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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 25, Número: 1, Publicado: 2024
  • Percepção de riscos e benefícios em medicamentos e procedimentos médicos: O que pensam homens e mulheres? Gestão Humana E Social

    Vieira, Kelmara Mendes; Flores, Silvia Amélia Mendonça; Mendes-Da-Silva, Wesley

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Os homens estão mais inclinados a assumir riscos do que as mulheres? A resposta a essa pergunta é de relevância imediata para várias questões econômicas, incluindo o comportamento humano em relação ao consumo de medicamentos e procedimentos médicos. Este trabalho tem como objetivo identificar os benefícios percebidos do consumo de medicamentos, centrado na avaliação do risco farmacêutico. Originalidade/valor: A literatura documenta que riscos e benefícios podem ser considerados os principais trade-offs na tomada de decisão do consumidor, inclusive na indústria farmacêutica. É um tema atual com alto potencial de impacto social por causa dos muitos casos identificados de Covid-19. Nos países em desenvolvimento, a maioria dos medicamentos é utilizada por indivíduos que se automedicam, pois o acesso aos cuidados de saúde pode ser insuficiente. A automedicação é um problema potencialmente maior, pois nesse caso o uso de medicamentos geralmente segue o conselho de amigos, parentes e vizinhos. No entanto, há pouca evidência empírica sobre esse problema no contexto dos países emergentes. Design/metodologia/abordagem: Trata-se de uma pesquisa com mais de mil indivíduos em que se utilizou um modelo de regressão estendido (MRE) em um dos maiores países do mundo, o Brasil. Resultados: De acordo com os resultados obtidos, as mulheres percebem mais riscos e benefícios do uso de medicamentos e procedimentos médicos. A percepção dos benefícios dos medicamentos pode ser explicada pelas seguintes dimensões: risco (danos pessoais, alerta de risco e conhecimento do risco), gênero, uso regular e benefícios dos procedimentos médicos. Em relação às dimensões de risco, quanto menor a percepção de danos pessoais e quanto maior a percepção de alerta e conhecimento de risco, maiores os benefícios percebidos do uso de medicamentos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: Are men more inclined to assume risks than women? The answer to this question is immediately relevant to various economic issues, including human behavior concerning medical remedies and procedures consumption. This paper aims to identify the perceived benefits of the consumption of medications centered on pharmaceutical risk assessment. Originality/value: The literature documents that risks and benefits can be considered the main trade-offs in consumer decision-making, including the pharmaceutical industry. It is a current theme with a high potential for social impact due to the many identified cases of Covid-19. In developing countries, most medication is used by self-medicating individuals, as access to health care can be insufficient. Self-medication is a potentially greater problem, as in this case, medication usage often follows advice from friends, relatives, and neighbors. Yet, there is little empirical evidence regarding this problem in the context of emerging countries. Design/methodology/approach: A survey of over 1,000 subjects using an extended regression model (ERM) in one of the biggest countries in the world, Brazil. Findings: The results reported that women perceive more risks and benefits from medication usage and medical procedures. The perception of the benefits of medications can be explained by the following dimensions: risk (personal injury, risk alertness, and risk awareness), gender, regular usage, and the benefits of medical procedures. Regarding risk dimensions, the lower the perceptions of personal injury and the higher the perceptions of risk alertness and risk awareness, the greater the perceived benefits of medication usage.
  • Influência do sistema de mensuração do desempenho na satisfação no trabalho e no comprometimento organizacional Gestão Humana E Social

