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Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 24, Número: 1, Publicado: 2022
  • Práticas de GRH e desempenho organizacional Artigo

    Ojochona, Rabi Achimugu; Nna, Ike Mba; Agbaeze, Kalu Emmanuel; Isichei, Ejikeme

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Este artigo concentra-se na avaliação da influência mediadora do alinhamento da estratégia na relação entre as práticas de GRH e o desempenho organizacional. Referencial teórico A literatura relevante forneceu uma base teórica e empírica para a compreensão do conceito por meio da teoria da visão baseada em recursos. Metodologia As amostras foram obtidas a partir de 240 colaboradores e gestores de RH de empresas selecionadas de gestão de identidade na Nigéria. A análise dos dados foi realizada com um modelo de equação estrutural usando mínimos quadrados parciais. Resultados O estudo concluiu que a prática de aprimoramento de habilidades, motivação e oportunidades tem influência significativa no desempenho organizacional. Identificou-se que o alinhamento da estratégia medeia a relação entre as práticas de GRH e o desempenho organizacional, embora a mediação fosse parcial, era significativa. Implicações práticas e sociais da pesquisa Este estudo destaca a necessidade de os gestores se concentrarem mais na melhoria das práticas de GRH em sua organização, ao mesmo tempo em que se asseguram de que haja uma estratégia organizacional adequada que sustente as práticas de GRH na organização. Contribuições Em primeiro lugar, o artigo contribui para o avanço de pesquisas que capturam a GRH como um agrupamento usando as práticas diversa em uma organização e fornecendo uma explicação vívida sobre papel de cada interação de prática de GRH individualmente para garantir o aumento do desempenho por meio do alinhamento da estratégia. O estudo valida a teoria da visão baseada em recursos como uma contribuição para o conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose The focus of this paper was on assessing the mediating influence of strategy alignment on the link between HRM practices and organisational performance. Theoretical framework Relevant literature provided a theoretical and empirical basis for understanding the concept through the resource based view. Design/methodology/approach Samples were drawn from 240 employees and HR managers from selected identity management firms in Nigeria. The data analysis was carried using partial least square structural equation modelling. Findings The study found that skill enhancing, motivational, and opportunity enhancing practices have a significant influence on organisational performance. Strategy alignment was found to mediate the relationship between HRM practices and organisational performance. Though the mediation was partial, it was significant. Practical & social implications of the research This study highlights the need for managers to focus more on improving the HRM practices in their organisations, while also ensuring that there is an organisational strategy fit that supports HRM practices in the organisation. Originality/value First, the paper contributes to advancing the research that captures HRM as a bundle using the varying practices in an organisation as well as to providing a vivid explanation of the role of each individual HRM practice in ensuring increased performance through strategy alignment. The study validates the resource based view as a contribution to the knowledge.
  • A relação entre o empoderamento de funcionários, a reputação corporativa e o desempenho das empresas: uma pesquisa conduzida no setor manufatureiro da Turquia Artigo

