Acessibilidade / Reportar erro
Linguagem em (Dis)curso, Volume: 21, Número: 3, Publicado: 2021
  • REVISTA ESPECIALIZADA E CIÊNCIA Editorial

    Siebert, Silvânia
  • ANÁLISE DISCURSIVA DO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS DA 11ª CLASSE USADO EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE ANGOLA Artigos De Pesquisa

    Costa, Dinis Fernando da

    Resumo em Português:

    Resumo Considerando a importância dos livros didáticos na sala de aula, em contexto de ensino da língua inglesa, este artigo aborda, por um lado, a eficácia desses materiais para o ensino-aprendizagem em termos da relação existente entre a linguagem verbal e iconográfica (imagens); por outro, explora a representação étnica e sociocultural das personagens inerentes ao referido manual e seus efeitos para o ensino-aprendizagem. O estudo emprega a análise qualitativa discursiva e faz uma análise do manual de inglês da 11ª Classe, usado nas escolas de Angola. Recorrendo à teoria de Análise Crítica de Discurso (ACD), os resultados apontam que a linguagem verbal e as imagens constantes no manual nem sempre se relacionam ou complementam. De igual modo, a representação étnica assimétrica incentiva estereótipos como preconceitos sociais, étnicos e raciais nos alunos, fragilizando assim a própria identidade desses alunos e o conceito de pluralidade social que, no todo, pode afetar o ensino-aprendizagem.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Teniendo em cuenta la importancia de los libros de texto em las clases, em contexto de enseñanza de lengua inglesa, este artículo se direcciona, de un lado, para la eficacia de estos materiales para la enseñanza-aprendizaje em términos de la relación existente entre lenguaje verbal e iconográfica (imágenes); de otro, explora la representación étnica y sociocultural de los personajes inherentes al dicho manual y sus efectos para la enseñanza-aprendizaje. El estudio emplea el análisis cualitativo discursivo y hace un análisis del manual de ingles de la 11ª Clase utilizado en las escuelas de Angola. Basados en la teoría del Análisis Crítico del Discurso (ACD), los resultados apuntan que el lenguaje verbal e las imágenes del manual ni siempre se relacionan o complementan. De igual manera, la representación étnica asimétrica incentiva estereotipos, como preconceptos sociales, étnicos y raciales en los alumnos, debilitando así la propia identidad de eses alumnos y el concepto de pluralidad social que, en conjunto, pueden afectar la enseñanza-aprendizaje.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Considering the importance of textbooks for teaching English in the classroom, this paper firstly explores the effectiveness of such materials for the teaching-learning process in the relation between verbal and iconographic language; secondly it also explores the ethnic and sociocultural representation of the characters presented in the texbook and its effects on teaching and learning. This study investigates the 11th grade English textbook used in Angolan schools, employing a qualitative and discursive analysis with use of the Critical Discourse Analysis (CDA) as theoretical and methodological foundation. The results show that verbal and visual approaches in the textbook do not always relate to or complement each other. Similarly, the asymmetrical ethnic representation encourages stereotypical behaviors of all kind, including social, ethnic and even racial prejudices on students, weakening their own identity as well as the concept of cultural plurality that can affect the teaching and learning in whole.
  • SOBRE O POLÍTICO E A RESISTÊNCIA NO FILME O FOTÓGRAFO DE MAUTHAUSEN Artigos De Pesquisa

    Franco, Wagner Ernesto Jonas

    Resumo em Português:

