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Revista CEFAC, Volume: 24, Número: 4, Publicado: 2022
  • A prática da telefonoaudiologia: percepções de fonoaudiólogos brasileiros Comunicação Breve

    Almeida, Elisa Cintra de; Alpes, Matheus Francoy; Mandrá, Patrícia Pupin

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar a percepção de fonoaudiólogos sobre a telefonoaudiologia. Métodos: estudo transversal, abordagem quali-quantitativa. Os vinte e dois participantes responderam ao questionário on-line que continha informações sociodemográficas, formação, atuação profissional e experiência com a telefonoaudiologia. Para as respostas escalares e de múltipla escolha, foram calculadas a frequência absoluta e relativa e para os dados qualitativos realizou-se análise de conteúdo. Resultados: a média de idade dos fonoaudiólogos foi 28 anos, 86,4% eram do sexo feminino e 63,3% formaram-se em instituições privadas. Todos os participantes (100%) relataram conhecer as diretrizes prescritas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. A maioria atendeu crianças (77,3%), realizando procedimentos na área de linguagem oral (54,5%). Dentre estes, 59,1% enfrentaram dificuldades, enquanto 63,7% se sentiam qualificados para exercer a prática da teleconsulta. Conclusão: todos os participantes afirmaram conhecer a telefonoaudiologia. A maioria afirmou não ter tido contato com o conteúdo durante a graduação, optando por buscar formação externa para realizar a teleconsulta. Além disso, relataram que a maioria dos pacientes aceitou continuar com o atendimento, mesmo havendo uma diminuição da procura de novos pacientes durante o período de pandemia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to verify Brazilian speech-language-hearing therapists’ perception of speech-language teletherapy. Methods: a qualitative/quantitative cross-sectional study. The 22 participants answered an online questionnaire on sociodemographic information, academic degree, occupation, and teletherapy experience. Absolute and relative frequencies in scale and multiple-choice answers were calculated, whereas the content of qualitative data was analyzed. Results: the mean age of the speech-language-hearing therapists was 28 years; 86.4% were females, and 63.3% graduated from public institutions. All participants (100%) reported knowing the guidelines prescribed by the Federal Speech-Language-Hearing Council. Most of them treated children (77.3%), with oral language procedures (54.5%); 59.1% faced difficulties, while 63.7% felt qualified to practice teletherapy. Conclusion: all participants said they knew speech-language teletherapy. Most of them reported that the topic was not addressed in their undergraduate studies; hence, they sought training from other sources to offer teleconsultation. Moreover, they reported that most patients agreed to continue with that type of care, although the number of new patients seeking treatment during the pandemic decreased.
  • Uso de dispositivos auxiliares da audição e fluência na Libras e na língua oral de estudantes surdos Artigos Originais

    Clark, Erika Fernanda; Labanca, Ludimila; Miranda, Izabel Cristina Campolina; Gonçalves, Denise Utsch

