Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Antropologia, Volume: 65, Número: 2, Publicado: 2022
  • A produção das diferenças e da visibilidade: reflexões sobre música, corpo, política e saberes Editorial

    Almeida, Heloisa Buarque de; Cesarino, Pedro de Niemeyer
  • ReXistências musicais entre arte e política Apresentação Do Dossiê

    Hikiji, Rose Satiko Gitirana; Guerra, Paula; Grunvald, Vi
  • O som da negridade em Apeshit Dossiê

    Gadelha, Kaciano

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo pretende abordar as questões interseccionais no campo das artes e das ciências sociais em torno das categorias raça e gênero, articuladas pelo significante da negridade. Tendo como caso de análise o vídeo da música Apeshit, lançado em 2018, este artigo foca nos regimes de dizibilidade e visibilidade que se manifestam nas estéticas musicais. Nesta discussão, a performance preta opera uma quebra com regimes de (in)visibilidade na sequencialidade instaurada por uma certa narrativa da história da arte. Sonoridade, visualidade e corporalidade traçam um emaranhado sensível em uma performance, na qual se vislumbra problematicamente a reintegração de corpos subalternizados aos espaços que lhe foram negados como espaços da sua excelência. A dimensão performativa do clipe Apeshit permite trabalhar com estratégias de imaginação/criação de mundos que jogam com as ambivalências e os códigos da cultura hegemônica no sentido de traçar rotas e quebras performativas desde uma apropriação e decodificação da dimensão normativa e paródica desses códigos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to address intersectional issues in the field of arts and social sciences around the categories of race and gender articulated by the signifier of “negridade”. Taking as a case of analysis the video of the song Apeshit, released in 2018, this article focuses on the regimes of sayability and visibility that manifest themselves in musical aesthetics. In that discussion, black performance operates a break with regimes of (in)visibility in the sequentiality established by a certain narrative of art history. Sonority, visuality, and corporality trace a sensitive entanglement in a performance, in which one problematically glimpses the reintegration of subalternized bodies to the spaces that were denied to them as spaces of their excellence. The performative dimension of the clip Apeshit allows us to work with strategies of imagination/creation of worlds by minority subjectivities that play with the ambivalences and codes of hegemonic culture in order to trace routes and performative breaks from an appropriation and decoding of the normative and parodic dimension of these codes.
  • Terrorismos e pontes do musicar local: Linn da Quebrada e seu artivismo de reXistência e desidentificação Dossiê

    Grunvald, Vi

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo se insere em um conjunto de elucubrações sobre arte e política que venho realizando ao longo da última década. Diversamente de outras publicações, meu foco aqui é a relação entre música e política ou, antes, o musicar terrorista de uma artista específica, Linn da Quebrada. Interessa-me como esse musicar afeta a construção de uma localidade e é construído mutuamente por ela, criando coalizões que servem de semente para comunidades imaginadas dissidentes que são também comunidades de prática. Posteriormente, utilizo tanto desidentificação, tal como conceituada por José Estebán Muñoz, quanto a noção de reXistência (nossa, política, cotidiana) para refletir sobre algumas motivações inerentes a esse musicar, atentando de que maneira a aproximação entre música e política faz qualquer sentido formalista de estilo musical hesitar. Por fim, em minhas alucinações finais, aciono questões relacionadas à colonialidade do pensamento e dos corpos para pensar que musicar e localidade confluem na criação de esferas públicas éticas e estéticas na qual a lógica dominante do CIStema colonial e necropolítico não é régua comum.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article is part of a set of elaborations on art and politics that I have been carrying out over the last decade. Unlike other publications, my focus here is the relationship between music and politics or, rather, the terrorist musicking of a specific artist, Linn da Quebrada. I am interested in how this musicking affects the construction of a locality and is mutually constructed by it, creating coalitions that serve as seed for imagined dissident communities that are also communities of practice. Subsequently, I use both disidentification, as conceptualized by José Estebán Muñoz, and the notion of reXistence (ours, political, daily) to reflect on some motivations inherent in this musicking, paying attention to how the approximation between music and politics makes any formalist sense of musical style falter. Finally, in my final hallucinations, I bring questions related to the coloniality of thought and bodies to think that musicking and locality converge in the creation of ethical and aesthetic public spheres in which the dominant logic of the necropolitical colonial CIStem is not a common rule.
  • Nordeste, contracultura e Cultura Popular: lugares cognitivos e ficções persistentes na poética de João do Crato Dossiê

