Acessibilidade / Reportar erro
Gragoatá, Volume: 28, Número: 62, Publicado: 2023
  • Interações entre línguas, linguagens, práticas sociais e formas de vida Apresentação

    Fossali, Pierluigi Basso; Mancini, Renata
  • Os Tipos Temáticos dos Esquemas da Prática e a Topologia Antropossemiótica Artigo

    Fontanille, Jacques; Castro, Gustavo Henrique Rodrigues de; Schwartzmann, Matheus Nogueira

    Resumo em Português:

    RESUMO: Por quase quarenta anos as semióticas estruturais têm se interessado pelo estudo das práticas. Entretanto, pode-se observar, a partir do que resulta de todas essas pesquisas, que a semiótica estrutural consegue elaborar e propor modelos metodológicos coerentes e adaptados à análise das práticas, mas não chega a prefigurar os seus conteúdos temáticos. Neste trabalho, propomos, portanto, tipos temáticos para os esquemas da prática a partir de uma topologia antropossemiótica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT For almost forty years, structural semiotics has been interested in the study of practices. However, it can be observed from the results of all these researches that structural semiotics is able to develop and propose coherent methodological models adapted to the analysis of practices, but it does not manage to prefigure their thematic contents. In this work, we therefore propose thematic types for the schemas of practice based on an anthroposemiotic topology.
  • Apreciação do sentido: o acento e as modulações do conteúdo Artigo

    Tatit, Luiz

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este texto busca explicar o processo de “prosodização do conteúdo” introduzido por Claude Zilberberg durante a formulação de sua semiótica tensiva. Com efeito, inspirado no funcionamento prosódico das línguas naturais com seus acentos e modulações, ascendentes e descendentes, o autor propôs diversas combinações do que chamou de "incrementos" (mais menos, menos mais, menos menosetc.) para descrever as modulações de conteúdo que ora se elevam em direção ao “acento da significação” (o conteúdo mais impactante), ora declinam e se afastam dele. Esses movimentos estão sempre associados às oscilações da sensibilidade humana tanto no plano da expressão quanto no plano do conteúdo. Mas é neste último que, fazendo uso dos referidos incrementos, podemos avaliar os nossos mecanismos cotidianos de apreciação do sentido, atribuindo-lhe maior ou menor destaque. Trata-se, pois, de um modo especial de ampliar o potencial teórico e analítico do modelo semiótico a partir de categorias que antes pertenciam apenas ao plano da expressão. Essas proposições teóricas são aqui ilustradas por algumas análises de colunas publicadas em jornais brasileiros.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This paper explores the process of "content prosodization" introduced by Claude Zilberberg in the course of the formulation of his tensive semiotics. Inspired by the prosodic functioning of natural languages, with their ascending and descending accents and modulations, the author proposed various combinations of what he called "increments" (plus minus, minus plus, minus minus, etc.) to describe the modulations of content that sometimes rise toward the "meaning accent" (the most impactful content) and sometimes decline and move away from it. These movements are always associated with the oscillations of human sensibility both in the plane of expression and in the plane of content. But it is in the latter that we can evaluate our daily mechanisms of meaning appreciation, attributing greater or lesser prominence to it by making use of the increments. It is, therefore, a special way of expanding the theoretical and analytical potential of the semiotic model from categories that previously belonged only to the plane of expression. These theoretical propositions are illustrated here by some analyses of columns published in Brazilian newspapers.
  • A forma de vida e o motivo: como pensar a genealogia das pinturas? Article

    Colas-Blaise, Marion

    Resumo em Português:

