Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos EBAPE.BR, Volume: 20, Número: 5, Publicado: 2022
  • O estudo da Administração Pública e o despertar de Ruy Mauro Marini para o pensamento crítico Artigo

    Marini, Caio; Tenório, Fernando G.

    Resumo em Português:

    Resumo O presente texto procura relacionar a trajetória intelectual de Ruy Mauro Marini com o seu estudo sobre Administração Pública. Tal relação é delimitada pelo período 1955-1958, em que Ruy Mauro estudou na Escola Brasileira de Administração Pública (EBAP) da Fundação Getulio Vargas (FGV) e concluiu sua graduação como Bacharel em Administração Pública. Trajetória intelectual que parece ter sido influenciada não só pelas disciplinas ali ministradas, uma vez que Ruy Mauro buscava ter contato com as Ciências Sociais, mas, principalmente, por um quadro de docentes que facilitaram tal busca; destacando-se dentre estes Alberto Guerreiro Ramos. Desse modo, no artigo que ora apresentamos não pretendemos descrever a biografia de Ruy Mauro Marini, desejamos apenas discorrer sobre um momento da sua vida intelectual que, segundo ele mesmo, descortinou uma nova época em sua vida.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este texto busca relacionar la trayectoria intelectual de Ruy Mauro Marini con su estudio de la Administración Pública. Esta relación está delimitada por el período 1955-1958, en que Ruy Mauro estudió en la Escuela Brasileña de Administración Pública (EBAP) de la Fundação Getulio Vargas (FGV) y completó su graduación con la licenciatura en Administración Pública. Una trayectoria intelectual que parece haber sido influenciada no solo por las materias allí impartidas, ya que Ruy Mauro buscaba tener contacto con las Ciencias Sociales, sino principalmente por un plantel de profesores que facilitó tal búsqueda; entre los que se destaca Alberto Guerreiro Ramos. Así, en el artículo que aquí presentamos no pretendemos describir la biografía de Ruy Mauro Marini, sólo deseamos discutir un momento de su vida intelectual que, según él, abrió una nueva era en su vida.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article seeks to relate the intellectual trajectory of Ruy Mauro Marini with his study of public administration. This relationship is delimited by the period 1955-1958, in which Marini studied at the Brazilian School of Public Administration (EBAP) of Fundação Getulio Vargas (FGV) and graduated with a bachelor’s degree in public administration. Marini’s intellectual trajectory was influenced by the subjects related to social sciences he was interested in and by the contact with the school’s professors - particularly Alberto Guerreiro Ramos. This article has no intention to offer a biography and focuses on discussing a particular moment in Marini’s intellectual life that he considered opened up a new era in his life.
  • A netnografia para produção e análise de contradições em uma atividade bancária Artigo

    VIZENTIN, RAFAEL JONATAS; CASSANDRE, MARCIO PASCOAL; BULGACOV, YÁRA LÚCIA MAZZIOTTI

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho apresenta a netnografia como método que permite realizar o levantamento de hipóteses de contradições presentes numa atividade bancária. A netnografia foi utilizada num dos canais de comunicação virtual do banco, aqui denominado Fórum Colaborativo, no qual os sujeitos trocam informações, problemas e sugestões em torno de suas atividades. Um tópico específico para fins desta investigação foi criado no referido canal, e, com base em trechos dos discursos, foi possível identificar tensões indicativas de contradições, categorizá-las e formular hipóteses de contradições. Essas informações subsidiaram a formação de um conjunto de “dados-espelho” que propiciou ao pesquisador um material empírico inicial para a estruturação de uma intervenção formativa. Destaca-se a netnografia como inovação em método nos estudos sobre intervenção formativa. Aliada aos fundamentos teórico-metodológicos da teoria da atividade, ela demonstrou ser uma ferramenta potencial para produzir dados-espelho, permitindo um levantamento preliminar de hipóteses que puderam auxiliar o pesquisador intervencionista a compreender melhor as contradições de uma atividade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio se basa en la Teoría de la Actividad y observó un banco brasileño, describiendo las contradicciones evidenciadas a través de la netnografía en la actividad de un banco brasileño. La netnografía se utilizó en uno de los canales de comunicación virtual del banco, denominado, en este trabajo, Foro Colaborativo, en el que los sujetos intercambian información, problemas y sugerencias sobre su actividad. En el canal mencionado se creó un tema específico para los propósitos de esta investigación y a partir de fragmentos de los discursos se logró identificar tensiones indicativas de contradicciones, categorizarlas y formular hipótesis de contradicciones. Estas informaciones posibilitaron la formación de un conjunto de datos espejo que proporcionaron al investigador material empírico inicial para estructurar una intervención formativa. La netnografía se destaca como una innovación en el método de los estudios de intervención formativa. Aliada a los fundamentos teórico-metodológicos de la teoría de la actividad, la netnografía demostró ser una herramienta potencial para producir datos espejo, brindando oportunidades para la elaboración preliminar de hipótesis que ayudaran al investigador intervencionista a comprender mejor las contradicciones de una actividad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study is based on the Activity Theory and observed a Brazilian bank, describing the contradictions raised by netnography in an activity system - one of the bank’s employee online communication channels, called the Collaborative Forum. In this channel, employees exchange information, problems, and suggestions related to their activity. A specific topic for this investigation was created in the channel, and based on excerpts from the speeches, it was possible to identify tensions indicating contradictions, categorize them, and formulate contradiction hypotheses. This information supported a set of mirror data that provided initial empirical material for structuring this case. Netnography stands out as an innovative method in studies on formative intervention. Together with the theoretical-methodological foundations of the activity theory, netnography proved to be a potential tool for producing mirror data, providing opportunities for a preliminary survey of hypotheses that could help the interventionist researcher better understand an activity’s contradictions as a whole.
  • Fixação do sentido objetivo: processos cognitivos organizacionais na incerteza e conflito Artigo

