Acessibilidade / Reportar erro
Educar em Revista, Número: 20, Publicado: 2002
  • Editorial

    Bencostta, Marcus Levy
  • Apresentação

    Picanço, Deise Cristina; Castro, Gilberto de; Costa, Vera Lúcia A.
  • Questões de política de língua no Brasil: problemas e implicações Dossiê - Linguagem E Ensino: Temas E Perspectivas

    Faraco, Carlos Alberto

    Resumo em Português:

    O presente artigo apresenta uma série de ponderações sobre questões de política lingüística no Brasil. Parte-se do confronto ideológico entre lingüistas e gramáticos da mídia para traçar alguns dos problemas da área e suas implicações.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a series of reflexions on some topics of linguistic policy in Brazil. It refers to the ideological conflict between linguists and grammarians and delineates some of the problems in the area of language policy and its implications.
  • Aula de português: ensino de uma língua estrangeira para brasileiros Dossiê - Linguagem E Ensino: Temas E Perspectivas

    Castro, Gilberto de

    Resumo em Português:

    A partir de três histórias de aula de português, cujos desencontros de interpretação exemplificam bem a distância grande que muitas vezes existe entre o que se ensina e o que se aprende, o texto propõe uma reflexão sobre o problema do confronto cultural que ocorre diariamente entre a linguagem da escola (do professor e dos textos) e a fala dos alunos, chamando a atenção para o aspecto educacionalmente danoso de ignorarmos a imensa diversidade cultural existente sob o teto falso da crença de que por sermos brasileiros falamos todos uma mesma língua.

    Resumo em Inglês:

    With three histories of Portuguese language classes, whose misunderstandings exemplify the wide distance that not rarely exists between what is tough and what is learnt, this text propose a reflection about the problem of daily cultural confrontation that occurs between school language (from teacher and texts) and student speech. This text pays special attention for the specially damaging aspect of our ignorance to the immense cultural diversity, under the false belief that because we are Brazilians we speak the same language.
  • Material didático: um depoimento Dossiê - Linguagem E Ensino: Temas E Perspectivas

    Tezza, Cristovão

    Resumo em Português:

    O texto apresenta um depoimento sobre a produção de material didático de Língua Portuguesa, centrado na produção de textos, destinado aos alunos universitários. Começando por assinalar a impossibilidade prática de cada professor elaborar seu próprio material, o que seria o ideal, o autor enumera alguns pontos básicos indispensáveis para um bom material de ensino da língua: partir de uma perspectiva mais lingüística que normativa; compreender a norma culta como uma das variedades da língua e uma variedade não mais calcada unicamente nos textos literários; marcar a distinção entre oralidade e escrita; perceber a distinção entre padrão real e padrão normativo. Do ponto de vista da prática da escrita, valorizar sempre o texto e não a frase, sem descuidar dos aspectos estritamente técnicos do que se escreve, e ter em vista sempre a distinção sutil entre informação e opinião, em torno das quais, afinal, se articula boa parte do que se chama hoje de língua padrão.

    Resumo em Inglês:

    This text presents a testimony about production of didactic material for Portuguese language that focuses text production and is destined to college students. The author starts pointing the impossibility of each teacher elaborate its own material, what would be ideal, he also enumerates some indispensable points for a good language teaching material: use a mainly linguistic perspective than a normative one; to understand standard language as just one variety of language and a variety that is not anymore only based on literary texts; to point the distinction between oral and written language; to notice the distinction between real standard language and the normative one. From the point of view of the practice of writing, didactic material should always pay more attention to text in spite of phrase, of course without loosing the horizon of strictly technique aspects on which is being written; and always having attention to the subtle distinction between information and opinion, around of what, after all, is articulated great part of what is called today standard language.
  • Alfabetização e ortografia Dossiê - Linguagem E Ensino: Temas E Perspectivas

    Cagliari, Luiz Carlos

    Resumo em Português:

    A ortografia era uma das metas mais importantes na metodologia das cartilhas. Com o advento de novas metodologias, as cartilhas deixaram de ser usadas. Nas novas abordagens, a ortografia passou a ocupar um lugar secundário na alfabetização ou mesmo ficou excluída. Essa atitude com relação à ortografia representa um retrocesso educacional. Sem o método das cartilhas e sem informações técnicas sobre a ortografia, muitos professores se viram na situação de não saber o que fazer. O presente trabalho apresenta algumas das noções básicas que definem e caracterizam a ortografia e, além disso, sugere procedimentos metodológicos.

