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AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NAS UNIVERSIDADES EM FACE DA PANDEMIA DO COVID-19: SCOPING REVIEW

RESUMO

Objetivo:

mapear na literatura as ações e estratégias de promoção da saúde das universidades no contexto da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Metodo:

Scoping Review, baseado nos procedimentos recomendados pelo Instituto Joanna Briggs. Com base nestas perspectivas, ficou estabelecida a pergunta norteadora: quais ações e estratégias de promoção da saúde foram realizadas em universidades com a comunidade interna e seu entorno na pandemia do COVID-19? As buscas foram realizadas em março de 2021 nas bases de dados de portais de informação públicos, restritos e de literatura cinzenta.

Resultados:

foram selecionados 38 estudos e com base nesses foram construídas três categorias: 1) Ações e estratégias de enfrentamento do COVID-19 nas universidades 2) Ações e estratégias inclusivas e de Proteção social a grupos vulneráveis ao COVID-19 nas universidades 3) Ações e estratégias de Educação em saúde e bem-estar em face do COVID-19 nas universidades.

Conclusões:

o estudo evidenciou que ações e estratégias de promoção da saúde nas Universidades acontecem quando a proposta encontra apoio institucional, mobilização inter e transdisciplinar, integração com setores governamentais e iniciativa privada, além do engajamento da população acadêmica. Observaram-se diversas ações em diferentes cenários, demonstrando comprometimento social e posicionamento crítico em face do COVID-19, visando uma sociedade mais justa e sustentável pela via do conhecimento.

DESCRITORES:
Promoção da saúde; Saúde do estudante; Instituições de ensino superior; COVID-19; Serviços de saúde para estudantes

ABSTRACT

Objective:

to map in the literature the universities' health promotion actions and strategies in the context of the new coronavirus (COVID-19) pandemic.

Method:

a Scoping Review, based on the procedures recommended by the Joanna Briggs Institute. Based on these perspectives, the following guiding question was established: which health promotion actions and strategies were implemented in universities with the internal community and its surroundings in the COVID-19 pandemic? The searches were carried out in March 2021 in the databases of public, restricted and gray literature information portals.

Results:

a total of 38 studies were selected and three categories were elaborated based on them, namely: 1) Actions and strategies for coping with COVID-19 in universities; 2) Inclusive and Social protection actions and strategies for groups vulnerable to COVID-19 in universities; and 3) Health and Well-being Education actions and strategies in the face of COVID-19 in universities.

Conclusions:

the study evidenced that health promotion actions and strategies in universities become a reality when the proposals find institutional support, inter- and transdisciplinary mobilization and integration with governmental sectors and private initiative, in addition to engagement of the academic population. Several actions were observed in different scenarios, showing social commitment and a critical stance in the face of COVID-19, aiming at a fairer and more sustainable society through knowledge.

DESCRIPTORS:
Health promotion; Students' health; Higher Education Institutions; COVID-19; Student Health Services

RESUMEN

Objetivo:

mapear en la literatura las acciones y estrategias de promoción de la salud de universidades en el contexto de la pandemia del nuevo coronavirus (COVID-19).

Método:

revisión de alcance, basada en procedimientos recomendados por el Instituto Joanna Briggs. A partir de estas perspectivas se estableció la pregunta orientadora: ¿Qué acciones y estrategias de promoción de la salud se realizaron en las universidades con la comunidad interna y su entorno durante la pandemia de COVID-19? Las búsquedas se realizaron en marzo de 2021 en las bases de datos de los portales de información públicos, restringidos y de literatura gris.

Resultados:

se seleccionaron 38 estudios y en base a estas tres categorías se construyeron: 1) Acciones y estrategias para afrontar el COVID-19 en las universidades; 2) Acciones y estrategias inclusivas y de protección social para grupos vulnerables al COVID-19 en las universidades; y 3) Acciones y estrategias de Educación para la Salud y el Bienestar frente al COVID-19 en las universidades.

Conclusiones:

el estudio mostró que las acciones y estrategias de promoción de la salud en las Universidades suceden cuando la propuesta encuentra apoyo institucional, movilización inter y transdisciplinaria, integración con los sectores gubernamentales e iniciativa privada, además del compromiso de la población académica. Se observaron diversas acciones en diferentes escenarios, en los que se demostró compromiso social y posicionamiento crítico frente al COVID-19, con miras a una sociedad más justa y sostenible a través del conocimiento.

DESCRIPTORES:
Promoción de la salud; Salud estudiantil; Instituciones de educación superior; COVID-19; Servicios de salud para estudiantes

INTRODUÇÃO

As Universidades e centros de pesquisa têm recebido grande destaque em função da contribuição interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar por meio de atividades de pesquisa, promoção da saúde e extensão, sem mesmo desperdiçar a oportunidade gerada pela pandemia da COVID-19.11. Ojo E, Lorenzini E. Global higher education beyond pandemics in a future of uncertainties. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2021 [cited 2021 Nov 11];30:e20210101. Available from: https://doi.org/10.1590/1980-265X-tce-2021-0101
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Não obstante à crise profunda e incertezas que a pandemia do COVID-19 vem causando ao redor do mundo, revelou ser possível criar alternativas para os modos de viver, trabalhar e buscar o bem comum.

