta” passou de concordo para discordo (62,5% para 25%) e a “Não consigo ensinar coisas novas para meu filho” não teve mudança na moda, apenas redução da concordância (50% para 25%). No domínio 4, houve redução de concordância, sem mudança da moda. Conclusões: as mães perceberam dificuldades comunicativas e desafios cotidianos para lidar com os filhos. Apesar da ausência de diferença estatística, qualitativamente observaram-se modificações sutis nas percepções das dificuldades após a intervenção.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to characterize the perception of mothers of children at risk for Autism Spectrum Disorder about their children's communicative difficulties, and to investigate possible changes after intervention based on brief guidance by telemonitoring. Methods: eight mothers of children aged 32 to 45 months with suspected Autism Spectrum Disorder undergoing diagnostic investigation participated. The Communicative Difficulties Questionnaire was used, applied before and after intervention based on a brief telemonitoring guidance. The inferential analysis used the Wilcoxon rank test, at a significance level of 5%. Results: comparison between the two moments did not indicate statistically significant difference. However, there were changes in qualitative analysis. In domain 1, a change in mode was observed in two questions. Initially, in domain 2, a disagreeing mode was seen, which after the intervention evolved to agreeing about the feeling of other people avoiding/bullying their children. In domain 3, the question “I take all objects that my child points to” changed from agreeing to disagreeing (62.5% to 25%), and the question “I can't teach my child new things” had no change in mode, only a reduction of agreement (50% to 25%). In domain 4, there was a reduction in agreement, with no change in mode. Conclusions: the mothers perceived communicative difficulties and daily challenges in dealing with their children. Despite the lack of a statistical difference, qualitatively subtle changes were observed in the perceptions of difficulties, after the intervention.
  • Fatores associados ao uso profissional de mídias sociais por fonoaudiólogos que atuam no Brasil: inquérito populacional via web Artigos De Revisão

    Dimer, Nathalia Avila; Gabana-Silveira, Jesus Cláudio; Mezzomo, Carolina Lisbôa; Goulart, Bárbara Niegia Garcia de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar os fatores individuais, laborais e a região de atuação dos fonoaudiólogos atuantes no Brasil, com perfil em redes sociais e que as utilizam profissionalmente. Métodos: inquérito populacional via Web, realizado com fonoaudiólogos atuantes no Brasil no ano de 2020, por meio de um questionário on-line. O desfecho “Como você descreveria seu uso das mídias sociais?” foi recategorizado em “uso pessoal” e “uso profissional”. As frequências absolutas e relativas e análises multivariáveis ajustadas por Regressão de Poisson com variância robusta com seus respectivos intervalos de confiança de 95% são apresentados. Resultados: dos 442 entrevistados, 93,7% eram do sexo feminino, com média de idade de 38,0 anos (± 11,1). O desfecho “usar mídias sociais profissionalmente” foi encontrado em 64,7% dos entrevistados. Na análise multivariável, a relação de trabalho privada, idade entre 31 e 45 anos e mais de 26 anos de formação na graduação foram aspectos associados significantemente com o uso profissional das mídias sociais. Conclusão: aproximadamente dois terços dos fonoaudiólogos brasileiros com perfis em mídias sociais as utilizam profissionalmente, isso sugere a necessidade de reflexão e discussão sobre os caminhos desejáveis e aceitos em relação a adequada utilização destes meios para o trabalho.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to verify personal and work factors, and specialties of Brazilian speech-language therapists and audiologists who use social media profiles, professionally. Methods: an online questionnaire was used to carry out a population survey with working speech-language therapists and audiologists in Brazil, in 2020. The outcome of “How would you describe your use of social media?” was recategorized into “personal use” and “professional use”. Absolute and relative frequencies were calculated. Multivariate prevalence ratios were adjusted using the Poisson regression model with robust variance and 95% confidence intervals. Results: out of the 442 respondents, 93.7% were females, with a mean age of 38.0 years (± 11.1). The primary outcome, “professional use of social media”, occurred for 64.7% of the participants. In the multivariate analysis, private employment, participants in the 31-45 age range, and >26 years of work history after graduation were significantly associated with the professional use of social media. Conclusion: social media are used by approximately two-thirds of Brazilian speech-language therapists and audiologists. This finding suggests a need for reflection and discussion about the proper use of social media for work purposes.
  • Relações entre idade linguística e consciência fonológica de crianças com transtorno do desenvolvimento da linguagem Artigos Originais

