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Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 13, Número: 3, Publicado: 2013
  • Carta da Editora

    Paiva, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e
  • Educação linguística e formação de professores de inglês Artigos

    Oss, Débora Balsemão

    Resumo em Português:

    Este artigo parte da necessidade de compreender mais aprofundadamente os aspectos relacionados à educação linguística, suas origens e suas aplicações na formação de professores de inglês. Ao partir da premissa de que o tema é pouco explorado nos programas de ensino que visam à preparação para a carreira docente, propôs-se o presente estudo, que contou com a colaboração de 28 professores licenciados em Letras, com experiência ou com formação no ensino de língua inglesa, ou que atuam como docentes de línguas ou que tenham pós-graduação na área do ensino de línguas (mestres ou doutores). Os objetivos específicos do estudo - (i) detectar se o conceito de Linguística Educacional fez parte da formação dos professores para, então, (ii) propor uma reflexão acerca das práticas formativas relacionadas à educação linguística dos futuros docentes de línguas, particularmente de professores de inglês - foram alcançados a partir da análise dos resultados dos dados e da revisão bibliográfica que refere à Linguística Educacional, subárea da Linguística Aplicada que dá conta das questões relacionadas à educação linguística.

    Resumo em Inglês:

    This article originated from the need to understand aspects related to language education, its origins, and its applications. The premise that language education is underexplored in language teacher education programs was the starting point for this investigation. In order to address the study, a brief survey was answered by 28 participants who are either experienced or who have majored in English language teaching (ELT) or who teach languages or hold a post-graduation degree in the area. The specific objectives of the study - (i) to learn whether the concept of Educational Linguistics was part of the participants' ELT learning programs in order (ii) to propose a reflection on educational practices of language teachers-to-be, particularly ELTeachers - were met after the analysis of data, supported by the bibliographical review on Educational Linguistics, subarea of Applied Linguistics, which addresses issues related to language education.
  • A fluência digital do professor: uma nova competência para o ensino de línguas estrangeiras

    Pinho, Isis da Costa; Lima, Marilia dos Santos

    Resumo em Português:

    O presente artigo trata de um estudo de caso com foco na fluência digital como uma nova competência para o ensino de línguas estrangeiras (LEs) por meio da tecnologia. A partir de dados gerados em um curso de formação de professores, investiga-se a percepção de professores pré-serviço e em serviço sobre a relevância da fluência digital e do uso pedagógico de ferramentas digitais para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Foi proposto que os professores explorassem a ferramenta Windows Movie Maker para a produção de um filme com foco na fluência digital e nas potencialidades dessa ferramenta para o ensino e a aprendizagem de LEs. Os resultados sugerem que a fluência digital foi considerada uma competência necessária para a criação de aulas mais atraentes e dinâmicas que motivem a produção significativa de línguas estrangeiras.

    Resumo em Inglês:

    This paper reports on a case study research focusing on digital fluency as a new competence for teaching foreign languages through technology. The data were generated on a training course having as its main purpose the investigation of pre-service and in-service teachers' perceptions about the relevance of digital fluency and the pedagogical use of digital technologies for foreign language (FL) teaching and learning. The trainee teachers were asked to work in groups with the purpose of exploring Windows Movie Maker software in order to create a movie addressing the importance of digital fluency and the potential of this digital tool in FL teaching and learning. The results suggest that digital fluency was considered a necessary competence for the creation of more attractive and dynamic lessons that motivate meaningful FL production.
  • O trabalho do professor sob o ponto de vista dos gestos didáticos Artigos

    Barros, Eliana Merlin Deganutti de

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como foco o trabalho do professor sob o ponto de vista dos recentes estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (tanto no Brasil como no exterior), com enfoque especial para a problemática dos gestos didáticos. Para ilustrar as discussões teóricas, apresentamos uma análise do primeiro módulo da sequência didática do gênero "carta de reclamação", elaborada e desenvolvida a partir do enfoque colaborativo, num 6º ano da escola pública, durante o processo do nosso doutoramento. Essa análise foca o trabalho docente, pelo viés dos gestos didáticos (fundadores e específicos) na mobilização da ferramenta "sequência didática".