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: avaliar a relação entre fluência na Libras, fluência na língua oral e o uso de dispositivos auxiliares para audição de estudantes surdos. Métodos: participaram 112 profissionais tradutores, intérpretes ou instrutores de Libras que informaram as características auditivas, fluência na Libras e língua oral dos estudantes acompanhados por eles, matriculados na rede municipal de uma cidade brasileira. A análise da associação entre fluência na Libras, fluência na língua oral, grau da perda auditiva e uso de dispositivo foi realizada por meio do teste qui-quadrado ou teste exato de Fisher, consideraram-se significantes valores de p<0,05. Resultados: as respostas dos profissionais referiram-se a 88% (n=126) do total de estudantes surdos matriculados na rede municipal. A média de idade dos estudantes foi de 13 anos, sendo 72 (57%) meninos, 98 (78%) com perda auditiva severa ou profunda, 57 (45%) usuários de dispositivos eletrônicos auxiliares para audição, 83 (66%) fluentes somente na Libras, 12 (10%) fluentes apenas na língua oral e 18 (14%) fluentes na Libras e língua oral. Estudantes que utilizavam dispositivo auxiliar para audição apresentaram melhor fluência oral (p<0,001). Dos estudantes que apresentavam fluência oral (n=30), 18 (60%) eram fluentes em Libras (p<0,001). Conclusão: a Libras foi a modalidade comunicativa utilizada majoritariamente pelos estudantes surdos, mesmo por aqueles que utilizavam também a língua oral e dispositivos eletrônicos, o que pode indicar mudança de percepção social em relação ao surdo, à sua língua e cultura.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to assess the relationship between deaf students’ fluency in Brazilian Sign Language (BSL) and oral language and hearing aid use. Method: the sample comprised 112 professional BSL translators, interpreters, and instructors. They answered a questionnaire on hearing characteristics and BSL and oral language fluency of students accompanied by them, who attended municipal schools in a Brazilian city. Association analysis between oral language fluency, BSL fluency, the degree of hearing loss, and device use was made with the chi-square test or Fisher’s Exact test. The significance level was set at p<0.05. Results: the professionals’ responses referred to 88% (n = 126) of all deaf students enrolled in municipal schools. The students’ mean age was 13 years; 72 (57%) were males, 98 (78%) had severe or profound hearing loss, 57 (45%) used electronic hearing devices, 83 (66%) were fluent only in BSL, 12 (10%) were fluent only in oral language, and 18 (14%) were fluent in both BSL and oral language. Hearing device use was statistically associated with oral fluency (p < 0.001). Of all students fluent in oral language (n = 30), 18 (60%) were also fluent in BSL (p < 0.001). Conclusion: BSL was the communication modality most used by students, including those who also used oral language and electronic hearing devices. This may indicate a change in the social perception of deaf people, their language, and their culture.
  • Relação entre atividade física, sentimento de incapacidade e qualidade de vida em pacientes com disfunção vestibular periférica Artigos Originais

    Silveira, Rafaela Menezes Guilherme; Nascimento, Gizele Francisco Ferreira do; Diniz Junior, José; Mantello, Erika Barioni

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar a associação entre o sentimento de incapacidade autorrelatada e a prática de atividade física com o impacto dos sintomas vestibulares sobre a qualidade de vida em pacientes com disfunção vestibular. Métodos: estudo documental, analítico, transversal e retrospectivo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (parecer 4.462.519), no qual foram selecionados 50 prontuários de pacientes diagnosticados com disfunção vestibular periférica, analisada anamnese e os resultados do questionário Dizziness Handicap Inventory (DHI). Resultados: a amostra obteve média de idade de 55.38 anos e predomínio do sexo feminino (70%). O DHI evidenciou impacto moderado da tontura. Os pacientes que praticavam atividade física perceberam um menor impacto da doença (p-valor=0.0167) e, os pacientes que apresentavam sentimento de incapacidade, devido aos sintomas vestibulares, tiveram maior prejuízo na qualidade de vida (p-valor=0.0468). Conclusão: houve associação entre a prática de atividade física com o menor prejuízo da tontura na qualidade de vida e associação entre um maior impacto na qualidade de vida dos indivíduos que apresentavam sentimento de incapacidade relacionado às queixas vestibulares.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to verify the association of self-reported feelings of disability and physical activity with the impact of vestibular symptoms on the quality of life of patients with vestibular dysfunction. Methods: a retrospective, cross-sectional, analytical, documentary study approved by the Research Ethics Committee (evaluation report no. 4.462.519), with 50 selected medical records of patients diagnosed with peripheral vestibular dysfunction, including a survey of their medical history and results of the Dizziness Handicap Inventory (DHI). Results: the sample’s mean age was 55.38 years, and the majority were females (70%). The DHI revealed a moderate impact of dizziness. Physically active patients perceived less impact of the disease (p-value = 0.0167), while patients with feelings of disability, due to vestibular symptoms, had a greater damage of their quality of life (p-value = 0.0468). Conclusion: physical activity was associated with less damage of dizziness to the quality of life; also, a greater impact on the quality of life was associated with feelings of disability related to vestibular complaints.
  • Hábitos de leitura em estudantes universitários tchecos e brasileiros com e sem dislexia Artigos Originais

