Talli et al. (2016)30
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Grécia |
Investigar se o transtorno específico de linguagem e dislexia são transtornos distintos ou se as deficiências de leitura estão sempre presentes no TDL. |
Estudo transversal. Amostra composta por 15 crianças que receberam diagnóstico de TDL por meio de fonoaudiólogos e que apresentaram distúrbios de linguagem na idade pré-escolar e 15 crianças diagnosticadas com dislexia na segunda ou terceira série por meio de uma avaliação interdisciplinar em hospitais gregos. Para o grupo controle foram selecionadas 30 crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. Foram avaliadas as habilidades de decodificação, consciência fonológica e compreensão leitora. |
Este estudo não considerou TDL e dislexia como transtornos comórbidos, visto que na comparação entre grupos, encontrou-se mais evidências de déficits nas habilidades fonológicas no grupo com TDL do que no de dislexia. Das 30 crianças dos dois grupos clínicos, 8 apresentaram desempenho de compreensão leitora dentro dos padrões normativos, sendo 3 do grupo TDL e 5 da dislexia. Oitenta porcento das crianças com TDL apresentaram déficits fonológicos e apenas 47% no grupo da Dislexia. |
Ramus et al. (2013)21
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Inglaterra |
Comparar crianças com TDL e dislexia, apenas com TDL e apenas com dislexia, para verificar suas habilidades fonológicas e cognitivas |
Estudo transversal. Amostra composta inicialmente por 129 crianças, 30 com TDL e dislexia, 13 apenas com TDL, 21 apenas com dislexia e 65 crianças controle. Foram avaliadas as habilidades de consciência fonológica, morfossintaxe, prosódia, leitura de não-palavras, vocabulário, memória de trabalho fonológica e compreensão leitora. |
As habilidades de linguagem avaliadas no estudo constataram que as crianças com TDL nem sempre apresentam déficits fonológicos e prejuízos na leitura. Enquanto TDL e dislexia podem frequentemente coexistir; há TDL puro e dislexia pura. Crianças com dislexia pura são caracterizadas por prejuízos nas habilidades fonológicas, apenas abaixo da média em vocabulário, não em habilidades gramaticais. Crianças com TDL e dislexia comórbidos foram caracterizadas por déficits nas três dimensões de linguagem estudadas, e esses déficits foram geralmente mais graves do que crianças com TDL ou dislexia isoladas. Crianças com TDL puro são igualmente prejudicadas nas habilidades fonológicas e na expressão. |
Lauterbach et al. (2017)28
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Estados Unidos da América |
Explorar o desempenho das variáveis cognitivas e de linguagem em prever as habilidades de leitura em crianças com dislexia e TDL, e analisar quais variáveis são mais preditivas para diferenciar os dois grupos. |
Estudo transversal. Amostra composta por 44 participantes com dislexia e 19 com TDL. Foram avaliadas as habilidades de consciência fonológica, leitura de não-palavras, compreensão leitora, variáveis cognitivas e memória de trabalho. |
O grupo de participantes com dislexia mostrou melhor desempenho nas medidas de habilidade intelectual geral, leitura e compreensão verbal e compreensão oral. Apesar disso, mostraram menores pontuações nas habilidades de consciência fonêmica quando comparados com o grupo com TDL. Foi observado que a memória de trabalho foi o preditor principal do grupo com TDL para a leitura das pseudopalavras, já no grupo com dislexia foi a consciência fonológica. Por fim, observou-se que para diferenciar os dois grupos pode-se usar a compreensão verbal, consciência fonológica e eficiência da decodificação leitora. |
McCarthy (2014)23
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Estados Unidos da América |
Investigar como a linguagem oral e a leitura de palavras se relacionam com as habilidades ortográficas em crianças com TDL, dislexia e ambos, quando comparadas com seus pares com desenvolvimento típico. |
Caso Controle. Amostra composta por 43 crianças com TDL, 21 com dislexia e 18 com ambos. Foram avaliadas a leitura de palavras e o desempenho ortográfico dos sujeitos. |
Crianças com dislexia e TDL/dislexia, apresentaram baixa precisão ortográfica, um suporte adicional para a teoria de que dislexia e TDL são comórbidos, caracterizados por erros fonológicos, ortográficos e semânticos. |
Farquharson et al.(2014)29
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Estados Unidos da América |
Examinar a influência das características fonológicas e lexicais na consciência fonológica de crianças com dislexia e/ou TDL. |
Estudo transversal. Amostra composta por 33 crianças com desenvolvimento típico, 13 com TDL e 18 com dislexia, estudantes da 2ª série do ensino fundamental. Foram avaliadas as habilidades de consciência fonológica e decodificação de palavras. Cada criança completou uma bateria de avaliações de linguagem, decodificação de palavras, inteligência não verbal e consciência fonológica. As medidas incluíam tanto avaliações padronizadas quanto tarefas experimentais. |
Crianças com dislexia apresentaram mais dificuldades caracterizadas pelo déficit fonológico, do que seus pares com TDL e com desenvolvimento típico. |