    Luiz, Thiago Tomaz; Beuren, Ilse Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este estudo analisa a influência dos usos diagnóstico e interativo do sistema de mensuração do desempenho (PMS) na satisfação no trabalho e no comprometimento organizacional afetivo. Originalidade/valor: O estudo traz evidências empíricas que contribuem para o deslinde dos achados contrastantes da literatura sobre como o uso do PMS influencia na satisfação no trabalho e no comprometimento organizacional afetivo de indivíduos. Design/metodologia/abordagem: Uma survey foi realizada com gestores de nível intermediário de empresas classificadas no ranking Melhores Empresas para Trabalhar da revista Você S/A, em que se obteve uma amostra de 167 respostas válidas. Para testar as hipóteses, aplicou-se a modelagem de equações estruturais. Resultados: Os resultados mostram relação direta entre o uso interativo do PMS e a satisfação no trabalho. Também apontam relação direta entre a satisfação no trabalho e o comprometimento organizacional afetivo. Ainda, evidenciam que o uso diagnóstico afeta diretamente o comprometimento organizacional afetivo, enquanto o uso interativo afeta indiretamente o comprometimento organizacional afetivo, pela mediação da satisfação no trabalho. Esses resultados revelam que os usos diagnóstico e interativo do PMS implicam diferentes consequências psicológicas, como satisfação no trabalho e comprometimento organizacional afetivo. Também reforçam a literatura prévia quanto à complementaridade e interdependência do duplo papel do PMS no contexto organizacional, visto que o uso interativo fornece uma base flexível para o desempenho das atividades e o uso diagnóstico impõe alinhamento dos comportamentos individuais aos padrões organizacionais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study analyzes the influence of diagnostic and interactive use of the performance measurement system (PMS) on job satisfaction and affective organizational commitment. Originality/value: The study provides empirical evidence that contributes to highlighting the contrasting findings in the literature on how the use of PMS influences job satisfaction and the affective organizational commitment of individuals. Design/methodology/approach: A survey was carried out with middlelevel managers of companies featured in the Best Companies to Work For ranking by the Você S/A magazine, where a sample of 167 valid responses was obtained. We applied the structural equation modeling to test the hypotheses. Findings: The results show a direct relationship between the interactive use of PMS and job satisfaction. They also indicate a direct connection between job satisfaction and affective organizational commitment. Furthermore, they show that diagnostic use directly impacts affective organizational commitment, while interactive use indirectly impacts affective organizational commitment by mediating job satisfaction. These results contribute to the literature by revealing that PMS’s diagnostic and interactive uses result in different psychological consequences, such as job satisfaction and affective organizational commitment. They also contribute by reinforcing the previous literature regarding the complementarity and interdependence of the dual role of the PMS in the organizational context since the interactive use provides a flexible basis for the performance of activities, and the diagnostic use requires alignment of individual behaviors with organizational standards.
  • Estágios do ciclo de vida e decisões corporativas Strategic Finance

    Medeiros, Marcelly Nóbrega de; Machado, Márcio André Veras

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este artigo tem como objetivo examinar a influência dos estágios do ciclo de vida nas decisões corporativas das empresas brasileiras. Originalidade/valor: O estudo contribui ao apresentar um cenário das decisões de investimento, financiamento, dividendos e caixa, revelando padrões e características da evolução das empresas brasileiras ao longo dos estágios do ciclo de vida. Para isso, testou-se uma proxy alternativa do ciclo de vida capaz de classificar as empresas em diferentes estágios, inclusive turbulência e declínio, não definidos pelo modelo de Dickinson (2011), e aplicou-se uma metodologia mais robusta, levando em conta potenciais problemas de endogeneidade, desconsiderados pelos estudos anteriores. Design/metodologia/abordagem: A amostra é composta por 203 companhias listadas na B3, no período de 2010 a 2018. Os dados foram obtidos na base de dados Thomson Reuters Eikon. A estimação dos parâmetros dos modelos se deu pelo GMM-SYS (Generalized Method of Moments), de modo a atenuar problemas de endogeneidade, variáveis omitidas e heterogeneidade. Resultados: Os resultados sugerem que as empresas brasileiras não seguem um padrão e ficam oscilando entre os estágios, e que existe uma forte evidência do efeito do ciclo de vida nas decisões corporativas. Na introdução e crescimento, as empresas investem mais, têm mais dívidas, pagam menos dividendos e têm maior disponibilidade de caixa. Já na maturidade, os investimentos, as dívidas e o nível de caixa são menores. Na turbulência, nenhum resultado foi significante, requerendo estudos adicionais para explorar melhor o estágio em países em desenvolvimento, como o Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This article aims to examine the influence of life cycle stages on the corporate decisions of Brazilian firms. Originality/value: The study contributes by presenting a scenario of investment, financing, dividend, and cash decisions, revealing patterns and characteristics of the evolution of Brazilian firms throughout their life cycle stages. For this, we tested an alternative life cycle proxy capable of classifying firms in different stages, even shake-out and decline, not defined by the model of Dickinson (2011), and applied a more robust methodology (GMM-SYS) considering potential endogeneity problems disregarded by previous studies. Design/methodology/approach: The sample consists of 203 traded firms listed on B3 from 2010 to 2018. We collected the data from the Thomson Reuters Eikon database. We estimated the parameters of the models by GMM-SYS (Generalized Method of Moments) to mitigate problems of endogeneity, omitted variables, and heterogeneity. Findings: As our main results, we have that Brazilian firms do not follow a pattern and oscillate between stages and that there is strong evidence of the effect of the life cycle on corporate decisions. In the introduction and growth stages, firms invest more, have more debt, pay fewer dividends, and have greater cash availability. In the mature stage, investments, debts, and the level of cash are lower. In the shake-out stage, no results were significant, requiring further studies to better explore this stage in developing countries, such as Brazil.
  • Escala de Mindset Digital Clave: Desenvolvimento e evidências de validade Artigo

