Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 21, Número: 2-3, Publicado: 1997
  • PRIMÓRDIOS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESCOLAS MÉDICAS (ABEM) Editorial

    Di Dio, Liberato J. A.
  • Desenvolvimento e Uso de Medida do Trabalho em Grupo na Aprendizagem Cooperativa Medida do Trabalho em Grupo Artigo Original

    Sobral, Dejano T.

    Resumo em Português:

    Resumo: Apresenta-se um estudo de desenvolvimento e de aplicação de escala de condutas de trabalho em grupo. A análise de validação foi empreendida no cenário natural de uma disciplina e mostrou índices aceitáveis de consistência interna e de estabilidade temporal. Uma dimensão de 'liderança cooperativa' foi revelada por análise de fatores. Os resultados da análise de aplicação revelaram que o escore total da escala se relaciona significantemente com medidas de auto-eficácia na cooperação em equipe e de rendimento acadêmico, bem como distingue estudantes com vivências distintas. Outros dados indicam que a dimensão de condutas implicada é uma habilidade transferível, que pode ser reforçada por experiência de tutoria ou treinamento de cooperação. Os achados do estudo sugerem que a escala é um instrumento robusto, simples e útil para avaliação global de habilidades na aprendizagem cooperativa em grupo pequeno e no acompanhamento dos estudantes.

    Resumo em Inglês:

    Summary: This work presents a development study describing the construct properties and application of a scale of group work behaviors (GWB). The validation analysis was undertaken in a naturalistic setting of a course and revealed acceptable internal consistency and temporal stability. A dimension of 'cooperative leadership' was identified by factor analysis. The results of application analysis revealed that the total score is significantly related to both measures of self-efficacy in teamwork and academic achievement, and that it distinguishes students with distinct experiences. Other results indicate that the behavioral dimension is a transferable skill that can be enhanced by training or tutorship experience. The findings suggest that the GWB scale is a robust, simple and useful tool for global assessment of ability in small group cooperative learning and for monitoring of students' personal qualities.
  • Desafio na Psiquiatria: um Ensino Mais Humanístico Artigo Original

    Busnello, Ellis D'Arrigo; Marocco, Paulo; Costa, Bruno Mendonça; Maia, Herberto Edson; Hidalgo, Maria Paz Loayza; Marquardt, A.; Cardoso, Luciana Ambros; Santos, Maurício Silveira; Tavares, Ricardo S.V.

    Resumo em Português:

    Resumo: Tendo sentido a necessidade de suprir algumas deficiências culturais do curso médico da Fundação Faculdade Federal de Clínicas Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA), os professores e monitores da disciplina de Psiquiatria e Psicologia Médica I propuseram profundas alterações cm sua forma e conteúdo. Constituiu-se, assim, um grupo de estudos com o objetivo de construir uma visão mais humana do indivíduo e fugir das técnicas de ensino compartimentalizadas. Considerando ser a Psiquiatria um forte elo entre a Medicina, a Filosofia e a Política, incluiu-se tópicos atuais destes assuntos sob a forma de palestras e mesas redondas. O Ciclo Vital, assunto central da disciplina, será ilustrado com a utilização de filmes além das técnicas didáticas habituais.

    Resumo em Inglês:

    Summary: Feeling the necessity to supply some cultural deficiencies of the FFFCMPA Medical course, the teachers and monitors of Psychiatry and Medical Psychology have propose deep alterations in it shape and content. A study group was made with the aim to improve the students's human view and trying to scape of the compartimentalized teaching techniques. Considering the Psychiatry like a strong link among Medicine, Philosophy and Politics, new actual topics were included into the course. The life Cicle, main topic of the matter, will be show with movies.
  • Diagnóstico Clinico: Dificuldades no Ensino-Aprendizagem Artigo Original

    Skare, Thelma Larocca

    Resumo em Português:

    Resumo: Abordam-se alguns dos obstáculos encontrados pelo professor ao introduzir o aluno no aprendizado do diagnóstico clínico. São discutidas as dificuldades de retenção de conhecimentos do ciclo básico, de transferência do conhecimento adquirido nas diferentes áreas de estudo e da construção do raciocínio. São oferecidos, também, alguns pontos para reflexão sobre a maneira pela qual professor e aluno podem melhorar os resultados obtido5 ao vivenciar esta experiência em sala de aula.

    Resumo em Inglês:

    Summary: In this text, we discuss the main difficulties that a teacher faces when trying to teach medical students to reach a clinical diagnosis. The main issues are: difficulties in retaining knowledge, mainly contents of basic sciences; failure in transferring knowledge from one area to another; difficulty in maintaining a clear reasoning. We offer some advice on how to solve such problems.
  • Formando Médicos da Pessoa - O Resgate das Relações Médico-Paciente e Professor-Aluno Artigo Original

    Cruz, Emirene M. Trevisan Navarro da

    Resumo em Português:

    Resumo: Destaca-se a importância de formar médicos que, tendo a compreensão da unicidade mente­corpo, façam uma leitura mais global do paciente e exerçam a Medicina do homem, não do sintoma. É traçado um paralelo entre a relação médico-paciente e a relação professor-aluno, mostrando a semelhança dos fenômenos que ocorrem em ambas (desigualdade, dependência, cisão, transferência, etc.) e a necessidade de compreendê-los para resgatar a qualidade dessas interações, fator indispensável à adequada formação do profissional médico. Relata-se a preocupação dos educadores médicos contemporâneos com o perfil humanístico do seu produto final e focalizam-se algumas medidas que estão sendo ou podem ser conduzidas pela escola médica comprometida com o exercício da Medicina da pessoa.