Spanoudis et al.(2019)24
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Chipre |
Investigar a possível coocorrência de TDL e dislexia, bem como a natureza dessa coocorrência em um nível linguístico e cognitivo em uma língua ortograficamente consistente. |
Estudo transversal. Amostra composta por 140 crianças cipriotas gregas do 2º e 4º ano, divididas em quatro grupos: grupo comórbido, grupo com dislexia, grupo com TDL e grupo controle sem déficits. Foram avaliadas as habilidades de leitura, gramática, vocabulário receptivo, acesso ao léxico mental, memória de trabalho fonológica, semântica e ortografia. |
Nas medidas cognitivas o grupo TDL apresentou resultado inferior nas figuras de memória, dígitos, memória fonológica e velocidade de nomeação. Na linguagem, apresentaram déficits comparáveis na semântica, compreensão leitora, sem prejuízos relacionados na consciência fonológica. Crianças com TDL e dislexia compartilham características em comum, com prejuízo na semântica, compreensão leitora, memória de curto prazo verbal e na identificação da palavra ortograficamente. No entanto, manifestam-se com sintomas diferentes. O grupo controle apresentou desempenho significativamente com menores prejuízos cognitivos e de linguagem. |
Snowling et al. (2019)25
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Inglaterra |
Rastrear a evolução de problemas na leitura desde o estágio inicial do desenvolvimento. |
Estudo longitudinal. Amostra composta por 260 crianças, divididas em crianças com fatores de risco para alterações de linguagem, com risco familiar e com desenvolvimento típico. Foram analisadas habilidades como a leitura, gramática receptiva e expressiva, nomeação automática rápida, consciência fonológica, vocabulário, compreensão e funções executivas. |
Déficits fonológicos são fatores de risco compartilhados para dislexia e TDL. Para os que apresentam dislexia e TDL comórbidos, os prejuízos são mais graves na leitura e na consciência fonológica do que os observados em crianças com o transtorno puro. |
Schuchardt et al.(2013)27
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Alemanha |
Investigar se crianças com transtorno de aprendizagem possuem déficits na memória de trabalho semelhante a crianças com TDL. |
Estudo transversal. Amostra composta por 113 crianças divididas em 5 grupos: 30 crianças com dislexia; 16 com dislexia que recebem educação especial; 19 crianças com uma combinação de dificuldades nas habilidades escolares; 18 crianças com combinação de dificuldades nas habilidades escolares recebendo educação especial; e 30 crianças em um grupo controle. Foram avaliadas a memória de trabalho, funções executivas e habilidades visuoespaciais. |
Foram encontrados déficits na alça fonológica, bem como nas funções executivas, em crianças com dislexia e com TDL. Os déficits no funcionamento fonológico foram mais amplos e profundos nas crianças com TDL. |
Wong et al. (2017)26
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China |
Examinar se a memória de trabalho e as habilidades de idiomas de nível superior foram responsáveis pelas diferenças individuais entre as crianças chinesas na compreensão da leitura e se crianças com transtorno de linguagem (TDL) ou dislexia apresentaram déficits nessas habilidades. |
Estudo transversal. Amostra composta por oitenta e duas crianças de língua chinesa cantonesa com idade entre 7 e 8 anos, com desenvolvimento típico, dislexia, TDL e ambos. Foram avaliadas as habilidades de memória de trabalho e compreensão leitora. |
Crianças com apenas TDL e crianças com apenas dislexia mostraram perfil diferente de déficits. O grupo comórbido TDL-D foi pior do que o grupo somente TDL, mas não o grupo somente D, em compreensão de leitura. O grupo de comorbidade com TDL-D não teve pior desempenho do que qualquer um dos grupos de diagnóstico único nas habilidades de linguagem de nível superior associadas à compreensão de leitura. |
Adlof et al.(2021)31
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Estados Unidos da América |
Examinar as diferenças de grupo nas medidas globais de aprendizagem de palavras em crianças com apenas TDL e apenas dislexia em comparação entre si, para pares com TDL + dislexia e para pares com desenvolvimento típico). |
Estudo transversal. Amostra composta por crianças (N = 244) com idades entre 7 anos e 10 meses e 9 anos e 4 meses. Foram avaliadas as habilidades de linguagem, fluência de leitura, memória fonológica, habilidades cognitivas não verbais e semântica (nomeação e recordação). |
Crianças com apenas dislexia tiveram um desempenho significativamente melhor nas medidas de vocabulário existentes do que seus pares com apenas TDL. Em medidas experimentais de aprendizagem de palavras, as crianças dos grupos apenas dislexia e TDL +dislexia apresentaram desempenho significativamente inferior do que crianças com desenvolvimento típico em todas as tarefas de aprendizagem de palavras. As crianças com apenas TDL diferiram significativamente do grupo de desenvolvimento típico em uma tarefa de aprendizagem de uma única palavra avaliando a recordação semântica verbal. |