Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Educação Médica, Volume: 11, Número: 1, Publicado: 1987
  • CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DOS VALORES, FINALIDADES E OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO MÉDICA Artigo Original

    Santos, Jair de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo: O Autor, após revisão da literatura filosófica, estabelece seus pontos de vista sobre o conceito e natureza dos valores. Situa a importância dos valores para a Educação Médica e define três critérios para escolha: um histórico, um sócio-cultural e outro pragmático. A seguir classifica e descreve os valores que a Educação Médica deve transmitir: 1 - Lógico-epistemológicos: busca de verdade, busca de sabedoria, disciplina mental, capacidade de rever princípios, disposição de descobrir e respeitar fatos novos, estímulo à criatividade; 2 - Valores éticos: beneficência, justiça, liberdade, disciplina, responsabilidade, respeito ao paciente, respeito à vida, participação e compartilhamento de grupos , capacidade de tomar decisões, empatia, honestidade, escrúpulo, moderação, serenidade, humildade; 3 - Valor estético: beleza. Defende que a Educação Médica deva considerar finalidades culturais sócio-econômicas, éticas e políticas, decorrentes dos valores escolhidos. Propõe uma taxionomia de Bloom, considerando os domínios cognitivo, afetivo e psicomotor.

    Resumo em Inglês:

    Summary: The Author, after making a revision of philosophical literature, he establishes his points of view about values concept and nature. After placing the values importance im Medical Education, he establishes three criteria for his choices: one historical, one socio-cultural and another prafmatic. Afterwards be makes a Medical Education values classification and description: 1 - Logic-epistemologis values: truth search, knowledge search, mental discipline, capacity to make principle revision, disposition to discover and to respect new facts, to stimulate creativiness; 2 - Ethics values: goodness, justice, freedom, discipline, responsibility, patient respect, life respect, group participation, to make decisions capacity, honesty, moderation, humility, serenity, scruples; 3 - Esthetic value: beauty. The author defends that Medical Education must consider cultural, socioeconomics, and political finalities, resulting of the chosen values. At last he proposes a toxonomy of medical education objectives, with foundation in the bloom taxonomy, considering the cognitive, affective and psychomotor field of action.
  • DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS E DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDICO Artigo Original

    Gonçalves, Ernesto Lima

    Resumo em Português:

    Resumo: O autor examina conceitualmente a importância de que se revestem dois momentos no processo de ensino-aprendizagem. Inicialmente, o que diz que respeito à definição dos objetivos educacionais, classicamente distinguidos em objetivos cognitivos, psicomotores e afetivos (comportamentais). Em seguida, o que se refere à avaliação que o processo supõe; examina aqui as características, as técnicas e as finalidades de avaliação. Os conceitos desenvolvidos são concretamente examinados, a partir do trabalho desenvolvido de emergências na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Com a colaboração dos integrantes do Grupo de Assessoria Pedagógica da FMUSP, os docentes referidos definiram inicialmente os objetivos educacionais de sua área de ensino; a partir daí prepararam instrumentos de avaliação adequados, sempre levando em consideração as especificidades de cada área. O texto inclui exemplos referentes ao trabalho desenvolvido.
  • A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL INSTRUCIONAL E SUA INFLUÊNCIA NO APRENDIZADO DE ALUNOS DE PEDIATRIA Artigo Original

    Mascaretti, Luiza A.S.; Westphal, Márcia F.; Marcondes, Eduardo; Carvalho, Márcia M. Bardou de

    Resumo em Português:

    Resumo: Os autores apresentam os resultados de uma experiência pedagógica com alunos do Curto de Pediatria Preventiva & Social I do Departamento de Pediatria da faculdade de Medicina da USP. Foi utilizado um manual de orientação (Estudo Dirigido) em relação a cerca de metade dos alunos e foi possível comprovar o melhor desempenho dos alunos que receberam o material instrucional.