    RESUMO: Neste artigo, nos perguntamos como podemos associar uma forma de vida, devidamente teorizada (BASSO FOSSALI; COLAS-BLAISE; FONTANILLE; WITTGENSTEIN), a uma ou mais imagens, estudando a forma de vida de uma pintura, bem como a(s) forma(s) de vida ("jogos culturais") associada(s) a uma pintura. Mais especificamente, o objetivo é abordar a questão das filiações entre pinturas - a genealogia das pinturas - sob o ângulo das migrações e mutações do motivo (figurativo, plástico, figura l). O objetivo não é apenas identificar modos de constituição de formas de vida (por ampliações concêntricas, por retomada paradigmática...), mas também mostrar que a forma de vida de uma pintura pode acomodar formas pictóricas em formação (gênese). As hipóteses são colocadas à prova com pinturas selecionadas do pintor de Limousin Georges Laurent.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ : Dans cet article, nous nous demandons comment on peut associer une forme de vie, dûment théorisée (BASSO FOSSALI ; COLAS-BLAISE ; FONTANILLE ; WITTGENSTEIN), à une ou plusieurs images, en étudiant la forme de vie d’un tableau ainsi que la ou les formes de vie (« jeux culturels ») associées à un tableau. Il s’agit, plus particulièrement, d’approcher la question des filiations entre tableaux - de la généalogie de tableaux - sous l’angle des migrations et mutations du motif (figuratif, plastique, figural). L’objectif est non seulement de dégager des modes de constitution des formes de vie (par élargissements concentriques, par ressaisie paradigmatique…), mais encore de montrer que la forme de vie d’un tableau peut accueillir des formes picturales en devenir (genèse). Les hypothèses sont mises à l’épreuve de peintures choisies du peintre limougeaud Georges Laurent.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: In this article, we ask ourselves how one can associate a form of life, duly theorized (BASSO FOSSALI; COLAS-BLAISE; FONTANILLE; WITTGENSTEIN), to one or several images, by studying the form of life of a painting as well as the form(s) of life ("cultural games") associated to a painting. It is a question, more particularly, of approaching the filiations between paintings - the genealogy of paintings - under the angle of the migrations and mutations of the motif (figurative, plastic, figura l). The objective is not only to identify the modes of constitution of the forms of life (by concentric enlargements, by paradigmatic reseizure...), but also to show that the form of life of a painting can accommodate pictorial forms in becoming (genesis). The hypotheses are put to the test with selected paintings of the Limoges painter Georges Laurent.
  • Formas de vida wittgensteiniana e perspectivismo ameríndio: por uma linguística antropológica selvagem Artigo

    El-Jaick, Ana Paula Grillo

    Resumo em Português:

    RESUMO Partindo do pressuposto de que vivemos certa crise metodológica nas Humanidades - da qual os Estudos da Linguagem fazem parte -, este artigo propõe uma perspectiva de estudos discursivos que tenha como base a concepção de linguagem como forma(s) de vida tal como expressa pelo pensamento do L. Wittgenstein maduro. Concomitantemente, pretendemos reler a perspectiva wittgensteiniana de linguagem sob o olhar de outro perspectivismo: o ameríndio, conforme formulado pelo antropólogo brasileiro Eduardo Viveiros de Castro (2002, 2018). Desse modo, partindo de uma filosofia da linguagem ordinária, faremos uma leitura das formas de vida wittgensteiniana com lentes ameríndias. Como veremos, nossa concepção de linguagem tem como consequência epistemológica a inessencialidade de seus conceitos. Essa fugacidade resvala no próprio ser: o antropófago digere seu inimigo e lhe toma o nome, maior honraria alcançável ao transformar sua corporeidade. Entre os ameríndios, é no corpo que os entes - todos gente - se (des)identificam entre si. O sujeito, como a linguagem, se constitui, necessariamente, na/pela alteridade. Enfim, sujeito e linguagem são entes sempre em devir. As formas de vida são biológicas e culturais - ou melhor: não há essa distinção natureza / cultura. E isso não é um relativismo, mas um perspectivismo linguístico-antropológico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Based on the assumption that we are experiencing a certain methodological crisis in the Humanities - of which Language Studies are a part - this article proposes a perspective of discursive studies that is based on the conception of language as a form(s) of life as expressed by the thinking of mature L. Wittgenstein. Concomitantly, we intend to reread the Wittgensteinian perspective of language from the perspective of another perspectivism: the Amerindian, as formulated by the Brazilian anthropologist Eduardo Viveiros de Castro (2002, 2018). Thus, starting from a philosophy of ordinary language, we will read the Wittgensteinian forms of life with an Amerindian lens. As we will see, our conception of language has as an epistemological consequence the inessentiality of its concepts. This fleetingness slips into being itself: the cannibal digests his enemy and takes his name, the greatest honor attainable by transforming his corporeity. Among the Amerindians, it is in the body that beings - all people - (dis)identify with each other. The subject, like language, is necessarily constituted in/through otherness. Finally, subject and language are entities that are always becoming. Forms of life are biological and cultural - or rather: there is no such nature/culture distinction. And this is not a relativism, but a linguistic-anthropological perspectivism.
  • A semiose como forma de vida: interações em uma conversa sinalizada Artigo

