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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 24, Número: 5, Publicado: 2023
  • Insights religioso-espirituais que afetam a atitude em relação à publicidade durante festas religiosas: Comparação entre uma propaganda irritante e uma religiosa Resources And Entrepreneurial Development

    Ansari, Junaid; Saraih, Ummi Naiemah; Azmin, Adi A; Yaseen, Safeena; Ramish, Muhammad S

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este estudo tem como objetivo mensurar os insights religioso-espirituais dos consumidores durante festas religiosas e comparar os resultados considerando os estímulos de duas propagandas: uma propaganda religiosa e uma irritante. Quando os insights religioso-espirituais dos consumidores são negligenciados na concepção de um anúncio de TV para um festival religioso, em particular, isso pode levar à irritação e afetar a atitude dos consumidores em relação à propaganda. Com base na teoria da ação racional (TAR), o efeito mediador dos insights religioso-espirituais foi medido entre a atitude em relação à propaganda e as variáveis independentes (irritação, credibilidade, informação, bom para a economia e entretenimento). Originalidade/valor: Este estudo usa o instrumento recém-desenvolvido de insights religioso-espirituais para medir sua influência na atitude em relação à propaganda e confirma o efeito mediador dos insights religioso-espiri-tuais entre a atitude dos consumidores e outros construtos, como credibilidade, entretenimento, informação, irritação e bom para a economia. Design/metodologia/abordagem: Duzentos e cinquenta e cinco consumidores domésticos foram selecionados usando a técnica de amostragem de conveniência não probabilística para coletar as respostas por meio do método de survey. Cada respondente preencheu dois questionários após assistir ao anúncio de estímulo em anexo, um anúncio religioso e um anúncio irritante. A abordagem de mínimos quadrados parciais – modelagem de equações estruturais (partial least squares – structural equation modeling [PLS-SEM]) – foi usada para testar as hipóteses com base no teste de bootstrapping. Resultados: Os resultados mostram que insights religioso-espirituais mediaram significativamente a relação entre a atitude em relação à propaganda e outros construtos quando havia um anúncio religioso que retratava sinais, símbolos e visuais religiosos. Contrariamente, um efeito não significativo de irritação foi identificado nos insights religioso-espirituais quando havia um anúncio irritante.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study aims to measure the religio-spiritual insights of consumers during religious festivals and compare the results considering the stimuli of two advertisements, i.e., religious and irritating advertisements. When the religio-spiritual insights of the consumers are neglected in the designing of a TV advertisement for a religious festival, in particular, it can lead to irritation and affect the consumers’ attitude toward advertising. Based on the theory of reasoned action (TRA), the mediating effect of religio-spiritual insights was measured between consumers’ attitude toward advertising and independent variables (irritation, credibility, information, good for the economy, and entertainment). Originality/value: This study uses the newly developed instrument of religio-spiritual insights to measure their influence on consumers’ attitudes toward advertising and confirms the mediating effect of religio-spiritual insights between the consumers’ attitude and other constructs, such as credibility, entertainment, information, irritation, and good for the economy. Design/methodology/approach: Two hundred and fifty-five household consumers were selected using the non-probability convenience sampling techniques to collect the responses using the survey method. Each respondent was asked to fill out two questionnaires after watching the attached stimulus advertisement, i.e., one religious and one irritating advertisement. The partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM) approach was used to test the hypothesis based on the bootstrapping test. Findings: The results show that religio-spiritual insights significantly mediate attitude toward advertising and other constructs when there was a religious advertisement that depicted religious cues, symbols, and visuals. Contrarily, a non-significant effect of irritation was identified on religio-spiritual insights when there was an irritating advertisement.
  • Ecossistema de centro de pesquisa universitária em project studies: Um framework conceitual Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    Moutinho, José da A.; Rabechini Junior, Roque; Fernandes, Gabriela

