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Revista da Educação Física / UEM, Volume: 24, Número: 3, Publicado: 2013
  • Efeito da oclusão de informações espaciais na cortada do voleibol sobre a tomada de decisão defensiva em atletas com diferentes níveis de experiência Artigos Originais

    Bordini, Fábio Luis; Costa, Marcelo Alves; Medina-Papst, Josiane; Ribeiro, Danilo Augusto; Okazaki, Victor Hugo Alves; Marques, Inara

    Resumo em Português:

    O presente estudo analisou o efeito da oclusão de informações espaciais na cortada do voleibol sobre a tomada de decisão defensiva em atletas com diferentes níveis de experiência. Os participantes foram divididos em grupo adulto (GAD; n=16), infanto/mirim (GIM; n=16) e adulto novato (GNO; n=16). Foram ocluídas 5 informações espaciais: bola (OE1), braço e mão (OE2), cabeça (OE3), tronco (OE4) e MMII como condição controle (OE5). Foi mensurada a precisão na predição da trajetória da bola e a confiança da resposta. O GAD foi mais preciso que os demais grupos na condição OE2 (P's<0,008), que proporcionou o pior desempenho dos grupos (P's<0,001). O GAD apresentou maior confiança que o GNO em todas as condições (P's<0,003), mas sem diferença em relação ao GIM (Bonferroni P's>0,036). O GIM apenas foi mais confiante que GNO em OE4 (P=0,01). Assim, as informações OE1 e OE2 demonstraram afetar mais o melhor desempenho dos participantes.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to analyze the effect of the occlusion of spatial information in volleyball spike on defensive decision-making in athletes with different levels of experience. Participants were divided into adult (GAD; n=16), juvenile (GIM; n=16) and novice (GNO; n=16) groups. Five types of spatial information were occluded: ball (OE1), arm and hand (OE2), head (OE3), trunk (OE4), and lower limbs as a control condition (OE5). We measured the accuracy in predicting the ball's trajectory prediction and the confidence of the response. GAD was more precise than the other groups in the OE2 condition (P's<0.008), which provided the worst performance of the groups (P's<0.001). GAD showed more confidence than GNO in all conditions (P's<0.003), but with no difference compared to GIM (P's>0,036). GIM was only more confident than GNO in OE4 (P=0.01). Therefore, the OE1 and OE2 proved to have greater effect on the performance of the best participants.
  • Suporte parental percebido, motivação autodeterminada e habilidades de enfrentamento: validação de um modelo de equações estruturais Artigos Originais

    Vissoci, João Ricardo Nickenig; Nascimento Junior, José Roberto Andrade do; Oliveira, Leonardo Pestillo de; Vieira, José Luiz Lopes; Vieira, Lenamar Fiorese

    Resumo em Português:

    Este estudo tem como objetivo investigar as relações de predição entre o Suporte Parental (SP) e as estratégias de enfrentamento (ICE), mediadas pela motivação autodeterminada. Participaram do estudo 126 atletas de futebol de campo com idades entre 13 e 20 anos, de um clube de futebol de campo do Paraná. Os instrumentos utilizados foram: Escala de motivação para o esporte, Inventário de habilidades atléticas de coping, Escala de suporte parental. Para análise estatística, utilizou-se o Modelo de Equações Estruturais. Os resultados evidenciaram bom ajuste do modelo proposto e trajetórias significativas entre todas as variáveis. O SP influenciou forte e positivamente a motivação intrínseca (MI) e média e negativamente a motivação extrínseca (ME). O ICE foi predito positivamente pela MI e negativamente pela ME. Conclui-se que a motivação autodeterminada é determinante para o suporte parental predizer as capacidades psicológicas de enfrentamento no contexto do futebol de campo.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to investigate the relationship between Parental Support (SP) and coping strategies (ICE), mediated by self-determined motivation. A total of 126 soccer athletes took part in study, aged between 13 and 20 years, belonging to a soccer team from Paraná State, Brazil. Data collection instruments were: Sport motivation scale, Athletic Coping Skills Inventory and Parental Support Scale. Statistical analysis was performed through Structural Equation Modeling. Results evidenced a good fit to the proposed model and significant paths between all variables. SP had a strong and positive influence on intrinsic motivation (MI), and medium and negative influence on extrinsic motivation (ME). ICE was predicted positively by MI and negatively by ME. It was concluded that self-determined motivation is crucial for the predictive role of parental support over psychological coping skills in the context of soccer.
  • Comportamentos alimentares em ginastas de elite: associação com o perfeccionismo e o estado de humor Artigos Originais