    Silva, João Paulo da; Viotti, Evani

    Resumo em Português:

    RESUMO Interações face-a-face caracterizam-se como um domínio privilegiado para o estudo da emergência do processo semiótico concebido como uma forma de vida. A partir da análise de trechos extraídos de uma conversa em língua de sinais brasileira (libras), exploramos a ideia de que todos os organismos habitam as ações uns dos outros (INGOLD, 2000), em processos dinâmicos em que significações emergem como forma de dar continuidade às atividades da própria vida. Essa habitação nas ações dos outros se revela por meio da realização de ações co-operativas, que se definem como o reuso, com transformações, de elementos disponíveis na interação corrente ou recuperáveis a partir dos históricos de interações dos interactantes (GOODWIN, 2018). No curso de uma interação face-a-face, as ações co-operativas se caracterizam pela co-constituição mútua das atividades de diferentes partes do corpo de um mesmo interactante (ações intracorporeadas) com as atividades sincronizadas dos corpos dos dois (ou mais) interactantes (ações intercorporeadas), o que leva à emergência de significações sempre novas, de natureza local, temporal, corporeada e contingencial, como qualquer forma de vida.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Face-to-face interactions can be characterized as a privileged domain for the study of the emergence of semiotic processes conceived of as a form of life. From the analysis of parts of a conversation carried out in Brazilian Sign Language (libras), we have explored the idea that all organisms inhabit one another’s actions (INGOLD, 2000), throughout dynamic processes in which meaning emerges as a means to advance the activities of life itself. This dwelling perspective is manifested through co-operative actions, defined as the reuse, with transformations, of elements available in the ongoing interaction or retrievable from the interactants’ past interactions (GOODWIN, 2018). In the course of a face-to-face interaction, the co-operative actions are defined in terms of the mutual co-constitution of the activities of different body parts of one of the interactants (intra-embodied actions), with the synchronized activities of the bodies of the other interactant(s) (inter-embodied actions), leading to the emergence of ever novel meanings, which have a local, temporal, embodied and contingent nature, as any form of life.
  • Saudades: rumo a uma sociopoética da diáspora, migração e escrita no exílio Article

    Saper, Craig

    Resumo em Português:

    Resumo Desdobrando o termo saudades, este artigo entrelaça a pesquisa que Claude Lévi-Strauss fez no Brasil para Tristes Tropiques com o Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade, de 1928, e com a poesia visual, os guias de viagem, os livros de receitas e os livros de história para jovens adultos sobre o Brasil de Rose e Bob Brown. Pode-se considerar esses projetos como teoria decolonial, poesia e sociopoética setenta ou oitenta anos antes de a teoria decolonial se tornar um termo amplamente discutido. Augusto de Campos, do grupo Noigandres, um dos líderes do movimento da Poesia Concreta Internacional, escreveu introduções para edições fac-símile do manifesto de Oswald de Andrade e, mais tarde, para a coleção republicada de poemas visuais de Bob Brown, 1450-1950. Embora quase completamente desconhecida atualmente, Rose é autora de três livros infantis, Two Children of Brazil, Two Children and their Jungle Zoo e Amazon Adventures of Two Children, um livro de geografia social, Land and People of Brazil, e um de história biográfica, American Emperor: Dom Pedro II do Brasil, todos escritos enquanto morava no Brasil. Rose e Bob editaram juntos o Brazilian American Business Weekly no início e em meados da década de 1920. Todas essas pessoas podem ter se conhecido no Brasil, pois trabalharam e viveram em círculos de amigos e colegas envolvidos na vanguarda modernista, mas, até o momento, o fato de terem se conhecido ou não permanece um mistério.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Unpacking the term saudades, this article weaves together Claude Lévi-Strauss's research in Brazil for Tristes Tropiques with both Oswald de Andrade's 1928 Manifesto Antropofágico, and Rose and Bob Brown's visual poetry, travel guides, cookbooks, and young adult history books about Brazil. One can consider these projects as decolonial theory, poetry, and sociopoetics seventy or eighty years before decolonial theory became a widely discussed term. Augusto de Campos of the Noigandres group and a leader of the International Concrete Poetry movement wrote introductions to facsimile editions of both Oswald de Andrade's manifesto and then later to Bob Brown's republished collection of visual poems, 1450-1950. Although almost completely unknown now, Rose herself authored three children’s books, Two Children of Brazil, Two Children and their Jungle Zoo, and Amazon Adventures of Two Children, one social geography, Land and People of Brazil, and one biographical history, American Emperor: Dom Pedro II of Brazil, all while living in Brazil. Rose and Bob together edited the Brazilian American business weekly in the early and mid-1920s. All of these people may have known each other in Brazil as they worked and lived among overlapping circles of friends and colleagues involved in the modernist avant-garde, but as-of-yet, whether they met or not remains a mystery.
  • O convívio polêmico em meio à pandemia de Covid-19 - um olhar semiótico discursivo sobre as relações do si com o outro Artigo

