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Fatores associados ao uso profissional de mídias sociais por fonoaudiólogos que atuam no Brasil: inquérito populacional via web

RESUMO

Objetivo:

verificar os fatores individuais, laborais e a região de atuação dos fonoaudiólogos atuantes no Brasil, com perfil em redes sociais e que as utilizam profissionalmente.

Métodos:

inquérito populacional via Web, realizado com fonoaudiólogos atuantes no Brasil no ano de 2020, por meio de um questionário on-line. O desfecho “Como você descreveria seu uso das mídias sociais?” foi recategorizado em “uso pessoal” e “uso profissional”. As frequências absolutas e relativas e análises multivariáveis ajustadas por Regressão de Poisson com variância robusta com seus respectivos intervalos de confiança de 95% são apresentados.

Resultados:

dos 442 entrevistados, 93,7% eram do sexo feminino, com média de idade de 38,0 anos (± 11,1). O desfecho “usar mídias sociais profissionalmente” foi encontrado em 64,7% dos entrevistados. Na análise multivariável, a relação de trabalho privada, idade entre 31 e 45 anos e mais de 26 anos de formação na graduação foram aspectos associados significantemente com o uso profissional das mídias sociais.

Conclusão:

aproximadamente dois terços dos fonoaudiólogos brasileiros com perfis em mídias sociais as utilizam profissionalmente, isso sugere a necessidade de reflexão e discussão sobre os caminhos desejáveis e aceitos em relação a adequada utilização destes meios para o trabalho.

Descritores:
Fonoaudiologia; Pessoal de Saúde; Telemedicina; Redes Sociais Online; Mídias Sociais

ABSTRACT

Purpose:

to verify personal and work factors, and specialties of Brazilian speech-language therapists and audiologists who use social media profiles, professionally.

Methods:

an online questionnaire was used to carry out a population survey with working speech-language therapists and audiologists in Brazil, in 2020. The outcome of “How would you describe your use of social media?” was recategorized into “personal use” and “professional use”. Absolute and relative frequencies were calculated. Multivariate prevalence ratios were adjusted using the Poisson regression model with robust variance and 95% confidence intervals.

Results:

out of the 442 respondents, 93.7% were females, with a mean age of 38.0 years (± 11.1). The primary outcome, “professional use of social media”, occurred for 64.7% of the participants. In the multivariate analysis, private employment, participants in the 31-45 age range, and >26 years of work history after graduation were significantly associated with the professional use of social media.

Conclusion:

social media are used by approximately two-thirds of Brazilian speech-language therapists and audiologists. This finding suggests a need for reflection and discussion about the proper use of social media for work purposes.

Keywords:
Speech, Language and Hearing Sciences; Health Personnel; Telemedicine; Online Social Networking; Social Media

Introdução

As mídias sociais, também conhecidas como rede social on-line, são ferramentas, baseadas na internet e mediadas por tecnologias da informação e comunicação (TICs), que proporcionam a troca de informações, a disseminação e a criação de conteúdo pelo usuário11. Eysenbach G. Medicine 2.0: Social networking, collaboration, participation, apomediation, and openness. J Med Internet Res [journal on the internet]. 2008 [accessed on 2020 Sep 18];10(3). Available at: https://www.jmir.org/2008/3/e22/
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,22. Grajales FJ, Sheps S, Ho K, Novak-Lauscher H, Eysenbach G. Social media: a review and tutorial of applications in medicine and health care. J Med Internet Res [journal on the internet]. 2014 [accessed on 2020 Sep 18];16(2). Available at: https://www.jmir.org/2014/2/e13/
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. Estas ferramentas oferecem uma ampla variedade de recursos que podem ser utilizados de acordo com os interesses individuais33. Ventola CL. Social media and health care professionals: benefits, risks, and best practices. Pharm Ther. 2014;39(7):491-520..

Há um notório aumento no uso dessas ferramentas, sendo empregadas na maioria das atividades humanas, utilizadas por 3,6 bilhões de pessoas em todo o mundo44. Most used social media platform | Statista [homepage na internet]. [accessed on 2020 Sep 18]. Available at: https://www.statista.com/statistics/272014/global-social-networks-ranked-by-number-of-users/
https://www.statista.com/statistics/2720...
,55. Alanzi T, Al-Yami S. Physicians' attitude towards the use of social media for professional purposes in Saudi Arabia. Int J Telemed Appl [journal on the internet]. 2019 [accessed on 2020 Sep 17];2019. Available at: https://doi.org/10.1155/2019/6323962
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. No ano de 2019, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 82,7% dos brasileiros tinham acesso à internet, destes, 95,7% utilizavam este serviço para enviar ou receber mensagens de texto66. IBGE | IBGE Educa | Matérias especiais | Uso de internet, televisão e celular no Brasil [homepage na internet]. [accessed on 2022 Apr 04]. Available at: https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/20787-uso-de-internet-televisao-e-celular-no-brasil.html#subtitulo-2
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.

O desenvolvimento das mídias sociais revolucionou e intensificou as formas de interação, ocasionando um aumento do acesso e da disseminação de informações em todos os âmbitos, incluindo a área da saúde77. Stellefson M, Paige SR, Chaney BH, Chaney JD. Evolving role of social media in health promotion: updated responsibilities for health education specialists. Int J Environ Res Public Health [journal on the internet]. 2020 [accessed on 2020 Oct 08];17(4). Available at: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7068576/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
. As redes sociais on-line são o exemplo mais conhecido de como a saúde digital moldou o paradigma de saúde participativa, visto seu potencial para apoiar a prestação de serviços de saúde, a busca e a disponibilização de informações em saúde88. Hazzam J, Lahrech A. Health care professionals' social media behavior and the underlying factors of social media adoption and use: quantitative study. J Med Internet Res [journal on the internet]. 2018 [accessed on 2020 Sep 18];20(11). Available at: https://www.jmir.org/2018/11/e12035/
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,99. Moorhead SA, Hazlett DE, Harrison L, Carroll JK, Irwin A, Hoving C. A new dimension of health care: systematic review of the uses, benefits, and limitations of social media for health communication. J Med Internet Res [journal on the internet]. 2013 [accessed on 2020 Sep 18];15(4). Available at: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3636326/
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.

Apesar dos inúmeros benefícios e do potencial para auxiliar a promoção da saúde, o uso das mídias sociais apresenta riscos na área da saúde, muitos deles oriundos da utilização inadequada desses meios de comunicação1010. Charalambous A. Social media and health policy. Asia-Pac J Oncol Nurs. 2019;6(1):24-7.. Estudos apontam que fazer networking com colegas e conectar-se com outros profissionais da área são dois dos principais benefícios da participação nas mídias sociais. Em diversas plataformas também são oferecidas oportunidades de desenvolvimento profissional, como a participação em discussões on-line baseadas em casos clínicos, além da interação por meio de comunidades com indivíduos da mesma área1111. Markham MJ, Gentile D, Graham DL. Social media for networking, professional development, and patient engagement. Am Soc Clin Oncol Educ Book. 2017;(37):782-7.. A falta de esclarecimentos sobre a privacidade no contexto das mídias sociais pode ameaçar a autonomia do paciente e a relação de confiança entre profissional e paciente1212. Chretien KC, Kind T. Social media and clinical care: ethical, professional, and social implications. Circulation. 2013;127(13):1413-21..

