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Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 24, Número: 2, Publicado: 2022
  • Avaliações da Mudança e Ressignificação do Trabalho Como Base para Inculcar o Apoio à Mudança: Uma Manifestação Bifacetada Artigo

    Mehboob, Farhan; Othman, Noraini; Fareed, Muhammad; Raza, Ali

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo A mudança organizacional nem sempre tem apenas repercussões negativas, tendo também implicações positivas. Com base na teoria da avaliação cognitiva e no modelo das demandas-recursos do trabalho, este estudo tem o objetivo de examinar os efeitos diferenciais da mudança relacionados às avaliações como desafio-ameaça no comportamento de apoio à mudança por parte dos funcionários. Referencial teórico O estudo propõe que as avaliações como desafio-ameaça incentivam os recipientes da mudança a adotar comportamentos de ressignificação do trabalho por meio da aproximação-evitação durante os momentos da mudança organizacional, um relacionamento que é moderado pela esperança. Metodologia Os dados foram coletados do quadro de funcionários dos principais bancos do Paquistão que têm passado por uma importante mudança técnica-estrutural. Utilizando um questionário preenchido pelo próprio funcionário, o estudo testou, por meio da média transversal, a estrutura proposta da pesquisa empregando técnicas de análise multivariada para alcançar os objetivos propostos. Resultados Os resultados mostraram que as avaliações como desafio previram positivamente enquanto as avaliações como ameaça previram negativamente o comportamento de suporte à mudança dos funcionários. Além disso, a ressignificação do trabalho por meio da aproximação-evitação oferece um canal sólido para intervir e influenciar os relacionamentos diretos propostos. Ademais, a esperança moderou e fortaleceu a associação positiva entre avaliações da mudança e ressignificação do trabalho por meio da aproximação. Entretanto, ele falhou em estabelecer seu papel moderador no relacionamento entre avaliações como ameaça e a ressignificação do trabalho por meio da evitação. Implicações práticas e sociais da pesquisa Este artigo mostra que as organizações que buscam uma implementação bem-sucedida da mudança devem se concentrar principalmente em promover o apoio comportamental dos funcionários à mudança. Em particular, eles devem envolver os funcionários na abordagem do comportamento de elaboração do trabalho e promover sua percepção em relação à mudança como um desafio que pode ajudar na promulgação de tais comportamentos. Contribuições O estudo oferece perspectivas teóricas, empíricas e práticas novas no conjunto da literatura existente sobre mudança. Ele contribui para a pesquisa sobre mudança organizacional por meio da abordagem de várias perspectivas em um único estudo, por exemplo, por meio do exame simultâneo dos fatores da pessoa e do contexto, do fenômeno da ativação e das perspectivas bifacetadas para desvendar o apoio comportamental à mudança.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose Organizational change does not always have only negative repercussions but also has positive implications. Drawing on cognitive appraisal theory and the job demands-resources model, this study aims to examine the differential effects of change-related challenge-threat appraisals on employees’ change supportive behavior. Theoretical framework The study proposes that challenge-threat appraisals provide an impetus for change recipients to enact approach-avoidance job crafting behaviors during times of organizational change, a relationship that is moderated by hope. Design/methodology/approach Data were collected from the staff of one of the leading banks in Pakistan, which has been going through a major techno-structural change. Using a self-reported questionnaire and cross-sectional means the study tested the proposed research framework by employing multivariate analysis techniques to accomplish the research objectives. Findings The findings showed that challenge appraisals positively predicted and threat appraisals negatively predicted employees’ change-supportive behavior. Moreover, approach-avoidance job crafting provides a robust channel to intervene and influence the proposed direct relationships. Furthermore, hope moderated and strengthened the positive association between challenge appraisals and approach job crafting. However, it failed to establish its moderating role in the relationship between threat appraisals and avoidance job crafting. Practical & social implications of research This paper shows that organizations seeking successful implementation to change should focus primarily on fostering employees’ behavioral support for change. In particular, they should engage employees in approach job crafting behavior and promote their perception towards change as challenging that can aid in enactment of such behaviors. Originality/value The study offers fresh theoretical, empirical, and practical insights to the existing body of change literature. It contributes to the research on organizational change by addressing multiple perspectives in a single study, such as by simultaneously examining the personal and contextual factors, activation phenomenon, and dual perspectives to unfold people’s behavioral support for change.
  • Os Efeitos da Autonomia no Trabalho, da Cultura de Aprendizagem e do Cinismo Organizacional sobre a Transferência do Aprendido em MBA Artigo

