Acessibilidade / Reportar erro
Brazilian Journalism Research, Volume: 19, Número: 2, Publicado: 2023
  • VIRTUAL, AUGMENTED AND MIXED REALITIES IN JOURNALISM: theory, practice, critique Introduction

    VICENTE, PAULO NUNO; PÉREZ-SEIJO, SARA
  • NARRATIVAS JORNALÍSTICAS IMERSIVAS (NJIS): características de linguagem e estratégias de aproximação com o público Dossier

    BECKER, BEATRIZ; LAGO, ANDRÉIA MUNHOZ

    Resumo em Português:

    RESUMO A partir de um mapeamento exploratório, são identificadas as principais características de linguagem das narrativas jornalísticas imersivas (NJIs). A análise de um corpus formado pelas dez NJIs produzidas entre os anos de 2015 e 2019 que utilizam realidade virtual e vídeo 360 graus, com maior visualização na plataforma YouTube e publicadas em canais oficiais de veículos brasileiros de informação, permite verificarmos que tal formato torna opaca a mediação do repórter como intérprete da realidade social e confere crescente protagonismo aos usuários mediante a promoção de vínculos sensoriais e emocionais, sinalizando que a emoção e a empatia já são apropriadas como critérios de noticiabilidade nas práticas jornalísticas contemporâneas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Las principales características del lenguaje de las narrativas periodísticas inmersivas (NJIs) se identifican a partir de un mapeo exploratorio. El análisis de un corpus formado por diez NJIs producidos entre los años 2015 y 2019 que utilizan realidad virtual y video en 360 grados, com mayor visualización en la plataforma de YouTube y publicado en canales oficiales de los vehículos de información brasileños, nos permite comprobar que éste formato hace opaca la mediación del reportero como intérprete de la realidad social y otorga un protagonismo creciente a los usuarios a través de la promoción de vínculos sensoriales y emocionales, señalando que la emoción y la empatía son ya apropiadas como criterios de noticiabilidad en las prácticas periodísticas contemporáneas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The main language characteristics of immersive journalistic narratives (IJNs) are identified from an exploratory mapping, analyzing a corpus comprising ten IJNs (between 2015 and 2019) that use virtual reality and 360-degree videos. These IJNs were published on YouTube and the official channels of Brazilian information media outlets. This analysis helped us determine that these types of narratives do not focus on the reporter; they instead promote sensory and emotional bonds, thus giving the idea that emotion and empathy are considered to be newsworthiness criteria in contemporary journalistic practices.
  • JORNALISMO DE ATRAÇÕES E CONTEÚDOS BASEADOS EM IMERSÃO E PRESENÇA: potencial de adoção a partir de uma abordagem experimental, sob a ótica da teoria clássica da difusão de inovações Dossier

    SANTOS, MÁRCIO CARNEIRO DOS

    Resumo em Português:

    RESUMO Analisa-se o potencial de adoção do conteúdo caracterizado como jornalismo imersivo, usando a área da Difusão de Inovações e um protótipo de ambiente de consumo de notícias baseado em realidade virtual. A metodologia envolveu revisão bibliográfica, experimento empírico e consolidação da proposição teórica de um jornalismo de atrações. Como resultados sugerimos que a maioria dos fatores correlacionados à aceleração do processo de adoção, no momento atual, apresenta dificuldades, como o próprio acesso à experimentação, custo dos equipamentos, ergonomia e a fase ainda inicial da construção de uma linguagem narrativa própria, em um estágio similar ao cinema, no período em que a produção dos irmãos Lumiére, Melies e outros precursores, ainda não tinha descoberto os recursos para contar histórias do jeito atual, e sim, conseguia apenas impactar os espectadores, através das referências anteriores das artes circenses e do teatro, em um direcionamento com foco em estímulos sensoriais, essência atual do conteúdo usando RV.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Se analiza el potencial de adopción de contenidos caracterizados como periodismo inmersivo, utilizando el área de Difusión de Innovaciones y un prototipo de consumo de noticias basado en realidad virtual. La metodología implicó una revisión bibliográfica, un experimento empírico y la consolidación de la propuesta teórica de un periodismo de atracciones. Como resultado, sugerimos que la mayoría de los factores correlacionados con la aceleración del proceso de adopción, en la actualidad, presentan dificultades, como el acceso a la experimentación misma, el costo de los equipos, la ergonomía y la fase aún inicial de construcción de un lenguaje narrativo por su cuenta, en una etapa similar al del cine, a la época en que la producción de los hermanos Lumiére, Melies y otros precursores, aún no había descubierto los recursos para contar historias de la manera actual y sí, solo lograba impactar a los espectadores, a través de las referencias anteriores de las artes circenses y el teatro, en una dirección centrada en los estímulos sensoriales, esencia actual de los contenidos utilizando VR.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The potential adoption of content characterized as immersive journalism is analyzed, using the Diffusion of Innovations area and a prototype news consumption environment based on virtual reality. The methodology involved a bibliographic review, an empirical experiment, and consolidation of the theoretical proposition of journalism of attractions. As a result, we suggest that most of the factors correlated to the acceleration of the adoption process, nowadays, present difficulties, such as access to experimentation itself, cost of equipment, ergonomics, and the still initial phase of building a narrative language of its own, at a stage similar to the period of cinema in which the production of the Lumière brothers, Méliès, and other forerunners, had not yet discovered the resources to tell stories in a current way and was only able to impact the spectators, through the previous references of the circus arts and the theater, in a direction focusing on sensory stimuli, current essence of content using VR.
  • MODELO TEÓRICO PARA PESQUISA DE JORNALISMO DE REALIDADE VIRTUAL (MIPRV): a jornada do usuário por uma experiência de informação imersiva Dossier

