Acessibilidade / Reportar erro
Psico-USF, Volume: 28, Número: 1, Publicado: 2023
  • Efeito da Ansiedade Matemática de Pais e Professores em Escolares Article

    Figueira, Priscila Virgínia Salles Teixeira; Gusmão, Tânia Cristina Rocha Silva; Freitas, Patrícia Martins de

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do estudo foi evidenciar a relação entre a ansiedade matemática (AM) dos pais e dos professores com a AM das crianças e o desempenho destas em aritmética. Participaram do estudo 286 crianças com idade entre 7 e 10 anos e seus respectivos pais e professores de matemática. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Ansiedade Matemática, Teste de Desempenho Escolar - Subteste de Aritmética, Escala de Ansiedade Matemática e Matrizes Progressivas Coloridas de Raven. Os resultados mostraram que a idade avançada dos professores é um fator preditor para altos níveis de AM, o que influencia no desempenho das crianças em aritmética. A baixa escolaridade dos pais está associada a alta AM, porém não foram encontradas correlações significativas entre AM de pais e crianças. Também foi encontrada uma diferença significativa entre as médias de AM para o sexo feminino e masculino, evidenciando que meninas possuem maiores níveis de AM.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo del estudio fue resaltar la relación entre la ansiedad matemática (AM) de padres y docentes con la AM de los niños y su desempeño en aritmética y de los niños. Participaron en el estudio 286 niños entre 7 y 10 años y sus respectivos padres y profesores de matemáticas. Los instrumentos utilizados fueron: Cuestionario de AM; Prueba de Rendimiento Escolar: Subprueba aritmética; Escala de AM; Matrices Progresivas Escala Coloreada de Raven. Los resultados mostraron que la edad avanzada de los docentes es un factor predictivo para altos niveles de AM, lo que influye en el rendimiento de los niños en aritmética. La baja educación de los padres se asocia con un alto AM, pero no se encontraron correlaciones significativas entre AM de padres e hijos. Asimismo, se encontró una diferencia significativa entre las medias de AM de niñas y niños, lo que demuestra que las niñas tienen niveles más altos de AM.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of the study was to demonstrate a relationship between the math anxiety (MA) of parents and teachers and the MA of children and the effects on the children’s performance in arithmetic. 286 children aged between 7 and 10 years and their parents and mathematics teachers participated in the study. The instruments used were: Math Anxiety Questionnaire; School Performance Test - Arithmetic subtest; Mathematical Anxiety Scale; and Raven’s Colored Progressive Matrices. The results showed that advanced age of the teacher was a predictor of high levels of MA, which influenced the children’s performance in arithmetic. Low parental education was associated with high MA, however, there were no correlations between parents’ and children’s MA. A significant difference was found between the MA mean scores for girls and boys, with the girls presenting higher levels of MA.
  • Career Adapt-Abilities Scale (CAAS-Brasil): Propriedades Psicométricas, Diferenças em Função de Variáveis Sociodemográficas e Padrões Normativos Artigo

    Salvador, Ana Paula; Ambiel, Rodolfo Augusto Matteo; Martins, Gustavo Henrique

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo foi propor padrões normativos para a Career Adapt-Abilities Scale (CAAS-Brasil) considerando diferenças em função das variáveis sociodemográficas: sexo, estado civil, faixa etária, escolaridade e faixa de rendimento. A amostra foi composta por 2.999 indivíduos, idades variando de 14 a 77 anos, maioria do sexo feminino (63%) e representantes de 21 estados brasileiros. As propriedades psicométricas da CAAS-Brasil foram investigadas por meio de Teoria de Resposta ao Item e coeficiente ômega. Os resultados evidenciaram invariância para a CAAS-Brasil e maiores diferenças de médias nas variáveis faixa etária, escolaridade e faixa de rendimento. A partir disso, foram apresentados padrões normativos para a amostra geral e dividida, considerando as variáveis que apresentaram diferenças. Os padrões normativos apresentados neste artigo possibilitarão que profissionais de orientação profissional e de carreira interpretem, com base em normas, os escores de adaptabilidade de carreira de seus orientandos, tornando a avaliação mais substantiva.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este artículo fue proponer estándares normativos para la Career Adapt-Abilities Scale (CAAS-Brasil) considerando diferencias en términos de variables sociodemográficas: género, estado civil, grupo de edad, escolaridad y rango de ingresos. La muestra estuvo constituida por 2.999 individuos, con edades comprendidas entre 14 y 77 años, en su mayoría mujeres (63%) y representantes de 21 estados brasileños. Las propiedades psicométricas de CAAS-Brasil se investigaron mediante la Teoría de Respuesta al Ítem y el coeficiente Omega. Los resultados mostraron invarianza para el CAAS-Brasil y mayores diferencias de medias en las variables edad, escolaridad e ingresos. A partir de esto, se presentaron estándares normativos para la muestra general y se dividieron considerando las variables que manifestaron diferencias. Los estándares normativos presentados en este artículo permitirán a los profesionales de la orientación profesional interpretar y la orientación interpretar, basándose en normas, las puntuaciones de adaptabilidad profesional de sus alumnos, haciendo que la evaluación sea más sustantiva.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aimed to propose normative standards for the Career Adapt-Abilities Scale (CAAS-Brazil) considering differences in terms of sociodemographic variables: gender, marital status, age group, education level, and income. The sample consisted of 2999 individuals, within the age range of 14 to 77 years, mostly women (63%) from 21 Brazilian states. The psychometric properties of CAAS-Brazil were investigated using Item Response Theory and the Omega coefficient. Results showed invariance for the CAAS-Brazil and greater mean differences in the variables age group, education, and income. From this, normative standards for the overall sample were presented and divided considering the variables that showed differences. The normative standards presented in this article will enable career guidance professionals to interpret the career adaptability scores of their students, making the assessment more robust.
  • Adaptação Transcultural e Evidências de Validade do Questionário de Credibilidade/Expectativa Artigo