    Maggi-da-Silva, Patrícia Teixeira; Bido, Diógenes de Souza; Reatto, Diogo

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Propor e testar um modelo de transferência de aprendizagem em MBA, avaliando a influência da autonomia no trabalho, da cultura de aprendizagem e do cinismo organizacional sobre a transferência do aprendido. Referencial teórico Tendo por base a taxonomia de uso de Yelon, Ford e Bhatia (2014), foi desenvolvida e testada uma escala de transferência de aprendizagem estruturada em cinco dimensões: executar, avaliar, explicar, instruir e liderar. Metodologia Realizou-se uma pesquisa quantitativa com 306 alunos em fase de conclusão e egressos de cursos de MBA de escolas de negócio brasileiras. Os dados foram analisados com o uso da modelagem de equações estruturais com estimativa por mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Resultados Os resultados confirmaram que a cultura de aprendizagem influencia a transferência do aprendido, ao passo que a autonomia no trabalho e o cinismo organizacional não influenciam. Adicionalmente, analisou-se a influência de cinco variáveis de controle e duas delas tiveram efeitos fracos, mas significantes sobre a transferência do aprendido: idade e cargo do aluno. Implicações práticas e sociais da pesquisa Apesar do aumento nas pesquisas acadêmicas em transferência de aprendizagem nas últimas décadas e dos crescentes investimentos em ações de treinamento e desenvolvimento (T&D) pelas empresas em nível global, há uma escassez de estudos envolvendo programas educacionais de longa duração. Logo, este estudo é uma oportunidade de investigar como os alunos de MBA transferem o que aprenderam no curso para o contexto do trabalho. Contribuições Este estudo contribui para a teoria ao propor e testar uma escala multidimensional de transferência do aprendido. Os resultados também revelaram que os alunos usam o que aprenderam no MBA de diferentes maneiras, mostrando a contribuição desse programa para os indivíduos e para as organizações.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose To propose and test a model of learning transfer in MBA, assessing the influence of job autonomy, learning culture, and organizational cynicism on learning transfer. Theoretical Framework Based on the taxonomy of use of Yelon, Ford, and Bhatia (2014), we developed and tested a learning transfer scale structured in five dimensions: perform, assess, explain, instruct and lead. Methodology We conducted a quantitative study with 306 students in the concluding phase and graduates of MBA courses of Brazilian business schools. The data were analyzed using partial least squares structural equations modeling (PLS- SEM). Results The results confirmed that learning culture influences learning transfer, while job autonomy and organizational cynicism do not influence it. In addition, we analyzed the influence of five control variables and two of them had weak but significant effects on learning transfer: age and job position of the student. Practical and Social Implications of the Research Despite the increase in academic research on learning transfer in recent decades and the growing investments in training and development (T&D) actions by companies at a global level, there is a lack of studies involving long-duration educational programs. So, this study presents an opportunity to investigate how MBA students transfer what they have learned in the course to the work context. Contributions This study contributes to the theory by proposing and testing a multidimensional learning transfer scale. The results also revealed that students use what they have learned in MBAs in different ways, showing the contribution of these programs to individuals and organizations.
  • Todos em Um: Influenciadores Digitais Como Agentes de Mercado da Cultura Pop Artigo