    Resumo A perspectiva teórica deste texto é a da Análise de Discurso em diálogo com a Semântica do Acontecimento. Toma-se como objeto de análise o filme O fotógrafo de Mauthausen. O filme narra a história de Francesc Boix, ex-soldado da Guerra Civil Espanhola, preso no campo de concentração de Mauthausen, na Áustria, durante a Segunda Guerra Mundial. Procura-se compreender como a narrativa do filme diz do político e da resistência do sujeito. O político é o conflito na linguagem porque o real é dividido de modo desigual. O político se inscreve em materialidades significantes diversas no filme: no contrabando de objetos banais, nas artimanhas para esconder provas incriminadoras, na língua e no próprio corpo. Ao resistir, os sujeitos podem agitar o discurso e constituir outros sentidos e outras posições-sujeito. É o que as materialidades significantes mostram: a recusa em assumir apenas a identidade de prisioneiro que lhes foi imposta.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La perspectiva teórica de ese texto es el Análisis del Discurso en diálogo con la Semántica del Acontecimiento. Se coge el análisis de la película El fotógrafo de Mauthausen como objeto. La película narra la historia de Francesc Boix, que fuera soldado de La Guerra Civil Española, arrestado en el campo de concentración de Mauthausen, en Austria, durante la II Guerra Mundial. Se busca comprender cómo la narrativa de la película habla del político y de la resistencia del sujeto. Lo político es el conflicto em el lenguaje porque es dividido de manera desigual. Lo político se inscribe en materialidades significantes diversas en la película: en el contrabando de objetos banales, en trucos para ocultar evidencia incriminatoria, en la lengua y en el propio cuerpo. Cuando resisten, los sujetos pueden agitar el discurso y construir otros sentidos y otras posiciones-sujeto. Es el que las materialidades significan y muestran: el rechazo en asumir solamente la identidad del prisionero que se les fue impuesta.

    Resumo em Inglês:

    Abstract From the theoretical perspective of French Discourse Analysis, in dialogue with the Semantics of the Events, we take as object of analysis the movie The Photographer of Mauthausen. It tells the story of Francesc Boix, a former soldier in Spanish Civil War, imprisoned in the concentration camp at Mauthausen, Austria, during the World War II. We aim to understand how the movie' s narrative mobilizes the political discourse and resistance of the subject. The political discourse is the conflict in language because the real has an uneven division; the political discourse in the movie takes inscription into different significant materialities: the smuggling of banal objects, the artifices to hide incriminating evidence, the discourse and the body itself. When resisting, the subject can stir up the discourse, as well as constitute other meanings and subject positions. That is what the significant materialities show: the refusal in assuming only the prisoner identity imposed on them.
  • “E AGORA, JOSÉ?”: MANCHETES, LIDES E A GRAMÁTICA DA (IN)VISIBILIZAÇÃO SOCIAL Artigos De Pesquisa

    Nascimento, Roseli Gonçalves do

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo apresenta uma análise crítica de gênero de manchetes e lides de seis notícias online sobre um acidente de trânsito envolvendo dois cidadãos brasileiros que epitomam duas classes socioeconômicas: a classe dominante (ATOR 1) e a classe trabalhadora (ATOR 2). Tendo como ferramentas o sistema de transitividade da gramática sistêmico-funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) e a taxonomia de representação de eventos sociais (FAIRCLOUGH, 2003), o objetivo é verificar como a mídia recontextualiza o evento social e seus atores de modo a construir representações particulares sobre eles. A análise revela um conjunto de mecanismos gramaticais e discursivos que forjam a invisibilização do ATOR 2 como vítima fatal do acidente e, por outro lado, mitigam a responsabilidade do ATOR 1 como provocador do evento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo presenta un análisis crítico de género de titulares y leads de seis noticias em línea sobre un accidente de tránsito involucrando dos ciudadanos brasileños que son epitomas de dos clases socioeconómicas: la clase dominante (ATOR 1) y la clase trabajadora (ATOR 2). Teniendo como herramientas el sistema de transitividad de la gramática sistémico-funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) y la taxonomía de representación de eventos sociales (FAIRCLOUGH, 2003), el objetivo es verificar cómo la media recontextualiza el evento social y sus actores, de manera a construir representaciones particulares sobre ellos. El análisis revela un conjunto de mecanismos gramaticales y discursivos que forjan la invisibilidad del ACTOR 2 como víctima fatal del accidente, y de otra forma, mitigan la responsabilidad del ACTOR 1 cómo aquél que provoca el evento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper presents a Critical Genre Analysis (CGA) of headlines and leads in six online hard news about a traffic accident involving two Brazilian citizens that summarize two socioeconomic classes: the dominant class (ACTOR 1) and the working class (ACTOR 2). Using the transitivity system of the Systemic Functional Grammar (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) and the taxonomy for representation of social events (FAIRCLOUGH, 2003), we aim to analyze how the media recontextualize the social event and its actors in order to create particular representations of them. The analysis reveals a set of grammatical and discursive mechanisms that produce the invisibilization of ACTOR 2 as a fatal victim of the accident, while mitigating the ACTOR 1’s responsability for provoking the event.
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE PESQUISA E GÊNEROS DISCURSIVOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA Artigos De Pesquisa

