Acessibilidade / Reportar erro

Leitura: uma oferta de contrapalavras

Reading: counter-words offer

Resumos

Tomando por base o conceito bakhtiniano de contrapalavra como lugar de contrução das compreensões pelo leitor, este trabalho defende o ponto de vista de que, para uma leitura, o leitor vem carregado de contrapalavras e que o autor, no processo mesmo da produção, já dialoga com contrapalavras por ele imaginadas.

leitura; compreensão; contrapalavra


Based on the bakhtinian concept of counter-word as a building place for reader comprehension, this work defends the point-of-view that to the reading act reader is loaded with counter-words and that author, in the same production process, already dialogs with counter-words before imagined for himself.

reading; comprehension; counter-word


DOSSIÊ - LINGUAGEM E ENSINO: TEMAS E PERSPECTIVAS

Leitura: uma oferta de contrapalavras* * Texto apresentado na mesa-redonda "Ler é traduzir", do 13.º COLE, realizado em Campinas, em julho de 2001. 1 O poema é parte do livro Educação pela Pedra, com poemas de 1962-1965. Cito aqui a edição da Antologia Poética (Cf. MELO NETO, J. C. Antologia Poética. Rio de Janeiro: Sabiá, 1987). 2 O autor remete, em suas notas 8 e 9, às seguintes referências: CHARLES, M. Rhétorique de la lecture. Paris: Seuil, 1977. p. 83; e Jorge Luís Borges, citado em GENETTE, G. Figures. Paris: Seuil, 1966. p. 123.

Reading: counter-words offer

João Wanderley Geraldi

Doutor em Lingüística pela Unicamp. Professor de Lingüística do IEL/Unicamp. geraldi@obelix.unicamp.br

RESUMO

Tomando por base o conceito bakhtiniano de contrapalavra como lugar de contrução das compreensões pelo leitor, este trabalho defende o ponto de vista de que, para uma leitura, o leitor vem carregado de contrapalavras e que o autor, no processo mesmo da produção, já dialoga com contrapalavras por ele imaginadas.

Palavras-chave: leitura, compreensão, contrapalavra.

ABSTRACT

Based on the bakhtinian concept of counter-word as a building place for reader comprehension, this work defends the point-of-view that to the reading act reader is loaded with counter-words and that author, in the same production process, already dialogs with counter-words before imagined for himself.

Key-words: reading, comprehension, counter-word.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 22 jul. 2002

Texto aprovado em 26 ago. 2002

  • BABO, M. A. A escrita: uma paixão devoradora? Revista de Comunicação e Linguagens, n. 5, p. 29-44, 1987.
  • BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem São Paulo: Hucitec, 1981.
  • ______. Observações sobre a epistemologia das ciências humanas. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal São Paulo: Martins Fontes, 1992.
  • CERTEAU, M. A invenção do cotidiano Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
  • ECO, U. A ilha do dia anterior Rio de Janeiro: Record, 1995.
  • FOUCAULT, M. A ordem do discurso São Paulo: Loyola, 1996.
  • MELO NETO, J. C. Antologia Poética Rio de Janeiro: Sabiá, 1967.
  • TOLSTOI, L. História de um cavalo. In: TOLTOI, L. Senhor e servo São Paulo: Clube do Livro, 1953.
  • *
    Texto apresentado na mesa-redonda "Ler é traduzir", do 13.º COLE, realizado em Campinas, em julho de 2001.
    1 O poema é parte do livro
    Educação pela Pedra, com poemas de 1962-1965. Cito aqui a edição da
    Antologia Poética (Cf. MELO NETO, J. C.
    Antologia Poética. Rio de Janeiro: Sabiá, 1987).
    2 O autor remete, em suas notas 8 e 9, às seguintes referências: CHARLES, M.
    Rhétorique de la lecture. Paris: Seuil, 1977. p. 83; e Jorge Luís Borges, citado em GENETTE, G.
    Figures. Paris: Seuil, 1966. p. 123.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      04 Mar 2015
    • Data do Fascículo
      Dez 2002

    Histórico

    • Recebido
      22 Jul 2002
    • Aceito
      26 Ago 2002
    Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
    E-mail: educar@ufpr.br