    Souza-Leão, André Luiz Maranhão de; Moura, Bruno Melo; Nunes, Walber Kaíc da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Considerando a crescente relevância dos influenciadores digitais nas práticas de consumo e a emergência do Brasil como um dos principais mercados da cultura pop no mundo, o estudo visa entender como os canais de influenciadores digitais da cultura pop do Brasil produzem paratextos que complementam e ampliam a experiência de consumo de textos midiáticos. Referencial teórico Influenciadores digitais são articulados como mediadores de consumo por meio das noções de ideologias e agências de mercado estabelecidas por discursos de discursos de mídia, com base na teoria foucaultiana do saber e a teoria da paratextualidade. Metodologia Usando a análise foucaultiana do discurso, a pesquisa analisa 4.006 miniaturas de vídeos publicadas entre janeiro de 2017 e julho de 2019 dos cinco principais canais brasileiros do YouTube especializados em cultura pop e indústria do entretenimento. As formações discursivas identificadas apontam para três posições ideológicas assumidas pelos canais de influenciadores digitais: como imprensa, ressonando analiticamente a indústria do entretenimento; como fãs, divulgando a cultura pop para um público cativo; e como promotores, assumindo um papel de marketing no desenvolvimento da demanda. Juntos, esses discursos evidenciam uma episteme fundada em uma agência de mercado. Implicações práticas e sociais da pesquisa O estudo propõe um importante insight teórico, uma vez que influenciadores digitais evidenciam uma sobreposição de papéis desempenhados como agentes de mercado (por exemplo, consumidores, produtores, mediadores), que são frequentemente bem demarcados pela literatura. Especificamente, evoca uma reflexão ética sobre essa conduta e reverbera sua prática na autoria da cultura pop, trazendo luz a questões tanto sociais quanto práticas a esse respeito. Além disso, o estudo também apresenta como implicação prática a importância dos influenciadores na influência das práticas de consumo por meio de seus discursos. Contribuições O estudo aborda a concepção de produção paratextual como um diálogo teórico interdisciplinar para a tradição de pesquisa da teoria da cultura de consumo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose Considering the growing relevance of digital influencers in consumer practices and the emergence of Brazil as one of the main popular culture markets in the world, this study aims to understand how Brazilian popular culture digital influencer channels produce paratexts that complement and broaden the consumption experience of media texts. Theoretical framework Digital influencers operate as consumption mediators through the notions of marketplace ideologies and agencies established by media discourses, grounded by the Foucauldian Theory of Knowledge and the Theory of Paratextuality. Design/methodology/approach Using Foucauldian discourse analysis the research analyzes 4,006 video thumbnails posted between January 2017 and July 2019 from the top-five Brazilian YouTube channels specialized in popular culture and the entertainment industry. Findings The identified discursive formations point to three ideological positions taken by the digital influencer channels: as press, analytically resonating the entertainment industry; as fans, touting popular culture to a captive audience; and as promoters, assuming a marketing role in demand development. Altogether, these discourses evidence an episteme founded in market agency. Practical & social implications of research The study proposes an important theoretical insight, since digital influencers evidence an overlap of roles performed as market agents (e.g., consumers, producers, mediators), which are often well demarcated by the literature. Specifically, it evokes an ethical reflection on such conduct and reverberates their actions in authoring popular culture, bringing light to both social and practical concerns about it. Furthermore, the study also presents as a practical implication the importance of digital influencers in inducing consumption practices through their discourses. Originality/value The study addresses the conception of paratextual production as an interdisciplinary theoretical dialogue for the Consumer Culture Theory research tradition.
  • Capacidades e Desempenho Inovador na Indústria Brasileira de Maquinário Agrícola Artigo

