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Revista Brasileira de Economia, Volume: 74, Número: 3, Publicado: 2020
  • Uma Contribuição Para as Estimativas de Multiplicadores Fiscais no Brasil: Análise de Intervenção em Modelos VAR Ampliados por Dummies Artigos

    Barros Neto, Gilberto da Silveira; Correia, Fernando Motta

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo apresenta as estimativas de multiplicadores de gastos do governo brasileiro em dois eventos específicos de retração das despesas primárias: no quarto trimestre de 1998 e no primeiro trimestre de 2003. Os multiplicadores foram estimados por uma análise de intervenção em um modelo VAR ampliado por dummies. O método também permitiu estabelecer um evento específico para o choque no PIB no último trimestre de 2008 (crise internacional), permitindo calcular, também, a resposta cíclica da política fiscal. Os multiplicadores dos gastos do governo são positivos, entre $1,53 e $2,75, no impacto. Para cada $1 de queda no produto, ocorre uma deterioração do resultado primário entre $0,4 e $0,5.
  • Octávio Gouvêa de Bulhões e a Revista Brasileira de Economia Artigos

    Curado, Marcelo

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo contribui para a análise do pensamento econômico de Octávio Gouvêa de Bulhões. Analisam-se todos os artigo publicados por Bulhões na Revista Brasileira de Economia (RBE) de 1947 a 1986. A conclusão é que o autor tem um contribuição intelectual rica e diversificada. Esta avaliação contrasta com classificações generalistas de seu trabalho que, apesar de úteis para níveis introdutórios de discussão, não fornecem uma visão acurada e justa de sua contribuição. Bulhões apontou erros e fragilidades de seus contemporâneos e desenvolveu uma agenda de pesquisa que, até hoje, é essencial. Por estas razões, o autor é um dos mais instigantes economistas brasileiros do século XX.
  • Signaling Honesty: Institutional Strength and Voters’ Concern About Corruption in a Model of Electoral Competition Artigos

    Griebeler, Marcelo de C.; Silva, Alexandre R. da

    Resumo em Português:

    Resumo Quando os eleitores se preocupam com a honestidade de seus líderes políticos, políticos office seekers — sejam corruptos ou não — têm fortes incentivos para se comportar como se fossem realmente honestos. Construímos um jogo simples de sinalização no qual o político no poder desconhece a parcela do eleitorado que se preocupa com a corrupção. Nosso modelo explica algumas descobertas recentes da literatura empírica em Economia Política, a saber, que alguns incumbentes implementam políticas anticorrupção no último ano de seus mandatos (durante a campanha pela reeleição) e que os incentivos para adotar tais medidas são mais fortes quando a concorrência pelo cargo é maior. Entre outros determinantes, destacamos como a percepção dos políticos sobre o quanto os eleitores se preocupam com honestidade é crucial em sua escolha. Aplicamos nosso modelo ao cenário político brasileiro e mostramos que nossas previsões são apoiadas por evidências e dados anedóticos. Em particular, podemos explicar a mudança no comportamento dos incumbentes brasileiros após as manifestações de junho de 2013.

    Resumo em Inglês:

    Abstract When voters care about the honesty of their political leaders, office-seeker politicians—whether corrupt or not—have strong incentives to behave as if they were actually honest. We build a simple signaling game in which the politician in power is unaware of the share of the electorate who care about corruption. Our model explains some recent findings of the empirical literature on Political Economy, namely that some incumbents engage in anticorruption policies in the last year of their terms (during campaign for reelection), and that incentives to adopt such measures are stronger when the competition for office is fiercer. Among other determinants, we highlight how politicians’ perception of how much voters care about honesty is crucial in their choice. We apply our model to the Brazilian political scenario and show that our predictions are supported by anecdotal evidence and data. In particular, we can explain the change in the behavior of Brazilian incumbents after the 2013 public revolts.
  • Índice de Motivação Multidimensional e Desempenho Escolar no Brasil Artigos

    Ires, Francisca Naiara; Mariano, Francisca Zilania; Benevides, Alesandra de Araújo