    Resumo em Inglês:

    This paper focuses on the teaching work under the point of view of the recent studies of Sociodiscursive Interactionism (both in Brazil and abroad), with special focus for the problematic of didactic gestures. To illustrate the theoretical discussions, we present an analysis of the first module of the didactic sequence of the genre "letter of complaint", elaborated and developed from the collaborative focus, in a public school 6º grade, during the process of our PhD. This analysis focus on the teaching work, by the bias of didactic gestures (founders and specifics) on the mobilization of the tool "didactic sequence".
  • Evasão escolar na educação de jovens e adultos: problematizando o fenômeno com enfoque na cultura escrita Artigos

    Pedralli, Rosângela; Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth

    Resumo em Português:

    O presente artigo é fruto de um estudo de caso de tipo etnográfico e tem como tema a evasão no universo escolar da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em sua relação com a cultura escrita. Com o estudo, objetiva-se: (1) discutir o problema da evasão em espaços de EJA; (2) compreender em que medida a constituição identitária pode implicar no movimento de permanência/evasão no/do espaço escolar; (3) estabelecer relações possíveis entre as práticas de letramento e esse movimento; e (4) refletir sobre a aproximação da condição de insider ou de outsider por parte dos estudantes no espaço escolar e as implicações para a evasão. O estudo defende que o fenômeno da evasão é um complexo construto social, com desdobramentos expressivos no que diz respeito aos aspectos identitários e à construção/ressignificação das práticas de letramento dos alunos, complexidade que não pode ser denegada nos processos de escolarização.

    Resumo em Inglês:

    This article is based on an ethnographic case study and its theme is the dropout in the youth and adult education (EJA) school environment in its relationship with the written culture. With this study, we aim to: (1) discuss the problem of dropout in EJA spaces; (2) understand the extent to which identity constitution of the study participants may involve the movement of stay/dropout in/of the school space; (3) establish possible relationships between literacy practices and this movement, and (4) reflect on the access of the insider or outsider condition by students in the school spaces and its implications for school dropout. To conclude, the study argues that the phenomenon of avoidance is a complex social construct, with significant developments in relation to aspects of identity and the construction/redefinition of literacy practices of students, complexity that cannot be denied in schooling processes.
  • Interação de crenças em contexto colaborativo virtual de aprendizagem de línguas Artigos

    Bedran, Patricia Fabiana; Salomão, Ana Cristina Biondo

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como principal objetivo abordar questões referentes à complexidade e dinamicidade das crenças em contextos colaborativos de ensinar e aprender línguas, como o teletandem. Partindo do pressuposto de que crenças são dinâmicas e passíveis de serem ressignificadas, apresentamos alguns dos resultados de uma pesquisa acerca da interação das crenças de uma parceria de teletandem entre duas alunas universitárias, uma brasileira e outra italiana, atentando para momentos de convergência e divergência, bem como para suas possíveis origens e ressignificações a partir de experiências vivenciadas. Os resultados evidenciam como o contexto Teletandem pode ser tornar um campo para conflitos e choques entre crenças e como os momentos de mediação bem como a relação estabelecida entre os aprendizes torna-se primordial para a condução da aprendizagem de línguas em ambientes colaborativos.

    Resumo em Inglês:

    This article mainly aims at addressing issues of the complexity and dynamics of beliefs in collaborative contexts for language teaching and learning, such as Teletandem. On the assumption that beliefs are dynamic and can be (re)signified, we present some of the results of a research about the interaction of beliefs of two Teletandem partners, a Brazilian and an Italian undergraduate student, addressing moments of convergence and divergence, as well as their possible origins and (re)significations from lived experiences. The results show how the Teletandem context can become a field for conflicts and clashes of beliefs and how the mediation as well as the relationship between the participants becomes essential for the conduction of language learning in collaborative environments.
  • Crenças sobre o ensino-aprendizagem de espanhol em uma escola pública Artigos

    Zolin-Vesz, Fernando

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é buscar compreender, partindo dos relatos da professora de espanhol, da coordenadora pedagógica e da diretora de uma escola pública que, desde 2000, oferece o idioma como disciplina obrigatória e única língua estrangeira de sua matriz curricular do 6º ao 9º ano, duas crenças que envolvem a adoção do ensino da língua nessa escola. Crenças são entendidas como produtos sociais, históricos e políticos conectados aos contextos sociopolíticos mais abrangentes (BARCELOS; KALAJA, 2011). Os resultados sugerem que o ensino do espanhol nessa escola parece constituir discursivamente um artifício para a manutenção da estratificação social e do status quo, dado que os relatos dos participantes da pesquisa não abrem o ensejo de transformação social.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper is to understand, through the Spanish teacher's, the pedagogic coordinator's, and the principal's accounts, two beliefs about the teaching and learning of Spanish in an elementary public school that has included Spanish as a foreign language in its syllabus since 2000. Beliefs are seen as socially historical and political products, connected to the broad socio-political contexts (BARCELOS; KALAJA, 2011). Results suggest that the teaching of Spanish as a foreign language in that school seems to be discursively an artifice to maintain the social stratification and the status quo.
  • Um estudo da ansiedade em estudantes espanhóis de EFL