    Costa, Roberto Francisco da; Brauer, Marcus; Victorino, Luiz; Abreu, Ligia

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O mindset digital pode ser definido como um conjunto de comportamentos individuais relacionados ao grau de aderência às transformações digitais. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa foi, após revisão de literatura sobre o tema, responder à seguinte questão: “É possível mensurar o mindset digital de profissionais por meio de uma escala elaborada para o contexto das organizações brasileiras?”. Originalidade/valor: A digitalização das organizações passou a ser o centro da transformação dos negócios. No entanto, um dos fatores muitas vezes negligenciado no processo de transição é o desenvolvimento no nível micro-organizacional. Os profissionais variam no nível de interesse, no conhecimento e na capacidade de inovar. Para guiar o planejamento e desenvolvimento de uma cultura de aprendizagem digital, uma medida para identificar os perfis individuais de mindset digital seria essencial, mas tal ferramenta ainda não era encontrada na literatura brasileira. Design/metodologia/abordagem: A partir da literatura sobre estruturas cognitivas e a transformação digital, foi proposto um construto multidimensional de mindset digital. Elaboraram-se itens para a mensuração do grau de maturidade do construto, descrito por meio de três perfis digitais (open mind, transformador e empreendedor) e um analógico. A escala foi submetida a 574 profissionais de empresas brasileiras para análise fatorial exploratória. Resultados: A escala de mindset digital apresentou bons indícios de validade, sendo confirmadas, na presente amostra, as dimensões de mindset relacionadas ao meio digital (alfas de Cronbach entre 0,85 e 0,62).

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The digital mindset can be defined as a set of individual behaviors related to the degree of adherence to digital transformations. After reviewing the literature on the subject, this research’s objective was to answer the following question: “Is it possible to measure the digital mindset of employees through a scale designed for the context of Brazilian organizations?”. Originality/value: The digitization of organizations has become the center of business transformation. However, one of the often-overlooked factors in the transition process is developed at the micro-organizational level. Collaborators vary in interest, knowledge, and ability to innovate. A measure to identify individual digital mindset profiles would be essential to guide the planning and development of a digital learning culture mindset. Still, such a tool was not yet found in the Brazilian literature. Design/methodology/approach: A multidimensional digital mindset construct was proposed based on the literature on cognitive structures and digital transformation mindset. Items were prepared to measure the degree of maturity of the construct, described through three digital profiles (open mind, transformer, and entrepreneur) and an analog profile. The scale was submitted to 574 professionals from Brazilian companies for exploratory factor analysis. Findings: The digital mindset scale showed signs of validity, confirming, in the present sample, the mindset dimensions related to the digital environment (Cronbach’s alphas between 0.85 and 0.62).
  • Fatores que influenciam a sobrevivência das micro e pequenas empresas no Brasil Conhecimento, Estratégia E Inovação