    Özbağ, Gönül Kaya; Çekmecelioğlu, Hülya Gündüz

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo O objetivo deste artigo é descrever e analisar as relações mútuas entre o clima de empoderamento, o empoderamento psicológico, a reputação corporativa e o desempenho das empresas. Referencial teórico Este artigo baseia-se na literatura sobre empoderamento e reputação corporativa para propor um modelo de pesquisa abrangente e examinar como a reputação corporativa e o desempenho das empresas são moldados por práticas de empoderamento. Metodologia Para atingir o objetivo do estudo, foi utilizada a abordagem de mínimos quadrados parciais e o método de reamostragem de bootstrapping para testar a hipótese. Foi realizada uma pesquisa para coletar dados de 225 trabalhadores do setor manufatureiro da Turquia. Resultados Os resultados corroboram o impacto positivo do clima de empoderamento sobre o empoderamento psicológico. Além do empoderamento, o clima parece ser uma variável bastante forte que aumenta a reputação e o desempenho das empresas. Além disso, os resultados revelam que a reputação corporativa percebida está positivamente associada ao desempenho financeiro e não financeiro das empresas. Implicações práticas e sociais da pesquisa Esta pesquisa fornece uma contribuição importante ao mostrar como as práticas de empoderamento em nível macro, como o clima de empoderamento, influenciam os sentimentos de empoderamento em nível micro, como o empoderamento psicológico, e que ambos, por sua vez, estão relacionados à reputação corporativa e ao desempenho das empresas. Contribuições Esta pesquisa forneceu uma contribuição importante ao mostrar como as práticas de empoderamento em nível macro, como o clima de empoderamento, influenciam o sentimento de empoderamento em nível micro, como o empoderamento psicológico, e que ambos, por sua vez, estão relacionados à reputação corporativa percebida e ao desempenho das empresas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose The purpose of this paper is to describe and analyze the mutual relationships among an empowerment climate, psychological empowerment, corporate repututation, and firm performance. Theoretical framework This paper builds on the literature on empowerment and corporate reputation to propose a comprehensive research model to examine how corporate repututation and firm performance are shaped by empowerment practices. Design/methodology/approach To achieve the objective of the study, the partial least squares approach and bootstrapping re-sampling method were used to test the hypotheses. A survey was carried out to collect data from 225 employees of the manufacturing industry in Turkey. Findings The findings support the positive impact of an empowerment climate on psychological empowerment. In addition, an empowerment climate appears to be a variable that strongly increases both corporate reputation and firm performance. Furthermore, the results reveal that perceived corporate reputation is positively associated with both financial and non-financial performance. Practical & social implications of the research This research provides an important contribution by showing how macro-level empowerment practices such as an empowerment climate influence micro-level feelings of empowerment such as psychological empowerment and that both, in turn, are related to corporate reputation and firm performance. Originality/value This research provides an important contribution by showing how macro-level empowerment practices such as an empowerment climate influence micro-level feelings of empowerment such as psychological empowerment and that both, in turn, are related to perceived corporate reputation and firm performance.
  • O apoio social e a intenção de rotatividade de pessoal: o papel mediador do conflito trabalho-família Artigo

    Bajaba, Saleh; Azim, Mohammad Tahlil; Uddin, Md. Aftab

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo O objetivo deste estudo é investigar o impacto do apoio social no trabalho (AST) e do apoio social familiar (ASF) na intenção de rotatividade de pessoal (IR) por meio de ambas as formas de conflito trabalho-família (CTF), a saber, trabalho interferindo na família (TIF) e família interferindo no trabalho (FIT). Referencial teórico O estudo está fundamentado na teoria da troca social (Blau, 1964); no modelo de demanda-controle-apoio do trabalho (Johnson & Hall 1988); na teoria da avaliação cognitiva (Lazarus & Folkman, 1984); e na teoria da conservação de recursos (Hobfoll, 1989). Metodologia O estudo utilizou um desenho de pesquisa transversal. As escalas de medição multi-item foram desenvolvidas com base em estudos anteriores para projetar questionários de pesquisa. A análise foi realizada por meio de 277 respostas de funcionários que trabalham em diferentes governos e empresas privadas na região Ocidental da Arábia Saudita. As hipóteses foram testadas usando o SmartPLS3. Resultados A pesquisa descobriu que o AST e o ASF predizem significativamente a IR – e que tanto o TIF quanto o FIT medeiam parcialmente as relações AST-IR e ASF-IR. Os resultados mostram que o apoio por parte tanto dos domínios da família quanto do trabalho tem uma relação recíproca e desempenham papéis importantes na redução do conflito trabalho-família, com seu impacto final e desejável na rotatividade. Implicações práticas e sociais da pesquisa A gestão deve criar um ambiente de apoio para os funcionários no local de trabalho e garantir políticas favoráveis à família, a fim de que os funcionários possam minimizar o conflito trabalho-família. O estudo indica que os familiares têm papel crucial na redução do estresse associado ao domínio do trabalho. Portanto, todos devem estender o apoio aos membros da família que trabalham. Contribuições Esta é uma tentativa pioneira de investigar as implicações de AST e ASF em ambos os tipos de CTF (ou seja, TIF e FIT) e seu efeito final em IR.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose The purpose of this study is to investigate the impact of workplace social support (WSS) and family social support (FSS) on employee turnover intention (TI) through both forms of work-family conflict (WFC), namely, work interfering with family (WIF) and family interfering with work (FIW). Theoretical framework The study is theoretically grounded on social exchange theory (Blau, 1964), the job demand-control-support model (Johnson & Hall 1988), cognitive appraisal theory (Lazarus & Folkman, 1984), and Hobfoll’s (1989) conservation of resources theory. Design/methodology/approach The study used a cross-sectional survey design. The multi-item measurement scales were developed based on prior studies to design survey questionnaires. An analysis was performed on 277 responses from employees working in different government and private firms in the Western Region of Saudi Arabia. The hypotheses were tested using SmartPLS3. Findings The investigation finds that both WSS and FSS significantly predict TI, and both WIF and FIW partially mediate the WSS-TI and FSS-TI relationships. The results demonstrate that support from both the family and work domains lead to a reciprocal relationship, and they play important roles in reducing work-family conflict, ultimately having a desirable impact on turnover. Practical & social implications of the research Management should create a supportive environment for employees within the workplace and ensure family-friendly policies so as to minimize work-family conflict. The study indicates that family members play a crucial role in reducing the stress associated with the work domain. Therefore, everybody should extend support to their working family members. Originality/value This is a pioneering attempt to investigate the implications of both WSS and FSS on both types of WFC (i.e., WIF and FIW) and their ultimate effect on TI.
  • Uma década de pesquisas sobre liderança e seus efeitos na criatividade-inovação: uma revisão sistemática e narrativa da literatura Artigo

