Acessibilidade / Reportar erro
Ilha do Desterro, Volume: 75, Número: 3, Publicado: 2022
  • ESTUDOS CRÍTICOS DO DISCURSO, INTERSECCIONALIDADES E MUDANÇAS SOCIAIS Artigos

    Figueiredo, Débora de Carvalho; Macedo, Litiane Barbosa; Rieger, Pedro Gustavo
  • A FRAMEWORK FOR CRITICAL DISCOURSE STUDIES ON MENTAL HEALTH Artigos

    Rieger, Pedro Gustavo

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article, I present a framework for critical discourse studies on mental health. By relying on principles belonging to Critical Discourse Studies (Flowerdew & Richardson, 2018; van Leeuwen, 2008; Fairclough, 2018; 2001), and the Sociology of Health (Caponi, 2014; Martínez-Hernáez, 2014; Mitjavila, 2015; Rose & Abi-Rached, 2014), at first I introduce a brief contextualization of Critical Discourse Studies as a field of research and establish connections between this field and mental health studies. In the sequence, I present a framework divided into 8 stages focused on the investigation of social practices involving mental health. These stages are then applied to the analysis of a judicial decision produced by the Superior Court of Justice in Brazil involving the diagnosis of Attention Deficit and Hyperactivity Disorder. The analysis reveals ADHD has a neuropolitical function and that authority related to the diagnosis is vested in medical expertise only, despite the lack of biological markers for it.
  • ANÁLISE CRÍTICA DE PRÁTICAS SOCIODISCURSIVAS IDEOLÓGICAS MISÓGINAS: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO CONTRA A MULHER NA ESFERA JUDICIAL Artigos

    Gabriel, Gisleuda de Araújo; Gabriel, Gislene Araújo

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo objetiva compreender de que forma as práticas sociodiscursivas ideológicas misóginas, em aspectos fáticos, de uma sentença judicial condenatória, do ano de 2019, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo contribuem para institucionalização da violência de gênero contra a mulher no Sistema Judiciário. Para isso, articulamos aspectos epistemológico-jurídicos, empírico-sociais e teórico-linguísticos nos quais a Análise do Discurso Crítica surge como recurso teórico-metodológico estratégico dos saberes interdisciplinares em Fairclough (2016); Van Dijk (2015) e Thompson (2011) que, dirigido à formulação das categorias de análise, possibilitou detectar as marcas patriarcais de cunho ideológico e misógino presentes na construção discursiva do Poder Judiciário. Ainda, que tais discursos produzidos em contexto de manipulação e abuso de poder incidem, de forma legitimada, na propagação da violência de gênero contra a mulher.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study aims to understand how the misogynist ideological socio-discursive practices, in factual aspects, of a 2019 conviction by the São Paulo State Court of Justice contribute to the institutionalization of gender violence against women in Brazil. Judiciary System. For this, we articulate epistemological-legal, empirical-social, and theoretical-linguistic aspects in which Critical Discourse Analysis emerges as a strategic theoretical-methodological resource of interdisciplinary knowledge in Fairclough (2016); Van Dijk (2015) and Thompson (2011), which, aimed at formulating the categories of analysis, made it possible to detect the patriarchal marks of a misogynistic ideological nature present in the discursive construction of the Judiciary. Also, such discourses produced in the context of manipulation and abuse of power legitimately affect the spread of gender violence against women.
  • SEXISMO COTIDIANO BANAL E PERSISTENTE NA POLÍTICA BRASILEIRA Artigos

    Caldas-Coulthard, Carmen Rosa

    Resumo em Português:

    Resumo Os estudos de gênero cultural e a pesquisa feminista têm contribuído de diversas formas para a conscientização sobre questões de identidades de gênero, discriminação e exclusão. Na sociedade pós-moderna, no entanto, esses ‘ismos’ ainda estão presentes tanto em discursos institucionais como em privados. Em muitas partes do mundo, e no Brasil principalmente, há um retrocesso considerável em termos de visões conservadoras sobre questões de gênero social, materializadas em diferentes formas semióticas de se fazer sentidos. O objetivo principal deste artigo é o de discutir as maneiras sutis pelas quais o sexismo banal e a violência linguística são manifestadas em práticas político-discursivas. Combinando ferramentas teóricas da Análise Crítica do Discurso e da Análise Semiótica, discutirei os insultos contra mulheres e minorias produzidos pelo atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the last decades, cultural gender and feminist studies have significantly contributed to different forms of awareness about questions of gender identities, discrimination, and exclusion in postmodern societies. However, these ‘isms’ are still present in many forms of institutional and private discourses. In many parts of the world, and especially in Brazil, there is a considerable backlash in terms of conservative visions about social gender, materialised in different semiotic forms of meaning making. The main objective of this paper is to discuss the subtle ways in which banal sexism and linguistic violence are encoded in political discursive practices. Using Critical Discourse Analysis as my theoretical tool, I will discuss insults against women and minorities produced by the current President of Brazil, Jair Bolsonaro.
  • #ELEITAS: VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E RESISTÊNCIA EM INTERAÇÕES NA PÁGINA QUEBRANDO O TABU NO FACEBOOK SOBRE A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POLÍTICA Artigos