    Ruffoni, Estêvão Passuello; Reichert, Fernanda Maciel

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Este estudo identifica como fabricantes brasileiros de máquinas agrícolas combinam diferentes capacidades para inovar. Essa indústria tem potencial para aumentar a produtividade na agricultura, um setor que é marcadamente relevante no Brasil, um dos principais produtores de alimentos e de commodities agrícolas do mundo. Referencial teórico As empresas foram abordadas através das lentes de um modelo com quatro capacidades de inovação (desenvolvimento, operação, gestão e transação). Pesquisas anteriores sobre inovação no setor de máquinas e equipamentos foram aprofundadas para dar apoio aos resultados obtidos. Metodologia Para identificar as combinações das capacidades de inovação, a técnica fuzzy-set QCA (análise qualitativa comparativa) foi empregada. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa realizada com 103 empresas brasileiras. Resultados Os fabricantes de máquinas agrícolas inovam por meio de duas combinações de capacidades: desenvolvimento, operação e gestão (DC*OC*MC) ou operação e transação (OC*TC). A inovação surge quando a excelência na fabricação é complementada por melhorias nos produtos existentes e nos processos gerenciais (DC*OC*MC), ou nas habilidades de negociação e nos processos de comercialização (OC*TC). Implicações práticas e sociais da pesquisa Pesquisas anteriores já haviam identificado que o setor de máquinas e equipamentos, em economias emergentes, é focado em melhorias relacionadas à produção. Entretanto, o presente estudo mostra que isso não é suficiente para as empresas inovarem. Como implicação prática, são indicadas duas trajetórias para as empresas de máquinas agrícolas alcançarem um alto desempenho inovador. Contribuições As pesquisas sobre inovação na indústria de máquinas e equipamentos geralmente apenas objetivam entender como as empresas desenvolvem novos produtos e novos processos de fabricação. O estudo preenche essa lacuna, abordando o setor por meio de uma visão mais ampla, mostrando a relevância do desenvolvimento de novos processos gerenciais e transacionais para essas empresas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose This study identifies how Brazilian agricultural machinery manufacturers combine different capabilities to innovate. This industry has the potential to increase productivity in agriculture, a sector that is notably relevant in Brazil, one of the main food and agricultural commodities producers in the world. Theoretical framework Firms were approached through the lens of a four innovation capabilities model (development, operations, management and transactions). Previous research about innovation in the machinery and equipment industry was examined in depth to support the results obtained. Design/methodology/approach To identify the combinations of innovation capabilities, the fuzzy-set QCA (comparative qualitative analysis) technique was applied. Data were collected through a survey, conducted with 103 Brazilian companies. Findings Agricultural machinery manufacturers innovate through two combinations of capabilities: development, operations and management (DC*OC*MC), or operations and transactions (OC*TC). Innovation emerges when excellence in manufacturing is complemented by improvements in existing products and in managerial processes (DC*OC*MC), or in negotiation skills and commercialization processes (OC*TC). Practical & social implications of research Previous research had already identified that the machinery and equipment industry of emerging economies is focused on production-related enhancements. However, the present study demonstrates that this is not sufficient for firms to innovate. As a practical implication, we indicate two paths for agricultural machinery companies to achieve high innovative performance. Originality/value Research about innovation in the machinery and equipment industry generally aims to only understand how firms develop new products and production processes. This study fills a gap by approaching this industry through broader lenses, demonstrating the relevance of new managerial and transactional process development for these firms.
  • Como Realidades são Enactadas por Meio de Dados? Análise das Práticas e Saberes dos Profissionais que Trabalham com Dados à Luz da Teoria Ator-Rede Artigo

    Prá, Raquel; Antonello, Claudia Simone

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo No contexto de crescente interesse no uso de dados para criar modelos matemáticos que possam predizer comportamentos futuros e auxiliar nas tomadas de decisões de negócios, o presente artigo teórico-empírico tem por objetivo compreender de que forma realidades são enactadas por meio de dados, a partir da identificação e descrição das práticas e saberes de dois coletivos profissionais que trabalham com dados. Referencial teórico Teoria Ator-Rede e Teoria da Prática. Metodologia A pesquisa foi desenvolvida sob orientação metodológica da Teoria Ator-Rede, de novembro de 2017 a setembro de 2018, contemplando entrevistas e observações do cotidiano de trabalho. Resultados Resultados sugerem que as realidades retratadas nos modelos preditivos são constituídas a partir de arranjos de elementos humanos e não humanos, situacionais e emergentes, contemplando dados, potencialidades e constrangimentos tecnológicos e escolhas políticas que permeiam essas configurações. Implicações práticas e sociais da pesquisa A pesquisa demonstra que conhecimentos e modelos preditivos gerados a partir de dados não podem ser compreendidos sem levar em consideração seus contextos de origem, o que permite problematizar sua suposta neutralidade e objetividade. Considerando essas composições, esses modelos podem levar à otimização de processos, mas também a efeitos inesperados, como erros na projeção de cenários. Contribuições A pesquisa contribui ao tornar visíveis as configurações de elementos humanos e não humanos, situacionais e emergentes, por meio das quais são enactadas organizações e realidades, a partir de práticas de dados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose In the context of growing interest in the use of data to create mathematical models that can predict future behavior and assist in business decision making, this theoretical-empirical article aims to understand how realities are enacted by data, identifying and describing the practices and knowing of two professional groups working with data. Theoretical framework Actor-Network Theory and Practice Theory. Design/methodology/approach This study was carried out within the methodological framework of Actor-Network Theory, from November 2017 to September 2018, including interviews and observations of daily work. Findings The findings suggest that realities portrayed in predictive models are constituted of arrangements of human and non-human elements, situational and emerging, contemplating data, technological potential and constraints, and political choices that permeate these configurations. Practical & social implications of research The research demonstrates that knowledge and predictive models generated by data cannot be understood without taking into account their contexts of origin, which makes it possible to question their supposed neutrality and objectivity. Given these compositions, models may lead to process optimization, but also to unexpected effects, such as errors in scenario forecasting. Originality/value The research contributes by making visible the configurations of human and non-human elements, situational and emerging, through which organizations and realities are enacted, based on data practices.
  • Melhoria do Entendimento da Marca por Meio do Treinamento Sobre a Marca: Uma Análise de Processo Condicional de Recém-Contratados em Uma Companhia Aérea Artigo Original

