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Políticas para a educação superior no Brasil, em fase de transição

Policies for superior education in Brazil, transition stage

Resumos

Este artigo apresenta um levantamento documental de políticas dos dois governos de Fernando Henrique Cardoso para a Educação Superior, comparando-as com propostas de campanha do governo Lula a respeito desse tema. O objetivo é que a análise possa contribuir para o acompanhamento das políticas do atual governo e necessárias cobranças. As fontes foram as duas propostas de FHC: Mãos à Obra, Brasil (1994) e Avança, Brasil (1998) e o plano de campanha do governo Lula: Plano de Educação: Uma escola do tamanho do Brasil (2002). Outro texto básico para a análise foi o intitulado: A Presença da Universidade Pública, organizado pela Comissão de Defesa da Universidade Pública, instituída junto ao Instituto de Estudos Avançados (IEA), por solicitação do Reitor da Universidade de São Paulo, no início de 1998. Pretendeu-se analisar criticamente os documentos, apoiando-se, ainda, em encaminhamentos políticos que vêm sendo tomados nesses primeiros meses do novo governo, de forma a explicitar rupturas e continuidades de propostas.

políticas educacionais; Banco Mundial; universidades públicas


This article presents a documental research related to policies for superior Education adopted by the two Fernando Henrique Cardoso's governments, this material is compared to the same area proposal of Lula's presidential campaign. The objective is that this analysis can contribute to the attendance of the current government's politics and to necessary challenge. The sources are two FHC's proposals: "Hands to the Work, Brazil" (1994) and it "Moves forward, Brazil" (1998) and the plan presented in Lula's presidential campaign: "Plan of Education: A school of the size of Brazil" (2002). Other source is the text entitled: "Presence of Public University", that was organized by the Commission of Defense of the Public University, together to the Institute of Advanced Studies (IEA), for request of the Rector of the University of São Paulo, in the beginning of 1998. It intends to make a critical analysis of documents, at the same time that it is supported by political routes that have been taken on the first months of the new government, in way to show ruptures and continuities of proposals.

education politics; World Bank; public universities


DOSSIÊ - POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS E DEBATES ENTRE O GLOBAL E O LOCAL

Políticas para a educação superior no Brasil, em fase de transição

Policies for superior education in Brazil, transition stage

Regina Maria Michelotto

Professora do Departamento de Planejamento e Administração Escolar do Setor de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, participante do Grupo de Trabalho - 11: Política de Educação Superior da Anped e membro do Projeto Integrado de Pesquisa Universitas: A produção Científica sobre Educação Superior no Brasil, do mesmo GT. <rmmiche@uol.com.br>

RESUMO

Este artigo apresenta um levantamento documental de políticas dos dois governos de Fernando Henrique Cardoso para a Educação Superior, comparando-as com propostas de campanha do governo Lula a respeito desse tema. O objetivo é que a análise possa contribuir para o acompanhamento das políticas do atual governo e necessárias cobranças. As fontes foram as duas propostas de FHC: Mãos à Obra, Brasil (1994) e Avança, Brasil (1998) e o plano de campanha do governo Lula: Plano de Educação: Uma escola do tamanho do Brasil (2002). Outro texto básico para a análise foi o intitulado: A Presença da Universidade Pública, organizado pela Comissão de Defesa da Universidade Pública, instituída junto ao Instituto de Estudos Avançados (IEA), por solicitação do Reitor da Universidade de São Paulo, no início de 1998. Pretendeu-se analisar criticamente os documentos, apoiando-se, ainda, em encaminhamentos políticos que vêm sendo tomados nesses primeiros meses do novo governo, de forma a explicitar rupturas e continuidades de propostas.

Palavras-chave: políticas educacionais, Banco Mundial, universidades públicas.

ABSTRACT

This article presents a documental research related to policies for superior Education adopted by the two Fernando Henrique Cardoso's governments, this material is compared to the same area proposal of Lula's presidential campaign. The objective is that this analysis can contribute to the attendance of the current government's politics and to necessary challenge. The sources are two FHC's proposals: "Hands to the Work, Brazil" (1994) and it "Moves forward, Brazil" (1998) and the plan presented in Lula's presidential campaign: "Plan of Education: A school of the size of Brazil" (2002). Other source is the text entitled: "Presence of Public University", that was organized by the Commission of Defense of the Public University, together to the Institute of Advanced Studies (IEA), for request of the Rector of the University of São Paulo, in the beginning of 1998. It intends to make a critical analysis of documents, at the same time that it is supported by political routes that have been taken on the first months of the new government, in way to show ruptures and continuities of proposals.

Key-words: education politics, World Bank, public universities.

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Full text available only in PDF format.

1 Cf. também: Fávero (1997, p. 29); Dias Sobrinho (Rev. Avaliação, jul. 1996, p. 16); Kuenzer (1997, p. 52...).

2 Ives Gandra Martins, em 1998, presidia a Academia Internacional de Direito e Economia.

3 Cf. KEUNZER, A. Z. Ensino médio e profissional: as políticas do Estado neoliberal. KEUNZER, A. Z. As mudanças no mundo do trabalho e a educação: Novos Desafios para a Gestão. KEUNZER, A. Z. Globalização e Universidade: Novos Desafios.

4 Cf. Leite (1997).

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2003
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