Em algumas áreas da saúde, como Enfermagem, Medicina e Odontologia, há um aumento na publicação de estudos sobre o comportamento e a percepção de profissionais na utilização das mídias sociais1212. Chretien KC, Kind T. Social media and clinical care: ethical, professional, and social implications. Circulation. 2013;127(13):1413-21.

13. Al-Khalifa KS, Al-Swuailem AS, AlSheikh R, Muazen YY, Al-Khunein YA, Halawany H et al. The use of social media for professional purposes among dentists in Saudi Arabia. BMC Oral Health [journal on the internet]. 2021 [accessed on 2021 Mar 19];21. Available at: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7802311/
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14. Benedicto NM, Martinez EZ, Jorge TM. Use of images of patients in social networks: how do speech-language therapists perceive and act? CoDAS. 2019;31(2):e20180174.

15. Chérrez-Ojeda I, Vera C, Vanegas E, Gallardo JC, Felix M, Espinoza-Fuentes F et al. The use of information and communication technologies in Latin American dentists: a cross-sectional study from Ecuador. BMC Oral Health [journal on the internet]. 2020 [accessed on 2021 May 21];20. Available at: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7236194/
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16. Lefebvre C, Mesner J, Stopyra J, O'Neill J, Husain I, Geer C et al. Social Media in Professional Medicine: New Resident Perceptions and Practices. J Med Internet Res [journal on the internet]. 2016 [accessed on 2020 Sep 18];18(6). Available at: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4919547/
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-1717. Wang Z, Wang S, Zhang Y, Jiang X. Social media usage and online professionalism among registered nurses: a cross-sectional survey. Int J Nurs Stud. 2019;98:19-26.. No entanto, na área da Fonoaudiologia, estudos com esta temática ainda são escassos1818. Finn P. The impact of social media on communication sciences and disorders: a need for examination and research. Perspect ASHA Spec Interest Groups. 2019;4(2):224-7..

Apesar da carência de estudos, os direitos e deveres dos fonoaudiólogos nas redes sociais já são previstos pelo código de ética da profissão. Dentre os direitos estão divulgar seus serviços, criar ou participar de grupos de discussão e conceder palestras e entrevistas sobre assuntos fonoaudiológicos de sua atribuição. Dentre os deveres dos fonoaudiólogos nas redes sociais estão expressar suas opiniões com respeito e fundamento em relação à profissão, dirigir-se a outros fonoaudiólogos de forma digna e respeitosa, ter consentimento e autorização formal por escrito do cliente, ou de seus representantes legais, para publicação de fotos ou vídeos, compartilhar informações e retransmitir mensagens com cautela e fazer sempre referência às fontes que publica1919. Código de Ética da Fonoaudiologia - CREFONO1 - Conselho Regional de Fonoaudiologia da 1a Região [homepage na internet]. [accessed on 2020 Oct 09]. Available at: http://crefono1.gov.br/legislacao/codigo-de-etica-da-fonoaudiologia/
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. Entretanto, ainda não existem recomendações ou diretrizes que orientem o comportamento on-line.

Antes de emitir diretrizes ou recomendações formais para orientar comportamentos on-line, é necessário verificar como as redes sociais influenciam a vida profissional dos fonoaudiólogos. Portanto, com a finalidade de auxiliar na elaboração de regulamentações e políticas públicas para contribuir com a utilização adequada destes meios de comunicação, é necessário investigar sobre o uso profissional das mídias sociais pelos fonoaudiólogos.

Sendo assim, o objetivo desde trabalho é verificar os fatores individuais, laborais e a região de atuação dos fonoaudiólogos atuantes no Brasil com perfil em redes sociais, que utilizam mídias sociais profissionalmente.

Métodos

Estudo transversal, do tipo inquérito populacional via web, realizado entre novembro e dezembro do ano de 2020. Foram considerados elegíveis todos os fonoaudiólogos atuantes no Brasil acessíveis via redes sociais e que aceitassem participar do estudo. Foram excluídos da análise indivíduos que não responderam alguma das variáveis analisadas. O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob protocolo número 4.401.801. Todos os entrevistados forneceram consentimento por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido solicitado por escrito, de forma on-line, para os participantes.

O cálculo de tamanho amostral considerou a falta de conhecimento sobre a proporção do uso profissional de mídias sociais na população estudada e utilizou uma proporção de desfecho de 50%, nível de confiança de 95% e erro amostral de 5%. Além disso, foram incluídos 10% para prevenção de perdas, perfazendo 410 fonoaudiólogos. A amostragem foi realizada por múltiplos estágios, sendo inicialmente por conveniência, e, posteriormente, foi realizada uma subamostragem aleatória simples por região do país, para manter a amostra proporcional ao número de fonoaudiólogos por região, de acordo com o quantitativo de fonoaudiólogos informado pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia no mês de abril de 2020, data da realização da coleta de dados do estudo2020. Quantitativo de Fonoaudiólogos no Brasil - Conselho Federal de Fonoaudiologia [homepage na internet]. [accessed on 2020 Nov 27]. Available at: https://www.fonoaudiologia.org.br/fonoaudiologos/quantitativo-de-fonoaudiologos-no-brasil-por-conselho-regional/
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. Foram selecionados fonoaudiólogos com perfis em redes sociais on-line, que participavam de grupos com outros fonoaudiólogos, como Facebook®, Whatsapp® e Instagram®, e, a partir destes, foram encontrados outros fonoaudiólogos, pelo método bola de neve.

