Acessibilidade / Reportar erro
RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 24, Número: 6, Publicado: 2023
  • Desempenho resiliente ante período de crise econômica: Modelo integrado de concepções e estratégia de pesquisa Edição Especial

    Rosa, Leandro K.; Decourt, Roberto F.; Vancin, Daniel F.

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este estudo busca conceber um modelo integrado de concepções para pesquisas de resiliência organizacional ante período de crise econômica e sintetizar estratégia para abordagem empírica. Originalidade/valor: Ao reconhecer as recessões econômicas como eventos de crise, exógenos e recorrentes, que desafiam a trajetória evolutiva do ambiente de negócios e a capacidade adaptativa das firmas, este es-tudo se debruça sobre convergências de campos científicos para unificar ciclo de negócios com características e dinâmicas empresariais heterogêneas sob a perspectiva de resiliência. Design/metodologia/abordagem: Inicialmente, conduzimos revisão sistemática da literatura sobre “gestão do ciclo de negócios” e “resiliência organizacional”. Na sequência, usamos várias combinações e variações dos termos “crise econômica” e “resiliência”, acrescidos de “gestão” e “desempenho”, para ampliar a base de referências a partir de publicações em indexadores relevantes. Assim, mediante pesquisas de autores de diversas áreas do conhecimento, as proposições aqui levantadas se fundamentam na assimilação abrangente e transversal de saberes relativos ao contexto de crise econômica e de dinâmica adaptativa das organizações. Resultados: Este trabalho organiza e concilia convergências de campos científicos em um modelo integrado de concepções para estudo de resiliência organizacional ao longo dos ciclos de negócios, e, ainda, sintetiza a estratégia de pesquisa com três segmentos de análise para abordagem empírica. Assim, os achados cooperam com diversos fluxos de pesquisa que se voltam às adversidades enfrentadas pelas organizações em períodos de recessão e oportunizam amplo prisma de análise, com significativo espaço para explorar a vinculação de atributos e ações que favorecem ou prejudicam o alcance de desempenho resiliente ante período de crise econômica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study seeks to design an integrated model of concepts for research on organizational resilience in a period of economic crisis and synthesize strategy for an empirical approach. Originality/value: By recognizing economic recessions as crisis events, exogenous and recurrent, that challenge the evolutionary trajectory of the business environment and the adaptive capacity of firms, this study focuses on the convergence of scientific fields to unify the business cycle with characteristics and heterogeneous business dynamics from the perspective of resilience. Design/methodology/approach: Initially, we conducted a systematic review of the literature on “business cycle management” and “organizational resilience.” Next, we used various combinations and variations of the terms “economic crisis” and “resilience,” plus “management” and “performance” to expand the base of references from publications in relevant indexes. Thus, through research by authors from different areas of knowledge, the propositions raised here are based on the comprehensive and transversal assimilation of knowledge related to the context of economic crisis and the adaptive dynamics of organizations. Findings: This study organizes and reconciles convergences of scientific fields in an integrated model of concepts for studying organizational resilience throughout business cycles and synthesizes a research strategy with three analysis segments for an empirical approach. Thus, the findings cooperate with several streams of research that focus on the adversities faced by organizations in periods of recession and provide a broad prism of analysis, with significant space to explore the linkage of attributes and actions that favor or hinder the achievement of resilient performance in the face of a period of economic crisis.
  • Social customer relationship management e resiliência organizacional de microempresas brasileiras na pandemia de Covid-19 Edição Especial

    Andrade, Guilherme A. S.; Espejo, Márcia M. S. B.; García-Contreras, Rigoberto; Santos, Cleston Alexandre dos

