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Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Volume: 3, Número: 2, Publicado: 2003
  • A usabilidade e a elaboração de materiais para o ensino de inglês mediado por computador

    Vetromille-Castro, Rafael

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta implicações para a preparação de materiais para o ensino mediado por computador, constatadas através de uma pesquisa na qual um teste de usabilidade foi aplicado a uma atividade de compreensão textual em inglês como LE. O conceito de usabilidade foi dividido em usabilidade de design - com foco na superfície do material - e usabilidade pedagógica - concentrada na apresentação de feedback e de estratégias de leitura. Cinco alunos iniciantes de inglês leram um texto e responderam a perguntas de compreensão usando a atividade mediada por computador. Esse material fornecia desempenho assistido na forma de dicionário acoplado ao texto, perguntas de compreensão com respostas abertas, e vários tipos de feedback ativados automaticamente. Os dados foram coletados por meio de auto-relato dos sujeitos, observação anotada e questionário pós-teste. Os resultados revelaram que os alunos - através do desempenho assistido - construíram sentido de um texto que estava além de sua competência lingüística.

    Resumo em Inglês:

    This paper reports on an investigation in which usability testing was applied to a computer-mediated reading comprehension task. The concept "usability" was divided into design usability - focusing ont he surface of materials - and instructional usahility - focusing on the presentation of feedback and reading strategies. Five beginning EFL students were selected and asked to read a text and answer comprehension questions using the CALL activity. This activity provided the subjects with assisted performance through an online dictionary, open-answer comprehension questions, and different types of feedback, automatically activated by the system. Data were collected through think aloud protocol, researcher's notes and after-task questionnaire. The results showed that students, through assisted performance, were able to construct meaning from a text that was beyond their linguistic competence. The implications of the study for the preparation of CALL materials are also presented and discussed.
  • Análise automática da resposta do aluno em ambiente virtual

    Leffa, Vilson J.

    Resumo em Português:

    A análise automática da resposta do aluno para questões abertas tem sido muito pouco usada no ensino mediado por computador, não só por restrições teóricas a uma metodologia que às vezes ainda é associada à idéia de instrução programada, mas também por razões práticas, em virtude da sua notória dificuldade de implementação. Este trabalho descreve um sistema de autoria desenvolvido para oferecer ao aluno um ambiente interativo de aprendizagem, desde a análise da resposta até a oferta de estratégias de aprendizagem. O desenvolvimento do sistema foi feito com base em três princípios: (1) da tolerância variável, em que respostas mais e menos corretas são aceitas; (2) da segmentação múltipla, que permite buscar dentro da resposta escrita pelo aluno os segmentos mais pertinentes, e (3) do feedback diversificado, por sua vez subdividido em genérico (informando apenas se a resposta do aluno está correta ou não), situado (identificando as necessidades específicas do aluno) e estratégico (sugerindo pistas para a construção do sentido do texto). A testagem do sistema com professores e alunos sugere que a preparação de atividades que usam um sistema de autoria pode contribuir não só para a melhoria do ensino a distância, mas também para o ensino presencial e para a formação do próprio professor.

    Resumo em Inglês:

    Automatic analysis of student's answers to open questions has been rarely used in computer-mediated teaching, not only for theoretical restrictions to a methodology that is sometimes associated with the idea of programmed instruction, but also for practical reasons, due to its notorious implementational difficulties. This article describes an authoring system that was developed to offer the student an interactive learning environment, including answer analysis and the delivery of learning strategies. The system was developed according to three principles: (1) variable tolerance, in which more and less correct answers are accepted, (2) multiple segmentation, which allows for searching the most relevant elements in the student's written answer, and (3) diversified feedback, itself subdivided into generic feedback (simply tells the students if answer is correct or not), situated feedback (identifies student's specific needs), and strategic feedback (provides hints to help student construct meaning from text). The authoring system was piloted with teachers and students. The main conclusions was that it could contribute not only to improve distance learning but also classroom learning and teacher development.
  • Por que é difícil participar de Chats?

    Collins, Heloísa; Ferreira, Anise; Mazzillo, Tania; Gervai, Solange; Lang, Eduardo; Santi, Lucimar de; Leites, Sonia; Mello Filho, José Carlos

    Resumo em Português:

    O chat é uma ferramenta e um serviço de comunicação síncrona na internet, cuja função educacional apresenta controvérsias nos meios acadêmicos. Possuindo interfaces supostamente intuitivas (salas de bate-papo em web), proporcionam, em tese, um meio fácil de usar e potencialmente rico para fins educacionais. Para testar esse meio, uma sessão de chat foi realizada com fins acadêmicos por estudantes e professores de uma disciplina de pós-graduação. Com seus propósitos aparentemente frustrados, essa sessão foi estudada sob instrumentais teórico-metodológicos diversos, no intuito de analisar, de diferentes ângulos, os obstáculos ao uso educacional do chat e sugerir algumas soluções. Com base nos turnos registrados pela ferramenta, foram analisadas as relações interpessoais e as dificuldades no ritmo da conversação; interações e dificuldades relativas a assimetrias, domínios e desenvolvimento de tópicos; fases da construção de conhecimento, e dificuldades técnico-operacionais. Entre os resultados convergentes das diversas análises, demonstrou-se principalmente o impacto da experiência prévia de uso da ferramenta para o sucesso do uso educacional do chat na evolução dos tópicos, no ritmo da conversação e nos domínios interacionais; também constatou-se o impacto do papel do professor e da experiência prévia nas fases de construção do conhecimento identificadas nos turnos dos alunos. Esses resultados sugerem que, para o chat ser proveitoso do ponto de vista educacional, é necessária uma preparação prévia cuidadosa. Para que a ferramenta possa ser mediadora de aprendizagem, é necessário evitar digressões, manter uma pequena variedade de tópicos e, portanto, um foco mais definido no tema programado para a discussão. Igualmente cuidadosa deve ser a mediação do professor para incentivar as problematizações e as sínteses, além de garantir, mediante o apoio aos turnos dos alunos menos experientes, que todos contribuam com informação nova.