Os dados foram obtidos a partir de um questionário on-line, por meio do Google Forms, encaminhado para fonoaudiólogos atuantes no Brasil com perfis em mídias sociais. Como não há um questionário validado disponível, foi elaborado um questionário (Anexo 1 Anexo 1: Questionário sobre uso profissional de mídias sociais por fonoaudiólogos no Brasil, versão 2020 Consentimento pós-informação: Ao clicar em “Eu concordo em participar da pesquisa», você estará afirmando que concorda em participar do projeto de pesquisa, tendo compreendido as informações acima e autoriza a divulgação das informações por você fornecidas em congressos e publicações científicas, desde que nenhum dado possa ser identificável. Se você não deseja participar da pesquisa, clique em «Não concordo em participar da pesquisa’. ( ) Eu concordo em participar da pesquisa. ( ) Não concordo em participar da pesquisa. Caracterização do profissional Para responder este questionário, considere: Mídia social é qualquer ferramenta ou aplicativo baseado na internet, que proporciona a troca de informações e a criação de conteúdo pelo usuário para criar uma rede ou comunidade virtual, sendo sinônimos de “Web 2.0” ou “rede social”. 1. Ano de nascimento (AAAA) 2. Gênero ( ) Feminino ( ) Masculino ( ) Não Binário ( ) Prefiro não responder 3. Ano de conclusão do curso de fonoaudiologia (AAAA) 4. Nível de escolaridade (considere a etapa concluída e com aprovação) ( ) Graduação ( ) Especialização (duração superior a 360 horas) ( ) Residência ( ) Mestrado profissional ou acadêmico ( ) Doutorado ( ) Pós-doutorado 5. Região em que você atua profissionalmente na maior parte do tempo. ( ) Região Norte (Acre, Amazonas, Tocantins, Pará, Amapá, Roraima, Rondônia) ( ) Região Nordeste (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão) ( ) Região Centro-oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul) ( ) Região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minais Gerais) ( ) Região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná) 6. Vínculo profissional (marque todas alternativas que se aplicam) * Aceita mais de uma alternativa/resposta ( ) Setor privado ( ) Setor público estatutário ( ) Setor público CLT ( ) Organização não governamental ou Associação comunitária ( ) Autônomo/consultório/clínica particular 7. Área de atuação (selecione todas que se aplicam) * Aceita mais de uma alternativa/resposta ( ) Clínica geral ( ) Audiologia ( ) Disfagia ( ) Linguagem ( ) Motricidade Orofacial ( ) Fala/fluência ( ) Saúde Coletiva ( ) Voz 8. Principal faixa etária atendida: * Aceita mais de uma alternativa/resposta ( ) 0 a 17 anos ( ) 18 a 59 anos ( ) Mais de 60 anos 9. Modalidade de atuação (selecione todas que se aplicam) * Aceita mais de uma alternativa/resposta ( ) Atendimento ambulatorial (ambulatórios ou consultórios) ( ) Atendimento hospitalar (enfermaria ou internação) ( ) Terapia Intensiva (Unidade de tratamento intensiva) ( ) Atendimento domiciliar ( ) Assistência prestada em ambiente pedagógico: escolas ou colégios ( ) Educação/ensino de fonoaudiólogos (universidade ou curso) ( ) Pesquisa ( ) Outro: Utilização das mídias sociais 10. Assinale quais mídias sociais você utiliza (selecione todas que se aplicam): * Aceita mais de uma alternativa/resposta. ( ) Não utilizo nenhuma mídia social ( ) Facebook ( ) Instagram ( ) Twitter ( ) Youtube ( ) LinkedIn ( ) WhatsApp ( ) Outro 11. O equipamento (celular, tablet, computador e etc.) que você utiliza para acessar as mídias sociais é: ( ) De uso individual ( ) De uso compartilhado ( ) Ambos (exemplo: celular de uso pessoal e computador de uso compartilhado) ( ) Não se aplica 12. Você troca as senhas de suas mídias sociais regularmente? Se sim, em aproximadamente quanto tempo? ( ) Mais de uma vez por mês ( ) Uma vez por mês ( ) A cada 6 meses ( ) Uma vez ao ano ( ) Raramente altero minhas senhas ( ) Nunca altero minhas senhas ( ) Não se aplica 13. Responda as questões abaixo: 13.1 Você compartilha o conteúdo de outros profissionais nas redes sociais? Por exemplo publicações feitas por outros fonoaudiólogos. * É necessária uma resposta por pergunta. ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei/talvez ( ) Não se aplica ( ) Às vezes 13.2 Você já participou de um fórum de discussão on-line sobre a prática fonoaudiológica? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei/talvez ( ) Não se aplica ( ) Às vezes 13.3 Você já compartilhou dados, como depoimentos e atividades feitas por seus pacientes, nas mídias sociais? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei/talvez ( ) Não se aplica ( ) Às vezes 13.4 Você já compartilhou fotos com seus pacientes nas mídias sociais? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei/talvez ( ) Não se aplica ( ) Às vezes 13.5 Você ajustou as configurações de privacidade de suas redes sociais para limitar o acesso público das informações? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei/talvez ( ) Não se aplica ( ) Às vezes 13.6 Você já pesquisou seu nome em um site de busca (Google, Bing e etc.)? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei/talvez ( ) Não se aplica ( ) Às vezes 13.7 Você já teve algum treinamento ou qualificação para utilizar as mídias sociais profissionalmente? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei/talvez ( ) Não se aplica ( ) Às vezes 13.8 Em algum momento, um paciente descreveu informações que descobriu sobre você on-line, que você não autorizou intencionalmente para serem disponibilizadas publicamente? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei/talvez ( ) Não se aplica ( ) Às vezes 13.9 Você indica que seus pacientes leiam sobre seu distúrbio fonoaudiológico/diagnóstico/queixa na internet? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei/talvez ( ) Não se aplica ( ) Às vezes 13.10 Você já trabalhou com profissionais que conheceu somente pelas redes sociais? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei/talvez ( ) Não se aplica ( ) Às vezes 14. Você ajustou as configurações de privacidade de suas redes sociais pessoais para limitar o acesso público das informações? Se sim, quais redes? (selecione todas que se aplicam) * Aceita mais de uma alternativa/resposta ( ) Não ( ) Instagram ( ) Facebook ( ) WhatsApp ( ) Twitter ( ) Outro: 15. Você realiza postagens apenas de conteúdos com embasamento científico? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei 15a. Se sim, quais fontes de informação você utiliza nas suas postagens (selecione todas que se aplicam): * Aceita mais de uma resposta. ( ) Artigos científicos ( ) Livros ( ) Sites da internet ( ) Profissionais que você julgue confiável ( ) Outro: 16. Frequência de uso das mídias sociais: ( ) Eu mantenho o dia todo aberto ( ) Acesso várias vezes durante o dia ( ) Acesso uma vez ao dia ( ) Acesso semanalmente ( ) Acesso mensalmente ( ) Tenho uma conta mas nunca acesso 17. Como você descreveria seu uso das mídias sociais? (Selecione a melhor resposta) ( ) Exclusivamente pessoal ( ) Predominantemente pessoal ( ) Igualmente pessoal e profissional ( ) Predominantemente profissional ( ) Exclusivamente profissional 18. Se você NÃO usa as mídias sociais para fins profissionais, marque todas as opções aplicáveis: * Aceita mais de uma alternativa/resposta ( ) Não tenho tempo ( ) Não acho importante ( ) Prefiro métodos mais tradicionais de comunicação, educação e colaboração ( ) Preocupação com a privacidade pessoal ( ) Preocupação com a privacidade do paciente ( ) Não tenho certeza de como usar ( ) Outro, especifique: ( ) Não se aplica 19. SE VOCÊ usa as mídias sociais para fins profissionais, descreva como você utiliza (Selecione todos que se aplicam) * Aceita mais de uma alternativa/resposta ( ) Para se conectar com outros fonoaudiólogos ( ) Para se conectar com outros profissionais da área da saúde ( ) Conectar-se com pacientes que já atendo ( ) Conectar-se com novos pacientes ( ) Manter-se atualizado ( ) Para acompanhar organizações profissionais ( ) Para educação continuada ( ) Para acompanhar eventos de Fonoaudiologia ( ) Para se conectar com potenciais pacientes/clientes ( ) Não se aplica. 20. Considerando as mídias sociais que você utiliza: ( ) Possui apenas um perfil, que utiliza apenas para fins pessoais. ( ) Possui apenas um perfil, que utiliza apenas para fins profissionais. ( ) Possui apenas um perfil, que utiliza para fins pessoais e profissionais. ( ) Possui dois perfis, um para fins pessoais e outro para fins profissionais. 21. Qual seus objetivos na utilização das mídias sociais? (selecione todas que se aplicam) * Aceita mais de uma alternativa/resposta ( ) Interagir com amigos e familiares. ( ) Interagir com pacientes. ( ) Compartilhar informações para promoção de saúde. ( ) Captar novos pacientes/clientes. ( ) Ensino/Capacitação de fonoaudiólogos ( ) Outro: 22. Como fonoaudiólogo, você interage com pacientes nas mídias sociais? Se sim, por qual ferramenta? ( ) Não ( ) Facebook ( ) Instagram ( ) WhatsApp ( ) E-mail ( ) Outro: 23. Se você utilizasse dados publicados por um paciente em redes sociais, para ajudá-lo em seu tratamento, você, como fonoaudiólogo, discutiria isso com o paciente? ( ) Sim, sempre ( ) Sim, às vezes ( ) Sim, raramente ( ) Não ( ) Não sei/talvez ( ) Eu não usaria informações online publicamente disponíveis 24. Você já recebeu alguma solicitação de amizade ou solicitação para seguir de um paciente que você só interage como fonoaudiólogo? Se sim, o que você fez? ( ) Não ( ) Aceitei o pedido ( ) Recusei o pedido e não fiz mais nada ( ) Recusei o pedido e enviei uma mensagem privada explicando o motivo ( ) Recusei o pedido e discuti na próxima consulta 25. Se você usa a mídia social para fins profissionais, o que você percebe ser o aspecto MAIS benéfico? ( ) Se conectar com outros fonoaudiólogos ( ) Se conectar com os pacientes ( ) Se conectar com outros profissionais da área da saúde ( ) Se manter atualizado para prática fonoaudiológica ( ) Educação continuada ( ) Outro: Percepção sobre a utilização de mídias sociais 26. Em relação ao efeito da participação nas redes sociais no desenvolvimento profissional, acredito que pode ser ( ) Muito benéfico ( ) Benéfico ( ) Neutro/irrelevante ( ) Um pouco prejudicial ( ) Muito prejudicial 27. Identifique quaisquer barreiras percebidas ao usar a mídia social PARA OBJETIVOS PROFISSIONAIS (selecione todas que se aplicam): * Aceita mais de uma resposta, selecione todos que se aplicam ( ) Não tenho acesso à internet ( ) Não entendo como usar as redes sociais ( ) Não vejo benefício pra usar as redes sociais ( ) Não sabia que as redes sociais podiam ser utilizadas para fins profissionais ( ) Estou preocupado devido à responsabilidade ( ) Não tenho tempo ( ) Nenhum ( ) Outro: 28. É apropriado que os médicos procurem informações on-line disponíveis publicamente sobre um paciente? ( ) Sim, em qualquer situação ( ) Sim, mas apenas em uma emergência ( ) Apenas se o paciente concordar ( ) Não é apropriado ( ) Não sei 29. Escolha as alternativas abaixo: É necessária uma resposta por pergunta. 29.1 A mídia social afeta a escolha do provedor de saúde pelos pacientes? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei ( ) Às vezes 29.2 É apropriado que um fonoaudiólogo interaja profissionalmente com seus pacientes por mídias sociais? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei ( ) Às vezes 29.3 O fonoaudiólogo tem o dever de refutar informações sobre a prática clínica fonoaudiológica inadequadas ou imprecisas publicadas on-line? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei ( ) Às vezes 29.4 Você considera as informações disponíveis na internet sobre distúrbios fonoaudiológicos confiáveis? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei ( ) Às vezes 29.5 Depois de compartilhada, você acha que uma informação consegue ser removida das mídias sociais? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei ( ) Às vezes 29.6 Você está preocupado com possíveis questões legais relacionadas à interação com pacientes on-line? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei ( ) Às vezes ) baseado em trabalhos já publicados, composto por 43 questões, divididas em três seções: (1) caracterização do profissional; (2) utilização das mídias sociais; (3) percepção sobre a utilização da/s mídia/s sociais2121. Alanzi TM, Alshahrani B. Use of social media in the Department of Radiology at Johns Hopkins Aramco Healthcare in Saudi Arabia. J Multidiscip Healthc. 2018;11:583-9.