    Resumo em Inglês:

    Summary: The results of a pedagogic experience with students of the Preventive and Social Pediatrics Course I of the Department of pediatrics, University of São Paulo School of Medicine, is presented. A Manual of Orientation was used by approximately one half of the students and it was possible to confirm the best performance among those students who received the Manual.
  • AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE ALUNOS DE MEDICINA. MÉTODO REPETITIVO-COMPARATIVO Artigo Original

    Alencar, Rubens de

    Resumo em Português:

    Resumo: O autor procurou verificar a validade de um novo método de avaliação de atividades práticas para estudantes de medicina, sistema que poderíamos chamar de repetitivo-comparativo. Ficou demonstrado que: Os alunos discordaram de si mesmos, quanto a um mesmo ponto, com apenas uma semana de diferença de tempo, entre um e outro laudo; Aparentemente, ao analisarem um mesmo material, sem aviso, pela 2.a vez, melhoram de rendimento; O Professor, de forma indireta, também é automaticamente avaliado.

    Resumo em Inglês:

    Summary: The author tryed a new method of evaluating competence of medical students, giving them a simple and objective material to analyse. Alter a week the same students received the same material and made a new analysis. Both studies were compared with a previously made analysis made by a Professor. The results showed that the students were very incoherent, but probably able to Improve in just a week and became convinced that they were still needing a lot of practice. The Professor who teached that matter confessed to be very surprised and decided to revise his methodology.
  • INTERNATO COMO GRUPO OPERATIVO Artigo Original

    Melo, Nathanael Ribeiro de; Hafner, Ludving; Villar, Francisco Donizeti Esteves; Stefano, Geraldo B. Gentile; Meirelles, Márcio Bertocco

    Resumo em Português:

    Resumo: Os autores relatam sua experiência de quatro anos de internato (alunos de quinto ano) com a dinâmica de grupos operativos: abandonou-se o sistema hierárquico; deu-se ênfase à cultura médica geral; deixou o ensino de ser centrado no residente e a avaliação foi continuada. Houve por parte do departamento um compromisso (uma garantia) de cumprimento dos objetivos a serem alcançados nas áreas cognitiva, psicomotora e afetiva; incentivou-se a criatividade e o juízo crítico. Concluíram que o internato como grupo operativo é a forma mais humana e eficaz para a aprendizagem da medicina.

    Resumo em Inglês:

    Summary: The authors report their four-year of intemship experience (junior students) with the dynamic of operative groups: the hierarchich system was left behind and great emphasis was given to general medical culture; teaching was nor centered around the interns anymore and the evaluation was continued. There was a commitment of the department with the accomplishment of the goals to be achieved in the cognitive, psychomotor and affective areas = a criativeness and critical posture was stimulated. The conclusion was that the intemship is the most human and efficient way to the learning of medicine.
  • PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA E PROFISSIONAL (POPPE), FACULDADE DE MEDICINA DA UFRJ. Artigo Original

    Souza, Ingrid Sieckenius; Barros, Dolores Izabel Martins; Hoirisch, Adolpho

    Resumo em Português:

    Resumo: Objetiva-se com este artigo a divulgação da sistematização do Programa de Orientação Psicopedagógica e Profissional (POPPE) da Faculdade de Medicina da UFRJ. A sistematização do POPPE se fez em razão da problemática identificada entre os alunos, das atividades específicas, preventivas, de desenvolvimento e curativas desenvolvidas para a render à esta problemática e, dos resultados significativamente positivos obtidos quantitativa e qualitativamente.

    Resumo em Inglês:

    Summary: A better medical education can be approached towards the systematization of a program centered on psycho-pedagogic and professional aid implemented at the Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, named as POPPE. The systematization of this program was due to the identification of problems among the students POPPE is a very flexible program in which are included prevention, cure and specific methods for evaluate both, quantitative and qualitative results.
Associação Brasileira de Educação Médica SCN - QD 02 - BL D - Torre A - Salas 1021 e 1023 | Asa Norte, Brasília | DF | CEP: 70712-903, Tel: (61) 3024-9978 / 3024-8013, Fax: +55 21 2260-6662 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbem.abem@gmail.com