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Mensurar o impacto do uso de mídias sociais como ferramenta de gestão (social customer relationship management) sobre a resiliência organizacional de microempresas brasileiras no período da crise pandê-mica da Covid-19. Originalidade/valor: A resiliência organizacional tem sido um tema amplamente investigado durante a crise pandêmica da Covid-19. Nesse contexto, o relacionamento com o cliente via mídia social foi primordial. Todavia, ainda não são claros os elementos que explicam os diferentes resultados obtidos com o uso de mídias sociais, especialmente no Brasil, lacuna que o presente estudo busca reduzir. Design/metodologia/abordagem: Realizou-se uma pesquisa quantitativa, operacionalizada por questionários disponibilizados por canais digitais. Obteve-se o retorno de 100 respondentes (amostra não probabilística). Na análise dos dados, utilizaram-se ferramentas de estatística descritiva, testes de médias não paramétricos e modelagem de equações estruturais, pelo método dos mínimos quadrados parciais. Resultados: Os resultados corroboraram a importância do desenvolvimento de resiliência organizacional em microempresas, em momentos de crise. De acordo com o teste das hipóteses, o modelo sugere que o mero uso de mídias sociais não é suficiente para engatilhar desdobramentos positivos sobre a resiliência organizacional. Todavia, quando mediada por ferramentas de gestão, a relação se torna significativa. Oferece-se, portanto, uma explicação aos diferentes resultados obtidos pelas microempresas com o uso de mídias sociais para fins estratégicos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: To measure the impact of using social media as a management tool (social customer relationship management) on the organizational resilience of Brazilian microenterprises during the Covid-19 pandemic crisis. Originality/value: Organizational resilience has been a widely investigated topic during the Covid-19 pandemic crisis. In this context, the relationship with the customer via social media was paramount. However, the elements that explain the different results obtained with social media use are still unclear, especially in Brazil, a gap that the present study seeks to decrease. Design/methodology/approach: Quantitative research was carried out and operationalized by questionnaires made available through digital channels. The return of 100 respondents (non-probabilistic sample) was obtained. Data were analyzed using descriptive statistics tools, non-parametric means test, and structural equation modeling by partial least squares method. Findings: The results corroborate the importance of developing organizational resilience in microenterprises in times of crisis. According to the hypothesis test, the model suggests that the mere use of social media is not enough to trigger positive developments in organizational resilience. However, when mediated by management tools, the relationship becomes significant. Therefore, an explanation is offered for the different results obtained by microenterprises using social media for strategic purposes.
  • Como mensurar a resiliência organizacional? Validando um modelo simplificado Edição Especial

    Santos, Alã Y. P.; Spers, Renata G.

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este estudo buscou analisar os elementos que compõem a resiliência das organizações diante de um evento disruptivo, utilizando como contexto a crise provocada pela Covid-19. Originalidade/valor: O estudo da resiliência organizacional nos ajuda a teorizar com mais precisão o ajuste e a adaptação organizacional em ambientes cada vez mais complexos e difíceis de ser compreendidos. Entretanto, embora a sua investigação tenha demonstrado ser algo promissor, o seu conceito ainda necessita de maior atenção independente e validação empírica. Nesse sentido, este trabalho contribui para que haja uma visão holística com uma definição consistente do termo, por meio de um modelo validado quantitativamente, pois a maioria dos estudos empíricos encontrados na literatura é de natureza qualitativa. Design/metodologia/abordagem: Foi aplicada uma survey a fim de testar um modelo para a mensuração da resiliência organizacional, por meio de uma análise fatorial exploratória, além da utilização de uma estatís-tica descritiva simples. A coleta dos dados ocorreu entre os dias 9 de novembro e 23 de dezembro de 2021, por meio de um formulário eletrônico, que contou com 41 respondentes (empresas). Resultados: O modelo testado apresentou um alto nível de confiabili-dade (ω de McDonald de 0,955), podendo ser aplicado no âmbito das organizações para medir sua resiliência. O modelo testado é composto por 12 itens: unidade de propósito; planos de teste de estresse; planejamento estratégico; postura proativa; quebra de silos; conhecimento aproveitado; recursos internos; parcerias eficazes; inovação e criatividade; tomada de decisão; engajamento da equipe; e liderança.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study sought to analyze the elements that compose the resilience of organizations when facing a disruptive event, using as context the crisis caused by Covid-19. Originality/value: The study of organizational resilience helps us to theorize, more accurately, organizational adjustment and adaptation in increasingly complex and difficult-to-understand environments. However, although their research has shown promise, its concept still needs more independent attention and empirical validation. In this sense, this paper contributes to a holistic view with a consistent definition of the term through a quantitatively validated model since most of the empirical studies found in the literature are qualitative in nature. Design/methodology/approach: A survey was applied to test a model for measuring organizational resilience, through an exploratory factor analysis, in addition to the use of simple descriptive statistics. Data collection occurred between November 9 and December 23, 2021, through an electronic form with 41 respondents (companies). Findings: The tested model showed a high level of reliability (McDonald’s ω of 0.955) and can be applied within organizations to measure their resilience. The tested model comprises 12 items: unity of purpose; stress testing plans; strategic planning; proactive posture; breaking silos; leveraged knowledge; internal resources; effective partnerships; innovation and creativity; decision-making; staff engagement; and leadership.
  • Percepção de empreendedores acerca das políticas públicas no enfrentamento da Covid-19 Edição Especial

    Bezerra, Claudia M. S.; Ramos, Heidy R.; Bezerra, Eudes V.; Teixeira, Marco A. C.; Magalhães, Marcos F.

