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Revista de Administração da UFSM, Volume: 16, Número: 2, Publicado: 2023
  • Mapeamento do fluxo de valor: uma aplicação lean no processo de entregas de contas em um hospital filantrópico Original Article

    Moraes, Cristine Frare; Bonato, Samuel Vinícius; Junges, Vanessa de Campos; Moura, Gilnei Luiz de; Wachs, Priscila

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este estudo teve como objetivo realizar o mapeamento do fluxo de valor dos prontuários de um hospital filantrópico, identificando oportunidades de melhorias no processo. Design/metodologia/abordagem: Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de viés descritivo e exploratório, em que as fontes de evidência emergiram de observação participante e análise documental. Para tanto, a coleta de dados aconteceu durante três meses no ano de 2021, a qual ocorreu nos setores administrativos de um hospital filantrópico de grande porte, e o processo escolhido para ser mapeado e analisado, foi o prontuário cirúrgico. Resultados: A análise do processo deu-se desde a alta do paciente até a entrega das contas ao setor de digitação/faturamento, onde foi observada a rotina das secretárias de posto e mapeados os fluxos atuais por meio da ferramenta Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV), sendo detectados diversos desperdícios. O tempo gasto no processo era de aproximadamente 56 dias, após as melhorias sugeridas e elaboração do mapa da situação futura, este tempo foi reduzido para 28 dias. Com a aplicação da ferramenta, foram identificados e eliminados desperdícios no processo mapeado, gerando uma possibilidade de redução de custos. Originalidade/valor: O estudo destaca-se à medida que busca atrelar em um espaço hospitalar o contexto do mapeamento do fluxo de valor, abrindo espaço para novas pesquisas e contribuindo com resultados práticos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: This study aimed to map the value flow of medical records of a philanthropic hospital, identifying opportunities for improvements in the process. Design/methodology/approach: A qualitative research of descriptive and exploratory bias was developed, in which the sources of evidence emerged from participant observation and documentary analysis. Therefore, data collection took place for three months in 2021, which took place in the administrative sectors of a large philanthropic hospital, and the process chosen to be mapped and analyzed was the surgical record. Result: The analysis of the process took place from the patient’s discharge to the delivery of the accounts to the typing/billing sector, where the routine of the post desks was observed and the current flows were mapped through the Value Stream Mapping tool (VSM), with several wastes being detected. The time spent in the process was approximately 56 days, after the suggested improvements and drawing up the map of the future situation, this time was reduced to 28 days. With the application of the tool, waste was identified and eliminated in the mapped process, generating a possibility of cost reduction. Originality/value: The study stands out as it seeks to link the context of value stream mapping in a hospital space, opening space for new research and contributing to practical results.
  • Abordagem FEW Nexus (nexo água-energia-alimento) para o desenvolvimento sustentável através dos ODS da ONU Original Article