    Murillo, Enrique

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Nas pesquisas sobre internal branding, a associação positiva entre o treinamento sobre a marca e o entendimento da marca por parte dos colaboradores está bem estabelecida. No entanto, as condições de contorno desse relacionamento focal não foram pesquisadas até o momento e a percepção sobre o efeito das diferenças individuais seria de valor prático significativo para as organizações de serviços. Assim, o objetivo deste estudo é testar o efeito moderador na relação focal de três diferenças individuais fundamentais: idade, gênero e posição de contato com o cliente. Referencial teórico O estudo está fundamentado em construtos e relacionamentos estabelecidos na literatura sobre internal branding. Metodologia Os dados foram coletados em uma companhia aérea latino-americana por meio de uma pesquisa na internet. A amostra incluiu 225 colaboradores recém-contratados. A análise foi realizada por meio de modelos de processos condicionais estimados com a macro PROCESS para SPSS. A idade modera o relacionamento focal, com colaboradores mais velhos apresentando um impacto mais fraco do treinamento sobre a marca no entendimento dela, o que se torna não significativo após os 50 anos. Para o gênero, o efeito moderador não foi significativo. A posição de contato teve um efeito negativo significativo no relacionamento focal, isto é, o treinamento sobre marca teve um impacto mais fraco no entendimento da marca para colaboradores que têm contato com os clientes em comparação com os que não têm. Isso se atribui ao envolvimento dos colaboradores que têm contato com os clientes em encontros de serviço, o que oferece oportunidades do mundo real para aprender sobre a marca muito mais do que o treinamento formal da marca; oportunidades que os colaboradores que não têm contato com os clientes não têm. Implicações práticas e sociais da pesquisa Os gestores de treinamento em organizações de serviços podem usar os resultados do estudo para conseguir maior impacto a partir dos escassos recursos de treinamento sobre marca. Para diferenças de gênero, os resultados sustentam uma alocação uniforme de recursos de treinamento. Para diferenças de idade, recomenda-se uma alocação diferenciada, com mais recursos para colaboradores mais jovens, que têm pontuações mais baixas de entendimento da marca e obtêm maior impacto do treinamento. A descoberta da diminuição do impacto do treinamento sobre a marca sugere a criação de meios/oportunidades alternativas para colaboradores mais velhos a fim de melhorar seu entendimento da marca. Por fim, os resultados sustentam a alocação de mais recursos de treinamento para colaboradores que não têm contato com os clientes que, quando comparados aos que têm contato, têm pontuações mais baixas de entendimento da marca, maior impacto do treinamento sobre a marca e menos oportunidades de aprender sobre ela sem treinamento. A generalização do resultado é limitada pela amostra proveniente de uma única organização. Contribuições Dentro da pesquisa sobre internal branding, os efeitos moderadores para os relacionamentos estabelecidos são pouco examinados. Este estudo traz uma contribuição adicional ao testar o efeito de três diferenças individuais relevantes na relação entre o treinamento sobre a marca e o entendimento dela. Os resultados têm aplicações gerenciais práticas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose Within internal branding research, the positive association between employee brand training and brand understanding is well established. However, the boundary conditions of this focal relationship have not been researched to date, and insights about the effect of individual differences would be of significant practical value to service organizations. Accordingly, the purpose of this study is to test the moderating effect on the focal relationship of three key individual differences: age, gender, and customer-contact position. Theoretical framework The study is grounded on established constructs and relationships from the internal branding literature. Design/methodology/approach Data were collected at a Latin American airline using a web-based survey. The sample included 225 recently hired employees. The analysis was performed through conditional process models estimated with the PROCESS macro for SPSS. Findings Age moderates the focal relationship, with older employees displaying a weaker impact of brand training on brand understanding, which becomes non-significant after the age of 50. For gender, the moderating effect was not significant. Contact position had a significant negative effect on the focal relationship, i.e. brand training had a weaker impact on brand understanding for contact employees compared to non-contact employees. This is attributed to contact employees’ involvement in service encounters, which provides real-world opportunities to learn about the brand above and beyond formal brand training, opportunities which non-contact employees lack. Practical & social implications of research Training managers in service organizations can use the study results to achieve a greater impact from scarce brand training resources. For gender differences, the findings support a uniform allocation of training resources. For age differences, a differential allocation is advised, with more resources for younger employees, who have lower brand understanding scores and derive a greater impact from brand training. The finding of a diminishing impact of brand training suggests devising alternative means/opportunities for older employees to enhance their brand understanding. Lastly, the results support allocating more training resources to non-contact employees who, when compared to contact employees, have lower brand understanding scores, exhibit a higher impact of brand training, and have fewer non-training opportunities to learn about the brand. The result generalizability is limited by the sample coming from a single organization. Originality/value Within the internal branding research there is little examination of moderating effects for established relationships. This study makes an incremental contribution by testing the effect of three relevant individual differences on the relationship between brand training and brand understanding. The results have practical managerial applications.
  • Percepção de Risco e Internacionalização de Empresas Born Global em Mercados Emergentes Artigo