    Neves, Clara Mockdece; Filgueiras, Juliana Fernandes; Fortes, Leonardo de Sousa; Ferreira, Maria Elisa Caputo

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo é analisar a associação do perfeccionismo e do estado de humor com os comportamentos alimentares inadequados (CAI) de atletas de ginástica artística. Participaram da pesquisa 50 ginastas com idades entre 10 e 15 anos. Utilizaram-se o Eating Attitudes Test (EAT-26), o Multidimensional Perfectionism Scale (MPS) e a Escala de Humor de Brunel (BRUMS) para avaliar CAI, perfeccionismo e estado de humor, respectivamente. A insatisfação corporal foi avaliada pelo Body Shape Questionnaire. As dobras cutâneas tricipital e subescapular foram aferidas para estimar o percentual de gordura. Tanto a insatisfação corporal quanto o percentual de gordura foram controlados nas análises estatísticas. Os achados não evidenciaram associação significativa do perfeccionismo com os CAI (p>0,05), no entanto o segundo modelo de regressão múltipla indicou relação estatisticamente significativa da subescala fadiga da BRUMS nos escores do EAT-26 (F(1, 49)=5,09; p=0,048). Conclui-se que, embora os comportamentos perfeccionistas não induzam as ginastas aos CAI, a sensação de fadiga pode predispor essas atletas aos CAI.

    Resumo em Inglês:

    The objective was to analyze the association of perfectionism and mood state with inappropriate eating behaviors (IEB) in artistic gymnastics athletes. Fifty gymnasts, 10 to 15 years of age, took part. The study used the Eating Attitudes Test (EAT-26), the Multidimensional Perfectionism Scale (MPS) and the Brunel Mood Scale (BRUMS) to evaluate IEB, perfectionism and mood state, respectively. Body dissatisfaction was evaluated using the Body Shape Questionnaire. Triceps and subscapular skinfolds were measured to estimate fat percentage. Body dissatisfaction and the percentage of fat were both controlled in statistical analyses. The findings showed no significant association of perfectionism with IEB (p>0.05); however, the second multiple regression model showed a statistically significant relationship with the BRUMS fatigue subscale in EAT-26 scores (F(1, 49)=5.09; p=0.048). It was concluded that although perfectionist conducts do not induce gymnasts to IEB, the sensation of fatigue may predispose these athletes to IEB.
  • O fenômeno da idade relativa em atletas de tênis infantojuvenil e profissional: nível de associação com o ranking da federação sul-americana e mundial Artigos Originais

    Ribeiro Júnior, Evaldo José Ferreira; Keller, Birgit; Pereira, Julimar Luis; Coelho, Ricardo Weigert; Villas Boas, Marcelo Silva; Grunevald, Erick

    Resumo em Português:

    A idade relativa refere-se à diferença cronológica de indivíduos nascidos no mesmo ano (BARNSLEY et. al. 1985). Pode influenciar o desenvolvimento, o aprendizado, os resultados e a permanência no esporte. Essa influência é conhecida como relative age effect (RAE) (GRONDIN el. al. 1984). O estudo objetivou verificar associação entre idade relativa e classificação no ranking infantojuvenil e profissional do tênis de campo. Foram analisados 924 atletas, de ambos os sexos. Para análise estatística, foi utilizada uma regressão linear simples e ANOVA multivariada com post hoc de Bomferroni a um nível de p<0,05 (SPSS 18.0). Houve associação apenas nas categorias masculinas: 14 anos de 22% (β=-0.478, p=0.003) e 18 anos de 72% (β=-0.269, p=0.00). Isso indica que, nos momentos críticos de maturação biológica, a idade relativa influenciou no desempenho do tenista. Em todas as categorias, foi observado maior número de tenistas mais velhos, indicando a existência de RAE no tênis.