    NASCIMENTO, PAULO TROMBONI DE SOUZA

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio teoriza sobre a fixação do sentido objetivo em decisões e ações de alta discricionariedade sob conflito e incerteza. O objetivo é reunir argumentos na literatura e articulá-los para mostrar como essa fixação acontece. A abordagem de desenvolvimento conceitual foi uma revisão pragmática e integrava da literatura sobre tomada de decisões estratégicas. Emergem dois tipos de sentidos objetivos. O sentido objetivo geral da ação estratégica consiste na missão e objetivos sistêmicos fixados pela coalizão dominante. Sob incerteza e conflito, guiados pelo sentido objetivo geral, processos cognitivos organizacionais identificam e analisam incertezas, diagnosticam situações, selecionam oportunidades, elaboram alternativas, gerenciam conflitos e fixam o sentido objetivo específico. Tais processos são imanentes ao desenvolvimento de alternativas e à escolha dentre elas. Três conceitos - processos cognitivos organizacionais, relações sociais necessárias à organização e sentido objetivo específico - e sua articulação causal são a principal contribuição deste trabalho. O pragmatismo organizacional prevalece, assim como uma interpretação que fixa sentidos objetivos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este ensayo teoriza sobre la fijación del sentido objetivo en las decisiones y acciones de alta discrecionalidad, bajo conflicto e incertidumbre. El objetivo es colectar y desarrollar argumentos en la literatura y articularlos para mostrar cómo ocurre esa fijación. El enfoque de desarrollo conceptual fue una revisión pragmática e integrativa de literatura sobre toma de decisiones estratégicas. Emergen dos tipos de sentido objetivo. El sentido objetivo general de la acción estratégica consiste en la misión y objetivos sistémicos definidos por la coalición dominante. Bajo incertidumbre y conflicto, guiados por el sentido objetivo general, procesos cognitivos organizacionales identifican y analizan incertidumbres, diagnostican situaciones, seleccionan oportunidades, elaboran alternativas, gestionan conflictos y fijan el sentido objetivo específico. Dichos procesos son inmanentes al desarrollo y a la elección de alternativas. Tres conceptos - procesos cognitivos organizacionales, relaciones sociales necesarias a la organización, y el sentido objetivo específico - y su articulación causal son la principal contribución de este trabajo. Prevalece el pragmatismo organizacional, así como una interpretación que fija sentidos objetivos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay concerns the fixation of objective meaning in high-discretion decisions and actions under uncertainty and conflict. It collects and develops arguments in the literature, to show how this fixation happens. The approach to concept development was a pragmatic and integrative literature review on strategic decision-making. There are two kinds of objective meanings. The general objective meaning of strategic action consists of the mission and systemic objectives set by the organization’s dominant coalition. Under conflict and uncertainty, guided by the general objective meaning, organizational cognitive processes identify and analyze uncertainties, manage conflict, and set the specific objective meaning. Such processes are immanent in the development of and choice among alternatives. These concepts - organizational cognitive processes, necessary social relationships to organization, and specific objective meaning - and their causal articulation are the main contribution of this piece. Organizational pragmatism prevails as well as an interpretation that fixates objective meanings.
  • Capitalismo de vigilância, poder da digitalização e as crianças: uma análise do discurso de pais e tutores Artigo

    Vianna, Fernando Ressetti Pinheiro Marques; Meneghetti, Francis Kanashiro; Peinado, Jurandir

    Resumo em Português:

    Resumo O presente trabalho tem como objetivo analisar as percepções de pais e tutores sobre o uso de dados das crianças pelas organizações que compõem o chamado capitalismo de vigilância. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa quali-quanti, que contou com a participação de 565 respondentes na parte quantitativa, sendo que 107 deles preencheram uma pergunta aberta optativa, correspondente à etapa qualitativa, comentando sobre suas percepções ou preocupações acerca da utilização de dados por empresas com foco no público infantil. Os resultados quantitativos apontaram que, mesmo percebendo um aumento no volume de uso de mídias e dispositivos digitais pelas crianças, pais e tutores raramente (ou nunca) leem os termos de consentimento. Além disso, a análise de discurso das respostas à pergunta aberta, na parte qualitativa do estudo, mostrou que os respondentes se silenciam a respeito da responsabilidade das organizações que compõem o capitalismo de vigilância. Dessa forma, atribuem a si mesmos, a terceiros ou a situações contextuais as eventuais distorções no uso de dispositivos e mídias digitais pelas crianças, bem como na expropriação e na exploração dos dados pelas organizações. Para o campo da administração, os achados representam um avanço nas discussões sobre o lado obscuro (darkside) da digitalização, especialmente no Brasil, onde o tema permanece inédito.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo analizar las percepciones de padres y tutores sobre el uso de datos sobre los niños por parte de las organizaciones que conforman el llamado capitalismo de vigilancia. Para ello, se desarrolló una encuesta cuali-cuanti, que contó con la participación de 565 encuestados en la parte cuantitativa, de los cuales 107 respondieron una pregunta abierta opcional, correspondiente a la etapa cualitativa, comentando sus percepciones o inquietudes sobre el uso de datos por empresas que se enfocan en la audiencia infantil. Los resultados cuantitativos mostraron que, aun notando un aumento en el volumen de uso de medios y dispositivos digitales por parte de los niños, sus padres y tutores nunca o casi nunca leen los términos de consentimiento. Además, el análisis del discurso de las respuestas a la pregunta abierta, en la parte cualitativa de la investigación, mostró que los participantes guardan silencio sobre la responsabilidad de las organizaciones que conforman el capitalismo de vigilancia. Así, atribuyen a sí mismos, a terceros o a situaciones contextuales las distorsiones en el uso de dispositivos y medios digitales por parte de los niños, así como en la expropiación y explotación de datos por parte de las organizaciones. Para el campo de la administración, los hallazgos representan un avance en las discusiones sobre el lado oscuro de la digitalización, especialmente en Brasil, donde el tema permanece inédito.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study analyzes the perceptions of parents and guardians about the use of children’s data by organizations that make up the so-called surveillance capitalism. We developed a quali-quanti survey, which counted 565 respondents in the quantitative part, 107 of whom filled in an open-ended questionnaire corresponding to the qualitative stage of the research, commenting on their perceptions or concerns about the use of data by companies whose audience is children. The quantitative results showed that even noticing an increase in the volume of use of digital media and devices by children, parents, and guardians never or almost never read the consent form. Furthermore, the discourse analysis of the answers to the open questionnaire in the qualitative part of the research showed that the participants are silent about the responsibility of organizations that make up surveillance capitalism. Thus, parents and guardians attribute to themselves, third parties, or contextual situations any distortions in the use of digital devices and media by children and in the expropriation and exploitation of data by organizations. For the field of business, the findings represent an advance in discussions on the dark side of digitization, especially in Brazil, where the topic is still unpublished.
  • Superando os desafios de viver um chamado ocupacional: um estudo com veterinários Artigo

