Acessibilidade / Reportar erro
Perspectivas em Ciência da Informação, Volume: 26, Número: 1, Publicado: 2021
  • Liderança e atuação profissional em unidades de informação Revisões De Literatura

    Bedin, Sonali Paula Molin; Vianna, William Barbosa

    Resumo em Português:

    RESUMO Administrar unidades de informação tem exigido muitas habilidades e competências além das técnicas tradicionais da área de ciência da informação. As mudanças verificadas nos ambientes, impulsionadas pelos novos paradigmas digitais denotam que a formação dos profissionais da informação precisa passar por alterações, nas quais gestão e liderança não podem ser esquecidas. Esta pesquisa buscou publicações que abordam a temática da liderança em artigos da área. A delimitação temporal foi de 2000 a 2018, nas bases ISTA, Brapci, WOS e SciELO. Foram recuperados 103 artigos e selecionados 18 alinhados à temática que compuseram o estudo.Mostra que, apesar de poucos resultados obtidos, todos os autores apontam para as necessidades de mudança, para elementos de liderança semelhantes e impactantes para boa gestão e desempenho em unidade de informação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Managing information centers has required many skills and competencies beyond the traditional techniques of information science. The changes verified in the workplace, driven by the new digital paradigms, indicate that the qualification of information professionals needs to go through changes, in which management and leadership cannot be forgotten. This research sought publications that address the theme of leadership in articles within the subject field. The temporal delimitation was from 2000 to 2018, in the ISTA, Brapci, WOS and SciELO bases. A total of 103 articles were retrieved and 18 articles aligned to the theme that comprised the study were selected. It shows that despite few results obtained, all authors point to the needs for change, to similar and impactful leadership elements for good management and performance in information unit.
  • O processo de comunicação organizacional interna: um estudo realizado em uma Associação Comercial e Empresarial do Paraná Artigos

    Monteiro, Caroline; Kuhl, Marcos Roberto; Angnes, Juliane Sachser

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo, apresenta resultado de pesquisa que objetivou compreender o processo de comunicação organizacional interna de uma Associação Comercial e Empresarial localizada no Paraná. Trata-se de um estudo de caso de natureza descritiva, de abordagem metodológica qualitativa com suporte quantitativo; primeiramente, realizou-se a análise quantitativa dos dados, de forma não-paramétrica por meio da Análise de Cluster. Já na análise qualitativa realizou-se a análise focada no conteúdo. O processo de comunicação interna, de acordo com a pesquisa quantitativa, acontece de maneira satisfatória na organização pesquisada, pois, fatores possuem médias elevadas e apenas alguns pontos específicos de possíveis problemas (variáveis com médias baixas). A pesquisa qualitativa aponta que este processo possui itens que deveriam ser aprimorados, tais como, o fator em que os respondentes afirmam não possuírem acesso a determinadas ferramentas de comunicação interna e/ou ao afirmarem estar descontentes com a não disponibilização destas ferramentas. Assim, torna-se extremamente necessário a disponibilização de todas as ferramentas de comunicação interna aos funcionários, visto que é por meio da comunicação interna que acontece o relacionamento contínuo, ou seja, se a comunicação interna for falha, poderá haver um conflito durante a realização da tarefa e que poderá refletir no cliente final.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents a research results that aimed to understand the internal organizational communication process of the Commercial and Business Association of Paraná State. This is study case of a descriptive nature, qualitative research with quantitative; first, its noticeble that the quantitative analysis of data from non-parametric, the statistical test selected for the process of data analysis was Cluster Analisys. However, for the qualitative analysis, focusing on content, the internal communication process, according to quantitative research, takes place in a satisfactory manner, because all the factors have high average. Thus, they identified only some specific points of potential issues (variables with low average). Already the qualitative research shows that have some items that should be improved, such as the factor that respondents say they do not have access to certain internal communication tools and / or claiming to be unhappy with failure to provide these tools. Like this, it’s suggested that these Internal communication tools should be made available to all workers/employees, since it is through the internal communication happens continuous relationship. Namely, if the internal communication for failure, there may be hum conflict during realization task and que will be able to reflect the end client.
  • Inferência de tópicos para identificação de subáreas temáticas de projetos culturais Artigos

