Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos Nietzsche, Volume: 36, Número: 2, Publicado: 2015
  • Editorial Editorial

    Lima, Márcio José Silveira
  • Niilismo e pós-humanidade na cultura contemporânea (Nietzsche contra Sloterdijk) Artigos

    Casares, Manuel Barrios

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo apresenta as influências de Nietzsche no século XX, tanto das vanguardas artísticas como as filosóficas de Heidegger e Sloterdijk, estas no contexto da crise do humanismo. Visa, com isso, mostrar que é possível encontrar uma resistência da filosofia nietzschiana ao humanismo póshumanista proclamado por Sloterdijk. Com efeito, a tecnologia contemporânea não seria o lugar por excelência para banir os hábitos de um pensamento calculador, o qual, por sua vez, na tentativa de regressar com segurança de um lugar de costume, gera atitudes românticas e conservadoras. Em vez disso, a arte contemporânea fornece sugestões mais interessantes sobre as margens e resíduos inassimiláveis do humano, e isso vem no rastro das pegadas da réplica nietzschiana à antiga pretensão metafísica de que o logos (agora o tecno-logos) anule a parte selvagem e maldita de nossa animalidade humana.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article presents the influences of Nietzsche on the 20th century, so much on the artistic vanguards as on the philosophical ones, from Heidegger and Sloterdijk, these one in the context of an humanism crisis. Thus, it intends to show that it's possible to find a resistance against Nietzschean philosophy to the post-humanist humanism proclaimed by Sloterdijk. Indeed, contemporary technology would not be the place par excellence to stamp out the habits of a calculating thinking, which, in its turn, in an attempt to return in safety from an usual place, generates romantics and conservatives attitudes. Instead of this, contemporary art furnishes more interesting suggestions about human edges and residues that cannot be assimilated, and this comes in the wake of the footsteps of the Nietzschean reply to the ancient metaphysical claim that the logos (now the technologos) nullify the wild and damned part of our human animality.
  • A crítica de Nietzsche ao romantismo Artigos

    Crespo, Remedios Ávila

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo pretende analisar o modo como Nietzsche entendeu sua própria relação com o romantismo. Não se trata de determinar "mais uma vez" seu parentesco com o romantismo e com um determinado romantismo, mas de repensar desta feita "uma vez mais" o modo como ele o experimenta e o descreve para, por meio disso, tornar maior e melhor nossa consciência de nós mesmos, para entendermos melhor, por meio desse círculo hermenêutico, esta "larga via" que é a compreensão do outro. Tendo em vista esse fim, dividirei este trabalho em três partes: na primeira examinarei "o mal-entendido" que Nietzsche denuncia a propósito da sua primeira obra; na segunda parte considerarei os elementos do sintoma que conduzem Nietzsche a compreender o romantismo como uma "enfermidade"; finalmente, na terceira explorarei através dos escritos de Nietzsche "o caminho em direção à saúde".

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to analyse the manner in which Nietzsche understood his own relation with Romanticism. It is not a question of specifying once more his kinship with Romanticism and with a specific Romanticism, but of rethinking this time, once more, the way he experiences it and describes it in view of making bigger and better our consciousness of ourselves, in order to understand better, by means of our hermeneutical circle, this large way that is the understanding of the other. Bearing this in mind, I will group this paper in three partes: in the first one, I examine the misunderstanding that Nietzsche denounces on the purpose of his first work; in the second part, I regard the elements of the symptom that lead Nietzsche to comprehend Romanticism as an illness; finally, in the third part, through Nietzsches writings I explore his way towards healthy.
  • A "grande política" Artigos

    Conill-Sancho, Jesús

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo oferece uma discussão sobre o legado crítico em torno da noção de grande política na obra de Nietzsche, questão que foi dominada por três posições: 1) Nietzsche é reduzido a um ironista subjetivista, não se atribuindo a ele nenhuma (ou pouca) relevância na teoria política; 2) ou bem é estigmatizado como precursor intelectual dos totalitarismos políticos; 3) ou bem pode apresentar-se como um genuíno pensador político, para além dos totalitarismos e capaz de fecundar algumas concepções democráticas da vida política. Nesse último aspecto, apesar das críticas de Nietzsche à modernidade e à democracia, é possível vê que sua obra defende a noção de uma democracia radical, dado o caráter antidogmático e perspectivista, que se mostra na defesa do caráter agonístico de toda relação de poder. Com efeito, porque há uma contingência insuperável de perspectivas particulares em busca de hegemonia, não se pode falar em nome de nenhum "grande outro" (Deus, Razão, homem, Nação). Por fim, advoga a noção de uma hermenêutica genealógica, que descobre a força de onde emerge a atividade fundamental: o interpretar transvalorador. Nessa transvaloração está inscrito um momento de domínio, que impulsiona o giro político da última fase do pensamento nietzschiano, inspirado na "fisiologia do poder", e que instaura o que Nietzsche denominou a "grande política".