    Felix, Bruno; Santos, Ana Maria Souza dos; Zwerg-Villegas, Anne Marie

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo é compreender como indivíduos vivenciam os desafios de viver seu chamado ocupacional. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, com o método grounded theory, por meio de entrevistas narrativas. Assim, desenvolvemos uma teoria substantiva que sustenta que um chamado ocupacional pode ser vivenciado sobre diferentes significados construídos pelos trabalhadores - no caso particular, os veterinários pesquisados -, que essas diferentes construções de sentido levam os trabalhadores a vivenciar diferentes emoções e desafios de curto e longo prazo no trabalho, bem como que esses diferentes desafios são superados por distintas estratégias de superação. Assim, este trabalho contribui para a literatura no sentido de romper com a visão tradicional de que ter um chamado ocupacional enseja um significado monolítico em si. Ao contrário, o estudo sugere que diferentes significados relativos a um chamado podem produzir efeitos díspares na trajetória de carreira dos sujeitos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue comprender cómo los individuos experimentan los desafíos de tener una vocación profesional. Se realizó una investigación cualitativa, utilizando el enfoque de teoría fundamentada, a través de entrevistas narrativas. Así, desarrollamos una teoría sustantiva que sostiene que: a) una vocación profesional puede ser experimentada sobre diferentes significados construidos por los trabajadores (en el caso particular, los veterinarios investigados); b) estas diferentes construcciones de significado llevan a los trabajadores a experimentar diferentes emociones y desafíos a corto y largo plazo en el trabajo; c) estos diferentes desafíos se vencen mediante diferentes estrategias de superación. Así, este trabajo contribuye a la literatura sobre vocación al romper con la visión tradicional de que tener una vocación profesional da lugar a un significado monolítico en sí. Por el contrario, el estudio sugiere que diferentes significados relacionados con una vocación pueden producir diferentes efectos en la trayectoria profesional de los sujetos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to understand how individuals experience the challenges of living their occupational calling. We performed qualitative research using the grounded theory approach through narrative interviews. We developed a substantive theory that argues that: a) workers, veterinarians in this study, can experience an occupational calling under different self-constructed meanings; b) these different self-constructed meanings lead workers to experience distinct short - and long-term emotions and challenges; c) workers apply a variety of strategies to overcome these challenges. Thus, this work contributes to the literature on callings by parting with the traditional view that having an occupational calling reflects a monolithic meaning itself. In contrast, the study suggests that different meanings related to a calling may produce different effects on the subjects’ career path.
  • A humildade nas organizações: um estudo bibliométrico Artigo

    Cuenca, Renato; Tomei, Patricia Amelia; Mello, Sylvia Freitas

    Resumo em Português:

    Resumo A humildade é uma qualidade pouco estudada no ambiente organizacional. O interesse pelas pesquisas acerca da humildade passou a ganhar alguma representatividade a partir deste século. Contudo, as revisões de literatura sobre a humildade na gestão são raras, tornando-se oportuna a sistematização do conhecimento relevante deste campo. Evidenciar a estrutura intelectual do domínio, as pesquisas atuais e as oportunidades de investigação associadas à humildade nas organizações é o objetivo desta pesquisa. Para tanto, foi realizado um estudo bibliométrico no período 2000-2020, e analisados indicadores de atividade e relacionais - cocitações e acoplamento bibliográfico. Os resultados mostram três grandes linhas temáticas que compõem a estrutura intelectual do campo: (i) conceitos, antecedentes e atributos organizacionais., (ii) métodos e escalas, e (iii) questões comportamentais. As pesquisas atuais estão organizadas em quatro grandes frentes: (i) humildade expressa, (ii) humildade e q, (iii) humildade e equipes, e (iv) humildade e comportamento organizacional. Ao final é apresentada uma agenda de pesquisa futura, com destaque para a análise de como a humildade expressa e os comportamentos humildes podem ser ensinados e internalizados na cultura organizacional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La humildad es una cualidad poco estudiada en el entorno organizacional. El interés por la investigación sobre la humildad comenzó a ganar representación a partir de este siglo. Sin embargo, las revisiones de la literatura sobre la humildad en la gestión son escasas, por lo que es oportuno sistematizar los conocimientos relevantes en este campo. Evidenciar la estructura intelectual del dominio, la investigación actual y las oportunidades de investigación asociadas con la humildad en las organizaciones es el objetivo de esta investigación. Para ello, se realizó un estudio bibliométrico en el período 2000-2020, y se analizaron indicadores de actividad y relacionales ‒ cocitación y acoplamiento bibliográfico ‒. Los resultados muestran tres líneas temáticas principales que conforman la estructura intelectual del campo: (i) conceptos, antecedentes y atributos organizacionales, (ii) métodos y escalas, y (iii) cuestiones de comportamiento. La investigación actual se organiza en cuatro frentes principales: (i) humildad expresada, (ii) humildad y directores ejecutivos, (iii) humildad y equipos, y (iv) humildad y comportamiento organizacional. Al final, se presenta una agenda de investigación futura, con énfasis en el análisis de cómo se pueden enseñar e internalizar la humildad expresada y los comportamientos humildes en la cultura organizacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Humility is a characteristic little studied in the organizational environment. The interest in research on humility started to gain some representativeness this century. However, literature reviews on humility in management are rare, making it necessary to systematize the relevant knowledge in this field. This research highlights the intellectual structure of the domain, the current studies, and research opportunities associated with humility in organizations. A bibliometric study was carried out from 2000 to 2020, and activity and relationship indicators, such as co-citations and bibliographic coupling, were analyzed. Results show three major thematic lines that make up the intellectual structure of the field: (i) concepts, antecedents, and organizational attributes, (i) methods and scales, and (iii) behavioral issues. This research is organized on four major fronts: (i) expressed humility, (ii) humility and CEOs, (iii) humility and teams, and (iv) humility and organizational behavior. Finally, an agenda for future research is presented, emphasizing the analysis of how expressed humility and humble behavior can be taught and internalized in the organizational culture.
  • Trabalho e violência doméstica: uma investigação a partir de grupos de apoio às vítimas no Facebook Artigo