    Befi-Lopes, Debora Maria; Leão, Letícia Farias de Azevedo; Soares, Aparecido José Couto

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar se há relações entre a idade linguística e consciência fonológica em crianças com transtorno do desenvolvimento de linguagem. Métodos: estudo retrospectivo. Foram sujeitos 53 crianças com transtorno do desenvolvimento da linguagem com idade entre 4 e 7 anos. O diagnóstico seguiu critérios de inclusão descritos internacionalmente. Todas as crianças passaram por avaliação da consciência fonológica e avaliação de linguagem por meio de testes específicos. Os dados passaram por análise estatística. A análise de correlação foi realizada utilizando o teste de correlação de Pearson. Na análise de regressão, os modelos tiveram a idade linguística expressiva e receptiva como variáveis independentes e o desempenho em consciência fonológica como variável dependente. O valor de significância estatística adotado foi igual a 5% (p ≤ 0,05). Resultados: os dados indicaram forte relação entre idade linguística e habilidades de consciência fonológica. Observou-se, ainda, forte correlação entre consciência silábica e idade linguística. Além disso, a consciência fonêmica mostrou-se correlacionada com a idade cronológica. Todas as correlações foram confirmadas por meio de uma análise de regressão. Conclusão: os dados indicaram forte correlação entre a idade linguística e as habilidades de consciência fonológica em crianças com transtorno do desenvolvimento da linguagem. Ademais, mostraram evidências de que essa correlação existe tanto para idade linguística expressiva quanto receptiva apenas quanto às habilidades silábicas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to verify whether there is a relation between linguistic age and performance in phonological awareness of children presented with developmental language disorder. Methods: a retrospective study comprising 53 children with developmental language disorder aged between 4 and 7 years old. Their language disorder diagnosis followed the inclusion criteria internationally described and Brazilian standardized tests for language assessment were used. All children underwent phonological awareness and linguistic skills assessment via standardized tests and all data went through statistical analysis. For correlation analysis, the p-value was performed through the Pearson’s test. In the regression analysis the models used expressive and receptive linguistic age as independent variables and the performance in phonological awareness as a dependent variable (p=0,036* and p= 0,048*). Results: the data indicated a strong correlation between language age and phonological awareness skills in children with language developmental disorder. A strong correlation between syllabic awareness and linguistic age was found as well. In addition, phonemic awareness was correlated to their chronological age. All correlation tests were confirmed by regression analysis. Conclusion: the data indicated a strong correlation between linguistic age and phonological awareness in children with developmental language disorders. These findings raise discussion regarding phonemic skills in children under this condition and their literacy process.
  • Cortical auditory evoked potentials using the speech stimulus /ma/ Original Articles

    Macambira, Ysa Karen dos Santos; Menezes, Pedro de Lemos; Frizzo, Ana Claudia Figueiredo; Griz, Silvana Maria Sobral; Menezes, Denise Costa; Advíncula, Karina Paes

