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Evasão escolar na educação de jovens e adultos: problematizando o fenômeno com enfoque na cultura escrita

The dropout in the youth and adult education: problematizing the phenomenon with focus in the written culture

O presente artigo é fruto de um estudo de caso de tipo etnográfico e tem como tema a evasão no universo escolar da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em sua relação com a cultura escrita. Com o estudo, objetiva-se: (1) discutir o problema da evasão em espaços de EJA; (2) compreender em que medida a constituição identitária pode implicar no movimento de permanência/evasão no/do espaço escolar; (3) estabelecer relações possíveis entre as práticas de letramento e esse movimento; e (4) refletir sobre a aproximação da condição de insider ou de outsider por parte dos estudantes no espaço escolar e as implicações para a evasão. O estudo defende que o fenômeno da evasão é um complexo construto social, com desdobramentos expressivos no que diz respeito aos aspectos identitários e à construção/ressignificação das práticas de letramento dos alunos, complexidade que não pode ser denegada nos processos de escolarização.

Educação de Jovens e Adultos; evasão escolar; práticas de letramento; constituição identitária


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