    Figueiredo, José Augusto L.; Chimenti, Paula; Cavazotte, Flavia; Abelha, Daniel

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Neste estudo, revisamos dez anos de pesquisas que investigaram as conexões entre liderança, criatividade e inovação (L-C/I). Nosso principal objetivo é realizar uma revisão sistemática da literatura para melhor compreender as associações entre liderança e inovação/criatividade, analisando o conhecimento até então desenvolvido para abordar os mecanismos pelos quais os dois fenômenos estão conectados. Referencial teórico Apresentamos e analisamos as definições conceituais dos três construtos envolvidos em nossa revisão – liderança, criatividade e inovação. Também destacamos brevemente as principais teorias e perspectivas da liderança, seus elementos-chave conceituais e sua interface com a criatividade/inovação. Metodologia Aplicamos uma combinação de metodologias sistemáticas e narrativas de revisão com bibliometria, sem precedentes em seu foco, profundidade e amplitude. Investigamos uma amostra de 2.724 artigos publicados sobre as interseções entre L-C/I, analisando em profundidade 113 artigos publicados nas 27 principais revistas de administração. Resultados Observamos um crescimento acelerado nas pesquisas sobre o tema. A maioria dos estudos aborda os efeitos da liderança na criatividade, ao passo que suas conexões com a inovação ainda precisam ser mais bem compreendidas. A liderança transformacional é a principal perspectiva dos pesquisadores, com o surgimento de estudos que aplicam abordagens da teoria da troca líder-membro (LMX, leader-member exchange), de empreendedorismo e de liderança positiva. Embora alguns mediadores e moderadores tenham sido explorados, permanece a necessidade de construir estruturas abrangentes capazes de lidar com a complexidade da questão. Os projetos de estudo transversais predominam e os poucos estudos experimentais dependem principalmente de amostras de alunos. Implicações práticas e sociais da pesquisa Discutimos as possibilidades e limitações do conhecimento atual, sintetizamos lacunas existentes na pesquisa e oferecemos orientação para expandir ainda mais as fronteiras do conhecimento. Contribuímos também para fomentar estudos mais sistemáticos que evitem redundâncias e proliferação desenfreada de construtos e promovam a robustez teórica e metodológica que a área merece. Contribuições O estudo aplica uma combinação de metodologias de revisão sistemática e narrativa com bibliometria, únicas em seu foco, profundidade e amplitude, oferecendo assim uma contribuição diferenciada e consolidando pesquisas com abordagens variadas, enquanto identifica lacunas para inspirar pesquisas futuras que podem trazer impulso no campo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose In this study, we review ten years of research delving into the connections between leadership, creativity, and innovation (L-C/I). Our main objective is to perform a systematic literature review to better understand the associations between leadership and innovation/creativity, analyzing the knowledge thus far developed that addresses the mechanisms through which the two phenomena are connected. Theoretical framework We present and analyze conceptual definitions for the three constructs involved in our review – leadership, creativity, and innovation. We also briefly highlight the main leadership theories and perspectives, their key conceptual elements, and their interface with creativity/innovation. Design/methodology/approach We applied a combination of systematic and narrative review methodologies together with bibliometrics, and the review is unprecedented in its focus, depth, and breadth. We examined a sample of 2,724 published articles on the L-C/I relationships, analyzing 113 papers in depth published in the top 27 management journals. Findings We observed an accelerated growth of research on the topic. Most studies address the effects of leadership on creativity, while its connections with innovation still need to be better understood. Transformational leadership is the main perspective adopted by researchers, but there has also been an emergence of studies applying the LMX, entrepreneurial, and positive leadership approaches. While some mediators and moderators have been explored, there remains the need to build comprehensive frameworks that are able to address the complexity of the issue. Transversal study designs predominate, and the few experimental studies mostly rely on student samples. Practical & social implications of the research We discuss the possibilities and limitations of the present knowledge, synthesize existing gaps in the research, and offer direction to further expand the knowledge boundaries. We also contribute to fostering more systematic studies, which could avoid redundancies and unbridled construct proliferation, as well as to promoting the theoretical and methodological robustness that the field deserves. Originality/value The study applies a combination of systematic and narrative review methodologies together with bibliometrics, and it is unique in its focus, depth, and breadth, therefore making a distinguished contribution and consolidating the research with varied approaches, while also identifying gaps to inspire future research that could bring momentum to the field.
  • Envio de sinais de responsabilidade social corporativa: quais características organizacionais devem ser atendidas? Artigo

