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Escala de Satisfação com Escolha do Curso: Adaptação e Evidências de Validade

Academic Major Satisfaction Scale: Adaptation and Validity Evidences

Escala de Satisfacción con Elección del Curso: Adaptación y Evidencias de Validez

Resumo

Este estudo buscou adaptar e obter evidências de validade da Escala de Satisfação com a Escolha do Curso (ESEC) para uso no contexto brasileiro. Participaram deste estudo 674 estudantes universitários, com idade variando entre 18 e 62 anos (M= 23,18, DP= 5,81). Seis modelos fatoriais unidimensionais foram testados com o objetivo de identificar a solução mais parcimoniosa para o instrumento. Sugere-se uma solução final com quatro itens, ao invés de seis. Análises de TRI foram realizadas e observou-se alta fidedignidade da escala para mensuração de baixos níveis do traço latente. A ESEC esteve significativamente correlacionada com os cinco fatores de personalidade, adaptabilidade de carreira e satisfação com a vida. Indica-se que a ESEC apresenta evidências de validade favoráveis ao seu uso no contexto brasileiro, mas o instrumento identifica melhor indivíduos insatisfeitos com a escolha do curso do que os satisfeitos.

Palavras-chave:
estudantes universitários; adaptação acadêmica; adaptação; satisfação acadêmica; desenvolvimento de carreira

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