    Marques, Roberto

    Resumo em Português:

    RESUMO Ao longo dos quarenta anos de percurso como cantor e ativista, João do Crato valeu-se inúmeras vezes do fato de estar fora do lugar: foi cantor de rock no interior do Ceará nas décadas de 1970 e 1980; sustenta uma performatividade de gênero excessivamente sinuosa para os bairros periféricos onde se apresenta e milita; consegue transitar livremente entre grupos diversos de cultura popular e manifestações próximas às culturas de matrizes africanas na região do Cariri (CE). Apoiados em narrativas do cantor e companheiros(as) de militância, refletiremos sobre deslocamentos efetuados em torno da recepção de marcadores sociais expressos pelo artista. A ação contínua empreendida a partir dos palcos notabiliza a trajetória de João como forma expressiva das vivências no interior do Ceará, ao tempo que modula estereótipos sobre a imobilidade de uma cultura popular autêntica e fixidez das oposições entre masculino e feminino em áreas rurais e periféricas. Ao tratar mundo rural e cultura popular como cenários de diferenças, João potencializa o reconhecimento de um lugar para si e para seu público a partir dos deslocamentos que provoca.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Throughout his forty-year career as singer and activist, on countless occasions, João do Crato has employed the fact of being out of place. He was a rock singer in the interior of Ceará in the 1970s and 80s. He usually presents an exaggeratedly sinuous gender performativity for peripheral neighbourhoods where he militates and performs his music. He moves freely between diverse groups of popular culture and manifestations that embody the cultures of African matrices, in the region of Cariri, Ceará. This research examines João do Crato’s narratives and support from fellow activists to reflect on displacements concerning the reception of social markers expressed by the artist. The continuous action engaged in from the stage distinguishes João’s trajectory as an expressive form of lived experiences in the interior of Ceará, while modulating stereo- types concerning the immobility of an authentic popular culture and the immutability of oppositions between male and female in rural and peripheral areas. By treating the rural world and popular culture as scenarios of differences, João enhances the recognition of a place for himself and his audience based on the displacements he provokes.
  • Barulho! Vamos deixar cantar o Fado Bicha. Cidadania, resistência e política na música popular contemporânea Dossiê

    Guerra, Paula

    Resumo em Português:

    RESUMO Notando a desadequação do entendimento da música como mero fenómeno superficial de uma expressão sociopolítica, mostraremos, neste artigo, como os Fado Bicha enfatizam a importância da performatividade numa improvável resistência fundada no fado. Na verdade, procuramos demonstrar como as performances e as canções do Fado Bicha se assumem como produtores de denúncia e de protesto e, sobretudo, são (re)criadoras de temáticas/problemáticas de género. A sua insurgência manifesta na realidade portuguesa, ao provocar-lhe agitação e mudança pela leitura que dela fazem, constitui-se em elemento integrante de uma identidade coletiva reconfigurada pelo artivismo. Assim, procurou-se romper com o facto de a música, enquanto meio que atinge um elevado número de pessoas a uma escala transglobal, ter sido ainda pouco estudada no seu impacto político, isto é, como instrumento de refutação de hegemonias, de resistência e de articulação de novas alternativas - e, justamente, onde menos se esperava - no fado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Noting the inadequacy of the understanding of music as a mere superficial phenomenon of a sociopolitical expression, the article presents how Fado Bicha emphasizes the importance of performativity in an improbable resistance founded in fado. It seeks to demonstrate how the performances and songs of Fado Bicha assume themselves as producers of denunciation and protest and, above all, as (re)creators of gender themes/problems. Their manifest insurgence in the Portuguese reality is based in provoking agitation and change through their reading of it, as it constitutes an integral element of a collective identity reconfigured by artivism. Thus, we sought to break with the fact that music, as a medium that reaches a large number of people on a trans-global scale, has still been little studied in its political impact, that is, as an instrument of refutation of hegemonies, of resistance and of articulation of new alternatives - and, precisely, where it was least expected - in fado.
  • Gringos, nômades, pretos - políticas do musicar africano em São Paulo Dossiê