22. Barry AR, Pearson GJ. Professional use of social media by pharmacists. Can J Hosp Pharm. 2015;68(1):22-7.

23. Brown J, Ryan C, Harris A. How doctors view and use social media: a national survey. J Med Internet Res [journal on the internet]. 2014 [accessed on 2020 Sep 21];16(12). Available at: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4275505/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
-2424. Wagner JP, Cochran AL, Jones C, Gusani NJ, Varghese TK, Attai DJ. Professional use of social media among surgeons: results of a multi-institutional study. J Surg Educ. 2018;75(3):804-10.. As questões foram testadas em um grupo piloto de sete profissionais da área da saúde antes da coleta, visando garantir a clareza das perguntas e a aceitabilidade geral da pesquisa. Correções mínimas foram feitas com base no feedback obtido dos sujeitos do grupo piloto.

O desfecho considerado para este estudo “Como você descreveria seu uso das mídias sociais?” foi recategorizado, de forma que os respondentes de “predominantemente profissional”, “exclusivamente profissional” e “igualmente pessoal e profissional” foram considerados como “uso profissional” e os respondentes de “exclusivamente pessoal” e “predominantemente pessoal” foram considerados como “uso apenas pessoal”.

Quanto aos fatores individuais, foram analisadas as seguintes variáveis: “gênero”; “idade” que foi categorizada em 21 - 30 anos, 31 - 45 anos e 46 anos ou mais; “escolaridade” foi recategorizada como graduação, pós-graduação lato sensu (que englobou as respostas “especialização” e “residência”) e pós-graduação stricto sensu (que contemplou “mestrado”, “doutorado” e “pós-doutorado”).

Os fatores laborais analisados foram: “vínculo profissional”, que foi categorizado em: “privado” (quem apresentava vínculo no setor privado ou autônomo), “público” e “misto”, sendo o misto quem apresentava mais de um vínculo ou apenas relação de trabalho com organização não governamental; a variável “tempo de formatura”, que foi categorizada em 0 - 10 anos, 11 - 25 anos e 26 anos ou mais; “área de atuação”; e “modalidade de atuação”. O fator contextual analisado foi a “região de atuação”.

Foram realizadas análises de frequência absoluta e relativa com intervalo de confiança (IC) de 95% estratificadas pela descrição do uso. Para análise associativa com o desfecho, foram realizadas Razões de Prevalência (RP) multivariáveis e, estimadas, em análise ajustada para possíveis confundidores, pela Regressão de Poisson com variância robusta e respectivos intervalos de confiança de 95% (IC95%). Os dados foram analisados usando o software SPSS v.21 (Chicago: SPSS Inc).