    Silva, Marcelo Eduardo da; Silva, Sueli Maria Ramos da

    Resumo em Português:

    RESUMO Se o convívio e o diálogo foram conflituosos e as divergências pareceram exacerbadas no período pandêmico por Covid-19 pelo qual passamos, em meio a esta conjuntura, qual o grau de admissão em nossa existência, ou nas diversas esferas de tomadas de decisões cotidianas, perante aqueles que denominamos de Outro? Esse Outro, a todo o momento (re)construído discursivamente, é esquecido e/ou silenciado? Apresentar possibilidades de respostas a essas perguntas é o objetivo geral do presente trabalho. De forma específica, objetiva-se apontar, por meio das estratégias retóricas de convencimento envolvendo o afeto presentes nos enunciados observados, uma proposta de medição do nível de assimilação do Outro na vida do Si. Baseando-se nas vertentes semióticas ditas Tensiva e Sociossemiótica, metodologicamente são apontados efeitos de sentido em análises de enunciados extraídos de reportagens que tratam sobre: a entrega de alimentos a pessoas em situação de rua; a confecção de uma cartilha sobre cuidados sanitários no idioma Guarani; uma denúncia feita à Justiça sobre comentários racistas referentes a indígenas; e sobre um projeto de extensão universitária de acolhimento a imigrantes. Como resultado dos apontamentos pode-se inferir que a relação Si-Outro não é harmônica, mas de dissenso, e que, a partir das análises sobre o afeto, seguindo Zilberberg e Landowski, podem ser graduadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT If conviviality and dialogue have been conflictual and the differences seemed to be exacerbated in the pandemic period due to Covid-19 that we have been through, in the midst of this conjuncture, what is the degree of admission in our existence, or in the various spheres of daily decision-making, towards those we call the Other? Is this Other, discursively (re)constructed at all times, forgotten and/or silenced? Presenting possible answers to these questions is the general objective of this work. Specifically, the aim is to point out, through the rhetorical strategies of convention involving the affection present in the observed utterances, a proposal for measuring the level of assimilation of the Other in the life of the Self. Based on the Tensive and Socio-semiotic approaches, meaning effects are pointed out in analyzes of utterances extracted from reports that deal with: ​​ food delivery to homeless people; producing a booklet on health care in the Guarani language; a complaint made to Justice about racist comments referring to indigenous people; and about a University extension project to welcome immigrants. As a result of the findings, it can be inferred that the Self-Other relationship is not harmonious, but of dissent, and that, based on the analysis of affection, after Zilberberg and Landowski, it can be graded.
  • Interação Fictiva como exemplificação em discurso direto: ensino-aprendizagem de português como língua estrangeira Artigo

