Acessibilidade / Reportar erro
Psico-USF, Volume: 28, Número: 2, Publicado: 2023
  • Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ): Predição do TDAH e TEA em Crianças Artigos

    Chiodi, Sofia Lira; Fabre, Bárbara Dias; Hashimoto, Eduardo de Souza; Lúcio, Patrícia Silva

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo investigou o poder de predição das subescalas do Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ) para o diagnóstico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e transtorno do espectro autista (TEA) na avaliação de pais e professores. Participaram 108 crianças entre 4 e 12 anos (controles n=72) sendo o grupo clínico composto por crianças com diagnóstico psiquiátrico. Análises multivariadas de variância verificaram as similaridades e diferenças entre os grupos nas subescalas e modelos de regressão logística foram testados para analisar o poder de predição. Os grupos clínicos apresentaram dificuldades em todas as subescalas e as crianças com TEA diferiram-se das com TDAH apenas em sintomas emocionais. O comportamento pró-social foi preditivo para os dois transtornos. Especificidades e divergências foram encontradas no poder preditivo das demais subescalas para ambos os grupos e avaliações. Discute-se o potencial do SDQ para auxílio diagnóstico do TDAH e TEA em diferentes contextos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio investigó el poder predictivo de las subescalas del Cuestionario de Capacidades y Dificultades (SDQ) para el diagnóstico de trastorno por déficit de atención con hiperactividad (TDAH) y trastorno del espectro autista (TEA) en la evaluación de padres y profesores. Participaron 108 niños entre 4 y 12 años (controles n = 72), estando el grupo clínico compuesto por niños con diagnóstico psiquiátrico. Los análisis multivariados de varianza verificaron las similitudes y diferencias entre grupos en las subescalas y se generaron modelos de regresión logística para analizar el poder predictivo. Los grupos clínicos tenían dificultades en todas las subescalas y los niños con TEA se diferenciaban de los que tenían TDAH solo en los síntomas emocionales. Se encontraron especificidades y divergencias en el poder predictivo de las otras subescalas tanto para grupos como para evaluaciones. Este estudio indicó el potencial de SDQ para ayudar al diagnóstico de TDAH y TEA en diferentes contextos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study investigated the predictive power of the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) subscales for the diagnosis of attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) and autistic spectrum disorder (ASD) in the evaluation of parents and teachers. Participants were 108 children between 4 and 12 years (controls n = 72) and clinical group presented psychiatric diagnosis. Multivariate analysis of variance verified the similarities and differences between the groups in the subscales, and logistic regression models to analyze the predictive power. Clinical groups presented difficulties in all subscales, and the children with ASD differed from those with ADHD only in emotional problems. Pro-social behavior was predictive for both disorders. Specificities and divergences were found in the predictive power of the other subscales for both groups and evaluators. We discuss the relevance of SDQ to aid diagnosis of ADHD and ASD in different contexts.
  • Cuestionario de Gratitud-20 (G-20): Evidências Psicométricas e Parâmetros de seus Itens no Brasil Artigos

    Medeiros, Emerson Diógenes de; Silva, Paulo Gregório Nascimento da; Medeiros, Paloma Cavalcante Bezerra de; Brito, Rislay Carolinne Silva; Sousa, Kairon Pereira de Araújo; Fonseca, Patrícia Nunes da; Cunha, Laís Renata Lopes da; Freire, Sandra Elisa de Assis

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivou-se explorar os parâmetros psicométricos do Cuestionario de Gratitud por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), utilizando o Modelo de Resposta Graduada. Para tanto, participaram 533 respondentes (M idade = 29,9), a maioria mulheres (67,7%). Inicialmente, checou-se a dimensionalidade da escala, que apoiou uma estrutura quadrifatorial (CFI = 0,99; TLI = 0,99). Os parâmetros dos itens foram realizados separadamente para cada fator, e os resultados indicaram que todos os itens discriminam adequadamente os participantes. Os itens do fator Reconhecimento de Dons exigiram uma maior quantidade de theta para serem completamente endossados e o fator Gratidão Interpessoal demandou menor quantidade de theta para ser a opção de reposta, talvez por ser melhor aceito socialmente. Estima-se que os objetivos do estudo foram alcançados, conhecendo evidências psicométricas de uma medida que avalia a gratidão numa perspectiva mais integradora, recomendando-se o seu uso em possibilidades futuras.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Se objetivó conocer los parámetros psicométricos del Cuestionario de Gratitud por medio de la Teoría de Respuesta al Item (TRI), utilizando el Modelo de Respuesta Graduada. Participaron 533 sujetos (M edad = 29,9), la mayoría mujeres (67,7%). Inicialmente, se verificó las dimensiones de la escala, que apoyó una estructura cuadrifatorial (CFI = 0,99; TLI = 0,99). Los parámetros de los ítems fueron realizados separadamente para cada factor, y los resultados indicaron que los ítems discriminan adecuadamente a los participantes. Los elementos del factor Reconocimiento de Dons requirieron una mayor cantidad de theta para ser completamente endosados y el factor Gratitud Interpersonal demandó menor cantidad de theta para ser la opción de respuesta, tal vez por ser mejor aceptado socialmente. Se estima que los objetivos del estudio se alcanzaron, conociendo evidencias psicométricas de una medida que evalúa la gratitud en una perspectiva más integradora, recomendándose su uso en posibilidades futuras.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this study was to explore the psychometric parameters of the Gratitude Questionnaire through the Item Response Theory (IRT), using the Graduated Response Model. Therefore, 533 respondents participated (Mage = 29.9), mostly women (67.7%). At the beginning, we checked the dimensionality of the scale, which supported a quadratic structure (CFI = 0.99; TLI = 0.99). The parameters of the items were performed separately for each factor, and the results indicated that all items adequately discriminate participants. The items of the Gift Recognition factor required a greater amount of theta to be fully endorsed and the Interpersonal Gratitude factor required less amount of theta to be the answer option, perhaps because it is better accepted socially. It is estimated that the objectives of the study were reached, knowing psychometric evidence of a measure that evaluates gratitude in a more inclusive perspective, recommending its use in future possibilities.
  • Escala de Satisfação com Escolha do Curso: Adaptação e Evidências de Validade Artigos