    Resumo em Inglês:

    Relative age refers to chronological difference between individuals born in the same year (BARNSLEY et. al. 1985). It can influence development, learning, outcomes and retention in sport. This influence is known as the relative age effect (RAE) (GRONDIN et. al. 1984). The present study investigated the association between relative age and rankings in youth and professional tennis. The sample size was 924 athletes of both sexes. Statistical analysis consisted of simple linear regression and multivariate ANOVA with post hoc Bonferroni test to a predictive level of p<0.05 (SPSS 18.0). The results showed association only in male categories: 14 years, 22% (β = -0478, p = 0.003); and 18 years, 72% (β = -0269, p = 0.00). This suggests that relative age influenced tennis performance during the critical moments of sexual maturation. However, a greater number of older players were observed in all categories, indicating the existence of a relative age effect in tennis.
  • O conhecimento pedagógico para o ensino do surf Artigos Originais

    Ramos, Valmor; Brasil, Vinicius Zeilmann; Goda, Ciro

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo foi verificar a percepção de treinadores a respeito dos conhecimentos pedagógicos empregados para o ensino do surf. Foi realizado um estudo de casos múltiplos de 11 treinadores, com reconhecida competência na formação de jovens. Os dados foram coletados a partir de entrevista semiestruturada e analisados através da técnica de análise de conteúdo. Verificou-se que os treinadores valorizam a experiência de prática pessoal no surf e o domínio dos fundamentos técnicos desse esporte para a intervenção pedagógica. O conhecimento sobre o contexto da prática, os equipamentos, o planejamento, a instrução e os alunos também se constituem como conhecimentos importantes para o ensino. O conjunto de conhecimentos indicados pelos treinadores encontra respaldo na literatura, de modo que pode ser útil para o aperfeiçoamento profissional e para a elaboração de programas de formação de treinadores de jovens surfistas.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the study was to assess the perception of instructors regarding the pedagogical knowledge employed when teaching surfing. We conducted a multiple case study of 11 instructors with recognized competence in youth training. Data were collected through semi-structured interviews and analyzed using the content analysis technique. It was found that the instructors value personal practice experience in surfing and knowledge of the technical fundamentals of this sport for pedagogical intervention. Knowledge about the practice environment, equipment, planning, instruction, and the students themselves, are also important knowledge items for teaching. The perception of the pedagogical knowledge given by instructors is supported in the literature, making it useful for professional improvement and development of training programs for instructors of young surfers.
  • Influência do desempenho tático sobre o resultado final em jogo reduzido de futebol Artigos Originais

    Carvalho, Felipe Moniz; Scaglia, Alcides José; Costa, Israel Teoldo da

    Resumo em Português:

    O estudo teve como objetivo verificar a influência do desempenho tático sobre o resultado final em jogo reduzido de futebol. A amostra foi composta por 32 resultados da categoria sub-13, distribuídas em: 12 vitórias, 12 derrotas e 8 empates. Para obter o desempenho tático dos jogadores, foram analisadas 5004 ações táticas. O instrumento utilizado para recolha e análise dos dados foi o Sistema de Avaliação Tática no Futebol "FUT-SAT". Foi utilizado o teste Kolmogorov-Smirnov para análise da distribuição dos dados e teste Anova one-way para comparação dos resultados obtidos, com nível de significância de 0,05. Foi verificada diferença significativa do Empate sobre Derrota e Vitória. Os menores valores de desempenho ofensivo e maior valor de Contenção podem ter influenciado o Empate. O maior valor de Mobilidade e Unidade Ofensiva pode ter determinado a Vitória. Concluiu-se que o desempenho tático influenciou os resultados de Empate e Vitória.

    Resumo em Inglês:

    The study aimed to examine the influence of tactical performance over the final score of small-sided soccer matches. The sample comprised 32 U-13 level final scores, divided into: 12 wins, 12 defeats and 8 draws. In order to obtain players' tactical performance, 5004 tactical actions were analyzed. FUT-SAT was used for data collection and analysis. The Komolgorov-Smirnov test was used to analyze data distribution and One-Way ANOVA was applied to compare the obtained results, with a significance level of 0.05. Significant differences were found between "Draw" over "Defeat" and "Win". The lower value of Mobility and Offensive Unity may have determined "Win". It is concluded that tactical performance influenced the final scores of "Draw" and "Win".
  • O conflito do trapiche preto: um confronto entre as torcidas dos clubes de remo porto-alegrenses Artigos Originais