    Ribeiro, Luiz Antônio; Souza, Cláudia Mara de

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo visa a refletir sobre a necessidade de inserção de práticas de pesquisa e de gêneros discursivos atinentes à investigação científica tanto nas escolas de educação básica quanto nas instituições de ensino superior. O referencial teórico fundamenta-se, principalmente, nas abordagens bakhtiniana e swalesiana de gêneros discursivos, além de trabalhos e documentos sobre a inserção da pesquisa e do letramento em gêneros nos diferentes níveis de ensino. O corpus constitui-se de vinte e oito questionários repondidos por estudantes ingressantes no curso de Letras de uma instituição da rede federal de ensino sobre sua experiência com leitura e produção de gêneros aplicados à pesquisa e sobre as expectativas dessa vivência pedagógica para sua formação profissional. Os resultados sinalizam a carência de didáticas de ensino de gêneros acadêmicos e a necessidade de investimentos em pesquisa desde a educação básica até a graduação, como forma de criar uma cultura da pesquisa.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene el objetivo de reflexionar sobre la necesidad de inserción de prácticas de investigación y de géneros discursivos relacionados con investigación científica en escuelas de educación básica y en las instituciones de enseñanza superior. El referencial teórico se basa principalmente en abordajes de Bajtín y Swales de géneros discursivos, allá más de trabajos y documentos sobre la inserción de investigación y de letramiento en géneros en los diferentes niveles de enseñanza. El corpus se constituye de veintiocho cuestionarios respondidos por estudiantes ingresantes en el curso de Letras de una institución de la red federal de enseñanza sobre su experiencia con lectura y producción de géneros utilizados en la investigación sobre las expectativas de esa vivencia pedagógica para formación profesional. Los resultados señalan ausencia de didácticas de enseñanza de géneros académicos y la necesidad de inversiones en investigación desde la educación básica hacia los cursos de grado, como manera de crear una cultura da investigación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to reflect over the need for insertion of research practices and discourse genres related to scientific research, both in primary and higher education schools. The theoretical framework was mainly the Bakhtinian and Swalesian approaches to discursive genres, in addition to works and documents about the insertion of research and literacy in genres at the different levels of education. The corpus consisted of twenty-eight questionnaires answered by students who are entering the Language and Litterature undergraduate course at a school in the federal education network regarding their experience with reading and producing genres applied to research, as well as the expectations of this pedagogical experience for their vocational training. The results signal a lack of didactics in order to teach academic genres and the need for investments in research from basic education to undergraduation, as a way to create a research culture.
  • CONDIÇÕES DE LEITURA, RECEPÇÃO E EXEGESE DA OBRA BAKHTINIANA NO BRASIL Artigos De Pesquisa

    Souza, Nathan Bastos de; Camargo, Gabriella Cristina Vaz; Stafuzza, Grenissa Bonvino

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo apresenta elementos sobre as condições de leitura, recepção e exegese da obra bakhtiniana no Brasil. Para isso, levanta alguns aspectos biográficos de Bakhtin, Volóchinov e Medviédev, bem como um breve panorama histórico da recepção de seus textos na França, especialmente no final dos anos 60, com J. Kristeva. Ainda analisa quatro paratextos das obras de autores do Círculo de Bakhtin, com os quais debate as condições de leitura a partir de questões de tradução e recepção. Ao final, com base nas contribuições de Beth Brait, apresenta uma leitura da obra bakhtiniana com foco na Análise Dialógica do Discurso.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio presenta elementos sobre las condiciones de lectura, recepción y exegesis de la obra de Bajtín en Brasil. Para ello, recolecta algunos aspectos biográficos de Bajtín, Volóchinov y Médviédev, así como un conciso panorama histórico de la recepción de sus textos en Francia, especialmente a finales de los años 60, con J. Kristeva. Además, analiza cuatro paratextos de las obras de autores del Círculo de Bajtín, con las cuales discute las condiciones de lectura a partir de cuestiones de traducción y recepción. Al final, con base en contribuciones de Beth Brait, presenta una lectura de la obra de Bajtín con enfoque en el Análisis Dialógico del Discurso.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study presents elements about the conditions of reading, reception, and exegesis of Bakhtinian work in Brazil. For this purpose, it raises some biographical aspects of Bakhtin, Volochinov, and Medvedev, as well as a brief historical overview in respect of the reception of their texts in France, especially in the late ‘60s with Julia Kristeva. In addition, it analyzes four paratexts of works by some authors from the Bakhtin Circle with which we discussed the conditions of reading by investigating translation and reception matters. At the end, based on Beth Brait’s contributions, there is a reading of Bakhtinian work with a focus on the Dialogical Discourse Analysis (DDA).
  • OS CONTRASTES DE CIÇA: EXPLORANDO OS ETHÉ DA CARTUNISTA BRASILEIRA Artigos De Pesquisa