    Resumo em Inglês:

    Spelling used to be one of the primary goals in the Brazilian Cartilha teaching methodology. With new approaches to literacy process in the past twenty years, the old Cartilha method is no more in use. On the other hand, teaching of spelling has been withdrawn from literacy activities. This procedure is misleading and it represents a serious problem for teachers and students. Without the old rigid methodology to literacy teachers, and with a lack of information to understand orthography nature and uses of orthography, teaching became chaotic, in this respect. This paper aims to report basic notions that characterise orthography as a special writing phenomenon, and at the same time to show methodological suggestions on how to deal with spelling in this new educational context.
  • Notas um pouco céticas sobre hipertexto e construção de sentido Dossiê - Linguagem E Ensino: Temas E Perspectivas

    Possenti, Sírio

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é contrapor-se a um discurso de maravilhamento em relação ao hipertexto. Tenta-se mostrar que parte desse otimismo deriva de análise equivocada dos textos "tradicionais" e de seus suportes. Tenta-se mostrar que o efeito mais positivo das teorias sobre o hipertexto é deixar mais claro que os textos tradicionais são menos lineares e menos dependentes do autor do que se supõe nesta contraposição.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this work is to pit itself against a certain wondering discourse in relation to hypertext. It tries to show that part of that optimism is produced by misunderstood analysis of "traditional" texts and their stands. It tries to show that the most positive effect of theories on the hypertext is to put on evidence that traditional texts are less linear and less dependent of author than can be supposed in this pitting.
  • Leitura: uma oferta de contrapalavras Dossiê - Linguagem E Ensino: Temas E Perspectivas

    Geraldi, João Wanderley

    Resumo em Português:

    Tomando por base o conceito bakhtiniano de contrapalavra como lugar de contrução das compreensões pelo leitor, este trabalho defende o ponto de vista de que, para uma leitura, o leitor vem carregado de contrapalavras e que o autor, no processo mesmo da produção, já dialoga com contrapalavras por ele imaginadas.

    Resumo em Inglês:

    Based on the bakhtinian concept of counter-word as a building place for reader comprehension, this work defends the point-of-view that to the reading act reader is loaded with counter-words and that author, in the same production process, already dialogs with counter-words before imagined for himself.
  • O parlamento das gralhas Dossiê - Linguagem E Ensino: Temas E Perspectivas

    Pivovar, Altair

    Resumo em Português:

    Este artigo sai no encalço das causas do pouco resultado que a escola apresenta quanto à formação de leitores, atribuindo o problema às formas de encaminhamento das atividades com texto realizadas em sala de aula. Sob o ponto de vista aqui adotado, a escola estaria descuidando das condições fundamentais que devem presidir a produção e leitura de textos, de modo que a automatização de procedimentos e respostas acaba resultando no não-envolvimento dos alunos com as atividades e na conseqüente precária assimilação de estratégias de estruturação textual. Em síntese, a escola não estaria trabalhando com enunciados reais, mas com categorias textuais destituídas de sentido para o aluno, que se veria assim impedido de conduzir um processo interlocutivo diretamente com textos, principalmente escritos.

    Resumo em Inglês:

    This article follows causes to the underachieved results of school in relation to readers building. This problem is attributed here to the ways of conduction for text activities that are developed in classroom. According to this pointof-view, school would be not taking care of fundamental conditions that should govern text production and reading in a way which procedures and answers automation result in a non-involvement of students with activities and in the precarious assimilation of text structuring strategies. In a word, school would be not working with real utterance but with textual categories that are totally destitute of sense to learner, who can see himself inhibit to conduce a interlocutory process directly to texts, mainly the written ones.
  • Um dia todos seremos Montag Dossiê - Linguagem E Ensino: Temas E Perspectivas

    Venturelli, Paulo

    Resumo em Português:

    Partindo de conversa comum em que a menção de Guernica causou constrangimento, pois as pessoas não conheciam o quadro, discutimos o caráter educacional especializado, em que os campos gerais do conhecimento não são valorizados. Isto denota falta de leitura que, quando praticada, é mero consumo. A escola tenta desenvolver esta prática, mas erra na concepção do ler e no não atendimento às necessidades do aluno. O professor não cumpre o papel de mediador, nem mostra a leitura como superação de dogmas. É urgente rever a política curricular, presa à cultura hegemônica. Assim, a escola deve abrir-se ao multiculturalismo, revelar a flutuação dos conceitos culturais. Na arte, tem de ensinar como esta não se faz cumprindo regras, mas rompendo-as, ao lado do que, o aluno aprenderá que cultura é crise. Percebendo isso, terá conhecimento de sua subjetividade como processo em construção e cultura como interdependência. Arte não é sagrada. Desmistificando mitos, o aluno está em condições de ser o modelador de sua história, não apenas consumidor de alheias. Verá a angústia como deflagradora de criatividade, impulso à superação de limites. Como a literatura perde espaço na sociedade, torna-se esotérica, recomendamos seu abandono, em nome de outras narrativas que ensinarão a sociedade como trançado de discursos. Sensibilizado e consciente disto, o aluno então pode trabalhar o literário como relação especial entre os discursos sociais.

    Resumo em Inglês:

    This works starts with the analysis of an uncomfortable situation created, in a occasional speech, by the mention to Guernica, since involved people didn't know the picture. We discuss, here, the character of specialized education, in which general areas of education are not valorized, what reveals reading lack, which when is done it is just for consume. School tries to develop this practice but commit mistakes in relation to its conception of reading and do not understand learners necessities. Teachers do not play the role of mediator, neither present reading as dogma overcoming. It's urgent to review Curriculum policy, which is product of hegemonic culture. In this way, school should open itself for multiculturalism and reveal the cultural concepts fluctuation. In art, it's to teach how it doesn't exist following rules but break that ones, at the same time, learners will learn that culture is crisis. After notice that, learners will know their subjectivity as a building process and culture as interdependence. Art is not sacred. Demystifying myths, the learner is in condition to be builder of his own history and not just a consumer of other ones histories. The learner will see anguish as creativity outbreak and impulse to limits overcome. As literature looses its place in society, it becomes esoteric, and we recommend its abandon, in name of other narratives that will teach society as discourse twisting. Tender-hearted and conscious of that, learner can work then the literary as special relation among the social discourses.
  • Literatura na história e não história da literatura Dossiê - Linguagem E Ensino: Temas E Perspectivas

    Bueno, Luís

    Resumo em Português:

    Este artigo faz um breve relato de uma experiência de ensino de literatura em nível médio ocorrida entre 1990 e 1995 e propõe que a abordagem direta dos textos, que desloque a história literária de tema central a subsídio de leitura, seja o caminho utilizado. Somente dessa maneira o ensino médio pode formar leitores autônomos e democratizar a leitura e o acesso à literatura.

    Resumo em Inglês:

    This paper exposes a literature teaching experience that took place in the first half of the nineties; it proposes that the student of the brazilian "ensino médio" may accomplish best results by reading the texts themselves rather than learning general information about literary history. This is the only way teachers would succeed in forming independent readers as well as help to generalize the access to literary text.
  • Interculturalidade e o ensino de alemão como língua estrangeira Dossiê - Linguagem E Ensino: Temas E Perspectivas

    Janzen, Henrique Evaldo

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta, a partir da concepção de linguagem bakthiniana e dos pressupostos da interculturalidade, uma crítica à ausência da mediação cultural/pedagógica em tópicos de unidades temáticas de livros elaborados dentro da abordagem comunicativa; focalizando, primordialmente, o texto ficcional.

    Resumo em Inglês:

    This work is a critic, based on Bakhtin's language conception and intercultural remarks, to the lack of cultural/pedagogical mediation in theme units of topics from books elaborated in a communicative approach; this analysis focuses mainly the ficcional text.
  • Língua estrangeira e autonomia: um exemplo a partir do ensino de alemão no contexto brasileiro Dossiê - Linguagem E Ensino: Temas E Perspectivas

    Meireles, Selma Martins

    Resumo em Português:

    O artigo mostra, resumidamente, como as mudanças sociais decorrentes da globalização e das novas exigências do mercado de trabalho determinam mudanças no ensino, de modo a conferir aos aprendizes cada vez mais autonomia, criatividade e espírito crítico. Tomando como exemplo as principais abordagens metodológicas de ensino de alemão como língua estrangeira utilizadas no Brasil, mostra como as mesmas acompanham as mudanças na concepção do papel do aprendiz e da importância das línguas estrangeiras na sociedade. Ilustra também como os novos meios de comunicação de massa, como internet e TV a cabo, influenciam a aprendizagem dessas línguas e abrem novas possibilidades para os estudantes da escola pública.