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to compare cortical auditory evoked responses using two speech stimuli, /ma/ and /da/, in normally hearing young adults. Methods: a cross-sectional, observational and analytical study, with a sample composed of nineteen normally hearing young adults, recruited by convenience, ages between 18 and 25 years old, from both genders, participated in the study. Cortical auditory evoked potentials (CAEP) were monaurally recorded in two conditions: 1) with a pair of speech stimuli /ba/ and /da/, and 2), with a pair of speech stimuli /ba/ and /ma/. The order of the experiments was randomized in a proportion of 50% for each of the two stimuli, totaling 100 stimuli for each experiment. Speech sounds were presented at 70 dB SPL. Descriptive and analytical statistical tests were performed. Results: mean latency values of the complex P1, N1, P2, N2 and P3 were lower for the /ma/ when compared to those of /da/ (p <0,05). There was no difference in amplitude values between responses evoked using /ma/ and /da/. Conclusion: cortical auditory evoked potentials, elicited by the speech stimulus /ma/ had, on average, lower latency peaks of P1-N1-P2-N2 and P3, when compared to those of speech stimulus /da/.
  • Processamento auditivo temporal e os traços distintivos de crianças com transtorno fonológico Artigos Originais

    Marchetti, Paula Tavares; Dalcin, Luísa Machado; Balen, Sheila Andreoli; Mezzomo, Carolina Lisbôa

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar se existe relação entre as habilidades de processamento auditivo temporal e os traços distintivos alterados nos casos de transtorno fonológico. Métodos: participaram da pesquisa 18 crianças com idades entre 6:0 e 8:0 anos, com diagnóstico de transtorno fonológico. Todas as crianças passaram por triagem fonoaudiológica, avaliação fonológica da criança e pela avaliação das habilidades de processamento temporal por meio dos testes GIN - Gap in Noise Test, TPF - Teste Padrão de Frequência e TPD - Teste Padrão de Duração. Foram comparados os números de fonemas e traços distintivos alterados, o nível em que se encontravam no Modelo Implicacional de Complexidade de Traços com os resultados dos testes GIN, TPF e TPD. O nível de significância adotado para todos os testes estatísticos foi de 5% (p<0,05). Resultados: em nenhuma comparação ou correlação houve significância estatística, porém os sujeitos avaliados apresentaram baixo desempenho nas tarefas de processamento auditivo temporal de acordo com os padrões normativos dos testes. Conclusão: na análise geral, não houve a relação entre as habilidades auditivas temporais e os traços distintivos na população avaliada, muito embora tenham apresentado dificuldades nas tarefas de processamento temporal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to assess whether there is a relationship between temporal auditory processing skills and altered distinctive features in cases of phonological disorder. Methods: 18 children aged between 6 and 8 years, diagnosed with phonological disorders participated in the research. All children underwent speech-language screening, phonological assessment and the assessment of temporal processing skills through the GIN - Gap in Noise Test, TPF - Frequency Pattern Test and TPD - Duration Pattern Test. The numbers of altered phonemes and distinctive features and the level at which they were in the Implicational Model of Features Complexity were compared with those of the GIN, TPF and TPD tests. The significance level adopted for all statistical tests was 5% (p<0.05). Results: in no comparison and correlation was there statistical significance, but the subjects evaluated showed low performance in temporal auditory processing tasks, according to normative testing standards. Conclusion: in the general analysis, there was no relationship between temporal auditory skills and distinctive traits in the population assessed, even though they had difficulties in temporal auditory processing tasks.
  • Treinamento de habilidades sociais em Fonoaudiologia: percepção dos estudantes Artigos Originais

    Melis, Márcia Terezinha van; Apolônio, Ana Luiza Martins; Santos, Leticia da Costa; Ferrari, Deborah Viviane; Abramides, Dagma Venturini Marques