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: A pesquisa analisou a percepção dos empreendedores das cidades de São Paulo e São Luís em relação às políticas públicas implementadas durante a pandemia para o enfrentamento da crise da Covid-19 e como elas contribuíram para a sobrevivência das micro, pequenas e médias empresas (MPME) em situações adversas. Originalidade/valor: Ante o avanço da curva de contágio da Covid-19, os governos de todo o mundo adotaram medidas de contenção da doença. Tais medidas trouxeram impactos negativos para as organizações, em especial para as MPME, que são mais suscetíveis aos efeitos da crise. Nessas situações, o papel do Estado na promoção de políticas públicas de enfrentamento da crise é fundamental e pode representar a diferença entre a sobrevivência e recuperação e o encerramento das atividades do negócio. Design/metodologia/abordagem: Uma pesquisa qualitativa com abordagem exploratória de caráter descritivo foi desenvolvida por meio de um estudo empírico realizado em duas etapas, combinando as respostas de um questionário no Google Forms e entrevistas com 48 empreendedores de MPME nas cidades de São Paulo e São Luís. A análise de conteúdo foi apoiada pelo software Atlas.ti. Resultados: Cinco categorias de políticas públicas foram criadas: 1. financeiras, 2. tributárias, 3. operacionais, 4. políticas e 5. de saúde. Em situações adversas, o apoio governamental é fundamental para a sobrevivência e recuperação das MPME. Concluiu-se que, embora as políticas de apoio tenham sido consideradas insuficientes pelos empreendedores pesquisados, aqueles que conseguiram ter acesso relataram que elas foram fundamentais para a manutenção do negócio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The research analyzed the perception of entrepreneurs in the cities of São Paulo and São Luis regarding if the public policies implemented during the pandemic were sufficient to face the Covid-19 crisis and how they contributed to the survival of micro, small and medium-sized enterprises (MSMEs), in adverse situations. Originality/value: Faced with the advance of the Covid-19 contagion curve, governments worldwide have adopted measures to contain the disease. Such efforts negatively impacted organizations, especially MSMEs, which are more susceptible to the effects of the crisis. In these situations, the role of the State in promoting public policies to face the crisis is fundamental. It can represent the difference between survival and recovery versus the closure of business activities. Design/methodology/approach: A qualitative research with an exploratory, descriptive approach was developed through an empirical study carried out in two stages, combining the answers of a questionnaire in Google Forms and interviews with 48 entrepreneurs from MSMEs in the cities of São Paulo and São Luís. Content analysis was supported by Atlas.ti software. Findings: Five categories of public policies were created: 1. financial, 2. tributaries, 3. operational, 4. politicians, and 5. health. In adverse situations, government support is essential for the survival and recovery of MSMEs. It was concluded that although the support policies have been considered insufficient by surveyed entrepreneurs, those who managed to gain access reported that they were essential for maintaining the business.
  • Líderes na pandemia: Contribuições para a literatura sobre liderança nas organizações em contextos extremos Edição Especial

    Braga, Beatriz M. B.; Santos, Vanessa M.

