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Perspectivas em Ciência da Informação, Volume: 25, Número: 2, Publicado: 2020
  • Mediação da leitura na biblioteca escolar: práticas e fazeres na formação de leitores Articles

    Nunes, Martha Suzana Cabral; Santos, Flaviana de Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem comoobjetivo geral discutir a biblioteca escolar como espaço privilegiado para amediação de leitura a partir da percepção dos alunos. Os objetivos específicos são: analisar as práticas de mediação na biblioteca escolar como potencializadoras da leitura; identificar a biblioteca escolar como espaço privilegiado para mediação da leitura; e discutir o papel do bibliotecário na promoção da aprendizagem e da leitura.A pesquisa foi exploratória e de abordagem qualitativa. Foi desenvolvida observação participante e análise da aprendizagem a partir de experiências de mediação da leitura na biblioteca da Escola SESC Unidade Siqueira Campos. Foi proposta uma adaptação do trabalho de Gardiès (2014), onde foram analisados os seguintes aspectos do processo de mediação, tais como o processo documentário, o processo informacional e o processo comunicacional. A biblioteca foi escolhida por critério de amostragem por acessibilidade, possuindo bibliotecário em seu quadro de funcionários que desenvolve ações de leitura com turmas de alunos. A pesquisa foi realizada com uma turma de trinta e seis alunos do 4°ano do Ensino Fundamental. Considera-se que a mediação é um fator primordial para o incentivo e a construção do hábito da leitura, que deve ser responsabilidade não só da escola, mas também da família.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to discuss the school library as a privileged space for reading mediation from the students' perception. The specific objectives are: to analyze the mediation practices in the school library as reading enhancers; identify the school library as a privileged space for reading mediation; and discuss the role of the librarian in promoting learning and reading. The research was exploratory and qualitative approach. Participant observation and learning analysis were developed from reading mediation experiences in the SESC School Siqueira Campos Library. An adaptation of Gardiès's work (2014) was proposed, where the following aspects of the mediation process were analyzed, such as the documentary process, the informational process and the communicational process. The library was chosen according to accessibility sampling criteria, having a librarian in its staff that develops reading actions with student groups. The research was conducted with a group of thirty-six students from the 4th grade of elementary school. Mediation is considered a primary factor for encouraging and building the reading habit, which should be the responsibility not only of the school, but also of the family.
  • Gestão do conhecimento, tecnologia da informação e pequenas e médias empresas de serviços: um estudo de casos múltiplos na Região Metropolitana do Recife Articles

    Fell, André Felipe Albuquerque; Dornelas, Jairo Simão

    Resumo em Português:

    RESUMO Pode-se afirmar que a gestão do recurso intangível demanda uma nova compreensão e esforço para relacionar os fatores organizacionais como estrutura, estratégia, processo, pessoas e tecnologia. Tal fato deveria ser considerado pelas pequenas e médias empresas - PME. Olhando este panorama, a presente pesquisa visa verificar quais são os fatores organizacionais obstativos ao uso da tecnologia da informação - TI - para a gestão do conhecimento em PME de serviços da Região Metropolitana do Recife. Para tal, optou-se pela abordagem de pesquisa qualitativa, sendo os dados coletados por cinco extensas entrevistas semi-estruturadas e analisados de modo interpretativo pela técnica de análise de conteúdo. Constatou-se na realidade vivenciada pelas PME que a gestão do conhecimento ainda é futuro, é meta que talvez venha a ser atingida mediante melhor entendimento e concepção da prática de gestão da informação e o uso da TI ainda é essencialmente operativo e com fins de organizar, sistematizar e tornar eficiente as atividades cotidianas estando mui longe da gestão do conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The intangible resource managementrequires a new comprehension and struggle to relate organizational key factors likestructure, strategy, process, people and technology. That is something small and mediumsized enterprises (SMEs) ought to pay attention to.The present research has the mainpurpose to check what are the key organizational factors that turned to be obstacles to theuse of IT for knowledge management in small and medium sized service enterprises at Recife urban region. Therefore a qualitative research method hasbeen chosen and data has been collected by a five extensive semi-structured interview script. Data has been analyzed in an interpretative way, using content analysis. In the small and mediumsized service enterprises´ reality it was possible to notice that knowledge management is a futureproject, a goal that may be achieved by a better comprehension and conception ofinformation management practices. Also the IT use is still mainlyoperational and has a central function in organizing efficiently activities and in this sense isstill quite distant from knowledge management.
  • Dimensões da competência em informação sob a perspectiva de Zarifian Artigos