    Sacramento, Adriana Malheiros; Rodrigues, Gabriel dos Reis; Oliveira, Isabela Menezes; Teixeira, Marco Antônio Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo buscou adaptar e obter evidências de validade da Escala de Satisfação com a Escolha do Curso (ESEC) para uso no contexto brasileiro. Participaram deste estudo 674 estudantes universitários, com idade variando entre 18 e 62 anos (M= 23,18, DP= 5,81). Seis modelos fatoriais unidimensionais foram testados com o objetivo de identificar a solução mais parcimoniosa para o instrumento. Sugere-se uma solução final com quatro itens, ao invés de seis. Análises de TRI foram realizadas e observou-se alta fidedignidade da escala para mensuração de baixos níveis do traço latente. A ESEC esteve significativamente correlacionada com os cinco fatores de personalidade, adaptabilidade de carreira e satisfação com a vida. Indica-se que a ESEC apresenta evidências de validade favoráveis ao seu uso no contexto brasileiro, mas o instrumento identifica melhor indivíduos insatisfeitos com a escolha do curso do que os satisfeitos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio buscó adaptar y obtener evidencia de la validez de la Escala de Satisfacción de Elección de Curso (ESEC) para su uso en el contexto brasileño. Participaron un total de 674 estudiantes universitarios, con edades comprendidas entre los 18 y los 62 años (M = 23,18, DT = 5,81). Se probaron seis modelos factoriales unidimensionales con el fin de identificar la solución más parsimoniosa para el instrumento. Se sugiere una solución final con cuatro elementos en lugar de seis. El modelo de respuesta graduada se aplicó a los ítems que funcionaron bien a niveles bajos del constructo. La ESEC se correlacionó significativamente con los cinco factores de personalidad, adaptabilidad profesional y satisfacción con la vida. Se indica que la ESEC presenta evidencia de validez favorable a su uso en el contexto brasileño, pero el instrumento identifica mejor a los insatisfechos con la elección del curso que a los satisfechos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to adapt and obtain validity evidence for the Academic Major Satisfaction Scale (AMSS) in the Brazilian context. The instrument was tested in 674 college students, with ages ranging from 18 to 62 (M = 23.18, SD = 5.81). Six unidimensional models were tested in order to find the parsimonious solution to the instrument. A four-item final solution is suggested, instead of the original 6-item solution. IRT was applied and it was identified that the AMSS had high reliability in individuals with low levels of latent trait. AMSS was significantly correlated with the big-five personality factors, career adapt-ability and life satisfaction. AMSS presents favorable evidences of validity to the Brazilian context, although the scale is more efficient in identifying students who are unsatisfied rather than satisfied with their college major.
  • Depressão Pós-Parto: evidências do poder preditivo do Apoio Social e Relacionamento Conjugal Papers

    Renner, Anelise Meurer; Azambuja, Carolina Viecili; Martins, Emilly Schuch; Ramos, Gabriela Faraco; Arteche, Adriane Xavier