    Viana, Hildebrando Mazzardo Marques; Silva, Tania Nunes da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo/Finalidade: Analisar como a Abordagem do FEW Nexus pode contribuir na promoção do desenvolvimento sustentável, tendo os ODS da ONU como meta e servir como uma nova abordagem epistemológica e ontológica na resolução de problemas relacionados a uma realidade complexa dos dias atuais, como o desenvolvimento sustentável. Desenho/metodologia/abordagem: Revisão da literatura sobre o estado atual das pesquisas envolvendo o uso da Abordagem do FEW Nexus, a partir de um panorama global até o cenário da pesquisa sobre o tema no Brasil. Também foi feita a caracterização da abordagem de FEW Nexus, e sua ligação com os conceitos do desenvolvimento sustentável. Resultados: Se demonstrou que abordagem de FEW Nexus, quando relacionada ao conceito de desenvolvimento sustentável, pode buscar nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável as metas tangíveis que, eventualmente, este paradigma é criticado por não oferecer. A análise auxilia no entendimento de como, nessa perspectiva, o FEW Nexus considera os tradeoffs na gestão de recursos naturais, as possibilidades de direcionamento de políticas públicas e programas sociais e econômicos, utilizando como metas os ODS da ONU. Originalidade/valor: Demonstrar a aplicabilidade da Abordagem do FEW Nexus dentro das Ciências Sociais Aplicadas, onde essa abordagem é utilizada numa frequência muito menor em comparação às Ciências exatas. Possibilidade de oferecer uma contribuição para a elaboração de política públicas que possam atender um problema crucial para a sustentabilidade, que é o ataque a pobreza em nível de Brasil e mundial.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective/Purpose: To analyze how the FEW Nexus Approach can contribute to the promotion of sustainable development, having the UN SDGs as a goal and serve as a new epistemological and ontological approach in solving problems related to a complex reality of the present day, such as the sustainable development. Design/methodology/approach: Literature review on the current state of research involving the use of the FEW Nexus Approach, from a global overview to the research scenario on the subject in Brazil. The characterization of the FEW Nexus approach was also made, and its connection with the concepts of sustainable development. Results: It was demonstrated that the FEW Nexus approach, when related to the concept of sustainable development, can seek in the Sustainable Development Goals the tangible goals that, eventually, this paradigm is criticized for not offering. The analysis helps to understand how, from this perspective, FEW Nexus considers the tradeoffs in the management of natural resources, the possibilities for directing public policies and social and economic programs, using the UN SDGs as targets. Originality/Value: Demonstrate the applicability of the FEW Nexus Approach within Applied Social Sciences, where this approach is used much less frequently compared to the Hard Sciences. Possibilityof offering a contribution to the elaboration of public policies that can address a crucial problem for sustainability, which is the attack on poverty in Brazil and worldwide.
  • Governança corporativa e gerenciamento de resultados em instituições financeiras brasileiras Original Article

    Souza, Paulo Vitor Souza de; Araújo, Ana Gabriela de Souza; Neves, Raquel Bandeira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este estudo teve como objetivo verificar como as medidas de governança corporativa se relacionam com o gerenciamento de resultados em instituições financeiras de capital aberto brasileiras. Desenho/metodologia/abordagem: Para a realização da pesquisa, foram analisadas 20 instituições financeiras listadas na B3, com dados anuais de 2010 a 2019 obtidos dos sites da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do IF.Data do Banco Central do Brasil (Bacen). Para obter os resultados, foram estimados modelos de regressão para cada atributo de governança corporativa em comparação com a medida de gerenciamento de resultados selecionada. Resultados: Os resultados apontam para diversas associações de atributos de governança corporativa com medidas de gerenciamento de resultados. Ou seja, atributos de governança corporativa reduzem/ aumentam o gerenciamento de resultados em entidades financeiras. Limitações/implicações da pesquisa: Os achados deste estudo visam auxiliar os gestores das empresas a melhorar suas políticas de governança corporativa para reduzir as escolhas contábeis relacionadas à gestão contábil. Originalidade/valor: O estudo mostra-se original pela utilização de um amplo panorama referente às medidas de governança corporativa. Geralmente, os estudos que analisam os efeitos da governança no gerenciamento de resultados utilizam poucas medidas para esse atributo. O estudo também avança ao analisar especificamente as instituições financeiras, geralmente excluídas dos estudos sobre qualidade da informação por suas particularidades.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This study aimed to verify how corporate governance measures relate to earnings management in Brazilian publicly traded financial institutions. Design/methodology/approach: To carry out the research, 20 financial institutions listed on B3 were analyzed, with annual data from 2010 to 2019 obtained from the websites of the Brazilian Securities and Exchange Commission (CVM) and the IF.Data of the Central Bank of Brazil (Bacen). To obtain the results, regression models were estimated for each attribute of corporate governance in comparison with the selected earnings management measure. Findings: The results point to several associations of corporate governance attributes with earnings management measures. That is, corporate governance attributes reduce/increase earnings management in financial entities. Research limitations/implications: The findings of this study aim to assist company managers in improving their corporate governance policies to reduce accounting choices related to accounting management. Originality/value: The study proves to be original by the use of a broad panorama referring to corporate governance measures. Generally, studies that analyze the effects of governance on earnings management use few measures for this attribute. The study also advances by specifically analyzing financial institutions, generally excluded from studies on information quality due to their particularities.
  • Gestão de stakeholders: evidências no desempenho das empresas de capital aberto Original Article