    Silva, Elaine Barbosa da; Nascimento, Rejane Prevot

    Resumo em Português:

    Resumo As estatísticas revelam que existe uma correlação entre ser mulher e estar em situação de violência. A violência doméstica é uma das manifestações dessa combinação e tem como agravante o fato de ser perpetrada por homens que mantêm relação de afeto com a mulher e de ser considerada restrita à esfera privada. Além disso, as pesquisas evidenciam que as mulheres trabalhadoras têm maior probabilidade de serem vitimadas do que aquelas que não possuem emprego. Considerando esses dados, o objetivo deste estudo é analisar as adversidades enfrentadas pelas mulheres trabalhadoras em situação de violência doméstica, especialmente a relacionada com sua condição laboral e as relações de trabalho. Para tanto, utilizou-se a metodologia qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas. Os relatos das mulheres entrevistadas revelaram que os transtornos acarretados pela violência são tanto de ordem mais evidente (perda de performance no trabalho e de oportunidades de ascensão profissional, necessidade de se ausentar, adoecimento etc.) quanto menos aparente (externada pelo sentimento de perda). Destacamos, ainda, que o trabalho não é considerado por elas como pertencente à rede de apoio capaz de ajudá-las a se desvencilhar da violência sofrida.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las estadísticas revelan que existe una correlación entre ser mujer y estar en situación de violencia. La violencia intrafamiliar es una de las manifestaciones de este binomio y su agravante es el hecho de ser perpetrada por hombres que tienen una relación afectiva con la mujer y de ser considerada restringida al ámbito privado. Además, la investigación muestra que las mujeres que trabajan tienen más probabilidades de ser victimizadas que aquellas que no tienen trabajo. Teniendo en cuenta estos datos, el objetivo de este estudio es analizar las adversidades que enfrentan las mujeres trabajadoras en situaciones de violencia doméstica, especialmente relacionadas con su condición laboral y las relaciones de trabajo. Para ello, se utilizó una metodología cualitativa, a través de entrevistas semiestructuradas. Los relatos de nuestras entrevistadas revelaron que los trastornos provocados por la violencia son tanto más evidentes (pérdida de desempeño laboral y oportunidades de avance profesional, necesidad de ausentarse, enfermedad, etc.) como menos aparentes (exteriorizado por el sentimiento de pérdida). Destacamos también que el trabajo no es considerado por ellas como perteneciente a la red de apoyo capaz de ayudarlas a librarse de la violencia sufrida.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Statistics reveal a correlation between being a woman and being a victim of violence. Domestic violence is one example, and its aggravating factor is that it is perpetrated by men who have an affectionate relationship with the woman and is considered restricted to the private sphere. In addition, research shows that working women are more likely to be victimized than those who do not have a job. Therefore, this study analyzes the adversities working women face in situations of domestic violence, especially related to their working conditions and work relationships. A qualitative methodology was used through semi-structured interviews. The interviewees’ reports revealed that the disorders caused by violence are both more evident (loss of labor performance and opportunities for professional advancement, need to be absent, illness, etc.) and less apparent (externalized from the feeling of loss). We also show that they do not consider their work as belonging to the support network capable of helping them to free themselves from violence.
  • Empresas e ditadura civil-militar brasileira: os editoriais do jornal Folha de S. Paulo em uma perspectiva histórica Artigo

    Santos, Cynthia Adrielle da Silva; Costa, Alessandra

    Resumo em Português:

    Resumo Em alinhamento com os estudos organizacionais históricos (Decker, Hassard, & Rowlinson, 2021; Maclean, Harvey, & Clegg, 2016) e buscando uma reorientação geográfica mais ao sul global, no foco nas pesquisas históricas e em estudos organizacionais e de gestão (A. S. M. Costa & Wanderley, 2021; Wanderley & A. Barros, 2019), este artigo tem como objetivo compreender o posicionamento ideológico e a atuação político-discursiva do jornal Folha de S. Paulo no período inicial da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). Para tanto, construiu-se um referencial teórico sustentado por duas correntes historiográficas (Empresariado e Ditadura; História e Imprensa) e pelos conceitos de discurso, ideologia e poder articulados pela análise crítica de discurso. Em termos de fontes documentais, foram coletados 112 editoriais diários, publicados de janeiro a junho de 1964 e disponíveis no arquivo histórico da empresa pesquisada. Para a realização da análise dos dados coletados, foram utilizados o aporte teórico-metodológico do modelo tridimensional de Norman Fairclough (2016) e a sua proposta de utilização do modelo de análise de estratégias de construções ideológicas de J. B. Thompson (2011). Como resultado, foi possível identificar três momentos na trajetória de construção discursiva do jornal Folha de S. Paulo em relação ao golpe militar de 1964 no Brasil: 1) significativa contribuição para a desestabilização do governo democrático do presidente João Goulart; 2) forte alinhamento com o golpe militar e seus desdobramentos imediatos; e 3) apoio ao posterior governo Castelo Branco, mas já com a enunciação de algumas ressalvas. Por fim, é possível afirmar que essa organização jornalística atuou fortemente não apenas como instrumento de informação, mas, principalmente, como produtora e reprodutora de discursos específicos em prol de determinado grupo social e de seus atos ditatoriais subsequentes. Diante desse quadro, tornam-se cada vez mais necessárias pesquisas históricas sobre as relações políticas e socioeconômicas entre empresas, governo e sociedade ao longo do tempo e seus desdobramentos na atualidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En consonancia con los estudios organizativos históricos (Decker, Hassard, & Rowlinson, 2021; Maclean, Harvey, & Clegg, 2016) y buscando una reorientación geográfica más hacia el Sur global, en el enfoque de la investigación histórica y en los estudios organizativos y de gestión (A. S. M. Costa & Wanderley, 2021; Wanderley & A. Barros, 2019), el artículo pretende comprender el posicionamiento ideológico y la actuación político-discursiva del periódico Folha de S. Paulo en el período inicial de la dictadura cívico-militar brasileña (1964-1985). Para ello, se construyó un marco teórico apoyado en dos corrientes historiográficas (Empresariado y Dictadura e Historia y Prensa) y en los conceptos de discurso, ideología y poder articulados por el análisis crítico del discurso. En cuanto a las fuentes documentales, se recogieron 112 editoriales diarios, publicados de enero a junio de 1964 y disponibles en el archivo histórico de la empresa investigada. Para llevar a cabo el análisis de los datos recogidos, se utilizó el aporte teórico y metodológico del modelo tridimensional de Norman Fairclough (2016) y su propuesta de uso del modelo de análisis de estrategias de construcciones ideológicas de J.B. Thompson (2011). Como resultado, fue posible identificar tres momentos en la trayectoria discursiva del periódico Folha de S. Paulo en relación con el golpe militar de 1964 en Brasil: (1) contribución significativa a la desestabilización del gobierno democrático del presidente João Goulart, (2) fuerte alineamiento con el golpe militar y sus desdoblamientos inmediatos; y (3) apoyo al posterior gobierno de Castelo Branco, pero ya con la enunciación de algunas salvedades. Finalmente, es posible afirmar que esta organización periodística actuó fuertemente no sólo como instrumento de información, sino principalmente como productora y reproductora de discursos específicos a favor de un determinado grupo social y sus subsiguientes actos dictatoriales. En este contexto, la investigación histórica sobre las relaciones políticas y socioeconómicas entre las empresas, el gobierno y la sociedad a lo largo del tiempo y su desarrollo en la actualidad es cada vez más necesaria.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In alignment with historical organizational studies (Decker, Hassard, & Rowlinson, 2021; Maclean, Harvey, & Clegg, 2016) and seeking a geographical (re)orientation, more to the Global South, to historical research in organizational and management studies (A. S. M. Costa & Wanderley, 2021; Wanderley & A. Barros, 2019), the article aims to understand the ideological positioning and the political-discursive performance of the newspaper Folha de S. Paulo in the early period of the Brazilian civil-military dictatorship (1964-1985). A theoretical framework was built, supported by two historiographical currents (Business and Dictatorship; History and Press) and by the concepts of discourse, ideology, and power articulated by critical discourse analysis. In terms of documental sources, 112 daily editorials were collected, published from January to June 1964, and available in the historical archive of the researched company. The theoretical and methodological contribution of Norman Fairclough’s (2016) three-dimensional model and its proposed use by J.B. Thompson’s (2011) model of analysis of strategies of ideological constructions were used. As a result, it was possible to identify three different moments in the discursive trajectory of the positioning of the Folha de S. Paulo newspaper concerning the military coup of 1964 in Brazil: (1) significant contribution to the destabilization of the democratic government of President João Goulart, (2) strong alignment with the military coup and its immediate unfoldings; and (3) support for the subsequent Castelo Branco government, but already with the enunciation of some reservations. Finally, it is possible to affirm that this journalistic organization acted strongly not only as an instrument of information but mainly as a producer and reproducer of specific discourses in favor of a particular social group and its subsequent dictatorial acts. Against this background, historical research into the political and socio-economic relations between business, government, and society over time and their unfolding today is becoming increasingly necessary.
  • Contradições na prática coletiva da agricultura urbana: uma análise Bourdieusiana Artigo

    Souza, Ana Clara; Lopes, Fernando Dias

    Resumo em Português:

    Resumo A Agricultura Urbana (AU) tem alcançado bastante visibilidade na contemporaneidade, apesar de não ser uma prática nova, pois a sua origem está associada ao surgimento das cidades. Práticas de agricultura nas cidades têm se mostrado positivas, mas também permeadas por contradições. Este artigo apresenta a análise de uma horta urbana coletiva situada na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A Horta da Formiga (HF) foi observada, como um campo social, em uma investigação participativa ao longo de dois anos. Buscou-se responder à seguinte inquietação: como agentes protagonistas em uma horta urbana coletiva conciliam as contradições inerentes a esse campo social? Com vistas a este objetivo, o aparato de Pierre Bourdieu foi mobilizado como lente teórico-metodológica. O corolário do argumento desenvolvido é que quanto mais os agentes protagonistas da HF se aproximam dos capitais tidos como legítimos ao Estado (metacampo de poder), mais são capazes de conciliar as contradições que se atravessam nesse campo. Identificou-se, pois, que embora haja uma agência desses indivíduos, considerando a análise recorrendo às noções de capital e à categoria habitus de Bourdieu, há condicionantes estruturados no campo que não permitem a conciliação de contradições de formas mais orgânicas e diversas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La agricultura urbana (UA) ha logrado una notoriedad considerable en la época contemporánea, aunque no es una práctica nueva, ya que su origen remoto está asociado al surgimiento de las ciudades. Las prácticas agrícolas en las ciudades han demostrado ser positivas, pero también impregnadas de contradicciones. Este artículo presenta el análisis de un huerto urbano colectivo ubicado en la ciudad de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. La Horta da Formiga se observó como un campo social en una investigación participativa de más de dos años. Se buscó responder a la siguiente inquietud: ¿Cómo concilian los agentes protagonistas de un huerto urbano colectivo las contradicciones inherentes a este campo social? Con miras a este objetivo, se utilizó/utilizaron la/s teoría/s de Pierre Bourdieu como lente teórico-metodológico. El corolario del argumento desarrollado es que cuanto más se acercan los protagonistas de Horta da Formiga a los capitales considerados legítimos del Estado (metacampo del poder), más capaces son de conciliar las contradicciones que atraviesan este campo. Se identificó, por tanto, que si bien existe una agencia de estos individuos, considerando el análisis utilizando las nociones de capital y la categoría habitus de Bourdieu, existen condicionantes estructurados en el campo que no permiten la conciliación de contradicciones de formas más orgánicas y diversas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Urban Agriculture has achieved considerable visibility in contemporary times, although it is not a new practice, as its remote origin is associated with the emergence of cities. These agricultural practices in cities have shown to be positive but permeated by contradictions. This article analyzes an urban collective garden located in the city of Porto Alegre, RS. The Horta da Formiga was observed as a social field through a two-year participatory investigation. The authors sought to answer the research question: How do protagonist agents of a collective urban garden reconcile as inherent contradictions to this social field? Pierre Bourdieu’s apparatus was used as a theoretical-methodological lens. The corollary of the developed argument is that the more the protagonists of Horta da Formiga get closer to the capitals considered legitimate to the state, the more they can reconcile the contradictions in this field. The study identified that, when considering the analysis based on Bourdieu’s notions of capital and habitus category, despite the individuals’ agency, they face structured conditions in the field that do not allow more organic and diverse forms of reconciliation of contradictions.
  • Meu corpo, suas regras? Reflexões sobre grupos de referência e sacrifício percebido pelo consumidor fitness Artigo

