Acessibilidade / Reportar erro

AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NAS UNIVERSIDADES EM FACE DA PANDEMIA DO COVID-19: SCOPING REVIEW

RESUMO

Objetivo:

mapear na literatura as ações e estratégias de promoção da saúde das universidades no contexto da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Metodo:

Scoping Review, baseado nos procedimentos recomendados pelo Instituto Joanna Briggs. Com base nestas perspectivas, ficou estabelecida a pergunta norteadora: quais ações e estratégias de promoção da saúde foram realizadas em universidades com a comunidade interna e seu entorno na pandemia do COVID-19? As buscas foram realizadas em março de 2021 nas bases de dados de portais de informação públicos, restritos e de literatura cinzenta.

Resultados:

foram selecionados 38 estudos e com base nesses foram construídas três categorias: 1) Ações e estratégias de enfrentamento do COVID-19 nas universidades 2) Ações e estratégias inclusivas e de Proteção social a grupos vulneráveis ao COVID-19 nas universidades 3) Ações e estratégias de Educação em saúde e bem-estar em face do COVID-19 nas universidades.

Conclusões:

o estudo evidenciou que ações e estratégias de promoção da saúde nas Universidades acontecem quando a proposta encontra apoio institucional, mobilização inter e transdisciplinar, integração com setores governamentais e iniciativa privada, além do engajamento da população acadêmica. Observaram-se diversas ações em diferentes cenários, demonstrando comprometimento social e posicionamento crítico em face do COVID-19, visando uma sociedade mais justa e sustentável pela via do conhecimento.

DESCRITORES:
Promoção da saúde; Saúde do estudante; Instituições de ensino superior; COVID-19; Serviços de saúde para estudantes

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br