As universidades, em geral, têm protagonizado a produção de conhecimento e inovação por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Quanto aos profissionais formados em nível superior, esses ocupam cargos para a prestação de serviços na esfera pública e privada. Para além de atividades diretamente ligadas à população, os recursos humanos qualificados ocupam posições de gestão nos serviços de saúde e nos espaços institucionais de formulação, fiscalização e avaliação de políticas públicas.22. Minowa E, Watanabe HAW, Nascimento FA, Andrade EA, Oliveira SC, Westphal MF. Contribution of universities to the review of the National Health Promotion Policy. Saúde Soc [Internet]. 2017 [cited 2021 Nov 01];26(4):973-86. Available from: https://doi.org/10.1590/S0104-12902017169405
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Com vista aos avanços nas Instituições de Ensino Superior, a construção de conhecimentos se articula com práticas na perspectiva salutogênica, o que pode influenciar no processo de adoção de condutas e atitudes saudáveis. Desta forma, fica em evidência o comprometimento social das Universidades com reflexo na saúde da sua comunidade e do seu entorno, representando um dado positivo e indicador do potencial das Universidades como promotoras da saúde.

A Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizada no Canadá em 1986, definiu a Promoção da Saúde como processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, sendo esse um dos caminhos para a equidade em saúde, acompanhado de recursos igualitários, ambientes favoráveis, acesso à informação, experiências e habilidades.33. World Health Organization. The Ottawa charter for health promotion. Geneve (CH): WHO; 1986.

Nesta perspectiva, um dos compromissos para o fomento à Promoção da Saúde é reconhecer nas pessoas o principal recurso para alcançá-la, estimulando ações coletivas concretas e efetivas visando prioridades, tomada de decisão e definição de estratégias de implementação. Cabe ressaltar que esta premissa não exclui a responsabilidade estatal pela saúde da população por se tratar de dever Constitucional.43. Czeresnia D, Freitas CM, (org). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro, RJ(BR): Fiocruz; 2009.

Assim, a Universidade pode se tornar um espaço participativo e potencializador de transformação das condições de vida e saúde das pessoas que a frequentam por meio de ações conjuntas e interdisciplinares, tendo como protagonistas indivíduos que assumem o controle de seu próprio espaço, criando condições que favoreçam a saúde de toda a comunidade. O conceito de Universidades Promotoras da Saúde (UPS) faz referência às entidades de educação superior que desenvolvem uma cultura organizacional orientada por valores e princípios associados ao movimento global de Promoção da Saúde com apoio baseado em uma política institucional própria para o fomento e a permanência das ações de Promoção da Saúde em sua ampla acepção.54. Arroyo HV. El Movimiento de Universidades Promotoras de la Salud. Rev Bras Promoç Saúde [Internet]. 2018 [cited 2021 Nov 01];31(4). Available from: https://doi.org/10.5020/18061230.2018.8769
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A articulação de saberes para o fomento de ações de Promoção da Saúde é uma estratégia promissora no campo da Saúde Pública por gerar soluções de problemas que afetam toda a coletividade. Diante da crise de saúde global como a gerada pelo COVID-19 e uma realidade pouco favorável no contexto sociopolítico-econômico no Brasil e, ainda, considerando que o contingenciamento de recursos em saúde e educação é uma triste realidade, há que se estimular modelos de gestão participativas, sustentáveis e propositivas, comprometidas com uma concepção de saúde integral, solidária e ampliada, além de orientada para o exercício do compromisso social da Universidade.

Assim, o estudo tem por objetivo mapear na literatura as ações e estratégias de promoção da saúde das universidades no contexto da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

MÉTODO

Trata-se de uma revisão elaborada de acordo com metodologia de scoping eview recomendada pelo Instituto Joanna Briggs norteado pelo Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA -ScR) Checklist .65. Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O'Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Ann Intern Med [Internet]. 2018 Oct 2 [cited 2021 Oct 4];169(7):467-73. Available from: https://doi.org/10.7326/M18-0850
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A técnica de scoping review está sendo amplamente utilizada na área da saúde com a finalidade de sintetizar e disseminar os resultados de estudos a respeito de um determinado assunto. O objetivo de uma revisão de escopo é mapear por meio de um método rigoroso e transparente o estado da arte de uma área temática, pretendendo fornecer uma visão descritiva dos estudos revisados, porém, sem avaliá-los criticamente ou, mesmo, sumarizar evidências de diferentes investigações como ocorre em uma revisão sistemática.77. Peters M, Godfrey C, Khalil H, McInerney P, Parker D, Soares C. Guidance for conducting systematic scoping reviews. Int J Evid Based Healthc [Internet]. 2015 [cited 2021 Oct 4];13(3):141-6. Available from: https://doi.org/10.1097/xeb.0000000000000050
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A presente revisão de escopo (scoping review) teve como acrônimo PCC (População, Conceito e Contexto), sendo P - Instituições de Ensino Superior, C - Promoção da Saúde; e C - Pandemia OR COVID-19 e buscou responder à seguinte questão: quais ações e estratégias de promoção da saúde foram realizadas em universidades com a comunidade interna e seu entorno na pandemia do COVID-19?

A partir dos elementos do PCC, foram identificados e organizados os termos para composição da estratégia de busca. Utilizaram-se os termos padronizados e sinônimos em português e espanhol nos Descritores em Ciências da Saúde (DECS) e os termos em inglês no Medical Subject Heading (MESH) e Embase subject headings (Emtree), ou seja, todos os vocabulários controlados (Quadro 1). Os termos identificados foram organizados para realizar as estratégias de busca nas bases de dados. Os operadores booleanos utilizados foram OR e AND.

