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Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Número: 82, Publicado: 2022
  • Histórias e representações do Brasil: responsabilidades, cotejos, confrontos Editorial

    Gouveia, Inês; Galvão, Luciana Suarez; Garcia, Walter
  • O reverso da outra independência: participação indígena no contexto político da década de 1820 (Cimbres, Pernambuco) Dossiê Paralelos

    Dantas, Mariana Albuquerque

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo do artigo é analisar a atuação política dos indígenas do aldeamento de Cimbres, província de Pernambuco, nos conflitos ocorridos na década de 1820 em torno do processo de Independência do Brasil, procurando compreender as suas motivações. A contextualização múltipla foi instrumentalizada como método para analisar as redes de interdependência entre indígenas e não indígenas, bem como o impacto da atuação política dos primeiros no processo de formação do Estado nacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this article is to analyze the political action of the indigenous people from aldeamento de Cimbres, province of Pernambuco, in the conflicts related to the process of the independence of Brazil in the decade of 1820. The article looks for understanding the indigenous people’s motivations for their stances regarding conflicts initiated by the elites. The multiple contextualization was used as a method to analyze the networks of interdependence created by indigenous people and non-indigenous, as well as the impact of the political action of the former in the nation-state formation process.
  • Suspensão de garantias no pós-independência do Brasil: indefinições legais, vigilância parlamentar e vulnerabilidade de direitos Dossiê Paralelos

    Costa, Vivian Chieregati

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo visa a analisar os debates parlamentares e implicações políticas que cercaram a adoção e o recurso à suspensão das garantias constitucionais dos cidadãos do Império brasileiro nas primeiras décadas do pós-independência. A Carta de 1824 determinava, em seu artigo 179, parágrafo 35, a possibilidade de dispensa das formalidades que garantiam a liberdade individual, nos casos de rebelião e invasão de inimigos, quando a segurança do Estado exigisse a tomada de semelhante providência. Entre 1824 e 1842, as garantias dos cidadãos do Império foram dispensadas em diferentes localidades afetadas por agitações políticas e movimentos populares de contestação à ordem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article aims to analyze the suspension of rights in Brazil’s representative constitutional monarchy, examining contemporary legislation regarding this issue, as well as its application under specific circumstances, especially when riots and rebellions rattled the country. The Brazilian Charter of 1824 determined the suspension of certain civil rights via its article 179, paragraph 35. The application of this legal clause was, however, limited to circumstances of rebellion, foreign invasions and imminent danger to the State. Between 1824 and 1842, the rights of Brazilian citizens were suspended in different localities affected by political unrest and popular movements.
  • Fiscalidade e subdesenvolvimento: breves considerações sobre o Brasil independente Dossiê Paralelos

    Scacchetti, Camila

    Resumo em Português:

    RESUMO Buscando traçar a relação entre os níveis de subdesenvolvimento e fiscalidade, este estudo analisa a construção fiscal no Brasil independente. Por meio da separação das receitas entre o Cofre Geral e Provincial, o Brasil testemunhou uma nova estrutura administrativa arrecadatória. Os dízimos incidentes sobre os principais produtos exportados figuraram como a principal fonte de recolhimento tributário das Províncias. No entanto, às regiões incapazes de se encaixarem nessa dinâmica, poucas alternativas foram oferecidas. Este feito só fez aprofundar os níveis de subdesenvolvimento presentes no território nacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Seeking to trace the relationship between the levels of underdevelopment and taxation, this study analyzes the fiscal construction in independent Brazil. Through the separation of revenues between the General and Provincial Coffers, Brazil witnessed a new administrative collection structure. The tithes levied on the main exported products figured as the main source of tax collection in the Provinces. However, to regions unable to fit into this dynamic, few alternatives were offered. This feat only deepened the levels of underdevelopment present in the national territory.
  • Mário de Andrade e a construção da cozinha brasileira Dossiê Paralelos

    Aguiar, Viviane Soares

    Resumo em Português:

    RESUMO A contribuição dos modernistas para a construção de uma ideia de “cozinha brasileira” é analisada, neste artigo, a partir da perspectiva de Mário de Andrade (1893-1945) e de seu único texto inteiramente dedicado ao assunto, Tacacá com tucupi, publicado em 1939, pouco depois de ele ter lido Açúcar: algumas receitas de bolos e doces dos engenhos do Nordeste, de Gilberto Freyre (1900-1987). Por meio de uma leitura histórica do texto, procura-se demonstrar que a escrita se deu, por um lado, como uma crítica explícita aos chamados “bons comedores” – intelectuais apreciadores da gastronomia francesa, mas envergonhados das peculiaridades brasileiras –, e, por outro, como uma resposta tácita à visão regionalista do escritor pernambucano. Com ironia, Mário reconfigura o mapa culinário do país, ousando equiparar as comidas nacionais às francesas e sintetizando, por meio da culinária, alguns de seus importantes conceitos sobre a cultura brasileira.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article analyses the contribution of modernist writers and artists to the construction of an idea of “Brazilian cuisine,” through the specific perspective of Mário de Andrade (1893-1945) and his only chronicle entirely dedicated to the subject, Tacacá with tucupi, published in 1939, shortly after he had read Açúcar: algumas receitas de bolos e doces dos engenhos do Nordeste, by Gilberto Freyre (1900-1987). Through a historical reading of the text, this article aims to demonstrate that Mário wrote Tacacá com tucupi in order to explicitly criticize the so-called “good eaters” – intellectuals who used to appreciate French gastronomy, but were ashamed of Brazilian peculiarities –, and, at the same time, to tacitly contradict the regionalist bias of Freyre’s book. Ironically, Mário reconfigures the country’s culinary map, daring to equate national foods with French foods and synthesizing, through cooking, some of his important concepts about Brazilian culture.
  • A máquina de Polímnia Dossiê Paralelos

    Antelo, Raul

    Resumo em Português:

    RESUMO Inacabado e ambicioso, O Banquete, o derradeiro ensaio musicológico de Mário de Andrade, ilustra o conflito entre a ideia de um nacionalismo musical e sua ruptura por meio de uma teoria compositiva europeia de vanguarda. O ensaio é uma sorte de diálogo com o dodecafonismo que foi introduzido, na Argentina, em 1934, por Juan Carlos Paz e, no Brasil, em 1937, por Hans Joachim Koellreutter.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Unfinished and ambitious, The Banquet [O Banquete], last of Mário de Andrade’s musicological writings, illustrates the conflict between the idea of a musical nationalism and its rupture by means of a European theory of avant-garde composition. The essay is a sort of dialogue with Dodecafonism which was introduced in Argentina in 1934 by Juan Carlos Paz and in Brazil in 1937 by Hans Joachim Koellreutter.
  • O modernismo na perspectiva de Gilda de Mello e Souza Dossiê Paralelos

    Fabris, Annateresa

    Resumo em Português:

    RESUMO A contribuição de Gilda de Mello e Souza ao debate sobre o modernismo é discutida a partir de três eixos: 1 – a análise do artigo sobre os precursores, que introduziram elementos esparsos de modernidade na pintura nacional; 2 – a análise do ensaio dedicado à tensão entre vanguarda e nacionalismo no primeiro momento do modernismo pictórico; 3 – a revisão de algumas de suas formulações a partir de pesquisas atuais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The review of the contribution of Gilda de Mello e Souza to the debate on Modernism is based on three axes: 1 – the analysis of the article on the precursors, who introduced some elements of modernity in Brazilian painting; 2 – the analysis of the essay dedicated to the tension between avantgarde and nationalism in the first period of modernist visual arts; 3 – the examination of some of her evaluations according to recent researches.
  • Gilda & Mário: notas temáticas e estilo musical Dossiê Paralelos