    HERNÁNDEZ-RODRÍGUEZ, JUAN CAMILO

    Resumo em Português:

    RESUMO O jornalismo de realidade virtual (RV) promete impactar, mais ou menos, as faculdades cognitivas, afetivas e comportamentais das audiências. No entanto, a pesquisa sobre jornalismo de realidade virtual não possui quadros teóricos próprios. Portanto, este artigo propõe um modelo, o MIPRV, que integra Usos e Gratificações (U&G), Potencialidades Tecnológicas da mídia (affordances, em inglês) e o Modelo de Confirmação de Expectativas (ECT, em inglês) para analisar as três etapas da ‘jornada’ (separação, imersão e retorno) que experimenta um usuário quando exposto a uma notícia de RV. O modelo consegue, além de reler à luz dos princípios éticos e normativos do jornalismo, vários dos conceitos associados à RV (por exemplo, presença, corporificação, empatia, etc.), formular potencialidades tecnológicas (por exemplo, storyliving) e gratificações/efeitos exclusivo para histórias de não ficção (por exemplo, valores e enquadramento da notícia, autenticidade do fato e credibilidade do conteúdo, conhecimento e compreensão do evento).

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El periodismo de realidad virtual (RV) promete impactar, más o menos, las facultades cognitivas, afectivas y conductuales de las audiencias. Su investigación, empero, carece de modelos teóricos propios. En este artículo se propone un modelo, el MIPRV, que integra las teorías de Usos y Gratificaciones (U&G), de Potencialidades tecnológicas de los medios (affordances, en inglés) y el Modelo de Confirmación de Expectativas (MCE) para analizar las tres etapas del ‘viaje’ (separación, inmersión y retorno) que experimenta un usuario al exponerse a una historia periodística de RV. El modelo consigue, además de releer a la luz de los principios éticos y normativos del periodismo varios de los conceptos asociados a la RV (ej.: presencia, encarnación, empatía, etc.), formular potencialidades tecnológicas (ej.: narrativa viva) y gratificaciones/efectos exclusivos de los relatos de no ficción (ej.: valores y encuadres informativos, autenticidad del acontecimiento noticioso y credibilidad en el contenido, conocimiento y comprensión del acontecimiento).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Virtual reality (VR) journalism promises to impact the cognitive, affective and behavioral faculties of audiences. However, research on VR journalism does not have its own theoretical frameworks. Therefore, this article proposes a model, the MIPRV, which integrates the Uses and Gratifications Theory (U&G), Affordances, and the Expectation-Confirmation Model (ECT) to analyze the three stages of the ‘journey’ (separation, immersion and return) that a user experiences when exposed to a VR news story. The model achieves, in addition to rereading in light of the ethical and normative principles of journalism several of the concepts associated with VR (e.g., presence, embodiment, empathy, etc.), formulating affordances (e.g., storyliving) and gratifications/effects unique to non-fiction stories (e.g., news values and framing, authenticity of the news events and content credibility, knowledge and understanding of the event).
  • JORNALISMO AUDIOVISUAL EM 360°: estudo sobre a percepção dos usuários acerca da sensação de presença e da credibilidade Dossier