    Silveira, Graciele Urrutia Dias

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como objetivo principal compreender como a violência simbólica de gênero se manifesta nas trocas interacionais sobre a participação feminina em cenários de poder, como o da política, e identificar formas de resistência criadas pelas mulheres frente a possíveis manifestações de violência de gênero nos comentários das publicações analisadas. Para esse fim, a postagem foi analisada com base na pesquisa da Análise do Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 1989; 1992) e com o auxílio da Análise de Discurso Mediada por Computador, de Herring (2001; 2004). Entre os resultados, foi possível identificar que a violência simbólica nesse contexto pode ocorrer por meio de humor sexista, estereótipos, assim como de depreciação, o que permite analisar a reação das mulheres participantes, que usaram discursos contra-hegemônicos como estratégia de resistência à exposição de injustiças.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to discuss how symbolic gender-based violence is expressed through comments on a post of the Eleitas campaign, publicized by the Quebrando o Tabu Facebook page, and to debate strategies of resistance used by women in this environment. For this purpose, the post was analyzed with basis on the Critical Discouse Analysis research and on the Computer-Mediated Discourse Analysis, proposed by Herring (2001; 2004). Among the results, it was possible to comprehend that symbolic violence in this context can be observed through sexist humor, stereotypes as well as through depreciation and that women who participated in the discussion used as a resistance strategy the exposition of injustices and of attempts to maintain the masculine hegemony in positions of power via discourse.
  • METÁFORAS NA REPRESENTAÇÃO DE AÇÕES E POLÍTICAS PÚBLICAS DIRIGIDAS À POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA NA FOLHA DE S. PAULO: O CASO DA REPRESENTAÇÃO DA ASSISTÊNCIA Artigos

    Resende, Viviane de Melo

    Resumo em Português:

    Resumo Com aporte teórico dos estudos críticos do discurso (VAN DIJK, 2009; FAIRCLOUGH, 2010; RESENDE, 2019) e da análise interdiscursiva de políticas públicas (RESENDE, 2018; FISCHER, 2016), o projeto “Representação de políticas públicas para população em situação de rua como gestão do território: metáforas espaciais na Folha de S. Paulo” (CAPES 88881.172032 / 2018-01) respondeu ao objetivo de, em um corpus de 105 textos da Folha de S. Paulo (FSP) pautando ações e políticas públicas (APP) dirigidas à população em situação de rua (PSR), investigar, por meio de análise subsidiada por software, as recorrências e padrões de representação metafórica de APP dirigidas à PSR nesses textos jornalísticos. No recorte do corpus que neste artigo se discute, a análise restringe-se à representação de ações e políticas de assistência. Tomando como chave epistemológica as categorias de metáforas propostas por Charteris-Black (2004), as análises apresentadas apontam que os textos da FSP privilegiam sentidos que relacionam políticas públicas a guerra, e coerentemente associam pessoas em situação de rua a perigo; ou que objetificam pessoas em situação de rua, o que é coerente com a representação de seus deslocamentos forçados; ou que associam pessoas em situação de rua a sujeira, coerente com as políticas higienistas noticiadas no jornal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract With theoretical support of critical discourse studies (VAN DIJK, 2009, FAIRCLOUGH, 2010, RESENDE, 2019) and the interdiscursive analysis of public policies (Resende, 2018, Fischer, 2016), in this paper I present results of a project that focused on representations in online journalism regarding public policies aimed at the homeless population. The research project “Representação de políticas públicas para população em situação de rua como gestão do território: metáforas espaciais na Folha de S. Paulo” (CAPES 88881.172032 / 2018-01) considered the main newspaper of the city of São Paulo, in its digital platform. In a corpus of 105 texts on public policies analyzed through a QDA software, the paper focus on metaphors about social services towards the homeless population. I take the categories of metaphors proposed by Charteris-Black (2004) as an epistemological key. The analyzes show texts that relate public policies to war, and consistently associate people in homelessness to danger. Metaphors also objectify people on homelessness, which is consistent with the representation of their forced displacements, or associate homeless people with dirt, consistent with the hygienist policies reported in the newspaper.
  • UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA DA REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES E DO ABORTO NA REVISTA AZMINA Artigos