    Stocker, Fabricio; de Mascena, Keysa Manuela Cunha; Abib, Gustavo; Irigaray, Hélio Arthur Reis

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo O objetivo deste artigo é propor um modelo integrador de análise de risco e de fatores que influenciam a propensão e a velocidade do processo de internacionalização das empresas nascidas globais, as chamadas born globals. Referencial teórico A pesquisa tem como base a literatura sobre negócios internacionais, com foco no risco da internacionalização. As variáveis e escalas utilizadas para a construção do modelo são provenientes da referida literatura, fundamentada em estudos recentes. Metodologia O modelo foi testado por uma pesquisa realizada em uma amostra de 200 microcervejarias brasileiras e os dados foram analisados por meio da modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que a velocidade da internacionalização, que envolve o processo, a estratégia e as redes, tem forte relação com a percepção de risco. Em contrapartida, a propensão à internacionalização, que envolve as características do empreendedor, não está relacionada à avaliação de risco. Implicações práticas e sociais da pesquisa Este estudo complementa e enriquece a pesquisa sobre percepção de risco no campo do empreendedorismo internacional e contribui para a literatura sobre mercados emergentes, discutindo as características do empreendedorismo e das pequenas empresas nesse contexto. Contribuições Este estudo busca aprimorar o conhecimento propondo um modelo estrutural e testando empiricamente os construtos da propensão e velocidade de internacionalização e o impacto da avaliação e percepção de risco nas born globals.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose The purpose of this paper is to propose an integrative model of risk analysis and influencing factors regarding the propensity and speed of the born globals internationalization process. Theoretical framework The research is based on the international business literature focusing on the risk in internationalization. The variables and scale used to construct the model come from that literature, supported by recent studies. Design/methodology/approach The model is tested by a survey carried out on a sample of 200 Brazilian microbreweries and the data are analyzed using structural equation modeling. Findings The findings indicate that the speed of internationalization, which involves the process, strategy, and networks, has a strong relationship with the risk perception. In contrast, the internationalization propensity, which involves the characteristics of the entrepreneur, is not related to the risk evaluation. Practical & social implications of research This study further complements and enriches the research of risk perception in the field of international entrepreneurship, and contributes to the literature in emerging markets, discussing the characteristics of entrepreneurship and small businesses within this context. Originality/value This study seeks to improve the knowledge by proposing a structural model and empirically testing the constructs of the propensity for and speed of internationalization and the impact of the evaluation and perception of risks on born globals.
  • Capacidades Dinâmicas de Inovação e seu Impacto no Desempenho das Exportações em Tempos de Crise Econômica Artigo