    Hikiji, Rose Satiko Gitirana; Chalcraft, Jasper

    Resumo em Português:

    RESUMO Ao acompanhar nos últimos anos músicos africanos recém-chegados ao Brasil, observamos como seu musicar em São Paulo cria um mundo de imaginação e potencialidade política, um espaço para a solidariedade, habitado por entidades africanas e afrodiaspóricas da história passada e presente, de lutas e manifestações artísticas anticoloniais, antiescravistas ou afropolitanas (Mbembe, 2015). Como estes músicos lidam com as políticas raciais e culturais do país? Como o racismo e os movimentos afro-brasileiros os interpelam? Que capitais transculturais (Glick-Schiller e Meinhof, 2011) ou formas de “ação social” (Blacking, 1995) mobilizam para navegar na cena artística brasileira? Como lidam com as instituições culturais e com os movimentos sociais? Ser africano no Brasil seja no palco, no estúdio de gravação, em eventos artivistas ou solidários é sempre um ato de resistência. “Gringos” ou “nômades” estes artistas constituem uma “comunidade musical” (Shelemay, 2011) com quem dialogamos num fazer etnográfico fílmico e compartilhado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Following African musicians who arrived in Brazil in recent years, we observe how their musicking in São Paulo creates a world of imagination and political potential, a space for solidarity, inhabited by African and Afro-diasporic entities from past and present history, of anti-colonial, anti-slavery or Afropolitan struggles and artistic manifestations (Mbembe, 2015). How do these musicians deal with the racial and cultural politics in the country? How do racism and Afro-Brazilian movements challenge them? What transcultural capitals (Glick-Schiller and Meinhof, 2011) or forms of “social action” (Blacking, 1995) are mobilized to navigate the Brazilian art scene? How do they deal with cultural institutions and social movements? Being African in Brazil whether on stage, in the recording studio, in artivist or solidarity events is always an act of resistance. “Gringos” or “nomads” these artists constitute a “musical community” (Shelemay, 2011) with whom we dialogue in a shared and filmic ethnographic making.
  • Sujeitos de sorte: narrativas de esperança em produções artísticas no Brasil recente Dossiê

    Facina, Adriana

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo busca identificar narrativas de esperança produzidas por artistas e grupos culturais que desenvolvem suas atividades tendo como referência cultural as periferias brasileiras. Tais sujeitos periféricos se encontram em um “momento de perigo”, na expressão de Walter Benjamin, ameaçados pelo recrudescimento da violência armada contra a população negra e favelada, pelo aprofundamento da desigualdade econômica, pela destruição das políticas públicas de cultura e pela pandemia de COVID-19. Em tal contexto, esses sujeitos buscam se reinventar para seguir realizando seus trabalhos artísticos e culturais. Essas narrativas de esperança são compreendidas aqui como prática, em diálogo com a linguística aplicada e a antropologia linguística, bem como com a ótica bakhtiniana da linguagem como interação. Este artigo se filia ainda às reflexões antropológicas propostas por Vincent Crapanzano, Arjun Appadurai e outros que vêm se dedicando a configurar uma Antropologia do Futuro e uma Antropologia da Esperança.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This article aims to identify narratives of hope produced by artists and cultural groups that develop their activities having as cultural reference the Brazilian peripheries. Such peripheral subjects find themselves in a "moment of danger", according to Walter Benjamin's expression. They are threatened by the upsurge of armed violence against the black and favela's populations, by the deepening of economic inequality, by the destruction of public policies for culture, and by the pandemic of COVID-19. In this context, these subjects seek to reinvent themselves to continue carrying out their artistic and cultural work. These narratives of hope are understood here as practice, in dialogue with applied linguistics and linguistic anthropology, as well as with the Bakhtinian view of language as interaction. This article is also affiliated to the anthropological reflections proposed by Vincent Crapanzano, Arjun Appadurai, and others who have been dedicated to setting an Anthropology of the Future and an Anthropology of Hope.
  • Escutando com o corpo: sensibilidade, música e corpo numa cena local de dança do ventre Artigo

