Acessibilidade / Reportar erro

Práticas de produção textual no MSN Messenger: ressignificando a escrita colaborativa

Text production practices on MSN: redifining collaborative writing

Resumos

Este artigo tem por objetivo articular as práticas de escrita escolarese as tecnologias da comunicação e da informação disponibilizadas na Internet, buscando, com isso, possibilitar um repensar e uma redefinição dos modelos de produção textual com os quais a escola ainda opera. Na tentativa de explorar tal relação, propomos a realização de um trabalho que aponte como o uso de alguns gêneros digitais do ciberespaço, como o MSN Messenger, contribuem para a construção de práticas colaborativas de escrita de alunos do ensino médio. Para tanto, tomaremos como base teórica os construtos bakhtinianos de gêneros do discurso e na teoria situada de gênero (ERICKSON, 1997; Yates; Orlikowski; Rennecker, 1997; SHEPHERD; WATTERS, 1999; Devitt, 2000) para dar conta do comportamento dos gêneros digitais. Trata-se de uma pesquisa empírica realizada com dezesseis aprendizes e um professor do ensino médio de uma escola estadual localizada no município de Campinas _ SP. Os alunos criaram um site para a divulgação de um jornal digital e, para produzir os textos que são expostos nesse jornal, eles fazem uso do e-mail e do MSN Messenger. Como proposta de análise multimodal da produção textual desses aprendizes na Internet, tomaremos como base as metafunções semióticas nos níveis apresentacional, orientacional e organizacional, propostas por Lemke (1995, 1998a, 1998b), como dispositivos teórico-analíticos dos dados gerados a partir dos registros dos diversos modos com que os alunos constroem sentidos ao aprenderem e desenvolverem seus textos de forma colaborativa a partir do uso dos gêneros digitais.

práticas colaborativas de escrita; gêneros digitais; Internet; metafunções semióticas


The objective of this paper is to articulate school writing practices and the new communication and information technology from the Internet, by searching a way of rethinking and redefining the text production patterns with which schools still deal. In order to explore such relationship, we propose a paper which points out how the use of some digital genres from cyberspace, such as the e-mail and the MSN Messenger, contribute to the construction of collaborative writing practices of some secondary school students. To do so, we will be based on Bakhtinian constructs of speech genres and on the Genre Situated Theory (ERICKSON, 1997; Yates; Orlikowski; Rennecker, 1997; SHEPHERD; WATTERS, 1999; Devitt, 2000) to understand what digital genres are and how they behave. It is an empirical research carried out with sixteen students and one teacher from a secondary State school located in the municipality of Campinas _ SP. The students created a website to release a digital newspaper, and, in order to produce texts which shall be exposed in such newspaper, they make use of e-mail, and MSN Messenger. As a resource for a multimodal analysis of the students text productions over the Internet, we will adopt the semiotic metafunctions (presentational, orientational, organizational), displayed by Lemke (1995, 1998a, 1998b), to deal with the data generated by means of the registers of the several ways with which the students construct senses when they learn and develop texts collaboratively through the use of digital genres.

collaborative writing practices; digital genres; Internet; semiotic metafunctions


ARTIGOS

Práticas de produção textual no MSN Messenger: ressignificando a escrita colaborativa

Text production practices on MSN: redifining collaborative writing

Petrilson Alan Pinheiro

UFMS, E-mail: petrilsonpinheiro@yahoo.com.br

RESUMO

Este artigo tem por objetivo articular as práticas de escrita escolarese as tecnologias da comunicação e da informação disponibilizadas na Internet, buscando, com isso, possibilitar um repensar e uma redefinição dos modelos de produção textual com os quais a escola ainda opera. Na tentativa de explorar tal relação, propomos a realização de um trabalho que aponte como o uso de alguns gêneros digitais do ciberespaço, como o MSN Messenger, contribuem para a construção de práticas colaborativas de escrita de alunos do ensino médio. Para tanto, tomaremos como base teórica os construtos bakhtinianos de gêneros do discurso e na teoria situada de gênero (ERICKSON, 1997; Yates; Orlikowski; Rennecker, 1997; SHEPHERD; WATTERS, 1999; Devitt, 2000) para dar conta do comportamento dos gêneros digitais. Trata-se de uma pesquisa empírica realizada com dezesseis aprendizes e um professor do ensino médio de uma escola estadual localizada no município de Campinas _ SP. Os alunos criaram um site para a divulgação de um jornal digital e, para produzir os textos que são expostos nesse jornal, eles fazem uso do e-mail e do MSN Messenger. Como proposta de análise multimodal da produção textual desses aprendizes na Internet, tomaremos como base as metafunções semióticas nos níveis apresentacional, orientacional e organizacional, propostas por Lemke (1995, 1998a, 1998b), como dispositivos teórico-analíticos dos dados gerados a partir dos registros dos diversos modos com que os alunos constroem sentidos ao aprenderem e desenvolverem seus textos de forma colaborativa a partir do uso dos gêneros digitais.

Palavras-chave: práticas colaborativas de escrita, gêneros digitais, Internet, metafunções semióticas.

