Acessibilidade / Reportar erro
Perspectivas em Ciência da Informação, Volume: 25, Número: 3, Publicado: 2020
  • Análise de políticas editoriais de periódicos científicos nacionais: Contribuições para o Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas Articles

    Beltrão, Jimena Felipe; Silva, Taíse da Cruz

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo analisa políticas editoriais de periódicos científicos nacionais indexados na SciELO (Scientific Electronic Library Online) nas áreas de Antropologia, Arqueologia e Linguística com objetivo de identificar semelhanças e diferenças em comparação à atual política editorial do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas. O intuito da pesquisa é recomendar eventuais ajustes à atual política editorial do periódico centenário do Museu Paraense Emílio Goeldi. A pesquisa adotou abordagem quali-quantitativa com uso de técnicas documental e bibliográfica para a coleta de dados. As variáveis analisadas nos documentos das políticas editoriais foram: os idiomas em que são aceitas as submissões; os formatos dos originais: se impresso ou eletrônico; as seções em que se subdividem os conteúdos publicados; o processo de avaliação por pares; os requisitos para constituição de autoria; a origem dos conteúdos publicados; os critérios de acesso aos conteúdos publicados; a indexação dos periódicos em bases de dados nacionais e internacionais; e a política de detecção de plágio. O exame comparativo desses elementos demonstrou a eficiência das normas e instruções em vigor no Boletim ao mesmo tempo em que indicou a necessidade de detalhamento do escopo da revista quando se trata das áreas correlatas, caso de disciplinas como Sociologia, Geografia e outros.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article analyzes the editorial policies of Brazilian periodicals indexed in the SciELO electronic library in the fields of anthropology, archaeology, and linguistics in order to identify similarities and differences between these journals and the Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas and subsequently recommend potential adjustments to current editorial policy at this journal. The survey was qualitative and quantitative, and used documentary and bibliographic techniques to collect the data. The variables analyzed were languages for submissions, journal format (online or printed), sections in which content is presented, peer review methods, requirements for authorship, content origin (from dissertations or other research), access to content, indexing in Brazilian and international databases, and plagiarism detection policy. The authors determined that all the elements of the Boletim’s current policy are effective, but recommend more precise definition of the journal’s scope for works in correlated areas (such as sociology and geography).
  • Competência em informação e suas raízes teórico-epistemológicas da Ciência da Informação: em foco, a fenomenologia Articles

    Lucca, Djuli Machado De; Vitorino, Elizete Vieira

    Resumo em Português:

    RESUMO A competência em informação é um movimento social e científico, que investiga os processos referentes à busca, ao acesso, à avaliação, à comunicação e ao uso da informação. Como movimento científico, integrou-se à Ciência da Informação, que emergiu a partir do problema da sobrecarga em informação e das dificuldades em recuperá-la. O artigo propõe investigar a relação epistemológica entre a Ciência da Informação e o movimento científico da competência em informação. Identifica-se, na ciência da informação, a existência de três paradigmas, apresentados por Capurro (2003): paradigma físico, paradigma cognitivo e paradigma social; e também três vertentes epistemológicas, oriundas da sociologia, indicadas por Araújo (2003): corrente positivista/funcionalista, corrente crítica e corrente social. Com base nas propostas de Capurro (2003) e Araújo (2003), concebe-se a existência de três vertentes de pesquisa sobre competência em informação: a vertente cognitiva, com aproximações funcionalistas e positivistas, a vertente social e a vertente crítica. Essas aproximações epistemológicas orientam as investigações que atualmente são desenvolvidas na temática. Por fim, argumenta-se em favor da fenomenologia enquanto princípio teórico-metodológico congruente às pesquisas em competência em informação, visto que a informação é um produto político, revelado no social, que sofre interferências do mundo externo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Information literacy is a social movement and a scientific field that investigates processes related to the search, access, evaluation, communication and use of information. As a scientific field, it is integrated into Information Science, a science which has emerged from the problem of information overload. The article proposes to investigate the epistemological relationship between Information Science and information literacy as a field of study. The existence of three paradigms, presented by Capurro (2003), is identified in the information science: physical paradigm, cognitive paradigm and social paradigm. Also, there are three epistemological aspects, coming from sociology, indicated by Araújo (2003): positivist / functionalist approach, critical approach and social approach. Based on the proposals of Capurro (2003) and Araújo (2003), we conceive the existence of three strands of research on information literacy: the cognitive aspect, with functionalist and positivist approaches, the social aspect and the critical aspect. These epistemological approaches guide the investigations that are currently being developed in this area. Finally, it is argued in favor of phenomenology as a theoretical-methodological principle which is congruent to research in information literacy, since information is a political product, revealed in the social, that suffers interference from the external world.
  • O papel do gestor e curador da informação nos novos comportamentos informacionais Articles