    Resumo em Inglês:

    This paper portrays, in a summarized way, how social changes caused by globalization and new demands from the work market induce changes in the education such as to increase the students' capacity for autonomy, creativity and critical judgment. The several methodological approaches for teaching German as a foreign language employed in Brazil are used to demonstrate how they follow the changes in the concepts of student's role and social importance of foreign languages. It also illustrates how new mass media such as internet and cable TV affect the learning of foreign languages and open new possibilities for public school students.
  • A língua estrangeira no país dos espelhos: uma reflexão sobre o limbo metodológico Dossiê - Linguagem E Ensino: Temas E Perspectivas

    Picanço, Deise Cristina de Lima

    Resumo em Português:

    As propostas metodológicas para o ensino de línguas estrangeiras das últimas décadas, ao optarem por adotar um referencial teórico sociointeracionista na definição mais geral da concepção de linguagem e ensino e outro, mais formalista, na fundamentação dos procedimentos empíricos da sala de aula, acabaram por nos colocar numa espécie de limbo metodológico, ou seja, uma metodologia imprecisa teoricamente e confusa na prática. Nesse sentido, este artigo propõe uma discussão acerca dos problemas teórico-metodológicos do ensino de LEs, partindo de uma reflexão sobre o enunciado, fundamentada, por sua vez, por uma concepção de linguagem mais ampla, inspirada nas formulações teóricas dos pensadores do Círculo de Bakhtin.

    Resumo em Inglês:

    The methodological proposal for foreign language teaching of the last decades has created a kind of methodological limbo, in other words, a methodology that is not-precisely in its theory and confuse in its practice. This situation resulted for an option by a socio-interactionist reference in a more general definition of language and teaching conception. In this way, here there is a proposal for a discussion about theoretical and methodological problems in FL teaching. This reflection starts with a reflection about utterance, that is particularly based on a wider language conception inspired on theoretical formulations of Bakhtin's Circle thinkers.
  • O movimento missionário e educacional protestante na segunda metade do século XIX: para cada igreja uma escola Artigos De Demanda Contínua

    Almeida, Jane Soares de

    Resumo em Português:

    Os protestantes, que nas décadas finais do século XIX vieram ao Brasil, apresentavam-se e se desejavam como expoentes de uma força renovadora que não pretendia apenas o ajustamento de seus membros às condições político-sociais dominantes, mas, inclusive, aspiravam por transformações econômicas a exemplo do que vinha acontecendo no seu país de origem, alicerçando assim o poderio do capitalismo incipiente que se delineava desde os meados do século. Assumindo uma postura de progresso e desenvolvimento, aliada a um padrão de comportamento ético onde imperava a austeridade, defendiam a vocação secularizante entre Igreja e Estado, a educação liberal e democrática, e se opunham ao totalitarismo retrógrado defendido pelos católicos imbuídos de forte espírito elitista e tradicional. Era a idéia do destino manifesto de um povo que tinha a incumbência divina de levar a verdadeira fé aos gentios e idólatras que viviam nos quatro cantos do mundo.

    Resumo em Inglês:

    The Protestants, who came to Brazil at the last decades of the 19th Century, presented themselves as and wished being exponents of a renovating strength which didn't just intend the adjustment of its members to the dominant political-social conditions but, besides, aspired for economic changes inspired in what had been happening in its origin country, supporting the might of the incipient capitalism that had been delineated since the mid-Century. Assuming a posture of progress and development, allied to an ethical behavior pattern where the austerity reigned, they defended the secularistic vocation between Church and State, the liberal and democratic education, and they were opposed to the retrograde totalitarianism defended by the Catholics emerged in strong elitist and traditional spirit. It was the idea of the manifested destiny of a people that had the divine incumbency of taking the true faith to the heathens and idolaters who lived in the four parts of the world.
  • Direito à educação escolar: o discurso da inclusão x a prática da exclusão Artigos De Demanda Contínua

