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Atuação dos pedagogos: entre olhares e provocações: um estudo sobre o trabalho pedagógico realizado por uma orientadora educacional e uma supervisora escolar em uma escola da rede municipal de ensino de Curitiba

A presente pesquisa investiga o trabalho pedagógico desenvolvido pelos pedagogos - supervisores escolares e orientadores educacionais - buscando identificar quais as referências teórico-metodológicas sustentam esse trabalho e analisar as relações que se estabelecem entre a prática e as exigências educacionais colocadas para a escola no quadro atual das modificações introduzidas pelas novas políticas educacionais. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, onde o trabalho pedagógico realizado por uma orientadora educacional e por uma supervisora escolar foi descritos e analisado. Esta pesquisa faz parte do conjunto de pesquisas que são realizadas na linha de pesquisa Ensino, Avaliação e Formação de Professores, circunscrita, portanto, ao LOED - Laboratório de Observações e Estudos Descritivos, da Faculdade de Educação da Unicamp. A metodologia de pesquisa utilizada baseou-se na observação direta do trabalho pedagógico desenvolvido pelas profissionais, cada observação foi transcrita em forma de descrição. Além das observações, foram realizadas entrevistas com a orientadora educacional, com a supervisora escolar, com a diretora e com os professores da escola pes-quisada e, ainda, com as pedagogas de dois Núcleos Regionais de Ensino de Curitiba. Os documentos pedagógicos da escola, como o projeto político-pedagógico, o plano de ação, o regimento escolar, as pastas de ocorrência e, também, as fichas elaboradas pela orientadora educacional foram cuidadosamente analisados. Outros documentos, acessados no Arquivo Geral da Secretaria Municipal de Educação, foram pesquisados com o objetivo de resgatar as origens das funções de orientador educacional e supervisor escolar na Rede Municipal de Curitiba. A descrição detalhada do trabalho pedagógico dessas profissionais e os relatos, obtidos nas entrevistas, fazem parte do corpo deste trabalho, demonstrando a dinâmica da escola pesquisada, assim como a diversidade de olhares sobre o trabalho pedagógico desenvolvido. O quarto capítulo desta pesquisa apresenta as categorias controle/aprendizagem, organização do trabalho pedagógico, gestão escolar e avaliação/objetivos como constitutivas e explicativas do trabalho pedagógico realizado pelas pedagogas. A pesquisa apresenta ainda algumas provocações, entendidas como desafios postos para a escola pesquisada, para as Secretarias de Educação, para os Sindicatos e, para a Universidade, como instituição responsável pela formação inicial e continuada de educadores.

professores-formação; Pedagogia; orientadores; educacionais; supervisores escolares; estudo de casos


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