    Souza, Ana Cristina de; Bahia, Eliana Maria dos Santos; Vitorino, Elizete Vieira

    Resumo em Português:

    RESUMO O propósito deste artigo é analisar a obra “Objetivo Competência: por uma nova lógica” de Phillipe Zarifian (2001), utilizando-a como fio condutor para reflexões acerca das dimensões da competência em informação. A escolha da obra deve-se ao fato da mesma, mesmo que em contexto da área da administração, apresentar conexões com as quatro dimensões anunciadas por Vitorino e Piantola (2011; 2019) e apreciadas no estudo de Rios (2006; 2010): técnica, estética, ética e política. Esta perspectiva adotada em meio ao processo de releitura e análise do conteúdo da obra, ainda que no contexto da década de 90, mostra-se atual às reflexões sobre a competência em informação. Foram abordados aspectos históricos e conceituais da competência a partir das concepções de Zarifian (2001) e destacadas as características das quatro dimensões que contemplam as faces da competência em informação, que, em equilíbrio, permeiam o desenvolvimento humano, tanto na perspectiva individual, quanto no âmbito da coletividade e das relações sociais. Conclui-se que a obra apresenta aproximações à competência em informação nas dimensões técnica, estética, ética e política com ênfase na transição da lógica do trabalho à lógica da competência.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this article is to analyze the work “Objetivo Competência: por uma nova logic” by Phillipe Zarifian (2001), using it as a guiding thread for reflections on the dimensions of information competence. The choice of the work is due to the fact that, even in the context of the administration area, it presents connections with the four dimensions announced by Vitorino and Piantola (2011; 2019) and appreciated in the study by Rios (2006; 2010): technical , aesthetics, ethics and politics. This perspective adopted in the middle of the process of rereading and analyzing the content of the work, even in the context of the 90s, shows itself current to the reflections on the competence in information. For this, historical and conceptual aspects of competence were approached from the conceptions of Zarifian (2001) and highlighted the characteristics of the four dimensions that contemplate the faces of information competence, which, in balance, permeate human development, both in the individual perspective , and in the scope of collectivity and social relations. It is concluded that the work presents approaches to competence in the technical, aesthetic, ethical and political dimensions with an emphasis on the transition from the logic of work to the logic of competence.
  • Las limitaciones de la Ley de Acceso a la Información en Brasil: reflexiones teóricas en el ámbito de la ciencia de la información Artigos

    Borges, Ellen Valotta Elias; Martínez-Ávila, Daniel; Mello, Mariana Rodrigues Gomes de

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo de este artículo es verificar la aplicabilidad de la Ley de Acceso a la Información (LAI) en Brasil. Se realizó un análisis comparativo entre la propuesta de Ley y la actuación de los órganos públicos. Se utilizó el servicio electrónico de atención al ciudadano (e-SIC) y el portal del Gobierno Federal. Las solicitudes sometidas a las autoridades competentes permitieron el análisis de la aplicabilidad de la ley. Los resultados mostraron grandes divergencias en cuanto al contenido de la ley. Además, se señala que los estudios sobre la información en el ámbito científico pueden contribuir al desarrollo social cuando se considera no sólo el acceso sino también el proceso de apropiación de la información. Se considera que las discusiones sobre el acceso y la apropiación de la información de un modo conjunto pueden traer grandes beneficios tanto para el ámbito científico del área como para el desarrollo social de la población.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to verify the applicability of the Freedom of Information Act (LAI) in Brazil. We conducted a comparative analysis of the proposal of the Law and its applicability by public organisms. We worked with the electronic Citizens’ Enquiry Service (e-SIC) and the Federal Government website.. The information requests submitted to the competent law enforcement authorities allowed the analysis of the applicability of the Law. The results showed that there are wide great divergences regarding the content of the law. In addition, they also suggest that the discussions on information, when considering not only information access but also the appropriation of information, can contribute to social development. The consideration of information access and information appropriation in a complementary way may bring significant contributions to the scientific and social fields.
  • A qualidade na recuperação de dados governamentais: um estudo sobre dados de políticas públicas na internet Articles