    LIMA, LUCIELLEN SOUZA; BARBOSA, SUZANA OLIVEIRA

    Resumo em Português:

    RESUMO Em um contexto de crescente utilização de alta tecnologia no jornalismo, novos formatos têm sido incorporados à produção de conteúdo. Neste artigo, nossa atenção se volta para o estudo de um desses formatos: reportagens audiovisuais em 360°, que utilizam a realidade virtual (RV) e visam provocar algum nível de sensação de presença em ambientes virtuais. Buscamos entender a relação entre sensação de presença e credibilidade, além de identificar quais percepções dos usuários podem estar ligadas à credibilidade. Metodologicamente, desenvolvemos um estudo de recepção, envolvendo pesquisa experimental, realização de entrevistas e aplicação de questionário. Os resultados apontam uma correlação positiva entre as variáveis, reforçam relações apontadas em outras pesquisas e demonstram a importância de percepções como liberdade de escolha, menos manipulação/mais transparência e sensacionalismo.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En un contexto de creciente uso de alta tecnología en el periodismo, se han incorporado nuevos formatos a la producción de contenidos. En este artículo, nuestra atención se centra en el estudio de uno de estos formatos: los reportajes audiovisuales en 360°, que utilizan la realidad virtual (VR) y pretenden provocar algún nivel de sensación de presencia en entornos virtuales. Buscamos comprender la relación entre sensación de presencia y credibilidad, además de identificar qué percepciones de los usuarios pueden estar vinculadas a la credibilidad. Metodológicamente, se desarrolló un estudio de recepción, involucrando investigación experimental, realización de entrevistas y aplicación de un cuestionario. Los resultados apuntan a una correlación positiva entre las variables, refuerzan relaciones señaladas en otros estudios y demuestran la importancia de percepciones como libertad de elección, menos manipulación/más transparencia y sensacionalismo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The increasing use of high technology in journalism has led to new formats of content production. In this paper, we focus on one of these formats: 360° audiovisual reports. This format uses virtual reality (VR) and aims to produce a certain sense of presence in virtual environments. We seek to understand the relationship between this sense of presence and credibility, in addition to identifying which user perceptions may be linked to credibility. Our methodology involved developing a reception study which included experimental research, conducting interviews, and applying a questionnaire. The results point to a positive correlation between the variables, reinforcing relationships pointed at in other studies and demonstrating the importance of perceptions like freedom of choice, less manipulation/more transparency, and sensationalism.
  • ENTRE O ESTILO E A CONDIÇÃO SOCIAL: jornalismo imersivo e os paradoxos de legitimação na cultura empreendedora Dossier

    SILVA, MARCOS PAULO DA

    Resumo em Português:

    RESUMO Baseado em um diálogo teórico-metodológico com a teoria literária, o artigo de natureza ensaística busca caracterizar o jornalismo imersivo como gênero híbrido discutindo os eixos e níveis de fusão e apropriação entre diferentes padrões expressivos que tensionam a estabilidade das fronteiras dos formatos jornalísticos tradicionais. Além disso, procura identificar as características desta modalidade de jornalismo que são mobilizadas na construção de uma premissa de relegitimação do campo profissional no interior dos paradoxos em que elas emergem. O debate sustenta-se no argumento central de que no âmbito do jornalismo imersivo estabelece-se uma mediação hegemônica entre um estilo narrativo – um modo jornalístico de narrar – e a condição social – um padrão cultural hegemônico caracterizador do tempo presente, neste caso demarcado pelos imperativos da chamada cultura empreendedora.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN A partir de un diálogo teórico-metodológico con la teoría literaria, el artículo de estilo de ensayo busca caracterizar el periodismo inmersivo como un género híbrido, discutiendo los ejes y niveles de fusión y apropiación entre diferentes patrones expresivos que tensionan la estabilidad de las fronteras de los formatos periodísticos tradicionales. Además, busca identificar las características de esta modalidad de periodismo que se movilizan en la construcción de una premisa de relegitimación del campo profesional dentro de las paradojas en las que emergen. El debate se basa en lo argumento central de que en el contexto del periodismo de inmersión se establece una mediación hegemónica entre un estilo narrativo – una forma periodística de narrar – y la condición social – un patrón cultural hegemónico que caracteriza el tiempo presente, en este caso demarcado por los imperativos de la llamada cultura empresarial.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Based on theoretical and methodological dialogue with literary theory, this article aims to characterize immersive journalism as a hybrid genre by discussing the appropriation and combination of varying forms of expression and how they stretch the limits of traditional journalistic formats. Moreover, it seeks to identify the characteristics of this type of journalism used to re-legitimize the professional field within the paradoxes in which they emerge. The debate centers around the main argument that, in the context of immersive journalism, a hegemonic mediation is established between a narrative style (a journalistic way of narrating) and the social condition (a hegemonic cultural pattern representative of contemporaneity) which is demarcated by the demands of entrepreneurial culture.
  • DA FOTO 360º AO METAVERSO: evolução conceptual e técnica do jornalismo virtual e imersivo da Espanha Dossier