    Aleixo, Marina Romano; Fernandes, Maria Jose Oliveira; Costa, Gislane; Ribeiro, H. Soraia

    Resumo em Português:

    RESUMO Com a nova tendência dos comportamentos informacionais, uma nova profissão emerge. O gestor e curador da informação traz uma transdisciplinaridade e multidisciplinaridade para mediar e colaborar com esse novo cenário. Este artigo objetiva a análise do papel do gestor e curador da informação face aos novos comportamentos informacionais, seu papel como mediador e colaborador e como seu trabalho vai ao encontro das novas políticas europeias de competências digitais. Por meio da revisão de literatura nas áreas de Ciência da Informação, da Tecnologia da Informação e da Sociologia desenvolveu-se uma análise crítica do tema abordado para difusão do perfil supracitado. Conclui-se a importância do gestor e curador da informação como mediador e colaborador na sociedade de informação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT A new profession emerges with the information behaviour trend. The information manager and curator brings a multidisciplinar it and transdisciplinarity as a mediator and coworker in this scenario. The aim of this article is to analyse the information manager and curator´s role and his/her relation with the new informational behaviour. Also, it is discussed his/her way as a mediator and as a coworker and his/her importance to work along with the public policies about digital competencies. A conceptual analysis of the subject of this study is developed through literature review in the fields of Information Science, Information Technology and Sociology. In conclusion, this study brings on the importance of the information manager and curator as a mediator and coworker in the information society.
  • Anseios e devaneios: a memória social envolta ao progresso de legalização da maconha para fins medicinais no Brasil Articles

    Elias, Josemar da Silva Junior; Oliveira, Bernardina Maria Juvenal Freire de; Barbosa, Maria Nilza Rosa

    Resumo em Português:

    RESUMO Reflete sobre o histórico da criminalização do uso da maconha abordando aspectos culturais e jurídicos, através de uma linha tênue entre a informação e a memória. Aponta alguns registros de proibição da planta, pontuando como a memória social foi construída em torno de uma atmosfera proibicionista e repressiva ao uso da droga e como isso reverberou por longos anos. Frisa como a onda de proibicionismo e repressão contribuiu para a construção de uma memória social preconceituosa e descriminatória. Elenca os principais avanços advindos com a chegada do século vinte e um, e os principais marcadores históricos nesta caminhada, assim como enfatiza a mudança da conjuntura social no tocante ao seu ponto de vista em relação à questão da legalização da maconha para fins medicinais, concluindo que, é necessário ainda muita luta e resistência para que os avanços sejam realizados de modo a abranger todas as camadas sociais de forma efetiva.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Reflecting on the history of the criminalization of marijuana use, addressing cultural and legal aspects, through a line of information and a memory. We pointed out some banning records of the plant, scoring as a social memory, was built around an atmosphere, prohibiting and repressive to use the drug and how it reverberated for long years. It emphasizes how a wave of prohibitionism and repression contributed to the construction of a discriminatory and prejudicial social memory. And the main historical markers in this walk, as well as emphasizing a change in the social context in relation to the question of the legalization of marijuana for medical finances, concluding that it is necessary still the struggle and the resistance so that the advances are realized in form to cover all the social layers of effective form.
  • Estudantes estrangeiros no Brasil: informação e processos de produção de diferença Articles

