Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 27, Número: 2, Publicado: 2003
  • A Abem e a Abertura de Novas Escolas Médicas Editorial

    Araújo, José Guido Corrêa de
  • Inserção dos Alunos da·Primeira Série do Curso de Medicina em Serviços de Saúde Pesquisa

    Gonçalves, Maria Bernadete; Moraes, Ana Maria Silveira Machado de

    Resumo em Português:

    Resumo: Acreditando nos benefícios do contato do aluno de Medicina com o indivíduo e a comunidade, desde o início do curso, idealizamos este projeto de ensino, desenvolvido de 1998 a 2000. Os objetivos foram introduzir os alunos na prática da profissão médica, por meio do contato com a população, seus problemas e necessidade; estimulá-los a reconhecer o papel social e político do médico; e promover a integração escola serviço. O projeto se desenvolveu numa unidade de saúde onde os alunos permaneciam quatro horas semanais em atividades gerais da unidade e mais duas horas sem mais dedicadas ao estudo. Os alunos demonstraram bastante interesse nas atividades. Verbalizaram o quanto este estágio foi importante para o conhecimento da profissão e da realidade da saúde do município e como essas informações os ajudaram a compreender o significado das disciplinas estudadas no primeiro ano. Concluímos que, no currículo de Medicina, as atividades em unidades básicas de saúde devem ser priorizadas, não descuidando da formação científica e do embasamento teórico das práticas médicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Based on the belief that the advantage of integrating medical students into the community begins in their initial undergraduate course, we designed a special medical education project that was conducted from 1998 to 2000. The objectives were to encourage undergraduate students to acquire direct experience with the medical profession, working with people's problems and needs, and to stimulate them to recognize the physician's social and political obligations and promote integration between school and work. The project was developed in a public clinic where the students spent four hours a week involved in the unit's general activities, plus two hours of focused study. Students demonstrated considerable interest in these activities. They discussed how the experience in the clinic was essential for their knowledge of both the medical profession and the municipal public health service, and how this information facilitated their understanding of subsequent course work. We concluded that basic health activities should be a priority in the medical school curriculum, without neglecting the development of other basic scientific and theoretical activities.
  • Prevenção da Neurocisticercose: Avaliação do Conhecimento do Tema entre Médicos e Estudantes de Medicina Pesquisa

    Assencio-Ferreira, Vicente José; Nanci, Marcos Paulo Bossetto; Santos, Elizangela Calheiro dos

    Resumo em Português:

    Resumo: Objetivo: avaliar o conhecimento a respeito da prevenção da neurocisticercose (NCC) entre estudantes de Medicina, médicos-residentes e médicos. Métodos: no primeiro semestre de 2001, foram avaliados 384 estudantes de Medicina por meio das questões. “O que é neurocisticercose?” e “Como prevenir-se da doença?”. No segundo semestre, as mesmas questões foram aplicadas a 37 médicos residentes e 51 médicos com mais de quatro anos de formação. Resultados: a maioria dos alunos (95,8%) soube definir NCC, mas apenas 45% deram resposta acertada quanto à forma de se prevenir. Entre os médicos residentes o índice de acerto foi, respectivamente, de 97% e 43%, entre os médicos 88% e 41%. Conclusão: é alto o índice de erro tanto entre estudantes (55%), como entre médicos residentes (57%) e médicos (59%) na resposta à forma correta de se prevenir contra a NCC isto sugere, fortemente, a inadequação da forma como o tema é abordado na universidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Objective: to evaluate knowledge among medical students, residents, and physicians concerning the prevention of neurocysticercosis (NCC). Methods: in the first semester of 2001, 384 medical students were interviewed, with the following questions: “What is neurocysticercosis?” and “How is the disease prevented?”. In the second semester of 2001, the same questions were applied to 37 residents and 51 physicians, the latter having graduated more than four years previously. Results: most students (95.8%) could define NCC. but only 45% provided the correct answer concerning its prevention. Among medical residents, the proportions of correct answers ware 97% and 43%, respectively, compared to 88% and 41% among physicians. Conclusion: a high proportion of medical students (55%), residents (57%), and physicians (59%) were unable to correctly identify the prevention of NCC. This strongly suggests that the approach to the topic during medical school is inadequate.
  • Identificação das Diretriz es Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina pelos Alunos da Universidade de São Paulo Pesquisa