    Carrasco, Pablo Ortega; Vílchez, Vera Ferrón

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Este trabalho examina algumas características organizacionais de empresas que enviam sinais de responsabilidade social corporativa (RSC). Avalia cinco determinantes: atuação em um setor altamente poluente, concentração da estrutura acionária, reputação corporativa, lucratividade e tamanho. Referencial teórico Esta pesquisa empírica foi estudada tendo-se como base teórica a teoria da sinalização e a teoria neoinstitucional. Metodologia Ao utilizar uma metodologia combinada que analisa os resultados de análises comparativas qualitativas, bem como os resultados de um modelo de regressão logística binária, e contando com uma amostra de 95 empresas, revelam-se alguns aspectos importantes sobre o perfil das empresas que enviam sinais de RSC para sociedade. Resultados Empresas maiores ou mais lucrativas, que atuam em um setor altamente poluente, têm uma estrutura acionária não concentrada e com uma reputação corporativa positiva tendem a estar mais dispostas a enviar sinais de RSC. Além disso, a reputação corporativa positiva é uma característica organizacional fundamental para o envio de sinais de RSC. Implicações práticas e sociais da pesquisa Visto que o envio de sinais de RSC é uma ferramenta poderosa para legitimar as ações de RSC da empresa, um melhor entendimento sobre esse fato ajuda os gestores e as agências de regulamentação a saberem quais são as características organizacionais que as empresas têm interesse em sinalizar. Contribuições A principal contribuição deste estudo é avançar o conhecimento sobre o perfil das empresas que decidem enviar sinais de RSC para a sociedade. Os resultados são especialmente valiosos porque se argumenta que existem características organizacionais complementares específicas quando a empresa decide enviar sinais de RSC.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose This work examines some of the organizational characteristics of companies that send CSR signals. It evaluates five determinants: operating in a highly polluting sector, concentration of ownership structure, corporate reputation, profitability, and size. Theoretical framework This empirical research draws upon Signaling Theory and Neo-Institutional Theory. Design/methodology/approach By using a combined methodology that analyzes the results of a qualitative comparative analysis and the results of a binary logistic regression model, covering a sample of 95 companies, this study reveals some important aspects of the profile of companies that send CSR signals to society. Findings Larger or more profitable companies that operate in a highly polluting sector, have a non-concentrated ownership structure, and have a positive corporate reputation, tend to be more willing to send CSR signals. Furthermore, a positive corporate reputation is a key organizational characteristic for sending CSR signals. Practical & social implications of the research Since sending CSR signals is a powerful tool for legitimizing a company’s CSR actions, a better understanding about this helps managers and regulators to know the organizational characteristics of companies interested in signaling. Originality/value This study’s main contribution is to advance the knowledge on the profile of companies that decide to send CSR signals to society. The findings are especially valuable because it is argued that there are specific complementary organizational characteristics when the company decides to send CSR signals.
  • Comportamento estratégico e uso dos sistemas de controle gerencial em cooperativas agroindustriais Artigo