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article offers a discussion about the critical legacy around the notion of great politics in the work of Nietzsche, a subject dominated by three positions: 1) Nietzsche is reduced to a subjetctivist ironist, with no (or scarce) relevance to the political theory; (2) he is stigmatized as an intellectual forerunner of political totalitarianisms; (3) he is presented as an authentic political thinker, beyond totalitarianisms, and able to fecundate some democratic conceptions of political life. About this last aspect, in spite of Nietzsche's critics to modernity and to democracy, it's possible to see that his work defends the notion that the radical democracy, given his anti-democratic character and perspective, displays itself in defense of the agonistic character of each and every relation of power. Indeed, since there is an insurmountable contingency in particular perspectives in search of hegemony, we cannot speak in the name of "great other" (God, Reason, man, Nation). Eventually, the article advocates the notion of a genealogical hermeneutics that finds out the force from which emerges the fundamental activity: the transvaluating interpretation act. In this transvaluation is inscribed a time of domain, that urges the political turn of Nietzsche's thinking, inspired by the "power fisiology", bringing about what the philosopher called "the great politics".
  • Dossiê "Recepção: Nietzsche no Brasil: núcleo histórico", parte III Artigos

    Dias, Geraldo
  • O super-homem1 Artigos

    Almarza, Enrique Paul

    Resumo em Português:

    Resumo O autor, provavelmente um correspondente estrangeiro do diário curitibano A Republica, assina este texto de Paris. Inicia o artigo trazendo as críticas de Emílio Faguet e Lichtenberger sobre Nietzsche, contrapõe-se às críticas destes autores e aponta, por fim, restrições suas à noção de força do filósofo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The author, probably a foreign correspondent of the journal, signs his paper from Paris. He starts the article bringing to light Emilio Faguet and Lichtenberger'critics on Nietzsche, setting himself against their critics, eventually pointing at restrictions on the ideia of forces as conceived by the philosopher.
  • O Super-Homem (O fundamento evolucionista do ü bermensch de Frederic Nietzsche) Artigos

    Diniz, Almachio

    Resumo em Português:

    Resumo Neste ensaio, o "filósofo baiano" Almachio Diniz procura descobrir no "super-homem" de Nietzsche os princípios do evolucionismo filosófico, que ele remete a Ernst Haeckel. Nesse sentido, defende que o übermensch, diante da ideia da evolução universal, é um fato a consumar-se futuramente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this essay, the "baiano philosopher" Almachio Diniz seeks to discover in the "superman" of Nietzsche the principles of philosophical evolutionism, which he refers to Ernst Haeckel. He argues that the Übermensch, in face of the idea of universal evolution, is a fact to be consummated in the future.
  • Nietzsche e a caricatura nazista do super-homem∗ Artigos

    Jurandir, Dalcídio

    Resumo em Português:

    Resumo Resenha crítica publicada no diário carioca Diretrizes, no ano de 1942. O autor resenha o livro Nietzsche, do historiador norte americano Crane Brinton, dando particular atenção ao capítulo VIII: Nietzsche e o Nazismo. A resenha é motivada pela tradução do livro de Brinton para a língua portuguesa, realizada pela Companhia Editora Nacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Critical review published in the journal Diretrizes in 1942. The author reviews the book Nietzsche by the American historian Crane Brinton, with particular emphasis on Chapter VIII: "Nietzsche and Nazism". The review is motivated by Brinton's book translation into Portuguese, conducted by Companhia Editora Nacional
  • O super-homem de Nietzsche∗ Artigos

    Muniz, Heitor

    Resumo em Português:

    Resumo Artigo publicado no diário do Rio de Janeiro A Manha , em 1942. Nele, o historiador brasileiro discorre sobre aspectos morais e políticos do ideal do "super-homem de Nietzsche". Para tanto, transcreve e parafraseia trechos de sua obra Assim falava Zaratustra ; traz citações de intérpretes de suas obras, como Édouard Schuré e Antonio Mariano Barrenechea; procura desvencilhar sua ideia do super-homem de utilizações pessoais, políticas e autoritárias, defendendo seu autor como um patrimônio comum da humanidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Article published in the carioca journal A manhã , in 1942. The Brazilian historian discusses moral and political aspects of the ideal of "Nietzsche's superman". For this purpose, it transcribes and paraphrases parts of his work Thus spoke Zarathustra ; it brings quotes from interpreters of Nietzsche's works as Édouard Schuré and Mariano Antonio Barrenechea; it seeks to disentangled the idea of superman from personal, political and authoritarian uses, defending his author as a common patrimony of humanity.
  • Assim falava Zaratustra∗ Artigos

    Santos, Lúcio Pinheiro dos

    Resumo em Português:

    Resumo Artigo publicado em 1943, no jornal Diário de Notícias, no Rio de Janeiro. O texto apresenta características da filosofia moral de Nietzsche e mostra o filósofo alemão como aquele que buscou compreender o "querer-viver", a expansão da vida. Será a partir da obra Assim falava Zaratustra que o autor se baseia para seu artigo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Article published in the Diário de Notícias journal, in 1943 in Rio de Janeiro. The paper presents characteristics of Nietzsche's moral philosophy and shows the German as a philosopher that sought to understand the "want-to-live", i.e. the expansion of life. Lúcio builds up his text exclusively on the basis of Thus spoke Zarathustra.
  • Paradigma da confissão e arqueologia do si em Nietzsche Varia

    Ferraro, Gianfranco

    Resumo em Português:

    Resumo A experiência da subjetividade moderna vive no fim do século XIX uma deslocação de questões que passam e se manifestam por formas inéditas de escrita. Na recuperação do gênero autobiográfico o Nietzsche de "Ecce homo" está consciente que só uma nova forma do diálogo da consciência consigo mesma pode, assim como aconteceu pelas "Confissões" de Santo Agostinho e pelas "Meditações" de Descartes, fixar a imagem deste novo "eu".