    Silva, Carolina Fernandes da; Mazo, Janice Zarpellon

    Resumo em Português:

    Os primeiros clubes de remo de Porto Alegre foram fundados por teuto-brasileiros na segunda metade do século XIX. No princípio do século XX, luso-brasileiros também se fizeram representar nesse esporte. Os clubes de remadores representavam identidades culturais de imigrantes europeus na cidade e as regatas eram espaços de disputas acirradas entre esses grupos sociais. No principal campeonato de remo do Rio Grande do Sul, ocorrido no ano de 1911, houve um grande tumulto entre os torcedores dos clubes de remo: o Conflito do Trapiche Preto. Este estudo busca investigar: quais os significados do conflito entre as torcidas dos clubes Ruder Verein Germania e Grêmio de Regatas Almirante Tamandaré no campeonato de remo ocorrido no ano de 1911 em Porto Alegre? Para responder esta questão de pesquisa, foram analisadas informações coletadas em jornais porto-alegrenses que circulavam no período. O campeonato estadual de remo realizado anualmente expressava a hierarquização de posições entre os clubes. O conflito entre torcidas do Ruder Verein Germania e as do Grêmio de Regatas Almirante Tamandaré expressou as lutas de representações de identidades culturais entre teuto-brasileiros e luso-brasileiros no campo esportivo.

    Resumo em Inglês:

    The first rowing clubs in Porto Alegre were founded by German-Brazilians during the second half of the 19th century. In the early 20th century, Portuguese-Brazilians also attained a greater presence in this sport. Rowing clubs represented cultural identities of European immigrants settled in the city, and regattas were the fields of heated disputes between social groups. In the main rowing championship of Rio Grande do Sul state, held in 1911, there was a great tumult between fans of rowing clubs: the Black Pier Conflict. This study aims to investigate what the meanings of the conflict between the fans of clubs Ruder Verein Germania and Grêmio de Regatas Almirante Tamandaré in the 1911 rowing championship, in Porto Alegre. To answer this research question, the study analyzed reports in newspapers circulating in Porto Alegre during that period. The annual State Championship expressed the hierarchy of position between the clubs. The conflict between fans of Ruder Verein Germania and Grêmio de Regatas Almirante Tamandaré expressed the struggles to represent cultural identities between Portuguese-Brazilians and German-Brazilians in the realm of sport.
  • Relação entre gordura corporal e pressão arterial sistólica e diastólica em escolares entre 14 e 17 anos de Floriano-Piauí-Brasil Artigos Originais

    Sousa Júnior, Irineu de; Araújo, Márcia Cristiane; França, Nanci Maria de

    Resumo em Português:

    As doenças cardiovasculares estão associadas ao estilo de vida. Com isso, este estudo tem como objetivo descrever e analisar a associação entre gordura corporal e pressão arterial sistólica entre escolares da cidade de Floriano-PI. Caracteriza-se como um estudo observacional de prevalência do tipo descritivo com delineamento de corte transversal. A população de estudo incluiu escolares com idade entre 14 e 17 anos, de ambos os sexos. Realizou-se análise descritiva de tendência central e dispersão, análise univariada e bivariada (com nível de significância de p≤0,05). O índice de confiança considerado foi de 95%. Os principais resultados demonstram altas taxas de gordura corporal (51,1%) e de hipertensão arterial (18%) para os escolares, além de associação positiva significativa entre pressão arterial sistólica e gordura corporal entre os escolares do sexo feminino. Conclui-se que os escolares de Floriano apresentam fatores de riscos para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.

    Resumo em Inglês:

    Cardiovascular diseases are associated with lifestyle. Thus, this study aimed to describe and analyze the association between body fat and systolic blood pressure among schoolchildren in the city of Floriano-PI. It can be characterized as an observational study of prevalence with a descriptive, cross-sectional design. The study population included adolescents aged between 14 and 17 years, of both sexes. We conducted a descriptive analysis of central tendency and dispersion, with one- and two-way analysis (significance level p<0.05). The confidence index was 95%. The main results show high rates of body fat (51.1%) and hypertension (18%) for the students, and a significantly positive association between systolic blood pressure and body fat among female students. It is concluded that Floriano students have risk factors for developing non-transmissible chronic diseases.
  • Treinamento aeróbio previne alterações na vasodilatação dependente do endotélio em ratos diabéticos Artigos Originais