    Moreira, Fábio Mosso; Bisi, Pedro Henrique Santos; Botega, Leonardo Castro; Segundo, José Eduardo Santarem; Sant'Ana, Ricardo César Gonçalves

    Resumo em Português:

    RESUMO O uso da Internet para acessar dados governamentais é crescente e apresenta possibilidades para o cidadão acompanhar a execução das políticas públicas. No contexto das políticas públicas para o setor da agricultura, destaca-se que estas constituem um fator preponderante no desenvolvimento social e econômico,principalmente dos pequenos produtores, que, por sua vez, necessitam desse conteúdo informacional para participarem e acompanharem as ações. O governo, mediante a Lei de Acesso à Informação, é responsável por garantir a ampla divulgação dos programas governamentais, entretanto, o que se observa muitas vezes é que os dados não são disponibilizados como deveriam, tendo principalmente problemas relacionados a qualidade das bases e dos serviços de recuperação. Assim, oobjetivo da pesquisa consiste em identificar dimensões de qualidade envolvidas no acesso a dados governamentais na Internet e aplicá-las no estudo do processo recuperação dos dados do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar disponíveis no portal do Banco Central. Metodologicamente, realizou-se uma revisão teórica para identificar na literatura artigos que tratam sobre a questão da qualidade de dados no contexto governamental, e, posteriormente, uma Análise de Conteúdo para identificar categorias que pudessem representar tais dimensões de forma específica para este domínio. Estas dimensões foram aplicadas no estudo do processo de recuperação de dados de uma política pública agrícola direcionada ao desenvolvimento socioeconômico dos pequenos produtores, e os resultados obtidos estabelecem uma perspectiva sobre como a questão da qualidade de dados pode ser observada no cenário estudado, bem como suas implicações para o acesso e apropriação do conteúdo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The use of the Internet to access government data is growing and presents possibilities for citizens to monitor the implementation of public policies. In the context of public policies for the agriculture sector, it is highlighted that these constitute a major factor in social and economic development, especially for small producers, who, in turn, need this informational content to participate and monitor actions. The government, through the Access to Information Law, is responsible for ensuring the wide dissemination of government programs, however, what is often observed is that the data are not made available as they should, mainly having problems related to the quality of the databases and recovery services. Thus, the objective of the research is to identify dimensions of quality involved in accessing government data on the Internet and apply them to the study of the data recovery process of the ProgramaNacional da Agricultura Familiar available on the Banco Central portal. Methodologically, a theoretical review was carried out to identify in the literature articles dealing with the issue of data quality in the government context, and, subsequently, a Content Analysis to identify categories that could represent such dimensions in a specific way for this domain. These dimensions were applied in the study of the data recovery process of a public agricultural policy aimed at the socio-economic development of small producers, and the results obtained to establish a perspective on how the issue of data quality can be observed in the studied scenario, as well as its implications. implications for access and ownership of content.
  • Ensino de inteligência competitiva no apoio à busca do sucesso profissional de graduandos em biblioteconomia e ciência da informação Articles

    Garcia, Leonardo Guimarães

    Resumo em Português:

    RESUMO A crescente complexidade da nossa realidade informacional demanda profissionais da informação dotados de diversas competências, várias das quais coincidentes com aquelas necessárias ao exercício da Inteligência Competitiva (IC). Uma vez que tais competências se baseiam em atributos de competência (conhecimentos, habilidades e atitudes - CHA), o desenvolvimento desses atributos garante as bases para várias das competências necessárias ao moderno profissional da informação. Sendo assim, o presente trabalho analisa os resultados de um processo de ensino em IC baseado em metodologias ativas, no que diz respeito ao aprendizado dos alunos em diferentes atributos de competência e à importância dos mesmos para o sucesso profissional idealizado pelos estudantes. Quanto à metodologia, essa pesquisa é exploratória e tem como método a Pesquisa-Ação. Os resultados indicam: 1) o bom desempenho do processo de ensino quanto ao aprendizado dos atributos de competência; 2) que os atributos trabalhados possuem, na opinião dos próprios alunos, grande importância para o alcance do sucesso profissional que almejam. Como conclusão, acredita-se haver no processo de ensino descrito muitos componentes passíveis de serem replicados em outros cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação para a geração de níveis similares de ganho de aprendizado e alavancagem do sucesso profissional dos nossos egressos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The increasing complexity of our informational reality demands information professionals with diverse competences, several of which coincide with those required for the exercise of Competitive Intelligence (CI). Since such competences are based on competence attributes (Knowledge, Skills and Attitudes - KSA), the development of these attributes provides the basis for many of the competences needed by the modern information professional. Thus, the present work analyzes the results of a teaching process in CI based on active methodologies, regarding the students' learning in different competence attributes and their importance for the professional success idealized by the students. As for the methodology, this research is exploratory and its method is Action Research. The results indicate: 1) the good performance of the teaching process regarding the learning of competence attributes; 2) that the attributes worked have, in the opinion of the students themselves, great importance for the achievement of the professional success they aim for. In conclusion, it is believed that there are in the teaching process described many components that can be replicated in other Bachelors of Library and Information Science to generate similar levels of learning gain and leverage the professional success of our graduates.
  • O léxico das comunidades indígenas do Ceará na designação de doenças: reflexões para a construção de vocabulário controlado Articles

    Pinto, Virginia Bentes; Campos, Henry de Holanda; Aragão, Maria do Socorro; Ribeiro, Cristina da Costa

    Resumo em Português:

    RESUMO Apresenta os resultados da pesquisa cujo objetivo é construir um Vocabulário Controlado de Nomes Populares de Doença (VCNPD) a partir do léxico utilizado pelas comunidades indígenas do Ceará, estabelecendo-se as relações com a terminologia de especialidade da saúde. É uma pesquisa aplicada, sendo o estudo empírico feito em quatro etapas: entrevista com os líderes e pajés das comunidades indígenas Tapebas, Pitaguarys e Jenipapo-Kanindés, localizadas no Estado do Ceará; mapeamento dos nomes populares das doenças em fontes populares e terminológicas especializadas; construção do protótipo do VCNPD com as palavras mapeadas especificando-se as relações com a terminologia da CID-10. Os resultados evidenciam 355 (trezentas e cinquenta e cinco) palavras pertencentes ao léxico das comunidades investigadas. O cotejamento expressa pouca coincidência entre as palavras que nominam as doenças entre os povos investigados - somente 41 (quarenta e uma), sendo que 9 (nove) se duplicam nas três comunidades, 15 (quinze) entre os Tapebas e os Pitaguarys, 6 (seis) entre Tapebas e Jenipapo-Kanindés; 11 (onze) coincidem entre os Pitaguarys Jenipapo-Kanindés. Conclui-se que a construção do VCNPDse reveste de grande importância, tanto para a preservação da memória lexical dessas comunidades como também para favorecer a comunicação entre esses povos e os profissionais da saúde, nas ações de cuidados dedicadas a esses cidadãos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT We present here the results of a research whose objective is to construct a Controlled Vocabulary of Popular Disease Names (CVPDN) based on the lexicon used by the indigenous communities of Ceará, by establishing relationships with the specialized terminology of the Health area. This is an applied research, with the empirical study being conducted in four stages: interview with the leaders and shamans of the Tapebas, Pitaguarys and Jenipapo-Kanindés indigenous communities, located in the state of Ceará; Mapping of the popular diseases’ names in popular and specialized terminological sources; Construction of the CVPDN prototype with the mapped words showing the relationships with the ICD-10 terminology. The results show 355 (three hundred and fifty-five) words belonging to the lexicon of the investigated communities. Comparison of results presents little coincidence between the words that nominate diseases among the people investigated - only 41 (forty-one) with 9 (nine) being repeated in the three communities; 15 (fifteen) repeating themselves between Tapebas and Pitaguarys communities; 6 (six) between Tapebas and Jenipapo-Kanindés communities; 11 (eleven) coincide between Pitaguarys and Genipapo-kanindés communities. We conclude that the construction of the CVPDN is of great importance, both for the preservation of the lexical memory of these communities and also to enable communication between these peoples and health professionals and in the care actions of those citizens.
  • Analisando a colaboração e produção científica da área ensino e pesquisa em Administração e Contabilidade Articles