    CASA, JOSÉ MARÍA HERRANZ DE LA; BAUTISTA, PAVEL SIDORENKO

    Resumo em Português:

    RESUMO O jornalismo imersivo evoluiu à medida que os recursos tecnológicos evoluíram. O mesmo aconteceu com os media, os jornalistas e as audiências e o seu interesse por este formato. Esta investigação centra-se em uma revisão da literatura, terminologia e estado da arte do jornalismo imersivo entre 2015 e 2022 na Espanha, que demonstrou que existe uma investigação acadêmica robusta por parte dos grupos de investigação espanhóis que contrasta com a reduzida produção jornalística, ou seja, existe uma assincronia entre a inovação tecnológica, a prática profissional e a investigação acadêmica. É notório que o formato foi abandonado assim que passaram os primeiros momentos de inovação, não deixando tempo para a literacia digital das audiências, e, entretanto, os investigadores deste campo na Espanha quantificaram e experimentaram o fenômeno, sem obter feedback da esfera profissional e, portanto, sem impacto real no desenvolvimento do formato em prol de novas experiências virtuais que agora se aproximam cada vez mais do metaverso.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El periodismo inmersivo ha evolucionado conforme lo han hecho los recursos tecnológicos. Lo mismo ha ocurrido con los medios, periodistas y audiencias y su interés por el formato. Esta investigación se centra en una revisión de la literatura, terminología y estado de la cuestión del periodismo inmersivo entre 2015 y 2022 en España, lo que ha dejado en evidencia que existe una robusta investigación académica de los grupos de investigación españoles que contrasta con la reducida producción periodística, es decir, hay una asincronía entre innovación tecnológica, la práctica profesional y la investigación académica. Es apreciable el abandono del formato tan pronto como pasaron los primeros momentos de innovación, sin dejar tiempo para la alfabetización digital de las audiencias, y mientras, los investigadores de este campo en España cuantificaron y experimentaron el fenómeno, sin lograr una retroalimentación desde el ámbito profesional, y por tanto, sin impacto real en el desarrollo del formato en aras de nuevas experiencias virtuales ahora cada vez más encaminadas hacia el metaverso.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Immersive journalism has evolved as technological resources have evolved. The same has happened with the media, journalists, and audiences and their interest in the format. This research focuses on a review of the literature, terminology, and state-of-the-art of immersive journalism between 2015 and 2022 in Spain, which has made it clear that there is robust academic research by Spanish research groups that contrasts with the reduced journalistic production, i.e., there is an asynchrony between technological innovation, professional practice, and academic research. It is noticeable the abandonment of the format as soon as the first moments of innovation passed, without leaving time for the digital literacy of audiences, and meanwhile, researchers in this field in Spain quantified and experimented with the phenomenon, without achieving feedback from the professional field, and therefore, without real impact on the development of the format for the sake of new virtual experiences now increasingly directed towards the metaverse.
  • REALIDADE AUMENTADA E A ADAPTAÇÃO DO DISCURSO TELEVISIVO: as eleições gerais da Espanha na TVE (2019) Dossier