    Resumo em Inglês:

    Abstract At the end of XIX century, the experience of modern subjectivity lives on a shift of questions that go through and manifest themselves in unusual forms of writing. In the recovery of the autobiographical gender, the Nietzsche of Ecce homo is quite aware that just a new form of a dialogue of self-consciousness can set the image of this new "I", just as happened with Augustine's Confessions and Descartes' Meditations.
  • Nietzsche e a fisiologia da arte Varia

    Pereira, Camilo Lelis Jota

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é a exposição de uma interpretação sobre a fisiologia da arte tematizada por Friedrich Nietzsche. Nosso foco é oferecer ao leitor uma análise do tema em questão através da aproximação entre as obras O Nascimento da tragédia e Crepúsculo dos ídolos. Neste último, o autor nos apresenta uma tese a respeito da arte que transparece uma interligação estreita entre condição biológica do agente e a criação artística. No entanto, embora a fisiologia da arte ganhe destaque maior nas últimas obras de Nietzsche, semelhantes preocupações já podem ser identificadas em O nascimento da tragédia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article is an exhibition of an interpretation about physiology of art discussed by Friedrich Nietzsche. Our focus is to offer to the reader an analysis of the subject in question by bringing together the books The Birth of Tragedy and Twilight of the Idols. In the last one, the author presents us a thesis about the art that evince a close interconnection between biological condition of the agent and the artistic creation. However, although the physiology of art had gained attention in last works of Nietzsche, similar concerns may already be identified in The Birth of Tragedy.
  • Crença e conhecimento em Nietzsche Varia

    Itaparica, André Luís Mota

    Resumo em Português:

    Resumo Segundo uma tradicional concepção epistemológica, conhecimento é crença verdadeira justificada. Essa concepção pressupõe que três condições devam ser satisfeitas para que tenhamos conhecimento. Podemos dizer que S conhece que p se e somente se: (1) p é verdadeira, (2) S crê que p e (3) S está justificado em acreditar que p. Podemos extrair das reflexões epistemológicas de Nietzsche três perguntas endereçadas a essa concepção de conhecimento: (1) O que significa possuir uma crença? (2) O que torna uma crença verdadeira? (3) É possível uma justificativa racional para nossas crenças?

    Resumo em Inglês:

    Abstract According to a traditional epistemological conception, knowledge is justified true belief. This conception presupposes that three conditions must be satisfied in order to someone to be in possession of knowledge. S knows p if and only if: p is true, S believes that p and (3) S is justified in believing that p. From Nietzsche's point of view, it is possible to ask three questions to that conception of knowledge: (1) What does it mean to have a belief? (2) What makes a belief true? (3) Is it possible a rational justification for our beliefs?
  • A vontade de potência e a política democrática Varia

    Hatab, Lawrence J.

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, desejo explorar o conceito de vontade de potência [Wille zur Macht] de Nietzsche e suas relações com a filosofia política. Em primeiro lugar, apresento uma visão geral da vontade de potência e sua centralidade no pensamento do filósofo, onde potência envolve mais uma estrutura de tensões recíprocas do que força destrutiva. Depois de me haver com a ideia de que Nietzsche é um pensador político ou antipolítico, proporei que a abordagem das estruturas sociais pelo filósofo parte de teorias políticas tradicionais, sobretudo a moderna teoria contratualista de governo, de feitio liberal. Na sequência, revisitarei um argumento que permeia meu trabalho anterior, qual seja, o de que a adoção por Nietzsche da estrutura agonística da vida social proporciona uma alternativa robusta para a filosofia política, em especial no que diz respeito às instituições legais e à política democrática.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper I want to explore Nietzsche's concept of will to power (Wille zur Macht) and its bearing on political philosophy. First I present an overview of will to power and its centrality in Nietzsche's thought, where power involves a structure of reciprocal tensions rather than destructive force. After disposing of the idea that Nietzsche is an apolitical or anti-political thinker, I argue that Nietzsche's approach to social structures departs from traditional political theories, especially the modern liberal contract theory of government. Then I revisit an argument marking my previous work, namely that Nietzsche's espousal of the agonistic structure of social life offers a robust alternative for political philosophy, especially with regard to legal institutions and democratic politics.
  • Resenha Resenha

    Ribeiro, Nuno
Grupo de Estudos Nietzsche Rodovia Porto Seguro - Eunápolis/BA BR367 km10, 45810-000 Porto Seguro - Bahia - Brasil, Tel.: (55 73) 3616 - 3380 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadernosnietzsche@ufsb.edu.br