    Fernandes, Carlos Henrique

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente texto endossa a suspeita de Bento Prado Jr. (1937-2007) de que haveria certa continuidade entre os temas e o estilo de Mário de Andrade (1893-1945) e Gilda de Mello e Souza (1919-2005). Tomando a música como paradigma, ao retomar, uma a uma, as relações temáticas propostas por Prado Jr., propõe-se pensar o conceito marioandradiano de inacabado como um elemento da estética de Gilda. Espera-se, com isso, contribuir para uma compreensão mais aprofundada da forma ensaística em nossa autora enquanto um posicionamento, mais do que teórico, social.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This current text endorses Bento Prado Jr.’s (1937-2007) suspicion that there would be some continuity between the themes and style of Mário de Andrade (1893-1945) and Gilda de Mello e Souza (1919-2005). Considering music as a paradigm, by taking up, one by one, the thematic relationships suggested by Prado Jr., it is proposed, in this work, a debate regarding the Mario-Andradian concept of unfinished as an element of Gilda’s aesthetic. It is hoped, therefore, to contribute to a deeper understanding of the essayistic form practiced by the author as a more social than theoretical position.
  • Como estaremos em 2022 Dossiê Paralelos

    Possenti, Sírio

    Resumo em Português:

    RESUMO O texto retoma alguns indícios históricos que, vistos a posteriori, parecem deixar claro que não há nenhuma novidade no que está acontecendo no Brasil hoje. No entanto, quando ocorreram, não se imaginou que eram signos de algo relativamente terrível. O caso mais grave parece ser a circulação de “politicamente correto”, expressão ao qual se deram sentidos inimagináveis. O texto cita e comenta os casos mais escabrosos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The text takes up some historical signs that, seen a posteriori, seem to make it clear that there is nothing new in what is happening in Brazil today. However, when they occurred, it was not imagined that they were signs of something relatively terrible. The most serious case seems to be the circulation of “politically correct”, an expression to which unimaginable meanings were given. The text cites ad analyses the most lurid cases.
  • Bolsonarismo sem Bolsonaro? Públicos antiestruturais na nova fronteira cibernética Dossiê Paralelos

    Cesarino, Letícia

    Resumo em Português:

    RESUMO Este ensaio propõe pensar o bolsonarismo enquanto fenômeno sociotécnico, definido menos por um conteúdo ou base social fixa do que por uma dinâmica circular de mobilização performativa de demandas latentes, orientada por métricas em tempo real. Sob essa perspectiva, agência e processo decisório não pertencem a atores específicos, mas são propriedades emergentes do sistema sociotécnico global por eles formado. Sugiro que os múltiplos segmentos que entram em ressonância para formar o bolsonarismo compartilham uma dinâmica cibernética comum, que se caracteriza por introduzir, na esfera pública, bifurcações de viés antiestrutural.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This essay approaches Bolsonarism as a socio-technical phenomenon, characterized by circular performative mobilization of latent demands guided by realtime metrics. From this perspective, agency and decision-making do not belong to specific actors, but are emergent properties of the global socio-technical system. I suggest that the multiple segments that resonate together to form Bolsonarism share a common cybernetic dynamic, characterized by antistructural incisions in the Brazilian public sphere.
  • Sexualidade improdutiva e resistência na canção Geni e o zepelim, de Chico Buarque Artigos

    Scabin, Nara Lya Cabral

    Resumo em Português:

    RESUMO O texto analisa a letra da canção Geni e o zepelim, de Chico Buarque, a fim de refletir sobre sua potência político-crítica, que atribuímos à forma como seu autor-criador, enquanto posição axiológica recortada pelo autor-pessoa, reordena discursos e experiências históricas conforme certas intencionalidades estéticas. Sobre a representação da personagem Geni, destacamos uma posição de resistência frente à opressão capitalista-colonial por meio da experiência de práticas sexuais não apenas moralmente transgressoras, mas sobretudo economicamente improdutivas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The paper analyzes the lyrics of the song Geni e o zeppelin, by Chico Buarque, seeking to reflect about its political-critical potentially, which we attribute to the way its author-creator, an axiological position refracted by the author-person, reorders discourses and historical experiences according to certain aesthetic intentions. About the representation of the character Geni, we highlight a position of resistance against the capitalist-colonial oppression through the experience of sexual practices not only morally transgressive, but above all economically unproductive.
  • A infância na universidade pelo Departamento de Estudos da Infância Artigos