Depois da etapa de identificação de termos, definiu-se a estratégia de busca que foi realizada em março 2021 nas bases de dados de portais de informação públicos e restritos: Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e nas suas principais bases de dados - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Bibliográfico Español em Ciências (IBECS), Banco de Dados em Enfermagem (BDENF) dentre outras. Na base Medical Literature, Analysis, and Retrieval System Online (Medline) via Pubmed e Pubmed Central (PMC) da National Library of Medicine e na Scientific Electronic Library Online (Scielo).

No Portal de Periódicos da Capes, foram empregadas as bases de dados: Embase (Elsevier), Scopus (Elsevier), Web of Science (Clarivate Analytics), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature - Cinahl (EBSCO) e Education Resources Information Center (ERIC). Foi realizada busca manual na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e na Open Grey (Grey literature in Europe) sem retorno de resultados.

Como critérios de inclusão foram adotados: estudos no formato Open Access, dissertações e teses, portarias ministeriais e guidelines que versassem sobre a temática do estudo. O recorte temporal foi determinado pelo ano de surgimento da COVID-19, 2020 a março de 2021. Não houve definição de idiomas. Foram excluídos artigos científicos que não responderam à questão de pesquisa, que se limitaram à fisiopatologia da doença ou que não se coadunaram com o objetivo do estudo.

Quadro 1 -
Mapeamento de termos nos vocabulários controlados para estratégia de busca. Niterói, RJ, Brasil. 2021.

Depois da realização das buscas nas diferentes bases de dados, os registros foram importados no gerenciador de referências Endnote para identificação das duplicações. E, em seguida, exportados para o aplicativo Rayyan do Qatar Computing Research Institute, QCRI. O sistema Rayyan é um aplicativo on-line e foi desenvolvido para auxiliar pesquisadores no processo de seleção de revisões sistemáticas permitindo a inclusão de colaboradores, tradutores e visualizadores. Estes podem conduzir a seleção individualmente e simultaneamente com as opções de cegamento dos participantes pelos botões Blind on ou Blind off. O sistema identifica e gera gráficos das decisões e permite a visualização dos conflitos durante a seleção. Quaisquer divergências foram resolvidas por consenso e com participação conjunta.88. Ouzzani M, Hammady H, Fedorowicz Z, Elmagarmid A. Rayyan-a web and mobile app for systematic reviews. Syst Rev [Internet]. 2016 Dec 5 [cited 2021 Oct 15];5(1):210. Available from: https://doi.org/10.1186/s13643-016-0384-4
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O processo de seleção pode ser acompanhado pelo gráfico de setores, gerado pelo sistema Rayyan que demonstra os documentos incluídos (include), excluídos (exclude) e os em dúvidas (maybe). No Rayyan foram selecionados os documentos pelo título, resumo e assunto (topics). Os documentos incluídos para leitura do texto completo foram exportados para uma planilha Excel, gerada pelo Rayyan.

Em seguida, procedeu-se à leitura criteriosa dos textos completos por dois revisores independentes, os quais extraíram os dados usando um instrumento projetado pelos pesquisadores com os seguintes dados: Título do artigo, ano de publicação, metodologia, universidade e país, sendo elencados todos os textos que apresentavam pertinência à pergunta da pesquisa da revisão. Sempre que necessário, revisitam-se os materiais selecionados para obtenção de melhor compreensão dos dados ou solução de desacordos entre os revisores.

Durante a fase de sumarização dos estudos, realizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin99. Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo, SP(BR): Edições 70; 2011., o que possibilitou a criação das categorias que emergiram desta análise, ilustraram os tópicos de interesse e responderam à questão de pesquisa. Por fim, cabe esclarecer que o estudo em tela não recebeu nenhum financiamento e dispensou aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa por ter sido realizada exclusivamente por meio de textos científicos para revisão da literatura científica conforme preconiza a resolução 510/16.1010. Ministério da Saúde (BR). Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em ciências humanas e sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana, na forma definida nesta Resolução. Diário Oficial da União [Internet]. Brasília, nº 98, p. 44-6, 24 maio 2016 [cited 21 Feb 2022]. Available from: http://bit.ly/2fmnKeD
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RESULTADOS

Os estudos selecionados para exame ilustram variadas experiências de iniciativas exitosas realizadas em Universidades de todo o mundo e que possuem como fio condutor a Promoção da Saúde ampliada no ambiente acadêmico e seu entorno. A amostra desta revisão foi composta de 38 estudos. O fluxograma PRISMA-ScR demonstra a totalidade das buscas bibliográficas e o processo de seleção dos estudos (Figura 1).

Figura 1 -
Fluxograma PRISMA-ScR.

A análise temática dos 38 estudos revelou três categorias que resumem a prevalência nos textos citados e reúnem os tópicos de interesse encontrados: 1) Ações e estratégias de enfrentamento do COVID-19 nas universidades 2) Ações e estratégias inclusivas e de Proteção social a grupos vulneráveis ao COVID-19 nas universidades 3) Ações e estratégias de Educação em saúde e bem-estar em face do COVID-19 nas universidades.