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho pretende criar um Índice de Motivação Multidimensional (IMM) a partir dos dados do PISA 2015, verificar o efeito deste sobre o desempenho escolar e identificar qual das dimensões possui maior impacto na redução do diferencial de notas entre os alunos com melhores e piores condições socioeconômicas. A partir das metodologias de Fuzzy Sets, Balanceamento por Entropia e a decomposição de Oaxaca-Blinder, observou-se que, tanto o IMM como os índices motivacionais dos alunos e professores foram positivos e significativos em relação à proficiência. Ademais, a diferença nas notas entre os grupos reduziu ao ponderar pelo IMM ou pelas dimensões.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work aims to create a Multidimensional Motivation Index (IMM) based on the PISA 2015 data, verify the effect of this on school performance and to identify which of these dimensions has the greatest impact in reducing the grade differential among students with better and worse socioeconomic conditions. From the methodologies of Fuzzy Sets, Entropy Balancing and the Oaxaca-Blinder decomposition, it was observed that both the IMM and the motivational indexes of students and teachers were positive and significant in relation to proficiency. In addition, the difference in the grades between the groups reduced, when weighted by the IMM or the dimensions.
  • Além do PIB per capita: Ensaio sobre medidas de bem-estar para os estados brasileiros Artigos

    Lôbo, Thiago Pereira; Nakabashi, Luciano

    Resumo em Português:

    Resumo Jones e Klenow (2016) propuseram um modelo para medir o bem-estar econômico, que suprisse as deficiências reconhecidas do PIB per capita, usando consumo, lazer e expectativa de vida. Esse método foi replicado para os estados brasileiros e os resultados demonstram que praticamente todas as regiões, em relação ao estado de São Paulo, possuem bem-estar inferior ao representado pela renda por habitante, devido, principalmente, a baixa expectativa de vida. Além disso, o indicador de bem-estar é altamente correlacionado com o PIB per capita e os resultados são robustos quanto a alteração nos parâmetros estruturais, consumo individual, tipo de renda e lazer.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Jones e Klenow (2016) proposed a model to measure economic welfare using data on consumption, leisure and life expectancy in order to meet the well known deficiencies in GDP per capita. This method was replicated for the Brazilian states and the results show that almost all regions have a lower welfare than that represented by per capita income in relation to São Paulo state, mainly due to the low life expectancy. Moreover, the welfare indicator is highly correlated with GDP per capita and the results are robust regarding changes in individual consumption, income measure and leisure.
  • Efeitos de tamanho da sala no desempenho dos alunos: Evidências usando regressões descontínuas no Brasil Artigos

    Matavelli, Ieda Rodrigues; Filho, Naercio Aquino Menezes

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo utiliza a metodologia de regressão descontínua fuzzy, considerando o tamanho da sala predito pela função de Maimonides (Angrist & Lavy, 1999) como instrumento para o tamanho da sala observado, para avaliar o impacto de políticas públicas que estipulem um número máximo de alunos por turma no Brasil. Em particular, foram analisados os efeitos de resoluções e portarias municipal e estadual de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina sobre as notas de alunos do 5º e 9º ano na Prova Brasil 2015. Os resultados mostram que não existam evidências estatisticamente significantes de que o tamanho da sala tenha impacto nas notas dos alunos. As análises de robustez performadas também concluem não haver efeito.

    Resumo em Inglês:

    Abstract As a result of the inversion of the demographic pyramid and the consequent drop in enrollments in basic education in Brazil, a possible public policy is to limit the number of students per classroom. In this context, the main objective of this study is to evaluate the impact of policies that stipulate a maximum number of students per class on students scores in Mathematics and Portuguese of Prova Brasil, using a sample of 5th and 9th grade students from the municipal and state school chains of São Paulo. Fuzzy regression discontinuity design was used to estimate these impacts, using predicted class size by the Maimonides rule (Angrist & Lavy, 1999) as an instrument for the actual class size. Results show that there is no statistically significant evidence that class size has an impact on student grades. Aiming to bring greater external validity, the effect of interest was estimated for the 5th and 9th grade of Minas Gerais and Santa Catarina, and 5th grade São Paulo, obtaining the same conclusion. The robustness analyzes performed also conclude that there is no effect.
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