    GASTAKA-EGUSKIZA, IGNAZIO; GARCÍA, LEIRE AZKUNAGA; SESUMAGA, LEYRE EGUSKIZA

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta pesquisa explora o uso da realidade aumentada (RA) na Televisão Espanhola (TVE), com foco na cobertura jornalística das eleições gerais de abril e novembro de 2019. O estudo foi realizado por meio de uma metodologia que combina técnicas quantitativas (análise de conteúdo por meio de uma rubrica criada ad hoc em uma amostra de 42 peças) e qualitativa (revisão bibliográfica). A posição da RA como peça central no layout do cenário também é transferida para o discurso narrativo, percebendo a importância que a TVE lhe confere. Além das peculiaridades de cada dia eleitoral, prevalece a intenção informativa e a função simplificadora dessa tecnologia. Apesar das vantagens que oferece, a rede iniciou recentemente o caminho para a integração total do cenário virtual.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Esta investigación explora el uso de la realidad aumentada (RA) en Televisión Española (TVE), poniendo el foco en la cobertura informativa de las elecciones generales de abril y noviembre de 2019. El estudio se ha llevado a cabo a través de una metodología que combina técnicas cuantitativas (análisis de contenido mediante una rúbrica creada ad hoc sobre una muestra de 42 piezas) y cualitativas (revisión bibliográfica). La posición de la RA como pieza central en la disposición del plató se traslada también al discurso narrativo, dando cuenta de la importancia que le otorga TVE. Más allá de las peculiaridades de cada jornada electoral, prevalecen la intención informativa y la función simplificadora de esta tecnología. En vista de las ventajas que ofrece, la cadena ha comenzado recientemente a transitar el camino hacia la integración completa de la escenografía virtual.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study explores the use of augmented reality (AR) on Spain’s national public broadcaster, Televisión Española (TVE), focusing on the news coverage of the two Spanish general elections in April and November 2019. The study uses a methodology that combines quantitative techniques (content analysis using a rubric created ad hoc on a sample of 42 AR images) and qualitative methods (literature review). The position of AR as a centerpiece of the studio set design is also conveyed in the narrative discourse, reflecting the high level of importance given to this technology by TVE. Beyond the specific events of each election day, the informational and facilitating functions of AR predominate. In view of the advantages offered by this technology, the television broadcaster has recently started moving towards full integration of a virtual set design.
  • POÉTICAS DOCUMENTAIS EM 360 GRAUS: olhares sobre modelos de narrativas esféricas de não-ficção Dossier

    FALANDES, CAROLINA GOIS; RENÓ, DENIS PORTO

    Resumo em Português:

    RESUMO Apoiando-se na realização de um estudo de casos múltiplos, este artigo analisa quatro produções documentais de formatos diferentes que utilizam fotos e/ou vídeos esféricos: Momento MX, Amazônia em 360 graus, A promessa de Iracema e Reconstruction 360. Dentre as conclusões, pôde-se evidenciar a multifuncionalidade das imagens em 360 graus, a natureza híbrida de narrativas interativas e imersivas de não-ficção e que, mesmo com os novos recursos, a essência do documentário permanece intacta. A partir dos resultados apresentados, espera-se contribuir para o campo da produção e investigação de obras documentais firmadas na tecnologia 360 graus.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Con base en un estudio de caso múltiple, este artículo analiza cuatro producciones documentales de diferentes formatos que utilizan fotos y/o videos esféricos: Momento MX, Amazônia em 360 graus, A promessa de Iracema y Reconstruction 360. Entre las conclusiones, fue posible evidenciar la multifuncionalidad de las imágenes en 360 grados, el carácter híbrido de las narrativas interactivas e inmersivas de no-ficción y que, aún con los nuevos recursos, la esencia del documental permanece intacta. A partir de los resultados presentados, se espera contribuir al campo de la producción e investigación de obras documentales basadas en tecnología 360 grados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Based on a multiple case study, this article analyzes the following four different documentary formats that use spherical photography and/or videos: Momento MX, Amazônia em 360 graus, A promessa de Iracema, and Reconstruction 360. Our analysis showed the multifunctionality of 360-degree images and the hybrid nature of interactive and immersive non-fiction narratives. Even with the incorporation of these new resources, the fundamental quality of the documentary is upheld. We believe that our findings can help contribute to the production and investigation of documentary works that use 360-degree technology.
Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) Secretaria da SBPJor, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília(UnB)., ICC Norte, Subsolo, Sala ASS 633 - cep: 70910-900, Brasília - DF / Brasil - Brasília - DF - Brazil
E-mail: sbpjor.dir.adm@gmail.com