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: investigar a percepção de estudantes de Fonoaudiologia submetidos ao programa de Treinamento de Habilidades Sociais (THS) no que tange às potencialidades, dificuldades e ganhos percebidos no repertório de habilidades sociais (HS). Métodos: este estudo qualitativo incluiu 22 estudantes (idades entre 19 e 21 anos), matriculados no 2º ano do curso de graduação em Fonoaudiologia. A estrutura do THS baseou-se na metodologia teórico-informativa e prático-vivencial, desenvolvidas ao longo de 15 encontros, empregando-se distintas estratégias de ensino. A análise de conteúdo foi utilizada para avaliar as respostas a um questionário com cinco perguntas abertas a respeito das HS e do próprio programa, aplicado no início, meio e final do treinamento. Resultados: observou-se maior dificuldade dos participantes em falar em público e nas habilidades empáticas e assertivas com os colegas e professores. Os participantes destacaram a importância das HS na relação profissional-paciente e da inserção do programa para a formação profissional, por ampliar as habilidades e competências para além do saber técnico, tendo o autoconhecimento papel central neste processo. Conclusão: na preparação para a atividade clínica, o THS pode ser utilizado como uma metodologia de ensino-aprendizagem promissora nos currículos dos cursos de Fonoaudiologia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to investigate the perception of Speech-Language Pathology and Audiology (SLPA) students, submitted to a Social Skills Training (SST) program, regarding potentialities, difficulties and perceived gains in their social skills (SS) repertoire. Methods: this qualitative study included 22 students (between 19 and 21 years old), enrolled in the 2nd year of the undergraduate SLPA course. The SST structure was based on theoretical-informative and practical-experiential methodology, developed over 15 meetings, using different teaching strategies. Content analysis was applied to assess the responses to a questionnaire with five open ended questions about the SS and the program itself, administered at the beginning, middle and end of the training. Results: greater difficulty was observed for students in relation to public speaking as well as empathetic and assertive skills toward their peers and professors. The participants highlighted the importance of the SST for the professional-patient relationship and for their professional training, as the training expands skills and competences beyond technical knowledge, with self-knowledge having a central role in this process. Conclusion: in preparation for clinical practice the SST can be used as a promising teaching-learning methodology in the curricula of SLPA courses.
  • A efetividade dos tratamentos não cirúrgicos na neuralgia do trigêmeo: um protocolo de overview Artigos De Revisão

    Florêncio, David Sildes Fidelis; Garcia, Ana Luiza Caldas; Morais, Edna Pereira Gomes de; Benevides, Silvia Damasceno; Alves, Giorvan Ânderson dos Santos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: apresentar um protocolo de Overview das revisões sistemáticas (RSs) para sintetizar e descrever evidências disponíveis sobre a efetividade dos tratamentos não cirúrgicos na neuralgia do trigêmeo. Métodos: o protocolo seguirá o método proposto pelas diretrizes do PRISMA-P para relato de protocolos. A busca será realizada nas bases de dados eletrônicas: MEDLINE, EMBASE, Lilacs, COCHRANE, Web of Science, Scopus, SpeechBITE, PeDRO, além de consulta à literatura cinzenta (Google Scholar e ProQuest Dissertations and Theses), sem restrições de idioma ou período de publicação. Uma estratégia de busca foi desenvolvida para MEDLINE e será adaptada para cada base de dados. O rastreio dos artigos pelo título e resumo será realizado por dois revisores independentes. Em seguida, farão leitura dos textos completos dos artigos incluídos, conforme os critérios de elegibilidade. Em discordância, um terceiro revisor fará o consenso. Os dados serão extraídos por meio de um formulário padronizado. Serão registradas informações de risco de viés e avaliação do GRADE. A ferramenta AMSTAR II avaliará a confiança geral dos resultados das RSs. Os resultados serão apresentados em um fluxograma, tabelas e descrição narrativa. Considerações Finais: a execução deste protocolo descreverá o corpo atual de pesquisa sobre o tema e identificará lacunas existentes na base de evidências.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to present an overview protocol for systematic reviews to synthesize and describe available evidence on the effectiveness of nonsurgical treatments for trigeminal neuralgia. Methods: the protocol follows the method proposed by PRISMA-P guidelines for protocol reports. The search will be made in MEDLINE, EMBASE, LILACS, Cochrane, Web of Science, Scopus, SpeechBITE, PeDRO, and the grey literature (Google Scholar and ProQuest Dissertations and Theses), with no restriction on language or time of publication. A search strategy developed for MEDLINE will be adapted for each database. Two independent reviewers will screen the articles by title and abstract. Then, they will read the full texts of included articles, following the eligibility criteria. In case of disagreements, a third reviewer will come to a consensus. The data will be extracted with a standardized form. Information on the risk of bias and GRADE assessment will be recorded. AMSTAR-2 will assess the overall result reliability of the systematic reviews. Results will be presented in a flowchart, tables, and a narrative description. Final Considerations: once carried out, this protocol will describe the current body of research on the topic and identify existing gaps on the basis of evidence.
  • Critérios para a classificação do grau da perda auditiva e proteção social de pessoas com essa deficiência Artigos De Revisão