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo foi avaliar o apoio social e o relacionamento conjugal em mulheres com e sem depressão pós-parto (DPP), investigando a relação entre esses construtos e os impactos positivos e negativos de cada um deles para a DPP. Conduziu-se um estudo transversal com 67 mulheres (32 com depressão e 35 sem depressão) com filhos com idade entre 51 e 77 dias. Os resultados indicaram que mulheres com DPP (avaliadas por meio da EPDS) relataram menor percepção de apoio social e identificaram seus relacionamentos conjugais como mais conflituosos. No modelo hierárquico, variáveis demográficas (idade do bebê e escolaridade materna) e relacionamento conjugal explicaram em parte a variância dos sintomas de DPP. O apoio social não se revelou um preditor significativo no modelo. Entre os avaliados, a qualidade do relacionamento conjugal foi o mais importante para minimizar o risco de desenvolvimento de DPP, sendo um aspecto passível de intervenções por profissionais da saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo fue evaluar el apoyo social y las relaciones maritales en mujeres con y sin depresión posparto (DPP), investigando la relación entre estos constructos y los impactos positivos y negativos de cada uno de ellos a la DPP. Se realizó un estudio transversal con 67 mujeres (32 con depresión y 35 sin depresión) con hijos de entre 51 y 77 días. Los resultados indicaron que las mujeres con DPP (evaluadas a través de la EPDS) presentaron una menor percepción de apoyo social e identificaron sus relaciones maritales como más conflictivas. En el modelo jerárquico, las variables demográficas (edad del bebé y educación materna) y la relación conyugal explicaron una parte de la varianza de los síntomas de la DPP. El apoyo social no resultó ser un predictor significativo en el modelo. Entre los factores evaluados, la calidad de la relación conyugal fue el más importante para minimizar el riesgo de desarrollar DPP, siendo un aspecto sujeto a intervenciones por parte de los profesionales de la salud.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to evaluate social support and marital relationships in women with and without postpartum depression (PND), investigating the relationship between these constructs and the positive and negative impacts of each of them for the PND. A cross-sectional study was conducted with 67 women (32 with depression and 35 without depression) with children aged between 51 and 77 days. The results indicated that women with PND (assessed through the EPDS) had lower scores in perception of social support and identified their marital relationships as more conflicting. In the hierarchical model, demographic variables (baby’s age and maternal education) and marital relationship explained part of the variance of symptoms of PND. Social support did not prove to be a significant predictor in the model. Among the factors evaluated, the quality of the marital relationship was the most important to minimize the risk of developing PND, being an aspect subject to interventions by health professionals.
  • Metanálises em Psicologia: Uma Introdução Conceitual e Prática Artigos

    Lima, Marcos Felipe Rodrigues de; Buratto, Luciano Grüdtner

    Resumo em Português:

    Resumo Metanálise consiste em um conjunto de técnicas estatísticas que visa integrar os resultados de dois ou mais estudos primários. Ela permite produzir estimativas pontuais e intervalares de algum parâmetro populacional, geralmente uma medida de tamanho de efeito. Este artigo tem como objetivo apresentar conceitos fundamentais sobre metanálise e suas aplicações para psicólogos e estudantes de psicologia. O artigo: (1) introduz a lógica da metanálise, seus potenciais e as críticas a ela endereçadas; (2) apresenta dois modelos de metanálise comumente usados por pesquisadores; e (3) aborda dois tópicos importantes para a interpretação correta dos resultados: heterogeneidade e análise de subgrupos. Um exemplo fictício ilustra os conceitos ao longo do artigo. Os Materiais Suplementares contêm equações dos modelos apresentados no texto, resultados comentados de uma síntese metanalítica, código na linguagem R para reproduzir resultados e figuras desse artigo e uma breve lista comentada de fontes adicionais sobre metanálise.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El metanálisis consiste en un conjunto de técnicas estadísticas que tiene como objetivo integrar los resultados de dos o más estudios primarios. Permite producir estimaciones puntuales y de intervalo de algún parámetro de población, generalmente una medida del tamaño del efecto. Este artículo presenta conceptos fundamentales sobre el metanálisis y sus aplicaciones para psicólogos y estudiantes de psicología. El artículo: (1) introduce la lógica del metanálisis, sus potencialidades y las críticas que se le dirigen; (2) presenta dos modelos de metanálisis comúnmente utilizados por los investigadores; y (3) aborda dos temas importantes para la correcta interpretación de los resultados: heterogeneidad y análisis de subgrupos. Un ejemplo ficticio ilustra los conceptos a lo largo del artículo. Los Materiales Suplementarios contienen ecuaciones de los modelos presentados en el texto, resultados comentados de una síntesis metanalítica, código en el lenguaje R para reproducir los resultados y las figuras de este artículo, y una breve lista comentada de fuentes adicionales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Meta-analysis consists of a set of statistical techniques that aims to combine the results of two or more primary studies. It enables the calculation of point and interval estimates of some population parameter, usually a measure of effect size. The aim of this article is to introduce fundamental concepts of meta-analysis and its applications for psychologists and psychology students. The article: (1) introduces the logic of meta-analysis, its uses and common criticisms levied against it; (2) presents two computational models of meta-analysis commonly used by researchers; and (3) addresses two issues associated with the correct interpretation of results from meta-analyses: heterogeneity and subgroup analysis. A worked example illustrates the concepts throughout the article. The Supplementary Materials contain a worked example of the models presented in the text, a script in R language that allows the reader to reproduce the results, and a commented list of additional sources.
  • Uma Revisão sobre Instrumentos de Avaliação do Burnout na Segurança Pública Artigos

    Esteves, Germano Gabriel Lima; Zanini, Daniela Sacramento; Melo, Giulia Veiga de Leite Ribeiro; Pereira Júnior, Sebastião Venâncio; Oliveira, Sérgio Eduardo Silva de; Corrêa, Felipe Minotto; Fonseca, Wladimir Rodrigues da; Nascimento, Thiago Gomes; Barbosa, Lara Letícia Pinto; Macedo, Francisco Guilherme Lima; Faiad, Cristiane