Resultados

Neste estudo foram obtidas 532 respostas, que passaram por uma subamostragem aleatória simples considerando a região do país na qual o respondente mais atua profissionalmente, totalizando 443 respostas. Os participantes eram, em sua maioria do sexo feminino, com média de idade de 38,0 anos (DP ± 11,1).

O desfecho “usar mídias sociais profissionalmente” foi encontrado em 286 (64,7%) indivíduos. Os aspectos individuais, laborais e região de atuação, estratificados pelo desfecho, são apresentados na Tabela 1.

Tabela 1:
Prevalência dos aspectos sociais e individuais, estratificados pela descrição uso das mídias sociais, de fonoaudiólogos atuantes no Brasil com perfil em redes sociais, no ano de 2020

A faixa etária que mais utilizou as mídias sociais profissionalmente foi a de 31 a 45 anos. Quanto à escolaridade, os que apresentaram maior prevalência deste uso foram os fonoaudiólogos com pós-graduação lato sensu. Fonoaudiólogos com menor tempo de formatura (entre 0 e 10 anos) foram os que apresentaram maior prevalência no uso profissional das mídias.

Dentre os aspectos laborais, indivíduos com relação de trabalho privada foram os que apresentaram maior prevalência do uso das mídias sociais profissionalmente. Além disso, fonoaudiólogos que atuam na área da Motricidade Orofacial e indivíduos com atuação ambulatorial apresentaram maior prevalência do uso das mídias profissionalmente.

Em todas as regiões do país, o uso profissional apresentou maior prevalência do que o uso pessoal. A região Centro-oeste foi a que teve maior discrepância entre as descrições de uso, com 67,6% dos fonoaudiólogos utilizando as mídias sociais profissionalmente, seguido pelo Sudeste (66,8%), Nordeste (63,4%), Sul (63,1%) e, por fim, a região Norte (51,9%).

Tabela 2:
Prevalência da descrição do uso das mídias sociais por fonoaudiólogos que atuam no Brasil, no ano de 2020

A descrição do uso, estratificada pelo desfecho, está apresentada na Tabela 2. A maioria dos fonoaudiólogos acessa as mídias sociais várias vezes ao dia. Além disso, 74% desses indivíduos utilizam as mídias para se conectar com outros fonoaudiólogos, 67,5% para se manter atualizado, 47,4% para se conectar com pacientes que já atendem e 48,3% para se conectar com potenciais clientes/pacientes.

A maioria dos fonoaudiólogos não participou de treinamento para utilização das mídias sociais, grande parte possui dois perfis, um para fins pessoais e outro para fins profissionais. Ainda, 35,9% dos fonoaudiólogos já divulgaram fotos ou dados de seus pacientes nestas ferramentas.

Tabela 3:
Razão de Prevalência (RP) bruta e ajustada dos fatores associados ao uso profissional de mídias sociais por fonoaudiólogos que atuam no Brasil, 2020

Na Tabela 3 são apresentadas as análises brutas e ajustadas da associação entre relação de trabalho, idade, tempo de formatura e o desfecho. Indivíduos com vínculo profissional privado apresentam razão de prevalência maior quando comparados a fonoaudiólogos com vínculo público (RP 1,40 IC95% 1,09 - 1,79). Indivíduos com a faixa etária de 46 anos ou mais apresentaram maior prevalência do uso profissional das mídias sociais quando comparados à faixa etária de 21 - 30 anos (RP 1,41 IC95% 1,17 - 1,74). Além disso, indivíduos com maior tempo de formatura apresentaram maior prevalência do desfecho do que indivíduos com menor tempo (RP 1,41 IC95% 1,19 - 1,67). Na análise ajustada, a relação de trabalho privada, idade de 31 a 45 anos e mais de 26 anos de formatura da graduação tiveram associação estatisticamente significante com o uso profissional das mídias sociais.

Discussão

Neste estudo verificou-se que 64,7% dos fonoaudiólogos atuantes no Brasil, com perfis em mídias sociais, as utilizam profissionalmente. Até o momento, não se encontrou na literatura estudos semelhantes na área da Fonoaudiologia, no entanto, em correlatas, como Odontologia e Farmácia, os estudos apontam prevalência de 55% e 61,1% no uso profissional das mídias sociais, respectivamente2222. Barry AR, Pearson GJ. Professional use of social media by pharmacists. Can J Hosp Pharm. 2015;68(1):22-7.,2525. Parmar N, Dong L, Eisingerich AB. Connecting with your dentist on Facebook: patients' and dentists' attitudes towards social media usage in dentistry. J Med Internet Res [journal on the internet]. 2018 [accessed on 2021 May 03];20(6). Available at: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6045786/
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Na região Norte, onde há o menor número de fonoaudiólogos, observa-se a menor prevalência de utilização das mídias sociais profissionalmente (51,9%), o que sugere que em regiões nas quais a profissão está mais consolidada, o uso profissional das mídias sociais é maior, como é o caso do Sudeste. No entanto, a diferença entre a prevalência desta para as demais regiões é relativamente baixa, assim como em outro estudo brasileiro realizado na área da Fonoaudiologia, que não encontrou diferença entre as regiões do país na percepção dos fonoaudiólogos sobre as mídias sociais1414. Benedicto NM, Martinez EZ, Jorge TM. Use of images of patients in social networks: how do speech-language therapists perceive and act? CoDAS. 2019;31(2):e20180174..

Encontrou-se que as mídias sociais mais utilizadas profissionalmente foram o Instagram® (98,6%), o WhatsApp® (92,7%) e o Facebook® (82,2%), sendo que a maioria dos fonoaudiólogos que faz o uso profissional das mídias sociais profissionalmente acessa várias vezes ao dia (72,8%). Dados semelhantes foram verificados em um estudo realizado com radiologistas, no qual a mídia social mais utilizada foi o Facebook® (59,6%) e a grande parte dos indivíduos acessam estas redes várias vezes ao dia (47,4%)2121. Alanzi TM, Alshahrani B. Use of social media in the Department of Radiology at Johns Hopkins Aramco Healthcare in Saudi Arabia. J Multidiscip Healthc. 2018;11:583-9.. Além disso, estes achados sugerem que as campanhas de conscientização para fonoaudiólogos podem ser realizadas por meio dessas ferramentas, tendo em vista que 67,5% dos fonoaudiólogos utilizam as mídias sociais para se manter atualizados e 57,3% para acompanhar organizações profissionais.

Apesar de grande parte (45,1%) dos fonoaudiólogos possuir dois perfis nas mídias sociais, um para uso pessoal e outro para uso profissional, 39,7% dos fonoaudiólogos que utilizam as mídias profissionalmente possuem apenas um perfil com ambas finalidades. Vale ressaltar que a imagem on-line de profissionais de saúde pode provocar julgamento, afetando a crença no profissional e na profissão, bem como prejudicar a adesão a quaisquer planos terapêuticos propostos2626. Greysen SR, Chretien KC, Kind T, Young A, Gross CP. Physician violations of online professionalism and disciplinary actions: a national survey of state medical boards. JAMA. 2012;307(11):1141-2.. O uso pessoal e profissional da mesma conta pode violar a privacidade do profissional. Contas criadas para fins de divulgação de questões relacionadas à saúde, devem fornecer informações para identificação do profissional, bem como ter cuidado com a adequação da apresentação destas publicações2727. Al-Balushi AA. In the era of social media. Sultan Qaboos Univ Med J. 2020;20(1):e25-8..