    Cintra, Renato Fabiano; Ribeiro, Ivano; Fava, Helder de Lima; Costa, Benny Kramer

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo desta pesquisa é evidenciar, empiricamente, a gestão de stakeholders nos indicadores de desempenho das empresas de capital aberto. Metodologia: A partir de um enquadramento metodológico quantitativo, foi utilizado o teste Mann-Whitney U para realizar as comparações entre os grupos (com/sem gestão de stakeholders). Resultados: Como resultado, tem-se a evidência estatística empírica da gestão de stakeholders na discussão da criação de valor e desempenho organizacional. Implicações práticas: O estudo melhora o entendimento de que não é o fato de pertencer ao índice, como é o caso do ISE-GRI, que os resultados da empresa apontam desempenho superior das que não pertencem, mas sim da gestão efetiva de stakeholders para um resultado positivo a curto e em longo prazo, como foi evidenciado neste estudo. Limitação: Como limitação o estudo tem a composição dos setores, que pode ser ampliado em pesquisas futuras, para todos os setores da BM&F Bovespa, incluindo as 362 empresas. Uma amostra com diversos setores pode melhorar as inferências. Originalidade: O estudo demonstra evidências empíricas de questões, até então tratadas no campo teórico, mas sem relação direta com um conjunto de empresas, bem como ampara a ideia de que a criação de conexões entre empresa e stakeholders abrem oportunidades invisíveis para a criação de valor.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This study consists of empirical evidence from stakeholder management in the performance indicators of publicly traded companies. Design/methodology/approach: The methodological framework was quantitative, and the Mann-Whitney U test was used in order to make comparisons between groups (with/without stakeholdermanagement). Findings: As a result, there is the empirical evidence of stakeholder management in the discussion of value creation and organizational performance. Research implications: This study advances in the empirical discussion of the relationship between stakeholders and the company in the orientation of value creation, since it provides statistical evidence that the stakeholder management has influence on the performance of companies. Research limitations: As a limitation, the study has the composition of the sectors, which can be expanded in future research, for all sectors of the BM&F Bovespa, including the 362 companies. A sample with several sectors can improve the inferences. Practical implications: The study improves the understanding that it is not the fact that it belongs to the index, as it is the case of ISE-GRI, that the company’s results point to a superior performance of those that do not belong, but the effective management of stakeholders for a positive result in the short and long term, as it was evidenced in this study. Originality/value: It also demonstrates the empirical evidence of issues, until then dealt with in the theoretical field, but with no direct relationship with a set of companies, as well as supporting the idea that the creation of connections between companies and stakeholders open invisible opportunities for value creation.
  • A influência da participação e conveniência na satisfação do cliente: uma mediação múltipla Original Article

    Souza, Álan Andrew de; Damacena, Cláudio; Araújo, Clécio Falcão; Carvalho, Bianca Pinto; Seibt, Nathália Gris