    Giesbrecht, Erica

    Resumo em Português:

    RESUMO No presente artigo intento mostrar a intrínseca relação entre a percepção musical e a agência corpórea desenvolvida na prática da dança do ventre, lançando mão de instrumental teórico da etnomusicologia e da antropologia. Em seguida, procuro pensar como a experiência de escuta musical na dança do ventre, que envolve o corpo como um todo, se desenvolve e produz efeitos entre as praticantes da dança. Essas reflexões são precedidas por uma breve ponderação que situa os corpos envolvidos numa cena específica - a cidade de São Paulo - demonstrando em que medida essa localização particulariza o processo da dança em comparação a outros lugares do mundo onde é disseminada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article, I intend to show the intrinsic relationship between musical perception and body agency developed in the practice of belly dance, using ethnomusicology and anthropology as theoretical instruments. Then, I try to think about how the experience of listening to music in belly dancing, which involves the body as a whole, develops and produces effects among dance practitioners. These reflections are preceded by a brief reflection that situates the bodies involved in a specific scene - the city of São Paulo - demonstrating the extent to which this location particularizes the dance process in comparison to other places in the world where it is disseminated.
  • Amarrar ressonâncias: considerações sobre desenho e antropologia Artigo

    Lotierzo, Tatiana

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo visa reunir considerações da antropologia sobre o desenho, articulando-as a aprendizagens recebidas em minha experiência de campo com artistas inga, na Colômbia. Primeiramente, apresenta-se um conjunto de autores que têm renovado os usos e compreensões do desenhar na pesquisa em antropologia e/ou autores que consideram as implicações do desenho para seus sujeitos de pesquisa, inclusive por meio de uma discussão das noções de desenho, design, grafismo e imagem, entre outras. Em segundo lugar, apresentam-se considerações de meus interlocutores de pesquisa sobre o desenho. Para finalizar, o artigo levanta algumas questões, a fim de sugerir alcances, efeitos e ressonâncias dessas reflexões para a pesquisa em antropologia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article seeks to bring together anthropological considerations about drawing, in articulation with examples from my own fieldwork with Inga artists in Colombia. Firstly, I present a conjunction of authors who have renewed the uses and understanding of drawing in anthropological research and/or authors who consider the implications of drawing among their subjects, including a discussion on the notions of drawing, design, designs (as graphic inscriptions) and image, among others. Secondly, I present some considerations from my research subjects about drawing. Finally, the article raises some questions in order to suggest the extent, effects and resonances of these thoughts for research in anthropology.
  • Rastros, ruínas e decadência: contribuições para uma antropologia dos arquivos Artigo

    Triana, Bruna

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste ensaio, proponho pensar o arquivo como cidade e a cidade como arquivo. As análises formuladas ao longo desse itinerário de mão-dupla, que permeiam documentos e ruas, embasam-se em três imagens conceituais: rastro, ruína e decadência. A partir de Maputo, capital moçambicana, problematizo meu trabalho de campo mostrando como esse exercício afetivo e epistemológico de “caminhar-pesquisar” envolve um olhar duplicado sobre o arquivo e a cidade. Esse olhar me levou, de um lado, a analisar os meios de controle e de silenciamento que cercam histórias e memórias presentes em ambos os espaços; de outro, a escavar outros sentidos que ameaçam esses mecanismos. Meu argumento é que o arquivo, como a cidade, é um espaço vivo, repleto de tensões, hiatos e ambiguidades. Por isso, é preciso testar os limites de se pensar, conjunta e comparativamente, o arquivo institucional e o arquivo urbano. Com esse olhar duplicado, problematizo os rastros das histórias oficiais e como elas são negociadas e disputadas - em imagens guardadas pelo Estado ou em monumentos escondidos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this essay, I try to think the archive as a city and the city as an archive. The analysis formulated around this two-way itinerary, which permeate both documents and streets, are based on three conceptual images: traces, debris, and decay. From Maputo, capital of Mozambique, I discuss my fieldwork by showing how this affective and epistemological activity of “walking-researching” involves a duplicate gaze over the archive and the city. On the one hand, this gaze has led me to analyze the mechanisms of control and silencing that surround stories and memories in both spaces; on the other hand, to excavate other senses that threaten these mechanisms. My argument is that the archive, like the city, is a living space, full of tensions, gaps, and ambiguities. Therefore, it is necessary to test the limits of thinking, together and comparatively, of the institutional archive and the urban archive. With this duplicated gaze, I problematize the traces of official history and how they are negotiated and disputed - in images kept by the State or in hidden monuments.
  • O feitiço em relação: notas etnográficas sobre agressão e morte numa comunidade Magüta (Alto Solimões - Brasil) Artigo