    Carmelino, Ana Cristina; Ramos, Paulo

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é mostrar a construção dos ethé de Ciça, cartunista que se tornou conhecida pela série de tiras cômicas de O Pato, publicada durante os anos da Ditadura Militar brasileira (1964-1985) no jornal Folha de S.Paulo. Embora seja considerada uma das principais desenhistas de histórias em quadrinhos do Brasil, não há muitas referências a ela, dado que justifica este artigo. Os pressupostos teóricos que fundamentam a análise advêm da Retórica e Nova Retórica, especialmente a partir da noção de ethos, que constitui a imagem que orador constrói de si e dos outros no discurso. Como corpus de estudo, são utilizados principalmente textos de apresentação presentes em suas obras e entrevistas concedidas pela cartunista.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El propósito de este artículo es mostrar la construcción de los ethé de Ciça, una dibujante que se hizo conocida por la serie de tiras cómicas de O Pato, publicada durante los años de la Dictadura Militar brasileña (1964-1985) en el periódico Folha de S.Paulo. Aunque sea considerada una de las principales dibujantes de los cómics en Brasil, no hay muchas referencias a ella, información que ya justificaría este artículo. Los supuestos teóricos que subyacen al análisis provienen de la Retórica y la Nueva Retórica, especialmente de la noción de ethos, que constituye la imagen que el hablante construye de sí mismo y de los demás en el discurso. Como corpus de estudio, se utilizan principalmente textos de presentación existentes en sus obras y entrevistas concedidas por la dibujante.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this paper is to show the construction of Ciça’s ethé, a comic book artist who became known for the comic strips series O Pato (The Duck), published in the newspaper Folha de S.Paulo during the Brazilian Military Dictatorship (1964-1985). There are not many references about her, although considered one of the main comic book artists in Brazil, information that justifies this study. The theoretical assumptions that support the analysis come from Rhetoric and New Rhetoric, especially the notion of ethos, which constitutes the image that speakers build of themselves and others in the discourse. As corpus of study, we particularly use the presentation texts in her works and interviews given by the artist herself.
  • O DISCURSO SOBRE A ABERTURA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS ÀS MIGRAÇÕES CONTEMPORÂNEAS NO JORNALISMO DIGITAL Artigos De Pesquisa

    Rosa, Marluza da

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo estuda o funcionamento do discurso jornalístico sobre o acesso de estudantes refugiados(as) ao ensino superior brasileiro. O recorte temporal da pesquisa abrange os anos de 2015 a 2019, período em que o número de instituições com “acesso facilitado” aumentou significativamente, assim como sua visibilidade nas mídias. São analisadas cinco sequências discursivas extraídas de cinco notícias, selecionadas de um arquivo de vinte e três textos jornalísticos, difundidos em portais on-line no referido período. A partir do olhar teórico-metodológico dos estudos do discurso franco-brasileiros e considerando as especificidades do discurso jornalístico em meio digital, o estudo discute as práticas discursivas que inscrevem o ingresso na universidade como promessa tanto de inserção socioeconômica, quanto de integração no país de chegada.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo estudia el funcionamiento del discurso periodístico sobre el acceso de estudiantes refugiados(as) a la enseñanza superior brasileña. El recorte temporal de la investigación cubre los años de 2015 hasta 2019, curso de tiempo en lo que el número de instituciones con acceso facilitado aumentó significativamente, así como su visibilidad en las medias. Son analizadas cinco secuencias discursivas extraídas de cinco noticias, seleccionadas de un archivo de veintitrés textos periodísticos, difundidos em portadas en línea en el dicho período. Desde una mirada teórico-metodológica de estudios del discurso franco-brasileños y considerando las especificidades del discurso periodístico en medio digital, el estudio discute prácticas discursivas que inscriben la admisión en la universidad como promesa de inserción socioeconómica y de integración en el país de llegada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper analyzes the functioning of the journalistic discourse on the access of refugee students in Brazilian higher education. The research comprehends the period from 2015 to 2019, where the number of institutions with “easy access” increased significantly, as well as the visibility of those subjects in the media. We based the analysis on five discursive sequences, these extracted from five news, and selected from an archive containing 23 journalistic texts published on online portals in the aforementioned period. From the theoretical and methodological perspective of Franco-Brazilian discourse studies, and considering the specificities of the journalistic discourse in digital media, the study discusses different discursive practices that inscribe the university entrance as a promise of both socioeconomic insertion and integration in the country of arrival.
  • ARQUITETURA DO PROCESSAMENTO COGNITIVO: EFEITO RACIONAL E EFEITO EMOCIONAL Artigos De Pesquisa