    Silva, Luanna dos Santos; Faro, André

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo teve como objetivos adaptar o Questionário de Credibilidade/Expectativa (QCE) (Credibility/Expectancy Questionnaire-CEQ) para o contexto brasileiro, avaliar suas propriedades psicométricas e apresentar as relações entre a credibilidade-expectativa do tratamento e variáveis sociodemográficas da amostra. Participaram 217 adultos, que declararam realizar acompanhamento psicológico, recrutados por meio de mídias sociais. Utilizou-se o QCE, o Teste de Orientação da Vida e um questionário sociodemográfico. O resultado da análise fatorial exploratória indicou uma estrutura unidimensional para o QCE. A fim de evitar duplicidade de medida e prezar pela parcimônia, dois itens foram excluídos da versão final, fazendo com que o instrumento em português brasileiro seja composto por 4 itens. O alfa de Cronbach foi 0,87 e os índices de ajuste do modelo foram satisfatórios. Observou-se associação positiva e estatisticamente significativa entre o QCE e o TOV-R. Concluiu-se que o QCE apresentou características psicométricas apropriadas para uso em amostras brasileiras.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo adaptar el Cuestionario de Credibilidad/Expectativa (CCE) (Credibility/Expectancy Questionnaire-CEQ) para el contexto brasileño, evaluar sus propiedades psicométricas y presentar las relaciones entre la credibilidad-expectativa del tratamiento y las variables sociodemográficas de la muestra Participaron 217 adultos que declararon estar en seguimiento psicológico, reclutados a través de las redes sociales. Se utilizaron el CCE, el Test de Orientación Vital y un cuestionario sociodemográfico. El resultado del Análisis Factorial Exploratorio indicó una estructura unidimensional para el CCE. Para evitar la duplicidad de medidas y preservar la parsimonia, dos ítems fueron excluidos de la versión final, con lo que el instrumento en portugués brasileño quedó compuesto por 4 ítems. El alfa de Cronbach fue de 0,87 y los índices de ajuste del modelo fueron satisfactorios. Se observó una asociación positiva y estadísticamente significativa entre CCE y TOV-R. Se concluyó que el CCE presenta características psicométricas apropiadas para su uso en muestras brasileñas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to adapt the Credibility/Expectancy Questionnaire (CEQ) to the Brazilian context, evaluate its psychometric properties, and present the relationships between the credibility-expectation of the treatment and the sociodemographic variables of the sample. Participants included 217 adults, who declared to be were undergoing psychological counseling and were recruited via social media. The CEQ, the Life Orientation Test, and a sociodemographic questionnaire were used. The result of the Exploratory Factor Analysis indicated a one-dimensional structure for the CEQ. To avoid duplication of measurement and for practical purposes, two items were excluded from the final version, therefore the instrument was composed of 4 items in the Brazilian Portuguese version. Cronbach’s alpha was 0.87 and the model fit indices were satisfactory. There was a positive and statistically significant association between the CEQ and the LOT-R. We concluded that the CEQ showed appropriate psychometric characteristics for use in Brazilian samples.
  • Adaptação e Evidências de Validade do Deliberate Self-Harm Inventory - Versão Simpli Artigo