    Bueno, Maria Isabel Cardozo da Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo aborda as acusações de feitiçaria, bem como as técnicas utilizadas em supostos enfeitiçamentos, num grande aldeamento da etnia Ticuna, autodenominada Magüta (Alto Solimões, Brasil). Será explorada a figura do pajé, yuücü, em seu potencial ambíguo, que pode implicar tanto em cura, quanto em morte. Em seguida, a partir de um momento particular de crise vivenciado no contexto etnográfico, qual seja uma série de mortes por enforcamento ocorridas em um curto período, objetiva-se esboçar uma teia de relações composta por agentes diversos, que podem surgir na tentativa de se encontrar o autor do feitiço. Entra em cena aqui uma “nova” técnica de enfeitiçamento que estaria sendo praticada através de um objeto exógeno, o livro de magia de São Cipriano. Por fim, buscar-se-á avançar em uma reflexão acerca do contexto em que se dão tais acusações de feitiçaria e suas implicações na contemporaneidade ticuna.

    Resumo em Espanhol:

    ABSTRACT Este artículo aborda las acusaciones de brujería, así como las técnicas utilizadas en el supuesto hechizo, en una gran aldea de la etnia ticuna, autodenominada Magüta (Alto Solimões, Brasil). La figura del chamán, yuücü, será explorada en su potencial ambiguo, que puede implicar tanto la curación como la muerte. En seguida, a partir de un momento particular de crisis vivido en el contexto etnográfico - una serie de muertes por ahorcamiento ocurridas en un período corto -, el objetivo es perfilar una trama de relaciones compuesta por diferentes agentes, que pueden surgir en un intento de encontrar al autor del hechizo. Aquí surge una “nueva” técnica de hechizo que se practica a través de un objeto exógeno, el libro mágico de São Cipriano. Finalmente, se intentará reflexionar sobre el contexto en el que se realizan tales acusaciones de brujería y sus implicaciones para los ticuna contemporáneos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article intends to address the accusations of witchcraft, as well as the techniques used in alleged bewitching, in a large village of the Ticuna ethnic group, that identify themselves as Magüta (Alto Solimões, Brazil). The figure of the shaman, yuücü, will be explored in his ambiguity, which can imply both healing and death. Then, having as reference a particular moment of crisis experienced in the ethnographic context, which is a series of deaths by hanging that occurred in a short period, the objective is to outline a web of relationships composed of different agents in attempt to find the author of the spell. Here comes a “new” bewitching technique that was supposedly being practiced through an exogenous object, the São Cipriano magic book. Finally, the aim is to reflect on the context in which such accusations of witchcraft are made and their implications for contemporary Ticuna.
  • “Nosotros no vamos a dejar al Río”: re-existencias de maestras/os indígenas en la lucha por los commons en el norte del Cauca, Colombia Artículo