    Ledesma-Chaves, Pablo; Arenas-Gaitán, Jorge

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Determinar o papel mediador das capacidades dinâmicas de inovação sobre o desempenho, na estratégia de internacionalização das empresas em períodos de crise econômica. Referencial teórico Baseamo-nos na teoria das capacidades dinâmicas como resposta ao ambiente produzido por uma crise econômica. Dois modelos de empresas foram analisados de acordo com sua estratégia de internacionalização: empresas nascidas globais, as chamadas born globals, e empresas de internacionalização gradual. Metodologia Propomos duas hipóteses que são testadas em uma amostra de 145 empresas exportadoras espanholas. Utilizamos um modelo de equações estruturais (SEM)-mínimos quadrados parciais (PLS) e PLS com análise multigrupo (PLS-MGA) para comparar os resultados entre empresas born global e de internacionalização gradual. Resultados Em primeiro lugar, a capacidade de inovação é necessária para entrar em novos mercados e proporcionar melhorias no desempenho das exportações. Em segundo lugar, existem diferenças significativas entre as empresas born global e as empresas de internacionalização gradual. Implicações práticas e sociais da pesquisa A análise traz contribuições gerenciais para a melhoria do uso de habilidades e recursos nas empresas em períodos de profunda variação do ambiente, indicando para os gestores a importância de avançar a cultura e o processo de criação de capacidades dinâmicas. Contribuições O estudo traz contribuições sobre o papel da capacidade dinâmica de inovação como potencializadora de resultados internacionais em períodos de crise econômica. Sua contribuição também inclui uma nova forma de capturar o caráter dinâmico da capacidade de inovação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose To determine the mediator role of innovative dynamic capabilities in performance in the internationalisation strategy of firms during periods of economic crisis. Theoretical framework We base our study on the Theory of Dynamic Capabilities, as a response to the environment produced by an economic crisis. Two firm models are analysed in accordance with their internationalisation strategy: born-global and gradual internationalisation firms. Design/methodology/approach We propose two hypotheses which are tested with a sample of 145 Spanish exporting firms. We use partial least squares structural equations modelling (PLS-SEM) and partial least squares multigroup analysis (PLS-MGA) to compare the results between born-global and gradual internationalisation firms. Findings Firstly, innovation capability is necessary for entering new markets to lead to improvements in export performance. Secondly, there are significant differences between born-global and gradual internationalisation firms. Practical & social implications of research The analysis makes management contributions for improving the use of skills and resources in firms in periods of profound variations of the environment, indicating for managers the importance of advancing in a process of creation and culture of dynamic capabilities. Originality/value The study makes contributions regarding the role of innovative dynamic capability as an enhancer of international results in periods of economic crisis. It also contributes a novel form of capturing the dynamic character of innovation capability.
  • O Impacto das Pressões Institucionais na Adoção e Manutenção do E-Commerce em Micro e Pequenas Empresas (MPEs) Brasileiras Artigo

    Sousa, Henrique Adriano de; Klein, Luciana; Voese, Simone Bernardes

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo O estudo tem como objetivo verificar o impacto das pressões institucionais na percepção de obstáculos e benefícios nas micro e pequenas empresas brasileiras quando da adoção e manutenção do e-commerce. Referencial teórico O estudo foi realizado com base nos preceitos da teoria institucional, com foco na abordagem das pressões institucionais. Por fim, verificou a orientação e a adaptação das ações das MPEs para o uso do e-commerce como prática organizacional. Metodologia O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa envolvendo 120 gestores de empresas que utilizam o e-commerce. A pesquisa era composta por 28 questões referentes a pressões, benefícios e obstáculos institucionais percebidos pelos gestores, além de aspectos relacionados à adoção e manutenção do e-commerce. A modelagem de equações estruturais foi utilizada para a análise dos dados. Implicações práticas e sociais da pesquisa O resultado deste estudo mostrou que as pressões institucionais miméticas e normativas propiciam a percepção de benefícios e auxiliam na superação de obstáculos relativos ao e-commerce, obrigando as empresas a adotarem e aprimorarem essa modalidade de negócio. Por outro lado, as pressões coercitivas não estavam associadas à percepção de benefícios, mas atenuaram a percepção de obstáculos, o que sugere que as pressões coercitivas são motivadas de acordo com o contexto local do qual fazem parte. Contribuições Há um aumento no debate em torno da teoria institucional, e é possível verificar que as pressões institucionais influenciam as MPEs a adotarem e manterem novas formas de negócios online. Assim, os resultados orientam o desenvolvimento de estratégias por parte da gestão utilizando as tecnologias digitais como ferramentas que permitem a competição.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose The study aims to verify the impact of institutional pressures on the perception of obstacles and benefits of the adoption and maintenance of e-commerce in Brazil’s micro and small companies. Theoretical framework The study was conducted based on the precepts of Institutional Theory, focused on the institutional pressures approach. It verified the orientation and adaptation of actions taken by MSEs towards the use of e-commerce as an organizational practice. Design/methodology/approach The research was conducted based on a survey involving 120 managers of companies that use e-commerce. The survey was composed of 28 questions concerning institutional pressures, benefits, and obstacles perceived by managers, in addition to aspects related to the adoption and maintenance of e-commerce. Structural equation modeling was used for the data analysis. Practical & social implications of research The outcome of this study demonstrated that institutional mimetic and normative pressures provide the perception of benefits and help overcome obstacles concerning e-commerce, which compels companies to adopt and improve this business modality. On the other hand, coercive pressures showed no association with the perception of benefits, but mitigated the perception of obstacles, which suggests that coercive pressures are motivated according to the local context they form part of. Originality/value There is increased discussion of Institutional Theory, in which it is possible to verify that institutional pressures influence MSEs to adopt and maintain new forms of online business. Thus, the results orientate the development of strategies by management using digital technologies as tools that allow competition.
  • Conservadorismo Contábil e o Valor de Mercado do Caixa no Brasil Artigo