    Resumo em Inglês:

    The chat is a tool as well as a service for synchronous communication on the Internet and has been raising controversy among academics. Because its interface apparently allows for intuitive use (derived from web chats), chats are believed to be easy and good to use in educational settings. To test the tool, an academic chat session was planned by students and teachers of a subject in a post-graduate program. The session was thought to have failed to meet its goals and was then taken up for study from different theoretical-methodological view points so that it was possible to account for the reasons that might have originated the sensation of failure. The study focused on interpersonal relations, difficulties to follow the rhythm of conversation, difficulties related to asymmetry among participants, difficulties due to unpredictable development of topics, phases of knowledge construction and operational difficulties. Among results derived from the analyses, it was possible to demonstrate the impact of previous experience in the educational use of chat on the development of topics, conversational rhythm and interaction. It was also possible to reveal the impact of teacher's role and previous experience on the phases of knowledge construction identified in students' conversational turns. Results suggest that successful educational chats require careful preparation so that there is little digression, topic maintenance and clear focus on discussion topics. Teacher mediation must be equally careful so that incentive is given to problem raising and synthesis besides support to inexperienced students so that they have their share in the contribution with new information.
  • Telecolaboração e divergência em uma experiência de aprendizagem de português e inglês como línguas estrangeiras

    Souza, Ricardo Augusto de

    Resumo em Português:

    Este artigo propõe que um dos desafios encontrados por aprendizes de línguas, engajados com projetos de telecolaboração mediada pelo computador, diz respeito ao manejo das divergências entre seus próprios contextos de aprendizagem e os de seus colaboradores. Esse argumento será ilustrado por meio do relato de uma experiência de aprendizagem de português-inglês desenvolvida segundo os parâmetros de uma pedagogia da aprendizagem de línguas, mediada pelo computador denominada "aprendizagem em tandem". Na análise, será proposto que diferenças macrossociais entre o ensino de língua portuguesa na Austrália e o ensino de inglês no Brasil tenham sido insidiosas nos resultados do trabalho de telecolaboração.

    Resumo em Inglês:

    This paper argues that one of the challenges facing language learners working in telecollaborative computer-mediated projects is dealing with the divergences they will find between their collaborators learning contexts and their own. This point will be illustrated through a report of a portuguese-english language learning experience developed within the frame of a computer-assisted language learning pedagogy referred to as "tandem learning". In the analysis, it will be argued that macro-social differences between the teaching of Portuguese in Australia and the teaching of English in Brazil had an impact in the outcomes of the telecollaborative endeavour.
  • Percepções de alunos de LE sobre tarefas de enfoque gramatical realizadas on-line

    Oliveira, Roberval Araujo de

    Resumo em Português:

    A Comunicação Mediada por Computador (CMC) tem trazido diversos benefícios para o processo de ensino/aprendizagem de línguas. A literatura que versa sobre o tema, no entanto, pouco tem dado atenção às reações e percepção dos aprendizes sobre a introdução da CMC à sala de aula de línguas. Nosso estudo busca investigar como um grupo de alunos de um curso semipresencial de ILE perceberam e reagiram a uma atividade de enfoque gramatical baseado na WWW.

    Resumo em Inglês:

    CMC has promoted numerous benefits to the language learning process. The literature on this theme, however, has paid little attention to what students have to say about their own reactions to the introduction of CMC to the FL classroom. Our study attempts to investigate how a group of students in an online writing course perceived and reacted to a web-based grammar activity.
  • Virtual Classrooms in Brazil: teachers' difficulties and anxieties towards technology in language learning

    Mattos, Andréa Machado de Almeida

    Resumo em Português:

    Atualmente, muitos pesquisadores têm promovido entusiasticamente as vantagens de se introduzir tecnologia na sala de aula de língua estrangeira (LE), mas poucos têm-se preocupado com os problemas e as ansiedades que resultam de mudanças numa cultura tão antiga quanto a da sala de aula de LE. Este trabalho visa a discutir os problemas enfrentados por professores que trabalham com tecnologia em suas salas de aula de língua. A pesquisa foi baseada em estudos teóricos e empíricos tanto na área de ensino mediado por computador quanto no campo de desenvolvimento de professores. O objetivo principal deste trabalho é, assim, obter um entendimento global das ansiedades do professor em relação ao ambiente virtual de aprendizagem de língua. Os dados foram coletados mediante entrevistas com os professores informantes, levando a uma análise qualitativa dos resultados.

    Resumo em Inglês:

    Many researchers, nowadays, have been enthusiastic in promoting the advantages of introducing technology in the language classroom, but few have been worried with the problems and anxieties that result from changes in a long-lasting culture such as the culture of language learning. This paper aims at discussing the problems faced by teachers who have been working with technology in their language classrooms. The research design was based on theoretical and empirical studies both in the areas of Computer Assisted Language Learning and Teacher Development. The main objective of this paper is, thus, to achieve a global understanding of the teachers' anxieties in relation to the virtual environment of language learning. Data was gathered through interviews with the teachers, leading to a qualitative analysis of the findings.
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