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Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 3, Número: 1, Publicado: 2003
  • Carta Ao Editor

    Mello, Heliana
  • O papel da intercalação na reescrita

    Fiad, Raquel Salek; Barros, Juliene da Silva

    Resumo em Português:

    Este trabalho é uma proposta de interpretação das relações entre os parênteses e a reescrita. Nossa hipótese é a de que estes sinais servem para marcar o retorno do sujeito sobre seu texto porque a rescrita é uma atividade metaenunciativa e os parênteses são marcadores de intercalações, fenômenos igualmente metaenunciativos. Essa análise contribuirá tanto para os estudos de reescrita, que se voltam para a compreensão do trabalho do sujeito em fase de aquisição da linguagem escrita, como para um melhor entendimento das intercalações, pois esses fenômenos, parecendo marginais a estudos não-enunciativos, foram relegadas a um estatuto secundário, não se verificando em sua análise o cuidado e o aprofundamento devidos.

    Resumo em Inglês:

    This paper proposes an interpretation of the relation between bracketing and rewriting. Our hypothesis is that rewriting is a metaenunciative activity and bracketing marks intercalations, which are metaenunciative phenomena as well, consequently both are used to mark the return of the subject to the text.
  • A leitura de textos em língua estrangeira "entre" a ideologia, a estrutura da linguagem e o desejo: uma abordagem discursiva

    Gasparini, Edmundo Narracci

    Resumo em Português:

    Buscando explicitar o que seria uma abordagem "discursiva" do ato de ler textos em língua estrangeira, este artigo indica que a interpretação de textos numa língua outra se dá "entre" a estrutura lingüística do texto (que se apresenta como opacidade aos olhos daquele que lê), as determinações sócio-históricas do discurso e a singularidade do leitor. Ao longo de nossa argumentação, tecemos também considerações críticas sobre o que chamamos de "abordagens interativas sobre leitura".

    Resumo em Inglês:

    With the objective of discussing what a "discoursive" approach to foreign language reading would be like, this paper indicates that the interpretation of texts written in a foreign language takes place "among" the linguistic structure of the text (which is essentially opaque to the foreign language reader), the socio-historical determination of discourse and the uniqueness of the reader. We also critically discussed what could be called the "interactive approaches to foreign language reading".
  • Narrativa escolar e publicidade

    Soares, Thereza Maria Zavarese

    Resumo em Português:

    Este artigo vem a apresentar os resultados da pesquisa intitulada Efeitos do filme publicitário na produção de textos de alunos do ensino fundamental. Utilizando como fundamentação teórica a Semiolingüística de Patrick Charaudeau (1992), analisamos 230 textos de alunos da 6ª série. Entre os resultados obtidos destacamos a evidência de que o modo de organização discursiva dos filmes publicitários, narrativo e/ou descritivo, produz efeitos no plano cognitivo que se manifestam na produção textual desses alunos.

    Resumo em Inglês:

    This paper introduces the results of a research entitled "The effects of advertising films in the production of elementary students' texts". Drawing on Patrick Charaudeau's Semiolinguistics (1992), we analyzed 230 texts produced by 6th grade students in elementary school. Our findings suggest that the discursive organization of the films, narrative and / or descriptive, had a bearing on the students' textual production.
  • O desenvolvimento do senso crítico no exercido de identificação e escolha de argumentos

    Silva, Elisabeth Ramos da

    Resumo em Português:

    O desenvolvimento do senso crítico é um dos principais objetivos presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais, já que neles se torna clara a intenção de promover um ensino voltado para a formação de cidadãos. Além disso, o trabalho com a argumentação é considerado fator relevante para o exercício de cidadania. Acreditamos que a prática relativa à identificação ou seleção de argumentos pode ser uma excelente oportunidade para o desenvolvimento do senso crítico, desde que o professor possua alguns referenciais teóricos sobre o assunto e empregue uma metodologia adequada. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é oferecer esclarecimentos teóricos e sugestões práticas de como desenvolver a capacidade crítica do aluno na escolha ou identificação de argumentos na produção de textos.

    Resumo em Inglês:

    The Critical thinking development is one of the main objectives present in the National Curriculum Parameters, as it is clear their intention of promoting teaching which is directed to the construction of citizens. Moreover, the work with argumentation is considered an important factor in the exercise of citizenship. We believe that the practice related to the identification or selection of arguments may be an excellent opportunity for the development of critical sense, if the teacher has some theoretical knowledge about the subject and uses an adequate methodology. Thus, The objective of this paper is to offer theoretical explanations and practical suggestions for the development the students' critical capacity on arguments choice or identification in text production.
  • Investigando o processo psícolingüístíco de tradução: identificação de problemas de tradução e possíveis soluções por meio de estratégias