    Santos, Sebastião Lourenço dos; Godoy, Elena

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo do efeito da razão e das emoções na interpretação humana em uma perspectiva pragmática se justifica pelo fato de que no âmbito das ciências cognitivas as investigações que envolvem o uso da linguagem associada às emoções ainda são tímidas. Tomando como referência a teoria da relevância (SPERBER; WILSON, 2001), as neurociências cognitivas (GAZZANIGA; IVRY; MAGNUM, 2006; DAMÁSIO, 1994, 2004) e a psicologia cognitiva (LEDOUX, 1996; STERNBERG, 2010), o objetivo deste estudo é advogar em favor de uma arquitetura mental que congrega razão e emoções. A partir da modelação da interpretação de um enunciado noticiando a frustração de uma expectativa, argumenta-se que, em um ato comunicativo, o desejo - ao fazer uma ponte entre a razão, que opera a partir da valoração das representações contextuais, e as emoções, que atribuem níveis afetivos às representações mentais - é o gatilho para a atribuição de relevância.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio del efecto de la razón y de las emociones en la interpretación humana por intermedio de la pragmática se justifica porque, en el ámbito de las ciencias cognitivas, las investigaciones que involucran el uso del lenguaje consignada a las emociones son aún bastante tímidas. Tomándose como referencia la Teoría de la Pertinencia (SPERBER; WILSON, 2001), las neurociencias cognitivas (GAZZANIGA; IVRY; MAGNUM, 2006 y DAMÁSIO, 1994, 2004) y la psicología cognitiva (LEDOUX, 1996 y STERNBERG, 2010), el objetivo de este estudio es abogar en favor de una arquitectura mental que congrega razón y emociones en la interpretación. Partiendo del modelado de la interpretación de un enunciado que reporta la frustración de una expectativa, argumentamos que, en un acto comunicativo, el deseo - al hacer un puente entre la razón, que opera desde la valoración de las representaciones contextuales, y las emociones, que atribuyen niveles afectivos a las representaciones mentales - es el detonante para la atribución de relevancia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study regarding the effect of reason and emotions effect on human interpretation, through a pragmatic perspective, justifies itself over the fact, in the cognitive sciences, the investigations involving language use associated to emotions are still quite incipient. Taking as reference the Relevance Theory (SPERBER; WILSON, 2001), the cognitive neurosciences (GAZZANIGA; IVRY; MAGNUM, 2006 and DAMÁSIO, 1994, 2004) and the cognitive psychology (LEDOUX, 1996 and STERNBERG, 2010), the objective of this study is to advocate in favor of a mental architecture that forgathers reason and emotions in the interpretation. Based on the modeling of the interpretation of an utterance that reports the frustration of an expectation, we argue that, in a communicative act, the desire is a trigger for the attribution of relevance when serving as a link between reason, which operates from the valuation of contextual representations, and emotions, which attribute affective levels to mental representations.
Universidade do Sul de Santa Catarina Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370, Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC- Brasil, Tel: (55 48) 3621-3369, Fax: (55 48) 3621-3036 - Tubarão - SC - Brazil
E-mail: lemd@unisul.br