Acessibilidade / Reportar erro

A CONSTRUÇÃO DA AGENDA DE PESQUISAS SOBRE AÇÃO AFIRMATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA

A RESEARCH CONSTRUCTION ON AFFIRMATIVE ACTIONS IN BRAZILIAN GRADUATE STUDIES

CONSTRUCCIÓN DE UNA AGENDA DE INVESTIGACIÓN SOBRE ACCIONES AFIRMATIVAS EN EL POSGRADO BRASILEÑO

RESUMO

Este artigo apresenta um balanço da produção acadêmica sobre ação afirmativa na pós-graduação brasileira, tendo em vista identificar as principais características dessa agenda de pesquisa. Para tanto, utiliza abordagem qualitativa, do tipo estado da arte, a partir da análise de conteúdo de teses, dissertações e artigos publicados nos principais portais disponíveis. O texto evidencia um campo incipiente e a necessidade de investimento em redes de pesquisadores de diversas regiões brasileiras para estimular o mapeamento e a análise de experiências existentes e apontar caminhos de resistência neste momento de desinvestimento do Estado em políticas educacionais de desenvolvimento científico associado ao fortalecimento das políticas de ação afirmativa.

Palavras-chave
Ação Afirmativa; Pós-graduação; Estado da Arte

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br