    Domiciano, Regina Maria Guarnier

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem por objetivo apresentar uma análise parcial do processo psicolingiiístico da tradução de cartas em inglês escritas por George Craig Smith, funcionário da Companhia de Terras Norte Paraná, companhia responsável pela colonização do norte velho do Paraná. O processo psicolingiiístico de tradução pode ser entendido como um conjunto de problemas para os quais o tradutor procura encontrar soluções, através de estratégias. Na primeira fase, para o resgate do processo lingüístico da tradução das cartas foi utilizada a técnica do pensamento em voz alta. Três sujeitos, alunos do Curso de Letras Anglo-Portuguesas, participaram dessa fase da pesquisa. Na segunda fase, foram identificados e analisados os problemas de tradução assim como as estratégias para solucionar os mesmos.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the research was to present a partial analysis of the psycholinguistic process of the translation of letters written by George Craig Smith, an employee of the Companhia de Terras Norte Paraná which was responsible for the colonization of that area. The psycholinguistic process under investigation illustrates the problems of translation for which the learner tries to find solutions for using strategies. The first phase of this research consisted of obtaining the process of translation by applying the think-aloud protocol. Three students, undergraduates majoring in English and Portuguese, were the subjects of this research. During the second phase, the problems of translation, in addition to the strategies applied, were identified and analyzed.
  • O efeito de diferentes métodos de ensino de inglês como língua estrangeira na compreensão de textos em inglês

    Falcão, Ana Almeida; Spinillo, Alina Galvão

    Resumo em Português:

    O estudo examinou a influência de diferentes métodos de ensino de inglês como língua estrangeira na compreensão de textos em inglês. Trinta alunos de inglês falantes nativos do português (12 a 14 anos) foram investigados. Metade da amostra freqüentava cursos de inglês que adotavam uma Abordagem Comunicativa, e a outra metade freqüentava cursos que adotavam uma Abordagem Áudiolingual. A compreensão de textos, em inglês e em português, foi avaliada através da reprodução de um texto lido e perguntas sobre o texto. Apesar de todos os participantes apresentarem níveis semelhantes de compreensão de textos em português, quando compreendiam o texto em inglês, os alunos da Abordagem Comunicativa mostraram níveis mais elaborados de compreensão do que os alunos da Abordagem Áudiolingual. Concluiu-se que o método de ensino desempenha papel importante na compreensão de textos em inglês.

    Resumo em Inglês:

    This study examines whether different methods of teaching a foreign language would have an effect 011 text comprehension in that language. The participants were thirty students, Portuguese native speakers, aged 12-14. Half of them attended schools that adopted the Communicative Approach and the other half attended schools that adopted the Áudiolingual Approach. Text comprehension abilities, in Portuguese and in English, were evaluated in two tasks: reproduction of a text and questions about a text. Although all the students showed similar levels of comprehension when reading Portuguese texts, when it came to understanding English texts, the students in the Áudiolingual Approach program showed more elem entary levels of com prehension than those in the Communicative Approach program.
  • Pensando a escrita como uma prática discursiva: implicações para a pesquisa em LA

    Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de

    Resumo em Português:

    Considerando que os discursos circulantes na escola são portadores de valor, e pensando a língua escrita como espaço de manifestação de práticas discursivas inter e intra subjetivas, pretendemos, neste trabalho, a partir dos conceitos de linguagem/discurso como uma prática social, trilhar um percurso que apresenta sugestões para a pesquisa desta modalidade de língua, com vistas a contribuir para um ensino/aprendizagem da língua escrita, que permita incluir, através da valorização dos mecanismos enunciativos, atividades argumentativas e dialógicas em sala de aula.

    Resumo em Inglês:

    Considering school discourses as signs which carry value, and at the same time, thinking written language as realizations of intra and inter subjective practices, this paper, assuming the conception of language/discourse as a social practice, intends to present suggestions to go beyond on researches about written language, which attempt to contribute, to its teaching and learning process, through the exploration of argumentative and dialogical classroom activities.
  • A leitura oral na escola do mundo contemporâneo: uma prática marginal ou inexistente?

    Oliveira, Adriana Cunha de

    Resumo em Português:

    Este trabalho investigou se a leitura em voz alta ou oral é uma prática marginal ou inexistente nos primeiros anos de escolarização do Ensino Fundamental em duas escolas municipais de Belo Horizonte. Para tanto, os professores, sujeitos da pesquisa, foram submetidos a um pequeno teste, em que, em um quadro, deveriam relacionar como trabalhavam a leitura em sala de aula. Os resultados evidenciaram, pois, que a leitura em voz alta ou oral é uma prática freqüente nos primeiros anos de escolarização. Contrariamente ao que se pensava, revelaram que essa prática é o "carro-chefe" do trabalho dos professores com leitura em sala de aula, pelo menos, até a 4a série. Em vista dos resultados, relacionamos e discutimos algumas hipóteses que pudessem justificá-los, assim como analisamos a concepção de leitura que permeia a prática de leitura dos docentes nas duas escolas investigadas.