    Menezes, Mariana Siqueira; Faro, André

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa adaptou e analisou as evidências de validade da versão simplificada do Deliberate Self-Harm Inventory (DSHI-s) para o português. Participaram 160 estudantes do ensino médio. Aplicou-se um questionário sociodemográfico, o Questionário de Impulso, Autodano e Ideação Suicida na Adolescência (QIAIS-A) e a versão traduzida do DSHI-s (nomeado como Inventário de Autolesão Deliberada - reduzido - IAD-r). A análise dos dados foi conduzida por meio dos softwares SPSS e Factor. O resultado da análise fatorial exploratória indicou uma estrutura final para o IAD-r composta por 15 itens distribuídos em um fator e a escala apresentou boa consistência interna (alfa de Cronbach=0,95; ômega de McDonald=0,95). Constataram-se, também, evidências de validade convergente do IAD-r com o QIAIS-A (índice de correlação=0,775; p<0,001). Portanto, os presentes achados demonstraram evidências de validade do IAD-r, pois foram obtidas características psicométricas satisfatórias para mensuração de comportamentos autolesivos em adolescentes.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta investigación adaptó y analizó evidencias de validez de la versión simplificada del Deliberate Self-Harm Inventory (DSHI-s) para portugués. Participaron 160 estudiantes de secundaria. Se aplicó un cuestionario sociodemográfico, el Cuestionario de Impulso, Autolesiones e Ideación Suicida en la Adolescencia (QIAIS-A) y la versión traducida del DSHI-s (denominado Inventario de Autolesiones Deliberadas - reducido - IAD-r). El análisis de los datos se realizó con el software SPSS y Factor. El resultado del Análisis Factorial Exploratorio indicó una estructura final para el IAD-r con 15 ítems distribuidos en un factor, y la escala mostró una buena consistencia interna (Alfa de Cronbach=0,95; Omega de McDonald’s=0,95). También hubo evidencias de validez convergente del IAD-r con el QIAIS-A (índice de correlación=0,775; p<0,001). Por lo tanto, los presentes hallazgos demuestran evidencias de la validez del IAD-r, ya que se obtuvieron características psicométricas satisfactorias para medir conductas autolesivas en adolescentes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research adapted to Portuguese and analyzed the validity evidence of the simplified version of the Deliberate Self-Harm Inventory (DSHI-s). Participants included 160 high school students. A sociodemographic questionnaire, the Questionnaire of Impulse, Self-harm and Suicidal Ideation in Adolescence (QIAIS-A), and the translated version of the DSHI-s (Deliberate Self-Injury Inventory - reduced - IAD-r) were applied. Data analysis was conducted using SPSS and Factor. The result of the Exploratory Factor Analysis indicated a final structure for the IAD-r composed of 15 items and one factor, and the scale showed good internal consistency (Cronbach’s Alpha=.95; McDonald’s Omega=.95). There was also evidence of convergent validity of the IAD-r with the QIAIS-A (correlation index=.775; p<.001). Therefore, the current findings allow attesting that the IAD-r showed satisfactory validity evidence for measuring self-injurious behaviors in adolescents.
  • “É um Bombardeio de Sentimentos”: Experiências Maternas no Contexto do Nascimento Prematuro Artigo

    Esteves, Carolina Marocco; Sonego, Joice Cadore; Lopes, Rita de Cássia Sobreira; Piccinini, Cesar Augusto

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo investigou a experiência da maternidade de mães de bebês nascidos extremamente prematuros durante suas hospitalizações na UTI Neo. Em particular, buscou-se conhecer os sentimentos maternos relacionados a esse contexto. Participaram 18 mães cujos bebês tinham entre 25 e 28 semanas gestacionais e pesavam entre 625g e 1000g. As mães foram entrevistas 15 dias após o parto e as respostas foram examinadas por meio de análise de conteúdo qualitativa. Foram desenvolvidos três eixos, derivados das entrevistas: sentimentos sobre a UTI Neo; sentimentos sobre as manifestações do bebê; e sentimentos sobre a maternidade. Os achados revelaram uma complexidade de sentimentos maternos no contexto da UTI Neo. Porém, destacaram-se nas verbalizações maternas o investimento narcísico das mães nos seus bebês, que as levavam a se comunicar com eles a partir de pequenos gestos e expressões sensoriais, o que oportunizava, simultaneamente, a construção de um lugar simbólico para o bebê.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente estudio investigó la experiencia de maternidad de madres de bebés nacidos extremadamente prematuros durante sus hospitalizaciones en la UCI Neonatal. En particular, se buscó conocer los sentimientos maternos relacionados con este contexto. Participaron 18 madres cuyos bebés tenían entre 25 y 28 semanas de gestación y pesaban entre 625 g y 1000 g. Las madres fueron entrevistadas 15 días después del parto y las respuestas se examinaron mediante análisis de contenido cualitativo. Se desarrollaron tres ejes, derivados de las entrevistas: sentimientos sobre la UCI Neonatal; sentimientos sobre las manifestaciones del bebé; y sentimientos sobre la maternidad. Los hallazgos revelaron una complejidad de los sentimientos maternos en el contexto de la UCI Neonatal. Sin embargo, la inversión narcisista de las madres en sus bebés se evidenció en sus verbalizaciones, que las llevaba a comunicarse con ellos a través de pequeños gestos y expresiones sensoriales que, simultáneamente, permitían la construcción de un lugar simbólico para el bebé.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present study investigated the motherhood experience of mothers of extremely preterm infants during their hospitalizations in the NICU. In particular, we sought to investigate the maternal feelings related to this context. Participants included 18 mothers whose babies were between 25 and 28 gestational weeks and weighed between 625g and 1000g. Mothers were interviewed 15 days after delivery and the responses were examined using qualitative content analysis. Three axes were developed, derived from the interviews: feelings about the NICU; feelings about the baby’s manifestations; and feelings about motherhood. The findings revealed the complexity of maternal feelings in the context of the NICU. However, the mothers’ narcissistic investment in their babies, which led them to communicate with them using small gestures and sensory expressions, stood out in the maternal verbalizations, which simultaneously made it possible to build a symbolic place for the infant.
  • Quem é Pobre? Análise das Representações Sociais em uma Amostra Argentina Article