    Silva, Nádia Felix Felipe da; Silva, Núbia Rosa da; Cassiano, Kátia Kelvis; Cordeiro, Douglas Farias

    Resumo em Português:

    RESUMO Os dados abertos governamentais podem ser vistos como uma importante iniciativa de órgãos e instituições da sociedade civil, voltados à promoção da transparência e permitindo, além disso, sua reutilização como insumo no desenvolvimento de projetos de inovação. Entretanto, é comum que determinados conjuntos de dados demandem a aplicação de tratamentos específicos, para que os mesmos possam ser utilizados de forma mais eficaz, como é o caso da necessidade de classificação destes dados através de Mineração de Dados. Neste cenário, este trabalho apresenta uma proposta de inferência de tópicos automática utilizando o método Latent Dirichlet Allocation para a classificação de projetos culturais em áreas temáticas, por meio da identificação da similaridade entre seus dados. Os resultados apresentados demonstram a viabilidade da abordagem no contexto de dados abertos governamentais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Open government data can be considered as an important initiative of institutions of civil society, promoting transparency and allowing its reuse as an input in the development of innovation projects. However, it is common for certain databases to require the application of specific treatments, so that the data can be used more efficiently, such as the case of classification using Data Mining. In this scenario, this paper presents an automatic topic inference proposal using the Latent Dirichlet Allocation method to classify cultural projects in their thematic areas, by identifying the similarity in their data. The results demonstrate the feasibility of the approach in the context of open government data.
  • Da plasticidade do crime ao acesso à informação em relatos de homicídios: vicissitudes decorrentes de experiências violentas Artigos

    Kornalewski, Alex Medeiros; Farias, Francisco Ramos de

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo disserta sobre as múltiplas implicações decorrentes do crime, sua relação com os efeitos traumáticos e suas consequentes rupturas nas cadeias de memórias. A metodologia aplicada é a análise a partir de dois relatos de pessoas distintas que praticaram o ato de homicídio, haja vista a multiplicidade de violências que são narradas, intencionalmente ou não, por estes sujeitos, além das experiências serem representativas do social. As investigações sobre violência estão ligadas a tríade: crime, trauma e informação, sendo estas sub-ramificações empregadas, em certa medida, na tecitura da própria violência. Verifica-se que a construção de protocolos de acesso à informação e análise das restrições informacionais é salutar para a implementação de políticas públicas para as pessoas presas ou egressas do sistema prisional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article discusses the multiple implications of crime, its relation to the traumatic effects and its consequent ruptures in the chains of memories. The applied methodology is the analysis from two reports of different people who practiced the act of homicide, given the multiplicity of violence that are narrated, intentionally or not, by these subjects, besides the experiences are representative of the social. Investigations into violence are linked to a triad: crime, trauma, and information, and these sub-ramifications are employed to some extent in the fabric of violence itself. It is verified that the construction of protocols of access to information and analysis of the informational restrictions is salutary for the implementation of public policies for the people prisoners or egress of the prison system.
  • Cultura informacional: uma análise léxico-morfológica Artigos

    Martines, Alexandre Robson; Woida, Luana Maia; Almeida, Carlos Cândido

    Resumo em Português:

    RESUMO A Cultura Informacional se estabeleceu no cenário da Ciência da Informação e seu objetivo é discutir os valores culturais voltados à informação como indicadores determinantes para retratar uma realidade informacional. A intenção é compreender a Cultura Informacional para identificar as necessidades de informação, organizar a informação e o conhecimento para definir estratégias de controle, intervenção, sistematização e disseminação do conhecimento desenvolvido e proposto nos contextos e domínios em que são aplicados. Somado a isso, há um fator importante para se debater sobre Cultura Informacional: a terminologia adequada para nomear a área. Após a criação do termo, o conceito passou a ser explorado em vários debates, dentro e fora da Ciência da Informação, no entanto, por não haver uma definição terminológica, vários termos foram aplicados para resgatar o conceito, fator que proporcionou dificuldades para recuperar trabalhos de pesquisa. Diante disso, a proposta deste trabalho é fazer uma análise linguístico-terminológica a fim de identificar na linguística teorias que contribuem para a adequação do melhor termo ao cenário científico-social e às constituições semânticas na estruturação da expressão, bem como sua representação discursiva. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva sobre o posicionamento dos especialistas na área, assim como nos fundamentos da Morfologia para analisar a constituição terminológica. Ademais, compreende-se ser necessário resgatar definições sobre as teorias envolvidas, se não pôr fim à discussão acerca do termo, ao menos, fornecer ferramentas estruturais para alinhar às expectativas produzidas no cenário sobre a função que ocupa na Ciência da Informação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The Informational Culture was established in the Information Science scenario and its objective is to discuss the cultural values ​​related to information as determining indicators to portray an informational reality. The intent is to understand the informational culture to identify the needs of information, organize the information and the knowledge to set control strategies, intervention, systematization and dissemination of knowledge developed and proposed in contexts and domains in which they are applied. However, there is an important factor to debate about informational culture: the terminology for naming the area. After the creation of the term, the concept began to be exploited in various debates, both within and outside the Information Science, however, because there is a terminological definition, various terms were applied to rescue the concept, factor that resulted in difficulties to rescue research papers. Given this, the purpose of this work is to conduct a linguistic analysis to identify terminology in Linguistics theories that contribute to the adequacy of the best term to the scientific-social scenario and to the semantic constitutions in the structuring of expression, as well as its discursive representation. To this end, a qualitative, exploratory and descriptive research was carried out on the positioning of specialists in the area, as well as on the fundamentals of Morphology to analyze the terminological constitution. In addition, it is understood that it is necessary to recover definitions about the theories involved, if it does not end the discussion about the term, at least, provide structural tools to align with the expectations produced in the scenario about the role it occupies in Information Science.
  • De Leibniz às máquinas sociais: uma visão histórica do surgimento dos agentes inteligentes de informação sob a ótica da ciência da informação Artigos

    Santana, Celio Andrade; Lima, Camila Oliveira; Nunes, Amanda Almeida

    Resumo em Português:

    RESUMO Tem como objetivo investigar o contexto histórico do desenvolvimento das ideias que culminaram com o surgimento dos agentes de mineração. Pressupõe, hoje, que cerca de metade da informação processada na Internet é feita por agentes o que estimula uma discussão sobre o papel dos bots na contemporaneidade, bem como da relação destes com pessoas e seus dados. A justificativa deste trabalho se dá pela observação do cenário atual em que tais agentes já interagem com as pessoas e pelo distanciamento presumido, do objeto de estudo que resulta na escassez de publicações a partir da CI. Apresenta como as necessidades informacionais que impulsionaram o surgimento da Ciência da Informação também inspiraram a criação dos agentes de mineração. O Procedimento metodológico utilizado foi uma revisão bibliográfica que parte do desejo de Leibniz em criar o Calculus Ratiocinator e segue até a contemporânea teoria das Máquinas Sociais. Sugere como conclusão, por um lado, que a CI já desenvolveu o seu olhar sobre a evolução dos Agentes de Mineração, que a princípio era atribuída, apenas, à lógica e matemática, e por outro lado articular estas desconexas e esparsas visões dos contextos próprios dos agentes de mineração.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Aims to investigate the historical context of the development of ideas that culminated in emergence of mining agents. Half of the information processing on the Internet is made by agents stimulating the discussion about the role of bots in the contemporary world, as well as their relationship with people and their data. The justification of this work is the observation of the current scenario in which such agents already interact with the people and by the presumed distancing of the object of study that results in the scarcity of publications from the IS. It presents how the informational needs that drove the emergence of Information Science also inspired the creation of mining agents. The methodological procedure used was a bibliographical revision that starts from the desire of Leibniz in creating the Calculus Ratiocinator and follows until the contemporary theory of the Social Machines. It suggests as a conclusion, on the one hand, that IS has already developed its view on the evolution of Mining Agents, which was initially attributed only to logic and mathematics, and on the other hand to articulate these disjointed and disparate visions of their own contexts Of mining agents.
  • Unidade de gestão de dados e de indicadores críticos para avaliação de desempenho institucional Artigos