    Silva, Thiago Bruno de Jesus; Beuren, Ilse Maria; Monteiro, Januário José; Lavarda, Carlos Eduardo Facin

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Este estudo objetiva identificar as combinações dos sistemas de controle gerencial (SCG) usadas em diferentes comportamentos estratégicos adotados por cooperativas agroindustriais. Referencial teórico Modelo de comportamento estratégico de Miles e Snow e modelo de sistemas de controle gerencial de Simons (1995). Metodologia Uma survey foi realizada com 100 gestores de cooperativas agroindustriais do setor lácteo da região Sul do Brasil. Aos dados coletados aplicou-se a técnica de Fuzzy Set Qualitative Comparative Analysis (fsQCA). Resultados Os resultados confirmaram parcialmente as proposições estabelecidas no estudo. Observaram-se diferentes combinações dos sistemas de crenças, limites, controle diagnóstico e controle interativo a depender dos comportamentos estratégicos, defensor ou prospector, das cooperativas. Portanto, o controle da estratégia da cooperativa é alcançado pela combinação dos SCG, visto que seu poder reside no uso conjunto e sua complementaridade. Implicações práticas e sociais da pesquisa O uso combinado de controles rígidos e flexíveis permitem que as cooperativas agroindustriais visem simultaneamente à eficiência das operações e à busca pela inovação. Contribuições Ao demonstrar que nem todos os SCG individualmente são relevantes para diferentes comportamentos estratégicos, com evidências da equifinalidade em combinações dos SCG, o estudo denota originalidade e contribuição.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose This study aims to identify the combinations of MCSs used with different strategic behaviors adopted by agro-industrial cooperatives. Theoretical framework Miles and Snow's strategic behavior model and Simons' management control systems model (1995). Design/methodology/approach A survey was carried out of 100 managers of agribusiness cooperatives in the dairy sector in the southern region of Brazil. Fuzzy set qualitative comparative analysis (fsQCA) was applied to the data collected. Findings The results partially confirmed the propositions established in the study. Different combinations of belief systems, limits, diagnostic control, and interactive control were observed depending on whether the cooperative adopted defender or prospector strategic behaviors. Control of the cooperative's strategy is achieved by combining the MCSs, since their strength lies in their joint use and their complementarity. Practical & social implications of research The combined use of rigid and flexible controls allows agro-industrial cooperatives to simultaneously target operational efficiency and the pursuit of innovation. Originality/value By demonstrating that not all MCSs are individually relevant to different strategic behaviors, with evidence of equifinality in MCS combinations, the study provides an original contribution.
  • As atividades que compõem as fases do processo de inovação social: um estudo no contexto dos negócios de impacto social Artigo

    Bezerra-de-Sousa, Indira Gandhi; Segatto, Andréa Paula; Morais-da-Silva, Rodrigo Luiz; Justen, Gelciomar Simão