    Bastias, Franco; Barreiro, Alicia

    Resumo em Português:

    Resumo Diferentes organizações registram índices alarmantes de pobreza na Argentina. No entanto, pode haver diferenças entre quem é considerado pobre de acordo com essas medidas e quem é considerado pobre na sociedade, pelo senso comum. Este trabalho analisa as representações sociais de pessoas em situação de pobreza em uma amostra de 605 argentinos/as por meio da técnica de associação de palavras. Os resultados sugerem que a pessoa que vive na pobreza é entendida principalmente como alguém que passa fome, definição que corresponde à indigência segundo o órgão oficial que mede a pobreza e a indigência na Argentina. Não obstante, enquanto no núcleo da representação se identifica a presença de elementos da pobreza monetária e seus efeitos sobre a alimentação (fome), no sistema periférico se identifica elementos relacionados à violação de direitos sociais, como educação, moradia, trabalho e saúde. Conclui-se que igualar a pobreza à indigência tornaria invisível a situação de milhões de pessoas na Argentina.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Distintos organismos registran tasas alarmantes de pobreza en Argentina. Sin embargo, pueden existir diferencias en quién es considerado pobre según estas mediciones y quiénes lo son para la sociedad, desde el sentido común. Este trabajo analiza las representaciones sociales sobre las personas en situación de pobreza en una muestra de 605 argentinos/as, administrando la técnica de asociación de palabras. Los resultados sugieren que la persona en situación de pobreza es entendida primeramente como alguien que sufre hambre, definición que corresponde a indigencia según el organismo oficial que mide la pobreza y la indigencia en Argentina. No obstante, mientras que en el núcleo de la representación social tiene una importante presencia la pobreza monetaria y sus efectos sobre la alimentación (hambre), en el sistema periférico se ubican elementos relativos a la vulneración de derechos sociales, como la educación, la vivienda, el trabajo y la salud. Se concluye que equiparar a la pobreza con la indigencia invisibilizaría la situación de millones de personas en Argentina.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Different organizations register alarming poverty rates in Argentina. However, there may be differences in who is considered poor according to these measurements and who is considered poor by society, from common sense knowledge. This work analyzes the social representations of people living in poverty in a sample of 605 Argentines, using the free-word association technique. The results suggest that the poor person is first understood as someone who suffers from hunger, a definition that corresponds to indigence according to the official entity that measures poverty and indigence in Argentina. However, while the core of the representation manifests a significant presence of elements of monetary poverty and its effects on nutrition (hunger), the peripheral system shows the deficit in various social rights, such as education, housing, work, and health. Following these results, it is argued that equating poverty with indigence would render the situation of millions of people in Argentina invisible.
  • Associação entre Religião, Saúde Mental e Distanciamento Social na Pandemia de Covid-19 Article

    Martins, Alberto Mesaque; Soares, Ana Karla Silva; Arruda, Guilherme Oliveira de; Baptista, Cremildo João

    Resumo em Português:

    Resumo Trata-se de um estudo transversal com o objetivo de analisar a associação entre religiosidade e comportamentos e percepções frente ao distanciamento social decorrente da pandemia de Covid-19 e estado de saúde mental em uma comunidade universitária do Centro-Oeste brasileiro. Participaram do estudo 1796 sujeitos, os quais responderam a um formulário online com questões sociodemográficas e às escalas DASS-21 e EBEP. Observou-se associação entre religião e frequência de interações, percepção sobre a duração do distanciamento social e mudanças no estado emocional e histórico de alterações psicológicas. Constatou-se menor prevalência de sintomas relacionados à depressão, à ansiedade e ao estresse e maiores escores de bem-estar psicológico entre aqueles com religião.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Se trata de un estudio transversal con el objetivo de analizar la asociación entre religiosidad, comportamientos y percepciones frente al distanciamiento social resultante de la pandemia Covid-19 y el estado de salud mental en una comunidad universitaria de la región Centro-Oeste de Brasil. Participaron en el estudio 1796 sujetos, que respondieron un formulario en línea con preguntas sociodemográficas y las escalas DASS-21 y EBEP. Se observó asociación entre religión y frecuencia de interacciones, la percepción de la duración del aislamiento social y los cambios en el estado emocional y el historial de cambios psicológicos. Se observó una menor prevalencia de síntomas relacionados con la depresión, la ansiedad y el estrés, y puntuaciones más altas de bienestar psicológico entre quienes profesaban una religión.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This cross-sectional study aimed to analyze the association of religiosity with behaviors and perceptions in the context of social distancing measures during the COVID-19 pandemic, as well as mental health outcomes, in a university community in Central-West Brazil. A sample of 1,796 subjects responded to an online form with socio-demographic questions and the DASS-21 and PWBS scales. Religion was associated with the frequency of interactions, perceptions of the duration of the social distancing measures, changes in emotional state and history of psychological illness. The prevalence of symptoms of depression, anxiety and stress was lower among people with religion and their scores in psychological well-being were higher.
  • Evidências Preliminares de Validade do Big Five Inventory-2 em Adultos Brasileiros Article

