Acessibilidade / Reportar erro

REALIDADE AUMENTADA E A ADAPTAÇÃO DO DISCURSO TELEVISIVO: as eleições gerais da Espanha na TVE (2019)

RESUMO

Esta pesquisa explora o uso da realidade aumentada (RA) na Televisão Espanhola (TVE), com foco na cobertura jornalística das eleições gerais de abril e novembro de 2019. O estudo foi realizado por meio de uma metodologia que combina técnicas quantitativas (análise de conteúdo por meio de uma rubrica criada ad hoc em uma amostra de 42 peças) e qualitativa (revisão bibliográfica). A posição da RA como peça central no layout do cenário também é transferida para o discurso narrativo, percebendo a importância que a TVE lhe confere. Além das peculiaridades de cada dia eleitoral, prevalece a intenção informativa e a função simplificadora dessa tecnologia. Apesar das vantagens que oferece, a rede iniciou recentemente o caminho para a integração total do cenário virtual.

Palavras-chave
Realidade aumentada; Eleições; Televisão; Inovações tecnológicas; Comunicação política

Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) Secretaria da SBPJor, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília(UnB)., ICC Norte, Subsolo, Sala ASS 633 - cep: 70910-900, Brasília - DF / Brasil - Brasília - DF - Brazil
E-mail: sbpjor.dir.adm@gmail.com