    Silva, Marianny Jessica de Brito; Farias, Salomão Alencar de

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, objetivamos compreender o envolvimento dos grupos de referência no sacrifício percebido pelo consumidor fitness. Para isso, buscamos analisar as tipologias grupais envolvidas nesse processo sacrificante, seus modos de influência, o impacto exercido, a identidade social ofertada, bem como os papéis dos grupos sociais na (re)construção e manutenção da percepção de sacrifício pelo consumidor fitness. O estudo está alicerçado em duas teorias oriundas da Psicologia Social, são elas: a Teoria do Impacto Social e a Teoria da Identidade Social. A construção dos dados foi realizada por meio de entrevistas episódicas pessoais e o conteúdo foi analisado por meio da Análise Temática. Identificamos que os grupos de referência influenciam normativa e informativamente as esferas penosa e conchegativa do sacrifício realizado pelo consumidor e exercem papéis sociais que contribuem para que a ação sacrificante ocorra, permaneça ou não seja praticada: encorajam (encorajador) ou a inibem (inibidor), educam (educador) ou confrontam (confrontador) o sujeito fitness, auxiliando na formação da identidade social. Reconhecemos que os indivíduos podem desenvolver estratégias de mobilidade e criatividade social em suas coletividades, demonstrando que o impacto social é mutável e que os agrupamentos são permeáveis. Por fim, identificamos que os grupos podem ser tipificados para além das categorias de afiliação, aspiração e dissociação. Diante disso, observou-se, nesta pesquisa, um quarto agrupamento inédito, que foi intitulado grupo de prescrição. Assim, o artigo contribui para o desenvolvimento de pesquisas que partem do social para a esfera individual, visando ao entendimento do consumidor com base em seu contexto e relações.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo pretendemos comprender la implicación de los grupos de referencia en el sacrificio percibido por el consumidor fitness. Para ello, buscamos analizar las tipologías grupales involucradas en este proceso sacrificial, sus modos de influencia, el impacto ejercido, la identidad social ofrecida, así como los roles de los grupos sociales en la (re)construcción y mantenimiento de la percepción de sacrificio del consumidor fitness. El estudio se basa en dos teorías de la Psicología Social, a saber: la teoría del impacto social y la teoría de la identidad social. La construcción de datos se llevó a cabo a través de entrevistas episódicas personales y el contenido se analizó mediante análisis temático. Identificamos que los grupos de referencia influyen normativa e informativamente en las dolorosas y agradables esferas de sacrificio que realiza el consumidor, ejerciendo roles sociales que contribuyen a que la acción sacrificial ocurra, permanezca o no sea practicada, alentándola (alentador) o inhibiéndola (inhibidor), educando (educador) o confrontando (confrontador) al sujeto fitness, ayudando en la formación de la identidad social. Reconocemos que los individuos pueden desarrollar estrategias de movilidad y creatividad social en sus comunidades, demostrando que el impacto social es cambiante y que los grupos son permeables. Finalmente, observamos que los grupos pueden tipificarse más allá de las categorías de afiliación, aspiración y disociación, identificando, en esta investigación, una cuarta agrupación inédita denominada grupo de prescripción. Así, el artículo contribuye al desarrollo de investigaciones que parten de lo social hacia lo individual, con el objetivo de comprender al consumidor desde su contexto y sus relaciones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article, we aim to understand the involvement of reference groups in the sacrifice perceived by the fitness consumer. We analyze the group typologies involved in this sacrificial process, their modes of influence, the impact exerted, the social identity offered, and the roles of social groups in the (re)construction and maintenance of the sacrificial perception of the fitness consumer. The study is based on two theories from Social Psychology: Social Impact Theory and Social Identity Theory. Data construction was carried out through personal episodic interviews, and the content was analyzed using Thematic Analysis. We identified that reference groups influence normatively and informatively the painful and congenial spheres of sacrifice performed by the consumer, exercising social roles that contribute to the sacrificial action to occur, remain, or not practiced, encouraging (the encourager) or inhibiting (the inhibitor), educating (the educator) or confronting (the confronter) the fitness subject, helping in the formation of social identity. We recognize that individuals can develop mobility and social creativity strategies in their communities, demonstrating that the social impact is changeable and that groups are permeable. Finally, we recognize that groups can be typified beyond the categories of affiliation, aspiration, and avoidance, identifying, in this research, a fourth unpublished grouping called the prescription group. Thus, the article contributes to the development of research that departs from the social to the individual sphere, aiming at understanding the consumer from their context and relationships.
  • Colonialismo na América Latina? Uma perspectiva pós-colonial sul-sul nas relações humanas de uma empresa brasileira na Bolívia Estudos De Casos & Ensino

    Celano, Ana; Sauerbronn, Fernanda Filgueiras; Moraes, Ana Beatriz

    Resumo em Português:

    Resumo O caso aborda a situação vivida por José, executivo, gerente de RH de uma empresa brasileira de óleo e gás na Bolívia. José sustenta seu trabalho de um ponto de vista humanístico único. No entanto, ao iniciar seu trabalho, ele se assusta com um diagnóstico cultural do ano anterior. Os colaboradores revelaram uma visão negativa do Brasil e da empresa, relacionada a uma história de dominação. Olhando para o desenho de um engenheiro boliviano durante as entrevistas, José pôde ver essa representação. Um participante desenhou um funcionário boliviano quando menino, preso por correntes a um adulto implacável que representava os gestores brasileiros. Como reagir a um desenho com uma expressão tão clara? Pela primeira vez, José se viu no lugar do opressor. Como brasileiro, ele estava acostumado a sentir o que é estar no papel de subordinado. Definitivamente, ele é desafiado a criar um plano de ação para lidar com a situação, mesmo enfrentando um chefe obstinado como a representação do adulto. Desta maneira, resta a indagação de qual seria uma solução que fizesse a diferença para todos os envolvidos e reduzisse essa assimetria. Assim, o caso permite aos alunos ter uma visão crítica da subalternidade envolvida nas questões de diferenças culturais nas operações internacionais de corporações multinacionais. Além disso, permitem elaborar soluções para questões relacionais no campo internacional, entre organização e colaboradores dentro do eixo Sul-Sul.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El caso aborda la situación vivida por José, un ejecutivo, gerente de Recursos Humanos de una empresa brasileña de petróleo y gas en Bolivia. José sustenta su trabajo desde un punto de vista humanista único. Sin embargo, al comenzar su trabajo, se asusta con un diagnóstico cultural del año anterior. Los empleados revelaron una visión negativa de Brasil y la empresa, relacionada con una historia de dominación. Al mirar el dibujo de un ingeniero boliviano durante las entrevistas, José pudo ver esa representación. Un participante dibujó a un empleado boliviano como un niño encadenado a un adulto implacable que representaba a los gerentes brasileños. ¿Cómo reaccionar ante un dibujo con una expresión tan clara? Por primera vez, José se vio en el lugar del opresor. Como brasileño, estaba acostumbrado a sentir lo que es estar en el rol de subordinado. Definitivamente, tiene el desafío de crear un plan de acción para lidiar con la situación, incluso enfrentando a un jefe testarudo como la representación del adulto. Por lo tanto, resta indagar cuál sería una solución que marcaría la diferencia para todos los involucrados y reduciría esta asimetría. Así, este caso permite a los estudiantes tener una visión crítica de la subalternidad involucrada en las cuestiones de diferencias culturales en las operaciones internacionales de las empresas multinacionales. Además, permite la elaboración de soluciones a problemas relacionales en el ámbito internacional, entre la organización y los empleados dentro del eje Sur-Sur.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The case addresses the situation experienced by José, an executive, HR manager of a Brazilian oil and gas company in Bolivia. José sustains his work from a unique humanistic standpoint. However, when starting his job, he gets scared of a cultural diagnosis that occurred the previous year. The employees revealed a negative view of Brazil and the company, related to a history of domination. Looking at a Bolivian engineer’s drawing during the interviews, José could see this representation. One participant sketched a Bolivian employee as a boy imprisoned by chains to a ruthless adult representing the Brazilian managers. How can one react to a drawing with such a clear expression? For the first time, José saw himself in the oppressor’s shoes. As a Brazilian, he was used to feeling what it is to be in a subordinate role. Now, he is challenged to create an action plan to deal with the situation, even facing a headstrong boss like the adult’s depiction. He wondered what solution could make a difference for everyone involved and reduce this asymmetry. Thus, the case allows students to have a critical view of the subalternity involved in cultural differences in the international operations of multinational corporations. Furthermore, students can propose solutions for relational issues in the international field between the organization and employees within the South-South axis.
  • Precificação, estratégias e decisões empreendedoras: market fit e análise da concorrência no caso Sabor Anthigo Estudos De Casos & Ensino

    Calvosa, Marcello Vinicius Doria; Queiroz, Adylson Rhander dos Reis R. de; Fernandes, Amanda Leticia M.; Ferreira, Marcos

    Resumo em Português:

    Resumo O presente caso de ensino retrata a realidade de uma pequena empresa longeva - o Restaurante e Pizzaria Sabor Anthigo - e tem por objetivo contextualizar dificuldades reais apresentadas por um empreendedor e confrontadas com estatísticas do setor, como mudanças ambientais, culturais, econômicas, demográficas e sociais experimentadas, alinhadas às teorias de marketing usadas em sala de aula. Os dados do caso de ensino foram coletados de 2 entrevistas direcionadas ao empreendedor e de documentos fornecidos por ele, além de ter sido feita uma pesquisa em estabelecimentos da região e em órgãos de fomento ao empreendedorismo. Optou-se por inserir, ao longo da história de vida e empreendedora do protagonista, Melquisedec Bahia, proposições práticas, dúvidas e possíveis objeções comerciais vivenciadas por gestores e estudantes de Administração e áreas afins, de graduação ou pós-graduação. O protagonista apresenta ansiedades gestoras/empreendedoras e indagações: como precificar corretamente produtos e serviços, segmentar o público-alvo, enfrentar a sazonalidade, identificar a concorrência e ajustar o negócio? A pesquisa tenta responder à seguinte pergunta: como estabelecer um fit de negócio interessante, viável, que comunique valor para os clientes e siga uma estratégia que proporcione estabilidade e sucesso ao empreendimento? Essa metodologia ativa buscará estimular a conexão entre desafios profissionais e a realidade do participante, a fim de desenvolver a dramatização profissional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente caso de enseñanza retrata la realidad de una pequeña empresa longeva - el Restaurante e Pizzería Sabor Anthigo ‒ y tiene como objetivo contextualizar las dificultades reales presentadas por un emprendedor, frente a las estadísticas del sector, como cambios ambientales culturales, económicos, demográficos y sociales que vive la empresa, alineadas con las teorías de marketing presentes utilizadas en las aulas. Los datos del caso docente fueron recolectados en dos entrevistas dirigidas al emprendedor y en documentos proporcionados por él, además de investigaciones en establecimientos de la región y agencias que promueven el emprendimiento. Se decidió introducir a lo largo de la vida e historia emprendedora del protagonista, Melquisedec Bahía, propuestas prácticas, dudas y posibles objeciones comerciales vividas por gestores y estudiantes de Administración (y áreas afines), de graduación o posgrado. El protagonista presenta inquietudes y cuestiones gerenciales/empresariales, tales como: cómo fijar correctamente el precio de productos y servicios; segmentar su público objetivo; afrontar la estacionalidad; identificar la competencia y ajustar su negocio La cuestión investigada fue: cómo establecer un fit de negocio interesante y viable que pueda agregar valor a un determinado público y siga una estrategia que proporcione estabilidad y éxito a la empresa. Esta metodología activa buscará fomentar la conexión entre los desafíos profesionales y la realidad del participante para desarrollar la dramatización profesional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This teaching case portrays the reality of a long-lived small company - the Restaurant e Pizzaria Sabor Anthigo. It aimed to contextualize real difficulties presented by an entrepreneur, confronted with sector statistics, environmental, cultural, economic, demographic, and social changes experienced by the enterprise, in line with marketing theories used in classrooms. The data used in the teaching case were collected in two interviews aimed at the entrepreneur and in documents provided by him, in addition to research in establishments in the region and agencies that promote entrepreneurship. It was decided to insert throughout the life and entrepreneurial history of the protagonist, Melquisedec Bahia, practical propositions, doubts, and possible commercial objections experienced by managers and adminisitration students (and related areas), undergraduate or graduate students. The protagonist presents managerial/entrepreneurial anxieties and questions, such as: correctly pricing products and services; segment his target audience; face seasonality; identify the competition; adjust his business. The research question was: can you establish an interesting, viable business fit that communicates value to a certain audience and follows a strategy that provides stability and success for the enterprise? This active methodology encourages the connection between professional challenges and the participant’s reality to develop professional dramatization.
  • Projetos esportivos no ensino superior: desafios e adaptações em período de pandemia COVID-19 Estudos De Casos & Ensino

