Acessibilidade / Reportar erro
Trabalhos em Linguística Aplicada, Volume: 62, Número: 3, Publicado: 2023
  • LINGUAGEM E NEOLIBERALISMO NA AMÉRICA LATINA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Artigos

    Bonfante, Gleiton Matheus

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo revisa a produção bibliográfica sobre neoliberalismo e linguagem sob uma perspectiva performativa, para disputar o sentido de neoliberalismo, ressaltando-o como efeito discursivo. São discutidos artigos revisados por pares, publicados em revistas científicas latino-americanas indexadas pela CAPES que tensionem a relação entre linguagem, discurso ou semiose e nossa racionalidade econômica. A crítica antineoliberal é emoldurada teoricamente pelos feminismos, pela performatividade e pelo trabalho conceitual (BAL, 2009). Observa-se que a produção científica na América Latina atribui importante papel à linguagem em uso na pedagogia neoliberal, na sedução capital e no apaziguamento da violência colonial, concedendo à linguagem um papel central na cooptação neoliberal e legitimação ideológica do neoliberalismo colonial-patriarcal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article reviews the literature on neoliberalism and language from a performative perspective, to dispute the definition of neoliberalism, outlining it as discursive effect. It discusses peer-reviewed articles published in Latin American scientific journals that debate the relationship between language, discourse or semiosis and our economic rationality. The anti-neoliberal critique is framed theoretically by feminism, performativity and conceptual work (BAL, 2009). It is observed that the scientific production in South America attributes an important role to language in use in neoliberal pedagogy, capital seduction and appeasement of colonial violence, granting language a central role in neoliberal cooptation and ideological legitimization of colonial-patriarchal neoliberalism.
  • PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NO TRABALHO COM O PRONOME NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA Artigos

    Ohuschi, Márcia Cristina Greco; Menegassi, Renilson José

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo apresenta e discute uma proposta teórico-metodológica de análise linguística de perspectiva dialógica, voltada ao gênero discursivo Memórias Literárias, para o trabalho no Ensino Fundamental. A partir dos pressupostos teóricos eleitos e da leitura do enunciado escolhido, elaboramos atividades para o estudo específico de pronomes, ao 7º ano do Ensino Fundamental. Os resultados da proposta apontam: i) a compreensão dos efeitos de sentido e de valor agregados à escolha dos pronomes em decorrência dos aspectos sócio-histórico-ideológicos; ii) a contribuição para a construção da consciência socioideológica e para a produção valorada do discurso, por meio do trabalho paralelo com habilidades epilinguísticas e metalinguísticas no estudo de pronomes; iii) a atribuição de valor à palavra, especificamente, ao uso e à produção de sentidos do enunciado e à alteração realizada na produção escrita; iv) o efetivo trabalho com a escrita, com produções de menor extensão, que evoluem para se chegar à produção textual de Memórias Literárias, a considerar o uso de pronomes como recurso expressivo linguístico inerente do gênero.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study presents and discusses a theoretical methodological proposal of linguistic analysis from the dialogical perspective, focused on the discursive genre Literary Memories to be developed in Basic Education. Based on the chosen theoretical assumptions and on the reading of the referred text, we developed some activities related to the study of specific pronouns were developed for the 7th Grade of Elementary School. Results were the following: i) comprehension of meaning effects and of added values to the choice of pronouns, due to the ideological socio-historical aspects; ii) contribution to the construction of the socio-ideological consciousness and to the valued production of discourse, by means of a parallel work with epilinguistic and metalinguistic skills in the study of pronouns; iii) value assigned to the word, specifically, to the use and to the production of text meanings and changes made in the writing production; iv) effective writing process of minor productions which evolve to the production of the text genre Literary Memories, considering the use of pronouns as linguistic expressive resource inherent in the genre.
  • VIR-A-SER DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL: IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE Artigos

