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Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 10, Número: 1, Publicado: 2010
  • Carta aos leitores

    Paiva, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e
  • Carta da Editora

    Mello, Heliana
  • Alguns temas polêmicos na disciplina de linguística aplicada

    Schmitz, John Robert

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, examino três temas polêmicos na disciplina de Linguística Aplicada. Argumento, em primeiro lugar, que o desejo de uma definição estável de Linguística Aplicada, de nenhuma forma, tem impedido a pesquisa no âmbito da disciplina. Em segundo lugar, argumento que a "Linguistics Applied" (a linguística do corpus ou a lexicologia) são muito mais abrangentes e sérias do que as práticas "aplicacionistas" (o uso de formalismo, artificialismos e nomenclatura em material didático) que são problemáticos e motivados por interesses comerciais. Em terceiro lugar, argumento que a Linguística Educacional e a Linguística Aplicada têm objetivos de pesquisa que se sobrepõem. No decorrer do trabalho, apresento algumas reservas minhas sobre a Linguística Educacional.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, I look at three polemical issues in Applied Linguistics. I argue, first of all, that the desire for a stable definition of applied linguistics has by no means prevented research in the discipline. Secondly, I contend that the notion or "tradition" of "linguistics applied" (corpus linguistics or lexicography) is broader and more serious than "applicationism" (the use of linguistic formalisms, artificial practices, and terminology) in teaching material that are problematic and motivated by commercial interests. Thirdly, I argue that Educational Linguistics and Applied Linguistics have overlapping research objectives. In the course of the paper, I present some reservations about Educational Linguistics.
  • As abordagens teóricas e os formalismos para o tratamento computacional do significado lexical Artigos

    Di Felippo, Ariani

    Resumo em Português:

    No âmbito do Processamento Automático de Línguas Naturais (PLN), o desenvolvimento de recursos léxico-semânticos é premente. Ao conceber os sistemas de PLN como um exercício de "engenharia da linguagem humana", acredita-se que o desenvolvimento de tais recursos pode ser beneficiado pelos modelos de "representação do conhecimento", desenvolvidos pela Engenharia do Conhecimento. Esses modelos, em particular, fornecem simultaneamente o arcabouço teórico-metodológico e a metalinguagem formal para o tratamento computacional do significado das unidades lexicais. Neste artigo, após a apresentação da concepção linguístico-computacional de léxico, elucidam-se os principais paradigmas de representação do conhecimento, enfatizando a abordagem do significado e a metalinguagem formal vinculadas a cada um deles.

    Resumo em Inglês:

    The development of lexical-semantic resources for natural language processing is urgent. Conceiving the computational systems which process natural languages as an exercise of "human language engineering", the development of such resources can benefit from the "knowledge representation models" provided by Knowledge Engineering. These models provide both the theoretical-methodological premises and the formal metalanguage for the computational treatment of word meaning. In this paper, we first present the linguistic-computational conception of "lexicon". Then, we describe the main knowledge representation paradigms emphasizing the theoretical approach to word meaning and the formalism related to each of them.
  • Recompensa ou punição?: uma investigação sobre orientações motivacionais na aprendizagem de inglês de alunos chineses em Hong Kong

    Wong, Ruth

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta os resultados de um estudo realizado com estudantes chineses do ensino médio, tendo em vista suas orientações motivacionais para aprender inglês. O estudo analisou grupos de estudantes femininos e masculinos, tendo como suporte teórico o conceito de "motivação extrínsica e intrínsica" de Gardner e Lambert (1972). Estes resultados terão implicações pedagógicas significativas, ajudando os educadores a identificar estratégias mais apropriadas para grupos diferentes de estudantes chineses de segunda língua.

    Resumo em Inglês:

    This paper publishes the results of a study of Hong Kong Chinese upper secondary students (Form 4 and Form 6) regarding their motivation orientations for learning English. The study analysed male and females student groups using Gardner and Lambert's (1972) 'extrinsic and intrinsic motivation' theoretical framework in order to elicit the most revealing results from the data. Findings will have meaningful implications for pedagogy, helping educators identify strategies more appropriate to distinct Chinese-speaking second-language student groups.
  • Estratégias de comunicação na aprendizagem de português / espanhol por teletandem Artigos

    Silva-Oyama, Andressa Carvalho

    Resumo em Português:

    O contexto de interação de protótipo teletandem, por meio do aplicativo MSN Messenger, permite o intercâmbio de informação de linguagem em tempo real, pelo uso de voz, texto e imagens (webcam). Foi observado que, por se tratar de um ambiente de troca entre línguas próximas, alguns dos processos de aquisição demonstrados pelos aprendizes se assemelham. No entanto, a língua materna foi o fator de influência para particularidades em relação ao uso de estratégias de comunicação.