    Glória, Dília Maria Andrade

    Resumo em Português:

    Neste estudo, discute-se as dificuldades do reconhecimento dos direitos humanos após a Revolução Francesa de 1789 e, em especial, o direito à educação pública escolar. Na busca por conhecer as condições que favorecem a inclusão escolar, examina-se a situação do fracasso escolar no Brasil, bem como mudanças recentes implementadas por políticas públicas, em particular o princípio da não-retenção escolar na Escola Fundamental. Conclui-se que ainda permanece uma grande distância entre o que é legalmente proclamado e o que é realmente efetivado em termos do direito à educação no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    In this study, I discuss the difficulties of acknowledging human rights after the French Revolution of 1789, and in special, the right to attend a public school education. In the search for knowing the conditions for school inclusion, I examine the situation of school failure in the Brazil, as well as, recent changes implemented by public policies, in particular, the School Non-Retention Projects for Elementary Schooling. I came to the conclusion that still remains a great distance between what is legally proclaimed and what is really accomplished in terms of one's right to education in Brazil.
  • O professor em filmes americanos (1955-1975): imagem, cultura e história Artigos De Demanda Contínua

    Ferreira, Susana da Costa

    Resumo em Português:

    Este artigo é resultado do exame crítico de uma seleção de filmes americanos produzidos dos anos 50 até meados dos anos 70, os quais representam histórias de professores. Direcionamos a análise de modo a tentar observar como os professores são romantizados nos enredos com o objetivo de disseminar (ou não) a doutrina do American Way of Life em diferenciadas circunstâncias contextuais. Essas observações tentam demonstrar a plasticidade dos valores atribuídos a essas caracterizações, que freqüentemente retratam arquétipos profissionais, algumas vezes transformados em mitos. As escolas nas quais esses professores trabalham, podem também ser interpretadas como pequenas réplicas da sociedade americana.

    Resumo em Inglês:

    This article is the result of a review of selected American movies made in the 50's to the mid-70's, which depicted teachers. The focus was analyzing how teachers were romanticized in the plot with the objective of disseminating (or not) doctrines of the American Way of Life, in different contextual circumstances. These observations tried demonstrate the plasticity of values attributed to these characters often portrayed as professional archetypes, in some instances almost transformed in myths. The Schools in which they teachers worked could also be interpreted as smaller replicas of the American society.
  • Amada pátria idolatrada: um estudo da obra porque me ufano do meu país, de Affonso Celso (1900) Artigos De Demanda Contínua

    Bastos, Maria Helena Câmara

    Resumo em Português:

    O presente estudo analisa a obra Porque me ufano do meu país, escrita por Affonso Celso, que se tornou leitura obrigatória nas escolas secundárias brasileiras, tendo várias edições e traduções, transformando-se em uma verdadeira cartilha de nacionalidade. Pode ser considerado um livro de leitura com função moralizadora e intenção educativa, cívica, patriótica e social, um pequeno manual de educação cívica. Essa obra constitui uma unidade discursiva, produtora de ordenamento, de afirmação de distâncias, de divisões (CHARTIER, 1990, p. 28), representativa dos valores da ilustração brasileira quanto ao projeto pedagógico republicano de formação do novo homem para o novo regime: crença ilustrada nas virtudes da instrução moral e cívica, como forma de manter a ordem social e fortalecer o caráter nacional, no período da Primeira República. Nesse período, a educação moral, cívica e religiosa tornou-se o eixo das preocupações para os que almejavam o perene controle das relações e das estruturas sociais, como forma capaz de regenerar o país. A obra não é um exemplo isolado, insere-se na extensa produção de manuais de "história pátria" que circularam nas primeiras décadas do século XX, com a função de fortalecer a identidade nacional.