    Melo, Sheila Cristina Silva de; Vieira, Fabiola Sulpino

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: identificar critérios adotados nacional e internacionalmente para classificação do grau da perda auditiva, compará-los com o estabelecido na legislação brasileira e discutir as possíveis consequências dessa legislação para a proteção social de Pessoas com Deficiência (PcD) auditiva. Métodos: realizou-se uma revisão narrativa para a identificação dos critérios utilizados nessa classificação. A busca foi realizada em abril de 2020, a partir das plataformas BVS e PUBMED. Foram incluídos estudos publicados entre 2015 e 2019, em inglês, espanhol e português, sobre pesquisas primárias realizadas com seres humanos e menção explícita aos critérios utilizados para a classificação do grau da perda auditiva. Revisão da Literatura: observou-se que há uma predileção pela média entre as frequências de 0,5, 1, 2 e 4 kHz. A legislação brasileira não segue esse critério, o que pode ser uma barreira para o acesso das PcD auditiva aos programas de proteção social. Considerações Finais: não há consenso sobre qual é o melhor critério, todavia há predominância de utilização do considerado mais abrangente para a avaliação auditiva, que não é o legalmente adotado no Brasil. É necessário um debate sobre o critério legal brasileiro, a fim de promover os direitos sociais instituídos para parte das PcD auditiva no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to identify criteria used nationally and internationally to classify degrees of hearing loss, compare them with what is established in the Brazilian law, and discuss possible consequences of such a law on the social protection of people with hearing loss. Methods: a narrative review was conducted to identify the criteria used in this classification, by searching the platforms VHL and PubMed in April 2020. It included primary human research explicitly mentioning the criteria used to classify the degree of hearing loss, published between 2015 and 2019 in English, Spanish, and Portuguese. Literature Review: there is a preference for the four-frequency mean at 0.5, 1, 2, and 4 kHz. The Brazilian law does not follow these criteria, which may pose a barrier to people with hearing loss, hindering their access to social protection programs. Final Considerations: there is no consensus on the best criteria, although the most encompassing ones in hearing assessment predominate - which are not the ones legally used in Brazil. It is necessary to debate the Brazilian legal criteria to ensure existing social rights to part of people with hearing loss in Brazil.
  • Dislexia e transtorno do desenvolvimento da linguagem são quadros isolados ou comórbidos? Uma revisão integrativa Artigos De Revisão

    Macedo, Larissa Mariane M Andrade; Azevedo, Anna Irenne de Lima; Messias, Bárbara Louise Costa; Vasconcelos, Maria Elizabeth Job de; Azoni, Cíntia Alves Salgado