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo deste artigo é apresentar um modelo vinculando preditores da satisfação do cliente considerando as premissas da Service Domain-Logic e os antecedentes conveniência e qualidade do serviço, que foram identificados como aspectos relevantes na busca da satisfação dos clientes com serviços financeiros utilizados. Metodologia: Realizou-se um survey com uma amostra de seiscentos e oito respondentes. Para testar hipóteses de pesquisa na análise de dados, utilizou-se a modelagem de equações estruturais. Resultados: Os efeitos preditivos de conveniência, valor econômico e qualidade do serviço provaram ser significativos para a satisfação do cliente. A qualidade percebida do serviço foi identificada como um mediador da relação entre conveniência e satisfação do cliente. Implicações práticas: Os resultados têm implicações gerenciais, pois demonstram que melhorar o valor do serviço é um meio de aumentar a satisfação do cliente. Para garantir que o cliente considera a interação com o serviço bancário atraente e que oferece benefícios valiosos, o serviço bancário deve, portanto, permitir a participação do cliente para aumentar a percepção do valor econômico e, mais importante, facilitar a disseminação de informações. Limitações: A amostra pode ter causado alguns vieses nos resultados, pois foi selecionada por conveniência. Originalidade: Este estudo traz resultados que mostram que a participação do cliente impacta positivamente na percepção de valor econômico, mas não é a chave para a satisfação do cliente em serviços financeiros. Este resultado prova que os efeitos da participação do cliente são mais complexos do que outros mencionados anteriormente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The purpose of this paper is to present a model that connects predictors of customer satisfaction considering Service Domain-Logic assumption and convenience and quality of service as sources that were identified as relevant aspects for customer satisfaction related to financial services. Design/methodology/approach: Survey of a sample of six hundred and eight respondents was obtained. Structural equation modeling was used for data analysis to test research hypotheses. Findings: The predictive effects of convenience, economic value, and quality of service have proved to be significant for customer satisfaction. Perceived service quality was identified as a mediator of the relationship between convenience and customer satisfaction. Research limitations: This sample may have caused a few biases in the results, because it was selected by convenience. Practical implications: The findings have implications for organizations since they demonstrate that improving service value is a means of increasing customer satisfaction. To ensure that the customer finds the interaction with the banking service to be appealing and to offer valuable benefits, the banking service should therefore allow for customer participation to increase the perception of economic value and, more importantly, to facilitate the dissemination of information Originality/Value - This study brings results that show that customer participation impacts positively on the perception of economic value, but it is not the key for customer satisfaction in financial services. This result proves that the effects of customer participation are more complex than others before mentioned.
  • Resiliência organizacional e capacidade adaptativa: um estudo de caso em uma empresa familiar no Rio Grande do Sul Original Article

    Leite, Felipe Kopp; Cruz, Ana Paula Capuano da; D’Ávila, Lívia Castro; Walter, Silvana Anita; Silva, Francielle Molon da

    Resumo em Português:

    RESUMO Finalidade: O estudo objetivou compreender a dinâmica do relacionamento entre a resiliência organizacional e a capacidade de adaptação de uma empresa familiar gaúcha visando sustentar seu desempenho em meio ao período de pandemia gerado pelo coronavírus. Desenho / metodologia / abordagem: A pesquisa foi operacionalizada por meio de um estudo de caso, operacionalizado em uma empresa familiar do ramo alimentício da cidade de Pelotas/RS. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturas e análise documental. Após, o material foi transcrito e inserido no software NVivo® para realização da análise de conteúdo. Constatações: Os resultados indicam que as dimensões da resiliência possibilitaram a emersão das capacidades adaptativas da empresa para se sustentar em meio ao ambiente turbulento. Portanto, os achados apontam que a resiliência organizacional da empresa analisada neste estudo de caso proporcionou a adaptação da empresa ao contexto de pandemia por meio do enfrentamento, recuperação e retomada da empresa frente a situação de mudança e incerteza. Limitações / implicações da pesquisa: Destaca-se a não participação dos pesquisadores efetivamente em campo, em virtude das restrições impostas pela pandemia. Este fato impediu a ampliação da triangulação de dados por meio da observação não participante no cotidiano da empresa familiar. Implicações práticas: O estudo possibilita a reflexão de gestores sobre a sustentação de suas empresas a ambientes em crise por meio de ações antecipatórias ou reativas, caracterizadas a partir de dimensões da resiliência organizacional, as quais promovem a capacidade de adaptação da empresa. Originalidade / valor: A originalidade deste estudo se comprova a partir de um levantamento bibliométrico que constatou a ausência de pesquisas utilizando em conjunto as abordagens de resiliência organizacional, capacidade adaptativa e percepção do desempenho à luz da teoria da riqueza socioemocional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The study aimed to understand the dynamics of the relationship between organizational resilience and the adaptive capacity of a family company from Rio Grande do Sul, aiming to sustain its performance in the midst of the pandemic caused by the coronavirus. Design / methodology / approach: The research was operationalized by means of a case study, carried out in a family company in the food industry in the city of Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil. Data was collected by means of semi-structured interviews and document analysis. Afterwards, the material was transcribed and entered into NVivo® software to perform the content analysis. Findings: The results indicate that the resilience dimensions enabled the emergence of the company’s adaptive capacity to sustain itself amidst the turbulent environment. Therefore, the findings indicate that the organizational resilience of the company analyzed in this case study provided the company’s adaptation to the pandemic context through coping, recovery and resumption of the company in the face of change and uncertainty. Limitations / implications: We highlight the non-participation of the researchers effectively in the field, due to the restrictions imposed by the pandemic. This fact prevented the expansion of data triangulation through non-participant observation of the daily life of the family business. Practical implications: The study enables managers to reflect on how to sustain their companies in crisis environments through anticipatory or reactive actions, characterized based on dimensions of organizational resilience, which enable the company’s adaptive capacity. Originality / value: The originality of this study is confirmed by a bibliometric survey that found a lack of studies which use the approaches of organizational resilience, adaptive capacity, and perceived performance together, in the light of the socioemotional wealth theory.
  • Habilidade política nas organizações: caminhos de um conceito em evolução Original Article