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Propor o framework conceitual do ecossistema de um centro de pesquisa universitária em project studies. Trata-se de um ambiente capaz de articular e integrar distintos atores, como acadêmicos e praticantes de organizações públicas e privadas, organizações não governamentais e associações de classes, com o propósito de discutir fronteiras teóricas e empíricas em project studies e produzir conhecimento e tecnologias diretamente aplicáveis às organizações, e assim gerar impacto em nível individual, das organizações e da sociedade. Originalidade/valor: A criação de espaço colaborativo, envolvendo aca-dêmicos e praticantes, para coprodução de conhecimento, tem sido apontada como crítica para impulsionar a área de gestão de projetos. O framework estabelece uma linguagem comum entre acadêmicos e praticantes para potencializar o impacto dos resultados de pesquisas colaborativas em gestão de projetos. Design/metodologia/abordagem: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura a partir de uma busca nas bases de dados Scopus e Web of Science, e avaliaram-se 11 frameworks sob a perspectiva de impactos sustentáveis. O framework mais aderente foi identificado, analisado e enriquecido com uma camada adicional dedicada à área de gestão de projetos. Resultados: O framework conceitual proposto é composto por quatro camadas: project studies, elementos processuais (recursos, atividades, resultados diretos, indiretos e impactos), mecanismos organizacionais de suporte e circunstâncias, e contexto. Como estudos futuros, sugerem-se a agregação de dados empíricos à estrutura proposta e a avaliação do framework em um ambiente acadêmico colaborativo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: To provide a conceptual framework of the ecosystem of a collaborative research center in project studies. The ecosystem is an environment capable of articulating and integrating different actors, such as academics and practitioners from public and private organizations, non-governmental organizations, and professional associations. Furthermore, it discusses theoretical and empirical frontiers in project studies and produces knowledge and technologies directly applicable to organizations, generating impact at the individual, organizational, and social levels. Originality/value: The creation of a collaborative workspace that includes academics and practitioners in the co-production of knowledge has been highlighted as critical to driving project management forward. The framework establishes a common language among academics and practitioners to enhance the impact of the results of collaborative research on project management. Design/methodology/approach: A systematic literature review was carried out from a search on the Scopus and Web of Science databases, with 11 frameworks being evaluated from the perspective of sustainable impacts. The most appropriate framework was identified, analyzed, and enriched with an additional layer dedicated to project management. Findings: The conceptual framework proposed comprises four layers: project studies, process (resources, activities, outputs, outcomes, and impacts), supporting mechanisms and circumstances, and context. For future studies, we suggest adding empirical data to the proposed structure and evaluating the framework in a collaborative academic environment.
  • Capacitação comportamental de profissionais e estudantes de engenharia para a Indústria 4.0 Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    Fernandes, Maria Ângela de S.; Rodrigues, Ricardo C.; Antunes, Adelaide Maria S.

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Apresentar meios de capacitação comportamental de profissionais e estudantes de engenharia para Indústria 4.0. Originalidade/valor: Este estudo propõe um modelo de colaboração homem-máquina inteligente (aplicação de IA) para capacitação de profissionais de engenharia no local de trabalho. Identifica e qualifica evidências de competências comportamentais para Indústria 4.0 a serem desenvolvidas nos cursos de graduação em Engenharia da UFRJ. Design/metodologia/abordagem: O modelo de colaboração engenheiro-máquina abrange o Design Thinking (Brown, 2010). Trata-se de uma modelagem cognitiva do engenheiro adaptada ao modelo para o raciocínio lógico (Paul & Elder, 2002), com a integração da modelagem cognitiva ajustada ao modelo de fluxo de informações de interação homem-máquina (Riley, 1989). A implementação do modelo de competência para Indústria 4.0 (Prifti et al., 2017), a entrevista com dirigentes da EQ e Poli (UFRJ) sobre o planejamento para implementação das novas DCN de Engenharia (Resolução nº 2, 2019) e a aplicação da abordagem GRADE (Balshem et al., 2011) para qualificação do nível de confiança suportaram a identificação de evidências de competências comportamentais para Indústria 4.0 na graduação. Resultados: Os profissionais de engenharia treinam análise crítica e tomada de decisão, enquanto a máquina busca/processa informação e realiza simulações. Os cursos de graduação da EQ/Poli da UFRJ apresentam baixa evidência quanto à qualificação dos alunos em “inteligência emocional, tomada de decisão e relação com cliente”. Não foram identificadas evidências quanto à capacitação dos estudantes em “autogestão, empreendedorismo e conhecimento de modelo de negócios”.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: To present suggestions for behavioral competency development for engineers and Engineering students to work in Industry 4.0. Originality/value: A human-machine collaboration model (with artificial intelligence application) is proposed for training engineering professionals for the workplace. The behavioral skills for Industry 4.0 to be developed in Engineering degree programs and the quality of evidence of their inclusion in such programs of the Federal University of Rio de Janeiro (Universidade Federal do Rio de Janeiro [UFRJ]) are assessed. Design/methodology/approach: The engineer-machine collaboration model draws on Design Thinking (Brown, 2010) and cognitive modeling of engineers based on a model of logical reasoning (Paul & Elder, 2002), integrating the cognitive model with a model of information flows in human-machine interactions (Riley, 1989). A competency model for Industry 4.0 (Prifti et al., 2017), interviews with leaders of Engineering schools of UFRJ, addressing their planning for the implementation of the new National Curriculum Guidelines for Engineering programs (Resolução no. 2, 2019), and application of the GRADE approach (Balshem et al., 2011) supported the identification of evidence of behavioral competencies for Industry 4.0 in the undergraduate programs. Findings: Engineering professionals train their critical analysis and decision-making skills while the machine searches for and processes information and performs simulations. Low quality evidence was found for the training of undergraduates in emotional intelligence, decision-making, and customer relations. No evidence was identified of training in self-management, entrepreneurship, and understanding of the business model.
  • Perfis de comprometimento organizacional em universidades federais: Características sociodemográficas e ocupacionais Gestão Humana E Social