    Martínez Agudo, Juan de Dios

    Resumo em Português:

    Este trabalho relata os resultados de um estudo destinado a medir e analisar a ansiedade observada por estudantes espanhóis na aprendizagem e no uso de EFL em sala de aula. Este artigo inclui, primeiramente, um apanhado da literatura sobre ansiedade no aprendizado de língua estrangeira. Em seguida, descreve os participantes e os procedimentos metodológicos da pesquisa. Na sequência, expõe a apresentação e a discussão dos resultados e, finalmente, as conclusões derivadas deste estudo. Os dados resultantes revelaram informações interessantes sobre os níveis de ansiedade presentes entre alunos espanhóis de EFL. Embora níveis relativamente elevados de ansiedade na fala tenham sido identificados, níveis ligeiramente mais baixos de ansiedade na escuta associada com correção de erro, por outro lado, também foram encontrados. Mais especificamente, os resultados sugeriram que o nível de ansiedade na escuta parece aumentar ligeiramente quando a correção de erros é de alguma forma envolvida no processo.

    Resumo em Inglês:

    This research article reports the results of a study designed to measure and analyse Spanish students' perceived anxiety when learning and using EFL inside the classroom. This article first includes a review of the literature on foreign language anxiety. Then it describes the participants of the investigation and the research methodology procedures. This is followed by the presentation and discussion of the results and, finally, the conclusions derived from this study. The resulting data revealed interesting information about the anxiety levels present among Spanish EFL learners. While relatively high levels of speaking anxiety have been identified, somewhat lower levels of listening anxiety associated with error correction, by contrast, have also been found. More specifically, the results suggested that the level of listening anxiety seems to slightly increase when error correction is somehow involved in the process.
  • Uso de tecnologias digitais para o Ensino a Distância da compreensão e produção oral em língua inglesa por computador/WEB Artigos

    Lima, Samuel de Carvalho

    Resumo em Português:

    Considerando o recente panorama de pesquisas que refletem a relação e o compromisso da Linguística Aplicada (LA) com os fenômenos que envolvem o uso das relativamente novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), este trabalho propõe investigar propostas de atividades on-line para a oferta de ensino da compreensão e produção oral em língua inglesa como língua estrangeira mediado por computador/web, tendo em vista o uso das tecnologias digitais que medeiam a realização do ensino. O tratamento dos dados suscitou a elaboração do catálogo de uso e frequência das tecnologias em que os exemplares das propostas de atividades on-line se encontravam ancorados, o que expressa a forma como os educadores integram os recursos digitais em suas práticas pedagógicas.

    Resumo em Inglês:

    Considering the recent landscape of researches that reflect Applied Linguistics (AL) relation and commitment to phenomena that involve the use of relatively new Information and Communication Technology (ICT), this paper develops a study of online proposed activities to the offer of teaching oral comprehension and production in English as a foreign language mediated by the computer/web, in view of the digital technology uses that mediate teaching realization. Data analysis raised the elaboration of the catalog of technology use and frequency, in which the online proposed activity exemplars were anchored, and which expresses how educators integrate digital resources into their teaching practices.
  • O gênero acadêmico em questão: uma análise sociorretórica de resumos de dissertações de mestrado do projeto Teletandem Brasil Artigos

    Zakir, Maisa de Alcântara; Andreu-Funo, Ludmila Belotti

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é investigar o gênero acadêmico resumo de dissertação de mestrado no contexto do projeto de pesquisa Teletandem Brasil: Línguas Estrangeiras para Todos. Tomando como ponto de partida as concepções de gênero textual da perspectiva sociorretórica, foram analisados dez resumos de dissertações de mestrado (um gênero já legitimado) vinculadas ao referido projeto (um contexto relativamente novo). Como resultado da análise, foi depreendida a ocorrência de um fenômeno ora intitulado "diminuição de esforço retórico", que consiste no apagamento de unidades retóricas que justifiquem a validade das pesquisas descritas nos resumos analisados. Entre as contribuições do artigo, podem ser destacadas reflexões pertinentes tanto às comunidades discursivas que sustentam os gêneros acadêmicos quanto aos pesquisadores que aspiram um lugar nesse nicho.