    Ferreira, Rubens da Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO O trabalho adota a tese de que a migração é também processo de circulação de informação, conhecimento e diferença. Neste sentido, investiga-se uma realidade bem específica no amplo panorama da mobilidade humana: os deslocamentos internacionais de estudantes para o Brasil. Sustentado pelas teorizações em torno da produção de diferença e da autonomia das migrações, os estudantes estrangeiros são analisados como migrantes. Os dados qualitativos submetidos à Análise de Conteúdo foram recolhidos entre trinta e cinco estudantes estrangeiros provenientes de países africanos, sul-americanos, caribenhos e europeus. Como resultado, verifica-se um processo que envolve trocas informacionais, cognitivas e culturais que se mesclam em uma experiência migratória que afeta os modos de ser, pensar, sentir e agir dos estudantes migrantes, permitindo que se tornem pessoas diferentes. E em que pesem as dificuldades vividas em terras brasileiras, essa experiência é percebida pelos colaboradores da pesquisa como bastante positiva ao final da diplomação/titulação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The work adopts the thesis that migration is also a process of production of information, knowledge and difference. In this sense, a very specific reality is investigated in the broad panorama of human mobility: the international student movements to Brazil. Sustained by theorizations around the production of difference and the autonomy of migration, foreign students are analyzed as migrants. Qualitative data submitted to Content Analysis were collected from thirty-five foreign students from African, South American, Caribbean and European countries. As a result, there is a process that involves informational, cognitive and cultural exchanges that blend into a migratory experience that affects migrant students' ways of being, thinking, feeling and acting, allowing them to become different people. And in spite of the difficulties experienced in Brazilian lands, this experience is perceived by the research collaborators as quite positive at the end of the diploma/degree.
  • Entre bibliófilos e bibliodetetives: dinâmicas de objeto e valor, questões de informação Articles

    Melo, Kelly Castelo Branco da Silva; Ribeiro, Leila Beatriz

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo pressupõe que a literatura policial, como gênero literário e modo de registro e expressão de experiências (ficcionais), possibilita a análise/interpretação e representação de determinadas práticas colecionistas e de quadros de referências sócio-históricos. Como um desdobramento de estudos sobre bibliofilia, o artigo toma como campo empírico cinco romances policiais escritos pelo norte-americano John Dunning, e,por meio da leitura analítica desses livros, propõe teórica e metodologicamente identificar e observar as questões informacionais que permeiam/emergemdas dinâmicas de valor encontradas nas tramas.O fluxo dos livros enquanto mercadorias e objetos de coleção, e o seu transitar para dentro e para fora da situação mercadológica, resultam da convergência complexa de aspectos sociais, temporais e culturais. Sendo assim, o artigo se volta para os processos de (des)valorização de livros, visando neles elucidar o que é possível depreender do universo bibliófilo, e o que, nesse universo ficcional, constitui e representa práticas informacionais utilizadas por/em um universo colecionista não ficcional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article is based on the premise that crime fiction, as a literary genre and also as means of recording and expressing (fictional) experiences, allows the analysis/interpretation and representation of certain collecting practices and of socio-historical references. As a productof studies onbibliophilia, the article takes five police novels written by the American John Dunning as empirical field, and, through the analytical reading of these books, proposes, theoretically and methodologically, to identify and observe the informational issues that permeate/emerge from value dynamics found in the plots. The flow of books as goods and objects of collection, and their passage into and out of the market situation, result from the complex convergence of social, temporal, and cultural aspects. Thus, the article turns to the processes of (de)valuing of books, in order to elucidate what can be deduced about the bibliophile universe, and what, in this fictional universe, constitutes and represents informational practices used by/in a non-fictionalcollecting universe.
  • Perfil do profissional da informação: construção colaborativa Articles

    Vizoso, Silvana Grazia Temesio; Comesaña, Diana; Nieto, Graciela

    Resumo em Português:

    RESUMO O trabalho propõe uma metodologia para estabelecer competências em um perfil do profissional da informação com a perspectiva de uma visão regional que favoreça a mobilidade e tenda a melhorar e se adaptar a contextos mutáveis. A metodologia toma a taxonomia de Bloom como um quadro conceitual e estabelece elementos a serem preenchidos: áreas de competências, competências, categorias temáticas, metodologias de ensino-aprendizagem, avaliação e mapeamento de cursos para competências. A proposta é aplicada na área de Documentação Digital do Departamento de Processamento e Transferência de Informações da Faculdade de Informação e Comunicação em Uruguai. A metodologia é proposta como uma oportunidade colaborativa para discussão na região.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El trabajo plantea una metodología para el establecimiento de competencias en un perfil del profesional de la información con la perspectiva de una visión regional que favorezca la movilidad y propenda a un mejoramiento y adecuación a los contextos cambiantes. La metodología toma como marco conceptual la taxonomía de Bloom y establece elementos a completar: áreas de competencias, competencias, categorías temáticas, metodologías enseñanza aprendizaje, evaluación y mapeo de cursos a competencias. Se aplica la propuesta en el área de Documentación Digital del Departamento Tratamiento y Transferencia de Información de la Facultad de Información y Comunicaciónen Uruguay. La metodología se plantea como una oportunidad de trabajo colaborativo en la región que se somete a discusión.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper proposes a methodology to establish competencies in a profile of the information professional with the perspective of a regional vision that favors mobility and tends to improve and adapt to changing contexts. The methodology takes Bloom's taxonomy as a conceptual framework and establishes elements to be completed: areas of competences, competences, thematic categories, teaching-learning methodologies, evaluation and mapping of courses to competences. The proposal is applied in the Digital Documentation area of the Information Processing and Transfer Department of the Faculty of Information and Communication in Uruguay. The methodology is proposed as a collaborative opportunity in the region for discussion.
  • Institucionalização e a configuração atual da Formação em Museologia no Brasil Articles

    Costa, Luciana Ferreira da

    Resumo em Português:

    RESUMO Este relato tem como objetivo abordar a institucionalização e a configuração atual da formação em Museologia no Brasil, tendo como ponto de partida sua origem em 1932 até seu estado atual neste século XXI. Metodologicamente, baseia-se em pesquisa de cariz bibliográfico, documental e descritiva, pautado em fontes históricas primárias e secundárias, sob análise qualitativa. Relata a formação a partir da criação do Curso de Museus do Museu Histórico Nacional, sua evolução para os cursos de graduação e, consequente, pós-graduação em Museologia, culminando nos atuais 17 cursos de graduação e seis programas de pós-graduação stricto sensu. Conclui que a formação em Museologia no Brasil é marcada por pioneirismo iniciado quando da criação do Museu Histórico Nacional em 1922 e considerável avanço, sobretudo, nos primeiros anos do século XXI. Contudo, o cenário atual de formação ainda não atinge todas as regiões do país, visto que os cursos de pós-graduação stricto sensu estão presentes em três das cinco regiões do Brasil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper describes the historical course of the formation in Museology from Brazil, from its origins in the 1930s to the present moment of the 21st century. As a historical research report, the methodology was based on a bibliographical, documentary and describe work, based on primary and secondary historical sources, with a qualitative analysis, describing the history of the training in Museology in Brazil, not leaving aside people and institutions involved in this process. It reports on the formation in Museology in Brazil from the creation of the Museum Course of the National Historical Museum, its evolution for the undergraduate and postgraduate courses in Museology, culminating in the current 17 undergraduate courses and six stricto sensu graduate programs. It concludes that the training in Museology in Brazil was marked by a pioneering beginning in the 1930s and progress, especially in the first years of the 21st century. However, the current training offer still does not fully meet the needs of the country, as there is a significant discrepancy between the number of undergraduate courses in all regions of the country and the number of stricto sensu graduate programs with restricted offer, to date, to only three regions of the country.
  • Inovação em saúde e internet das coisas (IoT): Um panorama do desenvolvimento científico e tecnológico Articles