    Mota, Marcelo Mendonça; Silva, Tharciano Luiz Teixeira Braga da; Barreto, André Sales; Fontes, Milene Tavares; Oliveira, Antonio Cesar Cabral de; Santos, Márcio Roberto Viana dos

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo é verificar os efeitos do treinamento aeróbio sobre a reatividade vascular em artéria mesentérica de ratos diabéticos. Ratos Wistar foram divididos em três grupos: controle sedentário (CS), diabético sedentário (DS) e diabético treinado (DT). Alterações na reatividade vascular foram avaliadas após a última sessão de treinamento, por meio da obtenção de curvas concentração-resposta. Os testes t de Student ou análise de variância (ANOVA) de duas-vias, seguida do pós-teste de Bonferroni, foram realizados para avaliar a significância das diferenças entre as médias. Foi observada uma redução dos relaxamentos induzidos por acetilcolina no grupo DS (79,7 ± 3,0 %), quando comparado ao CS (98,8 ± 3,0) e uma manutenção dos valores normais no grupo DT (100,1 ± 5,3 %). Os resultados sugerem que o treinamento aeróbio é capaz de proporcionar efeitos benéficos na função vascular de ratos diabéticos.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to investigate the effects of aerobic training on the vascular reactivity in the mesenteric artery from diabetic rats. Wistar rats were divided into three groups: sedentary control (SC), sedentary diabetic (SD) and trained diabetic (TD). Changes in vascular reactivity were assessed after the last training session by obtaining concentration-response curves. Student's t-test or two-way analysis of variance (ANOVA) followed by the Bonferroni post-test were performed to evaluate the significance of differences between means. A reduction was observed in the relaxation induced by acetylcholine in the SD group (79.7 ± 3.0%) compared to SC (98.8 ± 3.0%), and maintenance of normal values in the TD group (100.1 ± 5.3%). The results suggest that exercise training can have beneficial effects on vascular function in diabetic rats.
  • Associação entre estado nutricional e aptidão física relacionada à saúde em crianças Artigos Originais

    Santana, Carla Caroliny de Almeida; Andrade, Leylane Pereira de; Gama, Victor Damasceno da; Mota, Jorge; Prado, Wagner Luiz do

    Resumo em Português:

    O presente estudo tem como objetivo analisar a associação entre estado nutricional e os componentes da aptidão física relacionada à saúde em estudantes do ensino fundamental II. Participaram da pesquisa 417 estudantes de ambos os gêneros com idade entre 10 e 13 anos. A classificação do estado nutricional foi feita através do percentil do IMC. A aptidão física relacionada à saúde foi estimada por meio do FITNESSGRAM. Análise de variância com post-hoc de Tukey foi conduzida para comparações entre o estado nutricional e os componentes da aptidão física. Meninos e meninas com sobrepeso apresentaram menor aptidão cardiorrespiratória e maior adiposidade corporal que seus pares com peso normal e com baixo peso (p<0,05). Adicionalmente, nos meninos, o sobrepeso foi associado negativamente com todos os componentes da aptidão física (p>0,05), exceto com a flexibilidade. Conclui-se que o sobrepeso afeta negativamente a aptidão física relacionada à saúde de crianças, entretanto os efeitos são mais pronunciados nos meninos.

    Resumo em Inglês:

    The present study aimed to examine the association between nutritional status and components of health-related physical fitness in elementary school students. This study was conducted with 417 students from both genders, aged 10 to 13 years. The classification of nutritional status was done using BMI percentile. Health-related physical fitness was estimated using FITNESSGRAM. Analysis of variance with Tukey as post-hoc was conducted to compare nutritional status and physical fitness components. Overweight boys and girls showed lower cardiorespiratory fitness and higher fat mass than normal and underweight children (P<0.05). In addition, in boys, overweight was negatively associated with all components of health-related physical fitness (p<0.05), except with flexibility. Overweight negatively affects the components of health-related physical fitness in children; however, the effects are more pronounced among boys.
  • Influência da ordem de exercícios com pesos sobre a composição corporal em homens idosos Artigos Originais