    Silva, Junior Vagner Pereira da; Sena, Michel Canuto de

    Resumo em Português:

    Resumo O texto aborda uma situação vivenciada pelo primeiro autor em um programa esportivo de política de esporte federal, cujo objetivo é atender a comunidade universitária, prioritariamente discentes. O programa em tela consiste em parceria pública entre uma instituição de ensino superior pública e o Ministério da Cidadania, por intermédio de Termo de Execução Descentralizada. Iniciado em março de 2019, decorridos 12 meses de sua execução, frente à pandemia mundial da COVID-19 e ao isolamento social, o coordenador do projeto se viu diante da necessidade de tomar decisões emergenciais. Analisados o contexto, as normas federais que regulamentam o programa e as questões pedagógicas relacionadas ao ensino-aprendizagem das práticas corporais a priori, o gestor tinha a convicção de que era apropriado suspender as atividades até o final da pandemia. No entanto, sabia, também, que tinha até outubro de 2020, prorrogável até dezembro de 2022, para cumprir as metas pactuadas. Estava ciente, ainda, da incerteza quanto ao tempo necessário de controle da pandemia e de retorno dos atendimentos presenciais. De tal modo, viu-se frente a alguns dilemas. Deveria solicitar ao órgão concedente a suspensão do programa? Deveria consultá-lo sobre a possibilidade de elaboração e desenvolvimento de um projeto adaptado por meio de videoaulas de práticas corporais via ferramentas remotas? Entre a consulta ao órgão concedente e sua manifestação, deveria suspender ou manter o pagamento das bolsas aos recursos humanos sem que estivessem desenvolvendo alguma atividade? Deveria manter o pagamento das bolsas e atribuir atividades alternativas a serem desenvolvidas até manifestação do órgão concedente?

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El caso aborda la situación vivida por el autor en un programa deportivo de la Política Federal de Deportes cuyo objetivo es la atención a la comunidad universitaria, principalmente a estudiantes. El programa en cuestión consiste en una alianza pública entre una institución de educación superior pública y el Ministerio de Ciudadanía a través de un Acuerdo de Ejecución Descentralizada. Iniciado en marzo de 2019, doce meses después de su implementación, ante la pandemia mundial de COVID-19 y el aislamiento social, el coordinador del proyecto se enfrentó a la necesidad de tomar decisiones de emergencia. Tras analizar el contexto, las normas federales que regulan el programa y las cuestiones pedagógicas relacionadas con la enseñanza-aprendizaje de las prácticas corporales, a priori, el gestor tenía la convicción de que era adecuado suspender las actividades hasta el final de la pandemia. Por otro lado, sabía que el plazo para cumplir con los objetivos acordados vencía en octubre de 2020 y era prorrogable hasta diciembre de 2022, Asimismo, era consciente de la incertidumbre de cuándo se controlaría la pandemia y volvería a producirse la asistencia presencial. De esa manera, se enfrentó a algunos dilemas. ¿Debería pedir al organismo otorgante que suspenda el programa? ¿Debería consultarlo sobre la posibilidad de elaborar y desarrollar un proyecto adaptado a través de videoclases sobre prácticas corporales mediante herramientas remotas? Entre la consulta al organismo otorgante y su manifestación, ¿debería suspender o mantener el pago de becas a Recursos Humanos sin que realizaran ninguna actividad? ¿Debería mantener el pago de becas y asignar actividades alternativas a desarrollar hasta que el organismo otorgante se manifestara?

    Resumo em Inglês:

    Abstract The case addresses the situation experienced by the author in a sports program of the federal sports policy, with a focus on serving the university community, primarily students. The program is a public partnership between a public higher education institution and the Ministry of Citizenship and started in March 2019. Twelve months after its implementation, the project coordinator had to make emergency decisions due to the COVID-19 pandemic and measures to increase social distancing and reduce contamination. After analyzing the context, the program rules established by the federal government, and the pedagogical issues related to teaching-learning of physical activities, the coordinator decided to suspend the activities until the end of the pandemic. The coordinator was aware of the deadline to meet the program’s targets - October 2020, which could be extended to December 2022. However, the coordinator could not know when the pandemic would be under control and when the program’s face-to-face services would return. Therefore, several dilemmas were faced: should the coordinator ask the granting agency to suspend the program? Should the coordinator consult the agency about the possibility of adapting the program so physical activities could be conducted via remote tools? In the time between consulting the granting agency and obtaining a response, should the coordinator suspend or maintain the payment of scholarships to the personnel even though services were not being provided? Should the program maintain the payments and assign alternative activities until obtianing a response from the granting agency?
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br