    Ribeiro, Henrique César Melo

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo foi analisar a colaboração e produção científica da área ensino e pesquisa em administração e contabilidadenos períodos de 2007, 2009, 2011, 2013 e 2015. A metodologia utilizada contou com as técnicas de análise bibliométrica e de rede social 1-mode e 2-mode.Constatou-se alta centralidade nas redes de coautoria e das instituições, realçando os atoresGilberto José Miranda e a USP. As redes two-mode corroboraram com as redes 1-mode, enfatizando a importância e relevância das instituições e dos temas abordados nesta pesquisa. As redes 2-modecontribuírampara manifestar a envergadura das instituições, e a tendência dos temas divulgados na academia, impactando diretamente para melhor entender e compreender como as redes de colaboração e a produção científica da área Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade são difundidas e socializadas na academia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this study was to analyze the collaboration and scientific production of the teaching and research area in administration and accounting in the periods of 2007, 2009, 2011, 2013 and 2015. The methodology used included the techniques of bibliometric an alysis and social network 1-mode and 2-mode. High centrality was found in co-authoring networks and institutions, high lighting the actors Gilberto José Miranda and USP. Two-mode networks corroborated with 1-mode networks, emphasizing the importance and relevance of the institutions and the themes addressed in this research. The 2-mode networks havecontributedto show the magnitude of the institutions and the tendency of the themes divulged in the academy, directly impacting to understand and understand how the networks of collaboration and the scientific production of the area of ​​Education and Research in Administration and Accounting are disseminated and socialized in academia.
  • O viés de publicação: por que publicar resultados negativos? Articles

    Almeida, Fernanda Gomes; Cendón, Beatriz Valadares

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho tem por objetivo trazer a discussão sobre a publicação de resultados negativos para o campo da biblioteconomia e ciência da informação, especificamente para a área da comunicação científica. O trabalho apresenta o problema do viés de publicação na ciência, bem como suas origens, destacando a importância da publicação dos resultados negativos, identificando os responsáveis pela não publicação de tais resultados, as principais estratégias para a redução do viés de publicação e exemplos de aplicação de algumas dessas estratégias. O artigo conclui que não existe um caminho único, mas uma série de soluções que permitem que os resultados negativos estejam disponíveis para a comunidade científica, reduzindo o viés de publicação e dando visibilidade a todos os resultados de pesquisa, independente de serem considerados positivos ou negativos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to bring the discussion about the publication of negative results to the field of librarianship and information science, specifically for the area of scientific communication. The paper presents the problem of publication bias in science, as well as its origins, highlighting the importance of the publication of negative results, pointing out those responsible for not publishing such results, as well as the main strategies for reducing publication bias and examples of application of some of these strategies. The article concludes that there is no single path but a series of solutions that can allow negative results to be available to the scientific community, thus reducing publication bias and giving visibility to all research results, whether positive or negative.
  • Critérios de relevância e classificação política no discurso jornalístico internacional Articles