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivou-se mapear os instrumentos utilizados na avaliação da síndrome de Burnout em profissionais da segurança pública, indicando os aspectos psicométricos, amostras e variáveis associadas. Foram selecionados 19 estudos nas bases de dados pesquisadas (PsycINFO, PubMED e Google Scholar). Os resultados indicaram a utilização dos instrumentos MBI-GS, MBI-HSS, BM-S, CBI e CESQT, mas apenas um dos instrumentos apresentou evidência de validade nesse contexto. Constatou-se a associação do Burnout com variáveis pessoais, organizacionais e específicas. A comparação dos estudos e dos índices de Burnout foi limitada devido à falta de padronização. A ausência de evidências de validade e de padronização dos resultados acarreta problemas como a falta de suporte empírico das pontuações e dificuldade na comparação dos estudos. Os dados revelam limitações na avaliação dos níveis de Burnout utilizadas no contexto de segurança pública, uma vez que as medidas não apresentam evidências de validade para esse contexto, indicando a necessidade de pesquisas na área.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo fue mapear los instrumentos utilizados en la evaluación del síndrome de Burnout en profesionales de la seguridad pública, indicando los aspectos psicométricos, muestras y variables asociadas. Se seleccionaron diecinueve estudios de las bases de datos buscadas (PsycINFO, PubMED y Google Scholar). Los resultados indicaron el uso de los instrumentos MBI-GS, MBI-HSS, BM-S, CBI y CESQT, pero solo uno de los instrumentos mostró evidencia de validez en este contexto. El Burnout se encuentra asociado con variables personales, organizacionales y específicas. La comparación de estudios e índices fue limitada debido a la falta de estandarización. La ausencia de evidencia de validez y estandarización de resultados conduce a problemas como la falta de soporte empírico para las puntuaciones y la dificultad para comparar estudios. Los datos revelan limitaciones en la evaluación de los niveles de burnout utilizados en el contexto de la seguridad pública, ya que las medidas no presentan evidencia de validez para este contexto, lo que apunta a la necesidad de realizar investigaciones en el área.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Aimed to map the instruments used in evaluating Burnout syndrome in public security professionals, indicating the psychometric aspects, samples, and associated variables. Nineteen studies were selected from the searched databases (PsycINFO, PubMED and Google Scholar). Results indicated that the instruments MBI-GS, MBI-HSS, BM-S, CBI and CESQT, but only one of the instruments showed evidence of validity in this context. Burnout was associated with personal, organizational, and specific variables. Comparison of studies and Burnout indices was limited due to the lack of standardization. The absence of evidence of validity and standardization of results leads to problems such as the lack of empirical support for the scores and difficulty in comparing studies. The data reveal limitations in the assessment of burnout levels used in the context of public safety, as the measures do not present validity evidence for this context, pointing to the need for research in the area.
  • COVID-19 e vida conjugal: Impactos do distanciamento social na vida a dois Papers

    Rocha, Fabrício; Manara, Kalil Maihub; Wagner, Adriana; Trentini, Clarissa Marceli

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo foi compreender o impacto do distanciamento social durante a pandemia de Covid-19 sobre diversas áreas da vida conjugal. Foi realizado um levantamento online com 1121 brasileiros que residiam com parceiros amorosos e responderam sobre suas práticas de distanciamento social durante a pandemia e aspectos da relação conjugal. A maioria dos participantes não relatou prejuízos nos comportamentos conjugais e 68% não relataram vontade de separação neste período. Porém, regressões logísticas binárias demonstraram que as chances (Odds Ratio) de relatar vontade de separação foram menores para indivíduos com maior tempo de coabitação (OR = 0,998) e maiores quando houve diminuição de comportamentos conjugais positivos (OR = 1,8 - 3,13) e aumento de conflitos e brigas (OR = 6,12 - 6,43). Indicadores de maior confinamento em casa durante a pandemia estiveram associados a chances maiores de relatar vontade de separação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue evaluar el impacto del distanciamiento social en diferentes áreas de la vida conyugal durante la pandemia de Covid-19. 1121 brasileños que vivían con parejas románticas respondieron una encuesta on-line sobre sus prácticas de distanciamiento social durante la pandemia y aspectos de su relación. La mayoría de los participantes no informaron deterioro en el comportamiento marital y el 68% no informó un deseo de separarse durante la pandemia. Sin embargo, las regresiones logísticas binarias mostraron que la razón de probabilidades (Odds Ratio) de informar la voluntad de separarse fue menor para las personas con una cohabitación más prolongada (OR = 0,998) y mayor cuando hubo una disminución en los comportamientos maritales positivos (OR = 1,8 - 3,13) y un aumento en el conflictos y peleas (OR = 6,12 - 6,43). Los indicadores de mayor confinamiento en el hogar durante la pandemia se asociaron con mayores posibilidades de informar un deseo de separarse.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this study was to assess the impact of social distancing on different areas of marital life during the Covid-19 pandemic. 1121 Brazilians, who were living with romantic partners, answered an online survey about their social distancing practices during the pandemic and aspects of their relationship. Most participants did not report impairment in marital behavior and 68% did not report experiencing willingness to divorce during pandemic. However, binary logistic regressions showed that the Odds Ratio of reporting willingness to divorce was lower for individuals with longer cohabitation (OR = 0.998), while higher when there was a decrease in positive marital behaviors (OR = 1.8 - 3.13), and also reported an increase in the conflicts, arguments and fights (OR = 6.12 - 6.43). Indicators of higher confinement at home during the pandemic were associated with higher chances of reporting willingness to divorce.
  • Percepções do Viver com Vaginismo: Estudo por meio do Desenho-Estória com Tema Artigos