    Rocha, Luiz Fernando Matos; Silva, Jéssica da Costa

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este artigo investiga instâncias de Interação Fictiva (IF) em discurso direto como exemplificações de argumentos e explicações, no ensino-aprendizagem de Português como língua estrangeira. Adotam-se autores da Linguística Cognitiva: Talmy (2000), para se tratar da fictividade; Fillmore (1982), da noção de frame; Langacker (2008), de frame atencional; Fauconnier (1994, 1997), de projeção de espaços mentais; Sanders e Redeker (1996), de perspectiva; Pascual (2002, 2006, 2014), da IF como forma de organizar pensamento, gramática e discurso; Rocha (2020, 2022), da dimensão fictiva do discurso direto em relação à factiva. Quanto à metodologia, analisam-se dados de duas aulas em uma turma de nível superior da disciplina de Português como Língua Estrangeira. Assume-se uma abordagem metodológica baseada em corpus (corpus-based) e guiada por corpus (corpus-driven) (MCENERY; HARDIE, 2012; TOGNINI-BONELLI, 2001), possibilitando que os dados tenham maior protagonismo, considerando-se uma categoria já estabelecida. A análise qualitativa revela ocorrências de Exemplificação em Discurso Direto Fictivo visando a promover no discurso conceptualizações de condição adversa, estado de contemplação, estado de desorientação, reconhecimento repentino ou insight e explicação didática. Os achados demonstram que o fenômeno é produtivo em contexto de sala de aula, ocorrendo na fala docente e discente com propósitos comunicativos voltados para a argumentação e para a explicação. Além disso, revelam que as ocorrências apresentam um caráter performático, linguística e prosodicamente marcado, tornando a manifestação mais vívida, como um convite aos interlocutores a se projetarem em coordenadas espaço-temporais distintas da cena comunicativa corrente, objetivando convencimento e clareza no processo de ensino-aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This article investigates instances of Fictive Interaction (FI) in direct speech as examples of arguments and explanations, in the context of teaching and learning Portuguese as a foreign language. Authors from Cognitive Linguistics are adopted: Talmy (2000), to deal with fictivity; Fillmore (1982), on the notion of frame; Langacker (2008), attentional frame; Fauconnier (1994, 1997), on projection of mental spaces; Sanders and Redeker (1996), perspective; Pascual (2002, 2006, 2014), FI as a way of organizing thought, grammar and discourse; Rocha (2020, 2022), fictive dimension of direct speech in relation to the factive one. As for the methodology, data from two classes in a higher-level class of Portuguese as a Foreign Language are analyzed. A methodological approach based on corpus (corpus-based) and guided by corpus (corpus-driven) is assumed (MCENERY; HARDIE, 2012; TOGNINI-BONELLI, 2001), allowing data to have greater protagonism, considering a category already established. The qualitative analysis reveals occurrences of Exemplification in Fictive Direct Speech aiming to promote in the speech conceptualizations of adverse condition, state of contemplation, state of disorientation, sudden recognition or insight and didactic explanation. The findings demonstrate that the phenomenon is productive in the classroom context, occurring in teacher and student speech with communicative purposes focused on argumentation and explanation. In addition, they reveal that the occurrences have a performative, linguistic and prosodically marked character, making the manifestation more vivid, as an invitation to the interlocutors to project themselves in space-time coordinates distinct from the current communicative scene, aiming at convincing and clarity in the teaching-learning process.
  • O tempo e o espaço políticos: a integração entre argumentos marcada por advérbios dêiticos em entrevistas eleitorais Artigo