    Neves, Marcus Louriçal; Cruz, Poliano Bastos da; Locatelli, Octavio

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Estudar quais conjuntos de variáveis, além do crédito e da rentabilidade, influenciam a sobrevivência das micro e pequenas empresas (MPE) ao longo do tempo. Originalidade/valor: O presente estudo inova na apresentação de variáveis independentes relacionadas com objetivo comum. Contribui para a literatura ao identificar fatores, além dos financeiros, que podem influenciar na sobrevivência das MPE em um único modelo, algo ainda não identificado na literatura. Espera-se assim adquirir conhecimentos que estimulem mudanças no comportamento por parte dos empreendedores, do poder público, dos stakeholders e de instituições privadas afins ao tema, para que seja estimulada a criação de novas ferramentas de gestão que venham a minimizar o fechamento de tantas MPE com pouco tempo de existência. Design/metodologia/abordagem: Utilizaram-se dados secundários dos 26 estados e do Distrito Federal brasileiros entre os anos de 2008 e 2012. Foram empregados os modelos de equação reduzida com estimação por meio de um Tobit, haja vista a variável dependente ser censurada, e pelo método MQO em painel com efeitos fixos e erro robusto, com resultados equivalentes. Na análise de dados, utilizou-se o método da análise fatorial pelo método dos componentes principais (AF-MCP). Resultados: Os resultados apresentados apontaram fatores significantes para a sobrevivência das MPE, como necessidade de emprego e renda, investimentos em saúde, acesso a financiamento e, em destaque, a importância da educação, entre outras. Além disso, o trabalho desmistifica que a causa principal da mortandade das MPE é a falta de crédito, pois há ofertas em demasia no mercado, seja por meio dos bancos ou de investidores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This article studies which sets of variables, besides credit and profitability, influence the survival of micro and small enterprises (MSE) over time. Originality/value: This study innovates in presenting independent variables related to a common objective, contributing to the literature by identifying factors, including financial ones, that can influence MSE survival in a single model, which has not yet been identified in the literature. Therefore, acquiring knowledge that stimulates changes in the behavior of entrepreneurs, public authorities, stakeholders, and private institutions related to the subject is expected to promote the creation of new management tools, which can decrease the closure of several MSEs within a short time of operation. Design/methodology/approach: Secondary data from the 26 Brazilian states and the Federal District relative to the period between 2008 and 2012 were used. Reduced equation models with estimation utilizing a Tobit were used, as the dependent variable is censored, in addition to the OLS method with fixed effects panel and robust error, with equivalent results. The factor analysis by the principal component method (FA-PCM) was used in the data analysis. Findings: The results showed significant factors for MSE survival, such as the need for employment and income, investments in health, access to financing, and, mostly, the importance of education, among others. Moreover, the study demystifies that the leading cause of MSE death is the lack of credit, as there is too much credit on the market, either through banks or investors.
  • Framework de gamificação aplicado a processos organizacionais Conhecimento, Estratégia E Inovação

    Campos Junior, Henrique de; Lourenço, Carlos Eduardo; Mellão, Júlia Marmo; Lombardi, Vittoria Pereira Valente; Cesar, Eliana Ferreira

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este trabalho tem dois objetivos: 1. apresentar, a partir da teoria, um framework no formato Canvas, que auxilie na análise de elementos utilizados em gamificação de diferentes processos; e 2. utilizar esse framework para analisar múltiplos casos de aplicativos de esporte, saúde e bem-estar (apps fitness). Foram selecionados quatro aplicativos para estudo: My Fitness Pal, Nike Run, Nike Training e Zombies, Run!. Originalidade/valor: Este estudo contribui para a teoria com a sistematização e a organização dos componentes de gamificação em um framework Canvas. Para praticantes, essa estrutura facilita a criação e o aprofundamento de iniciativas de gamificação. Design/metodologia/abordagem: Para respaldar a comparação entre os casos, adotaram-se seis etapas de gamificação obtidas a partir da bibliografia, divididas em: 1. definir os objetivos do negócio; 2. delinear o comportamento-alvo dos jogadores; 3. descrever os jogadores; 4. determinar os loops de atividade; 5. divertir os jogadores; e 6. desdobrar as ferramentas apropriadas. Esses passos foram organizados em uma estrutura do formato Canvas. Conclui-se, por meio de seis proposições, que existem fatores convergentes e divergentes entre os casos estudados, não havendo a utilização completa dos elementos de gamificação entre eles. Resultados: Entre as similaridades, destacam-se: 1. busca de bem-estar dos usuários, 2. utilização das etapas sugeridas para a gamificação, 3. fatores da jornada do jogador e 4. diversão. Entre as divergências, há: 1. especificidade de cada app, 2. modos de recompensar e 3. motivar usuários, dependendo da proposta de atividade e do tipo de jogador.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This work has two objectives: 1. to present, based on theory, a Canvas framework, which helps in the analysis of elements used in the gamification of different processes, and 2. to use this framework to analyze multiple cases of sport, health, and wellness apps (fitness apps). We selected four apps for this study: My Fitness Pal, Nike Run, Nike Training, and Zombies, Run!. Originality/value: This study contributes to the theory with the systematization and organization of gamification components in a Canvas framework. For practitioners, this framework facilitates the creation and deepening of gamification initiatives. Design/methodology/approach: In order to support the comparison between cases, we used six gamification steps from the bibliography, divided into 1. define business objectives; 2. outline target behavior of players; 3. describe players; 4. determine activity loops; 5. entertain players; and 6. deploy appropriate tools. These steps were organized in a Canvas format. Through six propositions, we concluded that convergent and divergent factors exist between the cases studied, with no complete use of the gamification elements among the cases analyzed. Findings: Among the similarities, the following stand out: 1. search for users’ well-being, 2. use of the steps suggested for gamification, 3. factors of the player’s journey, and 4. fun. Among the differences are: 1. the specificity of each app, 2. ways of rewarding, and 3. motivating users, depending on the proposed activity and type of player.
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