Acessibilidade / Reportar erro

JORNALISMO AUDIOVISUAL EM 360°: estudo sobre a percepção dos usuários acerca da sensação de presença e da credibilidade

RESUMO

Em um contexto de crescente utilização de alta tecnologia no jornalismo, novos formatos têm sido incorporados à produção de conteúdo. Neste artigo, nossa atenção se volta para o estudo de um desses formatos: reportagens audiovisuais em 360°, que utilizam a realidade virtual (RV) e visam provocar algum nível de sensação de presença em ambientes virtuais. Buscamos entender a relação entre sensação de presença e credibilidade, além de identificar quais percepções dos usuários podem estar ligadas à credibilidade. Metodologicamente, desenvolvemos um estudo de recepção, envolvendo pesquisa experimental, realização de entrevistas e aplicação de questionário. Os resultados apontam uma correlação positiva entre as variáveis, reforçam relações apontadas em outras pesquisas e demonstram a importância de percepções como liberdade de escolha, menos manipulação/mais transparência e sensacionalismo.

Palavras-chave
Sensação de presença; Credibilidade; Realidade virtual; Jornalismo audiovisual em 360°

Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) Secretaria da SBPJor, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília(UnB)., ICC Norte, Subsolo, Sala ASS 633 - cep: 70910-900, Brasília - DF / Brasil - Brasília - DF - Brazil
E-mail: sbpjor.dir.adm@gmail.com