Ações e estratégias de enfrentamento do COVID-19 nas universidades

Essa categoria temática foi composta de 13 artigos que estão esquematizados no Quadro 2 cujas informações são referentes ao título, ano de publicação, metodologia e à universidade/país onde as ações foram desenvolvidas.

Quadro 2-
Ações e estratégias para enfrentamento do COVID-19 nas universidades, segundo o título, ano de publicação, Universidade e País. Niterói, RJ, Brasil. 2021.

Os estudos mapeados evidenciaram processos que permeiam a gestão da educação com ênfase no ensino e nos serviços hospitalares das Universidades. Foram observados aspectos que potencializam e facilitaram o oferecimento destes serviços.

Ações e estratégias inclusivas e de Proteção social a grupos vulneráveis ao COVID-19 nas Universidades

Essa categoria temática é composta de 9 artigos que estão esquematizados no Quadro 3 cujas informações são referentes ao título, ano de publicação e à universidade onde as ações foram desenvolvidas.

Quadro 3 -
Ações e estratégias inclusivas e de Proteção social a grupos vulneráveis ao COVID-19 nas Universidades segundo o título, ano de publicação, Universidade e País. Niterói, RJ, Brasil. 2021.

A pandemia do COVID-19 evidenciou desigualdades que afetam desproporcionalmente comunidades marginalizadas e negligenciadas. Os estudos analisados revelam iniciativas de apoio a estes grupos populacionais mais atingidos pela crise econômica e pandêmica.

Ações e estratégias de Educação em Saúde e Bem-Estar em face do COVID-19 nas universidades.

Nessa categoria temática, 16 estudos compuseram o Quadro 4 com as informações acerca do título, ano de publicação e a universidade onde as ações foram desenvolvidas.

Quadro 4 -
Ações e estratégias de Educação em saúde e bem-estar em face do COVID-19 nas Universidades, segundo título, ano de publicação, Universidade e País. Niterói, RJ, Brasil. 2021.

No mapeamento realizado, estudos que envolveram ações educativas e bem-estar mostraram significativa potência e predominância.