    Resumo em Inglês:

    Summary: The author stresses the importance of medical students being prepared for the practice of de Medicine of the Man, not of the symptom. She draws a parallel between the Doctor-Patient and the Teacher-Student relationships showing the occurrence of similar phenomenons in bath, such as inequality, dependence, splitting, transference, etc, proposing that they should be understood in order to attain a better quality of these interactions, this being a crucial step in the making of a good physician. Considering that educators are concerned with the humanistic and ethical aspects of the students education she paints out procedures that are or could be conducted by the lnstitutions in order to prepare doctors for the practice of the Medicine of the Person.
  • O Ensino da Bioestatística na Graduação: uma Experiência Artigo Original

    Alencar, Rubens de

    Resumo em Português:

    Resumo: O autor apresenta sua experiência com um novo método de ensino de Bioestatística utilizado em um Curso de Pós-Graduação em Radiologia. Este método, que se utiliza de um mínimo de matemática, demonstrou ser simples, estimulou a participação dos estudantes na seleção dos temas abordados. Ao final do curso, a avaliação dos estudantes obteve resultados melhores do que os habitualmente observados.

    Resumo em Inglês:

    Summary: The author explains his experience with a new method of teaching biostatistics in one of ours Post-Graduation courses (Radiology). The method, using a minimum of mathematics, proved to be simple, stimulated the participation of the students in the selection of the themes end the final notes were higher than usually.
  • Seminário de Avaliação do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (regime seriado) Comunicação

    Campos, João José Batista de; Alvarenga, Georfrávia Montosa; Ideriha, Nilce Marzolla; Baldy, José Luiz da Silveira

    Resumo em Português:

    Resumo: Considerando-se a necessidade de aprimorar a qualidade do ensino, discutem-se duas questões: a avaliação, enquanto instância de acompanhamento do processo e de identificação das mudanças necessárias, e a reforma curricular. Nesse contexto, foi realizado, em agosto de 1996, o I Seminário de Avaliação do Curso de Medicina - sistema seriado, da Universidade Estadual de Londrina, para avaliação do curso e reflexão sobre a necessidade de reforma curricular. A partir das discussões ocorridas no seminário, foi projetado o perfil do profissional de saúde a ser formado, inserido criticamente na realidade, numa perspectiva humanista. Concluiu-se que, para gestar a organização de uma nova escola, capaz de formar um profissional com perfil projetado, é necessário um posicionamento crítico dos educadores frente às mudanças sócio-econômicas da realidade, bem como o comprometimento de toda a comunidade envolvida na elaboração de seu projeto pedagógico.

    Resumo em Inglês:

    Summary: Taking into consideration the need for teaching quality improvement, two questions are now posed: the evaluation, as a follow-up process and an identification of required changes, and the curricular reform. Within this context, the Ist Seminar for Evaluation of the Medical Teaching - Credit System, State University of Londrina was held in the period of 26-28 august 1996 for an evaluation of the course and a reflection on the need for a curricular reform. From discussions taken during the Seminar; a profile for the health professional was designed and planned to be critically involved with the reality from a humanistic perspective. lt was then concluded that in order to manage the organisation of a new school, which is able to have a professional with said profile, it is necessary to have a critical altitude of educators toward social and economical changes in the reality, as well as a commitment of the community in the involvement with the pedagogical project.
  • A Percepção do Paciente em Relação à Visita Médica num Hospital-Escola: um Estudo Exploratório Comunicação

    Brescia, Sílvia; Quayle, Julieta

    Resumo em Português:

    Resumo A visita médica é importante instrumento didático para o ensino dos estudantes e residentes de Medicina, mas pode ter efeitos negativos sobre os pacientes. Com o objetivo de investigar a percepção dos pacientes sobre a visita médica, foram entrevistados 20 pacientes internados num hospital-escola, por meio de uma entrevista semidirigida. Os dados obtidos mostram que a maioria dos pacientes têm uma percepção positiva da visita médica, mas relatam sentimentos conflitivos em relação à sua ocorrência. Referem dificuldades para compreender o que é dito a respeito de sua doença e sentem-se desinformados e expostos. São feitas sugestões para o melhor aproveitamento da situação de visita médica no hospital, de modo que, sem perder seu caráter didático, ela possa cumprir também um papel mais efetivo na assistência ao paciente.

    Resumo em Inglês:

    Summary: Medical visits are important educational instruments in teaching residents and medical students. The goal of this study was to investigate patients perception about the medical visits. Twenty patients of a university hospital were interviewed according to a semi-structured model, where patients were asked how they felt during the medical visit, its positive and negative aspects, if they understood its content, and what changes they would make in the situation. Data collected point out that the majority of patients have a positive opinion about the medical visits, but show -conflictive feelings towards it. They resent the most the lack of information about their disease and treatment, and the personal exposure during the situation. Suggestions are made in order to improve the assistencial aspect of medical visits, without harming its educational purpose.
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com