    Rosa, Claudia Marisa; Souza, Paulo Augusto Ramalho de; Silva, Joaquim Manoel da

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta pesquisa pautou-se na análise do desenvolvimento científico e tecnológico acerca da Internet das Coisas (IoT) aplicada ao ambiente da saúde na perspectiva da inovação, tendo como insumo artigos científicos e documentos de patentes relacionados ao tema. A prospecção realizada a partir dos critérios delimitados possibilitou o mapeamento, nos últimos dez anos, de 217 artigos e 177 patentes relacionados à temática, em nível global. Os dados foram analisados utilizando-se os parâmetros da análise bibliométrica seguida da análise de conteúdo, permitindo a identificação dos autores com maior produtividade (Lei de Lotka), a vinculação destes autores, a dispersão histórica das publicações e dos periódicos que difundem o assunto (Lei de Bradford), as abordagens predominantes das publicações (Lei de Zipf) e os países e as áreas de destaque em publicações científicas e tecnológicas. O panorama delineado aponta que o desenvolvimento da temática ocorreu a partir de 2010 liderado por países asiáticos, com uma produção científica mais desconcentrada e predominantemente vinculada às Universidades, enquanto a produção tecnológica apresenta maior concentração e vinculação com empresas, porém, com convergência no discurso comum. Dentre as tendências identificadas, sobressai o monitoramento remoto de pacientes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study provides an analysis of the scientific and technological research on the applications of the Internet of Things (IoT) within the field of health care. It focuses on innovations and is based on scientific articles and patent documentation. The search for data, which was global in scope, was based on specific criteria and enabled a mapping of 217 articles and 117 patents involving the IoT applied to health care over the last 10 years. Bibliometric analysis was applied to the data, followed by content analysis. The analyses applied herein identified the most productive authors (Lotka’s law), their affiliations, the distribution of publications over time, the core journals in which this topic is distributed (Bradford’s law), the predominant approaches used in the publications (Zipf’s law), and the countries and regions in which this scientific and technological research is most commonly performed. This topic was found to have been most heavily researched since 2010, and this research is led by countries in Asia. Scientific research on this topic is predominantly affiliated with universities, while technological research on this topic is more likely to be affiliated with corporations, though their discussions and conclusions are consistent. Among the topics of study identified, the most frequent was the remote monitoring of patients.
  • Da teoria matemática para uma proposta de teoria crítica da informação:a integração dos conceitos de regime de informação e competência crítica em informação Articles

    Bezerra, Arthur Coelho

    Resumo em Português:

    RESUMO Iniciamos nosso estudo com uma contextualização histórico-crítica da teoria matemática da comunicação de Shannon e Weaver, reconhecendo a importância de sua influência na consolidação da ciência da informação nos Estados Unidos e apontando os limites de sua intenção unidimensional. A análise serve de mote para a apresentação da teoria crítica da sociedade, desenvolvida no mesmo período por filósofos alemães da chamada Escola de Frankfurt. Seus fundamentos teórico-metodológicos irão nortear nossa proposta para uma teoria crítica da informação, pensada a partir da integração de dois conceitos caros à ciência da informação brasileira: o de regime de informação, entendido como recurso interpretativo para pensar as relações entre política, informação e poder, e o de competência crítica em informação, que traz contribuições da teoria frankfurtiana e da pedagogia freireana para sublinhar a avaliação crítica e o uso ético da informação. Nosso método sugere a proposição de um diagnóstico das potencialidades, limites e contradições dos regimes de informação dominantes, e encontra na gramática da competência crítica em informação o referencial de uma práxis voltada à ampliação da autonomia dos indivíduos no atual ecossistema informacional, fundamental para o exercício da cidadania em tempos de desinformação, mediação algorítmica, vigilância digital e ataques à privacidade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT We begin our study with a historical-critical contextualization of Shannon and Weaver's mathematical communication theory, recognizing the importance of its influence in the consolidation of the information science field in the United States and pointing out the limits of its one-dimensional intention. The analysis serves as a motto for the presentation of the critical theory of society, developed in the same period by German philosophers of the so-called Frankfurt School. Its theoretical-methodological foundations will guide our proposal for a critical information theory, conceived from the integration of two popular concepts in the Brazilian information science: régime of information, understood as an interpretative resource to think the relations between politics, information and power, and critical information literacy, which brings the contributions of the Frankfurtian theory and the Freirean pedagogy to underline the critical evaluation and the ethical use of information. Our method suggests the proposition of a diagnosis of the potentialities, limits and contradictions of the dominant régime of information, and finds in the grammar of the critical information literacy the reference of a praxis aimed at the extension of the autonomy in the present informational ecosystem, fundamental for the exercise of citizenship in times of disinformation, algorithmic mediation, digital surveillance and privacy attacks.
Escola de Ciência da Informação da UFMG Antonio Carlos, 6627 - Pampulha, 31270- 901 - Belo Horizonte -MG, Brasil, Tel: 031) 3499-5227 , Fax: (031) 3499-5200 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: pci@eci.ufmg.br