Acessibilidade / Reportar erro

Resiliência organizacional e capacidade adaptativa: um estudo de caso em uma empresa familiar no Rio Grande do Sul

RESUMO

Finalidade:

O estudo objetivou compreender a dinâmica do relacionamento entre a resiliência organizacional e a capacidade de adaptação de uma empresa familiar gaúcha visando sustentar seu desempenho em meio ao período de pandemia gerado pelo coronavírus.

Desenho / metodologia / abordagem:

A pesquisa foi operacionalizada por meio de um estudo de caso, operacionalizado em uma empresa familiar do ramo alimentício da cidade de Pelotas/RS. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturas e análise documental. Após, o material foi transcrito e inserido no software NVivo® para realização da análise de conteúdo.

Constatações:

Os resultados indicam que as dimensões da resiliência possibilitaram a emersão das capacidades adaptativas da empresa para se sustentar em meio ao ambiente turbulento. Portanto, os achados apontam que a resiliência organizacional da empresa analisada neste estudo de caso proporcionou a adaptação da empresa ao contexto de pandemia por meio do enfrentamento, recuperação e retomada da empresa frente a situação de mudança e incerteza.

Limitações / implicações da pesquisa:

Destaca-se a não participação dos pesquisadores efetivamente em campo, em virtude das restrições impostas pela pandemia. Este fato impediu a ampliação da triangulação de dados por meio da observação não participante no cotidiano da empresa familiar.

Implicações práticas:

O estudo possibilita a reflexão de gestores sobre a sustentação de suas empresas a ambientes em crise por meio de ações antecipatórias ou reativas, caracterizadas a partir de dimensões da resiliência organizacional, as quais promovem a capacidade de adaptação da empresa.

Originalidade / valor:

A originalidade deste estudo se comprova a partir de um levantamento bibliométrico que constatou a ausência de pesquisas utilizando em conjunto as abordagens de resiliência organizacional, capacidade adaptativa e percepção do desempenho à luz da teoria da riqueza socioemocional.

Palavras-chave:
Resiliência organizacional; Capacidade adaptativa; Crise sanitária; Empresa familiar; Estudo de caso

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br