    Pina, Fábio Luiz Cheche; Nascimento, Matheus Amarante do; Januário, Renata Selvatici Borges; Gerage, Aline Mendes; Oliveira, Arli Ramos de; Cyrino, Edilson Serpeloni

    Resumo em Português:

    Este estudo analisa a influência da ordem de exercícios com pesos sobre a composição corporal de idosos. Dezoito homens (69 ± 5 anos) foram separados aleatoriamente em dois grupos, dos quais um grupo realizou a sequência A (SEQ A), estruturada para a execução dos exercícios, iniciando-se dos grandes para os pequenos grupos musculares e outro grupo, a sequência B (SEQ B), ordenada de forma inversa à primeira (SEQ A). A intervenção foi realizada por sete semanas, composta por duas séries de 10 a 15 repetições máximas, três vezes por semana. Antes e após a intervenção, os grupos foram submetidos à avaliação da composição corporal por meio da técnica de bioimpedância elétrica. Nenhuma diferença estatisticamente significante (P > 0,05) foi encontrada entre a SEQ A e SEQ B para nenhuma das variáveis analisadas. Os resultados sugerem que a ordem de execução dos exercícios com pesos não influencia as respostas da composição corporal em homens idosos.

    Resumo em Inglês:

    This study analyzed the influence of resistance exercises on body composition among elderly males. Eighteen men (69 ± 5 years) were randomly assigned to two groups. One group performed sequence A (SEQ A), starting from large to small muscle groups; the other group performed sequence B (SEQ B), set up in the inverse order as the first (SEQ A). The intervention was carried out for seven weeks, consisting of two sets of 10 to 15 maximum repetitions, three times a week. Before and after the intervention, the groups were submitted to body composition measurements using the bioelectrical impedance technique. No statistically significant differences (P > 0.05) were found between SEQ A and SEQ B for any of the analyzed variables. The results suggest that the order in which the resistance exercises were performed does not influence responses of body composition in older men.
  • Treinamento concomitante afeta o ganho de força, mas não a hipertrofia muscular e o desempenho de endurance Artigos Originais

    De Sá, Clodoaldo Antônio; Da Silva-Grigoletto, Marzo Edir; Bisutti, Fátima; Corralo, Vanessa da Silva

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo é avaliar os efeitos do treinamento concomitante sobre a força, a hipertrofia muscular e VO2máx. Os voluntários realizaram 12 semanas de treinamento, três vezes por semana (Treinamento de Endurance - TE = 7; Treinamento de Força - TF = 8; Treinamento Concomitante - TC = 7). Os grupos TF e TC apresentaram aumentos (p < 0,05) na força para 1-RM e na área de secção transversal do vasto lateral da coxa. A magnitude do aumento foi maior em TF que em TC (ES = 3,73 e 1,84, respectivamente). O VO2máx e o tempo de teste aumentaram de forma (p > 0,05) em TE e TC (ES = 3,73 e 1,84, respectivamente). O TC foi eficiente para aumentar a força e a potência aeróbica do pré para o pós-teste, no entanto o ganho de força foi menor no TC que no TF.

    Resumo em Inglês:

    The present study aimed to evaluate the effects of concurrent training on strength, muscle hypertrophy and VO2max of males. Volunteers underwent 12 weeks of training three times a week (Endurance Training -ET, n = 7; Strength Training -ST, n = 8; Concurrent Training-CT, n = 7). The ST and CT groups showed increases (p <0.05) in the 1-RM strength and in cross-sectional area of the vastuslateralis of thigh. The magnitude of the increases was higher in ST than in CT (ES = 3.73 and 1.84, respectively). The VO2max and the test time increased (p> 0.05) in ET and CT (ES = 3.73 and 1.84, respectively). CT was efficient to produce increases in strength and aerobic power from the pre- to post-test; however, strength gain was lower in CT than in ST.
  • Método feldenkrais e o equilíbrio de idosos: uma revisão sistemática Artigos Originais

    Gomes, Lara Elena; Vieira, Adriane

    Resumo em Português:

    O Método Feldenkrais é uma técnica de Educação Somática que busca promover a tomada de consciência de si a partir da experimentação do movimento, embora muitas lições desse método sejam adequadas para o restabelecimento do equilíbrio. A melhora do equilíbrio é um benefício importante para idosos, pois quedas representam um risco de saúde nessa população. Assim, o objetivo do presente estudo foi verificar, por meio de uma revisão sistemática, se há evidências de que o Método Feldenkrais possibilita uma melhora no equilíbrio de idosos. Foi feita uma busca em bases de dados, sendo incluídos somente os estudos que atingiram todos os critérios de elegibilidade. Os resultados indicam que o Método Feldenkrais reduz o medo de queda e melhora o equilíbrio estático. Considerando o equilíbrio dinâmico, existem resultados conflitantes entre os estudos. A presente revisão também evidencia a necessidade de novas pesquisas sobre esse tema com metodologias mais cuidadosas.