    Moraes, Romulo Matos de; Istoe, Rosalee Santos Crespo; Miranda, Valtair Afonso

    Resumo em Português:

    RESUMO Finalidade: Apresentar um mapeamento científico acerca do conceito Habilidade Política nas Organizações e seu instrumento de medida, para evidenciar como a produção evoluiu, que temáticas abrangem esse campo, tendências e panorama global de colaborações. Metodologia: Aplicação de um conjunto de métodos estatísticos para delinear a estrutura do campo científico e sua dinâmica. As ferramentas RStudio (Bibliometrix package) e Vosviewer foram utilizadas para examinar metadados de duas amostras da base de dados Scopus (n1=797 e n2=807), abrangendo os últimos 40 anos de produção sobre a temática. Resultados: Habilidade Política nas Organizações é um construto atual e bem estruturado; sua relação com diversos outros conceitos é constantemente ampliada; seus temas motores são performance no trabalho, poder e política organizacional. Os tópicos emergentes são estresse, gerenciamento de impressão e habilidade política do líder. Autores e publicações mais influentes são evidenciados no estudo. O instrumento de medida Political Skill Inventory permanece amplamente utilizado em diversos contextos, entretanto há uma carência de colaborações na América Latina. Originalidade: Uma análise atualizada sobre os caminhos e a abrangência de um conceito em conjunto com seu instrumento de mensuração promove integração teórico-empírica e promove insights e pontos de partida para pesquisadores interessados em política organizacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To present a scientific mapping of the concept of Political Skill in Organizations and its measurement instrument to show how production has evolved, which themes cover this field, trends, and a global panorama of collaborations Methodology: Statistical methods to delineate the structure of the scientific field and its dynamics. We used the RStudio (Bibliometrix package) and Vosviewer tools to examine metadata from two samples from the Scopus database (n 1=797 and n 2=807), covering the last 40 years of production on the subject Findings: Political Skill in Organizations is a current and well-structured construct; its relationship constantly expands with several other concepts; its driving themes are job performance, power, and organizational politics. Emerging topics are stress, impression management, and leader political skill. We also highlighted the most influential authors and publications. The Political Skill Inventory measurement instrument remains widely used in different contexts. However, there need to be more collaborations in Latin America. Originality: An up-to-date analysis of the paths and scope of a concept in conjunction with its measurement instrument promotes theoretical-empirical integration and provides insights and starting points for researchers interested in organizational politics.
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