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Fatores associados ao uso profissional de mídias sociais por fonoaudiólogos que atuam no Brasil: inquérito populacional via web

RESUMO

Objetivo:

verificar os fatores individuais, laborais e a região de atuação dos fonoaudiólogos atuantes no Brasil, com perfil em redes sociais e que as utilizam profissionalmente.

Métodos:

inquérito populacional via Web, realizado com fonoaudiólogos atuantes no Brasil no ano de 2020, por meio de um questionário on-line. O desfecho “Como você descreveria seu uso das mídias sociais?” foi recategorizado em “uso pessoal” e “uso profissional”. As frequências absolutas e relativas e análises multivariáveis ajustadas por Regressão de Poisson com variância robusta com seus respectivos intervalos de confiança de 95% são apresentados.

Resultados:

dos 442 entrevistados, 93,7% eram do sexo feminino, com média de idade de 38,0 anos (± 11,1). O desfecho “usar mídias sociais profissionalmente” foi encontrado em 64,7% dos entrevistados. Na análise multivariável, a relação de trabalho privada, idade entre 31 e 45 anos e mais de 26 anos de formação na graduação foram aspectos associados significantemente com o uso profissional das mídias sociais.

Conclusão:

aproximadamente dois terços dos fonoaudiólogos brasileiros com perfis em mídias sociais as utilizam profissionalmente, isso sugere a necessidade de reflexão e discussão sobre os caminhos desejáveis e aceitos em relação a adequada utilização destes meios para o trabalho.

Descritores:
Fonoaudiologia; Pessoal de Saúde; Telemedicina; Redes Sociais Online; Mídias Sociais

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