Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 17, Número: 2, Publicado: 1993
  • EDITORIAL Editorial

    Santini, Luiz Antonio
  • AVALIAÇÃO DE UM TREINAMENTO EM FORMAÇÃO CLÍNICA PARA AIDS EM CENTROS NACIONAIS DE REFERÊNCIA Artigo Original

    Rodrigues Jr., José Florêncio

    Resumo em Português:

    Resumo: Por iniciativa da Divisão Nacional de DST/AIDS (DIN DST/AIDS), procedeu-se a uma avaliação dos treinamentos na área clínica de SIDA/AIDS realizados pelos Centros de Referência Emílio Ribas (ER). Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Gaffrèe & Guinle (G&G). A avaliação pautou-se pelas diretrizes expressas pela DIN DST/AIDS e tomou como parâmetro o modelo avaliativo de Stufflebeam. No modelo distinguem-se quatro componentes a serem avaliados, ou seja, Contexto, Insumos, Processo e Produto. O presente relatório estrutura-se sobre estes componentes. Os procedimentos empregados na avaliação foram de três tipos: (a) entrevistas com responsáveis pelos Centros, (b) observações in loco pelo avaliador e (c) três instrumentos de resposta escrita, a saber, o Teste sobre Aspectos Clínicos de SIDA/AIDS, a Avaliação de Habilidade Interpessoais e a Avaliação de Curso. Os valores derivados das respostas dos treinamentos dos três Centros no Teste sobre Aspectos Clínicos ele SIDA/AIDS não evidenciaram diferenças estatisticamente significativas, tomando-se como base o método de Kruskal-Wallis. Entretanto, o exame de dados particular es revelou tanto aspectos fortes como aspectos a serem melhorados em cada um dos três Centros.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Under the sponsorship of the National Division of STD/AIDS, an evaluation of the clinical training on AIDS delivered by the three Reference Centers - Emílio Ribas (ER), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) and Gaffrèe & Guinle (G&G) - was carried out. The evaluation took into account guidelines set up by the National Comission on AIDS and derived its framework from Stufflebem’s evaluative model (1977). The model comprises four components - Context. Input. Process and Product - which correspond to the aspects to be assessed in the evaluation. Instruments of three kinds were used: (a) interviews with those in charge of the Reference Centers. (b) direct observations by the evaluator, and (c) three paper-and-pencil instruments, i. e., the Knowledge Test on AIDS, the Interpersonal Skills Inventory, and the Course Evaluation. The scores derived from the trainees’ responses - ER. UFRJ, and G&G - to the Knowledge Test and the Course Evaluation showed no statistically significant differences according to the Kruskal-Wallis method (1975). However, a closer look into particular aspects of the three Center showed positive characteristics as well as aspects deserving improvement. Such data allowed of some extrapolations pertaining to the evaluator, the DNC STD/AIDS, the Reference Centers and the entities responsible for the trainees.
  • AVALIAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE Artigo Original

    Santini, Luiz Antonio

    Resumo em Português:

    Resumo: O autor discute a Avaliação Tecnológica em Saúde (ATS) buscando contextualizá-la no processo de decisão médica e em suas interfaces com a formação médica e a prática profissional. Discute a instúiciência do paradigma biomédico quer seja como poder explicativo para o processo saúde-doença, quer seja para responder com eqüidade e integralidade às necessidades humanas e sociais de saúde. Reconhece finalidade e intencionalidade na escolha e no uso de tecnologias em saúde. Conclui pela necessidade de que a ATS se constitua em um Programa integranteda política científica do setor saúde, nos marcos dos direitos e necessidades individuais e sociais e dos princípios éticos da sociedade.

    Resumo em Inglês:

    Summary: The autl1or discusses Health Technology Assessment in the context of the decision-making process and its interfaces with medical training and professional practice. He maintains that the biomedical paradigm is incapable of either explaining the health/disease process or responding fully and equitably to human and social health needs. He acknowledges both the intent and intentionality in the choice and use of health technologies. The article concludes that there is a need for Health Technology Assessment to become an integral program in scientific policy for the health sector, within a framework of individual and social rights and needs as well as ethical principles pertaining to society.
  • APOIO TÉCNICO-CIENTÍFICO DA ASSESSORIA CIENTÍFICA AOS PROJETOS DE PESQUISA DA FACULDADE DE MEDICINA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Artigo Original

    Cortelletti, Simone; Tavares, Mário Roberto Garcia; Bordin, Ronaldo; Duncan, Bruce Bartholow; Schmidt, Maria Inês; Mengue, Sotero Serrate
  • VISÃO CONSTRUTIVA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MÉDICA Artigo Original

    Sobral, Dejano T.

    Resumo em Português:

    Resumo: A pesquisa acerca de processos de ensino-aprendizagem em Medicina pode servir de estratégia útil no desenvolvimento educativo. O autor define o que entende do sentido da pesquisa sobre aspectos pedagógicos da educação médica, examina características importantes dos focos de estudo - em termos de condições, processos e conseqüências - e delineia quatro enfoques ou opções de atividades utilizados nos estudos correntes. Alguns exemplos de subsídios e questões de pesquisa são usados para realçar a conclusão sobre o benefício potencial desse esforço de investigação no apoio à missão da escola médica.

    Resumo em Inglês:

    Summary: Research in teaching-learning processes may be an useful strategy for educational development in medicine. The author defines the meaning of research in medical education on a pedagogical perspective, examines important features of study foci regarding conditions, processes, and outcomes, and outlines four approaches to research activities in current usage. At last, some examples of findings and questions are used postulate the potential benefits of such enterprise to reinforce the mission of the medical school.
  • OS DIREITOS DO PACIENTE Comunicação

    Guaderer, Dr. E. Christian
  • PESQUISA x ENSINO - DOUTORADO x DOCÊNCIA LIVRE: SERÁ POSSÍVEL COMPARÁ-LAS? Comunicação

    Duro, Luiz Antonio Alves
  • ÓBICE À REORGANIZAÇÃO CURRICULAR: O DEPARTAMENTO Carta Do Leitor

    Amorim, Dalmo de Souza

    Resumo em Inglês:

    Summary: Departmental organization is an obstacle for coherent interdisciplinary educational program. Curriculum committees should have the responsibility and authority to implement an integrated program of medical education.
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com