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo O objetivo deste artigo é analisar as atividades que constituem as fases do processo de inovação social no contexto dos negócios de impacto social. Referencial teórico Foi utilizada a literatura sobre inovação social, negócios de impacto social e processo de inovação social. O modelo de Bhatt e Altinay (2013) foi utilizado como base para o estudo. Metodologia A partir de uma abordagem qualitativa de estudo de casos, foram investigados nove casos de negócios de impacto social geradores de inovação social no Brasil. Os dados foram coletados a partir de observação direta, documentos, dados visuais e entrevistas semiestruturadas, analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Resultados Os principais achados indicam a disposição de um processo complexo envolvendo inúmeras atividades em suas distintas fases (iniciação, desenvolvimento, reestruturação e dimensionamento), bem como uma importância do papel do empreendedor, considerado como um integrante de alta relevância no processo. Implicações práticas e sociais da pesquisa O estudo demonstra que o processo de inovação social é mais complexo do que a literatura vinha demonstrando. Os achados também podem contribuir com o campo prático, seja com empreendedores iniciantes que buscam estruturar seus negócios, seja com iniciativas mais avançadas que buscam dar escalabilidade a suas propostas. Contribuições Este estudo contribui com a literatura ao explorar as atividades que compõem o processo de inovação social e com a identificação de uma fase complementar no processo proposto por Bhatt e Altinay (2013).

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose The purpose of this paper is to analyze the activities that constitute the phases of the social innovation process in the context of social impact businesses. Theoretical framework The literature on social innovation, social impact businesses, and the social innovation process was used. The Bhatt and Altinay (2013) model was applied as the basis for the study. Design/methodology/approach Based on a qualitative case study approach, nine Brazilian cases of social impact businesses that generate social innovation were investigated. Data were collected from direct observation, documents, visual data, and semi-structured interviews, and analyzed using the content analysis technique. Findings The main findings indicate a complex process involving numerous activities in its different phases (initiation, development, restructuring, and scaling), as well as the important role of the entrepreneur, who is considered a highly relevant member of the process. Practical & social implications of the research The study demonstrates that the social innovation process is more complex than the literature has shown. The findings may also contribute to the practical field, whether for beginner entrepreneurs seeking to structure their businesses, or to more advanced initiatives that seek to give scalability to their proposals. Originality/value This study contributes to the literature by exploring the activities that make up the social innovation process and identifying a complementary phase in the process proposed by Bhatt and Altinay (2013).
  • Inovação em microempresas fabricantes de máquinas-ferramenta? Os efeitos dos T-KIBS nas inovações tecnológicas e não tecnológicas Article

    Seclen-Luna, Jean Pierre; Moya-Fernández, Pablo; Barrutia, Jon; Ferrucci, Luca

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Este estudo tem como objetivo avaliar os efeitos dos KIBS nos resultados de inovação em microempresas fabricantes de máquinas-ferramenta de acordo com as categorias de KIBS. Referencial teórico Este artigo não apenas contribui para a teoria do processo de inovação, reforçando os argumentos de que as microempresas podem alcançar inovações, mas também reitera que os KIBS têm uma influência positiva na inovação tecnológica e não tecnológica nas empresas manufatureiras. Metodologia Para atingir o objetivo do estudo, o teste U de Mann-Whitney foi utilizado como técnica de análise. Uma pesquisa foi realizada para coletar os dados de 40 microempresas fabricantes de máquinas-ferramenta no País Basco (Espanha) e em Emilia-Romagna (Itália). Resultados Os resultados sugerem que os KIBS têm efeitos positivos sobre as inovações nas empresas fabricantes. No entanto, existem diferenças de acordo com as categorias de KIBS. Os T-KIBS, por exemplo, são propensas à inovação tecnológica, ao passo que os P-KIBS e os C-KIBS afetam a inovação não tecnológica. Além disso, os serviços de TIC também têm uma relação positiva com a inovação não tecnológica. Concluímos destacando a importância dos T-KIBS para o enfrentamento dos desafios da Indústria 4.0 e a necessidade de pesquisas adicionais para determinar o papel dos KIBS no contexto da Quarta Revolução Industrial. Implicações práticas e sociais da pesquisa As microempresas precisam aumentar sua capacidade de absorção, aumentando os investimentos em TIC e P&D, para enfrentar os desafios da Indústria 4.0, e diante do fato de a indústria estar começando a incorporar cada vez mais conhecimento codificado de base científica. Talvez contratar os T-KIBS seja uma decisão adequada para as microempresas. Contribuição Este estudo contribui para o avanço da pesquisa sobre diferentes categorias de KIBS e seus efeitos na inovação das empresas manufatureiras, especialmente em microempresas fabricantes de máquinas-ferramenta.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose This study aims to evaluate the effects of KIBS on innovation outcomes in micro firms that build machine tools according to the categories of KIBS. Theoretical framework This article not only contributes to the theory on the innovation process by reinforcing the arguments that micro firms can achieve innovations, but also to the idea that KIBS have a positive influence on technological and non-technological innovation in manufacturing firms. Design/methodology/approach To achieve the objective of the study, the Mann-Whitney U Test was used as the analysis technique. A survey was carried out to collect data from 40 micro firms that build machine tools located in the Basque Country (Spain) and Emilia-Romagna (Italy). Findings The results suggest that KIBS have positive effects on innovations in manufacturing firms. However, there are differences according to the categories of KIBS. For instance, T-KIBS favour technological innovation, while P-KIBS and C-KIBS affect non-technological innovation. In addition, ICT services also have a positive relationship with non-technological innovation. We conclude by highlighting the importance of T-KIBS to confront the challenges of Industry 4.0 and the need for further research to determine the role of KIBS in the context of the Fourth Industrial Revolution. Practical & social implications of the research Micro firms need to enhance their absorptive capacity by increasing ICT and R&D investments, to confront the challenges of Industry 4.0, and given the fact that industry is beginning to incorporate more and more codified science-based knowledge. Perhaps hiring T-KIBS would be an appropriate decision for micro firms. Originality/value This study contributes to the advancement of research involving different category of KIBS and their effects on manufacturing firms’ innovation, especially in micro firms that build machine tools.
  • Efeitos da governança corporativa na volatilidade do mercado: evidências empíricas de empresas portuguesas listadas Artigo