DISCUSSÃO

Os estudos analisados evidenciaram uma importante tendência à temática relacionada com saúde mental. Nesse sentido, uma das ações foi a criação de um serviço de apoio emocional on-line e gratuito, oferecido por meio de plataforma digital, objetivando o atendimento aos estudantes universitários. A motivação para a criação foi o confinamento, visto que a partir do segundo mês pode aumentar acima de três vezes a probabilidade de experiência pós-traumática e um estilo de pensamento do “tudo ou nada” entre os jovens adultos, sendo fundamental que haja intervenções psicológicas preventivas para conter a estruturação de perfis psicopatológicos.1111. Giusti L, Salza A, Mammarella S, Bianco D, Ussorio D, Casacchia M, et al. # Everything Will Be Fine. duration of home confinement and “all-or-nothing” cognitive thinking style as predictors of traumatic distress in young university students on a digital platform during the COVID-19 Italian lockdown. Front Psychiatry [Internet]. 2020 Dec 15 [cited 2021 Oct 4];11:574812. Available from: https://doi.org/10.3389/fpsyt.2020.574812
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Em outro estudo, houve a implementação de apoio emocional aos jovens estudantes utilizando a estratégia de apoio por pares e integrada a um projeto de ensino e aprendizagem denominada “ Clínica do Escritor(on-line)."1212. Obuaku-Igwe C. ‘Umuntu ngumuntu ngabantu’(a person is a person because of other people): reflections on student’s experiences of social isolation and the impact of a peer to peer mental health support group during covid-19 lockdown in South Africa. YVJ [Internet]. 2020 [cited 2021 Oct 4];(spe):58-71. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/global-literature-on-novel-coronavirus-2019-ncov/resource/pt/covidwho-923200
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Diante do evento pandêmico, as Universidades intensificaram o apoio na formação das equipes que prestam serviços na linha de frente. A University Malásia Sabah fortaleceu o centro de saúde universitário para rastreamento de casos contactantes, educação em saúde e plano de contingência. Este procedimento auxiliou no controle da importação dos casos de contaminação no campus.1313. Mukhsam MH, Jeffree MS, Pang NTP, Rahim SSSA, Omar A, Abdullah MS, et al. A university-wide preparedness effort in the alert phase of COVID-19 incorporating community mental health and task-shifting strategies: experience from a Bornean institute of higher learning. Am J Trop Med Hyg [Internet]. 2020 Sep [cited 2021 Oct 4];103(3):1201-3. Available from: https://dx.doi.org/10.4269%2Fajtmh.20-0458
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No Brasil, Escolas e Departamentos de Enfermagem das Universidades Federais de São Paulo, Amazonas, Brasília, Ceará e Santa Catarina estabeleceram estratégias de respostas às comunidades com ações de ensino remoto, utilização de plataforma digital para informações, cursos on-line sobre autocuidado e o engajamento de professores na confecção de equipamentos de proteção individual.1414. Cunha ICKO, Erdmann AL, Balsanelli AP, Cunha CLF, Lopes Neto D, Ximenes Neto FRG, et al. Ações e estratégias de escolas e departamentos de enfermagem de universidades federais frente à COVID-19. Enferm Foco [Internet]. 2020 [cited 2021 Oct 4];11(1):48-57. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/4115
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A Universidade da Califórnia implementou sistema de prontuários eletrônicos no sistema de saúde universitário, o que permitiu a agilidade no gerenciamento de casos, melhora na qualidade e segurança no atendimento, aumentando o acesso à saúde de sua comunidade e do seu entorno.1515. Reeves JJ, Longhurst CA, San Miguel SJ, Juarez R, Behymer J, Ramotar KM, et al. Bringing student health and Well-Being onto a health system EHR: the benefits of integration in the COVID-19 era. J Am Coll Health [Internet]. 2020 Nov 12 [cited 2021 Oct 4]. Available from: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/07448481.2020.1843468
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Um estudo documental mapeou as ações que estão sendo desenvolvidas em 44 hospitais universitários federais do Brasil no enfrentamento à pandemia do COVID-19.1414. Cunha ICKO, Erdmann AL, Balsanelli AP, Cunha CLF, Lopes Neto D, Ximenes Neto FRG, et al. Ações e estratégias de escolas e departamentos de enfermagem de universidades federais frente à COVID-19. Enferm Foco [Internet]. 2020 [cited 2021 Oct 4];11(1):48-57. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/4115
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Mudanças de rotinas com reforço suplementar às questões de biossegurança para evitar a Transmissão do vírus foram executadas bem como suspensão de consultas não relacionadas com o COVID-19 e cirurgias eletivas. No âmbito da gestão, houve a contratação de novos profissionais e capacitação das equipes.1616. Santos JLGD, Lanzon GMDM, Costa MFBNA, Debetio JO, Sousa LPD, Santos LSD, et al. How are university hospitals coping with the COVID-19 pandemic in Brazil? Acta Paul Enferm [Internet]. 2020 [cited 2021 Oct 4];33:eAPE20200175. Available from: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2020AO01755
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Na área de Extensão, foram elaborados materiais educativos relacionados com a pandemia. No ensino, houve a suspensão de atividades educativo-formativas e sobressaiu o engajamento dos hospitais no desenvolvimento de estudos sobre o tema. Buscou-se desta forma, reorganizar o atendimento e estabelecer meios para prover condições para o cumprimento da missão hospitalar no contexto do Sistema Único de Saúde. O oferecimento de serviço de saúde mental e autocuidado para enfermeiros também foi abordado nos estudos da Massachusetts Nurses Association.1717. Parè J. Mending Invisible Wounds: supporting the mental health needs of nurses during COVID-19. MNA [Internet]. 2020 [cited 2021 Nov 01];90(4):4-5. Available from: https://www.massnurses.org/files/file/MassNurse%20September%202020%20EV.pdf
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Ações de prioridades para o atendimento às necessidades atuais de saúde mental universitária, também foram realizadas, com destaque para algumas recomendações, a saber: garantia de acesso a serviços de saúde mental, busca proativa de casos de estudantes em vulnerabilidade social e o fornecimento de terapia cognitivo- comportamental, apoio por pares e oportunidade de construção de coalizões.1818. Liu CH, Pinder-Amaker S, Hahm HC, Chen JA. Priorities for addressing the impact of the COVID-19 pandemic on college student mental health. J Am Coll Health [Internet]. 2020 Oct 13 [cited 2021 Oct 4]. Available from: https://doi.org/10.1080/07448481.2020.1803882
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Ressalta-se que estudantes internacionais têm enfrentado muitos desafios complexos como serviços limitados baseados nos campus, capacidade restrita de viagem e incerteza com relação ao seu status de visto fora de seu país. Os efeitos destas mudanças repentinas podem gerar considerável sofrimento psíquico, além de insegurança.1818. Liu CH, Pinder-Amaker S, Hahm HC, Chen JA. Priorities for addressing the impact of the COVID-19 pandemic on college student mental health. J Am Coll Health [Internet]. 2020 Oct 13 [cited 2021 Oct 4]. Available from: https://doi.org/10.1080/07448481.2020.1803882
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A universidade de Pisa, Itália, propôs discutir ações prioritárias e protetivas a serem implementadas nas instituições de ensino superior alicerçadas em diretrizes internacionais e na experiência acumulada pela Universidade.1919. Quattrone F, Borghini A, Emdin M, Nuti S. Protecting higher education institutions from COVID-19: Insights from an Italian experience. J Am Coll Health [Internet]. 2020 Jul 23 [cited 2021 Oct 4]. Available from: https://doi.org/10.1080/07448481.2020.1791885
https://doi.org/10.1080/07448481.2020.17...
As ações protetivas de combate à pandemia desenvolvidas na University of Puerto Rico receberam o apoio do governador de Puerto Rico, que designou uma força-tarefa médica para o oferecimento de orientação e avaliação da resposta do Governo à pandemia. A colaboração entre a academia e o Governo melhorou a resposta da saúde pública de Puerto Rico.2020. Cruz-Correa M, Díaz-Toro EC, Falcón JL, García-Rivera EJ, Guiot HM, Maldonado-Dávila WT, et al. Public health academic alliance for COVID-19 response: the role of a national medical task force in Puerto Rico. Int J Environ Res Public Health [Internet]. 2020 Jul 5 [cited 2021 Oct 8];17(13):4839. Available from: https://www.mdpi.com/1660-4601/17/13/4839
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A implementação de serviço de telessaúde se mostrou eficaz como mecanismo de organização do fluxo de atendimento na rede de atenção à saúde em município de médio porte no Oeste Paulista. Mostrou eficácia, também a criação de uma força-tarefa no Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Columbia University Irving Medical Center, em Nova Iorque por agilizar o atendimento e propiciar medidas de segurança às parturientes.2121. Esteves LSF, Beneti R, Damaceno DG, Ballista VA, Santos AGV, Borsari DA, et al. Telessaúde em tempos de COVID-19: acolhimento, organização em rede e integração ensino-serviço. Enferm Foco [Internet]. 2020 [cited 2021 Oct 4];11(2):172-78. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/3899
http://revista.cofen.gov.br/index.php/en...
-2222. Yates HS, Goffman D, D'Alton ME. The response to a pandemic at Columbia university Irving medical center's department of obstetrics and gynecology. Semin Perinatol [Internet]. 2020 Oct [cited 2021 Oct 10];44(6):151291. Available from: https://doi.org/10.1016/j.semperi.2020.151291
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A reunião de forças no combate à pandemia do COVID-19 provou ser uma estratégia promissora na University Austin Peay State, Estados Unidos, onde formularam um plano de gestão de segurança pública, composto de mensageiros de todo o campus com alunos, professores e representantes da área de tecnologia da informática, bombeiros, departamentos de polícia e serviço de ambulância. Juntos, reformularam o plano de gestão de emergência de acordo com suas necessidades e de forma participativa.2323. Rahn J. Preparing for the unseen threat of infectious disease. Campus Secur Rep [Internet]. 2021 [cited 2021 Oct 4];17(1):5-7. Available from: https://doi.org/10.1002/casr.30643
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A University of Miami Miller School of Medicine apresentou um produto com base na implementação de um inovador programa virtual chamado Telemoud administrado por estudantes. Com a suspensão do programa de distribuição de seringas aos usuários de drogas injetáveis devido à pandemia, os estudantes elaboraram uma transição da clínica para um modelo de inscrição on-line, o Telemoud.2424. Castillo M, Conte B, Hinkes S, Mathew M, Na CJ, Norindr A, et al. "Implementation of a medical student-run telemedicine program for medications for opioid use disorder during the COVID-19 pandemic." Harm Reduc J [Internet]. 2020 Nov 17 [cited 2021 Oct 4];17(1):1-6. Available from: https://harmreductionjournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12954-020-00438-4
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As consultas e avaliações de pacientes realizadas de forma on-line mostraram eficácia e resolutividade bem como proporcionaram aos estudantes uma rica experiência no tratamento aos dependentes de opióides.