    Vieira, Joaquim Edson; Lopes Júnior, Ademir; Basile, Maria Aparecida; Martins, Milton de Arruda

    Resumo em Português:

    Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina reforçam a articulação entre a Educação Superior e a Saúde. A faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo definiu, em 1998, princípios muito semelhantes àqueles das Diretrizes formação generalista e humanista , crítica e reflexiva , com capacitação para atuar baseando-se em princípios éticos no processo de saúde doença em seus diferentes níveis de atenção , com ações de promoção , prevenção , recuperação e reabilitação , na perspectiva da integridade da assistência , com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania , como promotor da saúde integral do ser humano . Este artigo documenta as impressões dos alunos do curso médico da FMUSP sobre algumas das propostas curriculares de 1998 presentes nas Diretrizes Nacionais Na FMUSP ocorre maior concentração didática em ambiente hospitalar. Esse contato não sensibiliza o estudante a conhecer os fundamentos do Sistema Único de Saúde. A metodologia de ensino predominante é a tradicional, com aulas expositivas e laboratórios de atividades. A integração entre as disciplinas tem sido limitada. A inserção dos alunos em projetos de iniciação científica e em atividades de monitoria pode estimular tal integração.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The Brazilian National Curriculum for Medical Education emphasizes the interaction between the fields of health and education. Based on a review of its medical education program in 1998, the University of São Paulo Medical School (FMUSP) defined principles that are similar to those of the National Curriculum: a generalist humanitarian, judicious and reflexive education, fostering the capacity to work under ethical principles in the health-disease process at its different levels, acting to prevent disease and promote and rehabilitate health, considering the comprehensive nature of health care with social responsibility and a commitment to citizens' rights as factors for integral human health. This report discusses opinions by undergraduate medical students from FMUSP concerning key innovations in the 1998 reform that share the orientation of the National Curriculum. FMUSP has a relatively greater focus on hospital-based activities. This hospital-centered contact generally leaves students unaware of the underlying principles in the Unified National Health System (SUS). The teaching methodology is traditional: teacher-centered, with lectures and laboratory activities. There is limited integration among courses. Students participation in ongoing science projects and as tutors for beginning students could help stimulate greater integration among courses.
  • O Aprendizado de Semiologia em um Currículo Tradicional Pesquisa

    Sayd, Jane Dutra; Silva, Daniele de Andrade e; Ribeiro, Maria Pia Diniz

    Resumo em Português:

    Resumo: Realizou-se um estudo etnográfico entre estudantes de Medicina no momento de seu primeiro contato com pacientes numa escola pública do Rio de Janeiro ao longo do seu aprendizado de Semiologia. Este artigo apresenta resultados parciais, obtidos em entrevistas em que os estudantes responderam questões sobre a relação médico-paciente e suas impressões sobre a Semiologia. Não houve recusas, e os estudos responderam às questões escrevendo suas opiniões e impressões. Os resultados mostraram algumas diferenças de gênero. Estudantes de sexo feminino frequentemente expressaram seus sentimentos sobre professores e pacientes, e os do sexo masculino comentaram principalmente sobre o nível cientifico e questões pedagógicas concernentes aos conteúdo da disciplina. Ambos os grupos referiam a presença de fortes laços relacionais com o professor. Bons relacionamentos foram apresentados como fonte importante de motivação para estudo e esforço de desenvolver habilidades junto ao paciente. O professor é encarado como um “pai”. Por outro lado, relações conflituosas são relatadas como fonte de depressão e desestímulo tanto para estudar como para estabelecer boas relações com pacientes. Algumas respostas apontaram procedimentos desrespeitosos para com o paciente da parte de alunos e professores, deplorando estes eventos como um antiexemplo para a formação médica. O pouco tempo destinado ao retorno de pacientes já examinados foi criticado, por cerca de 50% dos estudantes, como negativo para o aprendizado de como seguir pacientes e se relacionar com eles de modo mais humanizado. Conclui-se que, embora 50% dos estudantes não apresentam problemas com o ambiente de relações no hospital, é necessário estar atento às críticas do corpo discente a fim de incrementar o conteúdo ético do aprendizado clínico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: An ethnographic study was conducted among medical students during their first contact with inpatients in a public medical school in Rio de Janeiro as part of their course on Basic Clinical Skills (BCS). This article presented the interim results from interviews in which the students responded to questions on the physician-patient relationship and their impressions on BCS. There were no refusals to participate, and students answered the questions by writing their feelings about teachers and patients, while men focused mainly on scientific and pedagogical issues involving the course contents. Nevertheless, both groups reported a Strong bond with the professor. Good relationships were reported as a powerful source of motivation for studying and improving professional skills, where the professor serves as a father figure. Meanwhile, difficulties in relations with professors were reported as a source of depression and discouragement both for studying and establishing good relationships with patients. Some answers revealed disrespectful procedures towards patients by instructors and students, identifying these events as bad examples in medical education. The limited time devoted to return examinations with the same patients in the wards was criticized as a negative factor in the process of learning how to accompany patients and provide more human care. These critical comments came from approximately 50% of the interviewees. The study concludes that even if 50% of students report no problems in the teaching hospital´s relational environment, attention should be given to students’ criticism in order to improve ethical procedures during their training.
  • O Ensino da Ética nas Faculdades de Medicina do Brasil Pesquisa