    Souza Filho, Antonio Gomes; Pinheiro, Carlos Basílio; Domingues, Marcus Vinicius; Fernandes, Vivian Duarte Couto; Leite, Yuri Luiz Reis

    Resumo em Português:

    RESUMO Definir qualidade no ensino superior não é algo trivial, já que o próprio conceito de qualidade pode ter diferentes significados em diferentes contextos. A despeito das falhas conceituais e metodológicas que envolvem os rankings universitários, eles são uma realidade que veio para ficar. Eles necessitam de dados sobre as mais diversas dimensões da vida universitária, mas a falta de métricas específicas e a própria mensuração de impactos, são enormes desafios. A proposta deste trabalho é discutir as bases conceituais para um sistema de gestão de dados unificado entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Sugere-se a criação de uma unidade de inteligência capaz de assegurar e aprofundar o autoconhecimento institucional por meio do monitoramento de indicadores e divulgação de dados para subsidiar o diálogo permanente e necessário intra e, principalmente, extra muros. Para tanto, faz-se uma discussão sobre dois aspectos fundamentais: a importância da governança e os aspectos operacionais intrínsecos de uma unidade de gestão de dados em cada IFES. Em relação à governança, discute-se a missão e o papel dos atores envolvidos; e quanto à operacionalização, discute-se a definição de conceitos, os instrumentos de coleta e análise de dados, a criação de indicadores críticos e a difusão da informação. As IFES já coletam, armazenam e fornecem dados institucionais sistematizados a diversos órgãos de controle e fomento. No entanto, a pulverização de fontes e formatos, a incompletude e a descontinuidade temporal e a falta de estruturação dos dados nos diferentes sistemas limitam sua interoperabilidade. A constituição de uma unidade que promova a curadoria e processamento de dados estratégicos com base na autonomia e acesso ágil e simples de informações é, portanto, fundamental.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Defining quality in higher education is not trivial, since the concept of quality itself can have different meanings in different contexts. Despite the conceptual and methodological flaws that involve university rankings, they are a reality and have come to stay. They need data on the most diverse dimensions of university life, but the lack of specific metrics and the measurement of impacts themselves are enormous challenges. The purpose of this work is to discuss the conceptual bases for a unified data management system among federal institutions of higher education (IFES in Portuguese). We suggest the creation of intelligence units capable of ensuring and deepening institutional self-knowledge through the monitoring of indicators and dissemination of data to support the permanent and necessary dialogue within and, mainly, extra walls. To this end, we discuss two fundamental aspects: the importance of governance and the intrinsic operational aspects of a data management unit at each IFES. Concerning governance, we discuss the mission and role of the actors involved; and regarding operationalization, we discuss the definition of concepts, the instruments of data collection and analysis, the creation of critical indicators and the dissemination of information. The IFES already collect, store and provide structured institutional data to several auditing and funding agencies. However, the dispersal of sources and formats, incompleteness and temporal discontinuity and the lack of structuring of data in the different systems limit their interoperability. The establishment of a unit that promotes the curation and processing of strategic data based on autonomy and fast and simple access to the information is, therefore, fundamental.
  • Mediações da informação: sentidos sócio-históricos Artigos