    Resumo em Inglês:

    The goal of this paper is to investigate the academic genre abstract of master's thesis in the context of the research project Teletandem Brasil: foreign languages for all. Taking as starting point the concepts of genre from the social-rhetorical perspective we analyzed ten abstracts of theses (a genre which is already legitimized) related to that project (which is a relatively new context). As a result of the analysis, we noticed the occurrence of a phenomenon that we called "reduction of rhetorical effort", which consists in erasing rhetorical units that justify the validity of the research described in the abstracts analyzed. Among the contributions of this paper, we can highlight relevant reflections not only to the discourse communities that support the academic genre but also to the researchers who aspire to a place in this niche.
  • Linguagem, NTIC e a sala de aula: o que propõem as pesquisas de intervenção Artigos

    Mafra, Núbio Delanne Ferraz; Coscarelli, Carla Viana

    Resumo em Português:

    Desenvolveu-se uma análise de aspectos de linguagem e novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) nas teses e dissertações de caráter interventivo em sala de aula de Língua Portuguesa, produzidas entre 2000 e 2010 nos programas de pós-graduação nacionais de Letras e Linguística. Para este artigo, foram abordadas as concepções de linguagem e de aprendizagem, os blogs de turma e o destaque dado a eles nos estudos, além do perfil e lugar dessas pesquisas de intervenção no âmbito da Linguística Aplicada. Ao final, com base nesses aspectos, procurou-se apresentar não só um balanço da produção no referido período, como também sinalizar desafios para as futuras ações e pesquisas em Linguística Aplicada nesse campo.

    Resumo em Inglês:

    We developed an analysis of linguistic aspects and of how information and communication technology (ICT) was treated in theses and dissertations that deal with interventional research in Portuguese language classes, produced between 2000 and 2012 in national post-graduation programs of Language and Linguistics. We discuss here conceptions of language and learning adopted by the researches, the emphasis they give to class blogs and the features and place of these interventional researches in the scope of Applied Linguistics. Finally, based on these aspects, we tried to present not only a balance of the production in that period, but signaling as well challenges for future actions and research in Applied Linguistics in this field.
  • Transdisciplinaridade na linguística aplicada: um processo de desreterritorialização - um movimento do terceiro espaço Artigos

    Scheifer, Camila Lawson

    Resumo em Português:

    Neste artigo, a noção de transdisciplinaridade no campo da Linguística Aplicada é discutida à luz das noções de terceiro espaço e desreterritorialização, em uma tentativa de desenvolver um projeto teórico que não poderia deixar de se propor multiterritorial. Tendo como referência a ideia trazida da Geografia de que todo processo de desterritorialização significa uma reterritorialização em novas bases, sugiro que uma transdisciplinaridade plena não é possível. Entretanto, isso não significa que ela não deva ser abordada como uma alternativa epistemológica para lidar com a complexidade do mundo contemporâneo.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, the notion of transdisciplinarity in the field of Applied Linguistics is discussed in light of the notions of third space and dereterritorialization, in an attempt to develop a theoretical project which had no alternative but to be multiterritorial. Based on the idea brought from Geography that every process of deterritorialization means a reterritorialization on new bases, it is stated that a full transdisciplinarity is not possible. However, it does not mean that the transdisciplinarity should not be approached as an epistemological alternative to deal with the complexity of the contemporary world.
  • Repensando os saberes: mudanças nos paradigmas epistemológicos e a formação de professores de língua estrangeira Artigos

    Lopes, Carlos Renato

    Resumo em Português:

    Este artigo propõe investigar o modo como novas formas de se pensar o conhecimento na contemporaneidade, momento de transição entre paradigmas epistemológicos, implicam a necessidade de uma problematização de práticas pedagógicas assentadas em modelos tradicionais de transmissão, reprodução e validação dos saberes. Em particular, discutimos as possíveis implicações que tal problematização traria para a prática dos sujeitos envolvidos na formação de professores de língua estrangeira desenvolvida dentro dos atuais programas de licenciatura do país.

    Resumo em Inglês:

    The article sets out to investigate the ways in which new approaches to knowledge in contemporary times - a moment of transition between epistemological paradigms - give rise to the need for a discussion of pedagogical practices based on traditional models of transmitting, reproducing and validating knowledge(s). In particular, we discuss the possible implications that such problematization might bring for the subjects involved in foreign language teacher education programs in Brazilian universities.
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