    Leite Filho, Aristeo; Gomes, Lisandra Ogg; Pereira, Rita Marisa Ribes

    Resumo em Português:

    RESUMO Este texto apresenta o Departamento de Estudos da Infância (Dedi), vinculado à Faculdade de Educação (EDU) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Criado em 2005, o Dedi é o único departamento universitário, no Brasil, estruturado a partir do campo dos Estudos da Infância, e, por essa razão, oferece uma perspectiva para problematizar os lugares da infância nessa instituição de ensino superior, isto é, se o tema da infância historicamente já se fazia presente no tripé ensino-pesquisa-extensão, sua criação deslocou tal temática também para o campo da gestão universitária, dado que a infância torna-se um eixo para as políticas internas da instituição. Que concepções de infância se colocam em pauta quando uma universidade pública propõe um departamento com essa especificidade? Que diálogos esse lugar institucional tece com as epistemologias e as políticas de educação, cultura e de reconhecimento de direitos para as crianças? O texto apresenta um histórico da construção e das transformações institucionais desse departamento trazidas em diálogo com a legislação e reformas curriculares que aconteceram ao longo de sua existência e com conhecimento teórico produzido acerca da infância nos diferentes campos da cultura, ciência, educação e das políticas públicas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents the Departamento Estudos da Infância (Dedi) - Department of Childhood Study – of the School of Education (EDU) of Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), only in Brazil specifically in the field of childhood, and it problematizes the spaces of childhood in this institution. What are the childhood concepts used when a university creates and keeps a department with this specificity? What policies, beyond the classic tripod teaching-research-outreach, are drawn when the theme childhood becomes present in a public university? What dialogues does this institutional place organize with policies of education, culture, epistemologies, and recognition of children’s rights? The text tries to unveil and reconstruct the institutional transformations that created this department that treats the childhood and children, dialoguing with the curricular reforms since the last decade and the transformations of the childhood theme in the different fields of culture, science, education, and public policies.
  • Vaivém Histórico Artigo

    Baniwa, Denilson

    Resumo em Português:

    RESUMO A invenção da tradição brasileira tem na sua raiz o apagamento de memórias ancestrais a este território também inventado. O que somos hoje é um juntado de recortes e refilamentos ao longo dos anos, em que apenas o que servia como escada para o progresso fora aproveitado. Quanto àqueles que não se comportavam dentro da panela colonizadora, eram lançados à margem para que perecessem, sem luzes ou olhos que os notassem. Esquecimento era a pena a ser cumprida por não caberem nas retificações do “País do Futuro”. Hoje, como a volta da maré que pega alguns muitos de surpresa, corpos que haviam sido esquecidos voltam e afogam a História do Brasil. Um requerimento de luz sobre as ruínas. Vozes roucas de tanto gritar do lado de fora hoje assaltam a mesa grande, desta vez não atrás de farelos que caem das mãos gordas de quem se lambuzava há séculos, mas atrás da coxa do porco europeu trazido por Cristóvão Colombo, ou do próprio europeu, se for o caso. Rescrever a história é raspar escórias e cracas agarradas do imaginário colonizatório e, a partir daí, sobrepor camadas de urucum, argila, jenipapo, carvão, crajiru e memórias daqueles que viraram alienígenas do progresso (QUEIROZ; ALMEIDA, 2021).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The invention of the Brazilian tradition has at its root the erasure of ancestral memories of this also invented territory. What we are today is a collection of cuts and refinements over the years, in which only what served as a ladder to progress had been taken advantage of. As for those who did not behave in the colonizing pot, they were thrown to the sidelines to perish, without lights or eyes to notice them. Oblivion was the penalty to be served for not fitting into the amendments of the “Country of the Future”. Today, like the return of the tide that takes many by surprise, bodies that had been forgotten return and drown the history of Brazil. A request for light over the ruins. Hoarse voices from so much shouting outside today storm the big table, this time not after crumbs that fall from the fat hands of those who have been smearing themselves for centuries, but behind the thigh of the European pig brought by Christopher Columbus, or the European himself, if that’s the case. To rewrite history is to scrape scum and barnacles clinging to the colonizing imagination and, from there, superimpose layers of annatto, clay, genipap, charcoal, crajiru and memories of those who became aliens of progress (QUEIROZ; ALMEIDA, 2021).
  • A Ópera Café de Mário de Andrade: diário do encenador Artigo