    Martins, Ana Amélia Lage; Marteleto, Regina Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO O termo mediação apresenta-se no campo de estudos da informação como importante categoria que orienta o olhar para as diferentes questões relacionadas à produção, acesso, consumo, apropriação e organização de informações. Considerando a relevância que o termo adquiriu na Ciência da Informação e a polissemia que marca o seu uso, o artigo tem em vista apresentar reflexões derivadas de pesquisa de pós-doutorado que buscou, dentre outros objetivos, explorar a gênese histórica e filosófica do termo, bem como apontar perspectivas do seu uso na construção e apreensão dos objetos info-comunicacionais na contemporaneidade. Para tanto, investiga as raízes do conceito na dialética (G.W.F. Hegel; K. Marx) e sua reformulação por meio do construto “mediação social” no campo comunicacional (M. Martín Serrano). Finalmente, consideram-se abordagens de linhagem francesa das Ciências da Informação e da Comunicação (Y. Jeanneret; J. Davallon) sobre a economia das escritas na web, com foco nas micro-formas documentárias. Essas diferentes abordagens mostram-se complementares no sentido de abarcar diferentes planos das mediações da informação - macro e micro sociais, teórico-conceituais e empírico-aplicados, documentários e processuais - em suas múltiplas e relacionais determinações.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The term mediation is presented in the field of information studies as an important category that guides the different issues related to the production, access, consumption, appropriation and organization of information. Considering the relevance in which the term acquired in Information Science and the polysemy that marks its use, the article aims ate presenting reflections derived from postdoctoral research that sought, among other objectives, to explore the historical and philosophical genesis of the term, as well as point out perspectives of its use in the construction and apprehension of info-communicational objects in contemporary times. To this end, it investigates the roots of the concept in dialectics (G.W.F. Hegel; K. Marx) and its reformulation through the construct "social mediation" in the communicational field (M. Martín Serrano). Finally, we consider French lineage approaches of Information and Communication Sciences (Y. Jeanneret; J. Davallon) on the economics of writing on the web, focusing on micro-documentary forms. These different approaches are complementary in a way that they encompass different levels of information mediation - macro and micro social, theoretical-conceptual and empirical-applied, documentary and procedural - in their multiple and relational determinations.
  • Gênesis da classificação: uma análise de conteúdo a partir da definição Artigos

    Lima, Gercina Ângela de

    Resumo em Português:

    RESUMO Na literatura, existem palavras que apresentam mais de um significado nos múltiplos contextos, e isso as faz terem interpretações ambíguas ou mesmo serem consideradas polissêmicas; é o caso da palavra classificação. Nas diversas acepções da palavra, ela pode significar um processo, um sistema de classificação ou uma disciplina. Este artigo tem como objetivo estudar a perspectiva interdisciplinar do significado da palavra classificação, a partir das acepções sugeridas pelos autores da área, com o intuito de traçar sua evolução e contexto histórico. Utiliza-se a base metodológica proposta por Bardin (2011) sobre Análise de conteúdo, aplicada nas 40 definições selecionadas a partir do artigo “Classification” (Hjørland, 2017), como amostra da pesquisa. Os resultados das análises léxicas e categoriais das definições confirmaram os pressupostos de que a classificação traça sua história pelas bases categoriais aristotélicas, tendo começado seu desenvolvimento dicotômico com os estudos de Porfírio, ganhado projeção com o sistema de categorias taxonômicas de Lineu, com a ideia de “divisão e denominação” para classificar os seres em grupos, com a obra A Origem das espécies de Darwin; e, no âmbito da Biblioteconomia e Ciência da Informação, com os estudos iniciados pelo bibliotecário Richards (1860-1939), no século XIX, influenciando os estudos de autores como Sayers (1881-1960), Bliss (1870-1955) e. Ranganathan (1892-1972), entre outros. Na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, a classificação tem sido estudada como uma disciplina, um processo de agrupar e ordenar o conhecimento, e como instrumento de representação da informação, contribuindo para a sua organização e recuperação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the literature, words have more than one meaning in multiple contexts, and this makes them have ambiguous interpretations or even be considered polysemic; this is the case with the word classification. In the different meanings of the word, it can mean a process, a classification system or a discipline. This article studies the interdisciplinary perspective of the meaning of the word classification, from the meanings suggested by the authors of the area, to trace its evolution and historical context. We use the methodological basis proposed by Bardin (2011) on Content Analysis, applied to the 40 definitions selected from the article “Classification” (Hjørland, 2017), as a research sample. The results of lexical and categorical analysis of the definitions confirmed the assumptions that the classification traces its history based on the Aristotelian categorical bases, having started its dichotomous development with the studies of Porphyrios, gaining projection with the system of taxonomic categories of Linnaeus, with the idea of “Division and denomination” to classify beings into groups, with Darwin's Origin of Species; and, in the scope of Librarianship and Information Science, with the studies initiated by librarian Richards (1860-1939), in the 19th century, influencing the studies of authors such as Sayers (1881-1960), Bliss (1870-1955) e. Ranganathan (1892-1972), among others. In the area of Librarianship and Information Science, classification has been studied as a discipline, a process of grouping and ordering knowledge, and as an instrument of information representation, contributing to its organization and recovery.
Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br