    Resumo em Inglês:

    The context of interaction of the teletandem prototype, through the applicative MSN Messenger, allows an interchange of information about language in real time, by the use of voice, text and images (webcam). It was observed that, because it is an environment of exchange between related languages, some of the processes of acquisition demonstrated by the learners are similar to each other. However, the mother tongue was the trigger for particularities in the strategies of communication.
  • Práticas de produção textual no MSN Messenger: ressignificando a escrita colaborativa Artigos

    Pinheiro, Petrilson Alan

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo articular as práticas de escrita escolarese as tecnologias da comunicação e da informação disponibilizadas na Internet, buscando, com isso, possibilitar um repensar e uma redefinição dos modelos de produção textual com os quais a escola ainda opera. Na tentativa de explorar tal relação, propomos a realização de um trabalho que aponte como o uso de alguns gêneros digitais do ciberespaço, como o MSN Messenger, contribuem para a construção de práticas colaborativas de escrita de alunos do ensino médio. Para tanto, tomaremos como base teórica os construtos bakhtinianos de gêneros do discurso e na teoria situada de gênero (ERICKSON, 1997; Yates; Orlikowski; Rennecker, 1997; SHEPHERD; WATTERS, 1999; Devitt, 2000) para dar conta do comportamento dos gêneros digitais. Trata-se de uma pesquisa empírica realizada com dezesseis aprendizes e um professor do ensino médio de uma escola estadual localizada no município de Campinas _ SP. Os alunos criaram um site para a divulgação de um jornal digital e, para produzir os textos que são expostos nesse jornal, eles fazem uso do e-mail e do MSN Messenger. Como proposta de análise multimodal da produção textual desses aprendizes na Internet, tomaremos como base as metafunções semióticas nos níveis apresentacional, orientacional e organizacional, propostas por Lemke (1995, 1998a, 1998b), como dispositivos teórico-analíticos dos dados gerados a partir dos registros dos diversos modos com que os alunos constroem sentidos ao aprenderem e desenvolverem seus textos de forma colaborativa a partir do uso dos gêneros digitais.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is to articulate school writing practices and the new communication and information technology from the Internet, by searching a way of rethinking and redefining the text production patterns with which schools still deal. In order to explore such relationship, we propose a paper which points out how the use of some digital genres from cyberspace, such as the e-mail and the MSN Messenger, contribute to the construction of collaborative writing practices of some secondary school students. To do so, we will be based on Bakhtinian constructs of speech genres and on the Genre Situated Theory (ERICKSON, 1997; Yates; Orlikowski; Rennecker, 1997; SHEPHERD; WATTERS, 1999; Devitt, 2000) to understand what digital genres are and how they behave. It is an empirical research carried out with sixteen students and one teacher from a secondary State school located in the municipality of Campinas _ SP. The students created a website to release a digital newspaper, and, in order to produce texts which shall be exposed in such newspaper, they make use of e-mail, and MSN Messenger. As a resource for a multimodal analysis of the students text productions over the Internet, we will adopt the semiotic metafunctions (presentational, orientational, organizational), displayed by Lemke (1995, 1998a, 1998b), to deal with the data generated by means of the registers of the several ways with which the students construct senses when they learn and develop texts collaboratively through the use of digital genres.
  • Letramento crítico e ensino comunicativo: lacunas e interseções Artigos

    Mattos, Andréa Machado de Almeida; Valério, Kátia Modesto

    Resumo em Português:

    O presente artigo pretende suscitar reflexões acerca dos pontos de contato e de distanciamento entre o ensino comunicativo, abordagem amplamente difundida para o ensino de língua inglesa no Brasil, e o letramento crítico, proposta recentemente feita pelas novas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM). Primeiramente, faremos um levantamento das tradições teóricas que dão origem às duas concepções de ensino, abordando seus principais conceitos. Depois, discutiremos questões que aproximam as duas abordagens, assim como aquelas que tendem a distanciá-las. Ressaltamos que as duas concepções de ensino, embora distintas em várias de suas propostas, não são incompatíveis, mas, sim, complementares. Ofereceremos, por fim, um exemplo de uma atividade integrada que tem por objetivo conciliar os anseios dessas duas concepções.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is to foster reflections on the similarities and differences between the Communicative Approach, a well-known method for English language teaching in Brazil, and Critical Literacy, the latest suggestion made by the new Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM). First, we will address the theoretical traditions that give origin to the two teaching approaches, explaining their main concepts. Then, we will discuss the similarities between the two approaches, as well as their main differences. We claim that the two teaching approaches, however different in their proposals, are not incompatible, but complementary. Finally, we suggest an example of an integrated activity that aims to reconcile the objectives of the two approaches.
  • Vestibular da Unicamp: uma proposta dialógica de redação Artigos