    Pires, Jeferson Gervasio; Nunes, Carlos Henrique Sancineto da Silva; Nunes, Maiana Farias Oliveira; Primi, Ricardo

    Resumo em Português:

    Resumo O Big Five Inventory-2 (BFI-2) avalia a personalidade no modelo dos Cinco Grandes Fatores (CGF). O presente estudo objetivou verificar se a estrutura interna do BFI-2 é corroborada em uma amostra brasileira. Participaram 908 adultos cisgênero, com idades entre 17 e 93 anos, sendo 532 mulheres. Análise fatorial confirmatória e modelagem de equações estruturais exploratórias foram conduzidas no BFI-2. As 15 facetas de personalidade do BFI-2 resultaram em índices de ajuste adequados, principalmente para os respondentes com idade até 60 anos. Conclui-se que o BFI-2 apresenta evidência inicial de validade baseada em sua estrutura interna, apesar de que novos estudos de validade devem ser conduzidos com o instrumento, com o objetivo de atestar sua qualidade psicométrica.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El Big Five Inventory-2 (BFI-2) evalúa la personalidad según el modelo de los Cinco Grandes Factores (CGF). El presente estudio tuvo como objetivo verificar si la estructura interna del BFI-2 se corrobora en una muestra brasileña. Participaron 908 adultos cisgénero, de entre 17 y 93 años, de los cuales 532 eran mujeres. Se realizó un Análisis Factorial Confirmatorio y un Modelo de Ecuaciones Estructurales Exploratorio sobre el BFI-2. Las 15 facetas de personalidad del BFI-2 dieron lugar a índices de ajuste adecuados, especialmente para los encuestados de hasta 60 años. Se concluye que el BFI-2 presenta evidencias iniciales de validez basadas en su estructura interna, aunque se deben ejecutar más estudios de validez con el instrumento para atestiguar su calidad psicométrica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Big Five Inventory-2 (BFI-2) assesses personality through the big five factor model model (FFM). This study aimed to verify whether the internal structure of the BFI-2 is corroborated in a Brazilian sample. Participants were 908 cisgender adults, aged between 17 and 93 years, 532 of whom were women. Confirmatory factor analysis and Exploratory structural equation modeling were performed with the BFI-2. The 15 facets of personality resulted in adequate fit and reliability, mainly for the respondents under 60 years of age. We conclude that the BFI-2 presents evidence of preliminary validity based on its internal structure, although further validity studies are required with the instrument, to testify its psychometric quality.
  • Análise de Estrutura Interna do IBALEC Artigo

    Nobile, Gislaine Gasparin; Rebustini, Flávio; Barrera, Sylvia Domingos

    Resumo em Português:

    Resumo O Instrumento para Breve Avaliação da Leitura, Escrita e Compreensão (IBALEC) se propõe a avaliar o desempenho de alunos de escola pública no domínio das habilidades básicas de alfabetização. Após a validação de conteúdo, por meio da análise de um grupo de especialistas, o IBALEC foi aplicado individualmente em 825 alunos (439 do sexo masculino e 386 do sexo feminino) do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em duas escolas públicas, a fim de realizar a análise de sua estrutura interna. As análises fatoriais efetuadas demonstraram bom ajustamento do instrumento a um modelo de estrutura interna composto por cinco fatores correlacionados, correspondentes aos construtos teóricos que subsidiaram a sua construção: leitura de palavras, escrita de palavras, escrita de frases, leitura/compreensão de frases e, leitura/compreensão de texto. Esses resultados constituem forte evidência da validade de construto do IBALEC, para avaliar as habilidades a que se propõe.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El Instrumento de Evaluación Breve de Lectura, Escritura y Comprensión (IBALEC) tiene como objetivo evaluar el desempeño de los estudiantes de escuelas públicas en las competencias básicas de alfabetización. Después de la validación del contenido, mediante el análisis de un grupo de especialistas, el IBALEC se aplicó de forma individual a 825 alumnos (439 niños y 386 niñas) de 1º a 5º año de primaria de dos centros públicos, con el fin de realizar el análisis de su estructura interna. Los análisis factoriales ejecutados demostraron un buen ajuste del instrumento a un modelo de estructura interna compuesto por cinco factores correlacionados, correspondientes a los constructos teóricos que subsidiaban su construcción: lectura de palabras, escrita de palabras, escrita de oraciones, lectura/comprensión de oraciones, y lectura/comprensión de texto. Estos resultados constituyen una fuerte evidencia de la validez de constructo del IBALEC para evaluar las habilidades propuestas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Instrument for Brief Assessment of Reading, Writing, and Comprehension (IBALEC) aims to assess the performance of public school students in the mastery of basic literacy skills. After content validation, based on the analysis of a group of specialists, the IBALEC was applied individually to 825 students (439 boys and 386 girls) from the 1st to the 5th year of Elementary Education in two public schools, to analyze its internal structure. The factorial analyses performed demonstrated a good fit of the instrument to an internal structure model composed of five correlated factors, corresponding to the theoretical constructs that subsidized its construction: word reading, word writing, sentence writing, sentence reading comprehension, and reading/understanding text. These results are strong evidence of the construct validity of IBALEC, to assess the proposed skills.
  • Adesão à psicoterapia on-line durante a COVID-19: uma revisão de escopo Article