    Ugalde, Diana Cecilia Rodríguez

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Con el objetivo de analizar las tensiones ontológicas que enfrenta la Educación Propia y las prácticas de re-existencia de las/os maestras/os indígenas frente a grupos de poder de la región norte del Cauca, Colombia, se hace, primero, una lectura cartografiada de las tensiones político-ontológicas del territorio. Posteriormente, se presentan los mecanismos de lucha que realizan las/os maestras/os indígenas por la prevalencia de las ontologías y proyectos de vida de los pueblos. Con este fin, se define el marco referencial desde los aportes de pedagogías otras, anticoloniales y anticapitalistas, además de contribuciones que surgen epistemológica y políticamente desde el giro decolonial, y algunos otros desde la pedagogía crítica. Los datos fueron recabados a través del método etnográfico en una estancia prolongada en el departamento del Cauca, en el año 2017, y fueron sistematizados a través del método propuesto por Bertely (2000) sobre la etnografía educativa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT A cartographic reading of the territory’s political-ontological tensions is first made with the objective to analyze the ontological tensions faced by Self-Education and the practices of re-existence of indigenous teachers facing groups of powers in the northern region of Cauca, Colombia. Subsequently, the mechanisms of struggle carried out by the indigenous teachers are presented for the prevalence of the ontologies and the villages’ life projects. Therefore, the referential framework is defined from other anti-colonial and anti-capitalist pedagogies and contributions that arise epistemo- logically and politically from the decolonial turn and others from critical pedagogy. The data was collected through an ethnographic method during a prolonged stay in the department of Cauca in 2017 and was systematized through the method proposed by Bertely (2000) on educational ethnography.
  • As meninas de hoje em dia: Gênero, geração e (des) afetos em conversas sobre amor e sexo em Cabo Verde Artigo

    Lobo, Andréa

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é pensar as avaliações morais sobre os comportamentos das mulheres jovens e adultas no universo afetivo-conjugal, estando atenta para os complexos processos de transformação e reprodução social. Os dados analisados se assentam em pesquisas realizadas no arquipélago de Cabo Verde com três conjuntos de interlocutores/as, mulheres de meia idade (mães/avós), moças e rapazes. Seus discursos são atravessados por interpretações, análises, julgamentos e acusações mútuas que versam sobre os comportamentos e as condutas femininas. A partir de um diverso material etnográfico, argumento que a base de tais discursos se assenta em grades classificatórias moralizantes que têm continuidade no tempo e no espaço, porém, sendo vivenciadas diferenciadamente pelas “meninas de hoje em dia”.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this article is to think about the moral evaluations about the behavior of young and adult women in the affective and conjugal universe, paying attention to the complex processes of transformation and social reproduction. The data analyzed are based on research carried out in the Cape Verde archipelago with three sets of interlocutors, middle-aged women (mothers/grandmothers), girls and boys. Their speeches are crossed by interpretations, analyses, judgments and mutual accusations that deal with female behavior. Based on diverse ethnographic material, I argue that the core of such discourses is based on moralizing classification grids that have continuity in time and space, however, being experienced differently by these “today's girls”.
  • Ocupações, práxis espacial negra e brancopia: para uma crítica da branquidade nos estudos urbanos paulistas Artigo

    Paterniani, Stella Zagatto

    Resumo em Português:

    RESUMO Baseado em pesquisa etnográfica, este artigo traça a equivocação controlada de trabalhador a partir da crítica da branquidade da economia política da urbanização e nos estudos urbanos paulistas. Além disso, apresenta algumas contribuições para uma produção acadêmica antibranquidade, a partir do reconhecimento das ocupações de prédio e de terra, da circulação de corpos negros na cidade e da prática da imaginação e produção de vida como práxis negra e recusa ao confinamento da brancopia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Based on ethnographic research, this article traces the controlled equivocation of worker from the critique of the whiteness of the political economy of urbanization and urban studies on São Paulo. After that, some contributions to an anti-whiteness academic production are presented, based on the recognition of the occupation of buildings and land, the circulation of black bodies in the city and the practice of imagination and production of life as black praxis and refusal to the confinement of whitopia.
  • “Não dá mais só para cantar” Entrevista

    Matarezio Filho, Edson Tosta
  • Diante da fera: engajamento e escrita etnográfica Resenha

    Goyatá, Julia Vilaça; Rolemberg, Igor
  • Por uma teoria e prática transfeminista interseccional Resenha

    Iazzetti, Brume Dezembro
  • Desejo e desobediência: Horizontes populares feministas de luta na América Latina Resenha

    Brage, Eugenia; Moncau, Gabriela
  • Errata Errata

Universidade de São Paulo - USP Departamento de Antropologia. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. Prédio de Filosofia e Ciências Sociais - Sala 1062. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária. , Cep: 05508-900, São Paulo - SP / Brasil, Tel:+ 55 (11) 3091-3718 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.antropologia.usp@gmail.com