    Neves, Herbertt; Lima, Fábio Alves Prado de Barros

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa a função textual-interativa de advérbios dêiticos de integração entre argumentos (NEVES, 2020) em entrevistas com personalidades políticas. Para tanto, identificamos os advérbios dêiticos de tempo e espaço nessas entrevistas, categorizando-os de acordo com seus valores semânticos e explicando seus padrões de funcionamento na textualização do gênero. Os dados correspondem às entrevistas com candidatos elegíveis à prefeitura de Recife no primeiro turno eleitoral de 2020. Como já mencionado, as ocorrências dos advérbios foram examinadas de acordo com as intenções dos falantes dentro da situação comunicativa empreendida pelo gênero textual e com a percepção de como os dêiticos se inserem na construção dos enunciados. Sendo assim, a análise teve como principais fundamentos teóricos as contribuições da Linguística Textual (KOCH, 2015), para tomar o texto enquanto unidade de análise e para compreender a relação entre os advérbios e os segmentos textuais. Os resultados apontaram que houve uma transição da ostensão dêitica para a organização textual, de modo que os dêiticos, em certas ocorrências, passaram a efetuar papéis argumentativos/opinativos. A inserção dos advérbios não ocorreu igualmente em todos os argumentos, sendo possível encontrar comparações, ênfases, comprovações, entre outros processos em que o dêitico auxilia para manifestar os propósitos interativos de crítica, de concordância ou de redirecionamento discursivo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper analyzes the deictic adverbs’ textual-interactive function of integration between arguments (NEVES, 2020) in interviews with political personalities. In order to understand this function, time and space deictic adverbs were identified in these interviews, categorizing them according to their semantic values and explaining their operating patterns in the genre textualization. The data correspond to interviews with eligible candidates for the Recife mayor's office in the first electoral round of 2020. As already mentioned, adverbs’ occurrences were examined according to the speakers’ intentions within the communicative situation undertaken by the textual genre and with the perception of how deictics are inserted in the construction of utterances. Furthermore, the analysis had as main theoretical foundations the contributions of Text Linguistics (KOCH, 2015) to take the text as a unit of analysis and to understand the relationship between adverbs and textual segments. The results showed that there was a transition from deictic ostension to textual organization, so that deictic, in certain instances, began to play argumentative / opinionated roles. The insertion of adverbs did not occur equally in all arguments, and it is possible to find comparisons, emphasis, confirmations, among other processes in which the deictic helps to manifest the interactive purposes of criticism, agreement or discursive redirection.
  • Na subjetivação pelo estado, onde está o sujeito? Varia

    Soares, Alexandre Sebastião Ferrari; Zanella, Alexandre da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste artigo, tendo em vista sequências discursivas recortadas de duas matérias publicadas nos portais Extra e G1, veículos de comunicação das Organizações Globo, analisamos, a partir dos pressupostos teóricos-metodológicos da análise de discurso pecheutiana, os efeitos de sentidos produzidos sobre os direitos de travestis e transexuais em condição de cárcere. No discurso jurídico, posto em circulação pelo discurso jornalístico, os lugares possíveis para os sujeitos transexuais/travestis são cristalizados: o fato de serem travestis antecede qualquer sentido que se possa produzir sobre ela/ele; o sexo a/o precede. O biológico prevalece causando um deslizamento do masculino para o feminino produzindo sentido de um entrelugar natural para estes sujeitos. As suas identidades são construídas pelo Estado quase que exclusivamente a partir dos sentidos naturais de criminalidades e prostituição, lugares sempre-já ocupados por esses sujeitos no discurso jornalístico/jurídico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Through discourse sequences extracted from two articles published in the news portals Extra and G1, communication media of Organizações Globo, we analyze in this paper, from the theoretical and methodological assumptions of Discourse Analysis as defined by Pêcheux, the meaning effects produced on the rights of transvestites and transsexuals in prison. In the juridical discourse, put into circulation by the journalistic discourse, the possible places for the transsexual/transvestite subjects are crystallized: the fact of being transvestites anticipates any meaning that can be produced about her/him; sex precedes her/him. The biological prevails causing a slip of the masculine to the feminine producing the meaning of a natural in-between place for these subjects. Their identities are built by the State almost exclusively from the natural meanings of criminality and prostitution, places always-already occupied by these subjects in journalistic/juridical discourse.
  • O processo de leitura de alunos de português nas formações LLCER e LEA no âmbito universitário francês Varia