    Cardoso, Nicolas de Oliveira; Tagliapietra, Ketlin da Rosa; Salvador, Eduarda Zorgi; Machado, Wagner de Lara

    Resumo em Português:

    Resumo Evidências sugerem que ocorreram modificações nos fatores de adesão a psicoterapia online durante a pandemia de COVID-19. Assim, este estudo objetivou revisar a percepção dos pacientes e psicoterapeutas sobre fatores associados a adesão à psicoterapia online durante a pandemia. Restaram 18 artigos para análise após as buscas em cinco bases de dados. Foram identificados 25 fatores associados a adesão a psicoterapia on-line. Para os psicoterapeutas, os principais fatores foram a confiança nas habilidades profissionais e estabilidade da conexão. Para os pacientes, foram o conhecimento básico de informática e encontrar setting adequado para participar das sessões. Ademais, os fatores medo do contágio, cansaço e a impossibilidade de reuniões presenciais surgiram durante a pandemia. Modificações em fatores associados a adesão pré-pandemia foram identificadas e estratégias para contornar barreiras relacionadas aos atendimentos on-line foram apresentadas e discutidas. A pandemia aumentou a adesão a psicoterapia on-line, mas nem todos pretendem seguir nessa modalidade no pós-pandemia.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Evidencias sugieren que se produjeron cambios en los factores de adherencia a la psicoterapia en línea durante la pandemia del COVID-19. Por lo tanto, este estudio busca revisar las percepciones de pacientes y psicoterapeutas sobre los factores asociados a la adherencia a la psicoterapia en línea durante la pandemia. Se analizaron 18 artículos seleccionados tras una búsqueda en cinco bases de datos. Se identificaron 25 factores de la adherencia a la psicoterapia en línea. Para los psicoterapeutas, los principales factores fueron la confianza en las competencias profesionales y la estabilidad de la conexión. Ya para los pacientes, los factores básicos fueron las habilidades informáticas básicas y la búsqueda del entorno adecuado para participar en las sesiones. Además, durante la pandemia surgieron los factores miedo al contagio, cansancio y la imposibilidad de encuentros físicos. Se identificaron modificaciones en los factores asociados a adherencia prepandémica y se presentaron y discutieron estrategias para superar las barreras relacionadas con las sesiones en línea. La pandemia aumentó la adhesión a la psicoterapia en línea, aunque no todos tengan la intención de seguir esta modalidad en la pospandemia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Evidence suggests that changes in online psychotherapy adherence factors occurred during the COVID-19 pandemic. Thus, this study aimed to review the perception of patients and psychotherapists regarding factors associated with adherence to online psychotherapy during the pandemic. Thus, 18 articles remained for analysis after searches in five databases and 25 factors associated with adherence to online psychotherapy were identified. The main factors for psychotherapists were confidence in professional skills and connection stability. For the patients, basic informatics skills and finding an adequate setting to participate in sessions. Furthermore, the factors fear of contagion, tiredness and the impossibility of face-to-face meetings emerged during the pandemic. Modifications of factors associated with pre-pandemic adherence were identified and strategies to overcome barriers related to online sessions were presented and discussed. The pandemic has increased adherence to online psychotherapy, although not everyone intends to follow this modality in the post-pandemic.
  • Relação entre Psicopatia, Personalidade e Valores Humanos em uma Amostra Carcerária Article

    Amorim-Gaudêncio, Carmen; Andrade, Josemberg Moura de; Esteves, Germano Gabriel Lima; Oliveira, Gustavo Roquete de; Carvalho, Eronyce Rayka de Oliveira; Braz, Lucas Felício Gil; Kossobudzka, Danuta Alessandra Danin