A maioria dos fonoaudiólogos compartilha conteúdo de outros profissionais (76,1%) e grande parte (35,9%) dos fonoaudiólogos já compartilhou dados e fotos de seus pacientes nas mídias sociais. Em contraponto com estes dados, apenas 25,1% dos fonoaudiólogos já receberam algum tipo de treinamento para utilização das mídias sociais e 31,9% dos fonoaudiólogos afirmaram não realizar postagens apenas com embasamento científico. Apesar de ser direito do fonoaudiólogo divulgar seus serviços on-line, para a divulgação de dados e imagens dos pacientes, é obrigatório o consentimento e autorização formal por escrito do cliente, ou de seus representantes legais1919. Código de Ética da Fonoaudiologia - CREFONO1 - Conselho Regional de Fonoaudiologia da 1a Região [homepage na internet]. [accessed on 2020 Oct 09]. Available at: http://crefono1.gov.br/legislacao/codigo-de-etica-da-fonoaudiologia/
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. Ainda assim, ao compartilhar um conteúdo on-line há necessidade de verificação das fontes das publicações, visto que grande parte dos profissionais realiza postagens sem embasamento científico, o que pode ocasionar a disseminação de conteúdos errôneos e inadequados, propagando informações inverídicas ou equivocadas.

A educação do paciente, as necessidades de carreira e a autopromoção são os principais objetivos na utilização profissional das mídias sociais por prestadores de cuidados em saúde2828. Shang L, Zuo M, Ma D, Yu Q. The antecedents and consequences of health care professional-patient online interactions: systematic review. J Med Internet Res [journal on the internet]. 2019 [accessed on 2020 Sep 18]; 21(9). Available at: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6785718/
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. Estes resultados vão ao encontro dos dados obtidos, visto que a maioria dos fonoaudiólogos referiu, neste estudo, utilizar as mídias para se conectar com outros fonoaudiólogos, manter-se atualizado, conectar-se com pacientes que já atendem e, por fim, para se conectar com potenciais clientes/pacientes. Resultados semelhantes foram observados em um estudo realizado com farmacêuticos em Alberta, no Canadá, no qual o principal benefício indicado por estes profissionais ao usar as mídias sociais profissionalmente foi conectar-se com colegas farmacêuticos e manter-se atualizado com a literatura da área2222. Barry AR, Pearson GJ. Professional use of social media by pharmacists. Can J Hosp Pharm. 2015;68(1):22-7..

Devido a isso, julga-se que indivíduos com relação de trabalho privado e com atuação ambulatorial apresentam maior prevalência do uso das mídias sociais profissionalmente, dada a necessidade de captar novos clientes e de se qualificar visto a falta de estabilidade laboral. Essa hipótese é comprovada em um estudo realizado com dentistas no Equador, no qual o trabalho em instituições privadas foi associado ao uso das mídias sociais para se conectar com pacientes (OR 2,17 IC 1,14 - 4,16)1515. Chérrez-Ojeda I, Vera C, Vanegas E, Gallardo JC, Felix M, Espinoza-Fuentes F et al. The use of information and communication technologies in Latin American dentists: a cross-sectional study from Ecuador. BMC Oral Health [journal on the internet]. 2020 [accessed on 2021 May 21];20. Available at: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7236194/
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Ainda, no que diz respeito à área de atuação, acredita-se na maior necessidade de divulgação, de identificação e compreensão dos pacientes e familiares em relação à relevância potencial das alterações relacionadas à motricidade orofacial, pois estas não são tão facilmente perceptíveis para o público leigo quanto as alterações de linguagem (oral ou escrita) ou disfagia, por exemplo. Isso pode justificar a maior prevalência de uso profissional das mídias sociais por fonoaudiólogos que atuam nessa área e a menor prevalência por profissionais que atuam na área da linguagem.

Um estudo realizado com profissionais da área da saúde aponta que a faixa etária mais jovem foi a que apresentou a maior prevalência do uso das mídias sociais e utilizou mais tempo nestas redes2929. Surani Z, Hirani R, Elias A, Quisenberry L, Varon J, Surani S et al. Social media usage among health care providers. BMC Res Notes. 2017;10(1):654.. Encontrou-se, nos dados do presente estudo, que os indivíduos mais jovens são os que menos utilizam as mídias sociais profissionalmente. Atribui-se isso à notável utilização pessoal das mídias sociais pelos mais jovens, levando-os a responder que realizam o uso predominantemente pessoal, assim, sendo considerados nesta análise como “uso pessoal”.

O networking por meio da mídia social permite que os indivíduos realizem conexões com outras pessoas com interesses semelhantes, promovam a colaboração e ganhem suporte para o crescimento pessoal e profissional1111. Markham MJ, Gentile D, Graham DL. Social media for networking, professional development, and patient engagement. Am Soc Clin Oncol Educ Book. 2017;(37):782-7.. Tendo em vista que indivíduos com pós-graduação stricto sensu objetivam a carreira acadêmica, seu trabalho não necessita ser divulgado em larga escala. Sendo assim, suas relações profissionais, normalmente, ocorrem de forma privada, por e-mail, e as mídias sociais são utilizadas por este grupo predominantemente para fins pessoais. Portanto, é esperado que indivíduos com pós-graduação lato sensu utilizem mais as mídias sociais para fins profissionais, visando ampliar suas opções de atuação, assim como foi observado neste estudo.

As mídias sociais realizaram uma mudança significante nas profissões da área da saúde nos últimos anos. Parte dessa mudança está relacionada ao ganho de conhecimento e ao acesso ágil e facilitado a novas informações. Um estudo recente realizado com médicos na Arábia Saudita identificou que 43,4% dos indivíduos com mais de 10 anos de experiência profissional reconhecem o papel das mídias sociais para melhorar o conhecimento e as habilidades na carreira55. Alanzi T, Al-Yami S. Physicians' attitude towards the use of social media for professional purposes in Saudi Arabia. Int J Telemed Appl [journal on the internet]. 2019 [accessed on 2020 Sep 17];2019. Available at: https://doi.org/10.1155/2019/6323962
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. Observou-se aqui que maior tempo de formatura (26 anos ou mais) tem associação com o uso profissional das mídias sociais, isso pode estar relacionado a maior segurança para expor assuntos relacionados à profissão em um meio onde a informação se dissipa rapidamente.