    Ptáčková, Monika; Martins, Bruce; Lukasova, Katerina

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: comparar os hábitos de leitura avaliados pelo Questionário História de Leitura em adultos com e sem dislexia de diferentes culturas e línguas. Métodos: participaram da pesquisa 119 estudantes universitários (60 tchecos e 59 brasileiros, metade com dislexia), os quais foram avaliados por meio de autoavaliação, respondendo o questionário de história de leitura e realizando teste de nível de leitura. A pontuação no QHL foi comparada entre os grupos e países com o teste de Análise de Variância (ANOVA) e a correlação foi avaliada com o teste de Spearman, ambos com nível de significância de p < 0,05. Resultados: adultos com dislexia obtiveram menor pontuação nos hábitos de leitura e no nível de leitura do que adultos leitores típicos em ambas as línguas. Houve correlação positiva entre os hábitos de leitura e o nível de leitura nos dois idiomas. Os brasileiros, independentemente do grupo, mostraram hábitos de leitura com menor pontuação do que os estudantes tchecos. Conclusão: os resultados sugerem que a autoavaliação dos hábitos de leitura é uma forma eficaz de triagem para os transtornos de leitura, contudo os fatores culturais e escolares devem ser considerados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to compare, with Adult Reading History Questionnaire results, the reading habits of adults with and without dyslexia of different cultures and languages. Methods: the research comprised 119 university students (60 Czechs and 59 Brazilians, half of them with dyslexia) assessed by responding to the self-report reading history questionnaire and taking a reading level test. ARHQ scores were compared between the groups and countries with the analysis of variance (ANOVA), and their correlation was assessed with the Spearman’s test, both with the significance level set at p < 0.05. Results: adults with dyslexia had lower reading habit scores and reading level scores than typical readers in both languages. Reading habits were positively correlated with reading levels in both languages. Regardless of the group, Brazilians had lower reading habit scores than Czechs. Conclusion: the results suggest that self-assessing reading habits is an effective way to screen for reading disorders. However, cultural and school factors must be considered.
  • Introdução da alimentação complementar em crianças prematuras Artigos Originais

    Dourado, Fernanda Afonso; Barreto, Manuela Rebouças da Silva; Paixão, Kíssia Souza da; Menezes, Larissa Vieira Pinto; Steinberg, Carla

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: descrever as características da introdução da alimentação complementar em crianças nascidas pré-termo. Métodos: trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, descritiva, transversal, quantitativa. A coleta ocorreu em fevereiro de 2020 e entre os meses de maio e julho de 2021 em um ambulatório de seguimento de recém-nascidos de alto risco. Para participar da pesquisa as crianças tinham que ter iniciado a introdução alimentar há pelo menos 30 dias e ter no máximo 24 meses de idade gestacional corrigida. O instrumento de pesquisa, desenvolvido pelas pesquisadoras, foi aplicado com o responsável pela criança no dia das consultas de rotina, o que o acompanhante não soube responder foi averiguado no prontuário institucional do paciente. Resultados: a amostra foi composta por 29 díades, sendo 55,2% (16) do sexo masculino, e média de idade corrigida de 13 meses. A maioria das mães introduziu a alimentação complementar aos seis meses de idade corrigida. 25% delas introduziram tardiamente e 17,9% precocemente. Quase 100% dos bebês receberam frutas e/ou verduras como primeiros alimentos. Conclusão: mais da metade das mães iniciaram a alimentação complementar no tempo recomendado com consistência e utensilio adequados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to describe the characteristics of complementary feeding introduced to preterm children. Methods: an exploratory, descriptive, cross-sectional, quantitative research. Data collection took place in February 2020 and between May and July 2021 in an outpatient follow-up clinic for high-risk newborns. To participate in the research, children had to have food introduced at least 30 days before and be 24 months corrected gestational age, at the most. The research instrument, developed by the researchers, was applied to the children’s parents/guardians on the day of routine visits. The information they did not know was verified in the patient's institutional medical record. Results: the sample comprised 29 mothers/babies, 55.2% (16) of whom were males, with a mean gestational age of 13 months. Most mothers introduced complementary feeding at 6 months corrected gestational age; 25% of them introduced it late and 17.9%, early. Almost 100% of the babies received fruits and/or vegetables as their first foods. Conclusion: more than half of the preterm children’s mothers started complementary feeding at the recommended time with adequate consistencies and utensils.
  • Conhecimento e adesão às práticas de biossegurança por profissionais que atuam em audiologia Artigos Originais