    Silva, Ana Carolina de Moraes; Sei, Maíra Bonafé; Vieira, Rebeca Beckner de Almeida Prado

    Resumo em Português:

    Resumo Considerando que experienciar uma disfunção sexual afeta profundamente a autopercepção e a qualidade de vida, este estudo almejou compreender a experiência de viver com vaginismo. Trata-se de uma pesquisa empírica, qualitativa, de caráter exploratório, em que participaram nove mulheres diagnosticadas em algum período da vida com vaginismo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semidirigidas e do procedimento de desenhos-estórias com o tema “Vaginismo”, sendo que, neste trabalho, destaca-se a análise dos desenhos e histórias devido à riqueza deste instrumento. O material foi interpretado em conjunto possibilitando a construção de três categorias temáticas: “Representações: o vaginismo como protagonista”, “O percurso e a história de vida: os diferentes momentos do vaginismo” e “A solidão e os relacionamentos”. Os resultados apontaram para diferentes percepções do vaginismo de acordo com o momento do tratamento, destacando-se a longa duração dos sintomas e o árduo processo de viver com esta disfunção.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Considerando que experiencia una disfunción sexual afecta profundamente la autopercepción y la calidad de vida, este trabajo tiene como objetivo comprender la experiencia de vivir con vaginismo. Se trata de una investigación empírica, cualitativa, exploratoria, en la que participaron nueve mujeres diagnosticadas de vaginismo en algún momento de su vida. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas individuales semidirigidas y aplicación del procedimiento de dibujo-cuento con el tema “Vaginismo”. En este trabajo se destaca el análisis de los dibujos y cuentos por la riqueza de este instrumento. El material fue interpretado en conjunto, posibilitando la construcción de tres categorías temáticas: “Representaciones: el vaginismo como protagonista”, “El curso y la historia de la vida: los diferentes momentos del vaginismo” y “La soledad y las relaciones”. Los resultados apuntaron a diferentes percepciones del vaginismo según el tiempo de tratamiento, destacando la larga duración de los síntomas y el arduo proceso de convivencia con este trastorno.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Considering that sexual dysfunction profoundly affects self-perception and quality of life, this study aims to understand the experience of living with vaginismus. This is an empirical, qualitative, exploratory research, in which nine women diagnosed with vaginismus at some point in their lives participated. Data were collected through individual semi-directed interviews and application of the drawing and story procedure with the theme “Vaginismus”. In this paper, the analysis of the drawings and stories is highlighted due to the richness of this instrument. The material was interpreted together, enabling the construction of three thematic categories: “Representations: vaginismus as a protagonist”, “The course and history of life: the different moments of vaginismus” and “Loneliness and relationships”. The results pointed to different perceptions of vaginismus according to the time of treatment, highlighting the long duration of symptoms and the arduous process of living with this disorder.
  • Recursos psicológicos e burnout estudantil em pré-vestibulandos Papers

    Matos, Fabíola Rodrigues; Andrade, Alexsandro Luiz De

    Resumo em Português:

    Resumo A expectativa de bom desempenho acadêmico cresce gradualmente e desenvolver habilidades para lidar com os desafios do período do vestibular se faz cada vez mais importante. O objetivo deste artigo foi explorar como recursos de adaptabilidade de carreira, capital psicológico e indicadores de saúde mental predizem o Burnout de estudantes. Participaram deste estudo 1398 estudantes que visavam ingressar no ensino superior no ano de 2020, sendo maioria mulher e que pertencia à região sudeste. Os resultados indicaram que a percepção de controle e resiliência favorecem ao estudante a não vivenciar a exaustão, bem como o estresse e depressão favorecem o seu surgimento. Construtos de preocupação, ansiedade, otimismo e resiliência evitam o desengajamento e a depressão colabora para que este esteja presente no dia a dia. A partir disso, os achados desta pesquisa enfatizam a relação existente entre recursos pessoais e bem-estar no ambiente dos estudos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La expectativa de un buen desempeño académico crece gradualmente y el desarrollo de habilidades para enfrentar desafíos del período vestibular es importante. El objetivo del artículo fue explorar cómo recursos de adaptabilidad a la carrera, Capital Psicológico y indicadores de salud mental predicen Burnout de estudiantes. Participaron 1398 estudiantes con objetivo de ingresar a la educación superior en 2020, la mayoría eran mujeres y pertenecían a región sureste. Resultados indicaron que percepción de control y resiliencia favorecen que el alumno no experimente agotamiento, así como el estrés y la depresión favorecen su aparición. Las construcciones de preocupación, ansiedad, optimismo y resiliencia previenen la desconexión y la depresión ayuda a asegurar que esté presente en la vida cotidiana. A partir de esto, los hallazgos de esta investigación enfatizan la relación entre los recursos personales y el bienestar en el ambiente de estudio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The expectations imposed on students to achieve good academic performance have continually increased. This study’s objective was to explore how career adaptability, psychological capital, and mental health indicators predict student burnout. A total of 1,398 students intending to enter higher education in 2020 participated; most were women from the Southeast. The results indicate that perception of control and resilience protects students from exhaustion, while stress and depression favor its emergence. In addition, the concern, anxiety, optimism, and resilience constructs prevent disengagement, while depression facilitates disengagement to be experienced in daily life. These findings reinforce the relationship between personal resources and well-being in the academic environment.
  • Escala de Preconceito Sexual Contra Bissexuais: Evidências de Validade Papers