Findada a pesquisa acredita-se que este estudo apresentou algumas limitações. Uma dessas limitações está relacionada ao método utilizado para coletar os dados, por meio de uma pesquisa eletrônica, visto que há uma porção da população-alvo que não responde a pesquisas eletrônicas ou não usa esse método de comunicação. Entretanto, considerando que, durante a coleta de dados, dentre a população que tem nível superior no Brasil, 98% tem acesso à internet e 88% utiliza as redes sociais, estima-se que grande parte da população alvo foi incluída na pesquisa3030. TIC Domicílios [homepage na internet] - Centro Regional para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. [ accessed on 2021 May 08]. Available at: https://cetic.br/pesquisa/domicilios/
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. Outra limitação é a falta de uma técnica de amostragem probabilística na primeira etapa da amostragem. Isso pode afetar a generalização dos resultados para toda a população de fonoaudiólogos atuantes no Brasil, pois indivíduos que frequentam os mesmos grupos tendem a ter hábitos semelhantes. No entanto, a amostra foi composta por pessoas de todas as regiões do país e, para amenizar este viés, foram realizadas análises de subgrupos por idade, relação de trabalho e tempo de formatura. Além disso, o questionário não foi validado, contudo, foi realizado um estudo piloto visando avaliar e corrigir potenciais fragilidades em relação às qualidades intrínsecas do instrumento ao avaliar o que se propõe (acurácia) e inteligibilidade.

Conclusão

Neste estudo os fatores associados com o uso profissional das mídias sociais por fonoaudiólogos com perfil em mídias sociais foram possuir relação de trabalho privada, estar na faixa etária entre 31 e 45 anos e ter mais de 26 anos de formatura. Além disso, a alta prevalência do uso profissional das mídias sociais por fonoaudiólogos atuantes no Brasil com perfil em mídias sociais sugere a necessidade de mais estudos sobre o tema, bem como a de reflexão e discussão entre os pares sobre os caminhos desejáveis e aceitos em relação à adequada utilização destes meios de comunicação para fins de trabalho, como já ocorre com outras profissões do setor saúde.

Agradecimentos

À Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul pela bolsa de iniciação científica.

À Profa Cynthia Goulart Molina-Bastos, ao Prof. Dr. Carlos Aita e ao Me. Bruno Naundorf pelas sugestões, discussões, incentivo e apoio neste trabalho.

Aos participantes do estudo.

Anexo 1: Questionário sobre uso profissional de mídias sociais por fonoaudiólogos no Brasil, versão 2020