    Boganika, Luciane

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, apresentamos uma análise realizada em torno da leitura no âmbito do ensino de português no contexto universitário francês, mais precisamente na Universidade Rennes 2. Para tanto, recuperamos o protocolo de pesquisa elaborado entre 2014 e 2018, a partir do qual, em uma perspectiva contrastiva, foram analisados os efeitos do sistema escolar brasileiro e francês na aprendizagem da compreensão de leitura. Com o objetivo de refletir sobre a questão da leitura no âmbito do estudo do português, com uma atenção especial dada à heterogeneidade presente nas classes de língua portuguesa, este estudo apresenta a composição do grupo de participantes que constituíram o corpus de pesquisa, todos inscritos na Universidade Rennes 2. Em seguida, o protocolo de pesquisa utilizado, bem como a análise qualitativa dos dados, são apresentados. Durante o desenvolvimento desta análise qualitativa, tornou-se necessária a seleção dos aspectos mais relevantes dos dados examinados. Assim, o presente estudo enfatiza a construção da compreensão da leitura por meio da análise da polifonia e do julgamento de valor. Tais análises antecedem as considerações finais.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ Dans cet article, nous soumettons à l'examen une analyse réalisée autour de la lecture dans l'enseignement du portugais dans le contexte universitaire français, plus précisément à l'Université Rennes 2. Pour ce faire, nous récupérerons le protocole de recherche élaboré entre 2014 et 2018, à partir duquel, dans une perspective contrastive, nous avons analysé les effets du système scolaire brésilien et français sur l'apprentissage de la compréhension de lecture. Dans le but de réfléchir à la question de la lecture dans le domaine de l'étude du portugais, avec une attention particulière portée à l'hétérogénéité présente au sein des classes de langue portugaise, cette étude présente la composition du groupe de participants qui a constitué le corpus de recherche inscrits à l'Université Rennes 2. Ensuite, le protocole de recherche utilisé ainsi que l'analyse qualitative des données sont présentés. Au cours de cette analyse qualitative, une sélection des aspects les plus pertinents des données analysées a été nécessaire. Ainsi, cette étude met en avant la construction de la compréhension de lecture à partir de l'analyse de la polyphonie et du jugement de valeur. Ces analyses sont présentées en amont des conclusions.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article, we present an analysis of the reading process within the scope of Portuguese teaching in a French university, more precisely at Rennes 2 University. For this, we retrieved a research protocol developed between 2014 and 2018, with which, from a contrastive perspective, we analyzed the effects of the Brazilian and French school systems on the learning of reading comprehension. With the aim of reflecting about reading in the study of Portuguese, with special attention to the heterogeneity of Portuguese language classes, this study describes the composition of study participants, all of whom were enrolled at Rennes 2 University. Subsequently, the research protocol and qualitative analysis of the data are presented. It was necessary to select the most relevant aspects of the analyzed data during qualitative analysis. This study focuses on the construction of reading comprehension based on the analysis of polyphony and value judgment. These analyses precede the conclusions.
  • Histoire Et Analyse D’une Politique Linguistique Inaboutie (2019-2022): Le Cas Du Kitoro Varia

    Calvet, Louis-Jean

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, o autor propõe uma reflexão sobre as escolhas linguísticas de determinados países e sobre as tentativas de intervenção externa nessas escolhas. Trata-se de um texto de caráter pedagógico que pode ser utilizado nos cursos de políticas linguísticas para iniciar uma discussão sobre a arbitrariedade do poder, o papel dos especialistas internacionais, a cooperação técnica, envolvendo principalmente contextos pós-coloniais, plurilíngues, além de questões mais gerais de ordem prática, ideológica, antropológica, política e ética.

    Resumo em Francês:

    Résumé Dans cet article, l'auteur propose une réflexion sur les choix linguistiques de certains pays et sur les tentatives d'intervention extérieure dans ces choix. Il s'agit d'un texte à caractère pédagogique qui peut être utilisé dans des cours de politiques linguistiques pour initier une réflexion autour de l’arbitraire du pouvoir, du rôle des experts internationaux, de la coopération technique, impliquant principalement des contextes postcoloniaux et plurilingues, ainsi que des questions plus générales, pratiques, idéologiques, anthropologiques, politiques ou éthiques.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article, the author proposes a reflection on the language choices of certain countries and on the attempts of external intervention in these choices. It is a text of pedagogical character that can be used in language policy courses to initiate a discussion on the arbitrariness of power, the role of international experts, technical cooperation, mainly involving post-colonial, plurilingual contexts, as well as more general issues of practical, ideological, anthropological, political and ethical order.
  • A morada transitória das imagens: desenvolvimentos da semiótica visual em Para uma semiótica da fotografia Resenha

    Bracchi, Daniela
Programas de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF) Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n, Bloco C - sala 518, CEP 24210-201 - Niterói, Rio de Janeiro, Brasil., Telefone +55 21 2629-2600 - Niterói - RJ - Brazil
E-mail: gragoata.egl@id.uff.br