    Carvalho, Sérgio de

    Resumo em Português:

    RESUMO Documento do diretor e dramaturgo Sérgio de Carvalho sobre seu processo de trabalho na encenação da ópera Café, a partir de libreto de Mário de Andrade (1993, 2013), com música de Felipe Senna. O espetáculo baseado em corais cênicos, com temática social e perspectiva revolucionária, é a primeira produção desta ópera coletivista no Theatro Municipal da cidade de São Paulo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Document written by director and playwright Sérgio de Carvalho about his work process in the staging of the opera Café, based on a libretto by Mário de Andrade (1993, 2013), with music by Felipe Senna. The show based on scenic choirs, with a social theme and revolutionary perspective, is the first production of this collectivist opera at the Municipal Theater in the city of São Paulo.
  • Modernismos alternativos, preto no branco Resenhas

    Brancato, João

    Resumo em Português:

    RESUMO Resenha crítica da obra “Modernidade em preto e branco: arte e imagem, raça e identidade no Brasil, 1890-1945”, de autoria de Rafael Cardoso, publicada pela Companhia das Letras em 2022. São apresentados os principais objetivos do livro, as fontes utilizadas e teses defendidas, inserindo autor e obra nos debates historiográficos. Na resenha, especial atenção é dedicada às noções de modernidade e modernismo desenvolvidas por Cardoso.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Critical review of the work “Modernidade em preto e branco: arte e imagem, raça e identidade no Brasil, 1890-1945”, by Rafael Cardoso, published by Companhia das Letras in 2022. The main objectives of the book, the sources used, and theses defended are presented, inserting author and work in the historiographical debates. In the review, special attention is devoted to the notions of modernity and modernism developed by Cardoso.
  • Devorando o Manifesto Antropófago Artigo

    Spricigo, Vinicius Pontes; Soares, Mayara Santos Carvalho

    Resumo em Português:

    RESUMO A resenha discute diferentes leituras do Manifesto Antropofágico no contexto de revisões do Modernismo Brasileiro propiciadas pelo Centenário da Semana de 22 e coloca em perspectiva crítica as representações do negro e do indígena presentes na metáfora antropofágica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The review discusses different readings of the Anthropophagic Manifesto in the context of revisions of Brazilian Modernism propitiated by the Centennial of the Semana de 22 and puts into critical perspective the representations of black and indigenous people present in the anthropophagic metaphor.
  • Estorvos civilizatórios Resenhas

    Meneses, Adelia Bezerra de

    Resumo em Português:

    RESUMO Amalgamando História e ficção, o livro Tom vermelho do verde de Frei Betto relata o massacre dos Waimiri-Atroari, tendo como pano de fundo a construção da Rodovia BR-174, em plena Ditadura militar, nos anos 1968-1980. De fato, os militares, aliados a membros da Funai acumpliciados com garimpeiros que se fazem passar por pastores evangélicos, interessados na exploração da imensa riqueza mineral da floresta amazônica, procedem a um verdadeiro genocídio – que, na situação atual, significa um ecocídio.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Joining History and Fiction, the book Tom Vermelho do Verde by Frei Betto reports the Waimiri-Atroari massacre, against the backdrop of the construction of the BR-174 Highway, during Military Dictatorship, in the years 1968-1980. In fact, the military, allied with members of Funai, together with miners who pretend to be evangelical pastors, interested in exploiting the immense mineral resources of the Amazon rainforest, carry out a veritable genocide - which, in the current situation, means an ecocide.
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