    Teodósio, João; Madaleno, Mara; Vieira, Elisabete

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Este estudo examina a relação entre os mecanismos internos de governança corporativa e a assunção de riscos pela empresa. Metodologia – Este estudo abrange uma amostra de 38 empresas portuguesas não financeiras listadas na Euronext Lisbon, no período de 2007-2017. Para testar as hipóteses formuladas, usamos modelos de erros padrão corrigidos em painel (PCSE). Resultados – Nossos resultados evidenciam que, no contexto português, as empresas mais novas e maiores, com conselhos de administração maiores e com uma maior proporção de conselheiros independentes apresentam níveis de risco sistemático mais elevados. Nossos resultados apresentam consistência nos testes de robustez. Contribuições – Até onde sabemos, esta é a primeira vez que se relata um efeito incremental robusto do tamanho do conselho sobre o risco sistemático da empresa. Esse resultado contradiz a literatura prevalecente e abre um novo debate, do ponto de vista dos mercados financeiros, sobre os benefícios de conselhos de administração maiores na mitigação da volatilidade do mercado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose This study examines the relationship between internal corporate governance mechanisms and firm risk-taking. Design/methodology/approach This research comprises a sample of 38 non-financial Portuguese firms listed on Euronext Lisbon, over the period from 2007 to 2017. To test the formulated hypotheses we use panel-corrected standard errors (PCSE) models. Findings Our results provide evidence that, in the Portuguese context, bigger and younger firms, with larger boards of directors and a greater number of independent directors, present higher levels of systematic risk. Our results are consistent across the robustness checks. Originality/value To the best of our knowledge, this is the first time that a robust incremental effect of board size on firm systematic risk is reported. This result contradicts the prevailing literature and opens up a new debate, from a financial markets viewpoint, on the benefits of larger boards of directors in terms of mitigating market volatility.
  • Juros sobre o capital próprio versus dividendos: o papel da identidade do acionista na elisão fiscal de empresas Artigo