    Resumo em Inglês:

    This study analyzes the book Why I am proud of my country, by Affonso Celso which was a compulsory reading for high school students for many years. This book had many translations and editions and was considered a guide to patriotism for its moralizing function and educative, civic, patriotic, and social intentions. It establishes a discursive unity that "produces order, asserts distances and divisions" (CHARTIER, 1990, p. 28), which represented the values of the Brazilian intelligentsia concerning to the republican pedagogic project of building a new man for a new regime. During the First Republic, such beliefs were represented by the virtues of moral and civic instruction as a means of keeping the social order and fortifying the national character. At that period, moral, civic and religious education became the main concern for those who wanted to control social relations and structures thus regenerating the Nation. This book is inserted in an extensive list of "motherland history" manuals which were available during the first decades of the XX Century and had the objective of strengthening the national identity.
  • La participación de las audiencias desde distintos enfoques evaluativos: algunas consideraciones éticas y metodológicas

    Martínez Piñeiro, Esther

    Resumo em Português:

    O impulso resultante da avaliação de programas e políticas públicas nos últimos anos levou a um aumento de práticas de avaliação que, distanciando-se da avaliação tradicional, outorgam um papel relevante, e inclusivamente hegemônico, aos vários grupos abrangidos em maior ou menor medida pelo programa e sua avaliação. A dita participação é desejável não só do ponto de vista ético, como também metodológico. Nesta linha, apresentamos uma reflexão em torno da participação das audiências nos estudos da avaliação. Em primeiro lugar, abordamos as considerações metodológicas que levam a potenciar esta participação; a seguir, apresentamos os vários tipos de grupos que são chamados a participar. Detemo-nos depois no papel que esses grupos desempenham no projeto e realização destes estudos e na tomada de decisões posteriores segundo três formas de avaliação pluralistas - a avaliação centrada nos implicados, a avaliação participativa e a avaliação potenciadora. Por último, apresentamos algumas considerações sobre as dificuldades éticas e metodo-lógicas que pode acarretar a dita participação.

    Resumo em Inglês:

    The impulse experimented by public programs and policies evaluation during the last years has brought about a remarkable increase of evaluative practices that, in contrast to traditional evaluation, grant the stakeholder groups a relevant, even hegemonic, role. The involvement of these groups in the evaluation is highly desirable, not only from an ethical but also from a methodological point of view. From this perspective, a reflection on the audience participation in evaluative studies is presented. To begin with, methodological considerations supporting this participation are put forward. Next, the more habitually involved groups are described. Thereafter the role played by the aforementioned groups in the evaluation design and implementation and in the subsequent decision-making is analysed from three evaluative pluralist approaches: stakeholder based evaluation, participatory evaluation and empowerment evaluation. Finally, some considerations regarding ethical and methodological difficulties that can arise from the above-mentioned participation are discussed.
  • Ensino médio e educação profissional: reformas excludentes Artigos De Demanda Contínua

    Oliveira, Ramon de

    Resumo em Português:

    Argumenta-se que o governo brasileiro, ao desencadear as reformas do ensino médio e da educação profissional, aprofunda a dualidade no sistema educacional. Ao estabelecer para a educação profissional a responsabilidade de formar para uma atividade específica no mercado de trabalho, retirando do seu interior os conteúdos fundamentais para uma formação mais integral do aluno, o governo brasileiro - influenciado pelas agências multilaterais, particularmente o Banco Mundial - assevera a exclusão dos estudantes das camadas populares ao acesso a conteúdos fundamentais ao exercício da cidadania.

    Resumo em Inglês:

    It is argued that the Brazilian government's reform of middle schools and professional education deepens the duality of the educational system. Its aim of establishing for professional education the task of training for specific activities existing in the labour market increases the exclusion of popular classes' students from learning the main contents concerning the practice of citizenship. It is also argued that the government's reform of middle schools and professional education has been influenced by international organizations' education policies, particularly the World Bank.
  • Literatura: leitores & leitura Resenhas

    Bornatto, Suzete de Paula
  • Estrangeirismos: guerras em torno da língua: o fardo furado do estrangeirismo Resenhas

    Castro, Gilberto de
  • La naissance de l'architecture scolaire: Lês écoles élémentaires parisiennes de 1870-1914

    Correia, Ana Paula Pupo
  • Atuação dos pedagogos: entre olhares e provocações: um estudo sobre o trabalho pedagógico realizado por uma orientadora educacional e uma supervisora escolar em uma escola da rede municipal de ensino de Curitiba Resenhas

    Precoma, Eliane Cleonice Alves

    Resumo em Português:

    A presente pesquisa investiga o trabalho pedagógico desenvolvido pelos pedagogos - supervisores escolares e orientadores educacionais - buscando identificar quais as referências teórico-metodológicas sustentam esse trabalho e analisar as relações que se estabelecem entre a prática e as exigências educacionais colocadas para a escola no quadro atual das modificações introduzidas pelas novas políticas educacionais. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, onde o trabalho pedagógico realizado por uma orientadora educacional e por uma supervisora escolar foi descritos e analisado. Esta pesquisa faz parte do conjunto de pesquisas que são realizadas na linha de pesquisa Ensino, Avaliação e Formação de Professores, circunscrita, portanto, ao LOED - Laboratório de Observações e Estudos Descritivos, da Faculdade de Educação da Unicamp. A metodologia de pesquisa utilizada baseou-se na observação direta do trabalho pedagógico desenvolvido pelas profissionais, cada observação foi transcrita em forma de descrição. Além das observações, foram realizadas entrevistas com a orientadora educacional, com a supervisora escolar, com a diretora e com os professores da escola pes-quisada e, ainda, com as pedagogas de dois Núcleos Regionais de Ensino de Curitiba. Os documentos pedagógicos da escola, como o projeto político-pedagógico, o plano de ação, o regimento escolar, as pastas de ocorrência e, também, as fichas elaboradas pela orientadora educacional foram cuidadosamente analisados. Outros documentos, acessados no Arquivo Geral da Secretaria Municipal de Educação, foram pesquisados com o objetivo de resgatar as origens das funções de orientador educacional e supervisor escolar na Rede Municipal de Curitiba. A descrição detalhada do trabalho pedagógico dessas profissionais e os relatos, obtidos nas entrevistas, fazem parte do corpo deste trabalho, demonstrando a dinâmica da escola pesquisada, assim como a diversidade de olhares sobre o trabalho pedagógico desenvolvido. O quarto capítulo desta pesquisa apresenta as categorias controle/aprendizagem, organização do trabalho pedagógico, gestão escolar e avaliação/objetivos como constitutivas e explicativas do trabalho pedagógico realizado pelas pedagogas. A pesquisa apresenta ainda algumas provocações, entendidas como desafios postos para a escola pesquisada, para as Secretarias de Educação, para os Sindicatos e, para a Universidade, como instituição responsável pela formação inicial e continuada de educadores.
  • O Professor e o programa de EJA de Curitiba: repensando o que é afirmado, negado e sugerido Resenhas

    Haracemiv, Sonia Maria Chaves

    Resumo em Português:

    O presente trabalho toma por base uma pesquisa elaborada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Curitiba, em 1998, que objetivava avaliar o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), implantado nas classes de alfabetização e Fase I (de 1.ª a 4.ª série) e aplicado a 251 professores dos 7 núcleos, de 77 escolas da Rede Municipal de Ensino (RME). O instrumento de avaliação era composto de três questionários: o primeiro com o objetivo de levantar dados quantitativos referentes ao número de professores por núcleo e escola da RME vinculados ao programa, nível de escolaridade, local de atuação, faixa etária e tempo de experiência na EJA. O segundo avaliou o referido programa nos aspectos pedagógicos e, para tanto, questionou o horário de permanência, intervalo, ficha de acompanhamento do aluno, período de planejamento e sondagem das Unidades Temáticas (UT) e sua utilização em sala de aula, bem como o programa de capacitação oferecido pela SME aos docentes de EJA. O terceiro buscava focar o posiciona-mento dos professores quanto às motivações, sentimentos, preocupações e condições de trabalho na escola. Por se entender que há uma constante preocupação com a EJA no município de Curitiba, a autora deste trabalho considerou importante analisar os dados levantados sobre o programa, implantado em 1991, repensando o que na pesquisa foi afirmado, negado e sugerido pelos professores de EJA. Portanto, este trabalho tem como objetivo a análise dos vínculos estabelecidos pelos professores de EJA com o programa elaborado pela SME para RME de Curitiba em 1990, manifestados neste levantamento em 1998. Buscaram-se respostas para o problema: quais as aproximações e distanciamentos entre os professores da EJA e o programa da RME de Curitiba?
  • Interação social e tomada de consciência da noção de conservação da substância e do peso Resenhas

    Stoltz, Tania

    Resumo em Português:

    O estudo insere-se em quadro teórico piagetiano. Buscou-se verificar a influência do tipo de interação social na tomada de consciência da criança da noção de conservação da substância e do peso. São propostas as seguintes hipóteses: 1. Quando a criança interage com outra e com o adulto e é solicitada a passar para o plano verbal o que realizou no plano da ação, sendo contra-argumentada no sentido do processo, do que levou aos resultados, tem-se avanços na tomada de consciência da noção de conservação. 2. Crianças não-conservadoras e crianças em estágio de transição têm avanços na tomada de consciência da noção de conservação, a partir do procedimento acima. 3. A interação de crianças conservadoras com intermediárias e não-conservadoras influi no desenvolvimento destas últimas. 4. O procedimento que trabalha a compreensão do peso permite a compreensão da conservação da substância, em alguns casos. Vinte e uma crianças de ambos os sexos e com idade variável entre 4,6 e 5,10 anos são os sujeitos da pesquisa. Os sujeitos passaram por um pré-teste na conservação da substância e do peso, uma sessão experimental dividida em duas fases e dois pós-testes, com provas de generalização. Em função dos resultados do estudo experimental, surgiram como resposta às hipóteses: 1) quando a criança interage com outra e com o adulto, é solicitada a passar para o plano verbal o que realizou no plano da ação; sendo contra-argumentada no sentido do processo, do que levou aos resultados, pode-se ter avanços na tomada de consciência da noção de conservação. 2) Crianças não-conservadoras e crianças em estágio de transição têm avanços na tomada de consciência da noção de conservação a partir do procedimento acima. 3) A interação de crianças conservadoras e de intermediárias com argumento operatório influi no desenvolvimento das não-conservadoras, sobretudo durante a sessão pela forma incisiva com que aquelas afirmam a conservação e pela tomada de iniciativa durante a interação. No desenvolvimento individual, observa-se que a influência do conservante e do intermediário sobre o não-conservante não fica evidente em função dos resultados serem geralmente outros nos pós-testes. 4) O procedimento deste estudo que trabalha a compreensão do peso pode levar à melhor compreensão da conservação da substância, em alguns casos. Em outros, a evolução dá-se somente em relação à conservação do peso e não à da substância. A partir da análise dos contextos interativos das crianças (social, familiar, maior ou menor desenvolvimento em um escolar) e sua relação com o desenvolvimento cognitivo, foi possível concluir que não há uma relação direta entre o desenvolvimento moral e social e o desenvolvimento cognitivo. Há indicativos de que o maior ou menor desenvolvimento em um ou outro domínio esteja relacionado aos questionamentos e desafios que o meio realiza sobre os atos da criança, seja no domínio moral ou intelectual, promovendo sucessivas tomadas de consciência.
  • Ética e educação: uma reflexão filosófica a partir da teoria crítica de Jürgen Habermas Resenhas

    Tesser, Gelson João

    Resumo em Português:

    A presente tese procura trazer à tona tópicos da "Teoria Crítica" de Jürgen Habermas que julgamos serem significativos e relevantes para a evolução cultural dos sujeitos que participam de argumentações intersub-jetivas e processuais. Habermas defende o projeto filosófico da "Ação Comunicativa" e da "Ética do Discurso" como fatores de emancipação humana. Através do agir comunicativo orientado para o acordo e o entendimento, apresentamos implicitamente as pretensões de validade e veracidade. O paradigma do agir orientado para o entendimento com base no discurso livre e universal poderá oferecer orientações para o processo reflexivo de aprendizagem.
  • Desenho figurativo: a representação possível do espaço, aspectos cognitivos do desenho figurativo da criança de 4 a 10 anos Resenhas

    Valente, Tamara da Silveira

    Resumo em Português:

    Este estudo abordou o tema do desenho figurativo da criança de quatro a dez anos, vinculando-o aos elementos geométricos que o constituem. A base teórica que subsidiou o estudo foi a Epistemologia Genética de Jean Piaget, sendo privilegiados os aspectos referentes à formação da imagem mental e à construção da noção do espaço representativo, ambos presentes no desenho figurativo da criança. Este foi considerado uma aprendizagem, senso estrito, à qual subjaz uma organização que implica as relações topológicas, as relações euclidianas e as relações projetivas propostas pela teoria piagetiana. Buscou-se conhecer como a criança registra graficamente os diferentes pontos de vista relativos a uma paisagem construída com sólidos geométricos, em diferentes estádios do seu desenvolvimento cognitivo.
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br