    Fernandez Júnior, Fernando Ewerton; Souza, Rosali Fernandez de

    Resumo em Português:

    RESUMO Na era do conteúdo indexado por ferramentas de busca na internet, agências de notícia transnacionais e veículos jornalísticos tradicionais em outras mídias continuam sendo importantes fornecedores de informação para bases de dados nos principais idiomas do planeta, seguindo seus próprios critérios de relevância na escolha do que, e como, informar. A fim de mapear as classificações políticas adotadas na cobertura da eleição presidencial brasileira de 2010, este artigo analisa termos presentes antes, depois ou em substituição ao nome dos quatro principais candidatos - Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) - em 261 textos noticiosos, em inglês e espanhol, de quatro agências (AFP, AP, EFE e Reuters) e quatro veículos (as emissoras de TV BBC e CNN, e os jornais El País e The New York Times). A partir dos resultados, são traçados paralelos entre os critérios adotados pelas fontes jornalísticas ao atribuírem relevância às informações associadas a cada candidato e as generalizações de Tefko Saracevic (2009) sobre como usuários de sistemas de informação inferem relevância em processos de busca, sugeridas com base em 40 anos de estudos em Ciência da Informação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In an age in which content is indexed by Internet search tools, transnational new agencies and traditional news media are still important sources of information for data bases in the main languages, according to their own criteria of relevance on what and how to inform. With the purpose of mapping the political classifications adopted on the coverage of the 2010 Brazilian presidential election, this article analyses terms used before, after or as a substitution to the name of the four main candidates - Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva, and Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) -, present in 261 news texts, both in English and Spanish, of four agencies (AFP, AP, EFE and Reuters) and four traditional news media (BBC and CNN TV networks, plus the newspapers El País and The New York Times). From these results, parallels are traced among the criteria adopted by the journalistic sources when attributing relevance to information associated to each candidate and the generalizations of Tefko Saracevic (2009) about how information system's users infer relevance in search processing, suggested based on 40 years of studies in the field of Information Science.
  • Representação da informação e Ecomuseu: interdisciplinaridade entre Ciência da Informação e Museologia Relatos De Experiências

    Lemos, Leonardo Hermes; Karpinski, Cezar

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho tem como tema a representação da informação em ecomuseu, uma categoria específica de instituição museológica criada a partir da década de 1970. A pesquisa se ateve a dois ecomuseus no Estado de Santa Catarina e teve como objetivo pesquisar as formas de representação da informação destes ecomuseus. Do ponto de vista metodológico a pesquisa se classifica como aplicada, qualitativa e exploratória. Os procedimentos técnicos adotados foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, a primeira em seis bases de dados e a segunda desenvolvida a partir de estudo de caso, observação e história oral.Como resultados verificou-se que as formas de representação da informação nas duas instituições são a documentação em museus, a exposição e a mediação.Como conclusão, ressalta-se a importância do caráter interdisciplinar da Ciência da Informação e da Museologia, mostrando as possibilidades de pesquisas conjuntas entre ambas, promovendo o desenvolvimento prático e teórico das duas áreas do conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This work has as its theme the representation of information in ecomuseum, a specific category of museological institution created in the 1970s. The research was carried out in two ecomuseums in the State of Santa Catarina and aimed to research the forms of information representation of these ecomuseums. From a methodological point of view, the research is classified as applied, qualitative and exploratory. The technical procedures adopted were bibliographic research and field research, the first in six databases and the second developed from case study, observation and oral history. As a result, it was found that the forms of information representation in the two institutions are documentation in museums, exhibition and mediation. In conclusion, it stands out the importance of the interdisciplinary of Information Science and Museology, showing the possibilities of research between both, promoting the practical and theoretical development of the two areas of knowledge.
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