    Ottoni, Maria Aparecida Resende; Souza, Bianca Mara Guedes de

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, investigamos como o aborto e as mulheres que abortaram são representados discursivamente na prática jornalística. Dentre as várias facetas da temática, discutiremos, neste trabalho, a prática legal ou despenalizada no Brasil. Para isso, selecionamos sete reportagens da Revista AzMina, um veículo independente de jornalismo digital. Empreendemos uma análise fundamentada teórico-metodologicamente na Análise de Discurso Crítica (ADC) (FAIRCLOUGH, 2001, 2003, 2013). Os resultados apontam que o aborto é representado como campo de disputa jurídica, em certos momentos é legal, em outros, ilegal, e isso depende completamente de decisões que vão além das que as próprias mulheres podem tomar. As reportagens da AzMina visam ora a orientação sobre direitos, ora a humanização da temática ao apresentá-la a partir de vozes de mulheres envolvidas nessa prática.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper we investigate the discursive representations of abortion and women who had abortions within the journalistic practice. Among the various facets of the subject, in this paper we will discuss the legal or decriminalized practice in Brazil. For this, we selected seven texts from Revista AzMina. We undertook a theoretical-methodological analysis based on Critical Discourse Analysis (CDA) (FAIRCLOUGH, 2001, 2003, 2013). The results show that abortion is represented as a field of legal dispute, it is sometimes legal, sometimes illegal and completely depends on decisions that go beyond those that women themselves can make. AzMina’s reports aim either to provide guidance on rights, or to humanize the theme by presenting it from the voices of women involved in this practice.
  • ESTRATÉGIAS DISCURSIVO-MULTIMODAIS NO DISCURSO ECONÔMICO-MORAL DE PUBLICIDADES BANCÁRIAS BRASILEIRAS E INGLESAS Artigos

    Paulino, Suzana Ferreira

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo teve por objetivo analisar as estratégias discursivas das publicidades bancárias brasileiras e inglesas do HSBC, em períodos de crise econômica, na perspectiva da economia moral. A pesquisa foi qualitativa e comparativa, baseada nos pressupostos teórico-metodológicos de Fairclough (2007, 2003, 2012); Chouliaraki & Fairclough (1999); Kress e Van Leeuwen (2001); Sayer (2000, 2004); Bennett (2013a); e Rocha (2010). Os resultados revelaram a existência de um discurso econômico-moral forjado, contraditório, em intersecção com estratégias multimodais, reforçado pela nova retórica do capital, com o intuito de cooptar consumidores, em favor dos interesses dos bancos para a permanência do capital.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research aimed at analyzing the discursive strategies of HSBC’s Brazilian and English banking advertisements, in an economic crisis context, from the perspective of moral economy. The research was qualitative and comparative, based on the theoretical-methodological assumptions of Fairclough (2007, 2003, 2012); Chouliaraki & Fairclough (1999); Kress and Van Leeuwen (2001); Sayer (2000, 2004); Bennett (2013a); and Rocha (2010). The results revealed the existence of an economic-moral discourse forged, contradictory, in intersection with multimodal strategies, reinforced by the new rhetoric of capital, with the aim of co-opting consumers, in favor of the interests of banks for the permanence of capital.
  • A REEXISTÊNCIA NO PÓS-PANDEMIA: CONSIDERAÇÕES DISCURSIVAS CRÍTICAS SOBRE CIDADANIA E TECNOLOGIA A PARTIR DAS REDES PRAGMÁTICAS Artigos

    Santos, Gersiney

    Resumo em Português:

    Resumo Com vistas a refletir sobre horizontes de transformação social possíveis, este texto reúne algumas considerações ontológicas, epistemológicas e metodológicas referentes ao trabalho crítico com a linguagem conectada à questão cidadã. Trata-se, pois, de um convite a dialogar sobre discurso e mobilização a partir dos Estudos Críticos do Discurso (RESENDE, 2008; PARDO, 2011; SANTOS, 2017; 2019). Nesta reflexão, trago algumas observações sobre o entendimento discursivo, por meio dos conceitos autorais da Aquilombagem Crítica (Santos, 2019; 2021) e das Redes Pragmáticas (SANTOS, 2017; 2019), e sua emergência em tempos de crise mediados por tecnologias digitais, novos espaços de embate pelo poder de forte influência na manutenção e no apagamento de existências sociais. Enfim, aponto o papel central do discurso para possíveis reexistências.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Aiming to reflect on possible horizons for social transformation, the present work brings together some ontological, epistemological and methodological considerations regarding critical work with language connected to the citizen issue. It is, therefore, an invitation to an open dialogue about discourse and mobilization based on Critical Discourse Studies (RESENDE, 2008; PARDO, 2011; SANTOS, 2017; 2019). Thus, some observations are shared based on the comprehension of discourse, through some original concepts (i.e., Critical Aquilombage (Santos, 2019; 2021) and Pragmatic Networks (SANTOS, 2017; 2019), and on the necessity of a discursive-oriented practice in times of crisis – which are mediated by digital technologies, new spaces of struggle for the power that influences social groups in the maintenance and erasure of their social existences.
  • GÊNEROS, SEXUALIDADES E LÍNGUA(GENS): CONCEITOS PLURAIS PARA ABORDAGENS DECOLONIAIS NAS AULAS DE INGLÊS Artigos

    Souza, Jaqueline Santos de; Oliveira, Daniel Vasconcelos

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo, alicerçado na Linguística Aplicada Crítica (MUNIZ, 2016), questiona discursos coloniais sobre gêneros e sexualidades no Brasil e destaca a importância de levarmos essas discussões também para as aulas de inglês. A pesquisa buscou nos estudos decoloniais (GROSFOGUEL, 2008; WALSH, 2013) e interseccionais (AKOTIRENE, 2019; LORDE, 2019; 2020) conceitos e compreensões com o objetivo de desvelar e desnaturalizar discursos sexistas e LGBTfóbicos, além de apontar caminhos para uma pedagogia decolonial a partir da conscientização de professoras/es e futuras/os professoras/es de inglês. A netnografia (TAFARELO, 2014) foi utilizada como ferramenta para levantamento de dados, e o método autoetnográfico (ADAMS; ELLIS; JONES, 2017) possibilitou importantes processos de compreensão e de autorreflexão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article, anchored in Critical Applied Linguistics (MUNIZ, 2016), questions colonial discourses on gender and sexualities in Brazil and highlights the importance of bringing these discussions into English language classes. The research sought in decolonial (GROSFOGUEL, 2008; WALSH, 2013) and intersectional studies (AKOTIRENE, 2019; LORDE, 2019; 2020) concepts and understandings to unveil and denaturalize sexist and LGBTphobic discourses, and to point out paths towards a decolonial pedagogy, starting from raising English language teachers’ awareness. Netnography (TAFARELO, 2014) was used as a tool for data collection, and the autoethnographic method (ADAMS; ELLIS; JONES, 2017) enabled important processes of understanding and self-reflection.
  • UMA FERRAMENTA QUE VEIO INOVAR O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NA REDE PÚBLICA: ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DA NOTÍCIA DE LANÇAMENTO DA PLATAFORMA INGLÊS PARANÁ Artigos

    Santana, Pedro Américo Rodrigues; Santana, Neri Souza; Figueiredo, Débora de Carvalho

    Resumo em Português:

    Resumo A tecnologia na educação é tida como transformadora, como evidenciada em discursos publicitários e acadêmicos. Recentemente, políticas educacionais parecem compartilhar dessa noção. Assim, neste artigo temos como objetivo identificar as representações do Estado, da Tecnologia, da Língua Inglesa, de Estudantes e de Professores em uma notícia divulgada pelo Estado do Paraná sobre a recém-lançada plataforma “Inglês Paraná”. Nos ancoramos teoricamente na Análise Crítica de Discurso e em perspectivas críticas sobre tecnologia educacional. Empregamos categorias da Linguística Sistêmico-Funcional e da Representação de Atores Sociais para a análise. Os resultados mostram que essa política educacional é representada como benéfica e transformadora para alunos e professores, apresentando traços do discurso de de-escolarização e desqualificação de professores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Technology in education is seen as transformative, as evidenced in advertising and academic discourses. Recently, educational policies seem to share this conception. Thus, in this article we aim to identify the representations of the State, Technology, the English Language, Students and Teachers in a news item published by the State of Paraná about the recently launched “Inglês Paraná” platform. We are theoretically anchored in Critical Discourse Analysis and in critical perspectives on educational technology. We employ categories from Systemic-Functional Linguistics and Representation of Social Actors for the analysis. The results show that this educational policy is represented as beneficial and transforming for students and teachers, showing traces of the discourse of de-schooling, and deskilling of teachers.
Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Bloco B- 405, CEP: 88040-900, Florianópolis, SC, Brasil, Tel.: (48) 37219455 / (48) 3721-9819 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: ilha@cce.ufsc.br