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ESTRATÉGIAS DISCURSIVO-MULTIMODAIS NO DISCURSO ECONÔMICO-MORAL DE PUBLICIDADES BANCÁRIAS BRASILEIRAS E INGLESAS

MULTIMODAL-DISCURSIVE STRATEGIES IN MORAL-ECONOMIC BRAZILIAN AND ENGLISH BANK ADVERTISEMENTS

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar as estratégias discursivas das publicidades bancárias brasileiras e inglesas do HSBC, em períodos de crise econômica, na perspectiva da economia moral. A pesquisa foi qualitativa e comparativa, baseada nos pressupostos teórico-metodológicos de Fairclough (2007FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Coord. trad. téc. e pref. de Izabel Magalhães. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, UNB, 2007 [2001]., 2003FAIRCLOUGH, N. Language and power. New York: Longman, 2003., 2012)FAIRCLOUGH, N. Análise crítica do discurso como método em pesquisa social e científica. In. Linha d’Água, n. 25, v. 2, p. 307-329, 2012.; Chouliaraki & Fairclough (1999)CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking critical discourse analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999.; Kress e Van Leeuwen (2001)KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: The Modes and Media of Contemporary Communication. London: Bloomsbury, 2001.; Sayer (2000, 2004SAYER, A. Moral Economy. Published by the Department of Sociology, Lancaster University, Lancaster LA1 4YL, UK, 2004. Disponível em: http://www.comp.lancs.ac.uk/sociology/papers/sayer-moral-economy.pdf.
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Palavras-chave:
Economia moral; Análise Crítica do Discurso; Multimo-dalidade; Publicidade bancária

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