    Resumo em Inglês:

    This study investigates whether reading aloud or oral reading is either an off stream or a nonexistent practice in the first years of the primary school in two municipal schools of Belo Horizonte. In order to do that, the teachers, participants of this research, were asked to do a little test: they had to list on a table how they used to teach reading in class. The results showed that reading aloud or oral reading is a frequent practice in the first years of school. Contrary to what we had thought, it was revealed that this practice is the mainstream of reading teaching in class, at least, until the fourth grade. Considering the results, we listed and discussed some hypothesis that could justify the results, and also we analyzed the concept of reading underlying the reading teaching of the participants of the two investigated schools.
  • A avaliação de proficiência em português língua estrangeira: o exame CELPE-Bras

    Dell'Isola, Regina L.P.; Scaramucci, Matilde V. R.; Schlatter, Margarete; Júdice, Norimar

    Resumo em Português:

    Neste artigo apresentamos o perfil do exame de proficiência em Língua Portuguesa, instituído pela Secretaria de Educação Superior (SESu) do MEC, denominado CELPE-Bras. Trata-se da proposta oficial brasileira que permite efetuar exames de Português Língua Estrangeira (PLE) em qualquer parte do mundo, desde que exista um Centro reconhecido e credenciado pelo MEC. O exame, de natureza comunicativa, é uma proposta inovadora. Em nossa exposição, apresentaremos o objetivo, a natureza e o formato do exame; abordaremos os textos selecionados e os níveis de certificação instituídos; trataremos da crescente demanda ao exame e da nossa preocupação com o efeito retroativo do CELPE-Bras no ensino de PLE no Brasil e no exterior.

    Resumo em Inglês:

    In this article we present the Portuguese Proficiency Exam Profile, as established by the Secretary of Higher Education (Secretaria de Educação Superior) of the Ministry of Education, also denominated CELPE-Bras. This is the Brazilian official proposal which will allow Portuguese as a Foreign Language (PFL) exams to be conducted in any part of the world, provided there is a Centre that is acknowledged and accredited by the Ministry of Education of Brazil. The exam, of a communicative nature, is an innovative proposal. In this article, we will present the objective, the nature and the format of the exam. We will also deal with selected portions of texts and the levels of certificates to be issued; we will deal with the growing demand for exams and our concern with CELPE-Bras backwash effect in the teaching of PFL in Brazil and abroad.
  • A dinâmica de produção de conhecimento: teorias e dados, pesquisador e pesquisados

    Motta-Roth, Dèsirée

    Resumo em Português:

    As maneiras de desenhar a prática de pesquisa, de construir um discurso sobre ela e de materializá-la no texto variam de acordo com as culturas locais de cada disciplina acadêmica, seus valores e crenças (Becher, 1981; Swales, 1990; Hyland, 2000). Em áreas duras como a física e a química, tradicionalmente se verificou uma tendência ao consenso (Kuhn, 1970), com fundamentos conceituais e procedimentais acordados entre os membros. A cultura coesa das áreas duras foi vista por Thomas Kuhn como sinal de ciência madura, pois evidenciava argumentos consensuais, verificados, testados, discutidos no coletivo da disciplina ao longo de séculos. As ciências humanas e sociais, por outro lado, têm se caracterizado pelarecência da sua organização enquanto disciplina, pela novidade de seus argumentos e pela pouca amplitude de seu consenso (Rorty, 1991). Essa natureza heterogênea da validação do conhecimento e da caracterização do objeto de estudo é vista, neste trabalho, mais como qualidade a ser saudada do que como defeito a ser excluído. Para estudar um objeto tão complexo e rico como a linguagem humana, a Lingüística Aplicada desenha procedimentos que se socorrem em outras tantas disciplinas limítrofes, como a psicologia (na pesquisa cognitivista), a antropologia (na pesquisa etnográfica) e a sociologia (na pesquisa em análise do discurso). O surgimento de diferentes possibilidades para a prática de pesquisa vem acompanhado de discussões sobre a legitimação dos problemas e procedimentos de pesquisa. Diferentes desenhos demandam, entre outras coisas, perspectivas diversas do pesquisador sobre a linguagem e como estudá-la. Este trabalho examina dois conceitos ligados a a essa questão: a perspectiva ética e a perspectiva êmica, tentando relacioná-las a diferentes modos de investigar a linguagem. Por ser de natureza complexa e rica, a linguagem demanda que acomodemos, na metodologia de pesquisa, uma 'tensão dialética' entre direções opostas. Assim, no processo de investigação, tentamos ancorar os dados no seu contexto de situação e, ao mesmo tempo, relacioná-los ao contexto mais amplo da teoria. Procuramos significação na recorrência de elementos lingüísticos e, ao mesmo tempo, buscamos explicar qualitativamente a natureza desses elementos. Desenvolvemos a habilidade de delimitar e observar um . dado contexto de pesquisa e, ao mesmo tempo, tentamos neutralizar esse olhar de fora, para penetrar nesse contexto e obter um 'olhar de dentro'.
  • CONRAD, Susan ; BIBER, Douglas; LEECH, Geoffrey. Longman Student Grammar o f Spoken and Written English Workbook. Harlow, Essex: Pearson Education Limited , 2002. 140 p.

    Matos, Francisco Gomes de
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