    Duarte, Patrícia Brollo; Aita, Aline Domingues Chaves

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: identificar as práticas de biossegurança adotadas por audiologistas, bem como sua percepção a respeito dos riscos aos quais estão expostos. Métodos: participaram deste estudo 63 fonoaudiólogos audiologistas clínicos e ocupacionais atuantes no Estado do Rio Grande do Sul - RS. A pesquisa foi realizada de forma on-line, no período de abril a maio de 2022, por meio de um questionário eletrônico do Google Forms® e utilizou-se para a coleta de dados o Questionário de Biossegurança em Audiologia proposto por Rocha et al. (2015). Resultados: a maioria dos profissionais relatou adotar as seguintes práticas: higienização das mãos antes dos atendimentos (86%), higienização das mãos entre os atendimentos (81%), realização de antissepsia com álcool (87,5%), jaleco com barreira de proteção (87%) e abotoado (79%), unhas limpas e cortadas (97%), desinfecção e separação dos artigos utilizados (94%) e organização do ambiente (97%). Entretanto 41% dos entrevistados referiram deixar o local de trabalho com equipamentos de proteção individual (EPI), apenas 22% e 14%, respectivamente, relataram utilizar luvas na realização de meatoscopia e nos exames auditivos. Conclusão: os resultados desta pesquisa indicaram que a maioria dos fonoaudiólogos entrevistados, atuantes na área de audiologia, conhecem e praticam as medidas de biossegurança indicadas nas normativas vigentes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to identify biosafety measures taken by audiologists and their perception of the risks to which they are exposed. Methods: the sample comprised 63 speech-language-hearing therapists who work with clinical and occupational audiology in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. The research was conducted online between April and May 2022 via Google Forms®, collecting data with the Audiology Biosafety Questionnaire proposed by Rocha et al. (2015). Results: most professionals reported taking the following measures: washing hands before patient visits (86%), washing hands in-between patient visits (81%), using hand sanitizers (87.5%), wearing white coats that covered their clothes (87%) and keeping them buttoned up (79%), keeping nails clean and trimmed (97%), disinfecting and separating used equipment (94%), and organizing the environment (97%). However, 41% of interviewees left the workplace wearing personal protective equipment, and only 22% and 14%, respectively, wore gloves when performing otoscopy and auditory examinations. Conclusion: research results show that most of the interviewed speech-language-hearing therapists who work in audiology know and practice the biosafety measures indicated in the existing norms.
  • Neurofeedback therapy used to treat sleep bruxism in adult subjects: a scoping review protocol Review Articles

    Negreiros, Jhony Herick Cavalcanti Nunes; Barbosa, Lívia Mirele; Cunha, Daniele Andrade da; Silva, Hilton Justino da

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to identify evidence regarding the treatment of sleep bruxism with neurofeedback, as well as gaps in such evidence, through mapping studies, and how treatment protocols were performed. Methods: the proposed review will be conducted in accordance with the JBI methodology for scope reviews. The search strategy will aim to locate published and unpublished studies. The main databases to search include MEDLINE, Embase, LILACS, PsycINFO, Web of Science and Scopus. Gray literature and relevant materials will be included. Two independent reviewers will select titles and abstracts for evaluation, according to the inclusion criteria for the review. The search results will be reported and presented in a PRISMA flowchart. Data will be extracted from materials included in the scoping review using a data extraction tool. The results found will be presented in an organized table with the variables, with data being presented through diagrams, narratives and tables. Conclusion: a narrative summary will be performed that will accompany the tabulated results and describe the relationship of these results with the objectives and questions of this scoping review, that may lead to encouraging further research on this topic, bringing a new clinical approach evidence to the management of sleep bruxism.
  • PEATE por estímulo chirp em recém-nascidos: uma revisão integrativa Artigos De Revisão