    Melo, Sandra Helena Dias de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho objetiva identificar e discutir ideologias linguísticas (BLOMMAERT, 2014) na formação docente inicial de licenciandos(as) em Letras no âmbito do ensino de língua portuguesa. A investigação gira em torno de crenças, valores e conceitos sobre língua e ensino de língua portuguesa no vir-a-ser docente. A pesquisa, de cunho qualitativo com viés etnográfico, tem, na formação de um grupo focal, uma fonte de discussão sobre os significados culturais da formação docente inicial na esteira dos estudos da Linguística Aplicada e do que no Brasil se denominou Nova Pragmática. Nesse recorte, apresentam-se resultados relacionados a reflexões em torno dos temas: ecologia escolar e didatização no ensino de língua portuguesa. Por meio da análise de reuniões coletivas, entrevistas e questionários semiestruturados dirigidos ao grupo focal, foram constatados os seguintes resultados: (i) dificuldade e engessamento de ações e práticas pedagógicas dos sujeitos acompanhados no ambiente de ensino básico, especialmente nos Estágios Não Obrigatórios; em decorrência disso, (ii) impactos sobre a pedagogização da língua portuguesa, com destaque para uma interferência em conceitos de língua/ gramática adotados no ensino básico e/ou sobre os conceitos vistos na universidade. Deve-se considerar, por fim, que ao mesmo tempo que se percebe a base acadêmica teórico-prática na formação docente em ação dos sujeitos em formação inicial no ensino básico, percebe-se uma falta da instituição em promover maior diálogo sobre os efeitos na formação na experiência dos diferentes estágios.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este trabajo objetiva identificar y discutir ideologías lingüísticas (BLOMMAERT, 2014) en la formación docente inicial de alumnos de cursos de formación de profesores de Filología/Letras en el ámbito de la enseñanza de lengua portuguesa. La investigación gira alrededor de creencias, valores y conceptos sobre lengua y enseñanza de lengua portuguesa en el venir-a-ser docente. La investigación, de carácter cualitativo con sesgo etnográfico, trae, en la formación de un grupo focal, una fuente de discusión sobre los significados culturales de la formación inicial en la raíz de los estudios de la Lingüística Aplicada y, además, de lo que en Brasil se denomina Nueva Pragmática. En esta sección, se presentan resultados relacionados con reflexiones en torno a los temas: ecología escolar y didáctica en la enseñanza de la lengua portuguesa. Mediante el análisis de encuentros colectivos, entrevistas y cuestionarios semiestructurados dirigidos al grupo focal, se observaron los siguientes resultados: (i) dificultad e inmovilización de las acciones y prácticas pedagógicas de los sujetos monitoreados en el ámbito de la educación básica, especialmente en las Pasantías no Obligatorias; como resultado, (ii) impactos en la puesta en práctica de la pedagogía de la lengua portuguesa, con énfasis en la interferencia en los conceptos de lengua/gramática adoptados en la educación básica y/o en los conceptos vistos en la universidad. Finalmente, se debe considerar que si bien se percibe la base académica teórico-práctica en la formación docente en acción para asignaturas en formación inicial en educación básica, se percibe que la institución no está promoviendo un mayor diálogo sobre los efectos en la formación en la experiencia de las diferentes etapas.
  • REVISÃO NARRATIVA DA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM UMA PERSPECTIVA COMPLEXA E ECOLÓGICA MEDIADA POR MÍDIAS E TECNOLOGIAS Artigos

    Oliveira, Tiago Mendes de; Lacerda, Geraldo Alves

    Resumo em Português:

    RESUMO Todo ecossistema natural comporta comunidades sustentáveis, que formam teias de interações complexas e auto-organizáveis. Tais modos de organização dessas interações do sistema em funcionamento são objetos de teorias ecológicas. Uma teoria do caos e complexidade é um exemplo de teoria ecológica que exclui as tentativas de redução dos componentes em partes isoladas e utiliza o paradigma de distinção-conjunção-muldimensionalização. Affordance é um conceito ecológico por descrever uma possibilidade de ação disponível em um nicho para um indivíduo. Neste trabalho, abordaremos sistemas complexos de comunidades de falantes de língua materna e de segunda língua ou língua estrangeira como objeto para pesquisar o aprendizado de línguas mediado pelo uso de mídias digitais e tecnológicas. A metodologia utilizada foi a revisão narrativa da literatura sobres teorias do caos/complexidade e affordance com aplicação a dois excertos extraídos do projeto de pesquisa Aprendendo com Memórias de Falantes e Aprendizes de Língua Estrangeira (AMFALE), em termos de affordances no aprendizado linguístico. Concluímos que é possível ampliar o entendimento de aprendizagem de línguas por meio da abordagem teórica ecológica que inclui inclusive as práticas pedagógicas e os materiais eletrônicos e digitais no processo de aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Every natural ecosystem comprises sustainable communities, which form webs of complex and self-organizing interactions. Such modes of organization of these interactions of the functioning system are objects of ecological theories. A theory of chaos and complexity is an example of an ecological theory that excludes attempts to reduce the components in part isolated and uses the paradigm of distinction-conjunction-multidimensionalization. Afordance is an ecological concept as it describes a possibility of action available in a niche for an individual. In this work, we will approach complex systems of communities of mother tongue and second language or foreign language speakers as an object to research language learning mediated by the use of digital and technological media. The methodology used was the bibliographic research of the literature about theories of chaos/complexity and affordance with application to two excerpts extracted from the research project Aprendendo com Memórias de Falantes e Aprendizes de Língua Estrangeira (AMFALE), in terms of affordances in learning linguistic. We conclude that it is possible to broaden the understanding of language learning through the ecological theoretical approach that includes pedagogical practices and electronic and digital materials in the learning process.
  • POR UMA TEORIA DA TRADUÇÃO LINGUÍSTICA: ENTREVISTA COM LAURA SALMON Entrevista

    Darmaros, Marina

    Resumo em Português:

    RESUMO O campo dos Translation Studies (TS) começa a ser sistematizado a partir do final dos anos 1960, após uma conferência internacional organizada em Bratislava (Eslováquia) por Anton Popovič, que resultaria na publicação da coletânea The Nature of Translation: Essays on the Theory and Practice of Literary Translation. A partir de então, começa a se aprofundar o abismo entre as pesquisas euro-americanas sobre o tema, que se voltam muito mais a historiografias da tradução, e as eslavas, que desde o pós-Segunda Guerra tinham viés muito mais linguístico. Com uma abordagem que mescla as duas vertentes a professora Laura Salmon, da Universidade de Gênova (Itália), busca enfatizar em sua Teoria della Traduzione a importância da pesquisa linguística e, implicitamente, de uma “descolonização” dos pontos de vista nessa área do saber, como explica nesta entrevista à revista Trabalhos em Linguística Aplicada.

    Resumo em Italiano:

    ABSTRACT Il campo dei Translation Studies (TS) ha cominciato a venire sistematizzato alla fine degli anni Sessanta, dopo un convegno internazionale organizzato in Slovacchia, a Bratislava, da Anton Popovič, che avrebbe portato alla pubblicazione della raccolta The Nature of Translation: Essays on the Theory and Practice of Literary Translation. Da quel momento in poi, ha preso a radicalizzarsi il divario tra la ricerca euroamericana sulla traduzione, che si concentrava per i TS in modo netto sulla storiografia, e la ricerca slava che, dal secondo dopoguerra, esprimeva un notevole interesse per la linguistica e per la formalizzazione. Con un approccio che fonde entrambi gli aspetti, la Prof. Laura Salmon dell’Università di Genova (Italia), nel suo Teoria della Traduzione, sottolinea l’importanza della ricerca linguistica e, pur implicitamente, invita a una “decolonizzazione” di quest’area del sapere, condizionata dall’interesse dominante per i Cultural Studies e per la cultura occidentale. Ce lo spiega in quest’intervista per la rivista Trabalhos em Linguística Aplicada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The field of Translation Studies (TS) began to be systematized at the end of the 1960s, after an international conference organized in Bratislava (Slovakia) by Anton Popovič, which would result in the publication of the collection The Nature of Translation: Essays on the Theory and Practice of Literary Translation. From then on, the gap between Euro-American research on the subject, which focuses much more on translation historiographies, and Slavic research, which since the postSecond World War has a much more linguistic tendency began to deepen. With an approach that mixes both aspects, Professor Laura Salmon, from the University of Genoa (Italy), seeks to emphasize in her Teoria della Traduzione the importance of linguistic research and, implicitly, of the “decolonization” of this area of knowledge, as she explains in this interview for the journal Trabalhos em Linguística Aplicada.
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br