O envolvimento da Universidade com setores da população tradicionalmente excluídos dos espaços e atividades acadêmicas pode produzir um cenário de aprendizagem mútua entre os participantes bem como a elaboração em conjunto de soluções para os problemas a serem enfrentados.

A experiência na Universidade de Michigan, Estados Unidos da América, promoveu um projeto de educação em saúde bucal com foco nos jovens em situação de vulnerabilidade social na região do Sudeste de Michigan.2525. Mundus R. Children’s summer smile drive - University of Michigan Student capter of ADHA. ADHA [Internet]. 2020 [cited 2021 May 03];9:26-7. Available from: http://pubs.royle.com/publication/frame.php?i=679873&p=&pn=&ver=html5&view=articleBrowser&article_id=3808874
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A ação extensionista buscou promover a educação em saúde bucal e disponibilizou material de higiene bucal doados em parcerias com empresas e lojistas.

Um estudo desenvolvido em Cuba, pela Universidade de Ciências Médicas de Santiago de Cuba buscou integrar o Ensino à Extensão por meio de ações de assistência domiciliar a grupos de pacientes portadores de doenças crônico-degenerativas com o apoio estudantil utilizando protocolos estabelecidos previamente.2626. Dominguéz GC, Araújo JCA, Martínez IC, Domínguez CMC. Labor preventiva e implementación de estrategias docentes durante la COVID-19 en la Universidad de Ciencias Médicas de Santiago de Cuba. Medisan [Internet]. 2020 [cited 2021 Oct 4];24(6):1256-65. Available from: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1029-30192020000601256
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A ação contribuiu para incorporar a tecnologia da informação na formação dos estudantes, além de proporcionar uma experiência educacional valiosa.