    Rezende, Ana Luiza de Freitas; Resende, Luciana Macedo de; Valadares, Ana Carolina Andrade; Carvalho, Sirley Alves da Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: revisar a literatura disponível sobre os achados eletrofisiológicos do PEATE por estímulo chirp em recém-nascidos. Métodos: a busca dos artigos foi realizada nas bases de dados PubMed, Medline, Scopus, Web of Science, LILACS e Scielo. Foram selecionados artigos publicados em Inglês e Português, entre 2010 e 2020. Foram incluídos artigos que contemplavam o uso do PEATE por estímulo chirp banda larga por via aérea em recém-nascidos; que avaliavam o PEATE por frequência específica e que comparavam os resultados do PEATE por estímulo chirp e clique. Aqueles que avaliavam somente resultados por via óssea, artigos repetidos nas bases de dados, artigos de revisão de literatura, relato de casos, cartas e editoriais foram excluídos. Revisão da Literatura: a estratégia de busca resultou na seleção de nove artigos. Quatro estudos (44,4%) analisaram amplitude e latência das ondas do PEATE por estímulo chirp, três (33,3%) compararam o tempo de realização do PEATE por clique e chirp, dois estudos (22,2%) analisaram somente o parâmetro amplitude e dois (22,2%) verificaram a especificidade do PEATE por chirp na triagem auditiva neonatal. Conclusão: o estímulo chirp possibilita respostas com maiores amplitudes, maiores latências e menor tempo de realização do exame quando comparado ao estímulo clique em recém-nascidos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to review the literature available on electrophysiological findings on ABR with chirp stimuli in newborns. Methods: articles were searched in PubMed, MEDLINE, Scopus, Web of Science, LILACS, and SciELO. Papers published in English and Portuguese between 2010 and 2020 were selected, including those that addressed ABR with air-conduction broadband chirp stimuli in newborns, that assessed ABR with a specific frequency, and that compared ABR results with chirp and click stimuli. Articles that assessed only bone-conduction results, duplicates, literature reviews, case reports, letters, and editorials were excluded. Literature review: the search strategy resulted in nine selected articles. Four studies (44.4%) analyzed ABR wave amplitude and latency with chirp stimuli, three studies (33.3%) compared the time of ABR procedures between chirp and click stimuli, two studies (22.2%) analyzed only amplitude, and two (22.2%), verified the specificity of ABR with chirp stimuli in neonatal hearing screening. Conclusion: chirp stimuli elicit responses with greater amplitudes, lower latencies, and shorter examination time than those with click stimuli in newborns.
  • Efeito nocebo na comunicação em saúde: como minimizá-lo? Artigos De Revisão

    Rodrigues, Bruna Alves; Silva, Luciana Micaelly Costa Pessoa; Lucena, Hiênio Ítalo da Silva; Morais, Edna Pereira Gomes de; Rocha, Ana Carolina; Alves, Giorvan Anderson dos Santos; Benevides, Silvia Damasceno