    Resumo em Inglês:

    The Feldenkrais Method is a technique of Somatic Education that is designed to establish heightened self-awareness through movement experimentation, although many lessons of this method are suitable for balance retraining. Improved balance is important for the elderly, given that falls represent a health risk in this population. Thus the purpose of the present study was to assess, through a systematic review, whether there is evidence that the Feldenkrais Method improves balance in the elderly. A search was conducted using databases, but only studies that met all eligibility criteria were included. The results indicate that the Feldenkrais Method decreases the fear of falling and improves static balance. With regard to dynamic balance, there are discordant results between the studies. The present review also points out the need for further studies on this subject using more thorough methods.
  • Estratégias de ensino nas aulas de dança: demonstração, dicas verbais e imagem mental Artigos Originais

    Spessato, Bárbara Coiro; Valentini, Nadia Cristina

    Resumo em Português:

    Estratégias de ensino, como demonstração, dicas verbais e imagem mental, têm sido consideradas importantes mediadores no processo de ensino-aprendizagem. Esta revisão tem o objetivo de revisitar os estudos clássicos de aprendizagem motora, bem como a literatura atual com o foco na aprendizagem e no uso das estratégias de ensino na dança. O objetivo da revisão é discutir formas práticas de implementar o uso sistemático dessas estratégias no ensino da dança. Esta revisão conclui com reflexões críticas a respeito de como a teoria pode ser aplicada nas práticas cotidianas de um professor de dança.

    Resumo em Inglês:

    Teaching strategies such as modeling, verbal cues and mental imagery have been regarded as important mediators of the learning process. This review has the goal of revisiting the classical studies of motor learning as well as current literature focusing on learning and the use of these strategies in dancing. The goal of the review is to focus on practical ways to implement the use of these strategies systematically in dance instruction. This review concludes with critical insights on how this theoretical framework can be applied in everyday practices of dance teachers.
  • Métodos de recuperação pós-exercício Artigos Originais

    Silva, Luan Pinho Ortiz da; Oliveira, Mariana Fernandes Mendes de; Caputo, Fabrizio

    Resumo em Português:

    A recuperação pós-exercício é de extrema relevância dentro de todo programa de condicionamento físico, tanto para praticantes e atletas, como para técnicos e diversos profissionais ligados à área da saúde. Nesse sentido, o conhecimento a respeito da recuperação pós-exercício e dos vários métodos utilizados com intuito de acelerar o processo de recuperação (para suportar mais frequentes e/ou maiores cargas de treinamento com mais qualidade) torna-se essencial. Dessa forma, as intervenções utilizadas de forma profilática e/ou terapêutica com o intuito de amenizar os efeitos negativos das lesões musculares causadas pelo exercício físico e, assim, otimizar a recuperação são de grande interesse para pesquisadores, técnicos e atletas. Em vista disso, o objetivo da presente revisão de literatura é reunir informações que permitam descrever as respostas fisiológicas frente aos métodos de recuperação pós-exercícios, com a finalidade de melhorar tanto o processo de treinamento físico como o rendimento.

    Resumo em Inglês:

    Post-exercise recovery is a key factor within every physical training program for athletes and non-athletes alike, as well as coaches and health professionals. Thus, knowledge on the post-exercise recovery process and the efficacy of the recovery modalities in enhancing between-training session (to increase training frequency and/or training loads qualitatively) is essential. Therefore, prophylactic or therapeutic interventions that might reduce the negative effects of exercise-induced muscle damage, thereby speeding recovery, are of great interest to researchers, coaches and athletes. As such, the purpose of this review was to describe the physiological responses to post-exercise recovery modalities currently used to aid athlete recovery during the training process, and consequently enhance performance.
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