No Brasil, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul desenvolveu um plano de contingenciamento para minorar a situação de crise alimentar imposta pela pandemia aos trabalhadores da área de saúde em um hospital universitário. A ação consistiu em garantir e fomentar o apoio alimentar destes trabalhadores bem como orientar por meio de material informativo sobre os cuidados de proteção em face da pandemia.2727. Strasburg VJ, Hammes TO, Gonzales ACS, Von Zeidler G, Venzke JG, Santos ZEDA, et al. COVID-19: contingency actions for the provision of meals to employees of a university hospital in southern Brazil. Sci Med [Internet]. 2020 [cited 2021 Oct 4];30(1):38769. Available from: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/217822
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A pandemia e suas consequências atingiram alguns grupos minoritários e vulneráveis de forma avassaladora e desproporcional. Dentre esses grupos, incluem-se as minorias raciais e étnicas. A School of Nursing Duke University Durham situada na Carolina do Norte, Estados Unidos da América, incorporou a criação de estratégias para uma cultura organizacional, com vistas a valorizar a inclusão e diversidade na Educação em Enfermagem e, de forma similar, no Brasil, a Universidade do Rio Grande do Norte utilizou as plataformas digitais como instrumento para a troca de experiências de Educação em Saúde LGBT.2828. Cary MP Jr, Randolph SD, Broome ME, Carter BM. Creating a culture that values diversity and inclusion: An action-oriented framework for schools of nursing. Nurs Forum [Internet]. 2020 Nov [cited 2021 Oct 4];55(4):687-94. Available from: https://doi.org/10.1111/nuf.12485
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-2929. Morais ACD, Tagnin LH, Araújo ACD, Sousa MIO, Barra BGA, Hercowitz A. Ensino em saúde LGBT na pandemia da COVID-19: oportunidades e vulnerabilidades. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2021 [cited 2021 Oct 4];44(1 Suppl):e0157. Available from: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200423
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O ato de valorizar iniciativas de inclusão para os segmentos sociais historicamente excluídos deve ser uma meta a ser estabelecida nas Universidades e, nesta perspectiva, a University of Southern California, em Los Angeles, estabeleceu parceria comunitária em apoio às pessoas em extrema pobreza e sem-teto, com o intuito de estimular a lavagem das mãos, além das demais medidas protetivas.3333. DiGuiseppi G, Corcoran C, Cunningham T, Nguyen H, Noel M, White P, et al. Mobilizing a community-academic partnership to provide diy hand washing stations to skid row residents during COVID-19. Health Promot Pract [Internet]. 2021 Jan [cited 2021 Oct 10];22(1):9-12. Available from: https://doi.org/10.1177/1524839920953092
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Medidas protetivas e de inclusão estudantil foram abordadas em mais dois estudos analisados.3030. Lederer AM, Hoban MT, Lipson SK, Zhou, S, Eisenberg D. More than inconvenienced: the unique needs of US college students during the COVID-19 pandemic. Health Educ Behav [Internet]. 2021 Feb [cited 2021 Oct 4];48(1):14-9. Available from: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1090198120969372
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-3131. Felisberto LCDC, Giovannini PE, Diógenes ICF, Carlos LPN, Lins LFTDS. O Caminho se faz ao caminhar: novas perspectivas da educação médica no contexto da pandemia. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2020 [cited 2021 Oct 4];44(1 Suppl):1-8. Available from: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200422
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As propostas foram baseadas em estratégias para auxiliar a permanência de estudantes nos cursos de graduação, oferecendo apoio social, oportunidades de aprendizado por meio remoto e participação em ações institucionalizadas de pesquisa e extensão. Além de ações de controle de peso durante a pandemia por telessaúde.3232. Woo Baidal JA, Chang J, Hulse E, Turetsky R, Parkinson K, Rausch JC. Zooming toward a telehealth solution for vulnerable children with obesity during coronavirus disease 2019. Obesity (Silver Spring) [Internet]. 2020 Jul [cited 2021 Oct 4];28(7):1184-6. Available from: https://doi.org/10.1002/oby.22860
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Na China, a Hubey University of Technology Engineering and Technology College mobilizou uma campanha esportiva à distância com o oferecimento de aulas de educação física on-line para estudantes universitários. Além das questões ligadas à atividade física, os estudantes receberam apoio educacional voltado para a autonomia, bom senso, subjetividade e capacidade inovadora.3434. Wei B. Influence of COVID-19 on college physical education and its countermeasures. Basic & Clin Pharmacol Toxicol [Internet]. 2020 [cited 2021 Oct 4];127(111):204-4. Available from: https://www.embase.com/search/results?subaction=viewrecord&id=L633830602&from=export%20%20%20% 20%20http://dx.doi.org/10.1111/bcpt.13461
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Uma das mudanças que a pandemia impôs ao ensino nas universidades foi o uso das tecnologias digitais de forma intensificada com a utilização das redes sociais para a difusão de informações.3636. Wu XL, Munthali GNC. Knowledge, attitudes, and preventative practices (Kaps) towards covid-19 among international students in China. Infect Drug Resist [Internet]. 2021 Feb 11 [cited 2021 Feb 11];14(1):507-18. Available from: https://doi.org/10.2147/IDR.S291199
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O alcance das mídias sociais é amplo e facilita a difusão de informações sobre saúde e cuidados a grupos específicos. Com foco na saúde integral, a Faculdade de Saúde Pública do Sul da Flórida nos Estados Unidos da América implementou um projeto de aulas de dança on-line para estudantes universitários, comunidade e entorno.3535. Bohn J, Hogue S. Changing the game: college dance training for well-being and resilience amidst the COVID-19 crisis. Health Promot Pract [Internet]. 2021 Mar [cited 2021 Oct 4];22(2):163-6. Available from: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1524839920963703
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As ferramentas digitais permitiram a realização de um trabalho inovador, focado na formação inicial e continuada de estudantes, professores e profissionais de saúde e, ainda, na produção de recursos instrucionais e disciplinas baseadas em mindfulness e saúde digital para acadêmicos.4242. Weston LY. Mindfulness in class and in life: mental health and emotional resilience alongside Academic Studies. Lib Educ [Internet]. 2020 [cited 2021 Oct 10];106(3). Available from: https://eric.ed.gov/?id=EJ1279421
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A parceria entre professores e profissionais da saúde pode contribuir para gerar iniciativas criativas e inovadoras na educação como demonstrou a ação promovida pela Vanderbilt University School of Nursing. O estudo descreve a parceria colaborativa entre estudantes de enfermagem e equipe de saúde escolar, que ampliou o acesso à saúde com o treinamento dos escolares quanto à higiene das mãos e outras medidas protetivas.4848. Quiroz FA, Liza F, Quteineh H, Czarnecka B. Variation in the timing of COVID-19 communication across universities in the UK. PLoS One [Internet]. 2021 Feb 16 [cited 2021 Oct 7];16(2):e0246391. Available from: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0246391
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Uma iniciativa de ação extensionista universitária gerou a criação de material didático acerca dos conceitos da Teoria Ambientalista de Florence Nightingale no combate ao COVID-19. A atividade foi realizada com a participação de estudantes e professores do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro.4444. Petráková A, Príkazský V, Hlavinka A, Holý O. Strengthening core competences and skills of medical and public health students for digital health. Eur J Public Health [Internet]. 2020 Sep 30 [cited 2021 Oct 4];30(5):165-26. Available from: https://doi.org/10.1093/eurpub/ckaa165.026
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Ainda, em apoio aos estudantes, a Academia Nacional de Ciências, Engenharia e Medicina em Washington, elaboraram um Relatório de Recomendações para a saúde mental, bem-estar e prevenção do uso de substâncias psicoativas por universitários.4141. Scherer LA, Leshner AL, editors. Mental health, substance use, and wellbeing in higher education: supporting the whole student [Internet]. Washington, DC(US): The National Academies Press; 2021 [cited 2021 Oct 12]. Available from: https://doi.org/10.17226/26015
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Também, no Brasil, medidas ousadas foram empregadas, como a que ocorreu por meio de uma estratégia criativa e inovadora produzida pela Universidade Federal da Fronteira Sul, em Chapecó, a qual se traduziu na criação por parte de docentes do curso de graduação em Enfermagem de um vídeo musical envolvendo trinta e dois enfermeiros. O vídeo foi estruturado de forma a refletir a relevância dos discentes no cotidiano da Universidade, e a música serviu como baliza para externalizar sentimentos no período da pandemia.3939. Souza JB, Brum CN, Tomasi YT, Massaroli A, Silva Filho, CC. Estratégia musical para cuidar de discentes de enfermagem: experiência no enfrentamento da COVID-19. Rev Baiana Enferm [Internet]. 2020 [cited 2021 Oct 4];34(7):e37097. Available from: http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-86502020000100607
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Na Columbia University, o fortalecimento coletivo pôde ser gerado pelo apoio de pares como no citado estudo, que contou com a participação de docentes do Departamento de Psiquiatria da Universidade Columbia em New York.4646. Echoru I, Kasozi KI, Usman IM, Mutuku IM, Ssebuufu R, Ajambo PD, et al. University lecturers and students could help in community education about SARS-CoV-2 infection in Uganda. Health Serv Insights [Internet]. 2020 Jul 24 [cited 2021 Oct 4];13:1178632920944167. Available from: https://doi.org/10.1177/1178632920944167
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CONCLUSÃO