    Nery, Nathália Nicácio de Freitas; Brito, Tátila Rayane de Sampaio; Mariano, Tailson Evangelista; Bú, Emerson Araújo Do; Pereira, Cicero Roberto

    Resumo em Português:

    Resumo O preconceito sexual contra bissexuais é fortemente presente na sociedade. Entretanto, este fenômeno ainda é pouco estudado, dada a dificuldade em sua mensuração. O presente trabalho teve o objetivo de validar uma versão reduzida da Biphobia Scale para o contexto brasileiro. No primeiro estudo, a Escala de Preconceito Sexual contra Bissexuais (EPSB-br) apresentou uma estrutura unifatorial e uma validade convergente com escalas que mensuram crenças e estereótipos sobre a bissexualidade. O Estudo 2 evidenciou a validade concorrente-discriminante da EPSB-br com a religiosidade, escalas de autoritarismo de direita, orientação à dominância social e sonolência. Por fim, o Estudo 3 demonstrou a validade de critério da EPSB-br a partir de uma manipulação experimental, na qual os participantes assistiram a um vídeo sobre um professor e atribuíram-lhe um salário. A síntese dos resultados mostrou evidências de validade e confiabilidade da EPSB-br, introduzindo uma medida de preconceito contra pessoas bissexuais no Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Lo Prejuicio Sexual contra Bisexuales está muy presente en la sociedad. Sin embargo, es un fenómeno poco estudiado, dada la dificultad de medirlo. Este trabajo buscó validar una versión reducida de la Biphobia Scale para el contexto brasileño. En el primer estudio, la EPSB-br presentó una estructura unifactorial y validez convergente con escalas que miden creencias y estereotipos sobre la bisexualidad. El estudio 2 evidenció la validez concurrente-discriminante de la EPSB-br con escalas de religiosidad, autoritarismo de derecha, orientación al dominio social y somnolencia. Finalmente, el Estudio 3 demostró la validez de criterio de la EPSB-br a través de una manipulación experimental, donde los participantes vieron un video sobre un maestro y le asignaron un salario. La síntesis de los resultados mostró evidencia de validez y confiabilidad de la EPSB-br, introduciendo una medida de prejuicio contra las personas bisexuales en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Sexual prejudice against bisexuals is widespread in society. However, little research has been done on this phenomenon because it is difficult to measure. The aim of the current study was to validate a short version of the Biphobia Scale for the Brazilian context (EPSB-br). In the first study, the EPSB-br showed unifactorial structure and convergent validity with scales measuring beliefs and stereotypes about bisexuality. Study 2 showed the EPSB-br’s convergent-discriminant validity with scales measuring religiosity, right-wing authoritarianism, social dominance orientation, and sleepiness. Finally, Study 3 demonstrated the criterion-related validity of the EPSB-br through an experimental manipulation in which participants watched a video of a pretend teacher and assigned a salary to it. Taken together, these results showed evidence of validity and reliability of the EPSB-br, which introduced a measure of prejudice against bisexual people in Brazil.
  • Avaliação Psicológica no Estado do Maranhão: Cenário Atual e Direções Futuras Artigos

    Sá, Lucas Guimarães Cardoso de; Bastos, Larissa Fook; Oliveira, Anis Settimi de; Duarte, Laura Andrelynne Durans

    Resumo em Português:

    Resumo As últimas duas décadas trouxeram mudanças para o campo da Avaliação Psicológica (AP) no Brasil. Considerando que historicamente o desenvolvimento da Psicologia foi desigual entre as regiões do país, este estudo teve como objetivo investigar as práticas, a formação e o conhecimento de psicólogos maranhenses sobre avaliação psicológica. Participaram 124 psicólogos com registro ativo no Conselho Regional de Psicologia do Maranhão, que responderam a um roteiro estruturado de entrevista elaborado para este estudo. Os resultados mostraram que a maioria afirma realizar AP na sua prática profissional, que entrevista é a técnica mais usada e considerada mais importante para o processo, que há indícios de avanço na formação em AP no estado do Maranhão, mas que permanecem dificuldades em relação à compreensão de conceitos psicométricos e na inserção das práticas de AP no dia a dia do trabalho dos psicólogos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las ultimas dos décadas trajeron cambios para el campo de la Evaluación Psicológica (EP) en Brasil. Considerando que históricamente el desarrollo de la Psicología fue desigual entre las regiones del país, este estudio tuvo como objetivo investigar las prácticas, la formación y el conocimiento de psicólogos del estado de Maranhão sobre evaluación psicológica. Participaron 124 psicólogos con matrícula activa en el Consejo Regional de Psicología de Maranhão, que respondieron a un guión estructurado de entrevista elaborado para este estudio. Los resultados mostraron que: la mayoría afirma realizar EP en su práctica professional; la entrevista es la técnica mas usada y considerada mas importante para el processo; hay indicios de avances en la formación en EP en el estado de Maranhão, pero permanecen dificultades en relación a la comprensión de conceptos psicométricos y en la inserción de las prácticas de EP en el día a día del trabajo de los psicólogos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The field of Psychological Assessment (PA) in Brazil faced changes in the last two decades. Since the development of Psychology has been historically uneven between the regions of the country, this study aimed to assess the practices, academic training, and knowledge of psychologists from the state of Maranhão on psychological assessment. 124 psychologists with active registration in the Regional Council of Psychology of Maranhão participated responding to a structured interview script prepared for this study. The results show that most claim to perform PA in their professional practice; that interview is the most used technique and it is considered the most important for the process; that there are indications of progress in PA training in the state of Maranhão, but some difficulties remain regarding the comprehension of psychometric concepts and the insertion of PA practices in the daily work of psychologists.
  • Escala Socioemocional Bayley e Avaliação de Bebês Prematuros: Uma Revisão Sistemática Papers

    Dias, Greicyani Brarymi; Cruz, Edson Júnior Silva da; Pedroso, Janari da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo A escala Bayley é um dos instrumentos mais utilizados para avaliação do desenvolvimento infantil. O objetivo deste artigo foi realizar uma revisão sistemática sobre a contribuição da escala socioemocional, pertencente à Bayley, na avaliação de crianças prematuras. A revisão seguiu as recomendações PRISMA e foi registrada no PROSPERO. Conforme critérios de inclusão, 19 artigos foram selecionados a partir de bancos de dados eletrônicos. Os resultados indicam índices reduzidos na avaliação da escala para crianças com menor idade gestacional, peso ao nascer e a associação com fatores ambientais, biológicos e clínicos hospitalares. No entanto, não foram encontradas análises entre os eixos que orientam os marcos de desenvolvimento socioemocional, presentes na avaliação Bayley e os resultados do desenvolvimento das crianças prematuras. A escala socioemocional da Bayley e outros métodos de avaliação podem conjuntamente compor um protocolo detalhado e sensível destinado ao cuidado da saúde emocional de crianças nascidas prematuras.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La escala Bayley es uno de los instrumentos más utilizados para la evaluación del desarrollo infantil. El propósito del artículo fue revisar sistemáticamente la contribución de la escala socioemocional de Bayley en la evaluación de bebés prematuros. La revisión siguió las recomendaciones PRISMA y fue registrada en PROSPERO. Según los criterios de inclusión, se seleccionaron 19 artículos de bases de datos electrónicas. Los resultados indican índices reducidos en la evaluación de la escala para niños con menor edad gestacional, peso al nacer asociaciados con factores ambientales, biológicos y clínicos hospitalarios. Sin embargo, no se encontraron análisis entre los ejes que orientan los hitos del desarrollo socioemocional, presentes en la evaluación Bayley, y los resultados del desarrollo de los niños prematuros. La Escala Socioemocional de Bayley y otros métodos de evaluación pueden formar en conjunto un protocolo detallado y sensible para el cuidado de la salud emocional de niños prematuros.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Bayley scale is one of the most widely used instruments for assessing infant development. This article aimed to systematically review the contribution of the Bayley social-emotional scale in the assessment of social-emotional development in preterm infants. This systematic review followed PRISMA guidelines and was registered in PROSPERO. According to the inclusion criteria, 19 articles were selected from electronic databases. The results indicate reduced rates in evaluating the scale for children with lower gestational age, birth weight, and the association with environmental, biological, and hospital clinical factors. However, no analysis was found between the axes that guide the social-emotional development milestones present in the Bayley assessment and the developmental outcomes of preterm children. Bayley’s social-emotional scale and other assessment methods can jointly compose a detailed and sensitive protocol for preterm infants regarding early childhood emotional health care.
  • Estudo documental das notificações de violência sexual contra crianças e adolescentes Papers

    Brasileiro, Tamíris da Costa; Fonseca, Patrícia Nunes da

    Resumo em Português:

    Resumo Buscou-se traçar o perfil das notificações de violência sexual (VS) contra crianças e adolescentes, registrado no Sistema de Vigilância de Violência e Acidentes (VIVA; SINAN/NET) da cidade de João Pessoa, entre 2017 e 2020. O delineamento utilizado foi documental, descritivo e de corte transversal. Foram analisadas 255 notificações. Os resultados demonstraram que as notificações de VS são mais frequentes em pré-adolescentes do sexo feminino e pardas. A maioria das notificações ocorreu uma única vez, em residência domiciliar, com agressor do sexo masculino e namorado da vítima. O tempo entre o episódio e a divulgação do abuso foi maior em adolescentes [t(253) = -2,75, p = 0,001] e o estupro foi mais observado entre meninas (χ2 = 12,305/gl= 4, p = 0,015). Quando a violência ocorreu em residência, observou-se tendência de os episódios se repetirem χ2(30) = 178,74, (p < 0,001). Os casos foram encaminhados para diversas políticas de proteção, no entanto, não se constatou articulação e coordenação entre os órgãos notificadores.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Buscó trazar el perfil de las notificaciones de violencia sexual (VS) contra niñas y niños, registrados en el Sistema de Vigilância de Violência e Acidentes (VIVA; SINAN/NET) en la ciudad de João Pessoa, entre 2017 y 2020. El diseño utilizado fue documental, descriptivo y de corte transversal. Fueran analizados 255 notificaciones. Los resultados demostraron que preadolescente, del sexo femenino y pardas brasileñas fueran mas notificadas. La mayoría de las notificaciones ocurrió una única vez, en la residencia domiciliaria, con el agresor del sexo masculino y novio de la víctima. El tiempo entre el episodio y la divulgación del abuso fue mayor en adolescentes [t(253)=-2,75, p=0,001] y la violación fue mas observado entre niñas (x2=12,305/gl=4, p=0,015). Cuando la violencia ocurrió en la residencia, observó la tendencia de los episodios volvieren a repetirse x2(30)=178,74, (p<0,001). Los casos fueran enviados a diversas políticas de protección, sin embargo, no se constató articulación y coordinación entre los órganos de notificación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study identified characteristics in the notifications related to sexual violence (SV) against girls and boys registered in the Violence and Accidents Monitoring System (VIVA; SINAN/NET) of the city of João Pessoa, between 2017 and 2020. This was a documental, descriptive and cross-sectional study. A total of 255 notifications were analyzed. The data showed that the majority of the notified cases were related to pre-adolescents, of mixed race and female. Most of the notifications reported only one incident. The overall case shows that the abuse took place in the home, with a male abuser, being the victim’s boyfriend. The time that elapsed between the incident and disclosing was longer in the cases of adolescents [t(253)=-2,75, p=.001]; and rapes were more observed against girls (χ2=12.305/df=4, p=.015). There was a tendency for repetition when the rape occurred in the home χ2(30)=178.74, (p<.001). The cases were referred to various protection agencies, however, there was no close collaboration and coordination between the notifying organizations.
  • Representações Sociais de um passado ditatorial e apoio ao autoritarismo no presente Papers

    Mathias, Anderson; Páez, Darío; Techio, Elza; Alzugaray, Carolina; Camargo, Brigido; Moraes, Albert

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo analisou a estrutura das representações sociais de um regime autoritário no Brasil (Regime Militar, 1964-1985), as variáveis associadas ao relato de diferentes emoções sobre esse passado e o apoio a soluções autoritárias no presente. Uma amostra composta por 200 participantes de 18 a 85 anos (M = 31,54; DP = 13,84) respondeu à uma tarefa de associação livre de palavras na qual indicavam três palavras que lhes vinham à mente sobre o Regime Militar. Uma análise prototípica mostrou uma representação crítica como majoritária. Entretanto, foram encontradas representações positivas e um efeito de zona muda (silêncio de opiniões polêmicas). Os participantes também responderam a diversas questões sobre o regime, as emoções que sentiam e o apoio à sua volta. Análises de regressão mostraram diferentes variáveis prevendo emoções positivas e negativas, e que as representações positivas previam fortemente o apoio à uma solução autoritária atual.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio analizó la estructura de las representaciones sociales de un régimen autoritario en Brasil (Régimen Militar, 1964-1985), las variables asociadas al reporte de emociones sobre ese pasado y el apoyo a soluciones autoritarias. Una muestra de 200 participantes de entre 18 y 85 años (M = 31,54; SD = 13,84) respondieron a una tarea de asociación libre en la que indicaron tres palabras que les venían a la mente sobre el Régimen Militar. Un análisis prototípico demostró que la representación crítica es mayoritaria. Sin embargo, se encontraron representaciones positivas y un efecto de zona muda (silencio de opiniones polémicas). Los participantes también respondieron a varias preguntas sobre el régimen, las emociones que sentían y el apoyo a su regreso. Los análisis de regresión mostraron diferentes variables que predecían las emociones positivas y negativas, y que las representaciones positivas predecían el apoyo a una solución autoritaria.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study analyzed the structure of social representations of an authoritarian regime in Brazil (Military Regime, 1964-1985), the variables associated with reporting different emotions about that past, and support for authoritarian solutions in the present. A sample of 200 participants aged 18 to 85 years (M = 31.54; SD = 13.84) responded to a free word association task in which they indicated three words that came to mind about the Military Regime. A prototypical analysis showed a critical representation as the majority. However, positive representations and a mute zone effect (silence of controversial opinions) were found. Participants also answered several questions about the regime, the emotions they feel, and the support for its restoration. Regression analyses showed different variables predicting positive and negative emotions, and positive representations strongly predicting support for a current authoritarian solution.
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistapsico@usf.edu.br