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: A crise causada pela pandemia da Covid-19 colocou em questão a efetividade das teorias sobre liderança desenvolvidas até o momento, tendo alguns autores argumentado que há uma crise da prática e da teoria sobre liderança. Em um contexto em que as atividades presenciais foram retomadas, o presente trabalho busca entender como a liderança enfrentou a pandemia e os resultados obtidos para organizações e pessoas. Originalidade/valor: Este trabalho propõe um modelo teórico que avança na literatura sobre liderança em eventos extremos, expandindo o modelo de Hannah et al. (2009), na medida em que contempla contexto e evento extremos de longa duração, global e em que não pôde haver preparação prévia, o que não havia sido estudado até o momento. Design/metodologia/abordagem: Trata-se de um trabalho teórico que, com base no modelo de Hannah et al. (2009) sobre a liderança em eventos extremos e na publicação de artigos empíricos sobre a liderança na pandemia de março de 2020 a dezembro de 2022, propõe um modelo para a liderança em contextos extremos. Resultados: Diversos estilos de liderança foram adotados na pandemia, mas quase todos convergiram para o papel de atenuar os efeitos da pandemia nos trabalhadores, especialmente no que diz respeito aos aspectos emocionais e psicológicos, tão impactados pelo grau de ameaça da pandemia. A liderança também pode ser um estressor quando não estabelece comunicação clara e transparente e quando prioriza as necessidades do negócio e não as pessoas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The Covid-19 pandemic triggered a crisis and required measures such as social distancing that have challenged the effectiveness of leadership theories and led some authors to suggest that the practice and theory of leadership are now standing at a crossroads. As the pandemic’s critical phase subsides and in-person activities gradually resume, this study seeks to understand how leaders faced the Covid-19 crisis and the results achieved for organizations and people. Originality/value: This work proposes a theoretical model to contribute to the literature about leadership in extreme events. We expand the model by Hannah et al. (2009) to cover elements not yet studied, considering a global, long-duration, and extreme context for which there was no previous training. Design/methodology/approach: This is a theoretical article based on the model of Hannah et al. (2009) on leadership in extreme events. The study proposes a model for leadership in extreme events by examining empirical articles on leadership during the pandemic from March 2020 to December 2022. Findings: Several leadership styles were adopted during the pandemic. However, almost all converged on mitigating the pandemic’s impact on employees, especially their emotional and psychological well-being, which was significantly affected by the threats posed by Covid-19. The study found that leaders may amplify adverse effects when communication is not clear and transparent and when business needs are priori-tized over the needs of employees.
  • Teorizando e pesquisando organizações contemporâneas em contextos de crises e eventos extremos Edição Especial

    Oliveira, Cintia R.; Alcadipani, Rafael; Madariaga, Pablo I.; Coraiola, Diego M.; Teixeira, Maria Luisa M.
  • Vale tudo: As estratégias de atuação da Vale após o desastre-crime da barragem de Córrego do Feijão Edição Especial

    Melo, Tatiane Lúcia de; Guimarães, Liliane de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este artigo tem como objetivo analisar as estratégias utilizadas pela Vale durante os dois primeiros anos após o desastre da barragem de Brumadinho para lidar com as críticas da sociedade civil perante os desdobramentos causados pelo rompimento. Originalidade/valor: O artigo contribui para a compreensão dos processos estratégicos utilizados por grandes empreendimentos para responder aos desastres ambientais e aos demais danos decorrentes de atividades e acidentes de trabalho causados por essas organizações. É demonstrado como tais estratégias conseguem ser aplicadas e obter sucesso porque se vinculam a ações e articulações com atores-chave, que são envolvidos e cooptados em processos econômicos, políticos e sociais anteriores à ocorrência do desastre. Design/metodologia/abordagem: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, na qual participaram cidadãos de Brumadinho e grupos de mobilização locais. As entrevistas realizadas com dez cidadãos do município e a análise documental permitiram um volume de informações dos diversos atores que participam do emaranhado que envolve as ações relacionadas a esse desastre. Resultados: A empresa utiliza mecanismos que imputam às pessoas atingidas o desânimo e a descrença, fomentando a política da resignação por meio de inúmeras estratégias de burocratização, sofrimento social e mental, e violações de direitos que postergam as ações de reparação aos atingidos. O artigo demonstra como o contexto de desastres tecnológicos envolve um processo político, econômico, institucional e social marcado por violações, influências e injustiças com comunidades e pessoas, cujo início é anterior aos desastres.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This article aims to analyze the strategies used by Vale during the first two years after the Brumadinho dam disaster to deal with criticisms from civil society in the face of the consequences caused by the rupture. Originality/value: The article contributes to understanding the strategic processes used by large enterprises to respond to environmental disasters and other damages resulting from activities and work accidents caused by these organizations. It demonstrates how such strategies can be applied and succeed because they are linked to actions and articulations with key actors involved and co-opted in economic, political, and social processes before the disaster. Design/methodology/approach: A qualitative, case study type of research was conducted with citizens of Brumadinho and local mobilization groups. The interviews conducted with ten citizens of the municipality and document analysis allowed a volume of information from the various actors that make up and participate in the tangle surrounding the actions related to this disaster. Findings: The company uses mechanisms that impute discouragement and disbelief in the affected people, fomenting the politics of resignation through numerous strategies of bureaucratization, social and mental suffering, and rights violations that postpone the reparation actions to the affected people. The article demonstrates how the context of technological disasters involves a political, economic, institutional, and social process marked by violations, influences, and injustices with communities and people whose beginning is before the disasters.
Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br