    Montenegro, Adauto de V.; Pinho, Ana P. M.; Tupinambá, Antonio C. R.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Esta pesquisa objetivou delinear os perfis de comprometimento organizacional (PCO) de diferentes trabalhadores do serviço público, em duas universidades federais, tomando como base o modelo tridimensional de Meyer e Allen (1991), e discutir características socio-demográficas e ocupacionais associadas a tais perfis. Originalidade/valor: Os resultados permitiram a emergência de novos PCO no cenário de pesquisa brasileiro sobre comprometimento organizacional (CO), assim como discussões que abordam as implicações de tais perfis, considerando o cenário do setor público e das instituições de ensino superior (IES) públicas. Design/metodologia/abordagem: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e de campo. O campo de pesquisa foi constituído por 470 respondentes de três categorias ocupacionais distintas: servidores técnicos, gestores e terceirizados, atuantes em áreas administrativas de duas universidades federais do Nordeste. Utilizaram-se as seguintes técnicas: análise fatorial exploratória e análise de perfis latentes. Resultados: Considerando a estrutura fatorial da escala de CO (dimensões afetiva, normativa e de continuação), foram delineados quatro PCO: descomprometidos; comprometidos de combinação afetivo-continuação; moderados; e comprometidos afetivamente. Os trabalhadores com menor tempo de serviço e do gênero masculino predominaram entre os descomprometidos. Os servidores técnicos e os terceirizados predominaram entre os comprometidos de combinação afetivo-continuação e os comprometidos afetivamente, enquanto os gestores concentraram-se entre os comprometidos de combinação afetivo-continuação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: Based on the three-dimensional model of Meyer and Allen (1991), this study outlined organizational commitment profiles (OCP) for public service workers working at two federal universities, as well as sociodemographic and occupational characteristics associated with these profiles. Originality/value: OCP emerged as part of the Brazilian research scenario on organizational commitment (OC), as well as discussions that approached the implications of such profiles, in the public sector and public higher education institutions (HEIs). Design/methodology/approach: The research methodology included quantitative, descriptive, and field-based approaches. In the study, 470 respondents worked in administrative areas of two federal universities in Northeast Brazil in three occupational categories: technical servants, managers, and outsourced workers. The techniques used were exploratory factor analysis and latent profile analysis. Findings: As a basis for modeling the factorial structure of the OC scale (affective, normative, and continuance dimensions), four OCP were identified: uncommitted, affective-continuance commitment, moderate, and affectively committed. The uncommitted were primarily men and workers with less job tenure. The majority of the affective-continuance commitment and affectively committed were occupied by technical public servants and outsourced workers, while managers concentrated on the affective-continuance commitments.
  • Churning de recursos humanos: Proposta de um modelo teórico-metodológico Gestão Humana E Social

    Pirrolas, Olga Alexandra Chinita; Correia, Pedro Miguel Alves Ribeiro

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa através da realização de entrevistas semiestruturadas, com o objetivo de elaborar um modelo teórico-metodológico do churning de recursos humanos, que permita em estudo futuro descrever estatisticamente as relações de interdependência entre as variáveis selecionadas, analisar o seu impacto e testar hipóteses. Originalidade/valor: A pertinência sobre o estudo desta temática recai sobre a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento de um tema muito complexo, pouco explorado, com pouca literatura e poucos estudos empíricos, proporcionando como instrumento de recolha de dados a elaboração de um guião de entrevista que facilite estudos futuros. O churning de recursos humanos (excesso de turnover) está relacionado apenas com as substituições de trabalhadores que saíram voluntariamente da organização (Burgess et al., 2000). Design/metodologia/abordagem: Trata-se de estudo com uma abordagem qualitativa. O processo de recolha de dados consistiu na elaboração de um guião de 20 entrevistas semiestruturadas. Resultados: Através da análise dos resultados, foi possível constatar que quanto mais favoráveis forem as dimensões do churning, mais favorável será a retenção de trabalhadores nas organizações, pelo que se tornam pertinentes a criação e aplicação de medidas estratégicas por parte das organizações com o intuito de reter os trabalhadores mais experientes e qualificados, de forma a evitar custos elevados com novas contratações, resultantes de substituições (churning).