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: integrar evidências científicas sobre o perfil de habilidades linguísticas na dislexia do desenvolvimento e no transtorno do desenvolvimento da linguagem, para melhor compreensão de possíveis condições comórbidas ou quadros isolados. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A busca ocorreu nas bases de dados: Scielo, Eric e LILACS, bem como no buscador PubMed. Os critérios de inclusão foram: 1) estudos publicados nos periódicos nacionais e internacionais, gratuitos, com texto completo e disponível; 2) que abordem a temática nos últimos 10 anos; 3) em inglês e/ou português. Revisão da Literatura: a busca contou com 654 artigos. A amostra final foi composta por dez artigos, nos quais cinco estudos são concordantes quanto à hipótese de que dislexia e transtorno do desenvolvimento da linguagem, podem ser transtornos comórbidos, com prejuízos na leitura, na escrita e na consciência fonológica; os demais estudos descrevem déficits mais amplos de linguagem nas crianças somente com transtorno do desenvolvimento da linguagem, implicados na decodificação e compreensão da linguagem, enquanto na dislexia os déficits estão associados ao processamento fonológico. Conclusão: não há consenso se a dislexia e o transtorno do desenvolvimento da linguagem ocorrem simultaneamente em crianças. No entanto, ambos conferem riscos à compreensão leitora e ao desempenho escolar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to gather scientific evidence on the linguistic skill profile in developmental dyslexia and developmental language disorder to better understand possible comorbid or isolated conditions. Methods: an integrative review of the literature. The search was conducted in SciELO, ERIC, LILACS, and PubMed. The inclusion criteria were as follows: 1) studies published and available in open-access national and international journals in full text; 2) addressing the topic in the last 10 years; 3) in English and/or Portuguese. Literature Review: the search retrieved 654 articles, the final sample comprising 10, 5 of which agreed with the hypothesis that dyslexia and developmental language disorder can be comorbid disorders, impairing reading, writing, and phonological awareness. The other studies described broader language deficits in children with developmental language disorder alone, affecting language decoding and comprehension, whereas deficits in dyslexia are more associated with phonological processing. Conclusion: there is no consensus on whether dyslexia and developmental language disorders occur simultaneously in children. However, both pose risks to reading comprehension and school performance.
  • Fonoaudiologia e Psicanálise: estudo de casos com crianças com atraso na linguagem oral Relatos De Casos

    Chimainski, Carina; Mezzomo, Carolina Lisboa; Pereira, Amanda Schreiner; Gubiani, Marieli Barichello

    Resumo em Português:

    RESUMO A presente pesquisa tem como objetivo estudar os efeitos das intervenções interdisciplinares da Fonoaudiologia e da Psicanálise com crianças com atraso na linguagem. Trata-se de um estudo de casos comparativo entre dois grupos com análise quantitativa e qualitativa, com quatro crianças, por meio da aplicação do Protocolo de Observação Comportamental pré e pós-intervenção, entrevistas com os pais, registros das filmagens das crianças durante o brincar e dos diálogos interdisciplinares entre as profissionais. As avaliações pré-intervenções mostraram que as crianças de menor idade obtiveram similaridade nos aspectos que se referiam às habilidades e funções comunicativas, desenvolvimento cognitivo e nível do brinquedo. Ambas as crianças apresentaram dificuldades quanto à alternância de turnos. As avaliações das crianças com idade mais elevada, na fase pré-intervenção, também indicaram semelhanças nos resultados. Um sujeito apresentou maior dificuldade quanto a aguardar o seu turno na atividade dialógica. Os resultados pós-intervenção interdisciplinar apresentaram uma melhora superior aos dois casos acompanhados somente pela fonoaudióloga. O diálogo interdisciplinar possibilitou a evolução de forma efetiva nos casos do grupo 2. Um olhar psicanalítico sobre os casos que receberam somente intervenção fonoaudiológica permitiria intervir junto aos pais, às crianças e à escola.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present research aims to study the effects of interdisciplinary interventions of Speech Therapy and Psychoanalysis in children with language delay. This is a comparative case study between two groups with quantitative and qualitative analysis, with four children, through the application of the Protocol of Behavioral Observation Protocol pre and post intervention, interviews with parents, records of children's filming during playing and interdisciplinary dialogues among the professionals. The pre-intervention evaluations showed that underage children obtained similarity in aspects that related to communicative skills and functions, cognitive development and toy level. Both groups presented difficulties regarding the alternation of turns. The assessments of older children, in the pre-intervention phase, also indicated similarities in the results. One subject presented a greater difficulty when waiting for his turn in dialogic activity. The results post-interdisciplinary intervention showed a superior improvement compared to the two cases followed only by the speech therapist. The interdisciplinary dialogue made it possible to effectively evolve in the cases of group 2. A psychoanalytic look over the cases that received only speech therapy intervention would allow intervention along with parents, children and school.
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