    Maciel, Lucas Vinício de Carvalho

    Resumo em Português:

    Neste artigo, analiso uma dissertação do vestibular da Unicamp, a partir da concepção de "dialogismo" proposta pelos membros do Círculo de Bakhtin. Procuro demonstrar como essa redação pode ser tomada como exemplo dos aspectos dialógicos que regem a linguagem.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, I analyze a Unicamp college entrance exam composition by means of the notion of dialogism proposed by Bakhtin's Circle members. My aim is to show how this composition is able to point the language dialogic aspects.
  • Instrução-focada-na-forma, lingualização e aprendizagem de ILE por aprendizes brasileiros Artigos

    Vidal, Rejane Teixeira

    Resumo em Português:

    Este estudo examina o conceito de lingualização (Swain, 2006) em contexto de instrução-focada-na-forma e o seu papel como uma importante ferramenta a ser utilizada por aprendizes de brasileiros de língua estrangeira, sejam avançados ou de nível elementar, se o objetivo é a precisão linguística. Com o apoio da teoria sociocultural da mente de Vygotsky (1978) e com base nos estudo desenvolvidos por Swain no contexto canadense, assim como nos de Vidal (2003) em contexto brasileiro, ambos com alunos avançados, a investigação mostra como aprendizes brasileiros de língua inglesa de diferentes níveis de proficiência e de diferentes realidades instrucionais se beneficiam com a lingualização _ o processo de se construir significado e moldar conhecimento e experiência por meio da própria língua-alvo. Análise qualitativa de diálogo colaborativo e de feedback corretivo fornecem evidências para a reivindicação. Sugere-se que a instrução-focada-na-forma via reflexão consciente sobre uso de língua parece um recurso pedagógico muito atraente para ajudar aprendizes de ILE a aprender a língua-alvo, assim como a desenvolver sua interlíngua.

    Resumo em Inglês:

    This paper examines the concept of languaging (Swain, 2006) in the context of form-focused instruction and its role as an important tool for Brazilian foreign language learners, both at advanced level and at elementary level, if linguistic precision is the target. Supported by the Vygotskian sociocultural theory of mind (Vygotsky, 1978) and based on studies developed by Swain (2006) in the Canadian context and by Vidal (2003) in the Brazilian scenario, both with advanced learners, the paper shows how Brazilian learners of English of different levels of proficiency and from different instructional realities benefit from languaging _ the process of making meaning and shaping knowledge and experience through target-language use. A qualitative analysis of both collaborative dialogue and corrective feedback provide evidence for the claim. It is suggested that form-focused instruction via conscious reflection on language use seems to be a very attractive pedagogical resource to help learners EFL to develop their interlanguage further as well as it serves language learning
  • Estudos recentes em Linguística Aplicada no Brasil a respeito de livros didáticos de língua estrangeira Artigos

    Silva, Renato Caixeta da

    Resumo em Português:

    Este trabalho focaliza pesquisas brasileiras sobre livros didáticos (LD) de língua estrangeira em Linguística Aplicada. Considera-se o lugar ocupado na área por pesquisas sobre material didático para o ensino de línguas estrangeiras (Coracini, 1999; Fracalanza; Santoro, 1989; Moita Lopes, 1999; dentre outros), e é apresentado um panorama das pesquisas em Linguística Aplicada no Brasil envolvendo o LD de línguas estrangeiras no período de 1998 a 2008, mostrando os temas enfocados mais recentemente nestas pesquisas. Para tal, foram consultadas páginas da internet dos programas de pós-graduação em Linguística Aplicada, Estudos da Linguagem ou Línguas Estrangeiras de universidades brasileiras, bem como revistas especializadas na área, e, por fim, foi considerada a realização do I SILID e II SILID/ISIMAR na PUC-Rio, eventos específicos sobre o LD de línguas. Ao final, são apresentados novos temas e tendências de pesquisas, as implicações de investigações envolvendo LD de línguas estrangeiras e a necessidade de diálogos entre pesquisadores e professores (Kramsch, 1995; Coracini, 1999).