    Manoel, Aviner Augusto Silva; Moraes, Marcelo Botelho da Costa

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Analisar a relação entre políticas contábeis conservadoras e o valor que os acionistas atribuem para o caixa das empresas de capital aberto no Brasil. Referencial teórico O caixa é o ativo mais vulnerável às ações oportunistas do agente. Parte da discussão da literatura sobre o tema diz respeito aos possíveis mecanismos para alinhar os interesses entre agente e principal. Entretanto, pouco se sabe se o conservadorismo contábil, como um mecanismo de governança e um atributo importante dos relatórios financeiros, pode mitigar parte dos problemas de agência relacionados ao uso do caixa. Metodologia Para analisar o valor de mercado do caixa, utilizamos o modelo de regressão de Pinkowitz, Stulz e Williamson (2006). Uma medida baseada nos accruals foi utilizada como proxy do conservadorismo contábil. Resultados As evidências obtidas indicam uma associação positiva entre políticas contábeis conservadoras e o valor de mercado do caixa. De forma geral, as evidências empíricas sugerem que os acionistas atribuem um maior valor de mercado para o caixa das empresas conservadoras. Implicações práticas e sociais da pesquisa Apresentar outro benefício associado ao conservadorismo contábil também auxilia na discussão acerca do conservadorismo nos relatórios financeiros. Tal fato é relevante dado o debate em curso sobre os méritos da neutralidade em oposição ao conservadorismo como uma característica desejável dos números contábeis. Contribuições O estudo contribui com a literatura ao demonstrar que políticas contábeis conservadoras têm o potencial de trazer benefícios econômicos reais para as organizações, servindo como um mecanismo de governança que reduz os problemas de agência associados ao uso do caixa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose To analyze the relationship between conservative accounting policies and the value that shareholders attribute to the cash holdings of publicly-traded companies in Brazil. Theoretical framework Cash holdings are the most vulnerable asset to the agent’s opportunistic actions. Part of the discussion in the literature on the topic concerns the possible mechanisms to align the interests between the agent and principal. However, little is known on whether accounting conservatism, as a governance mechanism and important attribute of financial reports, can mitigate part of the agency problems related to the use of cash holdings. Design/methodology/approach To analyze the market value of cash holdings we used the Pinkowitz, Stulz, and Williamson (2006) regression model. An accruals-based measure was used as a proxy for accounting conservatism. Findings The evidence obtained indicates a positive association between conservative accounting policies and the market value of cash holdings. In general, the empirical evidence suggests that shareholders attribute a higher market value to the cash holdings of conservative companies. Practical & social implications of research Presenting another benefit associated with accounting conservatism also helps in the discussion on conservatism in financial reports. This is relevant given the current debate on the merits of neutrality versus conservatism as a desirable characteristic of accounting numbers. Originality/value This study contributes to the literature by demonstrating that conservative accounting policies have the potential to provide organizations with real economic benefits, serving as a governance mechanism that reduces the agency problems associated with the use of cash.
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