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: descrever as estratégias para minimizar o efeito nocebo na comunicação em saúde. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Os descritores utilizados foram: “Efeito nocebo” e “comunicação em saúde”, em inglês, português e espanhol e suas combinações, no período de 2011 a 2021, nas bases de dados da Medline, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Cochrane Library, Embase e Web of Science/ISI. A pergunta de investigação para esse estudo foi: Quais as estratégias utilizadas para minimizar o efeito nocebo na comunicação em saúde? Revisão da Literatura: foram encontrados 77 artigos. Apenas seis preencheram os critérios de inclusão e compuseram a amostra da revisão. Os anos de publicação dos artigos variaram entre 2015 e 2021. As estratégias definidas para minimizar o efeito nocebo foram: enquadramento positivo, comunicação assertiva e utilização de fatores contextuais. Conclusão: as estratégias encontradas para minimizar o efeito nocebo foram fatores contextuais, conversa motivacional, enquadramento positivo, comunicação assertiva e comunicação empática. Essas técnicas de comunicação parecem ser efetivas, mas ainda são pouco conhecidas pelos profissionais em saúde. Esse conhecimento se faz importante, pois auxilia no desenvolvimento de habilidades comunicativas que visam à humanização do cuidado ao paciente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to describe the strategies used to minimize the nocebo effect in health communication. Methods: an integrative review of the literature. The keywords “nocebo effect” and “health communication” and their combinations were used in English, Portuguese, and Spanish to search publications from 2011 to 2021 in MEDLINE, Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (LILACS), Cochrane Library, EMBASE, and Web of Science/ISI. The following research question was used: “Which strategies have been used to minimize the nocebo effect in health communication?”. Literature Review: altogether, 77 articles were found, although only six met the inclusion criteria and comprised the review sample. Their year of publication ranged from 2015 to 2021. Positive framing, assertive communication, and contextual factors were the strategies used to minimize the nocebo effect. Conclusion: the strategies used to minimize the nocebo effect were contextual factors, motivational talk, positive framing, assertive communication, and empathetic communication. These communication techniques are seemingly effective, though still little known by health professionals. This knowledge is important as it helps develop communicative skills aiming at humanized patient care.
  • Roteiro pré, durante e pós teleconsulta fonoaudiológica - o que aprendemos com a pandemia da COVID-19 Relatos De Casos

    Dimer, Nathalia Avila; Rasquinha, Gabrielle do Nascimento; Goulart, Bárbara Niegia Garcia

    Resumo em Português:

    RESUMO Apresenta-se um roteiro de atuação em telessaúde para atendimento fonoaudiológico de pacientes adultos em domicílio que foi aplicado em um projeto comunitário durante a Pandemia da COVID-19. O roteiro foi desenvolvido em três etapas distintas. A partir de uma revisão de literatura para a identificação de facilitadores e barreiras para o atendimento de pacientes via telessaúde, foi feita a implementação de um serviço de telefonoaudiologia em uma Unidade Básica de Saúde, possibilitando a experiência para a discussão mediante a prática de facilitadores para a atuação clínica e maneiras de qualificar a teleconsulta fonoaudiológica. Por fim, deu-se a elaboração do roteiro, organizado em 20 itens, divididos em três seções. A sua elaboração incluiu, além da escrita, a discussão detalhada de cada item elencado, considerando a efetividade das ações propostas, qualificação das teleconsultas e integralidade do atendimento do paciente. O roteiro apresentado se propõe a ser suporte para a atuação em telefonoaudiologia. Entretanto, deve ser adaptado à realidade cultural e social dos profissionais e pacientes que a esta forma de atuação forem expostos. Visto que não se trata de um conjunto de práticas e procedimentos fechados em si, deverá ser atualizado conforme novos procedimentos e tecnologias estejam acessíveis para a atuação em telefonoaudiologia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this study, a script for the telepractice of speech language pathology and audiology services for adult patients at home, is presented. This tool was developed in three stages and used for a community project during the COVID-19 pandemic. A literature search was performed to identify the facilitators and barriers to remote patient care before implementing telepractice at a primary health care unit. This practical experience led to further discussions about the facilitators of clinical performance and different ways to remotely offer quality assessments and rehabilitation. Divided into three sections, the final script was organized into twenty items. To provide comprehensive patient care, detailed discussions were held about each item to verify the effectiveness and quality of the teleconsultations, for the script to be written. This guide is intended to be used as a tool for speech language pathology and audiology telepractice. However, it must be adapted to the cultural and social realities of the professionals and patients who use it. Additionally, it does not constitute a closed set of practices and procedures and should be updated as new procedures and technologies become available.
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