    Colombo, Jéfferson Augusto; Terra, Paulo Renato Soares

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Este artigo investiga se a identidade do acionista controlador é um fator determinante para a distribuição de lucros (JCP em relação a dividendos regulares) em uma amostra de companhias abertas brasileiras. Referencial teórico Por meio de exemplificações numéricas, demonstramos que o custo do recebimento de dividendos em dinheiro por meio de juros sobre capital próprio (JCP) é substancialmente heterogêneo entre os acionistas. Utilizamos essa diversidade para estabelecer a distribuição ideal (do ponto de vista tributário) para cada tipo de acionista. Metodologia Testamos as hipóteses usando um painel não balanceado de 404 empresas brasileiras em um período de 12 anos. Nossas estimativas usam as regressões de dados em painel de Probit e Tobit. Devido a questões de endogeneidade no status da identidade acionária, também executamos regressões usando regressores defasados, o modelo de seleção em duas etapas de Heckman e modelos de matching. Resultados Consistentemente com hipóteses ex ante baseadas em impostos, descobrimos que a presença de investidores institucionais aumenta significativamente os pagamentos na forma de JCP em relação aos dividendos, reduzindo a tributação geral (para a empresa e para o investidor) nas empresas em geral. Uma gestão tributária mais inteligente por meio da política de dividendos também é uma função positiva das características das empresas, como porte e melhores padrões de governança corporativa. No geral, nossa evidência sugere que a identidade dos acionistas influencia a política de dividendos por meio do canal de tributação. Implicações práticas e sociais da pesquisa Embora a literatura discuta várias explicações possíveis para o uso limitado dos pagamentos de JCP no Brasil, fornecemos evidências de que muitas empresas podem não desfrutar dos benefícios fiscais do JCP, pois a legislação tributária desencoraja seu uso pelos acionistas controladores. Essa evidência é crítica também para os formuladores de políticas, uma vez que há atualmente um debate nacional controverso referente à incidência de imposto sobre a distribuição de dividendos e à extinção do JCP (Projeto de Lei nº 2.337, 2021), “segunda fase da Reforma Tributária”. Contribuições Ao contrário de estudos anteriores, discutimos a distribuição de JCP a partir da perspectiva dos beneficiários (acionistas) e pagadores (investidas) e não apenas dos últimos ou dos primeiros. Além disso, devido aos potenciais problemas de mensuração, criamos uma variável que mede a razão entre o JCP distribuído e o máximo permitido por lei (IOE_IOE*), o que permite mensurar com mais precisão o tamanho do benefício fiscal obtido por cada empresa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose This paper investigates whether the identity of the controlling shareholder is a determinant of the distribution of earnings (interest on equity vis-à-vis regular dividends) in a sample of Brazilian public companies. Theoretical framework Through numerical exemplifications, we show that the cost of receiving cash payouts through interest on equity (IOE) is significantly heterogeneous across shareholders. We use this diversity to state the optimal distribution (from a tax standpoint) for each type of shareholder. Design/methodology/approach We test the hypotheses using an unbalanced panel of 404 Brazilian firms over a 12-year period. Our estimations use probit and tobit panel data regressions. Due to endogeneity concerns about ownership identity status, we also run regressions using lagged regressors, the Heckman two-step selection model, and matched samples. Findings Consistently with ex-ante, tax-driven hypotheses, we find that the presence of institutional investors significantly increases cash payouts in the form of IOE vis-à-vis cash dividends, reducing overall taxation (firm-level plus investor-level) for the average firm. Smarter tax management through dividend policy is also a positive function of firm characteristics such as size and better corporate governance standards. Overall, our evidence suggests shareholders’ identity influences payout policy through the taxation channel. Practical social implications of the research Although the literature discusses several possible explanations for the limited use of IOE payments in Brazil, we provide evidence that many firms may not enjoy the tax benefits of IOE precisely because the tax law discourages controlling shareholders from using it. Such evidence is also critical for policymakers since there is currently a controversial national debate on imposing a dividend distribution tax and eliminating IOE (Law Project n. 2337, 2021), in the so-called “second phase of tax reform.” Originality/value Unlike previous studies, we discuss the distribution of IOE from the perspective of both the beneficiaries (shareholders) and payers (investees) rather than the former or the latter alone. Furthermore, as a reflection of potential measurement problems, we create a variable that measures the ratio between IOE distributed and the maximum allowed by law (IOE_IOE*), which permits a more precise measurement of the size of the tax benefit obtained by each firm.
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