    Resumo em Inglês:

    The focus of this paper is foreign language coursebook studies in Applied Linguistics in Brazil. The role such research plays in the field is considered. (Coracini, 1999; Fracalanza; Santoro, 1989; Moita Lopes, 1999; among others) and an overview of Brazilian studies developed between 1998-2008 is outlined, in an attempt to show the most recent focused themes. In order to do that some websites of Graduate Programs in Applied Linguistics, Language Studies and Foreign Language at Brazilian universities were accessed as well as some journals in the field, and also two specific events on language coursebooks were considered - I SILID and II SILID / I SIMAR at PUC-Rio. We conclude by suggesting new themes and trends for future studies and the need for dialogue between researchers and teachers (Kramsch, 1995; Coracini, 1999)
  • Tensão colaborativa: um modelo discursivo para integrar teoria e prática na formação docente Artigos

    Oliveira, Ana Larissa Adorno Marciotto

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como propósito discutir como professores de língua inglesa (LI), em situação de formação continuada, produziram mudanças contextuais e localmente situadas em suas salas de aula, por meio de uma pesquisa-ação colaborativa. Destaca-se a importância do modelo denominado tensão colaborativa no empreendimento dessas mudanças. Três professoras de escola pública fizeram parte da pesquisa, que ocorreu em duas etapas distintas, em 2004 e em 2006. Os resultados demonstraram que as professoras participantes integraram teoria e prática e produziram heurística. Elas conseguiram também atenuar alguns dos problemas do cotidiano escolar.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at demonstrating how English language (EL) teachers in a continuing education program could produce local and contextual changes in their language classrooms through collaborative action research. The role of collaborative tension, as the process is named here, in the implementation of these changes has been highlighted. Three public school teachers took part in the study in two different stages in 2004 and in 2006.The results have shown that the teachers participating in this research have built the bridge between theory and practice and were thus able to produce heuristics to diminish the problems identified in their classroom routine.
  • Problematizando o estágio supervisionado de inglês Artigos

    Lima, Nilvânia Damas Silva; Pessoa, Rosane Rocha

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou problematizar o estágio supervisionado por meio da identificação de teorias pessoais de quatro professores em formação universitária sobre o ensino de inglês na escola pública. Além disso, procurou-se identificar mudanças em suas teorias pessoais após o estágio supervisionado e o que as deflagraram. Para tanto, utilizaram-se duas entrevistas semiestruturadas e um questionário. Os quatro participantes cursavam o quinto e último ano de Letras na Universidade Federal em Goiás e realizaram o estágio supervisionado na escola pública federal CEPAE/UFG. Os resultados apontaram que os participantes acreditam na eficácia do ensino inglês na escola pública e que o estágio supervisionado realizado em um contexto considerado quase ideal influiu no modo como eles perceberam o ensino de inglês na escola pública.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed at problematizing practicum by means of identifying personal theories of four preservice English teachers about teaching English in public schools. Besides, it was intended to identify changes in their personal theories and what triggered them. Two semi-structured interviews and a questionnaire were used to collect data. The participants were in the fifth and last year of a teacher education course at the Universidade Federal of Goiás and the practicum was conducted in a federal school called CEPAE/UFG. The results showed that the participants believe that it is possible to teach English successfully in public schools. They also show that the practicum, which was conducted in a context considered almost ideal, influenced the trainees' perceptions about teaching in public schools.
  • O professor no espelho: refletindo sobre a leitura de um relatório de estágio na graduação em Letras Artigos

    Fairchild, Thomas

    Resumo em Português:

    Neste artigo defendo que um dos entraves centrais do ensino de Português é a dificuldade de o professor sustentar um discurso específico sobre o seu objeto de especialidade, o que põe em jogo sua própria condição profissional. Contra isso, venho pesquisando a formação de um "discurso profissional docente" através da análise da escrita de alunos de graduação em Letras. Apresento aqui a leitura de um relatório de estágio a partir do conceito de "imagem" proposto por Pêcheux (1969). Problematizo especificamente alguns processos de escrita que parecem favorecer a evasão do sujeito em relação à sua experiência mais do que a construção de conhecimento a partir dela. Nesse caso, em vez de se valer de instrumentos teóricos para analisar dados empíricos, o sujeito adere a explicações laterais ao seu objeto de análise, cujo motor é a ocultação de uma imagem de si. O resultado é uma elaboração que dificilmente se traduz em efeitos de formação, mas antes preserva o caráter leigo de seu discurso sobre o ensino.

    Resumo em Inglês:

    In this paper we defend that one of the main drawbacks in Portuguese first language teaching in Brazil is the teachers' difficulty to sustain a specific discourse about their object of expertise, which in turn puts their professional status at stake. In order to revert this, we have been studying how a "professional teacher's discourse" comes into being by analyzing pieces written by undergraduate students in Languages and Literature. We present here an analysis of an internship report based on the concept of "image" such as proposed by Pêcheux (1969). We discuss particularly writing procedures that favor the subject's evading her own experience more than using it to build new knowledge. In this case, instead of using theoretical instruments, the subject clings to explanations that stand beside her object of analysis, moved by the need to conceal an image she sustains of herself as a teacher. The result is a construction that can hardly push towards any educational improvement, but rather preserves the layman character of her discourse.
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