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Percepção de Risco e Internacionalização de Empresas Born Global em Mercados Emergentes

Resumo

Objetivo

O objetivo deste artigo é propor um modelo integrador de análise de risco e de fatores que influenciam a propensão e a velocidade do processo de internacionalização das empresas nascidas globais, as chamadas born globals.

Referencial teórico

A pesquisa tem como base a literatura sobre negócios internacionais, com foco no risco da internacionalização. As variáveis e escalas utilizadas para a construção do modelo são provenientes da referida literatura, fundamentada em estudos recentes.

Metodologia

O modelo foi testado por uma pesquisa realizada em uma amostra de 200 microcervejarias brasileiras e os dados foram analisados por meio da modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que a velocidade da internacionalização, que envolve o processo, a estratégia e as redes, tem forte relação com a percepção de risco. Em contrapartida, a propensão à internacionalização, que envolve as características do empreendedor, não está relacionada à avaliação de risco.

Implicações práticas e sociais da pesquisa

Este estudo complementa e enriquece a pesquisa sobre percepção de risco no campo do empreendedorismo internacional e contribui para a literatura sobre mercados emergentes, discutindo as características do empreendedorismo e das pequenas empresas nesse contexto.

Contribuições

Este estudo busca aprimorar o conhecimento propondo um modelo estrutural e testando empiricamente os construtos da propensão e velocidade de internacionalização e o impacto da avaliação e percepção de risco nas born globals.

Palavras-chave:
Percepção de risco; internacionalização; born global; mercados emergentes

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