Esta scoping review oferece evidências de que as ações e políticas de promoção da saúde nas Universidades acontecem efetivamente quando as propostas encontram apoio institucional, mobilização inter e transdisciplinar, integração com setores governamentais e iniciativa privada e o engajamento da população acadêmica. O estudo pode compilar informações que poderão fomentar iniciativas no âmbito das Universidades e fora delas e nortear intervenções no âmbito da Promoção da Saúde, tendo como objetivo o contexto das Universidades Promotoras da Saúde.

Observaram-se diversas ações e estratégias implementadas em diferentes cenários, demonstrando comprometimento social e posicionamento crítico das universidades nacionais e internacionais em face ao COVID-19, visando à construção de uma sociedade mais justa e sustentável pela via do conhecimento. Conclui-se que alguns avanços foram realizados, particularmente, em função de ações e estratégias desenvolvidas nesses ambientes, fortalecendo a relação entre a universidade e sociedade.

Em suma, o estudo demontra que, para superar os desafios da contemporaneidade, é preciso mobilizar todos os setores responsáveis pelo fortalecimento da Promoção da Saúde nas Instituições de Ensino Superior, estabelecendo redes e criando estratégias, que atendam às demandas da comunidade universitária e seu entorno, estimulando outras iniciativas. Neste sentido, os achados do estudo em tela constituem informações essenciais para fomentar possíveis iniciativas no âmbito das Universidades e fora delas tanto quanto para nortear novas intervenções em Promoção da Saúde e políticas públicas tendo como objetivo o contexto das Universidades Promotoras da Saúde. Essa constatação reforça a percepção da relevância do presente estudo e do objetivo para o qual esse se volta.

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NOTAS

  • ORIGEM DO ARTIGO

    Extraído da tese - Universidades promotoras da saúde: um processo transformador e participativo em tempos de pandemia, do Programa Acadêmico Ciências do Cuidado em Saúde, da Universidade Federal Fluminense, em desenvolvimento.

Editado por

EDITORES

Editores Associados: Gisele Cristina Manfrini, Ana Izabel Jatobá de Souza. Editor-chefe: Roberta Costa

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Maio 2022
  • Data do Fascículo
    2022

Histórico

  • Recebido
    25 Nov 2021
  • Aceito
    02 Mar 2022
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