    Muñoz, Daniele; Muñoz, Daniel Romero

    Resumo em Português:

    Resumo: Avaliou-se o ensino da ética nas 103 faculdades de Medicina existentes no Brasil, em 2001, confortando-o com pesquisa realizada há uma década. O levantamento foi realizado por meio de questionários e contato com os responsáveis pela disciplina. Os resultados principais mostram que a ética é ensinada em 93 faculdade e 10 são escolas novas; em 32,3% das escolas, a ética e disciplina autônoma, em 58% é matéria lecionada em outra(s) disciplina(s), principalmente a Medicina legal, em 5,4% disciplina autônoma e também matéria associada a outra(s) disciplina(s), e em 4,3% é matéria associada a módulos interdisciplinares. Na maioria das faculdades, é lecionada apenas no 4° ano; em 63,4% da faculdade, a carga horária de ética não ultrapassa 45 horas, e em 74,2% delas é de 60 horas, no máximo. Conclui-se que nos últimos dez anos não houve mudanças significativas no ensino da ética nas faculdades de Medicina do Brasil, mais nota-se uma tendência para sua melhoria.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The current study focused on an evaluation of the teaching of ethics in the 103 accredited medical schools in Brazil in 2001. The results were compared with those of an equivalent study conducted ten years previously. The survey was conducted using questionnaires and personal contact with subjects. The main results showed that ethics is taught in 93 schools ( of which tem are new).In 32,3% of the schools, ethics is a course in itself, while in 58% of these schools it is taught within another/other subject(s), mostly together with forensic medicine. In 5,4% of the medical schools it is both a course in itself and is taught within another/other discipline(s). In 4,3% of the cases, teaching of ethics is associated with interdisciplinar modules. In most medical schools it is only a lecture topic in the fourth year. In 63,4% of the schools, total ethics course time does not exceed 45 classroom hours, in 74,2% it corresponds to a maximum of 60 hours. The authors conclude that in the last 10 years no significant changes have taken place in the teaching of ethics in medical schools in Brazil, although there appears to be a trend towards improvement.
  • A Residência Médica em Diagnóstico por Imagem no Brasil Pesquisa

    Souza, Evandro Guimarães de; Koch, Hilton Augusto

    Resumo em Português:

    Resumo: A Residência Médica em Radiologia ou Diagnóstico por Imagem constitui a modalidade de curso ideal para a formação de especialistas. Os alunos analisaram a situação do credenciamento dos 73 programas de Residência Médica em Diagnóstico por Imagem no Brasil, reconhecidos pela Comissão Nacional de Residência Médica. Foram considerados na análise o número de Residentes e sua distribuição nas grandes regiões do Brasil, além dos atuais critérios determinados por essa Comissão para o credenciamento desses programas. Encontram-se credenciados 71 programas e dois apresentam insuficiências. Observa-se que 60,27% dessas instituições e 73,50% dos Residentes se encontram na Região Sudeste. No prazo de dois anos, as instituições deverão adaptar seus programas aos novos critérios para credenciamento. Sugere-se um trabalho conjunto da Comissão Nacional de Residência Médica e do Colégio Brasileiro de Radiologia. Esta aliança teria o objetivo de supervisionar essas modificações, orientar a criação de novos programas e estabelecer as competências a serem alcançadas pelos Residentes, aprimorando constantemente o treinamento oferecido.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Medical residency in Radiology or Diagnostic Imaging is the best course for training specialists in this field. The authors analyzed 73 healthcare institutions in Brazil in which a residency in Imaging Diagnosis is already accredited or is currently under evaluation by the National Committee for Medical Residency. The analysis focused on the total number of residents and their distribution in the country, as well as the current requirements under such programs. Seventy-one programs are accredited, and only two presented problems. Southeast Brazil has 60,27% of these institutions and 73,50% of the residents. Since these institutions will be required to adjust their programs to new accreditation guidelines within two years, it is suggested that the National Committee for Medical Residency and the Brazilian College of Radiology launch a joint program to supervise these adjustments, create new programs, and define the desired qualifications for residents in order to contribute to the improvement of their training for accreditation.
  • Conhecimento de Ética Médica e Aids entre Pacientes HIV+, Alunos de Medicina e Médicos Pesquisa

    Succi, Camila de Menezes; Succi, Regina Célia de Menezes

    Resumo em Português:

    Resumo Apesar da vasta quantidade de conhecimento sobre o vírus HIV, sua transmissão, clínica e tratamento, as implicações éticas e os dilemas sociais da Aids ainda são poucos discutidos. Os objetivos deste trabalho foram avaliar o que sabem o aluno de medicina, o paciente e o médico sobre ética médica e Aids. Questionários para avaliar noções de ética médica e atendimento ao paciente HIV+ foram aplicados a 50 alunos de medicina (a)53 pacientes HIV+ (Pa), 30 professores (P) e 30 médicos (M). Pacientes referiram discriminação de médicos (20,7%) e família/amigos (32,1%). A necessidade de testar todas as gestantes para o HIV era conhecida por 100% dos PA e M, porém 1/50 A e 3/30 P desconheciam esse fato. Trinta e quatro por cento dos PA e 10% a 16,7% dos A, P e M não sabiam da necessidade de consentimento para realizar o teste HIV. A possibilidade de romper o sigilo profissional no caso de parceiros sexuais era desconhecida por 69,8% dos PA e de 16% a 40% dos A, P e M o direito do adolescente ao sigilo era ignorado por 66% a 76,7% dos alunos e profissionais. Algumas normas dizem respeito ao atendimento aos pacientes infectados pelo HIV, embora contempladas pelo código de ética médica, ainda não são totalmente conhecidas ou aplicadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Despite widespread knowledge concerning HIV and its transmission, clinical characteristics, and the treatment, the ethical implications and social dilemma of AIDS are still scarcely discussed. This study aims to evaluate what medical students, patients, and physicians know about medical ethics and AIDS. Questionnaires were applied to evaluate knowledge on medical ethics and medical care for HIV- infected patients. Some 50 medical students (S), 53 HIV-infected patients (IP), 30 professors (PR) and 30 staff physicians (DR) answered the questionnaire. Patients reported discrimination by physicians (20,7%) and family and friends (32,1%). A full 100% of IP and DR were aware of the need to test pregnant women for HIV, but 1/50 S and 3/30 PR were unaware of this fact. Some 34% of IP and 10% to 16,7% of the S, PR and DR groups were unaware of the need for informed consent to perform the HIV test. The possibility of breaking professional secrecy in the case of sexual partners of HIV infected individuals was unknown to 69,8% of the IP group and 16% to 40% of the S,PR, and DR groups. The right of adolescents to secrecy was unknown to 66% and 76,7% of the students and professionals, respectively. Some norms concerning care for HIV infected patients although covered by the Code of Medical Ethics, are still not fully known or applied.
  • Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino da Anatomia Humana Relato De Experiência

    Fornaziero, Célia Cristina; Gil, Célia Regina Rodrigues

    Resumo em Português:

    Resumo: Hoje em dia, as mudanças sociais nos levam a acreditar que o grande desafio de uma universidade é formar um profissional da saúde com um perfil criativo frente aos muitos problemas do cotidiano. Esse profissional deve conhecer a tecnologia em vigência, dominar dinâmica de grupo, ser uma pessoa sem preconceitos e também ser capaz de lidar com o pluralismo social. Este artigo pretende apontar as inovações tecnológicas que podem ser utilizadas para tornar o aprendizado de Anatomia Humana mais interessante e contribuir para a qualidade do ensino da Anatomia. Também é importante provocar uma reflexão e uma reavaliação da prática educacional, proporcionando alternativas para introduzir a realidade social de um profissional de saúde no processo ensino-aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Current social changes suggest that the greatest challenge for universities is to train healthcare professionals with a creative approach to everyday difficulties. As open-minded individuals capable of dealing with social pluralism, such professionals must keep pace with current technologies and be knowledgeable concerning group dynamics. This article thus aims to identify technological innovations that could make the study of Human Anatomy more appealing and possibly improve the teaching of this subject. lt is also important to encourage reflection (and reevaluation of) current educational practice, thus creating alternatives for introducing the social reality of health professionals into the course of study in Human Anatomy.
  • Reflexões sobre o Ensino da Semiologia Médica Relato De Experiência

    Santos, João Barberino; Pires, Liana Lauria; Silva, Antônio Emanuel; Castro, Cleudson Nery de

    Resumo em Português:

    Resumo: A Semiologia Médica representa a ponte entre os ciclos básico e profissionalizante do curso médico. Neste artigo, o ensino da Semiologia é enfatizado como essencial ao raciocínio clínico que irá conduzir ao diagnóstico e ao estabelecimento da boa relação médico-paciente. São levantadas considerações acerca dos objetivos, logística, segmentos envolvidos, estruturação e desenvolvimento do curso, baseadas em experiência vivida na Universidade de Brasília.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The undergraduate course on Basic Clinical Skills (BCS) provides the connection between preclinical and clinical training in medical school in this paper; the teaching of BCS is emphasized as essential to the development of clinical reasoning, leading one to proper diagnosis and the establishment of a good physician patient relationship. The article discusses the course's objectives, logistics, staff, structure, and development based on experience at the University of Brasilia.
  • Definição de Necessidades Sociais para o Ensino Médico Ensaio

    Vieira, Joaquim Edson

    Resumo em Português:

    Resumo Necessidades sociais são originadas das necessidades de grupos, cuja aceitação decorre da força que esses grupos exercem na sociedade. Tocqueville notou a importância dada ao indivíduo e seu trabalho, e descreve a formação de organizações na sociedade americana. Elas impedem que o governo da sociedade se imponha aos indivíduos. Quando médicos tentam definir necessidades sociais que não as suas próprias, podem não estar comunicando reivindicações legítimas de grupos sociais. O estudo de condições de vida pode revelar identidade com grupos sociais, e o médico, ao assumir este papel, pretende ser o interlocutor de demandas de grupamentos pouco organizados. A organização popular pode não se estabelecer, e uma das alternativas para eliminar essa dificuldade, na área da saúde, seria construir o conceito de “Cidade Saudável”. As escolas médicas têm importante papel nessa proposta, ao ensinarem a diferença entre saúde e serviços de saúde, descobrirem e reconhecerem líderes e se sensibilizarem para envolvê-los na execução do projeto de localidade saudável. Iniciar projetos locais de promoção de saúde que dêem resultados positivos e visíveis e sensibilizar os moradores para a proposta.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Social needs originate from human groups that are able to impose their positions according to their strength in society and government. Tocqueville noted the importance of individuals and their work and described the formation of organizations in American society .These civil society organizations are the main obstacle preventing government from subduing individuals. When physicians attempt to define social needs other than their own, they may foster a closer identity between physicians and other groups, and physicians, by playing this role, may intend to act as political spokespersons for poorly organized groups. Such community organization may not completely materialize, and the “Healthy City” concept could help to overcome such difficulties. Medical schools could establish important models by teaching the differences between health and health services and by helping to identify, acknowledge, and raise the awareness of community leaders for the process of building a healthy community. Launching meaningful local health projects can help produce positive and visible results and raise the awareness of local residents.
  • Carta ao Editor Carta Ao Editor

    Lacerda, Patrícia Valle de
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com