Consentimento pós-informação: Ao clicar em “Eu concordo em participar da pesquisa», você estará afirmando que concorda em participar do projeto de pesquisa, tendo compreendido as informações acima e autoriza a divulgação das informações por você fornecidas em congressos e publicações científicas, desde que nenhum dado possa ser identificável. Se você não deseja participar da pesquisa, clique em «Não concordo em participar da pesquisa’. ( ) Eu concordo em participar da pesquisa. ( ) Não concordo em participar da pesquisa. Caracterização do profissional Para responder este questionário, considere: Mídia social é qualquer ferramenta ou aplicativo baseado na internet, que proporciona a troca de informações e a criação de conteúdo pelo usuário para criar uma rede ou comunidade virtual, sendo sinônimos de “Web 2.0” ou “rede social”. 1. Ano de nascimento (AAAA) 2. Gênero ( ) Feminino ( ) Masculino ( ) Não Binário ( ) Prefiro não responder 3. Ano de conclusão do curso de fonoaudiologia (AAAA) 4. Nível de escolaridade (considere a etapa concluída e com aprovação) ( ) Graduação ( ) Especialização (duração superior a 360 horas) ( ) Residência ( ) Mestrado profissional ou acadêmico ( ) Doutorado ( ) Pós-doutorado 5. Região em que você atua profissionalmente na maior parte do tempo. ( ) Região Norte (Acre, Amazonas, Tocantins, Pará, Amapá, Roraima, Rondônia) ( ) Região Nordeste (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão) ( ) Região Centro-oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul) ( ) Região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minais Gerais) ( ) Região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná) 6. Vínculo profissional (marque todas alternativas que se aplicam) * Aceita mais de uma alternativa/resposta ( ) Setor privado ( ) Setor público estatutário ( ) Setor público CLT ( ) Organização não governamental ou Associação comunitária ( ) Autônomo/consultório/clínica particular 7. Área de atuação (selecione todas que se aplicam) * Aceita mais de uma alternativa/resposta ( ) Clínica geral ( ) Audiologia ( ) Disfagia ( ) Linguagem ( ) Motricidade Orofacial ( ) Fala/fluência ( ) Saúde Coletiva ( ) Voz 8. Principal faixa etária atendida: * Aceita mais de uma alternativa/resposta ( ) 0 a 17 anos ( ) 18 a 59 anos ( ) Mais de 60 anos 9. Modalidade de atuação (selecione todas que se aplicam) * Aceita mais de uma alternativa/resposta ( ) Atendimento ambulatorial (ambulatórios ou consultórios) ( ) Atendimento hospitalar (enfermaria ou internação) ( ) Terapia Intensiva (Unidade de tratamento intensiva) ( ) Atendimento domiciliar ( ) Assistência prestada em ambiente pedagógico: escolas ou colégios ( ) Educação/ensino de fonoaudiólogos (universidade ou curso) ( ) Pesquisa ( ) Outro: Utilização das mídias sociais 10. Assinale quais mídias sociais você utiliza (selecione todas que se aplicam): * Aceita mais de uma alternativa/resposta. ( ) Não utilizo nenhuma mídia social ( ) Facebook ( ) Instagram ( ) Twitter ( ) Youtube ( ) LinkedIn ( ) WhatsApp ( ) Outro 11. O equipamento (celular, tablet, computador e etc.) que você utiliza para acessar as mídias sociais é: ( ) De uso individual ( ) De uso compartilhado ( ) Ambos (exemplo: celular de uso pessoal e computador de uso compartilhado) ( ) Não se aplica 12. Você troca as senhas de suas mídias sociais regularmente? Se sim, em aproximadamente quanto tempo? ( ) Mais de uma vez por mês ( ) Uma vez por mês ( ) A cada 6 meses ( ) Uma vez ao ano ( ) Raramente altero minhas senhas ( ) Nunca altero minhas senhas ( ) Não se aplica 13. Responda as questões abaixo: 13.1 Você compartilha o conteúdo de outros profissionais nas redes sociais? Por exemplo publicações feitas por outros fonoaudiólogos. * É necessária uma resposta por pergunta. ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei/talvez ( ) Não se aplica ( ) Às vezes 13.2 Você já participou de um fórum de discussão on-line sobre a prática fonoaudiológica? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei/talvez ( ) Não se aplica ( ) Às vezes 13.3 Você já compartilhou dados, como depoimentos e atividades feitas por seus pacientes, nas mídias sociais? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei/talvez ( ) Não se aplica ( ) Às vezes 13.4 Você já compartilhou fotos com seus pacientes nas mídias sociais? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei/talvez ( ) Não se aplica ( ) Às vezes 13.5 Você ajustou as configurações de privacidade de suas redes sociais para limitar o acesso público das informações? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei/talvez ( ) Não se aplica ( ) Às vezes 13.6 Você já pesquisou seu nome em um site de busca (Google, Bing e etc.)? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei/talvez ( ) Não se aplica ( ) Às vezes 13.7 Você já teve algum treinamento ou qualificação para utilizar as mídias sociais profissionalmente? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei/talvez ( ) Não se aplica ( ) Às vezes 13.8 Em algum momento, um paciente descreveu informações que descobriu sobre você on-line, que você não autorizou intencionalmente para serem disponibilizadas publicamente? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei/talvez ( ) Não se aplica ( ) Às vezes 13.9 Você indica que seus pacientes leiam sobre seu distúrbio fonoaudiológico/diagnóstico/queixa na internet? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei/talvez ( ) Não se aplica ( ) Às vezes 13.10 Você já trabalhou com profissionais que conheceu somente pelas redes sociais? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei/talvez ( ) Não se aplica ( ) Às vezes 14. Você ajustou as configurações de privacidade de suas redes sociais pessoais para limitar o acesso público das informações? Se sim, quais redes? (selecione todas que se aplicam) * Aceita mais de uma alternativa/resposta ( ) Não ( ) Instagram ( ) Facebook ( ) WhatsApp ( ) Twitter ( ) Outro: 15. Você realiza postagens apenas de conteúdos com embasamento científico? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei 15a. Se sim, quais fontes de informação você utiliza nas suas postagens (selecione todas que se aplicam): * Aceita mais de uma resposta. ( ) Artigos científicos ( ) Livros ( ) Sites da internet ( ) Profissionais que você julgue confiável ( ) Outro: 16. Frequência de uso das mídias sociais: ( ) Eu mantenho o dia todo aberto ( ) Acesso várias vezes durante o dia ( ) Acesso uma vez ao dia ( ) Acesso semanalmente ( ) Acesso mensalmente ( ) Tenho uma conta mas nunca acesso 17. Como você descreveria seu uso das mídias sociais? (Selecione a melhor resposta) ( ) Exclusivamente pessoal ( ) Predominantemente pessoal ( ) Igualmente pessoal e profissional ( ) Predominantemente profissional ( ) Exclusivamente profissional 18. Se você NÃO usa as mídias sociais para fins profissionais, marque todas as opções aplicáveis: * Aceita mais de uma alternativa/resposta ( ) Não tenho tempo ( ) Não acho importante ( ) Prefiro métodos mais tradicionais de comunicação, educação e colaboração ( ) Preocupação com a privacidade pessoal ( ) Preocupação com a privacidade do paciente ( ) Não tenho certeza de como usar ( ) Outro, especifique: ( ) Não se aplica 19. SE VOCÊ usa as mídias sociais para fins profissionais, descreva como você utiliza (Selecione todos que se aplicam) * Aceita mais de uma alternativa/resposta ( ) Para se conectar com outros fonoaudiólogos ( ) Para se conectar com outros profissionais da área da saúde ( ) Conectar-se com pacientes que já atendo ( ) Conectar-se com novos pacientes ( ) Manter-se atualizado ( ) Para acompanhar organizações profissionais ( ) Para educação continuada ( ) Para acompanhar eventos de Fonoaudiologia ( ) Para se conectar com potenciais pacientes/clientes ( ) Não se aplica. 20. Considerando as mídias sociais que você utiliza: ( ) Possui apenas um perfil, que utiliza apenas para fins pessoais. ( ) Possui apenas um perfil, que utiliza apenas para fins profissionais. ( ) Possui apenas um perfil, que utiliza para fins pessoais e profissionais. ( ) Possui dois perfis, um para fins pessoais e outro para fins profissionais. 21. Qual seus objetivos na utilização das mídias sociais? (selecione todas que se aplicam) * Aceita mais de uma alternativa/resposta ( ) Interagir com amigos e familiares. ( ) Interagir com pacientes. ( ) Compartilhar informações para promoção de saúde. ( ) Captar novos pacientes/clientes. ( ) Ensino/Capacitação de fonoaudiólogos ( ) Outro: 22. Como fonoaudiólogo, você interage com pacientes nas mídias sociais? Se sim, por qual ferramenta? ( ) Não ( ) Facebook ( ) Instagram ( ) WhatsApp ( ) E-mail ( ) Outro: 23. Se você utilizasse dados publicados por um paciente em redes sociais, para ajudá-lo em seu tratamento, você, como fonoaudiólogo, discutiria isso com o paciente? ( ) Sim, sempre ( ) Sim, às vezes ( ) Sim, raramente ( ) Não ( ) Não sei/talvez ( ) Eu não usaria informações online publicamente disponíveis 24. Você já recebeu alguma solicitação de amizade ou solicitação para seguir de um paciente que você só interage como fonoaudiólogo? Se sim, o que você fez? ( ) Não ( ) Aceitei o pedido ( ) Recusei o pedido e não fiz mais nada ( ) Recusei o pedido e enviei uma mensagem privada explicando o motivo ( ) Recusei o pedido e discuti na próxima consulta 25. Se você usa a mídia social para fins profissionais, o que você percebe ser o aspecto MAIS benéfico? ( ) Se conectar com outros fonoaudiólogos ( ) Se conectar com os pacientes ( ) Se conectar com outros profissionais da área da saúde ( ) Se manter atualizado para prática fonoaudiológica ( ) Educação continuada ( ) Outro: Percepção sobre a utilização de mídias sociais 26. Em relação ao efeito da participação nas redes sociais no desenvolvimento profissional, acredito que pode ser ( ) Muito benéfico ( ) Benéfico ( ) Neutro/irrelevante ( ) Um pouco prejudicial ( ) Muito prejudicial 27. Identifique quaisquer barreiras percebidas ao usar a mídia social PARA OBJETIVOS PROFISSIONAIS (selecione todas que se aplicam): * Aceita mais de uma resposta, selecione todos que se aplicam ( ) Não tenho acesso à internet ( ) Não entendo como usar as redes sociais ( ) Não vejo benefício pra usar as redes sociais ( ) Não sabia que as redes sociais podiam ser utilizadas para fins profissionais ( ) Estou preocupado devido à responsabilidade ( ) Não tenho tempo ( ) Nenhum ( ) Outro: 28. É apropriado que os médicos procurem informações on-line disponíveis publicamente sobre um paciente? ( ) Sim, em qualquer situação ( ) Sim, mas apenas em uma emergência ( ) Apenas se o paciente concordar ( ) Não é apropriado ( ) Não sei 29. Escolha as alternativas abaixo: É necessária uma resposta por pergunta. 29.1 A mídia social afeta a escolha do provedor de saúde pelos pacientes? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei ( ) Às vezes 29.2 É apropriado que um fonoaudiólogo interaja profissionalmente com seus pacientes por mídias sociais? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei ( ) Às vezes 29.3 O fonoaudiólogo tem o dever de refutar informações sobre a prática clínica fonoaudiológica inadequadas ou imprecisas publicadas on-line? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei ( ) Às vezes 29.4 Você considera as informações disponíveis na internet sobre distúrbios fonoaudiológicos confiáveis? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei ( ) Às vezes 29.5 Depois de compartilhada, você acha que uma informação consegue ser removida das mídias sociais? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei ( ) Às vezes 29.6 Você está preocupado com possíveis questões legais relacionadas à interação com pacientes on-line? ( ) Sim ( ) Não ( ) Não sei ( ) Às vezes

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Set 2022
  • Data do Fascículo
    2022

Histórico

  • Recebido
    03 Fev 2022
  • Aceito
    09 Jun 2022
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