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivou-se conhecer em que medida o traço de psicopatia correlaciona-se com os traços de personalidade e os valores humanos em uma amostra carcerária. Para tanto, avaliou-se 56 detentos, a maioria mulheres (80,4%), com média de idade de 33,44 (DP=7,15). Foram utilizados os seguintes instrumentos: (1) Escala Hare, (2) Questionário de Valores Humanos (QVB), (3) Inventário dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade (IGFP - 5) e (4) Questionário Demográfico. Foram aplicadas estatísticas descritivas e correlação rho de Spearman. Os resultados indicaram uma relação positiva entre o estilo de vida socialmente desviante/antissocial (Fator 2) e as dimensões de neuroticismo (r s =0,44; p<0,001), abertura a mudança do IGFP-5 (r s =0,26; p<0,05) e experimentação do QVB (r s =0,36; p<0,001). Conclui-se que o presente estudo contribui para o conhecimento dos traços de personalidade e valores relacionados a psicopatia, ampliando a rede nomológica deste construto.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de la presente investigación fue conocer en qué medida el rasgo de la psicopatía se correlaciona con los rasgos de personalidad y valores humanos en una muestra penitenciaria. Para ello, fueron evaluados 56 detenidos, en su mayoría mujeres (80,4%), con una media de edad de 33,44 años (DS=7,15). Se utilizaron los siguientes instrumentos: (1) Escala Hare, (2) Cuestionario de valores humanos (QVB), (3) Inventario de los Cinco Grandes Factores de Personalidad (IGFP-5) y (4) Cuestionario demográfico. Se aplicaron estadísticas descriptivas y la correlación rho de Spearman. Los resultados indicaron una relación positiva entre conducta socialmente desviada/antisocial (Factor 2) y las dimensiones de neuroticismo (r s =0,44; p<0,001), apertura al cambio en el IGFP-5 (r s =0,26; p<0,05) y experimentación de QVB (r s =0,36; p<0,001). Se concluye que el presente estudio contribuye al conocimiento de los rasgos y valores de personalidad relacionados con la psicopatía, ampliando la red nomológica de este constructo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Our aim was to understand to what extent the characteristics of psychopathy are correlated with personality traits and human values in a sample of imprisoned inmates. To this end, a total of 56 prisoners were evaluated, predominantly female (80.4%) with a mean age of 33.44 (SD=7.15). The following instruments were employed: (1) Hare scale, (2) Human Values Questionnaire (BVQ), (3) Big Five Personality Traits Inventory (BFI-S) and (4) Demographic Questionnaire. Descriptive statistics and Spearman’s rank correlation coefficient were applied. The results indicated a positive correlation between a socially deviant/antisocial lifestyle (Factor 2) and the dimensions of neuroticism (r s =0.44; p<0.001), openness to experience in the BFI-S (r s =0.26; p<0.05) and experimentation in the BVQ (r s =0.36; p<0.001). It was concluded that the present study contributes to an understanding of personality traits and values related to psychopathy, expanding the nomological network of this construct.
  • Intervenção Familiar na Adaptação Inicial das Famílias Adotivas: Revisão Sistemática Article

    Silberfarb, Monique Schwochow; Silva, Patrícia Santos da; Frizzo, Giana Bitencourt

    Resumo em Português:

    Resumo Pensando na importância do mapeamento da prática de intervenção familiar voltada especificamente para a adoção, o presente estudo buscou identificar, por meio da revisão sistemática, como estão estruturados e aplicados os modelos de intervenção familiar para as famílias adotivas na adaptação inicial com as crianças de 0 a 6 anos. Para tanto, foram consultadas quatro bases de dados que levaram a 9.143 resultados: Google Scholar (n=8.056), Science Direct (n=814), SciELO (n=43), PsycINFO (n=230). Sete artigos foram considerados pertinentes à proposta deste estudo. Como resultado, identificou-se que as intervenções não estavam, em sua maioria, sistematicamente descritas. Apesar de resultados promissores serem indicados, a replicação não seria viável pela falta de detalhamentos das práticas realizadas. Ressalta-se que não houve homogeneidade na escolha dos modelos de intervenção. Por fim, destaca-se que não fica clara a especificidade voltada para adoção nas intervenções analisadas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Pensando en la importancia de mapear la práctica de intervención familiar orientada específicamente a la adopción, el presente estudio buscó identificar, a través de una revisión sistemática, cómo se estructuran y aplican los modelos de intervención familiar para familias adoptivas en la adaptación inicial con niños de 0 a 6 años. Para ello, se consultaron cuatro bases de datos que arrojaron 9.143 resultados: Google Scholar (n=8.056), Science Direct (n=814), SciELO (n=43), PsycINFO (n=230). Siete artículos se consideraron relevantes para el propósito de este estudio. En su mayor parte, las intervenciones no se describían sistemáticamente. A pesar de los resultados prometedores, la replicación no sería factible debido a la falta de detalles de las prácticas realizadas. Cabe destacar que no hubo homogeneidad en la elección de los modelos de intervención. Por último, se señaló que no está clara la especificidad dirigida a la adopción en las intervenciones analizadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Considering the importance of mapping family interventions practices aimed specifically to adoption, this study sought to identify through a systematic review, how family intervention models for adoptive families are structured in initial adaptation with children from 0 to 6 years old. Four databases were consulted, which led to 9.143 results: Google Scholar (n=8.056), Science Direct (n=814), SciELO (n=43) and PsycINFO (n=230). Seven articles considered pertinent to the proposal of this study were included. As a result, it was identified that most part of the interventions were not systematically described. Although promising results were indicated, replication would not be viable due to the lack of detailing of the performed practices. There was no hegemony in the choice of intervention models. Also, it was indicated that the specificity for adoption in the interventions analyzed is not clear.
  • Escala Breve de Suporte Gerencial ao Teletrabalhador Article

    Mourão, Luciana; Costa, Russencleyton Barros; Abbad, Gardênia da Silva; Legentil, Juliana; Martins, Lara Barros; Sandall, Hugo

    Resumo em Português:

    Resumo O teletrabalho compulsório atingiu trabalhadores em diversos países, aumentando a preocupação com o suporte gerencial. Este estudo objetivou construir e apresentar evidências de validade da Escala Breve de Suporte Gerencial ao Teletrabalhador. Foram realizadas quatro etapas sucessivas, a saber: adaptação, ao contexto do teletrabalho, de itens pertencentes a escalas de suporte ou construtos correlatos; análise fatorial exploratória e análise de redes (N=3.769); análise fatorial confirmatória (N=3.839); análise de invariância considerando gênero e escolaridade (N=7.608). A escala possui estrutura unifatorial com cinco itens e indicadores psicométricos muito favoráveis em termos de validade, confiabilidade e invariância. Recomenda-se o uso da escala em diferentes amostras de teletrabalhadores e para investigações conjuntas com outras variáveis organizacionais ou individuais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El teletrabajo obligatorio ha afectado a los trabajadores en varios países, aumentando la preocupación por el apoyo de los directivos. Este estudio tuvo como objetivo construir y presentar evidencias de validez de la Escala Corta de Apoyo Organizacional a Teletrabajadores. Se realizaron cuatro pasos sucesivos, a saber: adaptar ítems de otras escalas de apoyo organizacional o constructos relacionados al contexto del teletrabajo; análisis factorial exploratorio y análisis de redes (N=3.769); análisis factorial confirmatorio (N=3.839); análisis de la invariancia considerando género y escolaridad (N=7.608). La escala posee de una estructura unifactorial con cinco ítems e indicadores psicométricos altamente favorables en términos de validez, confiabilidad e invarianza. Se recomienda el uso de la escala en diferentes muestras de teletrabajadores, y para investigaciones con otras variables organizacionales o individuales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Compulsory teleworking has affected workers in several countries, increasing concerns about managerial support. This study aimed to build and present validity evidence of the Short Scale for Managerial Support to Teleworkers. We carried out four successive steps, namely: adapting items from other managerial support scales or related constructs to the teleworking context; exploratory factor analysis and network analysis (N=3,769); confirmatory factor analysis (N=3,839); invariance analysis considering gender and education (N=7,608). As a result, the scale has a unifactorial structure with five items and quite favorable psychometric indicators regarding validity, reliability, and invariance. We recommend using the scale applied to different samples of teleworkers and research with other organizational or individual variables.
  • Saúde Mental Infantojuvenil na Perspectiva de Trabalhadores de Uma Rede de Saúde Article

    Reis, Luciana Bicalho; Iglesias, Alexandra; Bastos, Luiza H. de Castro Victal e; Silva, Mayara Ciciliotti da

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivou-se conhecer as dificuldades e potencialidades de uma rede de Saúde Mental (SM) voltada a crianças e adolescentes, identificando como profissionais compreendem e operacionalizam os princípios da política de SM infantojuvenil. Foram realizados cinco Grupos Focais, com participação de 43 trabalhadores. Utilizou-se da análise lexical por meio do software Iramuteq, originando quatro classes: “O que é ser criança e adolescente?”; “Do que sofrem as crianças e adolescentes?”; “Sobre a relação entre os serviços” e “Potencialidades e desafios da Rede de Saúde Mental”. Identificou-se dificuldades em compartilhar o cuidado, articulando a rede para fora de si. O Capsij é percebido como prioritário para o acolhimento, havendo, ainda, dificuldade em efetivar os cuidados em SM na Atenção Básica (AB). Conclui-se que a complexidade da atenção em SM para crianças e adolescentes impõe a necessidade de continuidade de estratégias de fortalecimento da AB e de ações intersetoriais visando uma clínica ampliada.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo fue comprender las dificultades y potencialidades de una red de Salud Mental (SM) para niños y adolescentes, identificando cómo los profesionales entienden y operacionalizan los principios de la política de SM para la niñez y adolescencia. Se realizaron cinco Grupos Focales, en los que participaron 43 trabajadores. Se utilizó el análisis léxico a través del software Iramuteq, originando cuatro clases: “¿Qué es ser niño y adolescente?”; “¿Qué padecen los niños y adolescentes?”; “Sobre la relación entre servicios” y “Potencialidades y desafíos de la Red de Salud Mental”. Se identificaron dificultades a la hora de compartir los cuidados, articulando la red para fuera de sí. El Capsij se percibe como una prioridad para la acogida, existiendo aún dificultades para implementar los cuidados en SM en Atención Primaria (AP). Se concluye que la complejidad de la atención en SM para niños y adolescentes impone la necesidad de continuidad de las estrategias de fortalecimiento de la AP y de acciones intersectoriales, visando una clínica ampliada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective was to understand the difficulties and potential of a Mental Health (MH) network aimed at children and adolescents, identifying how professionals understand and operationalize the principles of the policy of SM for children and adolescents. Five Focus Groups were held, with the participation of 43 workers. We used lexical analysis through the Iramuteq software, originating four classes: “What is being a child and adolescent?”; “What do children and adolescents suffer from?”; “On the relationship between services” and “Potentials and challenges of the Mental Health Network”. Difficulties in sharing care were identified, articulating the network outside of oneself. Capsij is perceived as a priority for user embracement, and there is still difficulty in providing care in MH in Primary Care (AB). It is concluded that the complexity of care in MS for children and adolescents imposes the need to continue strategies to strengthen the AB and intersectoral actions aimed at an expanded clinic.
  • Errata: Teste do Desenho do Relógio: Dados Normativos para Idosos Errata

Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistapsico@usf.edu.br