ABSTRACT

The objective of this paper is to articulate school writing practices and the new communication and information technology from the Internet, by searching a way of rethinking and redefining the text production patterns with which schools still deal. In order to explore such relationship, we propose a paper which points out how the use of some digital genres from cyberspace, such as the e-mail and the MSN Messenger, contribute to the construction of collaborative writing practices of some secondary school students. To do so, we will be based on Bakhtinian constructs of speech genres and on the Genre Situated Theory (ERICKSON, 1997; Yates; Orlikowski; Rennecker, 1997; SHEPHERD; WATTERS, 1999; Devitt, 2000) to understand what digital genres are and how they behave. It is an empirical research carried out with sixteen students and one teacher from a secondary State school located in the municipality of Campinas _ SP. The students created a website to release a digital newspaper, and, in order to produce texts which shall be exposed in such newspaper, they make use of e-mail, and MSN Messenger. As a resource for a multimodal analysis of the students text productions over the Internet, we will adopt the semiotic metafunctions (presentational, orientational, organizational), displayed by Lemke (1995, 1998a, 1998b), to deal with the data generated by means of the registers of the several ways with which the students construct senses when they learn and develop texts collaboratively through the use of digital genres.

Keywords: collaborative writing practices, digital genres, Internet, semiotic metafunctions.

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

Recebido em 03/03/09.

Aprovado em 01/09/09.

  • ALLEN, N. J.; Atkinson, D.; Morgan. What experienced collaborators say about collaborative writing. Journal of Business and Technical Communication p. 70-90, 1997.
  • ASKEHAVE, I.; NIELSEN, A. E. Web-mediated genres: a challenge to traditional genre theory. Working Papers, n. 6, 2004. p. 1-50.
  • BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: M. Bakhtin, Estética da criação verbal, SP: Martins Fontes, 1992. Preferível re-edição de 2003, traduzida por Paulo Bezerra. 1953/ 1979. p. 277-326.
  • BAKHTIN, M.; VOLOSHINOV. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. SP: Hucitec. 1981 [1929]
  • BRAGA, D. B. Hipertexto: questões de produção e de leitura. Estudos Linguísticos XXXIV, p. 756-761, 2005.
  • BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Brasília, 1996.
  • ______. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental Brasília, 1998.
  • ______. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Brasília, 2000.
  • COPE, B.; KALANTZIS, M. (Ed.). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. Londres: Routledge. 1999.
  • Crowston. K. Reproduced and emergent genres of communication on the World-Wide Web 1996. Disponível em: <http://crowston.syr.edu/papers/hicss97.html> . Acesso em: 07 mar. 2008.
  • DEVITT, Amy J. Integrating Rhetorical and Literary Theories of Genre. College English, 62, p. 696-718, 2000.
  • ERICKSON, T. Social interaction on the net: Virtual community as a participatory genre. Thirtieth Hawaii International Conference on System Sciences. Proceedings.. 1997. Disponível em: <www.pliant.org/personal/Tom_Erickson/VC_as_Genre.html>. Acesso em: 11 mar. 2008.
  • FOUCAULT, M. Microfísica do poder Org. e trad. de Roberto Machado. 3. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
  • GRAFF, H. The legacies of Literacy The American Educational Research Association. 1994.
  • HALLIDAY, M.A.K., Language as Social Semiotic: The Social Interpretation of Language and Meaning. Baltimore: University Park Press; London: Edward Arnold, 1978.
  • LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Literacy, Texts and Difference in the Electronic Age. In: Lankshear, C. Changing Literacies Buckingham: Open U. Press. 1997. p. 57-79.
  • LEMKE, J. Textual Politics: discourse and social dynamics. Taylor & Francis. 1995.
  • ______. Analysing verbal data: principles, methods, and problems. In: Tobin, K.; Fraser, B. (Ed.). International Handbook of Science Education London: Kluwer Academic Publishers, p. 1175-1189, 1998a.
  • ______. Metamedia literacy: Transforming meanings and media. In: Reinking, D.; McKenna, M. C.; Labbo, L. D.; Kieffer, R. D. (Ed.). Handbook of literacy and technology: Transformations in a post-typographic world. Mahwah, NJ: Erlbaum. 1998b. p. 283_301. Disponível em: <http://www.schools.ash.org.au/litweb/page500.html>. Acesso em: 19 fev. 2008.
  • MORAES, M.; PAZ-KLAVA, Carolina. Comunidades interativas de aprendizagem Palhoça: UnisulVirtual, 2004.
  • ROJO, R. H. R. O texto como unidade e o gênero como objeto de ensino de Língua Portuguesa. In: TRAVAGLIA, L. C. (Org.). Encontros na Linguagem - Estudos Linguísticos e Literários. 1. ed. Uberlândia, MG: EDUFU, v. único, 2006. p. 51-80.
  • REY, F. L. G. A investigação qualitativa em psicologia: rumos e desafios. III Seminário Interno do Curso de Psicologia da Universidade Católica de Brasília. Anais.. Brasília, 2000.
  • SHEPHERD, M.; WATTERS, C. The Functionality attribute of cybergenres. 32nd Hawaii International Conference on System Sciences. Proceedings.. 2006. Disponível em: <http://www.computer.org/proceedings/hicss/0001/00012/00012007.PDF>. Acesso em: 7 mar. 2008.
  • SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-7330008&lng=pt Acesso em: 7 jul. 2007.
  • YATES, S.J.; SUMMER, T. Digital genres and the new burden of fixity. 30th Hawaii International Conference on System Sciences (HICSS-30), Proceedings.. Maui, HI, IEEE Press, Los Alamitos, CA. 1997.
  • Yates, J.; Orlikowski, W. J.; Rennecker, J. Collaborative genres for collaboration: Genre systems in digital media. Thirtieth Annual Hawaii International Conference on System Sciences (HICSS '97), Proceedings.. Maui, Hawaii, v. VI. 1997. p. 50-59.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Mar 2013
  • Data do Fascículo
    2010

Histórico

  • Aceito
    01 Set 2009
  • Recebido
    03 Mar 2009
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com