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This article presents the results of qualitative research performed through the semi-structured interviews to elaborate a theoretical-methodological human resources churning model that will allow to statistically describe the relations of interdependence between the selected variables, to analyze their impact, and to test hypotheses in future studies. Originality/value: The relevance of this study lies in the opportunity to contribute to the development of such an intricate, unexplored topic, with scarcely available literature and empirical studies, providing the elaboration of an interview script as an instrument for data collection that facilitates future studies. Churning of human resources (excess of turnover) is solely related to the replacement of workers who voluntarily choose to leave organizations (Burgess et al., 2000). Design/methodology/approach: This study follows a qualitative approach. The process of data collection consisted of developing a semi-structured interview guide to gather information through the performance of 20 interviews. Findings: Through the analysis of the results, it was possible to ascertain that the more favorable churning dimensions are, the greater the retention of workers in organizations. Thus, the elaboration and application of strategic measures by organizations become relevant for the retention of the most experienced and qualified workers in order to avoid high costs with new hiring, which are a direct result of such replacements (churning).
  • Efeitos da resiliência e atitudes gerenciais na relação entre participação orçamentária e desempenho gerencial Gestão Humana E Social

    Grodt, Jonas A. S.; Zonatto, Vinícius C. S.; Degenhart, Larissa; Piccinin, Yvelise G.; Bianchi, Márcia

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Analisar os efeitos da resiliência psicológica e das atitudes gerenciais (envolvimento no trabalho e comprometimento com as metas orçamentárias) na relação entre participação orçamentária e desempenho gerencial. Originalidade/valor: A pesquisa inova ao fornecer evidências dos efeitos cognitivos da resiliência psicológica, dos efeitos afetivos do envolvimento no trabalho e do comprometimento com as metas orçamentárias na relação entre participação orçamentária e desempenho gerencial, sendo essa a lacuna teórica explorada. Design/metodologia/abordagem: Realizou-se uma pesquisa descritiva, de levantamento e quantitativa por meio de modelagem de equações estruturais (MEE), em uma amostra composta por 251 profissionais controllers de empresas da Região Sul do Brasil. Resultados: Os resultados revelam que as variáveis intervenientes (resiliência psicológica e atitudes gerenciais) exercem influência positiva na relação testada. Os achados demonstram que a participação orçamentária influencia o desempenho gerencial por meio dos efeitos cognitivos da resiliência psicológica somados aos efeitos afetivos do comprometimento com as metas orçamentárias. O envolvimento no trabalho potencializa os níveis de resiliência psicológica e apresenta efeitos positivos no desempenho gerencial. Assim, pode-se concluir que a configuração orçamentária exerce influência nos níveis de resiliência dos controllers e contribui para o seu comprometimento com as metas orçamentárias, uma vez que desencadeia reações cognitivas e afetivas que elevam o desempenho gerencial.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: To analyze the effects of psychological resilience and managerial attitudes (job involvement and commitment to budget goals) on the relationship between participative budgeting and managerial performance. Originality/value: The present study innovates by providing evidence of the cognitive effects of psychological resilience, the affective effects of job involvement, and budget goal commitment on the relationship between budgetary participation and managerial performance, which is the theoretical gap explored. Design/methodology/approach: Descriptive and quantitative survey research carried out through structural equation modeling (SEM) with a sample composed of 251 controllers working in companies in Southern Brazil. Findings: The findings show that the intervening variables (psychological resilience and managerial attitudes) exert a positive influence on the tested relations. The results demonstrate that participative budgeting influences managerial performance through the cognitive effects of psychological resilience, combined with the affective effects of budget goal commitment. Job involvement enhances levels of psychological resilience and has positive effects on managerial performance. Thus, it can be concluded that budget configuration influences controllers’ resilience levels and contributes to their commitment to budget goals, as it triggers cognitive and affective reactions that increase managerial performance.
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